Caldeirão da Bolsa

Postal Valor Crescente IV

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Postal Valor Crescente IV

por luisribas » 30/11/2013 18:09

Valete, a questão dos menores não me preocupa tanto, pois em ultimo caso constituo os depósitos em meu nome... os putos confiam no pai!! :D

Relativamente às questões fiscais de que falas, a taxa de IRS é aplicada de forma directa, pelo que não optando pelo englobamento, não tens que te preocupar com o IRS.

O BIG teve umas contas com renumeração interessante há uns meses/1,5 anos, mas actualmente as taxas são uma vergonha... em sintonia com o resto dos bancos.
Onde é que anda o touro????

Registado: 8/5/2003 14:49

por Valete » 30/11/2013 17:51

rg7803 Escreveu:Semelhante, com prazo mais curto e rentabilidade bruta ligeiramente superior, tens os novos Certificados do Tesouro. Porém não sei se poderão ser subscritos por menores.

Os seguros de capitalização, que o Luís falava também não podem ser subscritos por menores.

Eu também estou interessado em diversificar os activos financeiros de uma conta de um menor. Até agora, essa conta apenas teve depósitos a prazo, porque o objectivo é por um lado garantir ao máximo o capital, mas também não ter chatices com IRS e afins. Daí estar interessado em colocar parte do capital em algum de fundo de investimento, uma vez que os mesmos, não obrigam a nenhum "trabalho fiscal". Aconselham algum em especial (a conta é no banco big).
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Dialmedia » 30/11/2013 14:59

OS CT's tem a vantagem de poderes resgatar a partir do 1.º ano e, conforme indicas, o potencial prémio adicional no 4.º ou 5.º ano. Sem prémio a TANL é muito semelhante à dos CTT e não inclui o efeito da capitalização dos juros que vás recebendo. A TANL dos CTT ainda tem a bonificação de seres taxado a 11% vs 28% dos CT mas que, também como referiste, pode vir a mudar (para cima ou para baixo).

Em termos de desvantagem mais evidente é o facto dos CT's estarem expostos ao risco do Estado Português.

Se o montante for considerável que tal fazer 50%/50% em cada um? É uma mera ideia pois em qualquer dos casos como o objectivo é chegar à maturidade ficas bastante tempo sem te preocupares com o assunto e sempre diversificas o investimento.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por luisribas » 30/11/2013 11:43

Não tinha visto que o atalho para o link das condições tinha ficado esquisito, mas já editei!! 8-)

Aparentemente os juros são capitalizáveis:

"Pagamento do prémio único não resgatado (*) capitalizado às taxas anuais brutas definidas até à data do cálculo,
nas seguintes situações:

 Na data termo do contrato, em caso de vida da pessoa segura
 Na data da participação da morte da pessoa segura na vigência do contrato. Porém, se a morte for
participada após o termo do contrato será pago o capital garantido no termo do contrato."

Presumo, pelo teor das respostas, que estes dois produtos, actualmente e nas condições que pretendo, são as melhores ofertas, certo?

por rg7803 » 29/11/2013 17:00

Luis, e como é esse produto dos correios relativamente à capitalização de juros? Os CT são não capitalizaveis, i.e. o juro é lançado numa conta.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por luisribas » 29/11/2013 16:57

Sim, eu também andei a ver os CT.

A rendibilidade bruta é de 4,20%, com a possibilidade de acrescer qualquer coisa em razão da evolução do PIB.

Contudo, à taxa actual, "levam" com 28% de taxa liberatória de IRS, o que acaba por resultar numa TANL de 3,06% vs a 3,11% do outro produto (não considerando o possivel acréscimo da % do PIB.

Acaba por não ser relevante essa diferença, quer para subscrever um, quer para subscrever o outro, pelo que a questão seria apenas a de pretender ter o dinheiro investido, com essa taxa, por mais ou menos tempo...

por rg7803 » 29/11/2013 16:51

Semelhante, com prazo mais curto e rentabilidade bruta ligeiramente superior, tens os novos Certificados do Tesouro. Porém não sei se poderão ser subscritos por menores.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

Postal Valor Crescente IV

por luisribas » 29/11/2013 16:33

Boa Tarde,

Fui user do Caldeirão ainda antes deste se juntar ao Jornal de Negócios e devido ao meu afastamento dos mercados accionistas, acabei por deixar de o visitar frequentemente, tendo nos últimos meses começado a ler alguns artigos.

Após um primeiro parágrafo sem qualquer interesse :P , segue a minha questão:

Pretendia investir cerca de 8 mil euros dos meus filhos menores, através de um produto com capital garantido, podendo o investimento ser por vários anos, pois o mais velho ainda não tem 5 anos de idade.

Da pesquisa que fiz (talvez não demasiado exaustiva), cheguei a este produto dos CTT, a 8 anos:

Taxas anuais brutas de rendimento garantido crescentes ao longo da vigência do contrato de acordo com:
 1º ano: 2,25%
 2º ano: 2,25%
 3º ano: 2,50%
 4º ano: 3,00%
 5º ano: 3,55%
 6º ano: 4,00%
 7º ano: 5,00%
 8º ano e vencimento: 5,50%

http://www.ctt.pt/fectt/export/download/particulares/ofertanacional/produtosfinanceiros/2013_11_FP_Postal_Valor_Crescente_IV.pdf

Atendendo ao facto de ser um seguro de capitalização (segundo me foi explicado), a taxa de IRS a aplicar ao fim dos 8 anos, é de apenas 11% (se entretanto não houver nenhum iluminado que a altere).

Pelas minhas contas, o rendimento a TANB seria de 3,50% e a TANL seria de 3,11%.

Para aquilo que pretendo recomendam algo com maior rendibilidade?

PS: não me falem das acções do CTT que também já subscrevi a minha quota parte!! :lol:
Editado pela última vez por luisribas em 30/11/2013 11:38, num total de 1 vez.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], nbms2012, Simplório e 62 visitantes