Elliot waves
Re: Elliot waves
jotas007 Escreveu:trend=friend Escreveu:Puxar este tópico (muito) para cima para dar os parabéns ao HJOR pelo seu "prognóstico". O nosso bull terá sido apenas uma ABC correctiva, nada mais que isso, e o grande bear está de volta.
Infelizmente para Portugal... Se os mercados antecipam o que se vai passar na economia, parece que teremos novidades lá para o fim do ano (reestruturação?)
Mas em algum momento estas quedas irão parar, e o movimento de rebound será provavelmente violento. Coisa para nos levar de volta aos 6.400 (a resistência do costume), durante dois, três meses... Mas lá chegados, quem conseguirá ficar dentro? Talvez um ombro bonito para mimetizar o do primeiro trimestre de 2013...
Infelizmente para Portugal...
Olá trend friend.
Onde é que o HJOR faz referência a uma ABC correctiva no PSI20? Não encontro?
Olá jotas007
In illo tempore... não te sei dizer em concreto, se não está neste tópico, talvez no próprio tópico do PSI que de vez em quando vai tendo umas pinceladas de EW. Mas ele sempre desconfiou da natureza (acrescentaria eu "impulsiva") deste bull.
Não consigo dizer que não foi um bull porque tivemos uma subida simpática de cerca de 3500 pontos, e penso que o HJOR diz que enquanto os 5136 (Paulo Portas) não forem quebrados o movimento ascendente não fica comprometido.
Mas com verdadeiro ou falso bull, o futuro para Portugal não parece brilhante, não parece...
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
trend=friend Escreveu:Puxar este tópico (muito) para cima para dar os parabéns ao HJOR pelo seu "prognóstico". O nosso bull terá sido apenas uma ABC correctiva, nada mais que isso, e o grande bear está de volta.
Infelizmente para Portugal... Se os mercados antecipam o que se vai passar na economia, parece que teremos novidades lá para o fim do ano (reestruturação?)
Mas em algum momento estas quedas irão parar, e o movimento de rebound será provavelmente violento. Coisa para nos levar de volta aos 6.400 (a resistência do costume), durante dois, três meses... Mas lá chegados, quem conseguirá ficar dentro? Talvez um ombro bonito para mimetizar o do primeiro trimestre de 2013...
Olá trend friend.
Onde é que o HJOR faz referência a uma ABC correctiva no PSI20? Não encontro?
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Puxar este tópico (muito) para cima para dar os parabéns ao HJOR pelo seu "prognóstico". O nosso bull terá sido apenas uma ABC correctiva, nada mais que isso, e o grande bear está de volta.
- Anexos
-
- Screen Shot 2014-08-07 at 08.16.45.png (19.14 KiB) Visualizado 4487 vezes
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:K. Escreveu:Quando me refiro a sharp é uma correccao em preco **sem tempo**, o que costuma ser associado a palavras como minicrash, crash etc, que acontecem muito nas fases intermédias de Bull, muitas vezes sem sequer fazer um abc completo, como em 87 e 97 (quero dizer, o a está sempre lá, mas é muito pequeno comparado com o c). O movimento do PSI ao longo do dia já vai nesse sentido.
Assim, assumindo que estamos na ii da 3, existe um grande espaco para correccao sem que seja desfeita a contagem do padrao de impulso do Bull, que aconteceria caso os minimos de Julho de 2013 fossem quebrados.
Há ainda a possibilidade de ser mesmo uma iv de 3, o que explica a precisao do anterior target nos 7200. Se for o caso, a v da 3 será extendida (maior do que a iii) para terminar a 3. Nao coloco esta hipotese de parte, pois o PSI esta a movimentar-se com lag em relacao aos outros mercados. Mas em termos de negociacao, nao ha grande diferenca entre as duas hipoteses.
Existe até um outro cenário que é o de termos terminado uma i) extendida da 3... quando as hipotéticas iii) das 3 são relativamente curtas e parecem "desapontar" alguns, muitas vezes estamos numa i) "bem composta". Veremos...
As projecções que tinha feito inicialmente apontavam para que o nosso bull não passasse dos 9000 pontos, provavelmente ficando na grande zona de resistência dos 8900, mas eram muito "cruas". O que sigo nos EUA - mas sítios onde o bias bear ou bull é mais atenuado, não fundamentalista - dão ainda mais uns 9 meses ao bull deles - estarão algures a terminar a v) da grande 3. O que seria excelente para nós porque ainda teríamos o resto final dessa 3, a 4 e a 5.
Além disso, continuo a crer que o nosso bull poderá ir até ao momento em que, já num bear nos EUA, a 3 deles se torna evidente e rompe a LTA de longo prazo dentro da qual ainda se acomodarão a 1 e 2 iniciais do bear (estas duas ainda darão aparência de continuidade do bull...). Ou seja, apenas a extrema bearishness da 3 do bear nos EUA terminaria com o nosso bull (com algum wishful thinking, os movimentos finais do nosso bull não seriam apenas das utilities, nesse caso, como habitualmente acontece). Ganharíamos mais uns meses com isso para gerir o nosso lag. Enfim, ideias soltas...
Em termos de "gut feel" é mais ou menos o que sinto. E em termos históricos é absolutamente normal que o Bull nos EUA continue muito mais tempo do que se imagina. Houve uma correccao no S&P Major entre 2000 e 2008, foram 8 anos de Bear Market que se seguiram a 20 anos de Bull, que por sua vez se seguiram a 12 de Bear que se seguiram a mais de 20 de Bull. Os EUA estao há 5 anos em Bull, num contexto fundamental excelente, em que há inovacao, novas fontes de energia, aumento de produtividade, regresso de empresas, condicoes geopoliticas favoráveis. Acredito num arrefecimento em países como a China e o Brasil, em favor das tradicionais potencias económicas.
- Registado: 28/5/2008 1:17
K. Escreveu:Quando me refiro a sharp é uma correccao em preco **sem tempo**, o que costuma ser associado a palavras como minicrash, crash etc, que acontecem muito nas fases intermédias de Bull, muitas vezes sem sequer fazer um abc completo, como em 87 e 97 (quero dizer, o a está sempre lá, mas é muito pequeno comparado com o c). O movimento do PSI ao longo do dia já vai nesse sentido.
Assim, assumindo que estamos na ii da 3, existe um grande espaco para correccao sem que seja desfeita a contagem do padrao de impulso do Bull, que aconteceria caso os minimos de Julho de 2013 fossem quebrados.
Há ainda a possibilidade de ser mesmo uma iv de 3, o que explica a precisao do anterior target nos 7200. Se for o caso, a v da 3 será extendida (maior do que a iii) para terminar a 3. Nao coloco esta hipotese de parte, pois o PSI esta a movimentar-se com lag em relacao aos outros mercados. Mas em termos de negociacao, nao ha grande diferenca entre as duas hipoteses.
Exacto, estamos a usar sharp na mesma acepção.
Faz-me lembrar um gráfico do PSI que o Ulisses costuma postar onde tem lá o comentário numa vela (creio que semanal e penso que relativa a esse ano de 97) "sim, esta vela existiu mesmo!"
Conto com uma ida a algures pelos 6750/6700, até por uma questão de proporcionalidade com meados de 2011 e por isso penso que este movimento não está concluído, mas pode vir a constar para a história num gráfico semanal como uma dessas velas dramáticas (ainda que não tão dramática).
Existe até um outro cenário que é o de termos terminado uma i) extendida da 3... quando as hipotéticas iii) das 3 são relativamente curtas e parecem "desapontar" alguns, muitas vezes estamos numa i) "bem composta". Veremos...
As projecções que tinha feito inicialmente apontavam para que o nosso bull não passasse dos 9000 pontos, provavelmente ficando na grande zona de resistência dos 8900, mas eram muito "cruas". O que sigo nos EUA - mas sítios onde o bias bear ou bull é mais atenuado, não fundamentalista - dão ainda mais uns 9 meses ao bull deles - estarão algures a terminar a v) da grande 3. O que seria excelente para nós porque ainda teríamos o resto final dessa 3, a 4 e a 5.
Além disso, continuo a crer que o nosso bull poderá ir até ao momento em que, já num bear nos EUA, a 3 deles se torna evidente e rompe a LTA de longo prazo dentro da qual ainda se acomodarão a 1 e 2 iniciais do bear (estas duas ainda darão aparência de continuidade do bull...). Ou seja, apenas a extrema bearishness da 3 do bear nos EUA terminaria com o nosso bull (com algum wishful thinking, os movimentos finais do nosso bull não seriam apenas das utilities, nesse caso, como habitualmente acontece). Ganharíamos mais uns meses com isso para gerir o nosso lag. Enfim, ideias soltas...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Quando me refiro a sharp é uma correccao em preco **sem tempo**, o que costuma ser associado a palavras como minicrash, crash etc, que acontecem muito nas fases intermédias de Bull, muitas vezes sem sequer fazer um abc completo, como em 87 e 97 (quero dizer, o a está sempre lá, mas é muito pequeno comparado com o c). O movimento do PSI ao longo do dia já vai nesse sentido.
K. Escreveu:trend=friend Escreveu:Parece que é desta... Recupero o meu post de há algumas semanas. Concordam com os 7200 para a iii) da 3?
- Onda 3 - i) de Julho a Agosto; ii) em lateralização até início de Outubro; iii) desde o início de Outubro, atendendo à sua impulsividade. Com espaço para nos levar até à zona dos 7000-7200 (caso rompa a decisiva zona dos 6400, o impulso poderá ser ainda mais decisivo).
Na mouche! Caso seja mesmo impulso, estaremos agora na ii ou na iv da 3. Inclino-me mais para a ii, pois~na realidade é a peimeira correcção desde Julho (não considerando os ranges/lateralizações como tal), talvez no semanal isto seja mais nítido. Esta parece estar a ser "sharp".
Olá K., perante isto estou a inclinar-me para a tua inclinação

Se assim for, esta ii) da 3 será como dizes sharp (mais sharp do que isto é difícil, com os juros a descerem tranquilamente e sem notícias de monta, excepto os impostos diferidos para a banca, mas que não justificam o resto do índice), e mais sharp ainda será o que virá a seguir, o coração de um bull market... right?

Clint Eastwood
Clint Eastwood
Caríssimos, resta aguardar, para já, pela extensão da correção.
Abraço.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
K. Escreveu:trend=friend Escreveu:Parece que é desta... Recupero o meu post de há algumas semanas. Concordam com os 7200 para a iii) da 3?
- Onda 3 - i) de Julho a Agosto; ii) em lateralização até início de Outubro; iii) desde o início de Outubro, atendendo à sua impulsividade. Com espaço para nos levar até à zona dos 7000-7200 (caso rompa a decisiva zona dos 6400, o impulso poderá ser ainda mais decisivo).
Na mouche! Caso seja mesmo impulso, estaremos agora na ii ou na iv da 3. Inclino-me mais para a ii, pois~na realidade é a peimeira correcção desde Julho (não considerando os ranges/lateralizações como tal), talvez no semanal isto seja mais nítido. Esta parece estar a ser "sharp".
Na iv!?
Nesse caso a 3 seria muito pequena, não?
Eu acho que tamos na ii.
Se tivermos na iv da 3, como seria a 4.

trend=friend Escreveu:Parece que é desta... Recupero o meu post de há algumas semanas. Concordam com os 7200 para a iii) da 3?
trend=friend Escreveu:Gap fechado, era giro vê-lo subir agora à conta da recuperação do BCP...
O BCP acho que primeiro vai aos 0,16€.
Em relação ao PSI20, e como nada ainda me fez mudar de opinião, continuo com a mesma, a qual, expressei (acho!) que pela última vez no dia 3 de janeiro.
-> Aqui <-
Abraço.
-> Aqui <-
Abraço.
Gap fechado, era giro vê-lo subir agora à conta da recuperação do BCP...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Já que o IHS que postei no tópico do PSI foi às urtigas, será que pelo menos teremos viabilidade neste plano B (fecho do gap nos 6950), ou é mesmo para nos despedirmos por agora dos 7000?
Era óptimo que o HJOR desse aqui a sua opinião. Gosto muito do gráfico semanal que ele postou à uns dias no tópico do Psi 20, com um canal ascendente e o Psi no topo desse canal. No semanal, parece me que podemos estar a fazer a sub onda 4 da 3. Se for assim, ainda devera haver uma puxada para cima, e depois sim talvez possa ocorrer uma correção em ABC para fazer a 4 principal. Tendo em conta que a saída da troika nao devera ser pacífica... HJOR, o que achas?
- Registado: 8/1/2010 12:53
Assim a olho acho que o indice deve vir aos 6700 pontos +ou-.
Isto para fazer a 2 da 3.
Isto para fazer a 2 da 3.
Já que o IHS que postei no tópico do PSI foi às urtigas, será que pelo menos teremos viabilidade neste plano B (fecho do gap nos 6950), ou é mesmo para nos despedirmos por agora dos 7000?
Clint Eastwood
Clint Eastwood
A onda 4 deste movimento que vem desde meados de Dezembro ficava bem ali a fechar o gap de 8 de Janeiro, nos 6950, nos próximos dias...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Primvs Escreveu:HJOR,
se eu quiser aprender Elliot waves, que sites e livros aconselhas?
Obrigado
Caro Primvs
Podes começar pelos links apresentados na primeira pagina deste tópico.
Abraço.
HJOR,
Obrigado
Obrigado
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
K. Escreveu:Marco António, o HJOR tem razão, entrar num tópico técnico e dizer que a técnica que se está a usar "é treta" é flamming em qualquer Fórum do mundo, e deve ser apagado pelos moderadores.
Eu acho que o melhor seria bloquear este tópico. As ondas de Elliott sempre foram parte integrante das análises técnicas e fundamentais do dia a dia dos títulos. Se não existe nenhum tópico sobre linhas de tendência, osciladores estocásticos, RSIs, flags, pivot trading, resistências e suportes, PERs, Book values, etc, etc....Porque existe um tópico sobre Elliott Waves?!
E obviamente que ninguém aqui está interessado em discutir opiniões sobre a eficiencia das ondas de Elliott, quem as conta é porque tem as suas razões, eu sigo as ondas de todos os indíces do mundo há 14 anos e nunca tentei convencer ninguém se elas funcionam ou não. Não sou vendedor de cursos de trading, nem de newsletters nem de livros. Sou especulador e procuro informação que seja convertível em Euros. Especulo ergo sum.
Para os antigos frequentadores do Emerging-Trade:
Tótó, volta que estás perdoado!
Caro K.
Subscrevo e concordo totalmente com o que escreveste e essa sempre foi a minha intenção e postura.
Grande abraço.
Marco António, o HJOR tem razão, entrar num tópico técnico e dizer que a técnica que se está a usar "é treta" é flamming em qualquer Fórum do mundo, e deve ser apagado pelos moderadores.
Eu acho que o melhor seria bloquear este tópico. As ondas de Elliott sempre foram parte integrante das análises técnicas e fundamentais do dia a dia dos títulos. Se não existe nenhum tópico sobre linhas de tendência, osciladores estocásticos, RSIs, flags, pivot trading, resistências e suportes, PERs, Book values, etc, etc....Porque existe um tópico sobre Elliott Waves?!
E obviamente que ninguém aqui está interessado em discutir opiniões sobre a eficiencia das ondas de Elliott, quem as conta é porque tem as suas razões, eu sigo as ondas de todos os indíces do mundo há 14 anos e nunca tentei convencer ninguém se elas funcionam ou não. Não sou vendedor de cursos de trading, nem de newsletters nem de livros. Sou especulador e procuro informação que seja convertível em Euros. Especulo ergo sum.
HJOR, a última vez que te "chateaste" foi porque alguém escreveu que achava que as ondas de elliot eram "tretas inúteis".
E agora, está-se há vários posts a falar disto sem sequer ter acontecido absolutamente nada...
Eu não vou voltar a este assunto. Não só não há aqui nenhum problema de moderação neste caso, como a moderação não é para ser discutida no forum, muito menos de forma constante. Não é por acaso que o Ulisses colocou aquele tópico e o bloqueou logo de seguida.
Este tópico era interessante se se falasse de Ondas de Elliot, incluindo por parte daqueles que têm uma opinião desfavorável, caso contrário seria um exercício de ditadura de opinião.
Assunto encerrado, mais qualquer coisa por favor utiliza e-mail ou mensagem privada.
E agora, está-se há vários posts a falar disto sem sequer ter acontecido absolutamente nada...
Eu não vou voltar a este assunto. Não só não há aqui nenhum problema de moderação neste caso, como a moderação não é para ser discutida no forum, muito menos de forma constante. Não é por acaso que o Ulisses colocou aquele tópico e o bloqueou logo de seguida.
Este tópico era interessante se se falasse de Ondas de Elliot, incluindo por parte daqueles que têm uma opinião desfavorável, caso contrário seria um exercício de ditadura de opinião.
Assunto encerrado, mais qualquer coisa por favor utiliza e-mail ou mensagem privada.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:A moderação não pode banir sempre que alguém deixa um comentário menos simpático ou de cada vez que duas pessoas discordam de forma mais acesa sobre determinado tema.
Quem participa em espaços como foruns de internet tem também de aprender a desenvolver "anti-corpos" e um certo nível de tolerância por forma a não reagir de forma exagerada ao mínimo desencanto. Há que aprender também a lidar com isso, a saber ouvir quem discorda, a saber passar à frente de alguns comentários, etc. Caso contrário, transforma-se tudo num "caso" e arrasta-se o tópico para "baixo", perdendo interesse para terceiros.
Agora, deixem para lá essa discussão e falem dos temas que interessam discutir. A moderação não é para estar a ser discutida no forum. Quando se sentirem incomodados com algo contactem os moderadores directamente, por mensagem privada ou utilizando o sistema de denúncia do forum. Os moderadores agirão depois da forma que considerarem adequada.
Deixem os tópicos para debater os temas - onde naturalmente vai haver discordância e nem todos os posts vão ser super-simpáticos ou de elogio contínuo, a discussão, por vezes acesa, é esperada - em lugar de estarem sempre a criar casos ou discutir desavenças em pleno tópico.
Caro MarcoAntonio.
A definição de "comentário menos simpático ou de cada vez que duas pessoas discordam de forma mais acesa sobre determinado tema", tendo em conta diversas situações ocorridas, é bastante simpática.
Relativamente à participação e foma de estar em foruns na internet, acrescento que já os frequento à muitos, muitos anos, em diversas áreas de interesse, tendo sido moderador em alguns foruns de interesse específico.
A minha forma de estar nestes espaços é idêntica forma de estar na vida pessoal e privada, baseada no respeito e educação.
Muito obrigado pela informação e esclarecimento.
Grande abraço.
A moderação não pode banir sempre que alguém deixa um comentário menos simpático ou de cada vez que duas pessoas discordam de forma mais acesa sobre determinado tema.
Quem participa em espaços como foruns de internet tem também de aprender a desenvolver "anti-corpos" e um certo nível de tolerância por forma a não reagir de forma exagerada ao mínimo desencanto. Há que aprender também a lidar com isso, a saber ouvir quem discorda, a saber passar à frente de alguns comentários, etc. Caso contrário, transforma-se tudo num "caso" e arrasta-se o tópico para "baixo", perdendo interesse para terceiros.
Agora, deixem para lá essa discussão e falem dos temas que interessam discutir. A moderação não é para estar a ser discutida no forum. Quando se sentirem incomodados com algo contactem os moderadores directamente, por mensagem privada ou utilizando o sistema de denúncia do forum. Os moderadores agirão depois da forma que considerarem adequada.
Deixem os tópicos para debater os temas - onde naturalmente vai haver discordância e nem todos os posts vão ser super-simpáticos ou de elogio contínuo, a discussão, por vezes acesa, é esperada - em lugar de estarem sempre a criar casos ou discutir desavenças em pleno tópico.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Finalmente alguma interação num dos poucos tópicos onde, ainda, se aprende qualquer coisa.
Agora vamos ao que interessa, pode ainda ser algo prematuro e sem a força desejada mas parece-me que os 6400 vão mesmo ficar para trás
Agora vamos ao que interessa, pode ainda ser algo prematuro e sem a força desejada mas parece-me que os 6400 vão mesmo ficar para trás

Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!