Carteira JAS*2004 - Mês 1
Carteira JAS*2004 - Mês 1- dia 30
Acabou o mês e a Carteira terminou-o com um resultado aparentemente desastroso...
Nada mais nada menos do que uma rentabilidade negativa de 11,19% quando o PSI se valorizou 3,92%!
Nada que me assuste mas podia ter sido bem melhor pois os negócios concluídos deram à Carteira uma rentabilidade de 8,03%.
BCP
O BCP acabou bem o mês com algum volume e mantendo-se acima das MME’s.
Acho que na próxima semana poderemos pensar num target de 1,80/1,82.
Dado que íamos entrar em fim de semana reduzi a posição nos warrants.
Cotação=1,76 > MME.5=1,747 > MME.15=1,737
W7106Z=0,62
PTC
Não há dúvida que isto de dormir até tarde não é uma boa opção em termos de bolsa...
Quando acordei de um soninho descansado já a PTC tinha rebentado com o suporte dos 8,50 e andava pelos 8,30... Nada a fazer.
Acho que já caíu o suficiente e o meu target para a próxima semana são os 8,50 pelo menos.
Reforcei a posição optando agora pelo warrant 7130Z, strike 8,50 e maturidade Jun04, que até é o de maior risco.
Mantive a posição no 7040I.
Cotação=8,30 < MME.5=8,520 > MME.15=8,505
W7040I=0,50
W7130Z=0,27
JMT
Continuaram os saldos mas não reforcei a posição por falta de liquidez.
Está bearish no curto prazo e bullish em termos de médio e longo prazo.
Cotação=9,70 < MME.5=9,763 < MME.15=9,855
EDP
Parece que há a Acordo e o reforço ontem ao módico preço de 0,09 foi acertado pois hoje valem 0,14...
2ª feira vamos ver se foi boato ou se é realidade.
Mantive a posição.
Cotação=2,14 = MME.5=2,090 < MME.15=2,081
W7120Z=0,14
LIG
Reduzi a posição pois a brincadeira já vai longa.
Cotação=2,13 ~ MME.5=2,149 >> MME.20=2,034
Balanço do Mês 1
Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional. Disponíveis apenas BCP, EDP, PTC, PTM e o próprio PSI.
Como excepção apenas a JMT que será um investimento em acções em termos de médio prazo.
No BCP fiz uma entrada desastrosa no dia da queda pelo desmentido da não venda da S&P (06/07 JAN) com reforço antes da saída dos resultados. O reforço foi acertado mas não conseguiu levar o break point para um valor suficientemente baixo. O BCP tende a subir mas isso ainda não aconteceu e lateralizações dão prejuízo.
NA PTC tive um período muito bom na primeira quinzena o que se traduziu numa rentabilidade de negócios fechados da ordem dos 8%. Falhei completamente no final do mês ao prever que o suporte de 8,50 aguentava o que não sucedeu. E falhei sobretudo por não estar on-line nesta última queda o que não me permitiu accionar stops. Terei que passar a acordar mais cedo...
Na EDP aceitei, relativamente aos efeitos do não-Acordo e do Acordo, mas a posição é relativamente pequena pelo que a influência na rentabilidade da Carteira é diminuta.
Sobre a JMT pouco há dizer num mês em que caíu mais de 7%. A posição é relativamente confortável com break point abaixo dos 10,00 euros.
A carteira ficou com a composição indicada no quadro abaixo.
JAS
Nada mais nada menos do que uma rentabilidade negativa de 11,19% quando o PSI se valorizou 3,92%!
Nada que me assuste mas podia ter sido bem melhor pois os negócios concluídos deram à Carteira uma rentabilidade de 8,03%.
BCP
JAS Escreveu: Parece-me importante que inicie agora uma subida calma e tranquila a caminho do 1,78.
O BCP acabou bem o mês com algum volume e mantendo-se acima das MME’s.
Acho que na próxima semana poderemos pensar num target de 1,80/1,82.
Dado que íamos entrar em fim de semana reduzi a posição nos warrants.
Cotação=1,76 > MME.5=1,747 > MME.15=1,737
W7106Z=0,62
PTC
JAS Escreveu: Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado. Uma pequena correcção é sempre uma boa altura para começar a tomar posições.
Não há dúvida que isto de dormir até tarde não é uma boa opção em termos de bolsa...
Quando acordei de um soninho descansado já a PTC tinha rebentado com o suporte dos 8,50 e andava pelos 8,30... Nada a fazer.
Acho que já caíu o suficiente e o meu target para a próxima semana são os 8,50 pelo menos.
Reforcei a posição optando agora pelo warrant 7130Z, strike 8,50 e maturidade Jun04, que até é o de maior risco.
Mantive a posição no 7040I.
Cotação=8,30 < MME.5=8,520 > MME.15=8,505
W7040I=0,50
W7130Z=0,27
JMT
JAS Escreveu: Num investimento de médio prazo temos que aproveitar as quedas para reforçar posições.
Continuaram os saldos mas não reforcei a posição por falta de liquidez.
Cotação=9,70 < MME.5=9,763 < MME.15=9,855
EDP
JAS Escreveu: Estamos a aproximarmo-nos do dia 31 e do Acordo nem sinal...
Parece que há a Acordo e o reforço ontem ao módico preço de 0,09 foi acertado pois hoje valem 0,14...
2ª feira vamos ver se foi boato ou se é realidade.
Mantive a posição.
Cotação=2,14 = MME.5=2,090 < MME.15=2,081
W7120Z=0,14
LIG
JAS Escreveu: Adquiri uma posição pequenina por puro divertimento.
Reduzi a posição pois a brincadeira já vai longa.
Cotação=2,13 ~ MME.5=2,149 >> MME.20=2,034
Balanço do Mês 1
Assumi que iria ter este ano uma Carteira de Alto Risco com investimentos predominantemente em Warrants na bolsa nacional. Disponíveis apenas BCP, EDP, PTC, PTM e o próprio PSI.
Como excepção apenas a JMT que será um investimento em acções em termos de médio prazo.
No BCP fiz uma entrada desastrosa no dia da queda pelo desmentido da não venda da S&P (06/07 JAN) com reforço antes da saída dos resultados. O reforço foi acertado mas não conseguiu levar o break point para um valor suficientemente baixo. O BCP tende a subir mas isso ainda não aconteceu e lateralizações dão prejuízo.
NA PTC tive um período muito bom na primeira quinzena o que se traduziu numa rentabilidade de negócios fechados da ordem dos 8%. Falhei completamente no final do mês ao prever que o suporte de 8,50 aguentava o que não sucedeu. E falhei sobretudo por não estar on-line nesta última queda o que não me permitiu accionar stops. Terei que passar a acordar mais cedo...
Na EDP aceitei, relativamente aos efeitos do não-Acordo e do Acordo, mas a posição é relativamente pequena pelo que a influência na rentabilidade da Carteira é diminuta.
Sobre a JMT pouco há dizer num mês em que caíu mais de 7%. A posição é relativamente confortável com break point abaixo dos 10,00 euros.
JAS
- Anexos
-
- cart 1-30.jpg (83.94 KiB) Visualizado 1370 vezes
Re
Homem Cristo Escreveu:Imagine-se amanhã o PSI a perder uns 3% (que é pouco provável mas nada do outro mundo...)...o que é que isso podia significar para uma carteira quase totalmente investida em warrants? Não admirava que a carteira perdesse uns 20%...E tal é obviamente inaceitável em termos de gestão de risco...
O contrário também é verdade... E num Bull Market o mais provável é a subida.
Homem Cristo Escreveu:Para mim o grande desafio de trading é mesmo a parte psicológica. O facto de conseguirmos sempre seguir aquilo que sabemos de forma fria e intransigente.
Na parte psicológica continuo calmo e tranquilo Mesmo com as avultadas perdas de hoje na PTC...
JAS
Notícia do Semanário Económico de hoje
Acordo Galp/ENI passa pela saida dos italianos dos petróleos
João Talone não quer ceder presidência da EDP Gás aos italianos da ENI
30-01-2004, Lígia Simões e Maria Teixeira Alves
O entendimento foi alcançado durante esta semana, mas ainda não existe um documento final. A sua assinatura passará muito provavelmente para a próxima semana. A Eni sai do petróleo e fica no gás com 49% mas quer a presidência da empresa. João Talone não quer ceder e as negociações giram à volta do equilíbrio de poder na empresa de gás.
O Governo e a Eni estão finalmente próximo de um acordo no processo de reestruturação do sector energético que envolve a integração do gás na EDP. A manter-se o entendimento alcançado, nos últimos dias, entre a Eni e o Estado português, antevê-se a saída dos italianos da área do petróleo (ver caixa) e a aquisição de 49% na actual GDP que será integrada na EDP. A manutenção dos accionistas italianos da Galp na área do gás traduzir-se-á numa repartição de capital de 51% a favor da eléctrica nacional e de 49% para a Eni, numa parceria com a EDP na futura empresa EDP Gás. A formalização do acordo fica, no entanto, remetida para os próximos dias.
As negociações decorrem agora entre a administração da EDP e a da Eni e os pontos de discórdia centram-se na presidência da futura EDP Gás. Os italianos admitem ficar com uma posição minoritária mas querem a presidência da empresa. Por sua vez, João Talone, presidente da EDP, não quer entregar à Eni a liderança definitiva da sua futura participada de gás. Os italianos argumentam que a EDP não tem experiência na gestão de empresas do sector do gás para reclamar o seu direito à escolha do presidente da futura participada da EDP. João Talone não abre mão do desejo que o primeiro presidente terá de ser português, com o argumento da afirmação nacional.
Estão ainda em discussão vários modelos alternativos que ¿podem valer categorias formais variadas¿, refere fonte do processo. Mas qualquer que venha a ser o modelo a adoptar, o consenso entre as empresas lideradas por Vittorio Mincato e João Talone faz-se na alternância de presidências entre representantes da EDP e da Eni e com um equilíbrio na administração executiva da EDP Gás. Assim quem ficar com a presidência cede ao outro accionista o direito à maioria de membros de administração. Caso vença a posição de Talone terá de ser garantido à Eni um modelo de concertação que torne confortável a sua posição no futuro que poderá passar por garantir à Eni a gestão executiva de algumas áreas chave da futura EDP Gás (internacional, aprovisionamento e a tão cobiçada área comercial). O facto de a Eni se manter no sector do gás pode constituir uma vantagem para a EDP pela via da extensão no mercado espanhol, onde a Eni está presente através da Unión Fenosa Gas, com uma posição de 50%.
O contra-ataque espanhol
Outros factores trazem maior complexidade a este processo negocial. Em causa está o posicionamento da Iberdrola - que impugnou a AG da Galp que aprovou a reorganização do sector eléctrico. A eléctrica espanhola, que detém 4% da Galp Energia e 5% da EDP, pretende aumentar o seu poder negocial num eventual processo de troca de activos, com vista a ganhar o controle de activos de gás e electricidade em Portugal - a contraproposta da Iberdrola para dar o seu aval ao projecto previsto para o sector. A Iberdrola aceitaria ficar com uma das distribuidoras de gás. Porém, o presidente da EDP, João Talone, já referiu por diversas vezes que a eléctrica basca ¿entrou pelo mercado, sai por essa via¿. Mas a leitura Portugal/Espanha que estará a ser feita empresarialmente no processo de destaque do gás para a EDP poderá levar a Iberdrola a conseguir valer alguns dos seus intentos (a EDP pretende reforçar a sua posição na Hidrocantábrico, onde detém 40% e, por isso, não deseja resistências de Espanha). ¿Poderá ganhar alguma pressão política por forma a que o Governo português amanhã não tenha condições de dizer que não à instalação da central eléctrica de ciclo combinado a gás natural na Figueira da Foz¿. Recorde-se que a eléctrica basca está também interessada em adquirir uma fatia da Turbogás, onde a EDP detém o direito de preferência sobre os 75% detidos pelos alemães da RWE. A Iberdrola conta também com outro grande trunfo: tem um acordo estratégico com a Galp que sustenta a sua parceria com base no seu interesse do gás. Foi com base neste pressuposto que pagou 118 milhões pelos 4% da Galp.
João Talone não quer ceder presidência da EDP Gás aos italianos da ENI
30-01-2004, Lígia Simões e Maria Teixeira Alves
O entendimento foi alcançado durante esta semana, mas ainda não existe um documento final. A sua assinatura passará muito provavelmente para a próxima semana. A Eni sai do petróleo e fica no gás com 49% mas quer a presidência da empresa. João Talone não quer ceder e as negociações giram à volta do equilíbrio de poder na empresa de gás.
O Governo e a Eni estão finalmente próximo de um acordo no processo de reestruturação do sector energético que envolve a integração do gás na EDP. A manter-se o entendimento alcançado, nos últimos dias, entre a Eni e o Estado português, antevê-se a saída dos italianos da área do petróleo (ver caixa) e a aquisição de 49% na actual GDP que será integrada na EDP. A manutenção dos accionistas italianos da Galp na área do gás traduzir-se-á numa repartição de capital de 51% a favor da eléctrica nacional e de 49% para a Eni, numa parceria com a EDP na futura empresa EDP Gás. A formalização do acordo fica, no entanto, remetida para os próximos dias.
As negociações decorrem agora entre a administração da EDP e a da Eni e os pontos de discórdia centram-se na presidência da futura EDP Gás. Os italianos admitem ficar com uma posição minoritária mas querem a presidência da empresa. Por sua vez, João Talone, presidente da EDP, não quer entregar à Eni a liderança definitiva da sua futura participada de gás. Os italianos argumentam que a EDP não tem experiência na gestão de empresas do sector do gás para reclamar o seu direito à escolha do presidente da futura participada da EDP. João Talone não abre mão do desejo que o primeiro presidente terá de ser português, com o argumento da afirmação nacional.
Estão ainda em discussão vários modelos alternativos que ¿podem valer categorias formais variadas¿, refere fonte do processo. Mas qualquer que venha a ser o modelo a adoptar, o consenso entre as empresas lideradas por Vittorio Mincato e João Talone faz-se na alternância de presidências entre representantes da EDP e da Eni e com um equilíbrio na administração executiva da EDP Gás. Assim quem ficar com a presidência cede ao outro accionista o direito à maioria de membros de administração. Caso vença a posição de Talone terá de ser garantido à Eni um modelo de concertação que torne confortável a sua posição no futuro que poderá passar por garantir à Eni a gestão executiva de algumas áreas chave da futura EDP Gás (internacional, aprovisionamento e a tão cobiçada área comercial). O facto de a Eni se manter no sector do gás pode constituir uma vantagem para a EDP pela via da extensão no mercado espanhol, onde a Eni está presente através da Unión Fenosa Gas, com uma posição de 50%.
O contra-ataque espanhol
Outros factores trazem maior complexidade a este processo negocial. Em causa está o posicionamento da Iberdrola - que impugnou a AG da Galp que aprovou a reorganização do sector eléctrico. A eléctrica espanhola, que detém 4% da Galp Energia e 5% da EDP, pretende aumentar o seu poder negocial num eventual processo de troca de activos, com vista a ganhar o controle de activos de gás e electricidade em Portugal - a contraproposta da Iberdrola para dar o seu aval ao projecto previsto para o sector. A Iberdrola aceitaria ficar com uma das distribuidoras de gás. Porém, o presidente da EDP, João Talone, já referiu por diversas vezes que a eléctrica basca ¿entrou pelo mercado, sai por essa via¿. Mas a leitura Portugal/Espanha que estará a ser feita empresarialmente no processo de destaque do gás para a EDP poderá levar a Iberdrola a conseguir valer alguns dos seus intentos (a EDP pretende reforçar a sua posição na Hidrocantábrico, onde detém 40% e, por isso, não deseja resistências de Espanha). ¿Poderá ganhar alguma pressão política por forma a que o Governo português amanhã não tenha condições de dizer que não à instalação da central eléctrica de ciclo combinado a gás natural na Figueira da Foz¿. Recorde-se que a eléctrica basca está também interessada em adquirir uma fatia da Turbogás, onde a EDP detém o direito de preferência sobre os 75% detidos pelos alemães da RWE. A Iberdrola conta também com outro grande trunfo: tem um acordo estratégico com a Galp que sustenta a sua parceria com base no seu interesse do gás. Foi com base neste pressuposto que pagou 118 milhões pelos 4% da Galp.
- Registado: 11/8/2003 19:04
Olá
Gostei muito, Homem Cristo!
Este meu comentário não está relacionado com a carteira do Jas, pois cada trader terá o seu perfil.
Abraços e bons negócios
Patdav
Homem Cristo Escreveu:Para mim o grande desafio de trading é mesmo a parte psicológica. O facto de conseguirmos sempre seguir aquilo que sabemos de forma fria e intransigente. Mesmo no "calor da luta" (expressão que não pode pois fazer parte do vocabulário de um trader sério)
Gostei muito, Homem Cristo!

Este meu comentário não está relacionado com a carteira do Jas, pois cada trader terá o seu perfil.
Abraços e bons negócios
Patdav
Re: Alto risco...
Inox Escreveu:mas creio que estás a tomar a atitude de "fuga para a frente", não será melhor parar para respirar ? Mas claro tu és um jogador de póquer
Hoje à tarde não tive tempo de explicar as minhas opções mas agora tenho...
BCP
Não é um caso de "fuga para a frente"...
É um investimento feito na hora errada no qual tenho estado quieto.
O prejuízo, que representa 10% da Carteira, está lá e não me parece que corra agora mais riscos.
Com o break point que tenho o trade só deixa de ter prejuízo com o BCP a 1,83/1,84 nos próximos 15 dias.
A questão agora é de tentar limitar os prejuízos ou minorá-los.
PTC
Eu acredito que a PTC resiste nos 8,50 e que se segue uma subida.
O acumular é feito muito conscientemente.
O trade fica positivo com a cotação a 8,68/8,69, nos próximos 15 dias, que é um valor muito aceitável na minha opinião.
A PTC assegurou, só por si, uma rentabilidade se 8,38% neste mês pelo que não me posso queixar...
EDP
Na EDP acho que até joguei bem.
Anteontem reduzi substancialmente a posição, com venda do warrant a 0,11, por não acreditar que cheguem a Acordo na Galp.
Por outro lado acho que os 2,04 servem de suporte mesmo sem Acordo.
Quando ela caíu hoje recomprei os warrants a 0,09, com um diferencial de -18%.
O trade fica positivo com a EDP a 2,11/2,12 nos próximos 15 dias.
Esta é de facto uma jogada de poker em que pode sair a carta "Acordo"...
Se não sair o prejuízo é diminuto.
Nota que no computo geral, e apesar de ter encerrado 2 ou 3 trades negativos, os negócios fechados estão com uma rentabilidade de 8% apenas num mês. Os abertos ainda vamos ver como acabam.
jarc Escreveu:O Jas teve um período de acerto e provavelmente entusiasmou-se em demasia.
Nota que o meu desacerto tem sido no título que melhor conheço ou seja no BCP.
Ando a falhar nele desde Novembro.
A PTC, tanto no ano passado como neste, tem sido uma excelente aposta e não estou nada preocupado com o prejuízo de 3% registado hoje.
Quanto à EDP não estou sequer entusiasmado. É um título que é uma pasmaceira completa mas no qual fiz uma previsão acertadíssima em Dezembro passado. Actaualmente jogo na hipótese de Acordo que a faria subir e com um risco muito reduzido se não houver.
jonhy Escreveu:JAS, tenho a firme sensação, de que fazes falta, neste Fórum, não desanimes, as percas, não são eternas...
Amigo Jonhy, para mim a bolsa continua a ser um jogo onde se perde e onde se ganha.
Onde se acerta e onde se erra.
Mas em qualquer das situações eu continuo bem disposto...
E se não "desapareci" no Bear não será no Bull que o iria fazer.
Quanto aos eufóricos, os tais que acertam sempre, se ganham o que dizem não percebo porque ainda continuam tesos...
JAS
Caros colegas,
É de facto muito mais fácil vermos os erros dos outros do que os nossos próprios.
Na minha humilde opinião, parece-me claramente uma situação absolutamente inaceitável em termos de money monagement.
Imagine-se amanhã o PSI a perder uns 3% (que é pouco provável mas nada do outro mundo...)...o que é que isso podia significar para uma carteira quase totalmente investida em warrants? Não admirava que a carteira perdesse uns 20%...E tal é obviamente inaceitável em termos de gestão de risco...
O JAS sabe disto.
Mas eu também sei as regras todas e às vezes dou por mim a quebrà-las...
Para mim o grande desafio de trading é mesmo a parte psicológica. O facto de conseguirmos sempre seguir aquilo que sabemos de forma fria e intransigente. Mesmo no "calor da luta" (expressão que não pode pois fazer parte do vocabulário de um trader sério)
Abraços,
H.C.
É de facto muito mais fácil vermos os erros dos outros do que os nossos próprios.
Na minha humilde opinião, parece-me claramente uma situação absolutamente inaceitável em termos de money monagement.
Imagine-se amanhã o PSI a perder uns 3% (que é pouco provável mas nada do outro mundo...)...o que é que isso podia significar para uma carteira quase totalmente investida em warrants? Não admirava que a carteira perdesse uns 20%...E tal é obviamente inaceitável em termos de gestão de risco...
O JAS sabe disto.
Mas eu também sei as regras todas e às vezes dou por mim a quebrà-las...
Para mim o grande desafio de trading é mesmo a parte psicológica. O facto de conseguirmos sempre seguir aquilo que sabemos de forma fria e intransigente. Mesmo no "calor da luta" (expressão que não pode pois fazer parte do vocabulário de um trader sério)
Abraços,
H.C.
- Registado: 18/5/2003 23:20
já faz tempo que não me correspondia contigo. Agora que o psico me disponibilizou alguns momentos...deixa-me que te diga...a tua carteira quase que espelha a minha, e, no que a BCP diz respeito... quanto ás restantes, errante tenho sido, nos tempos de, opcção\Warrant, e, claro está, percas tenho tido.
Por estranho que pareça, nem Poker, sei jogar...mas, conheço o jogo da vida...quase parecido... Tão cem por cento bcp, que tanto me tem doido, vale-me o conforto de, pelo menos virtualmente, não estar só...
JAS, tenho a firme sensação, de que fazes falta, neste Fórum, não desanimes, as percas, não são eternas...aguardemos os sinais, enquanto, os mais diligentes, vão euforizando.
um abraço
Jonhy
Por estranho que pareça, nem Poker, sei jogar...mas, conheço o jogo da vida...quase parecido... Tão cem por cento bcp, que tanto me tem doido, vale-me o conforto de, pelo menos virtualmente, não estar só...
JAS, tenho a firme sensação, de que fazes falta, neste Fórum, não desanimes, as percas, não são eternas...aguardemos os sinais, enquanto, os mais diligentes, vão euforizando.
um abraço
Jonhy
- Registado: 30/8/2003 23:07
Carteira
Caro Inox, é fácil comentar, difícil é decidir. O Jas teve um período de acerto e provavelmente entusiasmou-se em demasia. Caso estivesse a dar certo, não faltariam elogios. Pessoalmente acho que jamais aceitaria correr um tão elevado nível de risco, no entanto aprecio a coragem e surpreende-me a determinação.
Penso que este é mesmo o período mais difícil de gerir e desejo que um golpe de sorte inverta rapidamente o sinal dos números.
Penso que este é mesmo o período mais difícil de gerir e desejo que um golpe de sorte inverta rapidamente o sinal dos números.
Alto risco...
quem sou eu para me meter nos teus negócios, mas creio que estás a tomar a atitude de "fuga para a frente", não será melhor parar para respirar ? Mas claro tu és um jogador de póquer 

-
Inox
Carteira JAS*2004 - Mês 1- dia 29
Isto hoje não correu muito bem mas não tenho tempo de escrever os comentários habituais.
Como notas dominantes:
- A PTC caíu mas eu não acredito...Reforcei nos warrants.
- Recomprei a 0,09 os warrants da EDP que tinha vendido a 0,11.
- A Lisgráfica continuou a subir.
- A Carteira assume-se claramente como de “alto risco” e quase só tem Warrants...
JAS
Como notas dominantes:
- A PTC caíu mas eu não acredito...Reforcei nos warrants.
- Recomprei a 0,09 os warrants da EDP que tinha vendido a 0,11.
- A Lisgráfica continuou a subir.
- A Carteira assume-se claramente como de “alto risco” e quase só tem Warrants...
JAS
- Anexos
-
- cart 1-29.jpg (85.66 KiB) Visualizado 1842 vezes
Carteira JAS*2004 - Mês 1- dia 28
JAS Escreveu: Agora espero uma semana com o PSI em alta.
A semana está em alta mas o BCP ainda não arrancou...
BCP
JAS Escreveu: Parece-me importante que inicie agora uma subida calma e tranquila a caminho do 1,78.
A situação mantém-se bullish, desde o curto até ao longo prazo, e o dia não foi mau de todo para o BCP que subiu 0,01 mantendo-se acima das MME’s com um volume acima das médias semanal e anual.
Mantive a posição nos warrants e terminei o trade em acções, com venda a 1,75, e um pequeno prejuízo de 0,19%.
Cotação=1,75 > MME.5=1,74 > MME.15=1,73
W7106Z=0,61
PTC
JAS Escreveu: Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado. Uma pequena correcção é sempre uma boa altura para começar a tomar posições.
Numa espécie de lateralização/consolidação a PTC vai subindo. O gráfico mantém-se bullish para o curto, médio e longo prazo.
Reforcei a posição com compra do warrant 7040I a 0,75.
Cotação=8,74 > MME.5=8,67 > MME.15=8,53
W7040I=0,78
JMT
JAS Escreveu: Num investimento de médio prazo temos que aproveitar as quedas para reforçar posições.
Continuam os saldos e continuam as compras.
Cotação=9,77 < MME.5=9,84 < MME.20=9,86
EDP
JAS Escreveu: Estamos a aproximarmo-nos do dia 31 e do Acordo nem sinal...
Hoje tivemos descida... Sobre o Acordo não há fumo branco...
Está bearish no curto prazo.
Não fiz qualquer movimento neste título dado que a posição já é muito reduzida.
Cotação=2,07 = MME.5=2,07 < MME.20=2,08
W7120Z=0,10
LIG
Hoje desceu ligeiramente mas nada de grave pois o preço das ordens de compra está a subir.
Cotação=2,19 > MME.5=2,16 >> MME.20=2,01
JAS
- Anexos
-
- cart 1-28.jpg (88.7 KiB) Visualizado 1937 vezes
ENI
Cá está a notícia de que falava há pouco...
EDP says no deal with Eni over Galpenergia
Tue 27 January, 2004 14:25
MADRID, Jan 27 (Reuters) - Portugal's EDP EDPP.IN said on Tuesday it had not reached an agreement with Eni ENI.MI over the Italian energy giant's role in Portugual's Galpenergia.
"It's an unfinished issue," Electricidade de Portugal's Executive Chairman Joao Talone told reporters in Madrid.
The two firms have until January 31 to reach an agreement over whether the Italian company should remain as a strategic partner in Galpenergia.
If they do not reach a deal, they will have to go to a commercial arbitrator.
In November Eni voted against a plan from the Portuguese government to transfer control of Galpenergia's gas assets to Electricidade de Portugal.
Eni has a 33.34 percent stake in Galpenergia while the Portuguese state controls 34.8 percent.
Under the blueprint, Eni would end up with a minority stake in a new-look Galp which will be left with only oil assets.
The plan is part of Portugal's restructuring of its energy market, which is merging into a single Iberian market.
EDP says no deal with Eni over Galpenergia
Tue 27 January, 2004 14:25
MADRID, Jan 27 (Reuters) - Portugal's EDP EDPP.IN said on Tuesday it had not reached an agreement with Eni ENI.MI over the Italian energy giant's role in Portugual's Galpenergia.
"It's an unfinished issue," Electricidade de Portugal's Executive Chairman Joao Talone told reporters in Madrid.
The two firms have until January 31 to reach an agreement over whether the Italian company should remain as a strategic partner in Galpenergia.
If they do not reach a deal, they will have to go to a commercial arbitrator.
In November Eni voted against a plan from the Portuguese government to transfer control of Galpenergia's gas assets to Electricidade de Portugal.
Eni has a 33.34 percent stake in Galpenergia while the Portuguese state controls 34.8 percent.
Under the blueprint, Eni would end up with a minority stake in a new-look Galp which will be left with only oil assets.
The plan is part of Portugal's restructuring of its energy market, which is merging into a single Iberian market.
EDP
JAS,
Recordo-me de ter visto hoje uma declaração do João Talone na Reuters a dizer que não tinham conseguido chegar a acordo com a ENI. Neste momento não a consigo encontrar, sei que a li hoje por volta da hora do almoço
No Canal de Negócios só consta a questão com a Iberdrola, mas eu vi tb essa notícia sobre o não-acordo com a ENI. Devem ter sido ambas durante a conferência de imprensa desta manhã em Madrid.
Pavel
Recordo-me de ter visto hoje uma declaração do João Talone na Reuters a dizer que não tinham conseguido chegar a acordo com a ENI. Neste momento não a consigo encontrar, sei que a li hoje por volta da hora do almoço
No Canal de Negócios só consta a questão com a Iberdrola, mas eu vi tb essa notícia sobre o não-acordo com a ENI. Devem ter sido ambas durante a conferência de imprensa desta manhã em Madrid.
Pavel
Carteira JAS*2004 - Mês 1- dia 27
JAS Escreveu: Agora espero uma semana com o PSI em alta.
A semana está em alta mas o BCP ainda não...
BCP
A situação mantém-se bullish mas, quanto a mim, com o fecho de hoje pode vir a complicar-se se amanhã não tiver um dia em alta.
Mantive a posição nos warrants e voltei a reduzir a posição em acções com venda a 1,75.
Cotação=1,74 = MME.5=1,74 > MME.20=1,73
W7106Z=0,60
JMT
Já que houve saldos foi dia de compras.
Cotação=9,78 < MME.5=9,88 > MME.20=9,87
EDP
JAS Escreveu: Tendo em conta que o 2,00 parece ter resistido, e que pode constituir suporte, resolvi apostar no “aparecimento de um boato sobre o Acordo” e reforcei a posição nos warrants.
Estamos a aproximarmo-nos do dia 31 e do Acordo nem sinal...
Hoje tivemos subida. É prenúncio de que há Acordo ou apenas de que há boato?
Pelo sim pelo não reduzi a posição com vendas a 0,11.
Cotação=2,09 > MME.5=2,08 = MME.20=2,08
W7120Z=0,11
PTC
Embora a vela não tenha sido bonita o que é certo é que subiu 1,76%.
Quando subiu reduzi a posição vendendo os warrants a 0,77/0,78 e quando desceu recomprei a 0,76. No final fiquei com a mesma quantidade reduzindo ligeiramente o break-point.
Cotação=8,69 > MME.5=8,63 > MME.15=8,50
W7040I=0,76
LIG
Continua a subir… Hoje foram mais 3,79% o que já dá quase 40% nas últimas 20 sessões.
Cotação=2,22 > MME.5=2,14 >> MME.20=1,98
JAS
- Anexos
-
- cart 1-27.jpg (85.81 KiB) Visualizado 1432 vezes
Carteira JAS*2004 - Mês 1- dia 26
A 2ª feira é o meu habitual dia de compras. Hoje cumpriu-se a tradição...
Agora espero uma semana com o PSI em alta.
BCP
Mantive a posição nos warrants dado que o título parece estável e com possibilidades de subida no muito curto prazo.
Reduzi a posição em acções.
Cotação=1,75 > MME.5=1,74 > MME.20=1,73
W7106Z=0,61
JMT
Está em banho-maria e reduzi a posição.
Cotação=9,96 > MME.5=9,93 > MME.20=9,91
EDP
A EDP tem estado a recuperar o que pode indiciar que haverá Acordo...
Reforcei a posição substancialmente.
Cotação=2,08 > MME.5=2,07 < MME.20=2,08
W7120Z=0,11
PTC
Continuei a reforçar baseado em que o 7,50 continua a aguentar a cotação e que a PT tem feito ultimamente correcções de pequena amplitude e de poucos dias.
Reforçada a posição no warrant 7040I.
Cotação=8,54 < MME.5=8,61 >> MME.15=8,39
W7040I=0,70
LIG
Cotação=2,14 > MME.5=2,10 >> MME.20=1,89
JAS
Agora espero uma semana com o PSI em alta.
BCP
Mantive a posição nos warrants dado que o título parece estável e com possibilidades de subida no muito curto prazo.
Reduzi a posição em acções.
Cotação=1,75 > MME.5=1,74 > MME.20=1,73
W7106Z=0,61
JMT
Está em banho-maria e reduzi a posição.
Cotação=9,96 > MME.5=9,93 > MME.20=9,91
EDP
JAS Escreveu: Tendo em conta que o 2,00 parece ter resistido, e que pode constituir suporte, resolvi apostar no “aparecimento de um boato sobre o Acordo” e reforcei a posição nos warrants.
A EDP tem estado a recuperar o que pode indiciar que haverá Acordo...
Reforcei a posição substancialmente.
Cotação=2,08 > MME.5=2,07 < MME.20=2,08
W7120Z=0,11
PTC
Continuei a reforçar baseado em que o 7,50 continua a aguentar a cotação e que a PT tem feito ultimamente correcções de pequena amplitude e de poucos dias.
Reforçada a posição no warrant 7040I.
Cotação=8,54 < MME.5=8,61 >> MME.15=8,39
W7040I=0,70
LIG
Cotação=2,14 > MME.5=2,10 >> MME.20=1,89
JAS
- Anexos
-
- cart 1-26.jpg (83.82 KiB) Visualizado 1557 vezes
Re: Warrants
Anonymous Escreveu:Jas, como te informas das características dos warrants? Posso comprar através de qualquer banco?
Em qualquer dos bancos/correctoras consegues ver as características dos warrants que estão em circulação e podes negociá-los.
Como julgo que estarás na fase de iniciação em warrants recomendo-te que comeces por ler um dos Manuais básicos que provavelmente encontrarás no site do teu banco ou corretora.
O único que eu conheço e que permite a consulta mesmo que não tenhas lá conta é o do Millennium:
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... ndex.jhtml
Para escolher um warrant eu uso muito o site do Commerzbank:
http://www.warrants.commerzbank.com/flash2/main.asp
JAS
Carteira JAS*2004 - Mês 1- dia 23
Hoje apenas actualizo a composição da Carteira.
Os principais movimentos foram:
- um reforço no 7040I com compras a 0,71
- a substituição do warrant da EDP pelo 7120Z..
Bom fim de semana.
JAS
Os principais movimentos foram:
- um reforço no 7040I com compras a 0,71
- a substituição do warrant da EDP pelo 7120Z..
Bom fim de semana.
JAS
- Anexos
-
- cart 1-23.jpg (84.1 KiB) Visualizado 1795 vezes
Carteira JAS*2004 - Mês 1- dia 22
Foi um dia de correcção, para a maior parte dos títulos, pelo que a Carteira se ressentiu com a ligeira perda do BCP.
BCP
Um dia de descanso com volume mais reduzido.
Parece-me importante que inicie agora uma subida calma e tranquila a caminho do 1,78..
Não fiz qualquer movimento no título.
Cotação=1,75 > MME.5=1,711 < MME.20=1,731
W7106Z=0,65
JMT
A JMT continua a recuperar.
Graficamente até começa a estar bem o que pode atrair alguns investidores nesta altura favorecendo a subida.
Cotação=9,95 > MME.5=9,889 < MME.20=9,921
EDP
Um dia positivo em que recuperou para 2,05.
Ainda não temos qualquer sinal de entrada pelo que a presumível subida poderá ficar adiada para a semana que vem.
Talvez o “boato” saia num dos semanários do fim de semana...
Cotação=2,05 < MME.5=2,066 < MME.20=2,085
W7049P=0,25
PTM
Depois de 2 dias de queda houve uma recuperação mas não me deu ideia de força.
Tinha o trade positivo e optei por sair com um lucro equivalente a 0,07% da Carteira.
Cotação=17,11 > MME.5=17,02 >> MME.20=16,42
W7069P=2,31
PTC
Continuei a reforçar baseado em que o 7,50 aguentou a cotação e que a PT tem feito ultimamente correcções de pequena amplitude e de poucos dias.
Compras do 7040I a 0,75 e a 0,71.
Cotação=8,57 < MME.5=8,632 >> MME.15=8,375
W7040I=0,71
LIG
Afinal não saí e até comprei algumas... Está a haver mais volume e pode ser interessante.
Cotação=2,10 > MME.5=2,046 >> MME.20=1,853
JAS
BCP
JAS Escreveu: Esta cotação ainda não é suficiente para tornar o trade dos warrants positivo uma vez que, entretanto, houve perda de valor temporal. Mas está quase o que já é bem bom.
Espero que, com a embalagem de hoje, rompa de imediato o topo do canal 1,73/1,78. Se tal não acontecer é provável que reduza a posição de forma a evitar perdas temporais dos warrants enquanto andar a lateralizar.
Um dia de descanso com volume mais reduzido.
Parece-me importante que inicie agora uma subida calma e tranquila a caminho do 1,78..
Cotação=1,75 > MME.5=1,711 < MME.20=1,731
W7106Z=0,65
JMT
A JMT continua a recuperar.
Graficamente até começa a estar bem o que pode atrair alguns investidores nesta altura favorecendo a subida.
Cotação=9,95 > MME.5=9,889 < MME.20=9,921
EDP
Um dia positivo em que recuperou para 2,05.
Ainda não temos qualquer sinal de entrada pelo que a presumível subida poderá ficar adiada para a semana que vem.
Talvez o “boato” saia num dos semanários do fim de semana...
Cotação=2,05 < MME.5=2,066 < MME.20=2,085
W7049P=0,25
PTM
JAS Escreveu: A PTM está bastante bullish e a aumentar de volume e pode fazer uma gracinha um dia destes.
Depois de 2 dias de queda houve uma recuperação mas não me deu ideia de força.
Tinha o trade positivo e optei por sair com um lucro equivalente a 0,07% da Carteira.
Cotação=17,11 > MME.5=17,02 >> MME.20=16,42
W7069P=2,31
PTC
Continuei a reforçar baseado em que o 7,50 aguentou a cotação e que a PT tem feito ultimamente correcções de pequena amplitude e de poucos dias.
Compras do 7040I a 0,75 e a 0,71.
Cotação=8,57 < MME.5=8,632 >> MME.15=8,375
W7040I=0,71
LIG
Afinal não saí e até comprei algumas... Está a haver mais volume e pode ser interessante.
Cotação=2,10 > MME.5=2,046 >> MME.20=1,853
JAS
- Anexos
-
- cart 1-22.jpg (89.98 KiB) Visualizado 1857 vezes
Carteira JAS*2004 - Mês 1- dia 21
JAS Escreveu: O BCP continua uma incógnita e a rentabilidade da Carteira reflecte o seu mau momento.
Isto era ontem...
Hoje deve ler-se “A rentabilidade da Carteira reflecte o BOM momento do BCP”.
A alavancagem funcionou e a rentabilidade que ontem estava em –4,63% passou hoje a +4,13% o representou quase 9% numa única sessão.
Pena não serem todos os dias assim...
BCP
JAS Escreveu: O volume continua alto, acima do normal, e o BCP parece ter aguentado este embate.
O próximo round deve ocorrer com a divulgação dos resultados.
Se é verdade que o mercado já descontou que eram “maus” agora só poderá valorizar o título se forem “bons”.
Nisto acertei. O BCP abriu num gap-up a 1,74, que até excedeu as minhas previsões mais optimistas, e manteve-se essencialmente no range 1,76/1,77.
O volume de 21,6M e uma valorização de 4,76% mostram bem o interesse pelo título.
Esta cotação ainda não é suficiente para tornar o trade dos warrants positivo uma vez que, entretanto, houve perda de valor temporal. Mas está quase o que já é bem bom.
Espero que, com a embalagem de hoje, rompa de imediato o topo do canal 1,73/1,78. Se tal não acontecer é provável que reduza a posição de forma a evitar perdas temporais dos warrants enquanto andar a lateralizar.
Reduzi a posição em acções, com venda a 1,76, por questões de liquidez.
Cotação=1,76 > MME.5=1,71 < MME.20=1,70
W7106Z=0,69
JMT
Apesar da vela negra a JMT recuperou do mau fecho de ontem.
Mas não me parece com grande força, neste momento, pelo que reduzi a posição com vendas a 9,88/9,91.
Cotação=9,83 < MME.5=9,88 > MME.20=9,76
EDP
JAS Escreveu: Pode parecer estranho uma entrada na EDP quando estou um pouco céptico relativamente à obtenção de um acordo na GALP. É uma aposta de curto prazo pois antes do dia 31 tudo deverá estar esclarecido.
Caiu até 2,01 e recuperou para 2,03...
Tendo em conta que o 2,00 parece ter resistido, e que pode constituir suporte, resolvi apostar no “aparecimento de um boato sobre o Acordo” e reforcei a posição nos warrants.
A este nível não parece ter grande risco e sempre pode dar bons frutos.
Cotação=2,03 < MME.5=2,06 < MME.20=2,08
W7049P=0,25
PTM
JAS Escreveu: A PTM está bastante bullish e a aumentar de volume e pode fazer uma gracinha um dia destes.
Uma queda ligeira pelo segundo dia consecutivo não me deixa muito tranquilo numa posição alavancada.
Reduzi ligeiramente a posição.
Cotação=16,88 ~ MME.5=16,918 >> MME.20=16,14
W7069P=2,19
PTC
Com toda a gente a olhar para o BCP eu passei o dia a olhar para a PTC...
Achei que era uma boa altura para reforçar no 7040I a um preço médio ligeiramente abaixo de 0,80.
Cotação=8,66 ~ MME.5=8,66 >> MME.15=8,32
W7040I=0,78
LIG
Vendi quase toda ficando só com uma posição residual.
Cotação=2,05 > MME.5=2,02 >> MME.20=1,80
JAS
- Anexos
-
- cart 1-21.jpg (89.07 KiB) Visualizado 1997 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, Ano nimus, drcentimo, Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], hugob0ss, lito, m-m, malakas, Manchini888, Massao1, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 172 visitantes