A muralha da China
19 mensagens
|Página 1 de 1
Re: A muralha da China
Boas a todos/as,
À beira do fim de semana, tempo para alguns balanços em alguns tópicos.
Aqui, temos o cenário mais favorável segundo o artigo original do Ulisses, ou seja, parecem estar reunidas as condições para a quebra de uma forte resistência sem ser por conta de notícias ou ruídos.
Já passámos por eles e agora, o mercado, mais calmo, está a mostrar uma força (em todo o lado) que pode levar à quebra da resistência e a novos máximos do ano.
Por tanto, pela primeira vez em muitos anos, vale a pena estar atento ao PSI-20, embora com algumas desconfianças que advêm de alguns dos seus integrantes, como o caso do Banif, que vai sinalizando problemas cujos contornos ainda não podemos entender na sua extensão.
Enfim, estou mais optimista do que antes, mas ainda de pé atrás. E nada disto mostra que teremos uma Economia viva. Mostra mais um otimismo global que acaba por se ramificar a mercados que viveram situações de grande "stress". Ainda não estamos fora do atoleiro, e as coisas podem piorar. Mas, para já, não há razões para ser mais negativo. O viés é claramente de neutro / alta.
Abraço, bom fds
djovarius
À beira do fim de semana, tempo para alguns balanços em alguns tópicos.
Aqui, temos o cenário mais favorável segundo o artigo original do Ulisses, ou seja, parecem estar reunidas as condições para a quebra de uma forte resistência sem ser por conta de notícias ou ruídos.
Já passámos por eles e agora, o mercado, mais calmo, está a mostrar uma força (em todo o lado) que pode levar à quebra da resistência e a novos máximos do ano.
Por tanto, pela primeira vez em muitos anos, vale a pena estar atento ao PSI-20, embora com algumas desconfianças que advêm de alguns dos seus integrantes, como o caso do Banif, que vai sinalizando problemas cujos contornos ainda não podemos entender na sua extensão.
Enfim, estou mais optimista do que antes, mas ainda de pé atrás. E nada disto mostra que teremos uma Economia viva. Mostra mais um otimismo global que acaba por se ramificar a mercados que viveram situações de grande "stress". Ainda não estamos fora do atoleiro, e as coisas podem piorar. Mas, para já, não há razões para ser mais negativo. O viés é claramente de neutro / alta.
Abraço, bom fds
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
pmpcpinto Escreveu:Respondeste, muito obrigado.
Sei que é teimosia, mas "meti na cabeça" que quando o PSI20 cai e a PT sobe, esta sozinha consegue segurá-lo.
Pedro
Dependerá sempre da dimensão da subida... como dizia um certo ex-PM, "é fazer as contas"

- Registado: 5/11/2002 12:21
Respondeste, muito obrigado.
Sei que é teimosia, mas "meti na cabeça" que quando o PSI20 cai e a PT sobe, esta sozinha consegue segurá-lo.
Pedro
Pedro
pmpcpinto Escreveu:Elias,
Desculpa voltar ao mesmo, mas hoje temos 2 pesos pessados (Galp e JM) a cair e 1 (EDP) a subir. Depois temos 2 pesos médios (BCP e PT) a subir e 1 a cair (BES).
Dado que quem mais sobe é a PT (cerca de 2%), é errado dizer que é a PT que está a colocar a bolsa no verde?
Pedro
Olá Pedro,
Para responder a essa questão, olho para o índice e faço as contas.
Às 13h05 a situação é esta:
Pesos pesados
GALP - cai 0,5% - peso no índice 16%, faz o PSI cair 0,08%
EDP - sobe 0,5% - peso no índice 17%, faz o PSI subir 0,09%
JMT - cai 1% - peso no índice 14%, faz o PSI cair 0,14%
Os três pesos pesados fazem o índice cair 0,13%
Pesos médios
PT - sobe 2,4% - peso no índice 9%, faz o PSI subir 0,21%
BCP - sobe 1% - peso no índice 9%, faz o PSI subir 0,09%
BES - cai 0,5% - peso no índice 9%, faz o PSI cair 0,05%
Os três pesos médios fazem o índice subir 0,25%
O conjunto destes seis títulos fazem o PSI subir 0,12%
A esta hora o índice sobe 0,16% o que significa que o "resto da maralha" apenas influi em 0,04% o movimento de hoje.
Respondendo à tua questão, podemos dizer que sim, na medida em que se a PT estivesse flat, com tudo o resto igual, o índice caía 0,05%.
Espero ter sido claro

Elias,
Desculpa voltar ao mesmo, mas hoje temos 2 pesos pessados (Galp e JM) a cair e 1 (EDP) a subir. Depois temos 2 pesos médios (BCP e PT) a subir e 1 a cair (BES).
Dado que quem mais sobe é a PT (cerca de 2%), é errado dizer que é a PT que está a colocar a bolsa no verde?
Pedro
Pedro
O arrastar no tempo da quebra dos 6.400, pode fazer o PSI20 perder força e arrastá-lo para baixo? Melhor, há um prazo temporal para essa quebra se dar?
Pedro
Não creio, Pedro, mas não tenho uma resposta clara para isso...
Elias,
O arrastar no tempo da quebra dos 6.400, pode fazer o PSI20 perder força e arrastá-lo para baixo? Melhor, há um prazo temporal para essa quebra se dar?
Pedro
Pedro
Obrigado pelo teu comentário.
Tinha a ideia que a PT tinha um peso de cerca de 15% do PSI20.
Pedro
Sim, já teve, mas com a queda continuada da cotação foi perdendo peso (o mesmo aconteceu, aliás, com o BCP).
Elias,
Pedro
Pedro
Gostei (mais uma vez
) bastante de ler o artigo Ulisses. Obrigado pela sinceridade e honestidade que se fazem notar em todas as linhas.
Pegando também no post do Elias, parece-me que qualquer um dos "pesos-pesados" está em boa posição para inverter as mais recentes tendências. Pode ser que seja desta que a EDP quebre os 2,73-4€, a JM acabe de consolidar nos 14,8-9€ e recupere a subida e a Galp faça amanhã um Morning Star (ou uma derivação deste padrão) e recupere também o rumo a norte. Pode ser uma receita para a quebra das "Muralha da China", mas também pode não acontecer nada do que anteriormente escrevi
O amanhã dirá…

Pegando também no post do Elias, parece-me que qualquer um dos "pesos-pesados" está em boa posição para inverter as mais recentes tendências. Pode ser que seja desta que a EDP quebre os 2,73-4€, a JM acabe de consolidar nos 14,8-9€ e recupere a subida e a Galp faça amanhã um Morning Star (ou uma derivação deste padrão) e recupere também o rumo a norte. Pode ser uma receita para a quebra das "Muralha da China", mas também pode não acontecer nada do que anteriormente escrevi

O amanhã dirá…

Ulisses Pereira Escreveu:Essa é uma das perguntas que mais vezes me fazem e a minha resposta não é clara.
Neste caso do PSI, se o índice fechar 2 ou 3 vezes bem acima (uns 2%) da resistência, eu considero-a - à partida - quebrada. Mas a hipótese de uma falsa ruptura tem que estar sempre presente e não tenho que ter vergonha em reconsiderar as conclusões que tenha tirado. Mas, em bom rigor, eu prefiro que a resistência seja quebrada sem notícias sensacionais e com bom volume. Mas o mercado não é exactamente como queremos
Um abraço,
Ulisses
Obrigado pelas "dicas".
Isto de maximizar os lucros e minimizar as perdas não é fácil...

Essa é uma das perguntas que mais vezes me fazem e a minha resposta não é clara.
Neste caso do PSI, se o índice fechar 2 ou 3 vezes bem acima (uns 2%) da resistência, eu considero-a - à partida - quebrada. Mas a hipótese de uma falsa ruptura tem que estar sempre presente e não tenho que ter vergonha em reconsiderar as conclusões que tenha tirado. Mas, em bom rigor, eu prefiro que a resistência seja quebrada sem notícias sensacionais e com bom volume. Mas o mercado não é exactamente como queremos
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses por mais um oportuno comentário.
Para um analista técnico quando é que podemos considerar que uma resistência é consistentemente ultrapassada?
-Quando há 2/3 sessões acima do valor alvo?
-Quando há um final de semana acima dessa barreira?
-Quando após a ultrapassagem do valor há um reteste seguido de nova subida?
-Quando a ultrapassagem da resistência surge sem notícias inesperadas?
-Todas as anteriores?
Um abraço
Para um analista técnico quando é que podemos considerar que uma resistência é consistentemente ultrapassada?
-Quando há 2/3 sessões acima do valor alvo?
-Quando há um final de semana acima dessa barreira?
-Quando após a ultrapassagem do valor há um reteste seguido de nova subida?
-Quando a ultrapassagem da resistência surge sem notícias inesperadas?
-Todas as anteriores?
Um abraço
Elias Escreveu:
pmpcpinto não creio que a PT seja "essencial" mas vou dizer-te o que acho importante em termos de peso:
- actualmente o PSI-20 tem 3 pesos-pesados (EDP, GALP, JMT) e 3 pesos-médios (BCP, BES, PT)
- os três pesos-pesados têm um peso de 15-16% cada, totalizando 47% do índice
- os três pesos-médios têm um peso de 9% cada, totalizando 27% do índice
- no conjunto, estas seis acções pesam 75% do índice aproximadamente
É por isso tudo que o PSI20 como indice me diz muito pouco.
Chama-se PSI20 mas mais parece o PSI3.
Os 3 pesos pesados, por sinal empresas que não espelham propriamente a realidade da economia portuguesa é que comandam.
Banca , industria e mesmo o grupo Sonae apesar de mais representativos tem pouco influencia no índice.
O que me leva a concluir que o enfoque que se está a dar à barreira dos 6400 pontos pode ser exagerado.
De repente podemos ter uma correcção acentuada na JMT e na GALP , o indice a cair fortemente e no entanto a banca e a generalidade das outras cotadas a terem grandes valorizações.
Parece-me um índice demasiado distorcido.
- Registado: 21/5/2009 18:43
pmpcpinto Escreveu:O facto da PT andar em contraciclo com as restantes ações e devido ao seu peso, não poderá ter influência na dificuldade em romper essa barreira?
Pedro
pmpcpinto não creio que a PT seja "essencial" mas vou dizer-te o que acho importante em termos de peso:
- actualmente o PSI-20 tem 3 pesos-pesados (EDP, GALP, JMT) e 3 pesos-médios (BCP, BES, PT)
- os três pesos-pesados têm um peso de 15-16% cada, totalizando 47% do índice
- os três pesos-médios têm um peso de 9% cada, totalizando 27% do índice
- no conjunto, estas seis acções pesam 75% do índice aproximadamente
Para que a resistência seja vencida com convicção será necessário que dois terços deste conjunto, ou seja 50% do índice, se mexa fortemente para cima, sem oposição forte dos restantes (isto dos 50% é uma estimativa minha). Ou seja, para a resistência ser quebrada teremos de ter um destes cenários:
- subidas consistentes dos 3 pesos-pesados e de mais um dos pesos-médios
- em alternativa, subidas fortes de dois dos pesos-pesados (por exemplo EDP e GALP) e mais dois dos pesos-médios (por exemplo os dois bancos citados)
Nestes cenários, o índice quebrará a resistência. Agora se dois dos pesos pesados ficarem para trás (por exemplo se nem a GALP nem a JMT subirem consistentemente), será muito mais difícil a quebra da barreira. A PT não é o elemento mais importante na situação actual.
O resto das acções (as outras 14) tem um peso reduzido e será menos determinante para a quebra da resistência, mas claro que se remarem todas para o mesmo lado, dão sempre uma ajudinha.
O facto da PT andar em contraciclo com as restantes ações e devido ao seu peso, não poderá ter influência na dificuldade em romper essa barreira?
Pedro
Pedro
Federer Escreveu:Excelente texto. Vamos ver se a bolsa nos dá um Natal quentinho e aconchegado)
Ou uma pedra de carvão

Excelente texto. Vamos ver se a bolsa nos dá um Natal quentinho e aconchegado
)

A muralha da China
Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "A Muralha da China":
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/a_muralha_da_china.html
Um abraço,
Ulisses
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/a_muralha_da_china.html
Um abraço,
Ulisses
19 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, cali010201, CC-5, navaldoc, PXYC e 41 visitantes