Caldeirão da Bolsa

Que mais pode fazer Draghi para ajudar a Zona Euro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Que mais pode fazer Draghi para ajudar a Zona Euro?

por Bebedorock » 21/11/2013 13:19

Storgoff Escreveu:O Bebedorock baralhou-se todo mas penso que se referia ao facto do BCE poder vir a baixar a taxa de depósito para valores negativos.
Quanto às certezas dele sobre o PSI e sobre as obrigações tenho as minhas reservas.
:wink:

Sim referia-me a esse facto e acho que deverá acontecer.

Storgoff tambem tenho reservas face a subida do nosso PSI20 e obrigações, mas acredito que o mesmo ainda tem margem para boas alegrias este ano. Veremos
Na bolsa

Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!

Registado: 10/9/2013 22:36

por Storgoff » 21/11/2013 1:22

O Bebedorock baralhou-se todo mas penso que se referia ao facto do BCE poder vir a baixar a taxa de depósito para valores negativos.
Quanto às certezas dele sobre o PSI e sobre as obrigações tenho as minhas reservas.
:wink:

Registado: 21/5/2009 18:43

por Sr_SNiper » 21/11/2013 0:13

VirtuaGod Escreveu:
Atomez Escreveu:
bosss Escreveu:Taxa juro negativa :?: :!: :evil:

É o mesmo que tens numa conta à ordem. Metes lá o dinheiro e ainda pagas umas taxas de manutenção para o ter lá.

Chama-se cofre :twisted:

É para a banca meter o guito na economia... ou em ativos financeiros altamente especulativos...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por VirtuaGod » 20/11/2013 23:50

Atomez Escreveu:

É o mesmo que tens numa conta à ordem. Metes lá o dinheiro e ainda pagas umas taxas de manutenção para o ter lá.

Chama-se cofre :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por atomez » 20/11/2013 23:43

[quote="bosss"]Taxa juro negativa :?: :!: :evil:

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Bebedorock » 20/11/2013 23:30

http://economico.sapo.pt/noticias/bce-p ... 82058.html

A bolsa cá em portugal vai ter margem para subir no futuro , as obrigações também tendem a subir?... Correcto ?

Sim o PSI 20 tem margem para subir no futuro isso é claro mas as obrigações dependem de algumas reformas que teram de ser apresentadas não podemos esquecer do OE 2014, este diploma pode vir a por negativo as obrigaçoes. Neste momento tudo se conjuga para que se mantenha no verde por mais algum tempo. Noticias como o BCE vir a introduzir valores negativos nas taxas de emprestimo poderá vir a afetar a banca nacional (em termos de PSI20)
Na bolsa

Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!

Registado: 10/9/2013 22:36

por bosss » 20/11/2013 21:02

Taxa juro negativa :?: :!: :evil:

http://economico.sapo.pt/noticias/bce-p ... 82058.html

A bolsa cá em portugal vai ter margem para subir no futuro , as obrigações também tendem a subir?... Correcto ?
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por scarface » 20/11/2013 19:36

Desculpa não poder ajudar...não tenho a noticia.
De acordo com o negócios pode baixar para negativa a taxa de depósitos dos bancos junto do BCE para estimular o emprestimo.
Fala-se em nova LTRO mas acredito que para já só será viável depois de se conhecer os stress tests da banca europeia.
Não existe muito mais a fazer pelo banco central com o atual mandato.
O problema continua a ser conjuntural e é pena que entretanto os lideres europeus tenham abrandado o ritmo das reformas.
Parece que é necessário surgir outro fogo para despertar os nossos líderes.
União bancária ainda por definir, falta de acordo na formação do governo alemão; fundo ESM ainda por definir quantos aos seus fundamentos relativamente À banca.
Euro a valorizar o que prejudica um pouco as exportadoras europeias face às congeneres americanas, excepto nos produtos diferenciadores e nisso temos uma vantagem a nivel dos produtos de luxo.
Limite de dívida dos EUA a atingir limite no início do próximo ano.
Pode surgir alguma volatilidade entretanto para os mercados mas sem abalar a sua primary trend.

Registado: 6/9/2011 23:18

por Storgoff » 20/11/2013 19:25

Ulisses Pereira Escreveu:As taxas desceram de 7,42 para 5,82 em 2 meses. Agora subiram dos 5,82 para os 6,04 em alguns dias. A tendência principal continua a ser, do meu ponto de vista, de queda. Agora, obviamente que esperar que se caia sempre é utópico. Há movimentos contra tendência e uma subida de 4% depois de uma qeuda de mais de 20% é um movimento natural e parece-me prematuro tirar conclusões disso.

Um abraço,
Ulisses

Quanto a essas subidas e quedas abruptas em poucos meses , sabemos claramente o que esteve na sua génese.
Uma crise política na coligação que levantou novamente fantasmas mas que também rapidamente foi sanada.

Se olharmos para um período mais alargado, digamos 2 anos, vemos que no gráfico das yields das obrigações a 10 anos , a taxa de juro desceu desde 2012, no entanto a zona à volta dos 6% tem formado um longo suporte, apesar de em Maio passado o ter quebrado em baixa mas rapidamente voltou a níveis superiores a 6%.
Ou seja temos um suporte nesta zona e momentos de forte volatilidade que nos tem afastado deste nível mais fortemente em alta do que em baixa.

Em termos de análise técnica poderíamos dizer que se está a formar um fundo.
De qualquer forma com o meu ultímo post não queria afirmar que vinham aí as subidas nas taxas de juro, mas simplesmente constatar que o Offset visível no valor da taxa juro a 10 anos,na vespera do anuncio do BCE, já se ter eliminado.
Por outro lado parece-me pouco provável que este suporte dos 6% seja quebrado em baixa de forma sustentada caso não haja uma clara posição de intervenção no mercado do MEEF e do BCE no ambito do programa cautelar.

Eu sei que nos últimos dias saíram muitas noticias simpática para Portugal , mas o problema é a substância.
E quanto à substancia a realidade mostra muitas fragilidades no optimismo dessas notícias.

O facto é que a dívida portuguesa continua numa dinâmica de crescimento imparável e muito provavelmente teremos nos próximos tempos uma qualquer forma de reestruturação da mesma.
Resta saber quem é que vai arcar com as perdas.
Neste momento uma boa parte da dívida já está nas mãos dos credores institucionais ( leia-se estados europeus). Com estes não tem havido possibilidade de qualquer reestruturação, veja-se o caso da Grecia com o seu famoso PSI. e não me parece que para o caso português essa abertura surja e portanto mais tarde ou mais cedo estaremos a falar num PSI para a dívida portuguesa, provavelmente quando alguma parte da que está neste momento nas mãos de autoridades europeias tenha regressado às mãos de privados.

Como os mercados não são burros, não vejo como é que as taxas de juro podem agora começar a descer por aí abaixo até coisas com 4 ou 3 % a menos que BCE e MEEF comecem aí a comprar em força no mercado secundário.
Mas aí estrariam implicitamente a assumir que arcariam com os custos de reestruturação de dívida coisa que até ao momento não vi países como a Alemanha , Holanda, Finlândia e outros a concordarem.

por VirtuaGod » 20/11/2013 18:46

@Storgoff O Ulisses acaba por dizer aquilo que é importante e que realmente responde à tua dúvida. Podes ver o meu post como "Até as taxas de curto prazo têm baixado" :wink:

P.S. Não subestimes a " dinâmica de juros nas emissões de bilhetes do tesouro com a dívida a longo prazo" e acredita que está muito longe de ser "estar a misturar alhos com bugalhos" :shame: Existe toda uma quantidade de correlações que não permite que assim o seja. Aliás, quando não há correlação ou há movimentos estranhos nessa dinâmica (raras vezes) isso é fortíssimo sinal de alerta (que foi o que aconteceu na Grécia). É como dizer que o filho nada tem a haver com o pai embora partilhem (mais que não seja, geneticamente) imensas coisas!!

@Eurouro"Mas ao fomentarem os empréstimos interbancários o risco aumenta drasticamente entre os agentes, o que coloca algum rating abaixo por parte das agências nos bancos"

Estás-me a dizer que o BCE está a agir de forma a aumentar drasticamente o risco sistémico do sistema financeiro Europeu?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Storgoff » 20/11/2013 18:12

VirtuaGod Escreveu:Acho que cada um vê como que e apenas para reforçar o que o Ulisses disse:

Portugal's borrowing costs fall
5 hours ago in FT.com

Yields at a short-term bond auction in Portugal have fallen sharply this morning while demand for the debt stays strong.

It could be a further sign that investors are prepared to ask less of a premium from peripheral eurozone governments as the currency area faces the threat of deflation.

The average yield on the one-year bonds fell to 1.493 per cent from 1.159 per cent at the last primary auction. The bid-to-cover ratio, a measure of demand, slipped to 2.0 from 2.2

The average yield on the three-month debt fell to 1.076 per cent from 1.159 per cent. The bid-to-cover ratio rose to 3.0 from 1.8.

Portugal sold €700m in debt due in November 2014 and €300m in notes due in February 2014.

Estar a comparar a dinâmica de juros nas emissões de bilhetes do tesouro com a dívida a longo prazo é estar a misturar alhos com bugalhos.

Quando se fala no regresso de Portugal ao mercado de dívida, quando se fala na sustentabilidade dos custos de financiamento com certeza que não estamos a falar dos bilhetes do tesouro.

Nessa perspectiva, nem fazia sentido falar no regresso ao mercado já que nunca estivemos fora, e muito menos a preocupação com as taxas de juro.
Não é por acaso que a referencia são as taxas de juro da dívida a 10 anos.

por Eurouro » 20/11/2013 17:57

VirtuaGod Escreveu:
Eurouro Escreveu: haver descapitalização da banca precisamente numa altura em que marcam os stress tests para Janeiro.

Pk?

Em vez dos bancos colocarem dinheiro no BCE em depositos, vão começar a emprestar entre si. Mas ao fomentarem os emprestimos interbancários o risco aumenta drásticamente entre os agentes, o que coloca algum rating abaixo por parte das agências nos bancos.
A seguir à crise soberana da Europa vem a crise bancária e a descapitalização dos bancos provocada por emprestimos feitos antes da crise do subprime que vencem algures em 2014. Ainda para mais à medida que os programas de resgate chegam ao fim e os Estados mais capitalizados e a pagar melhor pelas OT, os bancos vão se ver apertados pela concorrência do Estado.

Registado: 18/7/2013 16:01

por VirtuaGod » 20/11/2013 17:29

Eurouro Escreveu: haver descapitalização da banca precisamente numa altura em que marcam os stress tests para Janeiro.

Pk?

por Eurouro » 20/11/2013 17:17

O BCE está prestes a passar juros dos depositos dos bancos para taxa negativa de modo a que os bancos tenham que pagar ao BCE para lá colocarem dinheiro. É altura dos meninos começarem a fazer a vida deles independentes. Se assim for, isso penso que vai dinamizar o emprestimo interbancário a médio longo prazo. Mas a transicção pode fazer-se com alguma turbolência e haver descapitalização da banca precisamente numa altura em que marcam os stress tests para Janeiro.

Registado: 18/7/2013 16:01

por VirtuaGod » 20/11/2013 16:48

Acho que cada um vê como que e apenas para reforçar o que o Ulisses disse:

Portugal's borrowing costs fall
5 hours ago in FT.com

Yields at a short-term bond auction in Portugal have fallen sharply this morning while demand for the debt stays strong.

It could be a further sign that investors are prepared to ask less of a premium from peripheral eurozone governments as the currency area faces the threat of deflation.

The average yield on the one-year bonds fell to 1.493 per cent from 1.159 per cent at the last primary auction. The bid-to-cover ratio, a measure of demand, slipped to 2.0 from 2.2

The average yield on the three-month debt fell to 1.076 per cent from 1.159 per cent. The bid-to-cover ratio rose to 3.0 from 1.8.

Portugal sold €700m in debt due in November 2014 and €300m in notes due in February 2014.

por Ulisses Pereira » 20/11/2013 16:38

As taxas desceram de 7,42 para 5,82 em 2 meses. Agora subiram dos 5,82 para os 6,04 em alguns dias. A tendência principal continua a ser, do meu ponto de vista, de queda. Agora, obviamente que esperar que se caia sempre é utópico. Há movimentos contra tendência e uma subida de 4% depois de uma qeuda de mais de 20% é um movimento natural e parece-me prematuro tirar conclusões disso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Storgoff » 20/11/2013 16:33

-

Parece-me que o efeito Draghi nos juros da divida publica portuguesa já se esfumou.

Elas lá continuam paulatinamente a subir....
Nos títulos a 10 anos, a referência, a taxa implícita atingiu um mínimo no dia do anuncio do do corte da taxa directora mas desde aí tem sido pequenas subidas a tentarem romper em alta a barreira dos 6%.
Hoje já se situam acima dessa barreira.

Ainda vai ser preciso debulhar muito tema até que as taxas prossigam uma queda para os ditos valores sustentáveis.

Pode ser que entretanto as estrelas se alinhem todas e independentemente do que possa acontecer por cá, tanto o conselho europeu como o BCE de repente se tornem muito bonzinhos para Portugal e haja ai um programa cautelar generoso com o BCE e o MEEF a actuarem em força.

Acho que só mesmo assim é que Portugal pode ambicionar colocar dívida de longo prazo no mercado.

por Muhammad3010 » 7/11/2013 16:39

Código: Selecionar todos
ECB weighs options as inf lation falls

October reading prompts concern
   Calls for action gain momentum
By Claire Jones in London
   When Mario Draghi, European Central Bank president, last year pledged to do “whatever it takes” to save the euro, including buying government bonds in unlimited quantities, the bloc’s monetary hawks, fearing inflation, quickly voiced disapproval.
   Now, markets have finally caught on that the eurozone’s monetary authority is facing a different problem.
   Inflation in the bloc has been drifting downwards since the middle of the year. But it was only after the October flash reading of 0.7 per cent – the same level as Japan, an economy synonymous with deflation – that calls for the ECB to act gathered strength.
   The eurozone is not Japan. But Greece’s prices have not risen since July. And derivatives traders have started to price in falls in Spain, where inflation was 0.5 per cent in September.
   There is a danger that falling prices, or even disinflation, reignites fears that the periphery’s debtors will default.
   Danny Gabay, director at Fathom, a London-based consultancy, said: “When combined with low growth and the prospect of higher global yields, [disinflation] would be more than enough to guarantee a resurgence in the crisis.”
   Disinflation has hit as the region is still suffering from record-high unemployment, while the euro’s strength has added to the challenges faced by the bloc’s exporters, as well as weighing on inflation.
   As price pressures have eased, the ECB’s balance sheet has contracted, with banks repaying loans of cheap central bank cash offered through its three-year long-term refinancing operations. With the economy desperately in need of a boost to demand – and inflation now much lower than half the central bank’s target of below but close to 2 per cent – market speculation has mounted that the 23-strong governing council could act as early as tomorrow.
   Cut rates
   Even if most rate-setters view disinflation as temporary, the October reading strengthens the case of those on the council that have been calling for a cut to the central bank’s benchmark main refinancing rate, from 0.5 per cent to 0.25 per cent.
   Despite this, most consider a move tomorrow unlikely. Signs from business surveys of a pick-up in growth could reassure all but the committee’s most dovish that deflation is anything but a minor threat.
   “It’s a close call,” said Ken Wattrett of BNP Paribas, who believes the council will hold fire for now. “We know the governing council has been discussing it regularly since May and, with the majority probably keen on it and feeling rather frustrated, the inflation figures could spur them into action.” However, many economists now believe a cut is likely to come before 2014.
   Use forward guidance
   The council could allow the ECB president to use his post-meeting press conference to, if not pre-commit, at least hint at a rate cut next month.
   “The most important question the ECB will have to answer is how much of the drop in inflation was transitory and permanent,” said Jacques Cailloux, economist at Nomura. “This might therefore prevent action in November, but could more definitively open the door to a rate cut in December once both the final October inflation numbers are released and the November flash estimate is published.”
   If the main refinancing rate is cut, the council could leave the deposit rate
   – which it pays on reserves left in its coffers – at zero and narrow what is known in central-bank speak as the “rate corridor”. But some of the more hawkish members of the council have raised concerns that a narrowing of the corridor risks killing activity in the eurozone’s interbank market.
   Provide more liquidity
   Up until recently, further injections of cheap cash into the eurozone’s banks through another of its three-year LTROs were considered the most likely course of action. No longer. The October inflation reading has proved to be a game changer, shifting attention from providing more liquidity to the financial system towards measures to boost the real economy.
   But more liquidity measures remain a possibility, especially if market interest rates start to rise. There is resistance among the council’s hawks against more LTROs, however, who believe banks will use the cash to buy peripheral sovereigns’ debt, lessening the need for governments to act.

Financial Times

Registado: 20/6/2010 13:06

por DGodinho » 7/11/2013 14:08

Federer Escreveu:
DGodinho Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Thursday, 7 November 2013
Event: Monetary Policy Decision
Time: 1.45 p.m. CET

Isso é 12.45 hora portuguesa! (agora com a mudança da hora já não tenho 100% de certeza)

Segundo vi é mesmo a essa hora.
Tudo aponta (surveys) que se manterá nos 0.50%.
Vamos ver se o Draghi leva isto mais além.

Draghi é o vdd tubarao

indeed

Registado: 6/11/2013 16:27

por Federer » 7/11/2013 13:07

DGodinho Escreveu:

Isso é 12.45 hora portuguesa! (agora com a mudança da hora já não tenho 100% de certeza)

Draghi é o vdd tubarao

Registado: 11/1/2013 0:22

por DGodinho » 7/11/2013 13:00

Registado: 6/11/2013 16:27

por epinay » 7/11/2013 12:59

Obrigado

Registado: 15/2/2012 12:50

por VirtuaGod » 7/11/2013 12:50

Thursday, 7 November 2013

por epinay » 7/11/2013 11:25

Está marcado para que horas o discurso do Draghi?

Registado: 15/2/2012 12:50

por 654235 » 7/11/2013 11:21

VirtuaGod Escreveu:Sem a notícia em Português não sei realmente de qual a notícia mais aproximada mas deve ser uma mistura destas 2 já que costumam ser (em conjunto com a reuters) as fontes dos jornais portugueses:

:arrow: ECB Comes Under Pressure Over Low Inflation

:arrow: ECB weighs up options amid concerns over falling prices

A notícia do Financial Times responde específicamente à questão: "Que mais pode fazer Draghi para ajudar a Zona Euro?" de uma forma mais simples.

Contudo já li várias fontes a dizer que o BCE vai provavelmente esperar por Dezembro para fazer qualquer coisa após as habituais análise de fim do ano e projecções para 2014 (sendo o crecimento do PIB e inflação bastante importantes).

:arrow: European Central Bank seen holding rates, for now

O facto de se ter passado 2 anos do primeiro LTRO (que foi de 3 anos) tb começa a pesar e provavelmente vai ter de fazer um novo para não secar liquidez do sistema uma vez que muito dinheiro já foi pago de volta!!

Atenção, como qualquer banco o BCE tem taxa de empréstimo (a que se fala mais e está a 0.5%) mas tb tem taxas de depósito (embora infelimente se dê pouca importância a ela) e já se falou mais de uma vez em taxas de depósitos negativas (os bancos tinham de pagar para ter o $ parado no BCE) e isso obriga um pouco a que se ponha menos dinheiro no BCE e em vez disso se ponha no sistema bancário "normal". "One option it has floated is to reduce the rate it pays on deposits that commercial banks park with the central bank from zero to a negative rate in the hopes of spurring lending and juicing growth"

Obrigado :)
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Doreen, Dragon56, Google [Bot], TTM62 e 37 visitantes