Caldeirão da Bolsa

Negócio - Papelaria - Dúvida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Negócio - Papelaria - Dúvida

por paulosebin » 20/11/2013 18:51

Olá. Apesar de tanto tempo, pretendo contribuir.

Quando você fez essa postagem, de fato, o mercado de papelaria é promissor. Mas dessa vez sou capaz de dizer que terá mais vantagem de você investir na abertura de papelaria online. Eu resido no Brasil e conheço uma papelaria online universitária. Por incrível que pareça, os internautas gostam de encontrar produtos de papelaria na web. Claro que a realidade brasileira é diferente, mas é algo se pensar. O que acha?

Registado: 20/11/2013 18:45

por nunoand99 » 5/1/2010 11:01

A bem da verdade, voltei para dizer que na COFACE provavelmente consegues as informações que referi (que podias obter na DNB) a metade do preço.

Eles estão no mercado por preço, por oposição à DUn, que está no mercado por diferenciação.

Não podes, obviamente, esperar a mesma fiabilidade da informação da COFACE, mas sempre é uma solução bem mais em conta.

Ficam os links para os dois:

http://www.dnbdirect.pt/dnbonline.asp

http://www.cofaceservicos.pt/

Saudações & Bons Negócios

Registado: 16/5/2005 21:38

por nunoand99 » 5/1/2010 10:07

Boas World Salvation,

Em traços gerais, o que posso dizer sobre o assunto é:

O negócio de papelaria, principalmente para os Produtos que refere (tabaco, jornais e revistas) tem umas margens muito reduzidas.

Julgo que a proximidade de Escolas será um factor chave de sucesso.

Se olharmos para o caso recente da Papelaria Fernandes, desistiram, se não estou em erro, da componente industrial de produção, e mantiveram as logas de comércio ao públlico, pelo que os credores que aceitaram o plano de viabilidade dão valor ao negócio de papelaria.

Para indicadores financeiros sobre o Sector, aconselho o DNB Ratios (a pagar -> cerca de uns 400€), que traz N racios para o sector em causa (bem como para todos os outros sectores de actividade existentes).

Por outro lado, caso pretenda uma solução mais barata, ligue para a DNB e certifique-se que o relatório da Papelaria Fernandes traz a compração com os Racios do Sector. Se esse for o caso, compre somente o relatório da Papelaria Fernandes, o que não deverá ficar por mais que uns 125€ a 175€.

Não esquecer que, no que diz respeito a lojas de retalho, a maioria em Portugal só se aguenta por ter rendas congeladas, ou com aumentos controlados pelo Estado, pelo que o que o Retalhista ganha é, na sua maioria, o que o Senhorio está a perder...

Importa também ter noção de qual a sua VANTAGEM COMPETITIVA para o negócio em causa.

Muitas vezes as Papelarias tem produtos de uma gama de preços superior (charutos, isqueiros topo de gama, estojos de barbearia, etc...) que lhes permitem aumentar a margem média, no seguimento do que disse em cima sobre margens reduzidas do Tabaco, Jornais e Revistas.

Assim sendo, o Mix de produtos a ser vendido é especialmente importante neste sector pela variedade de margens existentes.

Saudações & Bons Negócios

Registado: 16/5/2005 21:38

Negócio - Papelaria - Dúvida

por WordSalvation » 5/1/2010 3:25

oas a todos os membros deste fórum,

Gostaria que me ajudassem na seguinte questão:

Estou a pensar abrir uma papelaria, um local onde possa vender jornais, revistas, tabaco e alguns artigos de papelaria, pretendo também prestar o serviço Jogos da Santa Casa, já contactei alguns fornecedores, já estudei alguns locais estratégicos, mas falta-me saber como está o mercado da papelaria em Portugal, tenho procurado saber mas não consigo encontrar nada, por isso peço a vossa opinião sobre esse ponto.
Será que é uma boa jogada investir numa papelaria?
O negócio da papelaria é um sector próspero ou condenado a morrer?
Existe alguma entidade oficial ou algum site onde possa consultar dados sobre a actividade de papelaria em Portugal?

Já agora aproveito também para perguntar, nesta actividade quais são os principais erros que não devo cometer?

Agradeço desde já todas as vossas respostas.
Obrigado
Alexandre

Registado: 4/1/2010 12:37

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Doreen, nicoo, Rcrd e 24 visitantes