Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por Texano Bill » 22/11/2013 20:54

Upgrade de rating da Parpública em 2 posições, de B2 --> Ba3.

Moody's upgrades long-term debt rating of Parpublica-Participacoes Publicas (SGPS) to Ba3, stable outlook

London, 22 November 2013 -- Moody's Investors Service, ("Moody's") has today upgraded the long-term debt rating of Parpublica-Participacoes Publicas (SGPS) SA (" Parpública") to Ba3 from B2. The outlook has been changed to stable from negative. Today's rating action reflects Moody's decision to align Parpública's debt issue rating with that of the Republic of Portugal (Ba3, stable).

Registado: 20/8/2011 12:52

por Texano Bill » 22/11/2013 6:00

andre.p Escreveu:Não existe dupla tributação, mas taxa liberatória sobe de 28% para 35% visto ser um paraíso fiscal.

Bem assim já parece é um inferno fiscal :/

por andre.p » 21/11/2013 23:23

Em relação ao terem pago cupão, as primeiras já as tive em carteira aquando o pagamento e as segundas já alguém aqui disse, ou noutro fórum que também as tinha em carteira e teem pago. Após isso lembro me de ter perguntado também na sala se me conseguiam confirmar, e a resposta foi afirmativa.

Registado: 9/11/2008 23:27

por andre.p » 21/11/2013 23:11

Sr_SNiper Escreveu:
andre.p Escreveu:Sniper, acho que tenho o prospecto algures aqui no pc, mas não estou a encontrar.
Lembro me que existiam algumas condições, no entanto sei que teem pago sempre cupão.

Cumps

VOu ver se aprofundo estas, tens a certeza que têm pago sempre o cupão? Vou ver se descubro as condições...
Como elas estão sediadas nas ilhas Caimão 8-) , não existe dupla tributação do cupão? Só por isso já perde todo o interesse...

Não existe dupla tributação, mas taxa liberatória sobe de 28% para 35% visto ser um paraíso fiscal.

por Sr_SNiper » 21/11/2013 20:41

andre.p Escreveu:Sniper, acho que tenho o prospecto algures aqui no pc, mas não estou a encontrar.
Lembro me que existiam algumas condições, no entanto sei que teem pago sempre cupão.

Cumps

VOu ver se aprofundo estas, tens a certeza que têm pago sempre o cupão? Vou ver se descubro as condições...
Como elas estão sediadas nas ilhas Caimão 8-) , não existe dupla tributação do cupão? Só por isso já perde todo o interesse...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por andre.p » 21/11/2013 19:39

Sniper, acho que tenho o prospecto algures aqui no pc, mas não estou a encontrar.

Cumps

por Sr_SNiper » 21/11/2013 18:16

andre.p Escreveu:Estas duas obrigações perpetuas que normalmente andam sempre lado a lado estão agora a concretizar um grande desfasamento.

Uma do BES/ESFG

http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... 0171467854

http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... 0303426661

Sabes em que condições é que elas podem não pagar o cupão?

por andre.p » 21/11/2013 17:23

Estas duas obrigações perpetuas que normalmente andam sempre lado a lado estão agora a concretizar um grande desfasamento.

Uma do BES/ESFG

http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... 0171467854

http://www.boerse-berlin.com/index.php/ ... 0303426661

por Beruno » 21/11/2013 16:47

Alguem ja conseguiu o ISIN desta emissao do BES ? O nominal é 50K ou 100K ?

Registado: 10/7/2013 21:39

por Pata-Hari » 21/11/2013 14:56

BES coloca 750 milhões de euros na primeira emissão de dívida subordinada em quatro anos
21 Novembro 2013, 13:01 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt

Procura de títulos de dívida subordinada atingiu 3 mil milhões de euros e o juro foi fixado nos 7,125%.
O Banco Espírito Santo colocou esta quinta-feira uma emissão de dívida subordinada Tier 2, a primeira efectuada por um banco português no espaço de quatro anos.

O banco emitiu 750 milhões de euros, acima dos 500 milhões de euros inicialmente previstos, beneficiando com a forte procura por parte dos investidores, que atingiu 3 mil milhões de euros. Ou seja, quatro vezes a oferta final, sendo segundo apurou o Negócios foram dadas ordens por parte de cerca de 300 investidores.

Os títulos, que têm uma maturidade de 10 anos e um cupão anual, vão pagar um juro de juro de 7,125%. Os investidores exigem uma rentabilidade superior para comprar dívida subordinada, uma vez que esta tem uma senioridade inferior à das obrigações clássicas. Estes títulos de dívida também contam para reforçar os rácios de capital do banco (tier2), já ao abrigo das novas regras de Basileia.

Segundo a Reuters, esta é a primeira emissão de dívida subordinada por parte de um banco português no espaço de quatro anos, o que a agência de notícias diz representar “mais um sinal de confiança do mercado em Portugal”. Foi o que fez a Irlanda há um ano, quando o Bank of Ireland colocou 250 milhões de euros em títulos de dívida subordinada, tendo pago na altura uma taxa de juro de 10%.

“Por volta desta altura no ano passado, um banco irlandês emitiu dívida subordinada por isso

Dívida subordinada

A dívida subordinada define-se como a dívida sobre a qual a dívida prioritária tem precedência. Em caso de falência os credores subordinados são reembolsados só depois de terem sido liquidados por inteiro os créditos prioritários.
faz sentido vermos agora um banco português no mercado, sobretudo quando existe uma procura” por títulos com “yield” elevada, comentou à Reuters um banqueiro envolvido na operação. Desde o final de Setembro os bancos espanhóis e italianos angariaram cerca de 3,65 mil milhões de euros em dívida subordinada, aproveitando o forte apetite dos investidores por este tipo de títulos.

O BES, o único entre os grandes bancos portugueses que não recorreu a apoio público para se recapitalizar, foi também o primeiro a emitir obrigações seniores no mercado de dívida internacional no ano passado. A 31 de Outubro do ano passado colocou 750 milhões de euros a três anos, seguindo-se depois a CGD.

Depois de Portugal solicitar ajuda financeira externa, os bancos portugueses começaram primeiro por emitir dívida garantida pelo Estado português e avançaram depois para a dívida sénior. Com a emissão do BES, fica agora aberto o mercado de dívida subordinada.

A dívida subordinada tem uma senioridade inferior à das obrigações clássicas, daí que o juro suportado é habitualmente superior. Estes títulos de dívida contam também para a melhoria dos rácios de capital.

O Bank of America, Citigroup, Espírito Santo Investment Bank e o Morgan Stanley são os bancos responsáveis pela operação.

Nos últimos dias várias cotadas portuguesas, como a Galp Energia e a EDP, foram ao mercado emitir dívida sénior, com o custo do financiamento a ficar abaixo dos 5%. As maturidades destas emissões eram mais curtas.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sr_SNiper » 20/11/2013 22:18

VOu pesquisar se têm obrigações em Euros, mas fiquei surpreendido quando vi as da Croácia a cotarem a 106% nos dias seguintes a ser ventilado que precisava de ajuda...

por Pata-Hari » 20/11/2013 15:32

E as dos barbados :lol: ? serão os próximos a ter a visita do FMI ...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Midas » 20/11/2013 15:20

Sr_SNiper Escreveu:
andre.p Escreveu:Parece que Porto Rico está com problemas.
As yelds dispararam para os 10%

ISIN´s 8-)

As obrigações de Porto Rico, são munis dos EUA. Porto Rico, já anda na corda bamba há algum tempo. 8-)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por andre.p » 19/11/2013 22:21

Tou a tentar achar, mas não esta fácil.

por Sr_SNiper » 19/11/2013 22:15

andre.p Escreveu:Parece que Porto Rico está com problemas.

ISIN´s 8-)

por andre.p » 19/11/2013 22:14

Parece que Porto Rico está com problemas.

por Sr_SNiper » 19/11/2013 21:48

Estas obrigações são com sabor a baunilha?

https://bonds.nyx.com/pt-pt/products/bo ... LIS/quotes

por Sr_SNiper » 18/11/2013 14:12

donspiritone Escreveu:Sr_SNiper, as REFER 2021 são as que têm ISIN PTCPEDOM0000?

Sr_SNiper Escreveu:Já nem na informação da EURONEXT se pode confiar...
De que site tiraste o teu gráfico?
Ficou a 76,01%, como está no anexo

Sim

por don_spiritone » 18/11/2013 12:43

Sr_SNiper, as REFER 2021 são as que têm ISIN PTCPEDOM0000?

Sr_SNiper Escreveu:Já nem na informação da EURONEXT se pode confiar...
De que site tiraste o teu gráfico?
Ficou a 76,01%, como está no anexo

Registado: 6/8/2013 10:15

por Beruno » 18/11/2013 12:00

Acredito que isso apenas quererá dizer que as yields estão muito baixas, e que daqui a uns tempos teremos as 10yr treasuries com uma yield na casa dos 4% e os tbills acima de 1%, o que representa uma diferença de valor gigantesca face aos valores atuais, e também por causa do volume de dívida americana em causa

por migluso » 18/11/2013 11:28

Texano Bill Escreveu:Será? :-k

Schroders alerta para bolha nas obrigações

A injecção de biliões de dólares feita pelos bancos centrais não foi para a economia, alerta Azad Zangana.

"Ou as acções estão muito baratas ou as obrigações estão incrivelmente caras", comentava Azad Zangana, o economista-chefe para a Europa da Schroders. Numa conferência que reuniu jornalistas de todo o mundo em Londres, no final da semana passada, Zangana adiantou: "Pessoalmente acho que é a segunda. As obrigações são a maior bolha que anda por aí".

http://economico.sapo.pt/noticias/schro ... 81827.html

Já escrevi várias vezes sobre a correlação anormal que se verifica nos últimos anos (desde que os bancos centrais começaram a comprar títulos de dívida pública através dos QE) entre o mercado obrigacionista e accionista.
Se as obrigações são uma bolha, e esta rebentar, então os efeitos no mercado accionista serão também eles muito negativos.
A não ser que a inflação entre numa espiral sem controlo, o que não acredito que venha a acontecer nos tempos mais próximos, o mercado accionista está condenado a ser arrastado juntamente com o obrigacionista.

Ou então os chamados "market monetarists" estão certos e não existe formação de qualquer bolha. A ser assim, as yields da dívida voltarão a níveis normais (4%-5%) de forma gradual e à medida que a economia for recuperando, sendo de esperar uma continuação positiva da evolução do mercado accionista.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Texano Bill » 18/11/2013 2:35

Será? :-k

Schroders alerta para bolha nas obrigações

A injecção de biliões de dólares feita pelos bancos centrais não foi para a economia, alerta Azad Zangana.

"Ou as acções estão muito baratas ou as obrigações estão incrivelmente caras", comentava Azad Zangana, o economista-chefe para a Europa da Schroders. Numa conferência que reuniu jornalistas de todo o mundo em Londres, no final da semana passada, Zangana adiantou: "Pessoalmente acho que é a segunda. As obrigações são a maior bolha que anda por aí".

http://economico.sapo.pt/noticias/schro ... 81827.html

por Sr_SNiper » 17/11/2013 20:12

Brunomanco Escreveu:Mas ainda assim acho que ha lugar para trading, mesmo que nao seja high frequency trading, nas obrigaçoes. Tanto em junk bonds que descem muito, e compra-se à espera da valorizaçao; como nas obrigaçoes de maior qualidade em que valorizam muito para alem do par.

Por falar nisso ate ando a analisar ja desde ha uns tempos, o comportamento das compras/vendas de obrigaçoes de elevada qualidade, corporate e bunds alemaes, e ha varias que em poucos meses passam de, por exemplo, 102 a 103%, para os 115% ou mais. Mesmo que o cupao seja de 0,5% ou 1,5% é interessante comprar e vender com estas valorizaçoes

Nunca me debrucei sobre o assunto de obrigações sólidas, apenas sobre junk bonds, mas existem "nichos" de mercado onde se pode fazer coisas muito interessantes, esse pode ser um deles

por Beruno » 17/11/2013 19:55

Mas ainda assim acho que ha lugar para trading, mesmo que nao seja high frequency trading, nas obrigaçoes. Tanto em junk bonds que descem muito, e compra-se à espera da valorizaçao; como nas obrigaçoes de maior qualidade em que valorizam muito para alem do par.

Por falar nisso ate ando a analisar ja desde ha uns tempos, o comportamento das compras/vendas de obrigaçoes de elevada qualidade, corporate e bunds alemaes, e ha varias que em poucos meses passam de, por exemplo, 102 a 103%, para os 115% ou mais. Mesmo que o cupao seja de 0,5% ou 1,5% é interessante comprar e vender com estas valorizaçoes

por Sr_SNiper » 17/11/2013 13:42

Pessoalmente, acho muito duvidoso a AT na análise de obrigações, em virtude dos intervenientes neste mercado não se caraterizarem, na sua esmagadora maioria por traders, mas sim por investidores.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Bing [Bot], Carrancho_, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, icemetal, latbal, m-m, malakas, Mar58, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006, Zguibz2 e 73 visitantes