Caldeirão da Bolsa

Bull acima de 6400 com força

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Bull acima de 6400 com força

por Momenta » 14/11/2013 12:25

trend=friend Escreveu:"Your real trading system is the set of feelings you are unwilling to experience" Ed Seykota

:wink:

Reconheci-me nesta ideia, no momento atual.
Olho para o gráfico do PSI e aponta para norte (fator análise); o instinto diz vai quebrar a resistência, vai ser uma festa; a razão diz-me que até haver sinais de fraqueza, se calhar, faz sentido manter as posições. Mas a possibilidade de acontecer uma retração e me auto censurar por não ter vendido na resistência falou mais alto, assim, estou 70% líquido.

Registado: 6/10/2011 13:34

por dfviegas » 14/11/2013 9:52

tncm Escreveu:Por falar em aprendizagem, acontece comigo uma coisa estranha...
Negoceio no psi desde 2009. Levei em cheio com o bear market, perdi com algumas ganhei com outras, mas ultimamente (desde o início deste ano) vem crescendo em mim a ideia de que não percebo nada disto, e quanto mais este sentimento se enraíza, melhor os trades me correm... no cômpito geral não estou arrependido por ter entrado neste mundo fascinante, é que as perdas capitalizam-se em experiência para encarar futuros trades.

Os trades correm-te bem simplesmente porque estamos mesmo a entrar num bull market e em bull acertamos todos achamo-nos aos maiores, o problema está é quando isto vira e não estamos preparados ai as perdas avolumam-se. Se não estou em erro tambem é braga de matos que diz que em bull somos todos uns experts. E todos sabemos ganhar dinheiro.

Registado: 29/11/2007 2:53

por trend=friend » 14/11/2013 9:41

"Your real trading system is the set of feelings you are unwilling to experience" Ed Seykota

:wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Heisenberg » 14/11/2013 2:37

tncm Escreveu:Por falar em aprendizagem, acontece comigo uma coisa estranha...
Negoceio no psi desde 2009. Levei em cheio com o bear market, perdi com algumas ganhei com outras, mas ultimamente (desde o início deste ano) vem crescendo em mim a ideia de que não percebo nada disto, e quanto mais este sentimento se enraíza, melhor os trades me correm... no cômpito geral não estou arrependido por ter entrado neste mundo fascinante, é que as perdas capitalizam-se em experiência para encarar futuros trades.

É um bocado isso que eu penso e tentei transmitir no meu post na página anterior. É como aquele episódio do Seinfeld em que o George Costanza passa a fazer tudo ao contrário dos instintos que tem, e a vida passa a correr-lhe às mil maravilhas. Quanto mais noção temos de que os nossos instintos estão errados, mais fácil é ter sucesso. E tenho chegado à conclusão que na bolsa todos os meus instintos estão errados, sempre errados. A única forma é usar a cabeça - o que também não é nada fácil. E saber desvalorizar o que se ganhou por pura sorte.
Isto é o que eu ando a pensar agora, não quer dizer que sirva de lei para ninguém porque a aprendizagem ainda vai no adro (falta saber se os cânticos vão ser laudas ou lamentações...).
O que eu tenho aprendido recentemente é que não basta tentar ignorar os instintos. É preferível deixá-los fluir e, na hora da análise e da negociação, levar em conta esses instintos e usá-los como contrapeso nas decisões. Porque senão eles imiscuem-se nas decisões de qualquer modo, de forma subconsciente, e dá asneira.

Registado: 2/9/2011 12:01

por tncm » 13/11/2013 18:52

Por falar em aprendizagem, acontece comigo uma coisa estranha...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por DIRECTIVO » 13/11/2013 16:44

Ok, obrigado Ulisses!
cada vez mais acho que ainda tenho um longo percurso de aprendizagem a minha frente...! :|

Registado: 17/2/2013 19:40

por Dr Tretas » 13/11/2013 14:58

nook Escreveu:
Que festival!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Exacto, esse tipo de facto encaixa perfeitamente no perfil. Muito mau sinal... Mas enquanto for só um ou dois, tudo bem. O pior é se e quando esses tipos dominarem os posts, e pior que isso, estiverem certos, porque numa fase final de euforia, estarão, e isso abala muito as convicções de um tipo cauteloso que não esteja preparado.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Ulisses Pereira » 13/11/2013 14:56

Directivo,

Cada um pode interpretar à sua maneira. Falo na resistência dos 6300/6400 pontos há muito tempo. E ela está a mostrar a sua força.

Claro que se fores leres jornais e sites vão arranjar-te 1001 razões paras as quedas. Também arranjo algumas se for preciso, é só puzar pela imaginação. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nook » 13/11/2013 14:50

Dr Tretas Escreveu:
nook Escreveu:
Repara na quantidade de novos users, acabadinhos de chegar alguns com menos de um mês, e que já sabem o que vai acontecer,

que sabem os picos do dia, que nunca perderam, que ganham dinheiro todos os dias, que decretam o início do Bull etc etc

Isto parece-me a história do taxista que o Fernando Braga de Matos conta no livro "ganhar em Bolsa".

Pois, pois, continua assim, que o comboio parte e tu ficas apeado a vê-los passar 8-)

^^^^^ Just kidding. A frase acima ilustra aquilo que ouvirias durante uma verdadeira euforia bolsista :wink:
Frases que eu próprio ouvi, em tempos passados...

O user que decretou o "bullissimo" há 2 dias, tem registo de 4 deste mês, têm 29 mensagens, e para além daquela pérola:

Salvador_Andre Escreveu:sinceramente ainda não sei o motivo, mas cheira-me a fortes subidas depois do almoço....

Salvador_Andre Escreveu:Agora até 6a feira o céu será o limite...

Salvador_Andre Escreveu:Meus caros,

Tenham calma que esta semana vai haver festa para todos.

Quem está dentro está e quem não está vai poder ainda entrar.

Que alegria que vai acontecer após o almoço :)

Salvador_Andre Escreveu:A todo e gás e vai continuar...

)

Que festival!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por nook » 13/11/2013 14:26

Ulisses Pereira Escreveu:nook, é incomparável. O topo dos Bull Markets é feito com Telejornais a abrirem com notícias do mercado, com valorizações fantásticas, com investidores a falarem de Bolsa nos cafés, com o Ulisses a falar 4 minutos no Jornal da Noite da TVI, etc... 8-)

O que tu esás é habituado aos últimos anos em que ninguém queria saber dos mercados. ;)

Um abraço,
Ulisses

Claro Ulisses. Eu estou a falar numa pequena escala. Ainda falta muito para o pico do novo bull do psi20.

Todavia o Elreidom disse tudo... muito bom!! :clap: :clap:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

por DIRECTIVO » 13/11/2013 14:24

Mas estar a falar disto é prematuro. A resistência ainda lá está e quem duvidava da sua força já deve ter mudado de opinião.

Um abraço,
Ulisses[/quote]

Boas Ulisses,
Em seis dias é a 5ª vez que vamos aos 6400 e voltamos para tras, será legitimo associar este recuo, só a essa resistencia? estamos a 3/4 da sessao já com uma descida de -1.09%!

Registado: 17/2/2013 19:40

por trend=friend » 13/11/2013 14:17

E o pior é que o "tom" de certezas absolutas, de assertividade que não admite contestação, às vezes afasta pessoas que davam contributos válidos e se fartam de ouvir as "bocas" dos confiantes… Eram criticadas só por terem uma visão diferente, menos optimista, alternativa...

Enfim, nada como uma descidinha aos 6300 para acalmar as hostes...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Ulisses Pereira » 13/11/2013 14:15

elreidom, excelente post.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Heisenberg » 13/11/2013 14:13

Avaliando a minha pontaria pessoal para comprar máximos e vender mínimos, e analisando o que tem sido a minha tendência instintiva recente - a que já vou conseguindo resistir - parece-me que o tal fenómeno taxicológico se manifesta apenas numa versão de curto prazo. Vou explicitar: a tal euforia ainda não é geral, mas vai existindo em pequenos nichos de pessoas interessadas na bolsa mas com falhas no conhecimento técnico - ou seja, pessoas como eu. O que quer dizer que o interesse comprador destas pessoas talvez se enquadre numa tendência de descida de curto prazo, a tal correcção, a tal dificuldade em furar a resistência. Nós, os aspirantes instintivistas a especuladores, queremos comprar agora porque as acções desceram 2 ou 3 cêntimos, 1%, 2%, qualquer coisa por aí. E só vislumbramos a continuidade do movimento ascendente, pelo menos o regresso aos máximos recentes, porque ouvimos soundbites como "as acções nunca estão tão altas que não se deva comprar". Depois apanhamos com uma correcção de 5 ou 10%, vendemos no final da correcção, prometemos esquecer esta porcaria, e assistimos às novas subidas. Até ao dia do regresso, a coisa não pára de subir, há que comprar, de preferência mesmo junto à próxima correcção. Um dia o fenómeno massifica-se, as subidas são íngremes e o assunto torna-se realmente conversa de táxi. Aí será bom já ter aprendido com os próprios erros...

Registado: 2/9/2011 12:01

por Dr Tretas » 13/11/2013 14:13

nook Escreveu:
Repara na quantidade de novos users, acabadinhos de chegar alguns com menos de um mês, e que já sabem o que vai acontecer,

que sabem os picos do dia, que nunca perderam, que ganham dinheiro todos os dias, que decretam o início do Bull etc etc

Isto parece-me a história do taxista que o Fernando Braga de Matos conta no livro "ganhar em Bolsa".

Pois, pois, continua assim, que o comboio parte e tu ficas apeado a vê-los passar 8-)

^^^^^ Just kidding. A frase acima ilustra aquilo que ouvirias durante uma verdadeira euforia bolsista :wink:
Frases que eu próprio ouvi, em tempos passados...

por Ulisses Pereira » 13/11/2013 14:04

nook, é incomparável. O topo dos Bull Markets é feito com Telejornais a abrirem com notícias do mercado, com valorizações fantásticas, com investidores a falarem de Bolsa nos cafés, com o Ulisses a falar 4 minutos no Jornal da Noite da TVI, etc... 8-)

O que tu esás é habituado aos últimos anos em que ninguém queria saber dos mercados. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nook » 13/11/2013 13:51

Blue Epsilon Escreveu:
nook Escreveu:
Não vale a pena é tentar adivinhar o dia... numa de professor Bambo!

Salvador_Andre Escreveu:
Só prara apontar a data: 12-11-2013 deu-se o inicio do "bulissimo" do PSI 20 :)

Quando vêem com estas teorias, podemos é estar perante o síndroma do sinal contrário.
E agora não me dava muito jeito...

EDIT: Correcção de erro.

Tal e qual Blue Epsilon!

por Elias » 13/11/2013 13:38

Dr Tretas Escreveu:
Elias Escreveu:
sem2006 Escreveu:Não digo que não..só digo que não é obrigatório :wink:

Não percebi... o que é que não é obrigatório?

Também não estou a ver... Só se subirem todas exactamente o mesmo que o índice, é que não temos umas acima e outras abaixo, parece-me...

Sim, é verdade.

Podemos fazer aqui um paralelo com esta situação: tens uma população com X indivíduos, calculamos a idade média da população e esta é , por exemplo, 35 anos. A menos que todos os indivíduos que compõem a população tenham exactamente 35 anos, vai sempre haver alguns que têm mais e outros que têm menos. Não é matematicamente possível terem todos menos que a média. Com o índice é a mesma coisa.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Dr Tretas » 13/11/2013 13:34

Elias Escreveu:

Também não estou a ver... Só se subirem todas exactamente o mesmo que o índice, é que não temos umas acima e outras abaixo, parece-me...

por Blue Epsilon » 13/11/2013 13:33

nook Escreveu:

Salvador_Andre Escreveu:

Quando vêem com estas teorias, podemos é estar perante o síndroma do sinal contrário.
E agora não me dava muito jeito...

EDIT: Correcção de erro.
Editado pela última vez por Blue Epsilon em 13/11/2013 13:44, num total de 1 vez.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por nook » 13/11/2013 13:29

Federer Escreveu:Ulisses, se o psi rebentar os 6400 com a força que "pedes"

Temos que esperar por um sinal forte para considerar a quebra!!

Certamente que todas irão aproveitar o embalo...

Salvador_Andre Escreveu:

por pepe7 » 13/11/2013 13:28

se o psi rebentar os 6400 com a força que "pedes", quais as ações q mais poderão beneficiar. Ou quais os setores?

Não sendo o Ulisses,
Vou comentar... :P , certamente poderão beneficia todas (aquando da ruptura, sendo um forte sinal para o PSI20), umas é que podem subir mais que outras... :wink: umas já estão bem "Bullish" e poderão não ter uma performance melhor face a outras, tendo em conta os seus máximos histórico (mas não quer dizer que possam superar esses máximos... :roll: :wink: ) e outras sendo cíclicas e pelo brutal "bear market" poderem ter desempenhos mais interessantes, mas isto depende do desempenho da evolução da respectiva actividade da própria empresa ( Nada melhor que os gráficos para nos ajudar... :wink: )
E não quer dizer quem em "bull market", estejam cotadas em "bear market"...
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Elias » 13/11/2013 13:26

por sem2006 » 13/11/2013 13:14

Elias Escreveu:
sem2006 Escreveu:Isso também só poderia ser se todas as acções contassem com o mesmo peso para o índice, o que não acontece :wink:

Isso acontece nos índices "equal weight" (que não é o caso do PSI-20).

Mas nota que qualquer que seja a ponderação das componentes, tens sempre algumas que sobem mais que o índice e outras que sobem menos.

Não digo que não..só digo que não é obrigatório :wink:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Elias » 13/11/2013 13:08

sem2006 Escreveu:Isso também só poderia ser se todas as acções contassem com o mesmo peso para o índice, o que não acontece :wink:

Isso acontece nos índices "equal weight" (que não é o caso do PSI-20).

Mas nota que qualquer que seja a ponderação das componentes, tens sempre algumas que sobem mais que o índice e outras que sobem menos.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Doreen, Dragon56, Google [Bot], jprgodinho, Opcard, TTM62 e 36 visitantes