O vendedor de sonhos
Re: O vendedor de sonhos
Ulisses Pereira Escreveu:yaya, hoje até se distanciou um bocadinho. E, permite-me a correcção, é uma linha de resistência e não de suporte.
Um abraço,
Ulisses
É verdade Ulisses, sorry.
Mais perspectivas para 2014:
Barclays aposta nas bolsas da periferia em 2014
Crescimento acima do esperado das economias da periferia justifica preferência do banco e a Galp Energia está entre as eleitas. Bolsas europeias deverão apresentar uma valorização de 27% no próximo ano.
O Barclays Capital aposta num bom desempenho das acções dos países da periferia da Zona Euro em 2014. Espanha, Itália, Portugal e Grécia deverão apresentar ritmos de crescimento económico mais expressivos ...
Cumps
yaya, hoje até se distanciou um bocadinho. E, permite-me a correcção, é uma linha de resistência e não de suporte. 
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
PSI20 a aproximar-se da linha de suporte dos 6400
O que queria dizer é que os dados em Portugal não são importantes num quadro em que o BCE está omnipresente e de uma forma ativa como deveria ter estado antes.
Aliás, isto só inverteu positivamente após o famoso discurso de Draghi, de que tudo, mas tudo, seria feito para salvar a estabilidade do EUR e a zona Euro. Aí, os mercados acreditaram e não importou se Portugal ainda estava de rastos. Aliás, títulos de risco pararam logo de cair, inclusive a Bolsa.
E além de "salvar" os países em dificuldades, ainda levou a máximos históricos por parte dos "majors".
Tal como no outro lado do Atlântico, o rally que vem desde 2009, só atingiu as proporções a que chegou graças ao programa QE.
Não podemos combater os BC`s...
Abraço
dj
Aliás, isto só inverteu positivamente após o famoso discurso de Draghi, de que tudo, mas tudo, seria feito para salvar a estabilidade do EUR e a zona Euro. Aí, os mercados acreditaram e não importou se Portugal ainda estava de rastos. Aliás, títulos de risco pararam logo de cair, inclusive a Bolsa.
E além de "salvar" os países em dificuldades, ainda levou a máximos históricos por parte dos "majors".
Tal como no outro lado do Atlântico, o rally que vem desde 2009, só atingiu as proporções a que chegou graças ao programa QE.
Não podemos combater os BC`s...
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
djovarius Escreveu:E a realidade é que é pouco importante se Portugal cresce 0,01% ou 0,5 ou 1,1 %
Pouco importante? Alguma vez os fundos investem em países que não têm perspectivas de crescimento?

Há o cenário macroeconómico que referiu mas também temos dados microeconómicos que mostram uma inversão. Ambos contam.
Bom dia e boa semana,
Espero finalmente poder dedicar-me bastante mais ao Caldeirão
O vendedor de sonhos pode ser agora chamado de vendedor de realidades.
E a realidade é que é pouco importante se Portugal cresce 0,01% ou 0,5 ou 1,1 %
O que importa é a mudança de estratégia por parte do BCE, a sinalizar que os juros podem mesmo baixar ao nível zero a exemplo do Japão, EUA, Suíça, só para dar exemplos mais relevantes. Com o IPI e o IPC em queda, já nem a Alemanha terá força e apoios para evitar essa política monetária, que pode resvalar ainda para outro tipo de experimentalismo, como a "compra" de títulos fora do chamado "investment grade".
Seja como for, o mercado sente apoio para investir no risco.
Como tal, os papéis do PIIGS voltam a ter interesse. Assim, sem prejuízo de uma grande força compradora nos principais mercados, há margem para uma certa força compradora dos chamados periféricos, ainda que de uma forma seletiva. Não virão aqui comprar às cegas.
Isto traz alívio aos juros em diversos prazos e dá para compras no mercado acionista.
Assim, com uma ou outra correção de curto prazo, temos grandes hipóteses a favor dos touros.
Só há uma nuvem negra nesta história: se o mercado começa a tomar em consideração uma desaleração do crescimento em certos blocos regionais, que pode mesmo ser global. Há que ter isso em conta, mas não é o cenário mais preocupante hoje.
Abraço
djovarius
Espero finalmente poder dedicar-me bastante mais ao Caldeirão

O vendedor de sonhos pode ser agora chamado de vendedor de realidades.
E a realidade é que é pouco importante se Portugal cresce 0,01% ou 0,5 ou 1,1 %
O que importa é a mudança de estratégia por parte do BCE, a sinalizar que os juros podem mesmo baixar ao nível zero a exemplo do Japão, EUA, Suíça, só para dar exemplos mais relevantes. Com o IPI e o IPC em queda, já nem a Alemanha terá força e apoios para evitar essa política monetária, que pode resvalar ainda para outro tipo de experimentalismo, como a "compra" de títulos fora do chamado "investment grade".
Seja como for, o mercado sente apoio para investir no risco.
Como tal, os papéis do PIIGS voltam a ter interesse. Assim, sem prejuízo de uma grande força compradora nos principais mercados, há margem para uma certa força compradora dos chamados periféricos, ainda que de uma forma seletiva. Não virão aqui comprar às cegas.
Isto traz alívio aos juros em diversos prazos e dá para compras no mercado acionista.
Assim, com uma ou outra correção de curto prazo, temos grandes hipóteses a favor dos touros.
Só há uma nuvem negra nesta história: se o mercado começa a tomar em consideração uma desaleração do crescimento em certos blocos regionais, que pode mesmo ser global. Há que ter isso em conta, mas não é o cenário mais preocupante hoje.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Perspectivas para 2014:
A agência Moody's muda outlook de negativo para estável salienta vários aspectos positivos para 2014 se o OE2014 for aplicado:
• Portugal irá registar em 2014 o primeiro excedente primário desde meados dos anos 90 (0,3% do PIB)
• Portugal irá registar em 2014 a primeira descida anual do rácio de dívida pública (face ao PIB) desde 2000 devido à subida do PIB
• Os cortes da despesa serão o "foco predominante", que contrasta com os aumentos de impostos "substanciais" de 2013
• Melhoria da situação orçamental
• Progressivo desanuviamento das perspectivas económicas: estimativa de crescimento do PIB em 2014 e da Espanha e zona Euro (clientes de empresas nacionais)
• Risco reduzido de uma reestruturação da dívida. Melhoria da situação de liquidez e o programa cautelar no pós-troika através do MEEF com uma linha de crédito para apoio no regresso aos mercados, se for preciso
• Efeito positivo das reformas estruturais, mas ainda difícil de medir as consequências
O City refere que se o programa cautelar for aprovado os juros poderão baixar. Fala-se nos jornais que as negociações deste programa arrancam ns primeiros meses de 2014.
As estimativas do governo, CE, BdP apontam para o PIB a crescer em 2014.
A agência Moody's muda outlook de negativo para estável salienta vários aspectos positivos para 2014 se o OE2014 for aplicado:
• Portugal irá registar em 2014 o primeiro excedente primário desde meados dos anos 90 (0,3% do PIB)
• Portugal irá registar em 2014 a primeira descida anual do rácio de dívida pública (face ao PIB) desde 2000 devido à subida do PIB
• Os cortes da despesa serão o "foco predominante", que contrasta com os aumentos de impostos "substanciais" de 2013
• Melhoria da situação orçamental
• Progressivo desanuviamento das perspectivas económicas: estimativa de crescimento do PIB em 2014 e da Espanha e zona Euro (clientes de empresas nacionais)
• Risco reduzido de uma reestruturação da dívida. Melhoria da situação de liquidez e o programa cautelar no pós-troika através do MEEF com uma linha de crédito para apoio no regresso aos mercados, se for preciso
• Efeito positivo das reformas estruturais, mas ainda difícil de medir as consequências
O City refere que se o programa cautelar for aprovado os juros poderão baixar. Fala-se nos jornais que as negociações deste programa arrancam ns primeiros meses de 2014.
As estimativas do governo, CE, BdP apontam para o PIB a crescer em 2014.
Caro Ulisses Pereira,
Muito Obrigado pela tua opinião. Quando se vês estas subidas constantes (ainda bem...
) e se está de fora há bastante tempo, ficamos tentados a arriscar. Claro que nesta fase é mais arriscado (ou não...) que há 12 meses atrás que estávamos em mínimos. Com a descida das taxas de juro a 10 anos das OT , esta descida do taxa do BCE e com a eminente quebra da resistência em torno dos 6400 pontos no PSI a tentação para entrar é grande. No entanto, julgo que o mais prudentes será esperar apenas mais um pouco mais para ver como evolui o mercado.
Obrigado,
Muito Obrigado pela tua opinião. Quando se vês estas subidas constantes (ainda bem...

Obrigado,
Ulisses Pereira Escreveu:poseidon, nesta altura quem está de fora e quer entrar deve esperar por uma ruptura clara da resistência, o que ainda não aconteceu.
yaya, não creio que tenha nada a ver. Os certificados estão a ter uma óptima adesão mas ao pé do financiamento que Portugal necessita quando vai ao mercado são apenas uma gota de água no oceano.
Um abraço,
Ulisses
- Registado: 13/6/2008 10:22
Não significa um fecho 1% acima. Significa vários fechos claros.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:yaya, não creio que tenha nada a ver. Os certificados estão a ter uma óptima adesão mas ao pé do financiamento que Portugal necessita quando vai ao mercado são apenas uma gota de água no oceano.
Um abraço,
Ulisses
Se em 3 dias o igcp encaixou 100 milhões é fazer as contas para um mês ou um ano. Pelo menos ultrapassou a estimativa do estado. Para 2014 o estado espera 2,5 mil milh. Se conseguir mais não precisa de ir aos mercados.

Ulisses Pereira Escreveu:poseidon, nesta altura quem está de fora e quer entrar deve esperar por uma ruptura clara da resistência, o que ainda não aconteceu.
yaya, não creio que tenha nada a ver. Os certificados estão a ter uma óptima adesão mas ao pé do financiamento que Portugal necessita quando vai ao mercado são apenas uma gota de água no oceano.
Um abraço,
Ulisses
Caro Ulisses, uma rotura clara da resistência significa mm o k?

poseidon, nesta altura quem está de fora e quer entrar deve esperar por uma ruptura clara da resistência, o que ainda não aconteceu.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Então e quais serão aquelas que podem ter mais perspectivas para subir caso se ultrapasse a resistência dos 6400? Hoje foi divulgado que a taxa desemprego baixou no 3T, o que é sinal que o PIB pode ter voltado a subir. Com estas notícias em minha opinião está prestes a romper a barreira.
O PIB é divulgado dia 14. A CE divulgou o PIB para Portugal em 2014 e 2015 a crescer.
Será que o sector da banca vai subir? Eu não tenho muita fé neste sector (por enquanto) dado que ainda há muitas imparidades e os resultados 3T mostram prejuízos globais de mil milhões. Ainda há muito por limpar.
Já agora isto é um dado que reparei. As yelds 10 anos baixaram abaixo 6% numa altura em que os novos certificados tes. estão a ter boa aceitação. Ou seja com estes novos certif. o estado não fica tão dependente do financiamento nos mercados. Será que tem alguma coisa a ver com outra?
A Irlanda está quase a terminar o programa da troika em dezembro. Caso as coisas terminem bem na Irlanda é sinal que Portugal pode seguir o mesmo rumo. Vamos ver se os fundos vão olhar para o PSI20 com outros olhos. Eu acho que é de entrar antes de Dezembro.
Robert Parker (gestor activos do Crédit Suisse): em novembro e dezembro investidores estrangeiros regressarão ao PSI20, devido à retoma económica.
Cumps
O PIB é divulgado dia 14. A CE divulgou o PIB para Portugal em 2014 e 2015 a crescer.
Será que o sector da banca vai subir? Eu não tenho muita fé neste sector (por enquanto) dado que ainda há muitas imparidades e os resultados 3T mostram prejuízos globais de mil milhões. Ainda há muito por limpar.
Já agora isto é um dado que reparei. As yelds 10 anos baixaram abaixo 6% numa altura em que os novos certificados tes. estão a ter boa aceitação. Ou seja com estes novos certif. o estado não fica tão dependente do financiamento nos mercados. Será que tem alguma coisa a ver com outra?
A Irlanda está quase a terminar o programa da troika em dezembro. Caso as coisas terminem bem na Irlanda é sinal que Portugal pode seguir o mesmo rumo. Vamos ver se os fundos vão olhar para o PSI20 com outros olhos. Eu acho que é de entrar antes de Dezembro.
Robert Parker (gestor activos do Crédit Suisse): em novembro e dezembro investidores estrangeiros regressarão ao PSI20, devido à retoma económica.
Cumps
Editado pela última vez por yaya em 7/11/2013 13:49, num total de 2 vezes.
Bom dia Caro Ulisses Pereira,
Como sempre,uma excelente análise à ituação do PSI20!!!
Para quem está de "fora"
, nesta fase será preferível esperar mais um pouco para se confirmar o "rompimnento" dos 6400 pts, ou será preferível não esperar mais ...?
Obrigado.
Como sempre,uma excelente análise à ituação do PSI20!!!

Para quem está de "fora"

Obrigado.
Ulisses Pereira Escreveu:Quase isso, epinayÉ bom ver também os Telejornais a reduzirem em cerca de metade (estimativa altamente científica realizada agora na minha cabeça
) as notícias sobre a crise e a começarem as boas notícias, com os jornalistas a perceberem que as boas notícias também vendem. E começam a aparecer
Um abraço,
Ulisses
- Registado: 13/6/2008 10:22
Sr_SNiper Escreveu:Quando é que se vai saber novidades sobre o veredito do TC?
Depende do que o PR fizer ao OE. Pode ser no fim do ano ou lá para o fim do 1º, 2º trimestre
Quase isso, epinay
É bom ver também os Telejornais a reduzirem em cerca de metade (estimativa altamente científica realizada agora na minha cabeça
) as notícias sobre a crise e a começarem as boas notícias, com os jornalistas a perceberem que as boas notícias também vendem. E começam a aparecer 
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Sou nadaE fico muito feliz que, 16 meses depois, os mercados estejam no ponto que estão. Ainda me lembro de como fechei os olhos quando carreguei no "send" ao enviar o artigo do final do meu pessimismo em Junho do ano passado.
![]()
Um abraço,
Ulisses
Uma coisa tenho a certeza : só não aproveita as tuas borlas quem não quer

“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Salvador Dali
Temos uma "tempestade perfeita"??? Neste caso a "Bonança perfeita"?? Só falta amanha o Bce descer a tx de juro 

- Registado: 15/2/2012 12:50
E os juros da dívida pública em forte queda em todas as maturidades... 

- Registado: 24/6/2009 17:31
Sou nada
E fico muito feliz que, 16 meses depois, os mercados estejam no ponto que estão. Ainda me lembro de como fechei os olhos quando carreguei no "send" ao enviar o artigo do final do meu pessimismo em Junho do ano passado.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
És um desmancha prazeres
... 

“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Salvador Dali
Recordo que quebrar a resistência não é fechar um bocadinho acima dela, numa sessão. 
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Vamos ver se é desta!
"Quebra da zona de resistência entre os 6300 e 6400 pontos seria o romper do último bastião urso e abriria caminho para uma cavalgada do Psi-20"
"Quebra da zona de resistência entre os 6300 e 6400 pontos seria o romper do último bastião urso e abriria caminho para uma cavalgada do Psi-20"
- Registado: 15/2/2012 12:50
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Doreen, Dragon56, Ferreiratrade, jprgodinho, Opcard, paulopereira.pp36.pp, TTM62 e 47 visitantes