Noticias de 23 de Janeiro de 2004
25/01/2004 - 07h46
Brasileiro contesta que irmãos Wrights tenham voado primeiro
HENRIQUE LINS DE BARROS
especial para a Folha de S.Paulo
O marco é 12 de novembro de 1906. A pergunta: por que antes dessa data, e apesar dos esforços de muitos inventores, o avião não havia aparecido no rol dos inventos? E por que, após 12 de novembro de 1906, vários inventores conseguiam voar? Em menos de dez anos o avião já era uma máquina de guerra. Mais dez anos e o avião já atravessava o Atlântico e voava na Europa e nas Américas. Na década de 1930, o avião era um meio de transporte transatlântico. O desafio é responder a essas questões. A figura central dessa transformação é a do brasileiro Alberto Santos-Dumont.
Outra pergunta, entretanto, surge. Por que Santos-Dumont é rapidamente eclipsado pelos irmãos Wrights, dos EUA? Não há dúvida de que em fins de 1908 os dois americanos assumiram uma posição de destaque e de que o vôo de 17 de dezembro de 1903 passou a ser considerado o primeiro vôo (embora nunca tenha sido homologado). Mas isso somente em 1908. O vôo mudou nesse momento, e é interessante entender o que se passou.
O aparelho Flyer de 1903, construído por Orville e Wilbur Wright, pesava 274 quilos e possuía um motor de 12 HP. Em 17 de dezembro de 1903, os dois irmãos realizaram quatro vôos, o último e mais longo de cerca de 260 metros e 59 segundos de duração, sob a ação de um vento de cerca de 33 quilômetros por hora. O aparelho não ultrapassou cinco metros de altura. O vôo teve início em terreno com uma inclinação de aproximadamente 9. A diferença de cota entre o ponto inicial e o final foi superior a algumas dezenas de metros.
Vôo sem milagres
A fotografia do quarto vôo é muito pouco conhecida. Nela se vê ao longe o avião já quase tocando o chão. O que chama a atenção é o fato de vermos uma paisagem de cima, como que tirada de uma pequena elevação, o que de fato foi. E a conclusão é simples: foi um vôo descendente, planado e prolongado por um motor. Com o vento ascendente e uma pequena inclinação, podemos entender como o pequeno motor acionando duas grandes hélices pôde fazer o Flyer voar, pois não há milagres na aviação.
Após o quarto vôo, com o aparelho danificado, Orville e Wilbur Wright levaram o aparelho colina acima e começaram a discutir sobre o que haviam feito, mas o vento forte tirou o Flyer do chão e o arrastou, destruindo-o por completo. Não foi preciso motor para o invento sair do chão.
Sem possibilidade de continuar seus ensaios, Orville passou um telegrama para o pai: "Sucesso em quatro vôos quinta-feira manhã. Todos contra vento de 21 milhas iniciados no nível do chão com potência de motor somente. velocidade média através do ar 31 milhas o maior 57 [sic] segundos informe imprensa local". No dia seguinte, o "Dayton Daily News" publicou uma nota com o título: "Meninos de Dayton Emulam o Grande Santos-Dumont".
Os critérios da Federação
A questão do vôo era crucial. Era preciso diferenciar um vôo de um salto, e para isso foram criados critérios que possibilitariam dizer se um novo invento era, de fato, um avião. Esses critérios foram aceitos pela Federação Internacional de Aeronáutica (FAI), órgão que foi criado em 1905. Os pontos essenciais diziam que:
1. O aparelho deveria transportar todos os elementos necessários para o vôo. Não seria considerado o vôo assistido por elemento externo (vento, catapulta, inclinação etc.);
2. O vôo deveria ser completo (decolagem, vôo propriamente dito e pouso);
3. A prova deveria ser anunciada com antecedência, ser controlada por uma comissão, ultrapassar metas preestabelecidas e ser pública.
Como não satisfez tais critérios, o vôo de 1903 não foi o primeiro. Antes dos Wrights, outros inventores já haviam anunciado ter voado: A. Mozhaiski (1884), C. Ader (1890 e 1897), A. Herring (1898), G. Whitehead (1901) e R. Pearce (1903), entre outros. Cada um deles trafegou no ar. Nenhum, entretanto, realizou vôo completo e homologado.
As notícias eram sensacionalistas, como a que apareceu no "Dayton Daily News". Em todas essas ocasiões, as manchetes não deixavam dúvida: o avião havia sido inventado.
O tempo mostrou que esses feitos careciam de elementos essenciais. Os aparelhos não eram capazes de decolar, não tinham estabilidade ou simplesmente realizaram um único vôo em condições não controladas.
Compreendendo os critérios, por outro lado, entende-se a razão que levou os irmãos Wrights a suspenderem seus ensaios poucos dias após a criação da FAI, uma vez que nenhum de seus vôos (realizados entre 1903 e 1905) haviam sido homologados, pois não satisfaziam as condições.
Sem influência
Até 1908 os Wrights não influenciaram o desenvolvimento do avião. Foram importantes no vôo planado no período de 1900 a 1903, mas os vôos motorizados realizados por eles em nada influenciaram os demais inventores, simplesmente porque não divulgaram qualquer informação (planos, descrição, fotos etc.) de nenhum de seus aviões antes de 1908.
Em 1908, quando os Wrights finalmente se apresentaram em público, eles possuíam um aparelho bastante mais avançado do que o de 1903. Era um aperfeiçoamento do artefato de 1905, influenciado pelo trabalho dos outros inventores, capaz de se manter no ar por um grande tempo.
De fato, em fins de 1908 Wilbur conseguiu realizar um vôo de 124 quilômetros de extensão com um aparelho que dependia do vento intenso ou da catapulta para levantar vôo. Mas nessa época os inventores já sabiam decolar e manobrar no ar. Em setembro de 1906, Santos-Dumont realizou um pequeno salto com seu primeiro avião, o 14-bis: "O dia 13 de setembro de 1906 será doravante histórico, pois, pela primeira vez, um homem elevou-se no ar por seus próprios meios... e essa é uma vitória importante para os partidários do "mais pesado que o ar" " (como relatou a publicação "La Nature", em 1906).
Prêmios
Em 23 de outubro, Santos-Dumont conseguiu voar 60 metros decolando com o 14-bis. Ganhou o Prêmio Archdeacon. Em 12 de novembro, após realizar vários vôos em três sessões ("tentativas", como consta das atas), realizou o vôo de 220 metros e ganhou o Prêmio do Aeroclube da França.
Foram o primeiro vôo homologado da história da aviação e os primeiros recordes de distância e velocidade. "A quarta tentativa foi feita no sentido inverso das três anteriores. O aviador saiu contra o vento... O aparelho, favorecido pelo vento de proa e também por uma leve inclinação, está quase que imediatamente em vôo. Desfila apaixonadamente, surpreende os espectadores mais distantes, que não se acomodaram a tempo. Para evitar a multidão, Santos-Dumont aumenta a incidência e ultrapassa seis metros de altura." ("L'Aerophile", 1906)
Em 13 de janeiro de 1908, H. Farman decolou e realizou um vôo circular de um quilômetro, mostrando que era possível controlar no ar um aparelho capaz de sair pelos próprios meios do chão. E, se o avião decolava e era controlado, a atenção de todos se voltou para a parte aérea do vôo. Só então os Wrights se apresentaram e fizeram um enorme sucesso. Mas o que mostravam não era um avião, como relatou entusiasmado uma das mais importantes testemunhas oculares, F. Peyrey, ao ver as primeiras demonstrações de Wilbur na França, em 1908: "No tipo Wright, as rodas são proscritas. Seu modo de partida suprime os pesados chassis... É a realização dos partidários dos helicópteros e dos ornitópteros" ("La Vie au Grand Air", 1908). A conclusão é simples: em 1908 houve uma mudança de paradigma na questão do vôo. A decolagem ficou em segundo plano, e o que passou a interessar foi a permanência no ar.
Contrato leonino
O segundo parágrafo da cláusula contratual do termo de doação do Flyer (1948) à Smithsonian Institution diz o seguinte:
"Nem a Smithsonian nem seu sucessor, ou quaisquer museu, agência, birô ou instalações administrados para os EUA pela Smithsonian Institution, ou seus sucessores, podem publicar ou permitir ser exposta uma afirmação ou letreiro em conexão ou com respeito a qualquer modelo de avião ou projeto anterior ao aeroplano Wright de 1903, reivindicando que tal avião tenha sido capaz de carregar um homem e seu motor num vôo controlado."
Com esse contrato fica realmente impossível a Smithsonian admitir que o vôo de 1903 não foi o primeiro vôo da história.
Henrique Lins de Barros, físico, é pesquisador titular do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e autor do livro "Santos-Dumont e a Invenção do Vôo" (Jorge Zahar Editor, 2003)
Salada de Camarão
camarão
30m
médio
2 Pessoas
n.d.
Fonte:
Comezainas
Ingredientes:
água: 4 colheres de sopa
alface: 1
camarão: 250 gr
cebola grande: 1
cebolinha (alho francês ou alho pôrro): 1 colher de sobremesa
chicória: q.b.
limão: 10 gotas
milho: q.b.
óleo: 5 colheres de sopa
sal: q.b.
salsa: q.b.
tomate: 2
Preparação:
Lave bem os camarões e coza em água a ferver com sal durante 5 minutos. Depois de escorrer, retire cascas e tripas. Faça um molho, batendo o óleo, a cebola, a salsa e a cebolinha picadas, acrescentando limão, sal e água. Lave bem as folhas de alface e a chicória, escolha as melhores folhas. Corte os tomates em quartos, retirando peles e graínhas. Disponha as folhas de alface e a chicória numa taça, depois os camarões já frios, cubra com o molho, enfeite com o tomate e o milho e sirva
camarão
30m
médio
2 Pessoas
n.d.
Fonte:
Comezainas
Ingredientes:
água: 4 colheres de sopa
alface: 1
camarão: 250 gr
cebola grande: 1
cebolinha (alho francês ou alho pôrro): 1 colher de sobremesa
chicória: q.b.
limão: 10 gotas
milho: q.b.
óleo: 5 colheres de sopa
sal: q.b.
salsa: q.b.
tomate: 2
Preparação:
Lave bem os camarões e coza em água a ferver com sal durante 5 minutos. Depois de escorrer, retire cascas e tripas. Faça um molho, batendo o óleo, a cebola, a salsa e a cebolinha picadas, acrescentando limão, sal e água. Lave bem as folhas de alface e a chicória, escolha as melhores folhas. Corte os tomates em quartos, retirando peles e graínhas. Disponha as folhas de alface e a chicória numa taça, depois os camarões já frios, cubra com o molho, enfeite com o tomate e o milho e sirva
Lendas do Distrito de Beja
Lenda do Milagre de Ourique
A Batalha de Ourique é um episódio simbólico para a monarquia portuguesa, pois conta-se que foi nela que D. Afonso Henriques foi pela primeira vez aclamado rei de Portugal, em 25 de Julho de 1139. Foi no campo de Ourique que se defrontaram o exército cristão e os cinco reis mouros de Sevilha, Badajoz, Elvas, Évora e Beja e os seus guerreiros, que ocupavam o sul da península. A lenda conta que um pouco antes da batalha, D. Afonso Henriques foi visitado por um velho homem que o rei já tinha visto em sonhos e que lhe fez uma revelação profética de vitória. Contou-lhe ainda que "sem dúvida Ele pôs sobre vós e sobre a vossa geração os olhos da Sua Misericórdia, até à décima sexta descendência, na qual se diminuirá a sucessão. Mas nela, assim diminuída, Ele tornará a pôr os olhos e verá." O rei deveria ainda, na noite seguinte, sair do acampamento sozinho logo que ouvisse a sineta da ermida onde o velho vivia, o que aconteceu. O rei foi surpreendido por um raio de luz que progressivamente iluminou tudo em seu redor, deixando-o distinguir aos poucos o Sinal da Cruz e Jesus Cristo crucificado. O rei emocionado ajoelhou-se e ouviu a voz do Senhor que lhe prometeu a vitória naquela e em outras batalhas: por intermédio do rei e dos seus descendentes, Deus fundaria o Seu império através do qual o Seu Nome seria levado às nações mais estranhas e que teria para o povo português grandes desígnios e tarefas. D. Afonso Henriques voltou confiante para o acampamento e, no dia seguinte, perante a coragem dos portugueses os mouros fugiram, sendo perseguidos e completamente dizimados. Conforme reza a lenda, D. Afonso Henriques decidiu que a bandeira portuguesa passaria a ter cinco escudos ou quinas em cruz representando os cinco reis vencidos e as cinco chagas de cristo, carregadas com os trinta dinheiros de Judas.
A Morte do Lidador Num dia longínquo de 1170, Gonçalo Mendes da Maia, nomeado Lidador pelas muitas batalhas travadas e ganhas contra os Mouros, decidiu celebrar os seus 95 anos com um ataque ao famoso mouro Almoleimar. Da cidade de Beja saiu o Lidador naquela manhã com trinta cavaleiros fidalgos e trezentos homens de armas, sabendo de antemão que o exército de Almoleimar era muitas vezes superior. Perto do meio-dia, pararam os cavaleiros para descansar perto de um bosque onde emboscados aguardavam os mouros. A primeira seta feriu de morte um guerreiro português, o que fez com que o exército cristão se pusesse em guarda. Frente a frente se mediam a destreza e perícia árabes, invocando Allah, e a rudeza e força cristãs, clamando por Santiago. A batalha começou e ambos os exércitos se debateram com coragem, até que num dado momento Gonçalo Mendes e Almoleimar cruzaram espadas em cima dos seus cavalos. Um dos vários golpes desferidos atingiu Gonçalo Mendes que, mesmo ferido, atacou com raiva Almoleimar, que ripostou. O resultado foram dois golpes fatais, um dos quais matou o mouro e outro que deixou Gonçalo Mendes Maia ferido de morte. O Lidador, moribundo, perseguiu com os seus homens os mouros que debandavam em fuga até que o esforço de um último golpe sobre um cavaleiro árabe lhe agravou os ferimentos. O Lidador caiu morto na terra juncada de mais de mil corpos inimigos. Os cerca de sessenta cristãos sobreviventes celebraram com lágrimas esta última vitória do Lidador. Um sacerdote templário disse em voz baixa as palavras do Livro da Sabedoria: "As almas dos justos estão na mão de Deus e não os afligirá o tormento da morte".
Pezinhos de Coentrada
Receita da região Baixo Alentejo
Ingredientes:
8 pezinhos de porco
100g de banha
2 molhos de coentros
2 folhas de louro
8 dentes de alho
3 colheres de farinha
1dl de vinagre
Sal
Preparação:
Arranjam-se muito bem os pés de porco e abrem-se ao meio. Salgam-se durante 2 ou 3 dias. Depois de limpos de sal, cozem-se muito bem. Escolhem-se as folhas dos coentros e pisam-se num almofariz, juntamente com os alhos e o sal. Num tacho, derrete-se a banha e alouram-se ligeiramente os condimentos que foram pisados no almofariz, assim como as folhas de louro. Em seguida, colocam-se os pezinhos com um pouco de água onde foram cozidos. A água deverá ser passada por um passador de rede fina. Deixa-se apurar um pouco, para depois se acrescentar a farinha e o vinagre, previamente misturados.
Observações:
Normalmente, acompanha-se com pão frito.
Receita da região Baixo Alentejo
Ingredientes:
8 pezinhos de porco
100g de banha
2 molhos de coentros
2 folhas de louro
8 dentes de alho
3 colheres de farinha
1dl de vinagre
Sal
Preparação:
Arranjam-se muito bem os pés de porco e abrem-se ao meio. Salgam-se durante 2 ou 3 dias. Depois de limpos de sal, cozem-se muito bem. Escolhem-se as folhas dos coentros e pisam-se num almofariz, juntamente com os alhos e o sal. Num tacho, derrete-se a banha e alouram-se ligeiramente os condimentos que foram pisados no almofariz, assim como as folhas de louro. Em seguida, colocam-se os pezinhos com um pouco de água onde foram cozidos. A água deverá ser passada por um passador de rede fina. Deixa-se apurar um pouco, para depois se acrescentar a farinha e o vinagre, previamente misturados.
Observações:
Normalmente, acompanha-se com pão frito.
Ossobuco de Vitelo
(2 pessoas )
a...
Ingredientes
Ossobuco
1kg de ossobuco de vitelo
1 talo de alho-poró
1 talo de salsão
1 ramo de tomilho
2 folhas de louro
1 tomate cortado em 6 fatias
½ cebola cortada em 4 partes
30g de manteiga
½ copo de vinho branco seco
1 litro de água
1 cenoura média picada
150ml de óleo de soja para dourar o ossobuco
Sal e pimenta a gosto
Guarnição
400g de massa tagliatelle
Decoração
1 maço pequeno de ciboulette
1 ramo pequeno de tomilho
Modo de Preparo
Ossobuco
Doure o ossobuco no óleo. Reserve. Em uma panela grande, coloque a manteiga, o salsão, o alho-poró, a cebola, o tomate, a cenoura, o tomilho e o louro. Deixe dourar um pouco. Adicione o vinho branco e disponha o ossobuco no fundo da panela sobre os ingredientes. Coloque a água até cobri-lo, tampando o recipiente para cozinhar em fogo médio por 30 minutos. Depois, separe somente a carne e reserve ao lado. Retire as folhas de louro e do tomilho do molho. O restante dos ingredientes devem ser triturados em um liqüidificador, coando-os em seguida. Retorne o ossobuco à panela, adicionando o molho coado. Deixe ferver. Acerte o sal e a pimenta.
Guarnição
Cozinhe a massa em água e sal. Reserve al dente. Coloque o molho de ossobuco.
Montagem
Em um prato raso, disponha 3 ou 4 pedaços de ossobuco. Coloque o molho em volta. Decore com tomilho. Sirva a massa à parte com o molho e ciboulette.
Paupiette de linguado com camarão
Paupiette de linguado com camarão ao molho de maracujá (4 pessoas)
Ingredientes
- 400g de filé de linguado
- 12 unidades de camarão VG com casca
- 100g de espinafre (folhas grandes)
- suco de 1 limão
- sal e pimenta do reino em pó
Modo de preparo
Descasque os camarões sem tirar o rabinho. Tempere o filé de linguado e o camarão com o suco de limão, o sal e a pimenta. Leve à geladeira por 15 minutos.
Coloque as folhas de espinafre por 10 segundos na água fervente. Retire-as e coloque-as no gelo.
Retire os camarões da geladeira e coloque-os no vapor por 3 minutos. Envolva os camarões com as folhas de espinafre e, depois, com o filé de linguado. Coloque-os novamente por 3 minutos no vapor.
Molho de maracujá
- 100 ml de vinho branco seco
- poupa de 1 maracujá
- 20g de manteiga extra
- 1 folha de louro
- 1 échalote picado
- 20 ml de creme de leite
- sal e pimenta do reino em pó
Modo de preparo
Coloque o vinho branco, a échalote, a poupa de maracujá e a folha de louro em uma panela e deixe em fogo brando para reduzir o molho à metade. Retirar do fogo, acrescentar o creme de leite, tirar a folha de louro e bater o restante no liqüidificador.
Guarnições
- 300g de batata inglesa
- 100g de abobrinha verde
- 100g de abobrinha amarela
- 100g de berinjela
- 100g de cenoura
- 50g de manteiga
- 100g de pimentões verde, amarelo e vermelho
- 5g de gergelim preto
- folhas de manjericão roxo
Modo de preparo
Tornear a abobrinha verde, a amarela e a berinjela. Cortar a cenoura em forma de flor. Cortar a batata em forma de champignon. Cortar os pimentões com um cortador de trufas. Todos os ingredientes devem ser cozidos com água e sal e refogados na manteiga.
Montagem
Coloque os paupiettes no prato decorados com gergelim preto. Coloque as guarnições ao lado. O molho quente à frente dos camarões, decorados com o manjericão roxo.
EUA encerram mistos com tomada mais-valias
23-1-2004 21:0
Os resultados positivos da Microsoft foram insuficientes para suster a queda dos índices norte-americanos ao longo da sessão. Os investidores aproveitaram a última sessão da semana para realizarem mais-valias.
Nos últimos dias, os investidores têm conduzido o preço das acções para baixo, ainda que os resultados apresentados pelas empresas tenham superado as expectativas. No entanto, os preços das acções já reflectiam os resultados agora apresentados.
A Microsoft Corp. somou mais de um e meio por cento. O gigante informático superou as expectativas, com a forte procura de computadores pessoais a impulsionarem as vendas. A tecnológica subiu as estimativas para este ano.
A AT&T Corp. perdeu quase três e meio por cento com a redução nas recomendações. Os lucros da operadora de telecomunicações superou as estimativas dos analistas, mas as receitas ficaram aquém das estimativas, devido à descida da procura e da concorrência nos telefones móveis.
A Kodak recuou dos ganhos da sessão de ontem. O plano de reestruturação da multinacional passa pela redução até 15 mil postos de trabalho em todo o mundo. As acções caíram quase três e meio pontos percentais.
As acções da Regions Financial Corp. e da Union Planters Corp. subiram 5,30 e 4,18 por cento, respectivamente, com o anúncio da fusão.
A Mckesson Corp. recuou quase sete por cento com os lucros a falharem as previsões dos analistas. Os preços dos medicamentos prejudicaram os lucros da divisão farmacêutica.
O índice Dow Jones encerrou a perder 0,52 por cento, enquanto que o índice Nasdaq conseguiu recuperar e ganhou 0,23 por cento.
BolsaPt.com
Europa encerra mista com Sanofi e Porsche a pressionarem
23-1-2004 19:44
As principais praças europeias finalizaram a semana em terreno misto. Os mercados da plataforma Euronext encerrara em queda ligeira, com o índice francês CAC a perder 0,06 por cento, o belga BEL a descer 0,14 por cento e o holandês AEX a recuar 0,23 por cento. O índice Euronext Top 100 desceu 0,12 por cento. Em contra-ciclo, o índice Next 150 ganhou 0,09 por cento.
A ausência de notícias macroeconómicas importantes levou os investidores a privilegiarem a compra de acções de títulos alvo.
A Porsche registou um crescimento de 16 por cento nos lucros líquidos no primeiro semestre fiscal para os 118 milhões de euros. Contudo, as acções desceram perto de três por cento.
Ainda no sector automóvel, a Volkswagen recuou pouco mais de um por cento e a BMW perdeu mais de meio ponto percentual.
O sector farmacêutico prepara-se para assistir à maior fusão do sector. A Sanofi desceu quase sete por cento, depois do diário “New York Times” noticiar que a segunda maior farmacêutica da França deve apresentar uma oferta de compra da Aventis. As acções da Aventis subiram mais de um e meio por cento.
O Capitalia, o quarto maior banco italiano em activos, deve aceitar a oferta de aquisição do holandês ABN Amro Holding, segundo o jornal italiano “Il Giornale”. Contudo, ambas as instituições negam a notícia. O Capitalia ganhou quase dois e meio por cento, quanto que o ABN Amro desceu pouco mais de um por cento.
Nos restantes mercados europeus, o índice alemão DAX ganhou 0,29 por cento, o britânico Footsie desceu 036 por cento, o italiano MIB avançou 0,11 por cento e o espanhol IBEX somou 0,16 por cento.
BolsaPt.com
OPEP a favor de descida do preço do petróleo
23-1-2004 17:22
O preço de petróleo recua no mercado londrino com a Arábia Saudita a defender uma descida no preço do petróleo.
O ministro do Petróleo saudita, Ali al-Naimi, concorda com a descida do preço do crude até aos 25 dólares por barril. Acrescenta que a opinião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) situa-se entre os 22 e os 28 dólares por barril. Este é um sinal de recuo por parte da OPEP quando defendia preços em alta devido à desvalorização do dólar.
O contrato para entrega em Março no IPE-Brent desce 1,03 por cento para os 30,79 dólares por barril.
BolsaPt.com
Euro em queda face a eventual descida nas taxas de juro
23-1-2004 17:13
O euro segue em queda face ao dólar depois da Reuters anunciar que o Banco Central Europeu (BCE) vai baixar as taxas de juro em resposta à valorização da moeda única europeia.
O BCE manteve, este mês, as taxas de juro nos dois por cento. Hans-Helmut Kotz, membro do Bundesbank, afirmou, em entrevista à Bloomerg, que “o BCE está atento aos movimentos voláteis no mercado cambial”. Contudo, os políticos continuam a afirmar que a subida do euro pode prejudicar a competitividade das exportações europeias.
O euro desce 0,82 por cento para os 1,2613 dólares.
BolsaPt.com
23-1-2004 17:13
O euro segue em queda face ao dólar depois da Reuters anunciar que o Banco Central Europeu (BCE) vai baixar as taxas de juro em resposta à valorização da moeda única europeia.
O BCE manteve, este mês, as taxas de juro nos dois por cento. Hans-Helmut Kotz, membro do Bundesbank, afirmou, em entrevista à Bloomerg, que “o BCE está atento aos movimentos voláteis no mercado cambial”. Contudo, os políticos continuam a afirmar que a subida do euro pode prejudicar a competitividade das exportações europeias.
O euro desce 0,82 por cento para os 1,2613 dólares.
BolsaPt.com
EDP e PT impulsionam Euronext Lisbon
23-1-2004 16:32
O mercado nacional encerrou com ganhos ligeiros, num Europa mista. Os ganhos da PT e da EDP impulsionaram o índice, enquanto que o BCP travou maiores ganhos. O índice PSI-20 ganhou 0,42 por cento para os 7.018,31 pontos.
A Electricidade de Portugal (EDP) ganhou perto de um e meio por cento. O Diário Económico noticia que a eléctrica deve construir, a partir de 2007, uma nova central de ciclo combinado a gás natural, semelhante à do Carregado. Um projecto que representa um investimento de 660 milhões de euros.
A Portugal Telecom (PT) recuperou das perdas das últimas sessão e subiu mais de um por cento. Carlos Vasconcellos e Cruz deixa a presidência da PT Comunicações para assumir a PT Investimentos Internacionais. Miguel Horta e Costa assume a presidência da PT Comunicações.
A PT Multimédia acompanha a subida da PT e soma 0,29 por cento.
O Banco Comercial Português (BCP) acentua as perdas de ontem ao descer mais de meio por cento.
A SonaeCom liderou as descidas. Perdeu 1,74 por cento, ainda sob efeito da suspensão do acesso à Internet por banda larga pelo Clix.
A Impresa avançou 1,23 por cento. A Jerónimo Martins caiu 0,10 por cento.
A ParaRede chegou a somar mais de três por cento, mas acabou por fechar sem variação.
BolsaPt.com
PSI-20 encerra impulsionado pela EDP e PT
23-1-2004 16:31
O mercado nacional encerrou com ganhos ligeiros, num Europa mista. Os ganhos da PT e da EDP impulsionaram o índice, enquanto que o BCP travou maiores ganhos. O índice PSI-20 ganhou 0,42 por cento para os 7.018,31 pontos.
A Electricidade de Portugal (EDP) ganhou perto de um e meio por cento. O Diário Económico noticia que a eléctrica deve construir, a partir de 2007, uma nova central de ciclo combinado a gás natural, semelhante à do Carregado. Um projecto que representa um investimento de 660 milhões de euros.
A Portugal Telecom (PT) recuperou das perdas das últimas sessão e subiu mais de um por cento. Carlos Vasconcellos e Cruz deixa a presidência da PT Comunicações para assumir a PT Investimentos Internacionais. Miguel Horta e Costa assume a presidência da PT Comunicações.
A PT Multimédia acompanha a subida da PT e soma 0,29 por cento.
O Banco Comercial Português (BCP) acentua as perdas de ontem ao descer mais de meio por cento.
A SonaeCom liderou as descidas. Perdeu 1,74 por cento, ainda sob efeito da suspensão do acesso à Internet por banda larga pelo Clix.
A Impresa avançou 1,23 por cento. A Jerónimo Martins caiu 0,10 por cento.
A ParaRede chegou a somar mais de três por cento, mas acabou por fechar sem variação.
BolsaPt.com
Sacyr de fora do maior projecto de auto-estradas de Espanha
23-1-2004 18:14
A construtora Sacyr, que irá absorver o grupo português Somague, ficou de fora da adjudicação e exploração de cinco auto-estradas em Espanha. Um projecto orçamentado em 1.9 mil milhões de euros.
As empresas Actividades de Construccion Y Servicios (ACS), o grupo Ferrovial, a Fomento de Construcciones y contratas (FCC) e a Corsan-Corvian ganharam o concurso, noticia o jornal espanhol “Cinco Dias”.
O Ministério do Fomento espanhol entregou, ontem, a adjudicação para a construção e exploração de 320 quilómetros de auto-estradas. Este é o maior investimento privado num projecto deste tipo no país vizinho.
BolsaPt.com
23-1-2004 18:14
A construtora Sacyr, que irá absorver o grupo português Somague, ficou de fora da adjudicação e exploração de cinco auto-estradas em Espanha. Um projecto orçamentado em 1.9 mil milhões de euros.
As empresas Actividades de Construccion Y Servicios (ACS), o grupo Ferrovial, a Fomento de Construcciones y contratas (FCC) e a Corsan-Corvian ganharam o concurso, noticia o jornal espanhol “Cinco Dias”.
O Ministério do Fomento espanhol entregou, ontem, a adjudicação para a construção e exploração de 320 quilómetros de auto-estradas. Este é o maior investimento privado num projecto deste tipo no país vizinho.
BolsaPt.com
Lucros da Computer Associates sobem 12% no 3º trimestre
23-1-2004 17:30
A Computer Associates International (CA) registou, no terceiro trimestre, finalizado em Dezembro, 662 milhões de euros de lucros, o que representa um crescimento de 12 por cento face ao mesmo período um ano antes, anuncia o criador de software.
A empresa atribuiu este crescimento ao aumento das receitas provenientes de um número maior de contrato e a transacção para o modelo actual de negócio, assim como à desvalorização do dólar face às moedas europeias.
A CA espera encerra o exercício anual com lucros entre os 845 e os 865 milhões de dólares e alcançar uma facturação entre os 3.290 e os 3.310 milhões de dólares.
BolsaPt.com
Investidores podem perder interesse por Portugal
23-1-2004 20:14
Portugal está a perder investimentos para os países do Leste europeu. Se não rever os factores de competitividade pode, em poucos anos, perder o interesse para os investidores nacionais e estrangeiros.
“O que ainda resta do nosso modelo produtivo competitividade assente em salários baixos, está irremediavelmente condenado nos próximos anos”, refere Rocha de Matos, presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP). A inovação e competitividade devem ser prioridades quer para a União Europeu quer para os Estados membros, observa.
Várias empresas localizadas em Portugal estão a deslocar-se para os países do Leste da Europa. E “Portugal não pode desperdiçar a oportunidade que o mercado alargado da UE potencia”, afirma o presidente da AIP. O país “deve ter uma visão estratégica das acções a desenvolver, de forma a saber transformar as dificuldades em oportunidades”.
BolsaPt.com
23-1-2004 20:14
Portugal está a perder investimentos para os países do Leste europeu. Se não rever os factores de competitividade pode, em poucos anos, perder o interesse para os investidores nacionais e estrangeiros.
“O que ainda resta do nosso modelo produtivo competitividade assente em salários baixos, está irremediavelmente condenado nos próximos anos”, refere Rocha de Matos, presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP). A inovação e competitividade devem ser prioridades quer para a União Europeu quer para os Estados membros, observa.
Várias empresas localizadas em Portugal estão a deslocar-se para os países do Leste da Europa. E “Portugal não pode desperdiçar a oportunidade que o mercado alargado da UE potencia”, afirma o presidente da AIP. O país “deve ter uma visão estratégica das acções a desenvolver, de forma a saber transformar as dificuldades em oportunidades”.
BolsaPt.com
Sotave aplica "lay off" por quatro meses
23-1-2004 20:0
A fábrica de têxteis Sotave vai realizar um “lay off” (interrupção dos contratos de trabalho) durante quarto meses, a começar na próxima segunda-feira. O “lay off” abrange dois grupos de seis dezenas de trabalhadores, que só comparecem nos postos de trabalho quinzenalmente.
Uma medida tomada devido à “crise conjuntural geral vivida no primeiro semestre de 2003” e que servirá para “minimizar estrangulamentos económicos e financeiros para a empresa”, justifica o conselho de administração em comunicado.
A empresa acredita que a internacionalização permite ultrapassar a actual conjuntural menos favorável, visível já desde a segunda metade de 2003, com o incremento das encomendas.
BolsaPt.com
CIN adquire mais de 44.500 acções próprias
23-1-2004 19:11
A Corporação Industrial do Norte (CIN) adquiriu 44.643 acções próprias pelo preço de 5,40 euros por unidade, revela a empresa em comunicado.
Desde o passado dia 21 de Janeiro, a empresa passa a deter mais de um milhão de acções próprias.
BolsaPt.com
Belmiro de Azevedo considera que Brasil não reúne condições de investimento
23-1-2004 18:34
Belmiro de Azevedo, presidente do Grupo Sonae, afirma estar decepcionado com os investimentos realizados no Brasil, a maior economia da América Latina. Desde 1995 que o grupo português investiu 1.5 mil milhões de euros.
O responsável queixa-se do sistema legal brasileiro, das elevadas contribuições para a Segurança Social e evasão fiscal. Mas vai mais longe. Em declarações ao jornal brasileiro Valor Económico, discorda dos elevados juros praticados no Brasil (16,5 por cento).
O mesmo jornal revela que Belmiro de Azevedo reúne-se, na próxima semana, em Genebra, com o presidente brasileiro Lula da Silva. Uma oportunidade para lhe expor o seu descontamento.
No Brasil, a Sonae é o quarto maior retalhista e possui, ainda, seis centros comerciais. A empresa tem em carteira um investimento de 4.9 milhões de euros para a abertura de mais um hipermercado no Estado do Rio Grande do Sul e mais dois centros comerciais, num investimento de 29 milhões de euros.
BolsaPt.com
23-1-2004 18:34
Belmiro de Azevedo, presidente do Grupo Sonae, afirma estar decepcionado com os investimentos realizados no Brasil, a maior economia da América Latina. Desde 1995 que o grupo português investiu 1.5 mil milhões de euros.
O responsável queixa-se do sistema legal brasileiro, das elevadas contribuições para a Segurança Social e evasão fiscal. Mas vai mais longe. Em declarações ao jornal brasileiro Valor Económico, discorda dos elevados juros praticados no Brasil (16,5 por cento).
O mesmo jornal revela que Belmiro de Azevedo reúne-se, na próxima semana, em Genebra, com o presidente brasileiro Lula da Silva. Uma oportunidade para lhe expor o seu descontamento.
No Brasil, a Sonae é o quarto maior retalhista e possui, ainda, seis centros comerciais. A empresa tem em carteira um investimento de 4.9 milhões de euros para a abertura de mais um hipermercado no Estado do Rio Grande do Sul e mais dois centros comerciais, num investimento de 29 milhões de euros.
BolsaPt.com
BBVA aliena 50% da Direct Seguros à francesa Axa
23-1-2004 15:55
O BBVA chegou a acordo com a francesa AXA para a alienação da sua participação de 50 por cento da Direct Seguros, especializada em seguros automóveis. Um negócio de gerou 27 milhões de euros de mais-valias ao BBVA.
As mais-valias resultaram da diferença entre o preço de venda (49.25 milhões de euros) e os 22.15 milhões de euros correspondentes aos 50 por cento dos fundos da Direct Seguros, que ascenderam a 44.3 milhões.
O banco subscreveu, ainda, um acordo comercial com a AXA no qual estabelece que o BBVA continua a distribuir produtos, por um período de três anos e meio, e pode ser alargado, através da rede comercial da Direct Seguros.
O banco espanhol pretende, com esta operação, central a actividade seguradora em produtos com potencial estratégico, como é o caso os ramos Vida e Lar, afirma Francisco González, presidente da instituição bancária, em comunicado.
A Direct Seguros, presente em Espanha desde 1997, ultrapassou os 300 mil clientes no ano passado e espera um resultado positivo de 5.5 milhões de euros após pagamento de impostos. O volume de negócios deve apresentar um crescimento de 25 por cento, até aos 136 milhões de euros. Os fundos próprios devem ascender a 44.3 milhões de euros.
BolsaPt.com
Fortune Brands supera expectativas em 4 cêntimos
23-1-2004 15:38
A Fortune Brands apresentou, no quarto trimestre, lucros líquidos de 156 milhões de dólares.
Excluindo amortizações e a reestruturação, ganhos operacionais da empresa foram de 1,07 dólares por acção, mais quatro cêntimos do que o previsto. As vendas subiram 16 por cento nos últimos três meses do ano para 1.66 mil milhões de dólares do 1.43 mil milhões de dólares em período homólogo de 2002.
Para este ano estima um crescimento de dois dígitos, assim como para o primeiro trimestre.
BolsaPt.com
23-1-2004 15:38
A Fortune Brands apresentou, no quarto trimestre, lucros líquidos de 156 milhões de dólares.
Excluindo amortizações e a reestruturação, ganhos operacionais da empresa foram de 1,07 dólares por acção, mais quatro cêntimos do que o previsto. As vendas subiram 16 por cento nos últimos três meses do ano para 1.66 mil milhões de dólares do 1.43 mil milhões de dólares em período homólogo de 2002.
Para este ano estima um crescimento de dois dígitos, assim como para o primeiro trimestre.
BolsaPt.com
Regions e Union Planters estabelecem fusão
23-1-2004 15:31
A Regions Financial e a Union Planters chegaram a acordo quanto à fusão, o que irá crier o décimo segundo maior banco dos EUA, com um total de 81 mil milhões de dólares de activos e um mercado de capitalização de 14 mil milhões de dólares.
Segundo o acordo estabelecido, cada acção da Union Planters sera trocada por uma acção na nova holding, a Regions Financial. Cada acção da Regions sera trocada por 1.2346 acções da nova empresa.
O acordo final deve ser formalizado em meados de 2004 e deve apresentar resultados a ambas as empresas este ano e em 2005.
BolsaPt.com
Weyerhaeuser falha previsões 4º trimestre
23-1-2004 14:46
Os lucros líquidos referentes ao quarto trimestre do Weyerhaeuser ascenderam a 92 milhões de dólares, inferiores aos 126 milhões de dólares obtidos em igual período um ano antes.
As receitas após impostos totalizaram 51 milhões de dólares. Os resultados ficaram abaixo das expectativas dos analistas.
As vendas subiram nos últimos três meses do ano para 5.1 mil milhões de dólares dos 4.7 mil milhões de dólares no mesmo período em 2002. A empresa afirma que os resultados do primeiro trimestre deste ano serão melhores nas divisões Timberlands, Pulp e Paper, no entanto devem ser piorar no que diz respeito às unidades Wood e além-fronteiras. Weyerhaeuser prevê fraca performance sequencial no primeiro trimestre.
BolsaPt.com
Receitas Northwest Airlines supera expectativas
23-1-2004 14:24
A Northwest Airlines registou, no quarto trimestre, lucros líquidos de 363 milhões de dólares face aos prejuízos do período homólogo.
As receitas totais subiram 2,9 por cento para os 2.41 mil milhões de dólares, o que superou as estimativas dos analistas que apontavam para 2.32 mil milhões de dólares.
A companhia aérea afirma que os custos atingiram “níveis competitivos”, mas os custos com o pessoal devem sofrer ainda uma redução para atingir a rentabilidade.
BolsaPt.com
UE adia fusão entre Air France e KLM
23-1-2004 13:40
A Air France conseguiu o prolongamento até o dia 11 de Fevereiro da revisão da fusão com a KLM por parte da União Europeia.
O prazo estende-se automaticamente a partir do próximo dia 29, uma vez que as companhias propuseram alternativas para ultrapassar os problemas de concorrência, identificados pela Comissão Europeia.
O acordo, mediante o qual seria criada a maior companhia aérea europeia, implica a aquisição da companhia holandesa por parte da Air France, num negócio de 784 milhões de euros em acções.
BolsaPt.com
Greve Função Pública com adesão cerca 80%
23-1-2004 14:57
A primeira paralisação dos funcionários públicos deste ano deve rondar os 85 por cento nas autarquias locais e os 83 por cento no sector da saúde, avança Paulo Trindade, coordenador da Frente Comum, afecta à CGTP.
O Sintap- Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública refere que na Segurança Social a adesão deve rondar os 80 por cento.
À greve, convocada pelas três estruturas sindicais representativas do sector, aderiram outros sindicatos, como é o caso do sindicato das carreiras de inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a organização sindical da Polícia Judiciária.
“Esta greve está-nos a parecer maior do que a última greve conjunta feita em Novembro de 2002, cuja adesão foi de 84,76 por cento”, afirma Luísa Ferreira, vice-secretária da Sintap.
Uma greve que tem por base fundamental o descontentamento dos trabalhadores da Administração Pública perante a recente actualização salarial, o novo estatuto de aposentação e a reforma da Administração Pública.
BolsaPt.com
23-1-2004 14:57
A primeira paralisação dos funcionários públicos deste ano deve rondar os 85 por cento nas autarquias locais e os 83 por cento no sector da saúde, avança Paulo Trindade, coordenador da Frente Comum, afecta à CGTP.
O Sintap- Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública refere que na Segurança Social a adesão deve rondar os 80 por cento.
À greve, convocada pelas três estruturas sindicais representativas do sector, aderiram outros sindicatos, como é o caso do sindicato das carreiras de inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a organização sindical da Polícia Judiciária.
“Esta greve está-nos a parecer maior do que a última greve conjunta feita em Novembro de 2002, cuja adesão foi de 84,76 por cento”, afirma Luísa Ferreira, vice-secretária da Sintap.
Uma greve que tem por base fundamental o descontentamento dos trabalhadores da Administração Pública perante a recente actualização salarial, o novo estatuto de aposentação e a reforma da Administração Pública.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, dragom, Google [Bot], OCTAMA, Paulo Pereira 74, PAULOJOAO, peterteam2, rg7803 e 502 visitantes