Um desabafo !
Ok, Cinzento não tinha olhado para os gráficos de sentimento... mas já agora já os comparaste com os gráficos de periodos de arranque de um bull market?
Isso seria importante, para vermos se precisamos apenas de uma ligeira correcção para "arrefecer os ânimos" ou de algo mais violento?!!
Ou até se não será algo de mais ou menos normal...
1 abraço
Isso seria importante, para vermos se precisamos apenas de uma ligeira correcção para "arrefecer os ânimos" ou de algo mais violento?!!
Ou até se não será algo de mais ou menos normal...
1 abraço
artista Escreveu:Talvez até estejamos já num verdadeiro Bull market, só que parece que ainda ninguém deu por isso...
Artista,
O sentimento é exactamente o inverso, a grande maioria, diria , a devastadora maioria, está convicta de que estamos em Bull market. É , precisamente essa realidade, demonstrada naqueles gráficos de sentimento, que fundamentaram o "dasabafo". E o seu convencimento de "absoluto" optimismo atingiu valores que deveras me assustaram.Nestas circunstâncias, mesmo que muito antecipadamente, é melhor pensar `a contrario.Apesar de nunca se ter certezas.
Relativamente ao Amigo Hold Trader, diria que é com
prazer e redobrada satisfação, que partilho o espaço com algu~´em que ainda se lembra do crash de 87

Meu caro Jas,
Deixa-me saborerar o "desabafo" e um dia destes vamos á janta.....espero que.,com as fartudas valias do JM. Um abraço para si JAS.
Cumprimentos e bons negócios.
Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....
re
Cinzento Escreveu:Que importa, acredito, como diz, que errei. E daí...olhe, paciencia! Concerteza que continuarei a errar....e provavelmente muito. Mas far-me-á a justiça de admitir que tenho montes de acertos dos quais nem me lembro depois, também.
Gosto sempre de ler aqueles que sabem ser "desportistas" e que não fazem dramas quando não acertam.
A propósito de acertos... Devo-te um almoço ou jantar. Marca a data que a comidinha arrefece...
Um abraço,
JAS
Parece-me que o "problema" será mesmo este, está tud o à espera da correcção, enquanto isso acontecer continuaremos a ver dias como o de hoje... no final da sessão "toca a comprar que amanhã já não há a estes preços!!!"
Metade dos títulos do PSI-20 fecharam nos máximos da sessão... e ainda assim a Sonae não foi um deles!!!
Talvez até estejamos já num verdadeiro Bull market, só que parece que ainda ninguém deu por isso...
Metade dos títulos do PSI-20 fecharam nos máximos da sessão... e ainda assim a Sonae não foi um deles!!!

Talvez até estejamos já num verdadeiro Bull market, só que parece que ainda ninguém deu por isso...
Cinzento, obrigado pela sua resposta e pela forma muito educada como o fez. Estamos entendidos
Parece-me que o dia de ontem vai marcar o início de uma correcção. Veremos se isso se confirma e se será a tal pequena correcção que espero ou algo muito violento que o Cinzento defende.
Abraços

Parece-me que o dia de ontem vai marcar o início de uma correcção. Veremos se isso se confirma e se será a tal pequena correcção que espero ou algo muito violento que o Cinzento defende.
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?
Na minha opinião acho que este "lateralizar" dos mercados é a "correcção" em sí...
Ou seja, ainda não irá ser o dia das correcções fortes, acho que até algures em Fevereiro teremos um mercado a subir sem fôlego..
Históricamente falando acho que todos os anos Janeiro é um bom mês, daí eu por de lado a dita cuja correcção, talvez lá para meio de Fevereiro será o mais correcto...
Mas como sendo isto apenas uma opinião, também não passa de um "feeling" meu...
Abraços
Ou seja, ainda não irá ser o dia das correcções fortes, acho que até algures em Fevereiro teremos um mercado a subir sem fôlego..
Históricamente falando acho que todos os anos Janeiro é um bom mês, daí eu por de lado a dita cuja correcção, talvez lá para meio de Fevereiro será o mais correcto...
Mas como sendo isto apenas uma opinião, também não passa de um "feeling" meu...
Abraços
O que eu aprendi apos a dot.com rebentar:
Eh fundamental ser rapido a entrar em Panico ! 

-
bboniek99
Já não se pode dar opiniões.....
........Sr Old ???!!!!
Sinceramente !!
Todos tem o direito a expressar a sua opinião,quer se concorde ou não, e como um Administrador deste forum já se referiu desde q sejam justificadas td bem....
Cinzento, continue sff!!! Não faz a minima ideia ajuda que tem sido para tantos "new"..
Nós sabemos q não é infalivel, mas quem o é??? Por mais "olds" que sejamos no mundo da bolsa..
Bjinhos para todos e já agora bom fim semana !!
Sinceramente !!
Todos tem o direito a expressar a sua opinião,quer se concorde ou não, e como um Administrador deste forum já se referiu desde q sejam justificadas td bem....
Cinzento, continue sff!!! Não faz a minima ideia ajuda que tem sido para tantos "new"..
Nós sabemos q não é infalivel, mas quem o é??? Por mais "olds" que sejamos no mundo da bolsa..
Bjinhos para todos e já agora bom fim semana !!
-
Junior
A questão é essa touro.
Em relação a Dezembro de 1999, descontando apenas os três meses de bolha máxima, os sectores que lá estiveram metidos continuam a apresentar ganhos de 20 e 30%. Muitas empresas emitiram tanto papel que estão a máximos históricos (ou seja se uma empresa tem 10 vezes mais acções do que em 2000, um preço de $20 deve ser visto como $200), outras estão mesmo, como é o caso da EBAY (considerada um dos expoentes máximos da Bolha das Internet's). Índices com o BTK e o RUT estão nos máximos históricos, a subida do MS Cyclicals é já a maior de muitos anos.
O que eu te digo é o seguinte (retira Portugal da equação, por cá não se passou nada): Estamos quase a chegar a Fev de 2000
Em relação a Dezembro de 1999, descontando apenas os três meses de bolha máxima, os sectores que lá estiveram metidos continuam a apresentar ganhos de 20 e 30%. Muitas empresas emitiram tanto papel que estão a máximos históricos (ou seja se uma empresa tem 10 vezes mais acções do que em 2000, um preço de $20 deve ser visto como $200), outras estão mesmo, como é o caso da EBAY (considerada um dos expoentes máximos da Bolha das Internet's). Índices com o BTK e o RUT estão nos máximos históricos, a subida do MS Cyclicals é já a maior de muitos anos.
O que eu te digo é o seguinte (retira Portugal da equação, por cá não se passou nada): Estamos quase a chegar a Fev de 2000
Existe um mundo melhor... mas é caríssimo!
- Registado: 6/2/2003 21:14
Old Trader Escreveu:O tom jocoso é porque quando o Cinzento acerta nas análises passado um tempo vem puxar o tópico para cima, mas quando falha os tópicos ficam perdidso no meio do fórum. E este post diz a mesma coisa que há dois meses atrás, só que o outro ficou perdido...
Na minha opinião os mercados vão corrigir um pouco agora, mas nada de dramático como aqui parece estar a ser prognosticado e depois continuarão a subir. É a minha opinião.
Abraços
Oh caro amigo " Old Trader",
Não fique sensibilizado com o meu comentário.....afinal era um desabafo sem qualquer pretensão. Lamento se porventura feri a sua susceptibilidade, não tinha essa intenção. Aliás sabia de antemão , como salientei, que inclusivé poderia caír no rídiculo, com este simples e desprendido desabafo. Tomara que o mercado continue a subir e que todos ganhemos e por muito tempo.
Mas por favor não seja injusto comigo, ao atribuir-me atitutes que não tenho por hábito . Normalmente os meus "postes" são sujeitos a updates, acredito que nem todos o sejam na melhor altura...mas indiscriminadamente e não só os supostos acertos. É-me absolutamente irrelevante o "acerto" colocado nessa lógica.O post a que se refere, já nem me lembrava dele....também era o que faltava..

Acredite que só "posto" porque me dá prazer

Não tenho outra pretensão que não essa. Gosto de ajudar e ser ajudado. Já multiplas vezes reconheci públicamente o quanto estou agradecido a todos os que durante este "bear Market" tiveram a paciencia de me ajudar a complementar a minha formação. Provávelmente você próprio, de uma maneira ou de outra , directa ou indirectamente também já o fez.Por isso lhe agradeço a disponibilidade.
Acredite que quando vir um post meu a "ser puxado para cima - como chamou - deve-se exclusivamente á questão da disponibilidade e oportunidade e nada mais . Garanto-lhe

Desejo-lhe , muito sinceramente, os melhores sucessos para o futuro, e creia-me ao dispôr.

Cumprimentos
Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....
Bicho, não podemos comparar o ponto actual dos mercados com o de Fevereiro de 2000. Nessa altura estávamos no auge da euforia das TMTs e das privatizações, os mercados estavam a subir desde 1995/96.
Neste momento estamos no oposto, o mercado cai há cerca de 3 anos. É muito natural que se esteja a dar a inversão. Desabafos e discussões como esta serão muito frequentes nos próximos tempos.
Neste momento estamos no oposto, o mercado cai há cerca de 3 anos. É muito natural que se esteja a dar a inversão. Desabafos e discussões como esta serão muito frequentes nos próximos tempos.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
O sentimento que tão bem o zé povinho descreveu é típico do "Bullmarket". Nessas alturas o melhor a fazer é "buy and hold".
Atenção que não estou a dizer que estamos em "Bullmarket", até porque não sei quais os critérios a obedecer para que possa ser considerado.
Aquilo que posso dizer no momento é que há muitos títulos com situação técnica de médio e longo prazos excelente.
Atenção que não estou a dizer que estamos em "Bullmarket", até porque não sei quais os critérios a obedecer para que possa ser considerado.
Aquilo que posso dizer no momento é que há muitos títulos com situação técnica de médio e longo prazos excelente.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
também tenho dias em que me interrogo: vai ou não parar a subida e começar tudo a cair?
tenho até momentos em que previligio a liquidez, mas a verdade é que descontando esta semana, o mercado continua de saúde...
até quando? essa será a eterna dúvida e a grande angústia dos investidores, adivinhar quando é que o mercado dá a volta.
acho que só o saberemos quando já lá estivermos.
tenho até momentos em que previligio a liquidez, mas a verdade é que descontando esta semana, o mercado continua de saúde...
até quando? essa será a eterna dúvida e a grande angústia dos investidores, adivinhar quando é que o mercado dá a volta.
acho que só o saberemos quando já lá estivermos.
Isso é verdade Bicho. E se pensarmos assim até há duas hipóteses mais fortes: Ou isto regressa às quedas fortes durante longo tempo ou isto continua a subir, sem sequer corrigir. Qualquer uma destas hipóteses enganaria os investidores.
Abraços
Abraços
Sabe o que é que me preocupa?
É que esse é o fait diver do momento. Ninguém, mas ninguém, diz outra coisa a não ser: "Acho que os mercados vão corrigir 5 a 10%, mas isso é benéfico para continuar-mos a subir de uma forma saudável".
E não é só nos foruns portugueses. Nos americanos a conversa é exactamente a mesma.
Deixo um excerto de um texto de João Diniz de Sousa sobre Feverereiro de 2000:
"Acho que uma caricatura caracteriza bem a situação. Vários investidores estão sentados à volta de uma mesa (forum online?), a discutir a situação da Bolsa. Diz um: "Bom, vai haver uma correcção". Diz outro: "Tens razão, também me parece, as cotações subiram muito". Diz um terceiro: "Sim, mas vai ser só de uns 15%, depois volta tudo a subir, pois há uma procura muito alta". Diz um quarto: "Ok, mas que vai haver correcção, vai". Passam-se horas. O mercado não está a corrigir, embora tenha parado a subida, como uma locomotiva à espera. Então, na mesa, uma voz houve-se: "Esperem aí; acho que afinal não vai haver correcção, pois se fosse haver, já tinha começado". Outro responde: "Sim, acho a análise correcta; até porque o mercado nunca reage como estamos à espera, e nós estávamos, há bocado, a prever uma correcção". Outro junta-se ao mote: "Sim, se se falou de correcção e ela não veio, já não vem"."
Um abraço
É que esse é o fait diver do momento. Ninguém, mas ninguém, diz outra coisa a não ser: "Acho que os mercados vão corrigir 5 a 10%, mas isso é benéfico para continuar-mos a subir de uma forma saudável".
E não é só nos foruns portugueses. Nos americanos a conversa é exactamente a mesma.
Deixo um excerto de um texto de João Diniz de Sousa sobre Feverereiro de 2000:
"Acho que uma caricatura caracteriza bem a situação. Vários investidores estão sentados à volta de uma mesa (forum online?), a discutir a situação da Bolsa. Diz um: "Bom, vai haver uma correcção". Diz outro: "Tens razão, também me parece, as cotações subiram muito". Diz um terceiro: "Sim, mas vai ser só de uns 15%, depois volta tudo a subir, pois há uma procura muito alta". Diz um quarto: "Ok, mas que vai haver correcção, vai". Passam-se horas. O mercado não está a corrigir, embora tenha parado a subida, como uma locomotiva à espera. Então, na mesa, uma voz houve-se: "Esperem aí; acho que afinal não vai haver correcção, pois se fosse haver, já tinha começado". Outro responde: "Sim, acho a análise correcta; até porque o mercado nunca reage como estamos à espera, e nós estávamos, há bocado, a prever uma correcção". Outro junta-se ao mote: "Sim, se se falou de correcção e ela não veio, já não vem"."
Um abraço
O tom jocoso é porque quando o Cinzento acerta nas análises passado um tempo vem puxar o tópico para cima, mas quando falha os tópicos ficam perdidso no meio do fórum. E este post diz a mesma coisa que há dois meses atrás, só que o outro ficou perdido...
Na minha opinião os mercados vão corrigir um pouco agora, mas nada de dramático como aqui parece estar a ser prognosticado e depois continuarão a subir. É a minha opinião.
Abraços
Abraços
Uma Pergunta para o Old Trader.
Do tom jocoso com que respondeu ao desabafo do cinzento (a roçar muitos post's que li no início de 2000) podemos depreender que os índices devem continuar a subir ao ritmo actual?
Um abraço
Do tom jocoso com que respondeu ao desabafo do cinzento (a roçar muitos post's que li no início de 2000) podemos depreender que os índices devem continuar a subir ao ritmo actual?
Um abraço
Caro Pergas
"Já existe a ideia de que o mercado lá vai subindo...devagarinho...mas sobe"
Isso não é uma ideia, é o que tem acontecido!
Claro que um dia vai cair! Não tenho a minima duvida!
Não há nada que suba eternamente!
Agora ......já ouço isso vai para três meses!
Por mim, até pode cair já hoje
abraço
patdav

"Já existe a ideia de que o mercado lá vai subindo...devagarinho...mas sobe"
Isso não é uma ideia, é o que tem acontecido!

Claro que um dia vai cair! Não tenho a minima duvida!
Não há nada que suba eternamente!
Agora ......já ouço isso vai para três meses!
Por mim, até pode cair já hoje

abraço
patdav
Desta vez...
...não se deve enganar muito! Já existe a ideia de que o mercado lá vai subindo...devagarinho...mas sobe. Até um dia! E quando olharem para trás vão ver que caíu mesmo, e rapidamente! Esperemos mais umas horas.
Abraço
Abraço
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 57 visitantes