Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por NOX » 1/11/2013 11:39

De acordo com o grafico a JM é lider inconstestada na Polónia o que pode e deve ter impacto positivo a medio-longo prazo...para já fico dentro, até pq estou em perda considerável, vamos ver se a racionalidade se impõe e se a Colômbia começa a dar sinais positivos!

Registado: 6/6/2008 13:45

por PM_82 » 1/11/2013 11:09

m05h Escreveu:
NOX Escreveu:
m05h Escreveu:Ontem tivemos liquidez para comprar em minimos e vender em máximos mesmo abaixo da velha LTD nas primeiras horas de negociação, seguido de uma lateralização que me sugere acumulação, acho que os investidores vão aproveitar esta queda para entrar na JM a curto prazo.

Se tiveres razão eu aproveito ja a subida para sair...entrei pq acreditava (e acredito) nos fundamentais ad empresa mas depois do que se passou com os resultados n vejo racionalidade no mercado e assim eu n me entendo...

A JM está a encontrar resistencia na Polónia e a expectativa é que continue pressionada pela concorrencia, este é um dos principais factores para a percepção negativa no curto prazo, no longo e médio prazo continua bastante atractiva e a aumentar os lucros globalmente. Agora é preciso é que os 13.500 aguentem a pressão, para já fico dentro para a próxima semana, depois logo se vê.

Verdade, tem-se verificado uma inesperada concorrência ao nível de preço na Polónia, obrigando a JM a aceitar uma redução das suas margens para manter os competidores directos a grande distância.
Dito isto, e como mostra a imagem, a competição está de tal forma longe em termos de preço que qualquer tentativa de o reduzir aos níveis dos da JM acarretaria perdas substanciais para essas empresas. Não creio, por isso, que a liderança da JM possa sequer ser posta em causa num futuro próximo.
Anexos
JM.jpg
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por nuuuuno » 1/11/2013 11:05

nook Escreveu:BPI corta recomendação da Jerónimo Martins para 18,40 euros
01 Novembro 2013, 09:27 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt

Os analistas do banco português alteraram a avaliação da retalhista que é líder de mercado na Polónia para incorporarem, no curto prazo, o impacto de um aumento da concorrência no país da Europa de Leste.

O BPI emitiu uma nota de análise após a apresentação dos resultados da Jerónimo Martins, em que reduzem a avaliação dos títulos de 19,80 para 18,40 euros. A recomendação continua a ser de “comprar” e reflecte um potencial de valorização de 35,3%, face ao actual valor de mercado das acções.

A alteração tem em conta a revisão dos pressupostos de crescimento e margem de lucro das operações que o grupo que é dono do Pingo Doce tem na Polónia. “Ajustámos os nossos números pressupondo níveis mais baixos das [vendas] comparáveis e das margens, levando a uma redução 8% dos resultados por acção previstos”, explica a nota de análise a que o Negócios teve acesso.

Numa nota de intitulada “A defender o castelo polaco”, os analistas reconhecem o mérito da estratégia de defender a liderança de preço no mercado retalhista polaco. Contudo, o ritmo de crescimento está a sofrer o impacto de um abrandamento do crescimento do país. Ao mesmo tempo, as margens do negócio estão a reflectir as iniciativas mais “imprevistas” da concorrência.

Os analistas José Rito e Bruno Bessa referem que a “Jerónimo Martins fez bem em reagir” à tendência de redução de preços e à dinâmica promocional no país. “Isto parece ser confirmado pelas iniciativas de redução de preços da Jerónimo Martins em Portugal com a recente melhoria do desempenho a fornecer uma leitura positiva das recentes diligências na Polónia.”

O banco conclui a nota de análise reiterando a sua recomendação de “comprar”, por considerar que as más notícias, que se reflectiram nos resultados do terceiro trimestre, “já estão no mercado”.

Os títulos da retalhista seguem a depreciar 0,07% para 13,60 euros por acção.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... euros.html

claro que reduz...e quanto mais o preço reduzir, mais eles vao cortar na recomendaçao! :lol: :lol: :roll:

Registado: 10/11/2011 10:05

por bioearth » 1/11/2013 11:05

'O banco conclui a nota de análise reiterando a sua recomendação de “comprar”, por considerar que as más notícias, que se reflectiram nos resultados do terceiro trimestre, “já estão no mercado”.'
Está tudo a pensar em sair e eu a pensar se entro :)

Registado: 16/9/2012 23:57

por Elias » 1/11/2013 11:00

como quase sempre acontece, os price targets andam a reboque do mercado... :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por NOX » 1/11/2013 10:55

nook Escreveu:BPI corta recomendação da Jerónimo Martins para 18,40 euros

Os analistas do banco português alteraram a avaliação da retalhista que é líder de mercado na Polónia para incorporarem, no curto prazo, o impacto de um aumento da concorrência no país da Europa de Leste.

O BPI emitiu uma nota de análise após a apresentação dos resultados da Jerónimo Martins, em que reduzem a avaliação dos títulos de 19,80 para 18,40 euros. A recomendação continua a ser de “comprar” e reflecte um potencial de valorização de 35,3%, face ao actual valor de mercado das acções.

A alteração tem em conta a revisão dos pressupostos de crescimento e margem de lucro das operações que o grupo que é dono do Pingo Doce tem na Polónia. “Ajustámos os nossos números pressupondo níveis mais baixos das [vendas] comparáveis e das margens, levando a uma redução 8% dos resultados por acção previstos”, explica a nota de análise a que o Negócios teve acesso.

Numa nota de intitulada “A defender o castelo polaco”, os analistas reconhecem o mérito da estratégia de defender a liderança de preço no mercado retalhista polaco. Contudo, o ritmo de crescimento está a sofrer o impacto de um abrandamento do crescimento do país. Ao mesmo tempo, as margens do negócio estão a reflectir as iniciativas mais “imprevistas” da concorrência.

Os analistas José Rito e Bruno Bessa referem que a “Jerónimo Martins fez bem em reagir” à tendência de redução de preços e à dinâmica promocional no país. “Isto parece ser confirmado pelas iniciativas de redução de preços da Jerónimo Martins em Portugal com a recente melhoria do desempenho a fornecer uma leitura positiva das recentes diligências na Polónia.”

O banco conclui a nota de análise reiterando a sua recomendação de “comprar”, por considerar que as más notícias, que se reflectiram nos resultados do terceiro trimestre, “já estão no mercado”.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

18,40?? Isso é YE2014, certo? É que para 2013 n estou a ver nem 15, mas eu posso estar enganado...

por nook » 1/11/2013 10:37

BPI corta recomendação da Jerónimo Martins para 18,40 euros

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por m05h » 1/11/2013 9:28

NOX Escreveu:
m05h Escreveu:Ontem tivemos liquidez para comprar em minimos e vender em máximos mesmo abaixo da velha LTD nas primeiras horas de negociação, seguido de uma lateralização que me sugere acumulação, acho que os investidores vão aproveitar esta queda para entrar na JM a curto prazo.

Se tiveres razão eu aproveito ja a subida para sair...entrei pq acreditava (e acredito) nos fundamentais ad empresa mas depois do que se passou com os resultados n vejo racionalidade no mercado e assim eu n me entendo...

A JM está a encontrar resistencia na Polónia e a expectativa é que continue pressionada pela concorrencia, este é um dos principais factores para a percepção negativa no curto prazo, no longo e médio prazo continua bastante atractiva e a aumentar os lucros globalmente. Agora é preciso é que os 13.500 aguentem a pressão, para já fico dentro para a próxima semana, depois logo se vê.

Registado: 13/7/2013 8:12

por Momenta » 1/11/2013 9:24

Penso que será muito importante os touros aparecerem a puxar o título para próximo da velha LTD. A JM tem apresentado penosos sinais de fraqueza técnica e esta LTD parece-me uma espécie de último fôlego antes do mergulho.
Estou penosamente dentro...

Registado: 6/10/2011 13:34

por NOX » 1/11/2013 9:14

por m05h » 1/11/2013 8:50

Ontem tivemos liquidez para comprar em minimos e vender em máximos mesmo abaixo da velha LTD nas primeiras horas de negociação, seguido de uma lateralização que me sugere acumulação, acho que os investidores vão aproveitar esta queda para entrar na JM a curto prazo.

por MAV8 » 1/11/2013 1:30

Eu diria que as perspectivas são péssimas...
Anexos
JMT2.png
Semanal
JMT.png
Diário

Registado: 10/11/2006 10:43

por Federer » 1/11/2013 1:23

HJOR Escreveu:Já é norma, cair forte depois da apresentação de resultados.

Hjor q perspetivas para esta cotada?

Registado: 11/1/2013 0:22

por Storgoff » 1/11/2013 0:32

Os resultados apresentados hoje foram bons.
Alias são melhores do que os de 2012.
A questão são as expectativas incorporadas no preço.
Incorporou muita especulação. Basta ver aquele disparo louco acima dos 18€.
Agora vai arrefecer um pouco para manter uma ascensão mais suave e mais conforme com o ritmo de crescimento real.

Mudança de tendência??
Só se estivermos a falar no curto prazo

Registado: 21/5/2009 18:43

por Melchior » 31/10/2013 23:58

Elias Escreveu:
Touriga Franca Escreveu:Elias, essa análise não corresponde,isto é, foi entre 1999 e 2000 que a JM teve a pior fase da sua vida, em que teve de abandonar o Brasil e desfazer-se de muitas participações não core. Como os resultados aí sim eram negativos a acção teve esse desempenho.
Agora penso que a JM está muito bem de saúde financeira, basta ver a divída (300M€) e as vendas, para além de já ser líder em Portugal e na Polónia no retalho alimentar.

Fosse tudo assim tão simples e estávamos todos ricos...

Diz-me lá Touriga, se achas que a JMT está assim tão bem, como explicas que a valorização das acções nos últimos dois anos tenha sido de ZERO?
(em Julho de 2011 as acções estavam acima dos 14 euros...)

No post anterior referi-me ao teres apresentado o gráfico que começa em 1999.

Agora relativamente ao recente, na minha opinião, a estagnação deve-se a que a empresa é bem gerida e os resultados vão aparecendo sem sobressaltos. Mesmo o que hoje foram apresentados na minha opinião não são maus.
Em relação à AT quando começamos a olhar para esses indicadores normalmente as pessoas ficam receosas e as quedas aparecem bem como o contrário também é verdade.

Registado: 7/10/2013 23:57

por Elias » 31/10/2013 23:40

Touriga Franca Escreveu:Elias, essa análise não corresponde,isto é, foi entre 1999 e 2000 que a JM teve a pior fase da sua vida, em que teve de abandonar o Brasil e desfazer-se de muitas participações não core. Como os resultados aí sim eram negativos a acção teve esse desempenho.
Agora penso que a JM está muito bem de saúde financeira, basta ver a divída (300M€) e as vendas, para além de já ser líder em Portugal e na Polónia no retalho alimentar.

Fosse tudo assim tão simples e estávamos todos ricos...

Diz-me lá Touriga, se achas que a JMT está assim tão bem, como explicas que a valorização das acções nos últimos dois anos tenha sido de ZERO?
(em Julho de 2011 as acções estavam acima dos 14 euros...)

por nook » 31/10/2013 23:37

nook Escreveu:Entrar longo com um cenário H & S pela frente??? é preciso coragem...

Gráfico:

Há quase 1 mês que digo que é preciso ter muiiiiita coragem para entrar na JMT com este cenário no horizonte... :shock: :shock:

Desde o máximo de Abril é ver os sucessivos lower highs e lower lows...

Hoje fechou bem em cima do suporte dos 13,6 e com volume bem elevado ... o próximo mais ou menos está nos 13 euros e o fiável a 12,60-12,30.

Vejo aqui muita gente a falar bem da JMT etc etc ... mas já pararam para pensar que eventualmente o mercado acha que ela está cara. Que terá subido demais...

bem do máximo já está a 5 euros... :roll: :roll:

Deixo o gráfico
Anexos
jmt.png
jmt.png (72.2 KiB) Visualizado 3823 vezes
Editado pela última vez por nook em 31/10/2013 23:41, num total de 1 vez.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Melchior » 31/10/2013 23:15

Elias escreveu"

Esta figura, tal como qualquer outra em análise técnica, não funciona em 100% dos casos (e peca por ser um pouco tardia). Por vezes dá falsos sinais, como muito bem referes.

No entanto, por vezes os sinais são verdadeiros e seguem-se fases de queda prolongada. Veja-se o gráfico anexo, referente a 1999: a partir da data da death cross, o título caiu dos 6,15 até pouco mais de 1 euro (80% de queda)."

Elias, essa análise não corresponde,isto é, foi entre 1999 e 2000 que a JM teve a pior fase da sua vida, em que teve de abandonar o Brasil e desfazer-se de muitas participações não core. Como os resultados aí sim eram negativos a acção teve esse desempenho.

Registado: 7/10/2013 23:57

por epinay » 31/10/2013 22:51

Ja vi este filme tantas vezes...apresenta resultados (bons) cai no dia seguinte e depois lá vai ela para novos máximos

Registado: 15/2/2012 12:50

por Storgoff » 31/10/2013 21:49

Em termos de suporte os €12,5 parecem me um valor a ser visitado brevemente.
Esta cotada já nos vem habituando a forte volatilidade nestes últimos 3 anos. Mas o rumo acaba por ser sempre ascendente.

por feliztrader » 31/10/2013 21:35

me parece que estamos numa inversão da tendência no gráfico semanal, mensal e diário.

para tal muito contribuiu o desempenho da semana do dia 29/07/2013; no gráfico mensal temos o mês de Nov/2012; no diário temos o dia 10/10/2013.

além disso, há um gap para fechar e um ano para acabar com lucros superiores ao ano anterior.

entrei a 13,7 e 13, 8...; podia ser melhor, mas não está mal.

vamos ver.

BN

Registado: 29/11/2007 4:14

por fcortezvaz » 31/10/2013 20:57

Acredito que quem quiser e aguentar estar longo nesta cotada, vai conseguir bons resultados. As vendas continuam a subir a 2 dígitos. O resultado líquido encontra-se a subir 3,3% (mesmo com o forte investimento na Ara que não existiu o ano passado). Veremos o que o futuro nos reserva, mas esta é sem dúvida uma das empresa que irá crescer a 2 dígitos constantemente nos próximos anos, tanto em vendas, como em resultado líquido (retirando o capital investido em novos negócios/geografias).

Registado: 23/3/2013 16:21

por Storgoff » 31/10/2013 20:36

As médias móveis valem o que valem e cada um dá-lhes a importância que quiser.

As médias móveis apenas constatam factos passados como verdades de LaPalice.
Uma death cross apenas nos diz que a média das cotações dos últimos 50 sessões é inferior ou igual à media das ultimas 200 sessões sendo que nas sessões anteriores era superior..

So what???

Muitas dessas Death cross apenas se verificam algumas sessões depois do título ter caído vertiginosamente e no momento em que até já está em recuperação.

É claro que se ele tivesse continuado a cair a Death cross apenas vinha afirmar o facto mas com vários dias de atraso.
Do ponto de vista matématico a Death cross ou a Golden cross são o efeito e não a causa da variação das cotações.

Do ponto de vista da psique do investidor pode ser o que cada um quiser.
:wink:

por m05h » 31/10/2013 20:26

Nightrader Escreveu:
Elias Escreveu:g.a. com a death cross

Esta tua figura mostra que da última vez que se verificou uma death cross na Jerónimo Martins, o título começou a subir. É suposto tirarmos alguma conclusão desta figura?

Para já vamos ver se se confirma o duplo fundo, caso se verifique podemos ter a continuação do padrão que aparece no 1º cruzamento com inversão bulish depois da death cross, mas sou suspeito porque estou dentro :) , vamos acompanhando.

por Elias » 31/10/2013 20:06

Nightrader Escreveu:
Elias Escreveu:g.a. com a death cross

Esta tua figura mostra que da última vez que se verificou uma death cross na Jerónimo Martins, o título começou a subir. É suposto tirarmos alguma conclusão desta figura?

Esta figura, tal como qualquer outra em análise técnica, não funciona em 100% dos casos (e peca por ser um pouco tardia). Por vezes dá falsos sinais, como muito bem referes.

No entanto, por vezes os sinais são verdadeiros e seguem-se fases de queda prolongada. Veja-se o gráfico anexo, referente a 1999: a partir da data da death cross, o título caiu dos 6,15 até pouco mais de 1 euro (80% de queda).
Anexos
jmt-1999.png
jmt-1999.png (23.37 KiB) Visualizado 4137 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BullDuck, Carrancho_, Google [Bot], Goya777, karaya75, latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 189 visitantes