Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Gráfico Actualizado e Breve Comentário...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Oh Artista...

por pergas » 2/2/2004 12:48

...só agora li o teu post. Pena teres saltado da Sonae! Nestes dias de correcção ela lá se aguentou e hoje já testa o máximo relativo, com algum volume, é sinal que a malta regressou ás compras.
Vamos aguardar, atrevo-me a dizer que hoje quebra esse máximo! Mas, amanhã é outro dia...e andam a ficar por aí acções em tão bom estado de compra!

Abraço e bons negócios
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por artista_ » 2/2/2004 11:52

Pois é .... e eu saí de Sonae para entrar em EDP?!!! :x :x :x :x

Registado: 17/3/2003 22:51

por vvv » 31/1/2004 17:37

Obrigado pelas vossas opiniões Marco e artista.
pelo que sei o acordo teria de ficar decidido até hoje 31 jan 2004,
abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por artista_ » 31/1/2004 16:48

O Marco foca os aspectos mais importantes, se se tivesse quebrado a resistência significaria que havia agora investidores a comprar onde antes deixou de haver (acima da resistência dos 2.14/15) como isso não aonteceu nada nos garante que não se tenha tratado de um movimento de compra dentro do range onde sempre houve compradores...

O aspecto psicológico é muito importante nos mercados, se tivesse ocorrido a quebra da resistência o mercado deixaria de ter dúvidas e com muita probabilidade passaria a haver bem mais compradores que vendedores... quem aqui não está de olho na resistência tentado a vender caso lhe pareça que ela não vai ser quebrada??? se tivesse fechado acima dos 2.15 já estaríamos é todos a pensar no target do movimento!

Outro aspecto relevante é o de saber se existirá realmente uma notícia importante, e quando é que ela sairá... é que se não houver ou se for algo de demorado, os grandes compradores de hoje não estarão interessados em comprar acima dos níveis do range lateral em que a EDP está há cerca de 7 meses!!!

È claro que o volume foi extraordinariamente forte e é talvez este o aspecto mais importante para que se possa pensar que se trata do início de um movimento bullish, de qualquer forma, já o disse antes, a EDP consolida muitas vezes quando tem dias como os de hoje pelo que se o fizer a partir de segunda não me surpreenderá...

Só para concluir diria que no curto prazo considero que as probabilidades de subir já na segunda são mais ou menos iguais ás de consolidar, a médio prazo penso que são maiores as de subir...

Tenho em carteira acções da EDP!

bom fds

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 31/1/2004 16:03

A pergunta podería ser colocada ao contrário: porque é que não pode ser bearish.

O forte volume de ontem foi constituido por muitas compras e, naturalmente, muitas vendas.

Como não está associado a nenhum sinal técnico específico (por exemplo, a quebra de uma resistência ou de uma LT importante) não posso considerar seguramente que é bullish. Embora a minha opinião o seja...

Um exemplo de fortes volumes que antecedem quedas é por exemplo o cenário de Distribuição, que se dá normalmente junto de resistências e/ou quando o mercado está eufórico e a ser alimentado por notícias e rumores. Nessas ocasiões os 'grandes' têm a possibilidade e oportunidade de se desfazerem de grandes posições sem temer fazer cair desamparadamente a cotação.

Nota que o que vai determinar a progressão do título daqui em diante é a disponibilidade de continuar a comprar ou de continuar a vender. Com o fortíssimo volume de ontem, podem ter-se esgotado os compradores ou os vendedores. E a resistência ainda não foi batida....

Portanto, o aspecto do volume é neste momento uma incógnita e não sería o aspecto que eu mais valorizaría nesta altura. Talvez daqui a um par de sessões tome um significado mais claro/evidente...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Visitante » 31/1/2004 13:03

Marco disse:
Assim, o que posso dizer é que fortes volumes como o de hoje marcam muitas vezes a preparação de um movimento iminente (bullish ou bearish é o que iremos ver quando ele se iniciar).

pode explicar melhor porque este vol. pode ser bearish?
obrg
vvv
Visitante

por MarcoAntonio » 31/1/2004 2:31

vvv Escreveu:Marco,
esta subida da edp com este lindo volume mostra concretamente o que na edp?

Agradecia que comentasse EDP com vista a proxima semana (e seguintes se desejar)e danos colaterais que pode provocar.
Obrigado pela colaboração.
abraço
vvv

vvv, relativamente à EDP e respectiva analise em si, eu coloquei hoje uma na homepage que penso que espelha o que penso sobre o título...

Acredito, pelo comportamento que tem tido, que tem boas possibilidades de quebrar a zona de resistência que tem pela frente - a que chamo a derradeira barreira. E se o fizer, ficará em excelentes condições técnicas pelo que esperaría então o forte e significativo movimento de alta. Muito sucintamente é isto. Na análise da homepage está explicado mais detalhadamente...

Convém ainda esclarecer que esta não é uma opinião formada hoje na sequência desta sessão. É uma opinião que vem detrás e que deriva do meu acompanhamento quase diário do título. Esse aspecto é importante sublinhar para que não se pense (especialmente quem não me acompanha regularmente) que é uma opinião eufórica formada em cima do joelho por causa da sessão de hoje.

E daqui passo directamente à outra questão: é preciso ter algum cuidado ao falar do volume de hoje, do ponto de vista técnico, dado que a EDP ainda não quebrou a resistência. Se a EDP tivesse quebrado a resistência com este volume isso tería um significado específico (sería bullish)...
Assim, o que posso dizer é que fortes volumes como o de hoje marcam muitas vezes a preparação de um movimento iminente (bullish ou bearish é o que iremos ver quando ele se iniciar).

Para concluir, em tom de resumo, tenho descrito a minha opinião relativamente à EDP da seguinte forma: actualmente e com base no comportamento que tem vindo a ter é moderadamente bullish; se quebrar a zona de resistência passa a forte.

Quanto a notícias, rumores e outras especulações é sabido que eu nunca as comento nem entro em consideração com elas nas minhas análises.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Ming » 31/1/2004 0:08

Bom, parece que "mandei" os meus bitates na tread errada.
(http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=22127)

Nesta é que seria apropriado...
De qualquer modo noto que a minha análise é semelhante à do resto do pessoal.
Suponho que este seja um momento consensual em que a AT tem mesmo obrigação de funcionar... :wink:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por vvv » 30/1/2004 23:48

Marco,
esta subida da edp com este lindo volume mostra concretamente o que na edp?

Agradecia que comentasse EDP com vista a proxima semana (e seguintes se desejar)e danos colaterais que pode provocar.
Obrigado pela colaboração.
abraço
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

EDP

por aa » 30/1/2004 23:17

Caro MA

Eu ia colocar um grafico da EDP mas já não o vou fazer porque a tua análise já lá tem tudo e até muito mais do que a imagem que eu pretendia dar dela.

Estou em perfeita consonância com os gráficos e com as conclusões retiradas dos mesmos.

Obrigado

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

Re: Revival, redo, recall

por MarcoAntonio » 30/1/2004 22:57

bboniek99 Escreveu:Tempos como este fazem-nos lembrar que os "analistas tecnicos" sao muito engracados.

E os seus graficos teem sempre as LTs que conveem. :P

bboniek99, quer fundamentar?

Eu fundamento as minhas opiniões e dou a cara aqui todos os dias portanto ficaría agradecido se fizesse o mesmo com as suas...
Imagem

Administrador Fórum

Revival, redo, recall

por bboniek99 » 30/1/2004 22:30

Tempos como este fazem-nos lembrar que os "analistas tecnicos" sao muito engracados.

E os seus graficos teem sempre as LTs que conveem. :P
bboniek99

S/R

por Fernando dos Aidos » 30/1/2004 17:16

Não há dúvida de que esta zona 2.15-2.20 é muito importante. Se/quando a EDP consolidar acima dela, um forte sinal de entrada estará dado.

De qualquer forma, o volume do dia de hoje é espectacular!

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por MarcoAntonio » 30/1/2004 16:30

Sem dúvida que o grande sinal só vem na quebra efectiva da importante resistência que tem pela frente. Já o disse, o meu sentimento bullish é moderado e reforçado quando (se) isso ocorrer.

Por enquanto, o que observo, principalmente desde Novembro, é que esta consolidação/lateralização apresenta um padrão bullish. O suporte é ascendente, começou por desenhar um pendão que foi quebrado em alta e agora tem vindo a desenhar um C&P cujo sinal se dá com a quebra da resistência horizontal...
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 30/1/2004 16:25

A propósito, aproveito para actualizar o gráfico pois a EDP abrilhantou-se ainda mais entretanto e já foi testar a resistência.

E que resistência! Parece-me que não nos devemos impressionar com a subida de hoje, porque sem ser quebrada esta forte resistência, o destino da EDP é continuar a laterização que tem vindo a fazer.
Visitante

por MarcoAntonio » 30/1/2004 15:16

Estimado visitante, eu ignoro completamente as notícias. A minha opinião vem de trás e não tem a ver com as notícias de hoje ou de ontem. Convém assinalá-lo...

A propósito, aproveito para actualizar o gráfico pois a EDP abrilhantou-se ainda mais entretanto e já foi testar a resistência.
Anexos
edp-20040129b.png
edp-20040129b.png (18.55 KiB) Visualizado 1875 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 30/1/2004 15:12

No mês de Julho de 2003 tivemos velas bem maiores do que a de hoje e com noticias de dimensão menor. Mas tb ainda são 14 horas...
Visitante

por MarcoAntonio » 30/1/2004 13:49

A EDP, de novo com força e volume, está a ser a estrela da sessão de hoje...

De resto nada acrescento aos comentários anteriores a não ser o gráfico.
Anexos
edp-20040129a.png
edp-20040129a.png (18.36 KiB) Visualizado 1949 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: EDP - Gráfico Actualizado e Breve Comentário...

por MarcoAntonio » 27/1/2004 17:08

MarcoAntonio Escreveu:A minha opinião continua a ser moderadamente bullish na EDP mas terá de ser revista com a quebra do suporte onde passa para neutral. Abaixo da casa dos 1.90 passaría em princípio para bearish com target imediato nos 1.80€ (suporte de grande importancia na EDP).

Mas para já, estamos ainda acima dos 2.00/2.03€ e estou em crer que a EDP vai voltar a testar os maximos no curto-prazo...

Ora bem, o suporte funcionou bastante bem e a EDP volta a mostrar algum vigor. Em particular hoje que sobe com alguma força e volume.

Entretanto, a possibilidade do C&P já anteriormente referida ganha alguma força, principalmente se a EDP conseguir quebrar a resistência horizontal nos 2.14€ e reforçada posteriormente na quebra dos 2.20/2.21...

Note-se que esta sería uma figura com implicações para o curto/médio-prazo pelo que poderíamos iniciar ali um significativo movimento de alta como o que tivemos em meados de 2003. Acima dessas referências o meu sentimento moderadamente bullish na EDP passaría a forte...
Anexos
edp-20040127a.png
edp-20040127a.png (18.31 KiB) Visualizado 2116 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/1/2004 22:55

Um Cup & Handle...
Imagem

Administrador Fórum

por Kooc » 22/1/2004 22:51

desenvolver um C&H? O que é isso

obrigado

Registado: 30/11/2002 0:36

EDP - Gráfico Actualizado e Breve Comentário...

por MarcoAntonio » 22/1/2004 17:05

Depois de ter entrado em correcção, a EDP veio visitar os seus suportes mais importantes. Nesta zona valerá estar atento a uma quebra efectiva dos 2.00-2.03€...

A minha opinião continua a ser moderadamente bullish na EDP mas terá de ser revista com a quebra do suporte onde passa para neutral. Abaixo da casa dos 1.90 passaría em princípio para bearish com target imediato nos 1.80€ (suporte de grande importancia na EDP).

Mas para já, estamos ainda acima dos 2.00/2.03€ e estou em crer que a EDP vai voltar a testar os maximos no curto-prazo...

Não é uma possibilidade que me convença muito nesta altura, dado a forma como está a corrigir nesta altura, mas existe a possibilidade remota de a EDP estar a desenvolver um C&H como o que tivemos no BPI recentemente (possibilidade visível no gráfico de plano temporal mais alargado).

[/i]
Anexos
edp-20040122a.png
edp-20040122a.png (18.42 KiB) Visualizado 2468 vezes
edp-20040122b.png
edp-20040122b.png (21.38 KiB) Visualizado 2456 vezes
Imagem

Administrador Fórum