Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por mcarvalho » 24/10/2013 13:42

Portugal Telecom: as acções da PT foram colocadas a 3.48 EUR. na venda da participação da CGD. (fonte: Bloomberg).
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Aqui_Vale » 24/10/2013 11:28

TheMolle Escreveu:valeaquilino, e que tal o dia de hoje? Toque na LTA ;)

É confirmar amanhã se realmente aguenta!? :D


Se não tivesse sido suspensa,... creio que estaria a subir.

Quando reforcei da última vez coloquei praticamente 50% a vender mais acima 20% do preço.

CumPrim/
Vale Aquilino
Anexos
pt.LT.png
pt.LT.png (40.94 KiB) Visualizado 7947 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3131
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 24/10/2013 11:03

O processo de venda é o mais transparente possível e o que faz sentido. Como o preço vai sair um pouco abaixo do mercado, pode forçar um pouco em baixa a cotação da PT mas diga-se que, hoje em dia, a PT depende muito mais da evolução da cotação da Oi do que da própria PT.

Em relação aos contornos políticos, parece-me claro que foi uma decisão da "troika" e o Governo acatou-a.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 24/10/2013 10:52

Provavelmente eles tentaram vender a posição fora de bolsa, de forma a evitar este alarido. Mas provavelmente ng se chegou à frente...
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por jevang2 » 24/10/2013 10:51

penso que a informação não está completa, tanto que o titulo continua suspenso de negociação.
No entanto a cotação do BES não reflete (por enquanto) qualquer receio que a PT afunde.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 342
Registado: 18/6/2011 10:54
Localização: 15

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por trend=friend » 24/10/2013 10:28

É provável que precise...

Mas concordo, como é possível não se sentarem todos a uma mesa uma semana antes - a menos que as comadres andem zangadas, o que também não abonaria muito ao sentido de responsabilidade - e articularem algo... razoável?

Nem dou o exemplo do BES por motivos óbvios de relacionamento estreito com a PT, mas se o BPI ou o BCP tivessem estes 6% e estivessem desesperados por dinheiro, passaria pela cabeça de alguém agir assim?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4447
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por tiopatinhas » 24/10/2013 10:22

O que me deixa preocupado não é a venda desta participação. É sim a forma como ela parece estar a ser efectuada. A grande questão é:
Mas afinal a CGD precisa urgentemente / emergentemente deste dinheiro?? É assim uma emergência para ontem???
Nisto tudo o que parece é que as almofadas da CGD não estarão nada bem... :pray: :pray:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por trend=friend » 24/10/2013 10:08

Sim, já só falta dizer que o Governo não foi notificado... ou foi uma hora antes??!! Será que a CGD acredita mesmo que tem (ou deve ter) alguma autonomia e faz o que lhe apetece? E ainda se queixavam da privatização da CGD... Se fosse privada pelo menos isto se calhar não acontecia, porque alguém se preocupava com as consequências...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4447
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por NOX » 24/10/2013 10:07

Reparem numa coisa, isto pode ser mais uma jogada politica do que de mercado.
Tendo em conta os contornos da fusão a PT, mesmo sendo muito mais pequena que a Oi, fica com o controlo quase total da nova empresa resultante da fusão, o que estava a causar algum desconforto perante o governo brasileiro e não so. Com esta mudança de mãos de uma posição relevante, especialmente se for parar às mãos de um banco brasileiro, poderá ser aliviada alguma da tensão em torno da fusão. Isto sou eu a especular :-" , qual a vossa leitura?
Editado pela última vez por NOX em 24/10/2013 10:08, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 214
Registado: 6/6/2008 13:45
Localização: 16

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por setas » 24/10/2013 10:05

Mas será que quem compra nesse intervalo será para perder ?

A meu ver talvez não e se compra é porque pelo menos pensa que a cotação irá evoluir .

Estarei engando ?
 
Mensagens: 280
Registado: 29/11/2007 13:17

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por tiopatinhas » 24/10/2013 10:00

De facto o que daqui se infere é que a economia deste governo está bem representada ! Uma venda destas sem comunicação ao Ministro e sem ser organizada, deixa tudo a desejar. Como é possível o ministro não intervir??
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por trend=friend » 24/10/2013 9:53

Independentemente da evolução futura da cotação (a qual poderá depender de quem vier a ficar com a participação), será possível ninguém ter conversado antes? A meio da fusão? O amadorismo neste país será assim tão gritante?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4447
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por mcarvalho » 24/10/2013 9:46

Para poder participar no debate deverá estar logado no Jornal de Negócios (clique aqui para mais informação)

Para navegar na página principal do Forum de Discussão clique aqui




CGD sai da PT: "Entristece-me ver instituições a desistir de Portugal"

24/10/2013

Este foi o comentário de Henrique Granadeiro esta manhã, pelo telefone, ao Negócios. O presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom recusou reagir à operação de venda da Caixa Geral de Depósitos da posição da PT, uma vez que não foi notificado da operação em causa.

A Caixa Geral de Depósitos anunciou esta quinta-feira, em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, que "pretende proceder à alienação de 54.771.741 acções da Portugal Telecom, representativas de aproximadamente 6,11% do capital social" da operadora.

Este valor corresponde à quase totalidade da participação que o banco público detém na Portugal Telecom: 6,31%, ou seja, 56.582.921 de acções.

A Caixa Geral de Depósitos explica, em comunicado, que esta venda faz parte de uma "estratégia de desinvestimento em activos não estratégicos". O banco público irá agora proceder ao lançamento de uma oferta particular das acções, "através de um processo de 'accelerated bookbuilding' dirigido em exclusivo a investidores qualificados". A recepção de ordens tem efeito imediato.

Esta oferta particular de acções será concluída ainda esta quinta-feira. Segundo os termos da oferta, a que a Bloomberg teve acesso, a posição da CGD será vendida a um intervalo de preços entre os 3,45 euros e os 3,583 euros por acção.

A operação foi mandatada pela CGD ao Crédit Suisse. Só quando o livro de ordens for fechado é que se saberá se haverá novas participações qualificadas no capital da Portugal Telecom ou se a participação de 6,11% será dispersa por investidores institucionais.

Como o Negócios noticiou esta manhã a administração da Portugal Telecom e o núcleo duro accionista foram surpreendidos pela saída da Caixa Geral de Depósitos, já tendo tido conhecimento dela. Para a Portugal Telecom esta venda é inoportuna, uma vez que está a ser negociada, neste momento, a fusão entre a empresa portuguesa e a Oi. A Caixa é accionista de referência da PT, pelo que a sua saída pode enfraquecer a posição portuguesa. Do outro lado da mesa de negociações está um conjunto de accionistas brasileiros, incluindo o BNDES, banco também público, mas do Brasil.

Para a CGD trata-se de um desinvestimento em activos não estratégicos.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por NOX » 24/10/2013 9:26

Tas tu e estou eu... :wall:
Quando é que a suspensão termina? Queria ver se minimizava o problema....
 
Mensagens: 214
Registado: 6/6/2008 13:45
Localização: 16

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 24/10/2013 9:11

Segundo os termos da oferta, a que a Bloomberg teve acesso, a posição da CGD será vendida a um intervalo de preços entre os 3,45 euros e os 3,583 euros por acção.

As acções da operadora encerraram a sessão desta quarta-feira a negociar precisamente nos 3,583 euros, o valor mais elevado do intervalo.

Isso ´é muito mau para a acção estou entalado! :oh:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por mcarvalho » 24/10/2013 9:04

CGD diz vende 6,11 pct da PT PTC.LS em oferta privada

24/10/2013

LISBOA, 24 Out (Reuters) - A Caixa Geral de Depótitos (CGD)

CGDES.UL vai alienar 6,11 pct do capital da Portugal Telecom

PTC.LS numa oferta privada através de um processo de 'accelerated bookbuilding', a decorrer ao longo do dia de hoje, anunciou o banco.

"No contexto da estratégia de desinvestimento em ativos não estratégicos, a CGD pretende proceder à alienação de 54.771.741 acções representativas de aproximadamente 6,11 pct do capital social da PT", referiu a CGD em comunicado.

Segundo o site da PT, a CGD ainda detém 56.582.921 acções da PT, ou 6,31 pct do seu capital social.

A CGD acrescentou que "os termos finais da Oferta deverão ser anunciados aquando da conclusão do processo de accelerated bookbuilding no decorrer do dia 24 de Outubro de 2013".

Realçou que "irá proceder ao lançamento de uma oferta particular das acções, através de um processo de accelerated bookbuilding dirigido em exclusivo a investidores qualificados".

O Caixa - Banco de Investimento e o Credit Suisse são os 'Joint Bookrunners' desta operação.

A negociação da PT encontra-se suspensa na NYSE Euronext Lisbon .AD.LS , tendo ontem encerrado nos 3,583 euros por acção.

(Por Filipa Cunha Lima)
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por HOPE » 24/10/2013 8:50

mcarvalho Escreveu:Saída da Caixa apanha PT desprevenida a meio da fusão com a Oi

24/10/2013

A administração e o núcleo duro accionista da Portugal Telecom foram apanhados de surpresa pela venda da participação da Caixa Geral de Depósitos na empresa, sabe o Negócios.

Esta operação foi comunicada hoje ao mercado, significando uma forte oferta de acções em Bolsa, o que pressiona o seu preço.

Para a Caixa, a venda traduz a redução da exposição do banco a empresas não financeiras, gerando ademais um encaixe.

Para a Portugal Telecom, no entanto, esta saída é inoportuna, uma vez que está a ser negociada neste momento a fusão entre a empresa portuguesa e a Oi. A Caixa é accionista de referência da PT, pelo que a sua saída pode enfraquecer a posição portuguesa. Do outro lado da mesa de negociações está um conjunto de accionistas brasileiros, incluindo o BNDES, banco também público, mas do Brasil.



Portanto, pelo último parágrafo, já sabemos que a CGD vai vender a sua participação (está em negociações) a um conjunto de acionistas brasileiros. O que aparenta ser bom, já que despejar um tão grande nº de ações em Bolsa seria terrível. Agora é uma questão de se saber o preço negociado, que isso é que vai ditar o caminho da cotação da ação no curto prazo. Pessoalmente aposto num valor superior às cotações dos últimos dias. Resta aguardar
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por mcarvalho » 24/10/2013 8:45

Saída da Caixa apanha PT desprevenida a meio da fusão com a Oi

24/10/2013

A administração e o núcleo duro accionista da Portugal Telecom foram apanhados de surpresa pela venda da participação da Caixa Geral de Depósitos na empresa, sabe o Negócios.

Esta operação foi comunicada hoje ao mercado, significando uma forte oferta de acções em Bolsa, o que pressiona o seu preço.

Para a Caixa, a venda traduz a redução da exposição do banco a empresas não financeiras, gerando ademais um encaixe.

Para a Portugal Telecom, no entanto, esta saída é inoportuna, uma vez que está a ser negociada neste momento a fusão entre a empresa portuguesa e a Oi. A Caixa é accionista de referência da PT, pelo que a sua saída pode enfraquecer a posição portuguesa. Do outro lado da mesa de negociações está um conjunto de accionistas brasileiros, incluindo o BNDES, banco também público, mas do Brasil.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por filipeafonso@mail.telepac.pt » 24/10/2013 8:44

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _a_oi.html


não sei não...

mas hoje a cotação está suspensa. vamos ver que desenvolvimentos haverá durante o dia...

FA
 
Mensagens: 82
Registado: 21/6/2013 7:55

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por HOPE » 24/10/2013 8:41

Se a CGD vender a sua participação directamente em Bolsa...a cotação desce significativamente. Mas se a CGD tiver um acordo de venda fora da Bolsa a um preço superior, a cotação poderá subir, ajustando-se a esse valor como referência.
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por filipeafonso@mail.telepac.pt » 24/10/2013 8:37

Bom dia

quando alguma instituição vende uma parcela de acções observamos o preço em queda, até ao limite da compra. elas caem abruptamente.

neste caso com este processo como é que as coisas se passam? eles vendem acções a particulares e não na bolsa?

FA
 
Mensagens: 82
Registado: 21/6/2013 7:55

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por mcarvalho » 24/10/2013 8:33

Caixa Geral de Depósitos sai do capital da Portugal Telecom

24/10/2013

O banco público pretende proceder à alienação de 6,11% do capital social da operadora.
in Jornal de negocios
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por filipeafonso@mail.telepac.pt » 24/10/2013 8:32

que processo é este:

processo de accelerated bookbuilding Data
 
Mensagens: 82
Registado: 21/6/2013 7:55

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por mcarvalho » 24/10/2013 8:30

Informação Privilegiada: Portugal Telecom

24/10/2013

INFORMAÇÃO CMVM:

«Foi comunicado pela Caixa Geral de Depósitos, SA um documento com o seguinte título: CGD informa sobre o lançamento de uma oferta particular de ações PT através de um processo de accelerated bookbuilding Data e hora de comunicação: 24/10/2013 08:18:01.

O documento divulgado pode ser consultado na página "Informação Privilegiada e Outras Informações", em http://www.cmvm.pt

Ver documento.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por filipeafonso@mail.telepac.pt » 24/10/2013 8:29

http://economico.sapo.pt/noticias/caixa ... 80127.html

será que vai haver pressão vendedora. a que preço vendem?
 
Mensagens: 82
Registado: 21/6/2013 7:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, malakas, MPAM, OCTAMA, Pmart 1, serdom, Shimazaki_2, smog63, Tiago2006, Tosta mista e 209 visitantes