Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - acinzentado.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Meus caros amigos,

por Cinzento » 23/1/2004 13:10

Os vossos agradecimentos são " suspeitos" , pois a vossa amizade só vos permite ver a virtudes, e não me reconhecem defeitos :)

Espero que sejam tolerantes, na mesma proporção, quando eu estiver menos bem :wink:

Abraço amigo, e bons negócios.

Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....

Registado: 5/9/2003 15:36

Re: BCP - acinzentado.

por JCS » 23/1/2004 12:42

Cinzento Escreveu:Hoje, apesar de ainda ser bastante cedo para concluir algo, no entanto verifico que os 1.73 já foram " tocados" ...será que virão a servir de suporte?...
Cumprimentos
Cinzento

Parece que o €1,73 está a querer ser suporte. Notei que aguentou aí e levou uma puxada para cima (apesar do fraco volume). Poderá não querer dizer nada porque poderão aparecer "despejos" que poderão fazer com que a cotação quebre para baixo dos €1,73, mas pareceu-me existir ali um suportezito...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

ola

por Viana » 23/1/2004 12:18

penso que e de colocar a hipotese de um retest aos 1.66 onde podera dar uma boa entrada longa com stop em fecho imediatamente abaixo (1 tick) no entanto, se quebrado (penso que é possivel acontecer), o titulo fica numa situaçáo muito bearish reforçado por ser uma tendencia contraditoria ao sentimento geral do mercado. O que é mau. Os resutlados foram bons e e conhecida a dinamica do BCP por isso e esperar para ver.
Viana

Mais uma vez...

por pergas » 23/1/2004 12:07

...as análises do Cinzento que parecem revestir-se de uma mistura de mistério e convicção, desta feita, brinda-nos com uma análise tecnicamente a caminhar para a perfeição!
Caro amigo, se não tivesses sido tu a questionar-me e fazer-me repensar sob a minha posição no curto prazo do BCP, ontem não teria saltado bem lá em cima!

Um abraço amigo
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por artista_ » 23/1/2004 11:46

Os meus parabéns Cinzento, cinco estrelas as tuas análises!!! :) :) :) :) :) :)

Registado: 17/3/2003 22:51

por Cinzento » 23/1/2004 11:41

Cinzento Escreveu:
Cinzento Escreveu:
A sessão de hoje , parece querer confirmar a dificuldade prevista no corte em alta da linha de tendência ascendente . Por enquanto considero um reteste á mesma, sendo que o movimento esperado será em baixa .....parece-me que aquele " gap" - espaço em branco entre 1.71 e 1.73 será preenchido. Assim tenho para mim, como próximo apeadeiro os 1.71....depois logo se vê. Entretanto se os 1.78, forem cortados em alto, tudo muda de figura....diria : ainda bem :wink:

Cinzento

Hoje, apesar de ainda ser bastante cedo para concluir algo, no entanto verifico que os 1.73 já foram " tocados" ...será que virão a servir de suporte? ou fechará inevitávelmente o gap a 1.71?
Estou algo confuso devido ao baixo volume...e sendo hoje sexta-feira ...não me parece que possa concluir algo suficientemente sólido. Assim mantenho a análise efectuada nos dois últimos dias.

Cumprimentos
Cinzento
Anexos
BCP.png
BCP.png (18.96 KiB) Visualizado 597 vezes

por artista_ » 22/1/2004 15:59

Por vezes isso acontece mas é difícil perceber se estamos numa situação desse tipo ou não... por um lado o up gap parece ter sido pouco "convincente" já que a cotação esteve muito "presa" durante toda a sessão de ontem, mas também é verdade que foi feita com volume muito forte e isso poderia fazer com que a tendência de subida se mantivesse por mais algumas sessões (para já parece que não continua hoje mas não quer dizer que não venha a continuar)...

Eu esperava que continuasse hoje, de qualquer forma também não está a haver um recuo, apenas uma paragem (será para consolidar?) pelo sim pelo não já arrecadei mais valias, vamos lá ver se não o faço (mais uma vez) antes do tempo?!..

Parece-me que por enquanto ainda estamos numa situação neutra de curto prazo...

por Ming » 22/1/2004 15:08

Artista:

A forte subida de ontem foi uma reação emocional de muito curto prazo (principalmente por parte dos pequenos investidores, que são quem pode tomar decisões tão rápidas na sequência da saída dos resultados).
Estas reacções muito rápidas a notícias raramente geram tendências no mesmo sentido da reacção inicial. (Isso só acontece se a surpresa da notícia for muito grande, e nos dias a seguir entrarem tambem em acção os tubarões a corrigir as suas posições no sentido indicado pela surpresa...)

Aliás é até bem mais comum estas reacções muito rápidas (a notícias que no fundo acrescentam pouca informação nova) corresponderem a overshoots da tendência geral e gerarem correcções (quase sempre de amplitude inferior ao movimento inicial) logo a seguir.

(Não sei se conheces o comportamento de filtros de sinal quando recebem entradas tipo degrau? Se conheces isso, tens aí um bom exemplo deste tipo de comportamento.)
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por artista_ » 22/1/2004 14:49

Parece-me que a reação hoje não está a ser muito positiva, sobretudo pelo fraco volume, embora se possa também encarar como consolidação dos ganhaos da sessão anterior... veremos se ainda se preencherá o gap nas próximas sessões?! de qualquer forma hoje esperava mais força no BCP...

por Cinzento » 22/1/2004 13:22

Cinzento Escreveu:Meu caro amigo JCS,
Depois dos fortes volumes em queda , o BCP teve como suporte suficiente os 1.68, debatendo-se aí durante 4 sessões, tendo como resistencia imediata os 1.70.

Acabou por cortá-la em alta com gap e volume. Nesta perpectiva, seria de entrar, técnicamente falando.
No entanto , olhando coutelosamente para o gráfico, verifico que a tendencia foi quebrada em baixa consistentemente, e a sessão de hoje acabou por ser um reteste....assim , e nestes termos, estou inclinado a pensar que amanhá esbarrará novamente nos 1.78 e depois virá novamente abaixo.

Contudo um corte dos 1.78...consistente...por-me-ia a pensar diferente.

Vou seguir com muita atenção.

Espero ter ajudado.

Abraço e bons negócios

Cinzento

Asessão de hoje , parece querer confirmar a dificuldade prevista no corte em alta da linha de tendência ascendente . Por enquanto considero um reteste á mesma, sendo que o movimento esperado será em baixa .....parece-me que aquele " gap" - espaço em branco entre 1.71 e 1.73 será preenchido. Assim tenho para mim, como próximo apeadeiro os 1.71....depois lo se vê. Entretanto se os 1.78, forem cortados em alto, tudo muda de figura....diria : ainda bem :wink:

Um abraço, massas.

Cinzento
Anexos
MassasPopulares.png
MassasPopulares.png (19.13 KiB) Visualizado 868 vezes

por Visitante » 22/1/2004 9:49

bem 1 parte do meu post ja errei, não abriu com novo gap-up.
Visitante

por Visitante » 22/1/2004 1:31

este despachar que impediu que cotação ainda hoje fosse aos 0,80...tem um fundamento, controlo de cotação.
muito provável novo gap-up amanha.
O possivel retraimento e reteste é aos 1,87.
neste valor,diga-se justo para bcp é que se vai notar a força do maior Banco Privado Portg.
a quebrar é possivel e se sai "novas negociações " S&P e consecutiva quebra da resist-1,87 iremos a novos maximos.
Visitante

por Ming » 22/1/2004 0:36

Moz (e resto do pessoal, mas acho a análise do Moz especialmente profunda e interessante, e concordo com tudo o que diz... :wink: ):

Uma coisa é certa:
Com o comportamento muito mais "simpático" dos mercados financeiros em 2003 (em relação a 2002), seria de esperar que os bancos pudessem apresentar melhores resultados este ano.
Isso deve-se a aspectos como: Os fundos de pensões precisam de menos injecções de cash; a actividade seguradora (dos bancos que a consolidam, como o BCP) apresenta resultados muito melhores; as provisões para participações estratégicas (para o BCP é o caso da EDP, Cimpor, etc.) podem ser reduzidas, etc..

No caso do BCP seria de esperar um ano de 2003 muito melhor do que o de 2002 (sem a célebre e nunca explicada provisão) até porque no princípio do ano de 2003 encaixou mais de 1000 milhões de euros de capital (que diabo, só em juros isso já teria valor!). Mas 2003 não melhorou em relação a 2002, em termos dos resultados declarados.

Seria tambem de esperar que o 4º trimestre fosse melhor que os 3 primeiros (porque as bolsas acentuaram a subida) e isso não aconteceu.

Assim, resta como aspecto positivo principal o aumento da situação líquida: No 4º trimestre esse aumento foi aproximadamente 100 Meuros, muito próximo dos resultados líquidos declarados para o trimestre, como realmente deveria acontecer...
(Naturalmente, esse aumento da situação líquida aparece por redução da rúbrica de prejuizos acumulados...)

Assim, em resumo:
No conjunto achei os resultados do BCP neutros.
Não constituiram qualquer surpresa, e não me levam a melhorar nem a piorar as minhas perspectivas para o banco.
Mas concordo que o melhor (para quem estiver interessado em esmiuçar as contas do BCP, que não é muito o meu caso) é esperar pelo R&C completo...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por MozHawk » 21/1/2004 23:59

Ainda sobre as contas do BCP, estou com uma curiosidade tamanha sobre a evolução positiva da Situação Líquida ao longo dos trimestres de 2003 para fechar com chave de ouro o ano...

Mais interessante o facto do valor contabilístico de cada acção do BCP ter vindo sempre a subir ao longo do ano, valendo em Q1.2003 €0.76 para fechar o ano de 2003 a valer €0.88. Dito isto, o PBV do BCP depois de atingir os 2.42 a 31.12.2002 caiu abruptamente 1.65 a 31.03.2003 para não mais deixar de subir até 31.12.2003 onde se fixou nos 2.02 corrigindo de um máximo em 30.09.2003 nos 2.13.

À parte estas questões, algumas das situações que me chamaram à atenção foram:

1. A Margem Financeira subiu para 48%, valor mais alto dos últimos 4 exercícios;

2. Contudo, a Margem Financeira após Provisões para riscos de crédito caiu para os 32.5%, valor mais baixo dos últimos 5 exercícios (dados em análise);

3. Os lucros antes de impostos continuam a cair pelo 3º ano consecutivo e muito longe dos chorudos lucros dos anos 2000 e 2001;

4. Desapareceram das demonstrações de resultados as rúbricas em "Outros custos" designadas por "prejuízos em operações financeiras" e "comissões" não fazendo a mínima ideia onde é que aquilo foi parar - lá terei que ler com atenção o R&C;

5. Por ser impossível comparar algumas rúbricas antes de se ler detalhadamente o R&C, não deixa de ser surpreendente constatar que algumas componentes de custos de exploração terem aumentado substancialmente compensados por uma forte redução nas "outras provisões";

6. Haverá que ler detalhadamente os proveitos por forma a aferir sobre a sua consistência em termos futuros já que se registou ao longo do ano de 2003 uma redução da rúbrica "juros e proveitos equiparados", conseguindo o banco manter a margem financeira, compensada pelo aumento dos "outros proveitos";

7. Os "outros custos" não pararam de subir até ao fim do ano QoQ com o total de proveitos com evolução positiva, estagnação e ligeira queda;

8. Por último, o facto da redução dos impostos permitir ao BCP juntar ao resultado do exercício qualquer coisa como 11.5 MEUR.

Uma análise mais cuidada com alguns rácios e, em particular se houver mais informação, lá para o fim-de-semana.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por artista_ » 21/1/2004 20:03

O que o Jas diz é verdade (dá gosto ver o Jas a fazer AT!!! :wink: ) poderá ter-se dado um falso break do suporte, é algo que acontece muitas vezes antes de um movimento brusco em sentido contrário...

Por outro lado ficámos com um gap entre 1.71 e 1.73! não tendo necessariamente que ser "corrigido" poderá dar-se ainda o caso de o ser muito mais tarde(?!)... de qualquer forma deixa a hipótese de poder-mos ter de vir mais abaixo um pouco preencher o gap!!

BCP

por JAS » 21/1/2004 19:47

Costumo dizer que é conveniente retirarmos o "ruído" dos gráficos para termos uma ideia mais correcta da evolução das cotações.

Aquele topo da onda 5, registado no dia 5 Jan, foi ocasionado por um boato e a queda consequente foi ocasionada pelo comunicado da não-venda da S&P.
Digamos que são uma anormalidade em termos de gráfico.
(Mas isso não invalida que fiquemos com a ideia do que pode voltar a acontecer se aparecer um novo boato...)

Abstraindo-nos desse topo verificamos que o BCP, que andava a lateralizar desde o início de Dezembro, sofreu em seguida o embate de várias research altamente negativas. O que provocou uma queda.

Com a divulgação dos resultados foi reposta a verdade. O título voltou naturalmente para dentro do canal 1,73/1,78.

Portanto, abstraindo-nos de todas estas perturbações pontuais, temos o BCP dentro do mesmo canal.
Do qual pode vir a sair agora.

Na minha opinião é provavel que consiga sair por cima.
Mas terá que o fazer no muito curto prazo e aproveitando a embalagem da sessão de hoje.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por vampiro » 21/1/2004 19:11

:) só estava a espera que o nosso benfeitor s.cipriano pusesse as cotacoes do meta para actualizar e colocar um igual ao teu. subscrevo inteiramente o q disseste, mas estou optimista em relação a acção, pensando que poderá entrar de novo na linha de tendencia que cortou ha uns dias devido especialmente ao price target e revisoes em baixa de alguns "analistas" indo testar aos 1.83... Estes price targets sao realmente uma comédia.. Lembro-me do tempo da ptm em que certas casas deram prices de 200 euros.. pq seria? estavam com mtas? O que quer parecer é que emitem certos prices conforme lhes convem... mas sao opinioes:) Bons negócios.
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.

Registado: 30/12/2003 16:40

por artista_ » 21/1/2004 19:11

Sigo com interesse as tuas "pictures" e as analises que fazes aqui no fórum (quase que se pode dizer que sou teu fã! :lol: )...

No entanto há muito tempo que larguei análises muito elaboradas que, pelo menos no meu caso, funcionam mal em termos práticos...

Não quero dizer que o BCP não venha a retrair nos 1.78, embora sinceramente me pareça difícil, o que me parece é que é muito mais importante o canal lateral em que o título tem andado desde Setembro de 2003 do que propriamente a LT de suporte ascendente... de qualquer forma se estiver enganado e o BCP retrair é claro que considero imediactamente a hipótese de sair, eu prefiro é ter gráficos mais "limpos"... :wink:

BCP - acinzentado.

por Cinzento » 21/1/2004 18:49

Meu caro amigo JCS,
Depois dos fortes volumes em queda , o BCP teve como suporte suficiente os 1.68, debatendo-se aí durante 4 sessões, tendo como resistencia imediata os 1.70.

Acabou por cortá-la em alta com gap e volume. Nesta perpectiva, seria de entrar, técnicamente falando.
No entanto , olhando coutelosamente para o gráfico, verifico que a tendencia foi quebrada em baixa consistentemente, e a sessão de hoje acabou por ser um reteste....assim , e nestes termos, estou inclinado a pensar que amanhá esbarrará novamente nos 1.78 e depois virá novamente abaixo.

Contudo um corte dos 1.78...consistente...por-me-ia a pensar diferente.

Vou seguir com muita atenção.

Espero ter ajudado.

Abraço e bons negócios

Cinzento
Anexos
JCS.png
JCS.png (18.93 KiB) Visualizado 1351 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], Google Feedfetcher, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, rg7803, TheKuby e 355 visitantes