Finanças & Fundos de Investimento
Re: Fundos de Investimento (baixo risco)
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:O tapering, tinha a hipótese de ser adiado, devido a escolha da Yellen, para o Fed, com o shutdown fica provavelmente ainda mais adiado.
Vai ficar adiado vai...
Exclusive: Fed's Fisher, vocal hawk, sees no QE cuts this month
Atenção ao "pormenor" de ele ser um "Hawk"
A mim parece que ele tem uma "hidden agenda" política.

Fisher has long blamed the U.S. Congress and President Barack Obama for failing to hash out clear policy on future taxes, government spending and regulations, saying that without such clarity businesses will not undertake the hiring that the Fed's super-easy monetary policy is meant to encourage.
E com esta declaração dele, ele quer reduzir os estimulos?!
Fisher said he expects U.S. economic data to be "sloppy" for a couple more months due to the partial government shutdown.
A escolha do Obama pela a Yellen, para além de ser relacionada com a economia, também tem uma vertente política. Leva a crer que o Obama prefere o perfil de "dove" da Yellen a um perfil mais "hawkish". O candidato mais "hawkish" acabou por perder os apoios politicos que tinha para ser nomeado.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Rick Lusitano Escreveu:O tapering, tinha a hipótese de ser adiado, devido a escolha da Yellen, para o Fed, com o shutdown fica provavelmente ainda mais adiado.
Vai ficar adiado vai...
Exclusive: Fed's Fisher, vocal hawk, sees no QE cuts this month
Atenção ao "pormenor" de ele ser um "Hawk"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
E de repente, ficaram arrumados vários "assuntos". A nomeação do novo secretário da Reserva Federal Norte-Americana (Fed), o limite da divida do Governo dos EUA e o tapering.
A Yellen era a escolha preferida para suceder o Ben, pois significa a continuação dos estímulos por parte do Fed.
O acordo sobre o aumento do tecto da divida governamental dos EUA, era inevitável, pois traria consequências desastrosas para as economias de todos os países.
O tapering, tinha a hipótese de ser adiado, devido a escolha da Yellen, para o Fed, com o shutdown fica provavelmente ainda mais adiado.
O que ainda falta resolver

A Yellen era a escolha preferida para suceder o Ben, pois significa a continuação dos estímulos por parte do Fed.
O acordo sobre o aumento do tecto da divida governamental dos EUA, era inevitável, pois traria consequências desastrosas para as economias de todos os países.
O tapering, tinha a hipótese de ser adiado, devido a escolha da Yellen, para o Fed, com o shutdown fica provavelmente ainda mais adiado.
O que ainda falta resolver

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

@VIXIUM & Manusche - http://youtu.be/ed2FWNWwE3I?t=45s
Claro que falamos de montantes diferentes mas tb não quero ser Bilionário
Claro que falamos de montantes diferentes mas tb não quero ser Bilionário

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Tal como era fácil de adivinhar: probabilidade de default zero (0):
Congress Set to End Fiscal Impasse as Boehner Concedes
VIXIUM
Congress Set to End Fiscal Impasse as Boehner Concedes
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
VG: Como sabes tenho todo o gosto, e interesse, em pagar o jantar.
Sporting? Falaram em Sporting? É que eu sou mesmo verde....
Como diz a Manusche a propósito do VG...ele há defeitos (que eu considero virtudes) que não me importo nada de expor (refiro-me ao meu verde)!! Mas ao contrário do VG...eu assumo que nunca serei rico. Podem dizer o que disserem mas para mim há uma coisa que não se controla e uns têm e outros não: sorte. E eu decididamente não a tenho do meu lado, por exemplo nos mercados. Por mais que saiba ou soubesse, sei que não tenho sorte e ela também conta na altura de tomar a decisão. Não é só informação. É também sorte. Veja-se recentemente com o caso da PT OI em que estive até à última para comprar 2 dias antes ações da PT (houve colegas meus que depois de um aceso debate sobre as possibilidades da coisa se anunciar rápido, sem inside trading nenhum, compraram PT até dizer chega; e BES; quase todos ganharam num dia mais de 10%; eu e outros...ficámos de fora). Depois disse para comigo: seria tão lógico que vais perder! Não ganhei. E se comprasse PT teria comprado também BES, obviamente.
VIXIUM
Sporting? Falaram em Sporting? É que eu sou mesmo verde....
Como diz a Manusche a propósito do VG...ele há defeitos (que eu considero virtudes) que não me importo nada de expor (refiro-me ao meu verde)!! Mas ao contrário do VG...eu assumo que nunca serei rico. Podem dizer o que disserem mas para mim há uma coisa que não se controla e uns têm e outros não: sorte. E eu decididamente não a tenho do meu lado, por exemplo nos mercados. Por mais que saiba ou soubesse, sei que não tenho sorte e ela também conta na altura de tomar a decisão. Não é só informação. É também sorte. Veja-se recentemente com o caso da PT OI em que estive até à última para comprar 2 dias antes ações da PT (houve colegas meus que depois de um aceso debate sobre as possibilidades da coisa se anunciar rápido, sem inside trading nenhum, compraram PT até dizer chega; e BES; quase todos ganharam num dia mais de 10%; eu e outros...ficámos de fora). Depois disse para comigo: seria tão lógico que vais perder! Não ganhei. E se comprasse PT teria comprado também BES, obviamente.
VIXIUM
VIXIUM Escreveu:@ VG - M&G pois...Andam para aí a falar de coisas importantes e quase passam desapercebidas....BEST is in or out?
Passa nada despercebidas... eu n deixo e vou dar enfase ao fundo no futuro! Só espero que continue a boa performance senão...

VIXIUM Escreveu:@ Manusche - Assim como acho que já vou poupar um jantar!!!![]()
Se te referes ao "meu" almoço/jantar/refeição não te adiantes muito. Até 31 de Dezembro muita água passa por baixo da ponte e só precisamos de mais mês e meio/dois meses a bombar como este último. (Eu sei que brinco muito com isto mas é mais numa perspectiva de os Pimco acabarem no verde do que no almoço/jantar que sabes que acaba por ser secundário/simbólico para mim)!!
rentabilidades último mês
Pimco TR - 1 mês 1.85
Pimco IG - 1 mês 1.51
Pimco DI - 1 mês 2.10
Pimco HY - 1 mês 1.50
Pimco GB - 1 mês 0.90
PIMCO EMB - 1 mês 2.21
(sem o dia de hoje que foi sportinguista ferrenho

Boas,
@ Rick - pronto, não queria estragar a surpresa. Chama-lhe projecto X, claro.
@ VG - M&G pois...Andam para aí a falar de coisas importantes e quase passam desapercebidas....BEST is in or out? BIG is in or out? Algum banco português com isto?
@ Manusche - Pronto, eu ofereço as pipocas. Assim como assim acho que já vou poupar um jantar!!!
Fiquem bem.
VIXIUM
@ Rick - pronto, não queria estragar a surpresa. Chama-lhe projecto X, claro.

@ VG - M&G pois...Andam para aí a falar de coisas importantes e quase passam desapercebidas....BEST is in or out? BIG is in or out? Algum banco português com isto?
@ Manusche - Pronto, eu ofereço as pipocas. Assim como assim acho que já vou poupar um jantar!!!

Fiquem bem.
VIXIUM
Editado pela última vez por VIXIUM em 16/10/2013 22:41, num total de 1 vez.
Joao87 Escreveu:Tou a perceber o teu ponto de vista VirtuaGod. E se formos a comparar esse com o M&G que tu e o rick referiram, perde em todos os paramentros, ainda mais dentro da categoria de "Misto Defensivo".
Eu é que tenho tenho acompanhado a evolução dele já a algum tempo e achei interessante o comportamento, o que não quer dizer que de hoje para amanha não leve outra martelada como a de 2008.
Em relação ao M&G, pela pesquisa que fiz atravez do ISIN, ainda não está disponivel no best. Há prespectivas de vir a estar?
Esta' disponível via PFA (subscrição com papel assinado), creio que o mínimo de investimento e' de 1000e.
Tou a perceber o teu ponto de vista VirtuaGod. E se formos a comparar esse com o M&G que tu e o rick referiram, perde em todos os paramentros, ainda mais dentro da categoria de "Misto Defensivo".
Eu é que tenho tenho acompanhado a evolução dele já a algum tempo e achei interessante o comportamento, o que não quer dizer que de hoje para amanha não leve outra martelada como a de 2008.
Em relação ao M&G, pela pesquisa que fiz atravez do ISIN, ainda não está disponivel no best. Há prespectivas de vir a estar?
Joao87 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:
Pipocas? Ficas com o dia verde de hoje que já é bom. 1ª página está a 3/4!
A meio reparei num fundo que estava "perdido" nas menções honrosas e lembro-me de o ter recomendado a quem tem medo das subidas das taxas de juro. (foi lá para o fim de Junho)
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05PNS
VirtuaGod, Ali na categoria de Mistos, achas que este menino fica a dever muito aos que lá estão?
Invesco Pan European High Income E Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T9O
É que mesmo nestes ultimos tempos conturbados, ele manteve um crescimento constante e coerente. Se reparares na curva do gráfico, exceptuando os anos criticos (2008 e 2011) parece a curva de um fundo monetário, com a ligeira diferença de ter ganhos incomparavelmente superiores!
É bom fundo misto, mas já reparastes na volatilidade dele, sendo um "Mistos Defensivos EUR" (Categoria Morningstar™ )?
Morningstar/Banco Best Escreveu:Análise Rendibilidade/Risco 30-09-2013
Medidas de Risco.....1 ano.....3 anos.....5 anos
Desvio Padrão.....5,09.....10,97.....15,30
Meses positivos.....11.....27.....45
Meses negativos.....1.....9.....15
Pior mês.....-2,61.....-7,02.....-14,63
Ele tem tido um bom ano em 2013, num ano de bear market para as obrigações, tendo ele, 60.47% em obrigações na carteira datada de 30-09-2013. Ele teve um ano negativo, em 2011. Mas eu prefiro o fundo misto da M&G:
Rick Lusitano em 14/10/2013 12:33 Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - EUR
Neste post, coloco fundos de investimento em EUR, que eu considero passiveis de se investir a longo prazo, grande maioria deles, estão na minha carteira ou vias disso, eu escolhi alguns destes fundos e não pretendo investir em todos, pois alguns deles se sobrepõem em activos em carteira e políticas de investimento. Usando uma analogia, a listagem é como uma ementa de um restaurante, da mesma maneira, que não se come todos os pratos da ementa, também não invisto em todos os fundos. Deve-se investir com moderação. Dividi os fundos por classe de activos e categorias Morningstar, algumas das categorias foram ligeiramente modificadas para corresponder mais fielmente á natureza do fundo. Os fundos que eu coloco, estão todos disponíveis no momento actual no Banco Best, os fundos da gestora M&G, terão de ser subscritos manualmente através do PFA. Esta listagem de fundos, poderá sofrer alterações, com a entrada de novos fundos, quer pela melhoria dos seus desempenhos, quer pela comercialização de novos fundos pelo Banco Best, como poderá haver saídas pelas razões inversas.
(...)
MISTOS
Mistos FlexívelEUR - Invesco Balanced-Risk Allocation E Morningstar
Mistos Defensivos - EUR HedgedGBP - M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg) Morningstar
(...)
Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.
Legenda:Irlanda
Luxemburgo
Portugal
Reino Unido
EUR - Euro
GBP - British Pound (Sterling)
USD - US Dollar
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1066074#p1065281
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Joao87 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:
A meio reparei num fundo que estava "perdido" nas menções honrosas e lembro-me de o ter recomendado a quem tem medo das subidas das taxas de juro. (foi lá para o fim de Junho)
VirtuaGod, Ali na categoria de Mistos, achas que este menino fica a dever muito aos que lá estão?
É que mesmo nestes ultimos tempos conturbados, ele manteve um crescimento constante e coerente. Se reparares na curva do gráfico, exceptuando os anos criticos (2008 e 2011) parece a curva de um fundo monetário, com a ligeira diferença de ter ganhos incomparavelmente superiores!
Parece-me bom e tem tido boa performance. Há tantos fundos que uma pessoa não pode acompanhar tudo. Mas há qualquer coisa no gráfico desse fundo que me deixa desconfortável (não é por isso que é mau mas o investimento deve ser o mais confortável possível para que a pessoa consiga manter o plano de investimentos). Não sei pk mas não é um fundo que me inspire confiança. Desde a falta de estabilidade ao excesso de rentabilidade (lembra-te que +rentabilidade+ risco). Nem preciso propriamente saber de onde o risco vem mas ele está lá de certeza. Para além de ter levado forte e feio em 2008 para um fundo "defensivo"!!
Quando adiciono um fundo normalmente sei como ele funciona e faço uma análise à performance e como é que o gestor chegou lá. Por isso é que gosto de fundos muito expostos ao escrutinio do media financeiros (por serem grandes). Por exemplo o M&G, tem uma performance fenomenal mas li e sei como ele chegou lá e o que ele tem feito etc. Não me sentiria à vontade a investir num fundo misto "conservador" com essas performance antes de ler e saber como ele lá chegou.
No mundo tudo o que parece bom demais normalmente é...
P.S. Não digo que o fundo não seja bom mas antes estuda e tenta perceber como funciona que com essas performances é estranho!!

File, tens colocando boas infografias financeiras. 

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

VirtuaGod Escreveu:
Manushe Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Ainda está a meio. Amanhã devo acabar e dar inicio aos outros 2 projectos (e já tenho outra ideia gira na cabeça). Se eu não fosse preguiçoso o mundo estava aos meus pés lol
(quando for rico contrato alguém para me tratar das coisas "chatas", adoro estudar finanças mas trabalhar... pufff)
Contrariamente a muita gente, assumes frontalmente os teus "default". Gosto disso mas vais pagar-me a quantidade de pipocas, próprias para esperas prolongadas, que comprei!![]()
Folgo em saber que sabes - e assumes - que um dia serás rico!lol
Boas matérias, fico à espera do resto!!!!!!!
Manushe Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Ainda está a meio. Amanhã devo acabar e dar inicio aos outros 2 projectos (e já tenho outra ideia gira na cabeça). Se eu não fosse preguiçoso o mundo estava aos meus pés lol
(quando for rico contrato alguém para me tratar das coisas "chatas", adoro estudar finanças mas trabalhar... pufff)
Contrariamente a muita gente, assumes frontalmente os teus "default". Gosto disso mas vais pagar-me a quantidade de pipocas, próprias para esperas prolongadas, que comprei!![]()
Folgo em saber que sabes - e assumes - que um dia serás rico!lol
Por falar em default parece que os nossos amigos americanos lá se entenderam.
Editado pela última vez por Amiais em 16/10/2013 19:18, num total de 1 vez.
VirtuaGod Escreveu:Ainda está a meio. Amanhã devo acabar e dar inicio aos outros 2 projectos (e já tenho outra ideia gira na cabeça). Se eu não fosse preguiçoso o mundo estava aos meus pés lol
Contrariamente a muita gente, assumes frontalmente os teus "default". Gosto disso mas vais pagar-me a quantidade de pipocas, próprias para esperas prolongadas, que comprei!

Folgo em saber que sabes - e assumes - que um dia serás rico!

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
VIXIUM Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Iniciei um tópico, que pretendo que seja complementar a este, o "Projecto X":Rick Lusitano Escreveu:Projecto X
O intuito deste tópico, é partilhar as minhas ideias e informação de investimentos, de forma alguma pretendo aconselhar ou sugerir investimentos, não irei defender alocações estratégicas (longo prazo) ou tácticas (curto prazo), estas liberdades pertencem exclusivamente a cada investidor. Irei falar fundos de investimentos (FI) como veículos para o investimento, poderei eventualmente falar de ETFs como instrumento de investimento de comparação ou de substituição no caso de não existir alternativas viáveis nos FI e futuramente talvez de outros instrumentos financeiros. Tanto os FI como os ETFs, têm cada um, vantagens e desvantagens, pelo que se podem complementar. Não pretendo, que este tópico, seja um tópico que explique as características básicas e funcionamento destes activos, pois já existem excelentes tópicos dedicados a eles. Falarei sim, das características individuais de cada FI ou ETF, temas de investimento e devido a natureza destes instrumentos oferecer a possibilidade de se investir em quase todos espectros dos mercados mundiais, poderei falar temas económico-financeiros de forma generalista. Esta 1ª página, será sempre o ponto de partida do tópico, pois irei actualizando regularmente com ligações para informação que venha a ser colocada no tópico, a fim de não se perder informação pertinente.
OS MEUS ARTIGOS
Bem Rick
Haja tempo.
Só uma sugestão: não queres colocar entre parêntesis do Projecto X uma expressão mínima do que se trata (exemplo: fundos e ETFs)? É porque temo que poucos andem por lá a não ser que conheçam o tópico...Apenas uma sugestão.
Boa iniciativa.
Fica bem.
VIXIUM
Imobiliário (Indirecto) vs. Infra-estruturas (2013-08-06)
INSTRUMENTOS FINANCEIROS
Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)
URL: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630
VIXIUM, a questão do nome, faz parte da minha estratégia de lançamento do tópico, neste momento, o tópico está em fase experimental, em pré-lançamento, ou usando uma analogia informática, em versão beta, daí o nome. O nome definitivo do tópico já está escolhido, já tens umas dicas para o nome definitivo no texto da listagem de fundos de investimento em EUR "Fundos de Investimento (FI) - EUR".

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Boas,
Qual o nº de fundos que uma carteira equilibrada e diversificada deve possuir?
A Morningstar tentou responder a esta questão, tendo para tal construído portfolios hipotéticos compostos de 1 a 30 fundos, usando as possíveis combinações entre eles. Depois, num período anterior a 2003, calculou o desvio padrão de 5 anos para cada um dos portfolios e o resultado é o que consta do gráfico da figura 7.3 abaixo exposta. Analisando o respetivo gráfico pode-se inferir que a partir da quantidade de 4 fundos, a diminuição do desvio padrão/volatilidade da respetiva carteira deixa de ser significativa; a partir de 7 fundos a redução do desvio padrão é insignificante; e a partir de 10 fundos o desvio padrão permanece quase o mesmo. Assim, através desta análise Morningstar, o nº de fundos constituintes de uma carteira deve-se situar na gama de 7-10 fundos.
Tanto mais importante que o nº de fundos de uma carteira é a sua diversificação entre si, com negativos ou baixos coeficientes de correlação.

Fonte: Guide to Mutual Funds - Morningstar (2003)
Abr,
file 112
Qual o nº de fundos que uma carteira equilibrada e diversificada deve possuir?
A Morningstar tentou responder a esta questão, tendo para tal construído portfolios hipotéticos compostos de 1 a 30 fundos, usando as possíveis combinações entre eles. Depois, num período anterior a 2003, calculou o desvio padrão de 5 anos para cada um dos portfolios e o resultado é o que consta do gráfico da figura 7.3 abaixo exposta. Analisando o respetivo gráfico pode-se inferir que a partir da quantidade de 4 fundos, a diminuição do desvio padrão/volatilidade da respetiva carteira deixa de ser significativa; a partir de 7 fundos a redução do desvio padrão é insignificante; e a partir de 10 fundos o desvio padrão permanece quase o mesmo. Assim, através desta análise Morningstar, o nº de fundos constituintes de uma carteira deve-se situar na gama de 7-10 fundos.
Tanto mais importante que o nº de fundos de uma carteira é a sua diversificação entre si, com negativos ou baixos coeficientes de correlação.

Fonte: Guide to Mutual Funds - Morningstar (2003)
Abr,
file 112
Editado pela última vez por Visitante em 16/10/2013 19:13, num total de 2 vezes.
- Registado: 29/11/2007 1:41
Outra novidade do novo regime fiscal é a "imposição de uma distribuição anual mínima, entre 70% a 90% dos resultados do fundo".
Pata-Hari Escreveu:Isto faz sentido, equipara os fundos nacionais aos fundos estrangeiros em tratamento fiscal e é, dada a fiscalidade actual, mais benéfico do que anteriormente na maior parte dos casos (quanto mais tempo se tiver o fundo em carteira, maior é o impacto da capitalização dos rendimentos).
+1
Onde viste o "distribuição obrigatória de rendimentos "?
Mas a distribuição obrigatória de rendimentos faz pouco sentido quando o investidor pretende um produto que acumule.
Mas é obviamente a forma de recuperar a receita fiscal perdida por não ocorrer taxação interna no fundo quando os rendimentos são colocados à disposição do mesmo.
E porque Imposto de Selo sobre o valor dos activos? Volta-se a atacar a poupança em vez de se atacar os desperdicios.
BN
Garfield
Mas é obviamente a forma de recuperar a receita fiscal perdida por não ocorrer taxação interna no fundo quando os rendimentos são colocados à disposição do mesmo.
E porque Imposto de Selo sobre o valor dos activos? Volta-se a atacar a poupança em vez de se atacar os desperdicios.
BN
Garfield
Isto faz sentido, equipara os fundos nacionais aos fundos estrangeiros em tratamento fiscal e é, dada a fiscalidade actual, mais benéfico do que anteriormente na maior parte dos casos (quanto mais tempo se tiver o fundo em carteira, maior é o impacto da capitalização dos rendimentos).
Negocios.pt Escreveu:Tributação vai deixar de incidir sobre o fundo e passa a ser cobrada ao investidor.
Quem investe em fundos de investimento nacionais vai passar a ser tributado no momento do resgate, a uma taxa única que poderá chegar aos 28%, como acontece nos fundos estrangeiros. No actual regime fiscal, é o fundo que é tributado sempre que recebe juros, dividendos ou regista mais-valias, a uma taxa que ronda os 25%.
O Governo incluiu na proposta de lei do Orçamento do Estado para 2014 uma autorização legislativa que visa alterar o regime fiscal dos fundos de investimento, "tendo em vista a sua modernização e maior competitividade internacional". A principal alteração está no modelo de tributação, que deixa de incidir sobre o fundo e passa a ser cobrada directamente ao investidor. "Se eu hoje comprar um fundo de investimento nacional, o fundo vai sendo tributado à taxa de 25%, grosso modo, e quando faço o resgate não sou tributado nem tenho de o pôr na declaração de IRS", explica Rodrigo Domingues, consultor fiscal da PwC. "Há uma tributação à entrada. O que se quer fazer agora é passar para uma tributação à saída", conclui.
No novo modelo caberá à sociedade gestora registar os valores a que o investidor compra as unidades de participação do fundo e, na altura do resgate, aplicar uma taxa liberatória sobre as mais-valias que existam, explica o consultor. Por se tratar de uma taxa liberatória, não será obrigatório o englobamento nos restantes rendimentos de IRS. Este é, de resto, o regime que já vigora nos fundos estrangeiros comercializados em Portugal.
A autorização legislativa fala num "regime fiscal neutro, passando a tributação para a esfera dos investidores a uma taxa única". Mas qual será essa taxa? Os fundos são tributados a 25% na maioria dos rendimentos, embora essa taxa se aproxime dos 28% no caso dos produtos mais expostos aos activos em Portugal. "Apostaria numa taxa de 28%, porque isso tornaria neutro eu receber dividendos através do investimento num fundo ou directamente na compra das acções", diz Rodrigo Domingues.
Esta é também a taxa liberatória que é cobrada nos fundos estrangeiros. Os não residentes estão isentos de impostos no investimento em fundos. Recorde-se que os fundos de investimento perderam em 2013 a isenção sobre as mais-valias em acções detidas há mais de 12 meses. Uma opção que mereceu a crítica do presidente da associação do sector (APFIPP), José Veiga Sarmento (na foto).
Imposto do selo chega aos fundos
A mudança de regime fiscal não acaba, no entanto, com a tributação sobre os fundos de investimento. A proposta do Governo prevê que passe a ser cobrado imposto do selo sobre o valor líquido dos activos do fundo (o montante que tem sob gestão na carteira), numa percentagem entre 0,01% e 0,2%. Resta saber com que periodicidade vai ser aplicado o imposto.
Outra novidade do novo regime fiscal é a "imposição de uma distribuição anual mínima, entre 70% a 90% dos resultados do fundo". "Será interessante perceber como esta imposição de uma distribuição anual mínima se aplicará aos fundos de capitalização [que não entregam resultados], que são a grande maioria dos fundos comercializados pelas sociedades gestoras portuguesas", observa o consultor da PwC.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Garfield, Google [Bot], HFCA, iniciado1, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, Zorza e 106 visitantes