Obrigações II
Re: Obrigações II
Consegui comprar umas quantas de 2024 a 93,79%. começo a ficar cada vez mais enterrado em OT's. . .
- Registado: 10/7/2013 21:39
ge22908 Escreveu: Obviamente sei para que serve um MM
Fazes bem em referir que sabes o que é

2- Sobre as mais valias nas obrigações, noto que é um tema que gera alguma discussão, mas pergunto não se optando pelo englobamento a atual taxa é 28%?
Muito obrigado[/quote]
Correto, 28% existe alguma ambiguidade para alguns foristas, para outros deixou de exisir a partir do momento que a AT emitiu um parecer vinculativo.
Lose your opinion, not your money
Olá a todos. Venho acompanhando este post há algum tempo pois considero-o muito interessante.
Tenho duas dúvidas para as quais gostaria que me ajudassem:
1- Nas OT noto há sempre posições de igual montante no BID e no ASK, isto faz me pensar que existe um market maker. Neste momento estou a pensar reforçar nas OT2024 e OT2016, mas por exemplo nas OT 2024 o MM anda com ordens de compra e venda de 130 e 100K. Obviamente sei para que serve um MM, mas sabem quem é, e se está institucionalizado?
2- Sobre as mais valias nas obrigações, noto que é um tema que gera alguma discussão, mas pergunto não se optando pelo englobamento a atual taxa é 28%?
Muito obrigado
Tenho duas dúvidas para as quais gostaria que me ajudassem:
1- Nas OT noto há sempre posições de igual montante no BID e no ASK, isto faz me pensar que existe um market maker. Neste momento estou a pensar reforçar nas OT2024 e OT2016, mas por exemplo nas OT 2024 o MM anda com ordens de compra e venda de 130 e 100K. Obviamente sei para que serve um MM, mas sabem quem é, e se está institucionalizado?
Muito obrigado
- Anexos
-
- Captura de ecrã 2013-10-7, às 14.55.43.png (39 KiB) Visualizado 8687 vezes
O que quero é obrigações portuguesas com maior YTM (cerca de 5,41%), ou com boa probabilidade de mais-valias. Ou seja, melhor que as da PT 2025 (XS0221854200). O capital é cerca de 45k, envio os dados da minha obrigação em anexo. OT's já tive e acho que actualmente estão com preço elevado, as da PT já deram uma boa mais-valia, mas só troco por melhor.
Alguma sugestão?
Alguma sugestão?
- Anexos
-
- PT2025.jpg (16.85 KiB) Visualizado 7838 vezes
- Registado: 7/10/2013 10:10
agentetm Escreveu:Não ter liquidez concordo que é um grande problema. Agora a YTM nem me parece má.
Já agora, tenho uma obrigação da PT 2025 (XS0221854200) com boas mais valias, alguma boa recomendação de compra com YTM maior ou com boa possibilidade de mais-valias (melhores remunerações para um risco menor)? De preferência algo portugues, para seguir mais facilmente.
Quando para o mesmo ou maior risco tens uma menor rendibilidade, isso faz com que escolher essa obrigação seja uma má decisão.
Depende dos valores que estejas a falar. Uma coisa é ter liquidez para compraar 5k ou 10k de uma obrigação, outra coisa são desfazer-te de 50k. Depende dos valores que estás a falar
Não ter liquidez concordo que é um grande problema. Agora a YTM nem me parece má.
Já agora, tenho uma obrigação da PT 2025 (XS0221854200) com boas mais valias, alguma boa recomendação de compra com YTM maior ou com boa possibilidade de mais-valias (melhores remunerações para um risco menor)? De preferência algo portugues, para seguir mais facilmente.
agentetm Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:http://bes-o-novo-bpp.blogspot.pt/2013_08_01_archive.html
Até me ria se me contatassem com este produto, ia logo lá falar com eles, até gostava de ver o paleio deles
Não entendi
Não tem o risco de uma obrigação normal de BES? Tem cupão fixo e maturidade em 2018...
PS: Não sou um participante activo mas gosto de vir aqui regularmente ler este tópico, já tive um user mas já nem sei qual era. Sou mais para o conservador e gosto de ver a coragem do Sr_SNiper ao investir em obrigações de risco.
Não tem liquidez, e tem uma YTM muito pequena para o risco que acarreta, diria que é extremamente fácil encontrar melhores remunuerações para um risco menor, o que faz com que comprar esta obrigação, a este preço (97,15%) seja um mau investimento.
Sr_SNiper Escreveu:http://bes-o-novo-bpp.blogspot.pt/2013_08_01_archive.html
Até me ria se me contatassem com este produto, ia logo lá falar com eles, até gostava de ver o paleio deles
Não entendi

Não tem o risco de uma obrigação normal de BES? Tem cupão fixo e maturidade em 2018...
PS: Não sou um participante activo mas gosto de vir aqui regularmente ler este tópico, já tive um user mas já nem sei qual era. Sou mais para o conservador e gosto de ver a coragem do Sr_SNiper ao investir em obrigações de risco.
Hyoga Escreveu:CLN British Airways PLC 2018
Prazo: 5 anos e 51 dias;
Data de maturidade: 20 de Novembro de 2018;
Taxa: 6% TANB;
Pagamento de Juros: Mensal;
Montante mínimo de investimento: 1.000€;
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd28585.pdf
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd28587.pdf
Atenção que isso é um CLN não são obrigações, e já agora só podem ser comercializados no BEST.
Para mim um problema desse CLN é o prazo de 5 anos. E se quiser vender a meio? Acho que a venda não é muito fácil.
CLN British Airways PLC 2018
- Registado: 10/9/2013 10:13
Esse link é educativo e porque explicita os riscos de algumas emissões de obrigações.
http://bes-o-novo-bpp.blogspot.pt/2013_ ... chive.html
pauladuarte87 Escreveu:Isso significa que o valor nominal (no caso grego) de cada obrigação sofreu alteração? ou apenas a taxa de cupão?
A minha questão, surge pois nos ultimos tempos tenho andado um pouco atenta ás YTM das obrigações Portugueses, nomeadamente nas obrigações abaixo do par, não tanto numa prespectiva de taxa de cupão, pois o objectivo seria vender assim que a YTM diminuisse (espero estar a ser clara na explicaçºao), ou seja vendelas assim que o preço real esteja proximo do preço nominal. Faz sentido este raciocinio? supondo claro, numa prestectiva que Portugal sairá deste impasse nos próximos tempos (anos talvez).
No caso da Grécia eles comunicaram aos investidores que iam fazer uma troca, não tenho agora valores em concreto mas foi p.ex. 1 nova <=> 0.7 velha, logo houve uma perda de 30%, os novos cupões também foram todos para à volta dos 2% (logo mais uma perda). Claro que no caso de Portugal não se sabe de nada em concreto, nem há nenhum plano divulgado para fazer reestruturação. As OT que estão a cotar abaixo do valor facial, pelo que se tudo correr bem e a conjuntura melhorar, tenderão a subir, baixando a respectiva Yield e permitindo portanto tirar ganhos.
Isso significa que o valor nominal (no caso grego) de cada obrigação sofreu alteração? ou apenas a taxa de cupão?
A minha questão, surge pois nos ultimos tempos tenho andado um pouco atenta ás YTM das obrigações Portugueses, nomeadamente nas obrigações abaixo do par, não tanto numa prespectiva de taxa de cupão, pois o objectivo seria vender assim que a YTM diminuisse (espero estar a ser clara na explicaçºao
), ou seja vendelas assim que o preço real esteja proximo do preço nominal. Faz sentido este raciocinio? supondo claro, numa prestectiva que Portugal sairá deste impasse nos próximos tempos (anos talvez).
A minha questão, surge pois nos ultimos tempos tenho andado um pouco atenta ás YTM das obrigações Portugueses, nomeadamente nas obrigações abaixo do par, não tanto numa prespectiva de taxa de cupão, pois o objectivo seria vender assim que a YTM diminuisse (espero estar a ser clara na explicaçºao

- Registado: 17/4/2013 13:58
pauladuarte87 Escreveu:Bom dia,
Gostaria de colocar a seguinte questão:
Relativamente às Obrigaçoes Tesouro Portuguesas, em caso de perdão de divida ou restruturação da mesmo, o que acontece às obrigaçoes? os obrigacionistas deixam de ter que restituir o valor nominal no final do prazo pré estabelecido?
Pode acontecer muita coisa, ou não

Bom dia,
Relativamente às Obrigaçoes Tesouro Portuguesas, em caso de perdão de divida ou restruturação da mesmo, o que acontece às obrigaçoes? os obrigacionistas deixam de ter que restituir o valor nominal no final do prazo pré estabelecido?
- Registado: 17/4/2013 13:58
zunga26 Escreveu:Bem, juntei hoje ao meu portefólio OT's de 2024 a 87,20%.
Veremos se não foi cedo demais.....
Despachei-as hoje a 92,40%.....com todas estas incertezas a pairar no ar, achei melhor realizar já esta mais valia que não é nada má

- Registado: 13/2/2013 14:09
e em relaçao ao meu investimento em obrigações, os meus movimentos recentes teem sido reduzir nas OT 2016 e 2023 para reforçar nas 2037. o trabalho não me tem permitido concentrar na procura de obrigações. neste momento estou a acabar de jantar. e as OT teem sido uma alternativa "fácil/imediata". e espero que o valor abaixo dos 70% das OT 2037 ajudem a proteger do risco de reestruturação
Este foi o momento non sense do dia

precisamente quando tentei comprar as primeiras obrigações, as de 2013, há prai 4 anos, foi uma carga de trabalhos. o meu gestor de conta no montepio teve que tentar ligar para vários sítios ate que la conseguiu um colega da sala de mercados "fazer-lhe esse favor". e o valor nao era nada de especial, 3k. depois da primeira, a coisa tornou-se mais fácil, mas ele nunca tinha feito uma compra de obrigações para clientes
falei na cobrança de comissões, porque estava a comparar o que a banca de retalho ganha com a guarda de títulos, com a transformação dos depósitos em créditos habitação/automóvel/consumo/investimento. claramente lhes interesssa ter o dinheiro dos aforradores em depósitos tradicionais, porque esse é o negocio deles
em relação aos investimentos da banca de retalho, pelo menos a politica do bpi, dita pelo próprio ulrich numa entrevista, é em primeiro lugar vender créditos a particulares e empresas, e o que sobrar vai para divida publica
e em relaçao ao meu investimento em obrigações, os meus movimentos recentes teem sido reduzir nas OT 2016 e 2023 para reforçar nas 2037. o trabalho não me tem permitido concentrar na procura de obrigações. neste momento estou a acabar de jantar. e as OT teem sido uma alternativa "fácil/imediata". e espero que o valor abaixo dos 70% das OT 2037 ajudem a proteger do risco de reestruturação
falei na cobrança de comissões, porque estava a comparar o que a banca de retalho ganha com a guarda de títulos, com a transformação dos depósitos em créditos habitação/automóvel/consumo/investimento. claramente lhes interesssa ter o dinheiro dos aforradores em depósitos tradicionais, porque esse é o negocio deles
em relação aos investimentos da banca de retalho, pelo menos a politica do bpi, dita pelo próprio ulrich numa entrevista, é em primeiro lugar vender créditos a particulares e empresas, e o que sobrar vai para divida publica
- Registado: 10/7/2013 21:39
Mas olhem até dá jeito ao governo ter os bancos a investir nas OTs (e a usarem os depósitos como colateral) do que colocá-las directamente ao público em geral. Então, não vai há muito tempo que fizeram um roll over das maturidades das OT detidas pelos bancos e que eram para vencer este ano (ou era no ano passado?), e depois ainda os fizeram subscrever aquela emissão quando Portugal "regressou" aos mercados este ano. E já se fala que se houver haircut, vai ser nas OT detidas pela banca para não afectar os credores internacionais e o rating. Como a banca nacional está na mão do Estado, cala e consente.
Sr_SNiper Escreveu:Compreendo isso, e parece-me bem, abrir o mercado primário aos particulares, quem seria prejudicado era a banca, e eles são um grande lobby
O problema é mesmo esse, provavelmente é por isso mesmo que nunca foi aberto!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Compreendo isso, e parece-me bem, abrir o mercado primário aos particulares, quem seria prejudicado era a banca, e eles são um grande lobby
Sr_SNiper Escreveu:Brunomanco Escreveu:a compra de obrigações no mercado secundario está sim aberta a toda a gente que tenha conta bancaria
mas não é publicitada nem divulgada pela banca de retalho, porque eles precisam é de o dinheiro em depósitos, e não, de o ter à guarda investido noutra coisa e cobrar uma comissão por isso
Publicitada? Na GB nunca me ligaram para eu comprar esta ou aquela obrigação, eu procuro e digo quero comprar isto e aquilo.
E procuro como? Porque me interesso, gosto o meu tempo a pesquisar e a estudar maneiras de rentabilizar o meu patrimónimo, 99% dos meus amigos é só caipirões e noite, depois queixam-se.
As pessoas são ignorantes e não procuram informação, procuram sim é bmw´s para comprar e querem é pagar menos de 300 euros/ mês de prestação, independentemente da taxa de juro cobrada.
A culpa não é da banca.
Comissões ? Não brinquem com isto, 2euros de comissão por cada 1000 de obrigações é muito? Todos os meus amigos gastam em cada noite que saem em whisky, o equivalente à compra e venda de 10k de obrigações em secundário.
Não estás a discutir o mesmo que eu, falo em publicitar como fez por exemplo a REN, nas TV's, jornais com mensagens curtas e claras.
Também não falei do teu caso que és uma pessoa informada a respeito de mercados de capitais, falei sim desses teus amigos.
Para eles se interessarem é preciso promover a coisa, é de todo interesse do país conseguir dinheiro das poupanças das famílias em vez de se financiar no exterior por várias razões. É por isso que digo que têm de abrir o mercado primário ao retalho para captar as poupanças dos Portugueses que terão maior rentabilidade que em DP's, pelo que saíria tudo a ganhar, o País porque a divida externa diminuía e as famílias por conseguirem maior rentabilidade das suas poupanças.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Brunomanco Escreveu:a compra de obrigações no mercado secundario está sim aberta a toda a gente que tenha conta bancaria
mas não é publicitada nem divulgada pela banca de retalho, porque eles precisam é de o dinheiro em depósitos, e não, de o ter à guarda investido noutra coisa e cobrar uma comissão por isso
Publicitada? Na GB nunca me ligaram para eu comprar esta ou aquela obrigação, eu procuro e digo quero comprar isto e aquilo.
E procuro como? Porque me interesso, gosto o meu tempo a pesquisar e a estudar maneiras de rentabilizar o meu patrimónimo, 99% dos meus amigos é só caipirões e noite, depois queixam-se.
As pessoas são ignorantes e não procuram informação, procuram sim é bmw´s para comprar e querem é pagar menos de 300 euros/ mês de prestação, independentemente da taxa de juro cobrada.
A culpa não é da banca.
Comissões ? Não brinquem com isto, 2euros de comissão por cada 1000 de obrigações é muito? Todos os meus amigos gastam em cada noite que saem em whisky, o equivalente à compra e venda de 10k de obrigações em secundário.
Brunomanco Escreveu:a compra de obrigações no mercado secundario está sim aberta a toda a gente que tenha conta bancaria
Eu nunca disse que não estava aberta a toda a gente, estar acessível é completamente diferente de estar aberta.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Quem está ligado: