Evasão Fiscal - Pedir Fatura
Re: Evasão Fiscal - Pedir Fatura
Ok Elias! Mas para tal não necessariamente tem que se aumentar impostos, mas sim todos paguem e não apenas alguns!
O que estamos aqui a discutir á um problemas de mentalidades, tipo: sul da europa Vs norte da europa!
O que estamos aqui a discutir á um problemas de mentalidades, tipo: sul da europa Vs norte da europa!
Que nunca por vencidos se conheçam!
albarra Escreveu:Elias Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:há décadas que as receitas fiscais não páram de subir e alguém vê algum imposto a diminuir? eu não, só vejo a despesa a aumentar ainda mais
Nem mais.
Comparem os cuidados de saúde “de hoje com os de ontem”!
Comparem as condições das escolas “de hoje com as de ontem”!
Etc…
Exacto, agora pensa assim: amanhã provavelmente queres saúde melhor que a de hoje, queres transportes melhores que os que tens hoje, queres educação melhor que a que tens hoje. E provavelmente queres muitas outras coisas melhores que as que tens hoje.
Quem paga essas melhorias?
Resultado: aumenta-se os impostos.
E a seguir: a seguir tem de se prometer mais melhorias. E é preciso mais dinheiro para fazer essas melhorias.
Mais uma voltinha no carrossel.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:há décadas que as receitas fiscais não páram de subir e alguém vê algum imposto a diminuir? eu não, só vejo a despesa a aumentar ainda mais
Nem mais.
Comparem os cuidados de saúde “de hoje com os de ontem”!
Comparem as condições das escolas “de hoje com as de ontem”!
Etc…
Camisa Roxa Escreveu:albarra Escreveu:Não te esqueças é que também és pai desse menino a quem deste o nome de Buraco!
acreditar no "se pagarem todos pagamos todos menos" é pior que acreditar no pai natal
há décadas que as receitas fiscais não páram de subir e alguém vê algum imposto a diminuir? eu não, só vejo a despesa a aumentar ainda mais
por isso para mim o dinheiro que ficar fora do Estado ao menos não permite multiplicar a sua despesa!
ainda hoje li que aquela sra., funcionária pública, que estava a chorar abraçada ao seguro num comício qualquer a queixar-se de que descontava mil euros por mês da sua pensão; se desconta mil euros é porque recebe 3000€
ora, é esta gente que não quer que o seu regime privilegiado seja unificado com o sector privado...
por isso viva e economia paralela, arre!
NOW COMMENTS!
Camisa Roxa Escreveu:há décadas que as receitas fiscais não páram de subir e alguém vê algum imposto a diminuir? eu não, só vejo a despesa a aumentar ainda mais
Nem mais.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Camisa Roxa Escreveu:albarra Escreveu:Não te esqueças é que também és pai desse menino a quem deste o nome de Buraco!
acreditar no "se pagarem todos pagamos todos menos" é pior que acreditar no pai natal
há décadas que as receitas fiscais não páram de subir e alguém vê algum imposto a diminuir? eu não, só vejo a despesa a aumentar ainda mais
por isso para mim o dinheiro que ficar fora do Estado ao menos não permite multiplicar a sua despesa!
ainda hoje li que aquela sra., funcionária pública, que estava a chorar abraçada ao seguro num comício qualquer a queixar-se de que descontava mil euros por mês da sua pensão; se desconta mil euros é porque recebe 3000€
ora, é esta gente que não quer que o seu regime privilegiado seja unificado com o sector privado...
infelizmente acho tens bastante razão no que dizes
“Buy high, sell higher...”.
urukai Escreveu:Eu fui agora ao site do E-Fatura e fiquei satisfeito. Já tenho um valor considerável em refeições e destaco que tudo o que paguei está lá registado. Algumas estão é pendentes e não sei porquê.
Caso as faturas estejam pendentes basta colocar o beneficio respetivo, dado muitas vezes a atividade principal dos operadores não estarem de acordo com o código do beneficio.
Exemplo. Reparação de um veiculo numa marca de referência. O CAE não é de reparação mas de venda o que origina a que a fatura fique pendente, ou em muitos casos, o arredondamento do IVA.
- Registado: 5/10/2009 12:35
Dou-te toda a razão.
albarra Escreveu:Não te esqueças é que também és pai desse menino a quem deste o nome de Buraco!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
CTR2004 Escreveu:O objetivo não era tanto saber o que fazer em caso da Empresa recusar a emitir fatura, pois não existe recusa. O que existe é a não entrega ao Cliente, quando isso é obrigatório, estando o cliente obrigado a pedi-la. São coisas diferentes.
É diferente mas na pratica vai dar ao mesmo, a fuga ao pagamento do imposto ao Estado...
Um tipo, só de olhar para o formulário, já perde a vontade toda de reclamar.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
O objetivo não era tanto saber o que fazer em caso da Empresa recusar a emitir fatura, pois não existe recusa. O que existe é a não entrega ao Cliente, quando isso é obrigatório, estando o cliente obrigado a pedi-la. São coisas diferentes. A DECO encaminhou-me para o seguinte link:
http://www.igf.min-financas.pt/paginas- ... ueixa.aspx
É o portal das finanças destinadas a fazer queixas eletrónicas. Quanto a vocês não sei, mas enquanto continuar a gastar o meu latim a pedir algo que devia ser entregue de forma obrigatória, em dois minutos acedo à net e participo a situação.
Principalmente nos restaurante, às vezes valores consideráveis, apresentam-nos um talão de caixa, eu considero isso quase como um insulto, do género, deixe lá 23% de gorjeta, estão mais é malucos...
Segue o link uma vez mais: http://www.igf.min-financas.pt/paginas- ... ueixa.aspx
http://www.igf.min-financas.pt/paginas- ... ueixa.aspx
É o portal das finanças destinadas a fazer queixas eletrónicas. Quanto a vocês não sei, mas enquanto continuar a gastar o meu latim a pedir algo que devia ser entregue de forma obrigatória, em dois minutos acedo à net e participo a situação.
Principalmente nos restaurante, às vezes valores consideráveis, apresentam-nos um talão de caixa, eu considero isso quase como um insulto, do género, deixe lá 23% de gorjeta, estão mais é malucos...
Segue o link uma vez mais: http://www.igf.min-financas.pt/paginas- ... ueixa.aspx
- Registado: 29/11/2007 2:47
urukai Escreveu:Eu fui agora ao site do E-Fatura e fiquei satisfeito. Já tenho um valor considerável em refeições e destaco que tudo o que paguei está lá registado. Algumas estão é pendentes e não sei porquê.
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/faqs_cons.html
19 - Na minha página “e-fatura” surgem várias faturas na área do incentivo fiscal com a indicação “pendentes”. O que significa?
As faturas ficam registadas como “pendentes” em duas circunstâncias:
a) quando o sujeito passivo emitente possua diversas atividades e pelo menos uma se enquadre num dos sectores passíveis de atribuição de benefício fiscal;
b) nos casos em que o adquirente (consumidor) seja sujeito passivo de IVA.
Nestes casos, e de acordo com os n.ºs 7 e 8 do artigo 3.º do Decreto-Lei nº 198/2012, o consumidor deve indicar quais as faturas enquadradas nos setores de atividade que conferem benefício fiscal e/ou indicar quais as faturas que titulam aquisições efetuadas fora do âmbito da sua atividade empresarial ou profissional.
20 - Se o sistema identifica a fatura como pertencente ao grupo daquelas que conferem direito ao benefício fiscal, mas fica “pendente”, dependendo da ação do contribuinte, essa fatura “pendente” será reconhecida no valor que será deduzido no IRS?
O sistema atua de forma automática em todos os casos em que o sujeito passivo emitente está enquadrado em apenas um dos sectores de atividade que conferem direito ao benefício fiscal.
De acordo com o n.º 7 do art. 3º do Decreto-Lei nº 198/2012, nos restantes casos, é da responsabilidade das pessoas singulares (consumidores) efetuar a respetiva seleção, sob pena das faturas não serem reconhecidas para a atribuição do incentivo fiscal.
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/faturas/faqs_cons.html
2 - A emissão de fatura é obrigatória?
A partir de janeiro de 2013, qualquer que seja o setor de atividade em causa, a emissão de fatura (ou documento a que a lei atribua igual efeito) é obrigatória para todas as transmissões de bens e prestações de serviços, incluindo os pagamentos antecipados, independentemente da qualidade do adquirente dos bens ou destinatário dos serviços e ainda que estes não a solicitem.
4 - O que se deve fazer perante a recusa, por parte dos comerciantes/agentes económicos, em passar a fatura?
Nos casos de recusa de emissão de fatura, poderá participar-se o facto em qualquer serviço da AT, identificando o agente económico o melhor possível (designação social, nome do estabelecimento, morada, etc.), de forma a possibilitar a ação imediata por parte da AT.
6 - O que devem fazer os agentes económicos?
Os agentes económicos são sempre obrigados a emitir fatura a partir de 1/1/2013, mesmo nos casos em que os consumidores não a exijam, bem como a comunicar à AT os elementos dessas faturas.
2 - A emissão de fatura é obrigatória?
A partir de janeiro de 2013, qualquer que seja o setor de atividade em causa, a emissão de fatura (ou documento a que a lei atribua igual efeito) é obrigatória para todas as transmissões de bens e prestações de serviços, incluindo os pagamentos antecipados, independentemente da qualidade do adquirente dos bens ou destinatário dos serviços e ainda que estes não a solicitem.
4 - O que se deve fazer perante a recusa, por parte dos comerciantes/agentes económicos, em passar a fatura?
Nos casos de recusa de emissão de fatura, poderá participar-se o facto em qualquer serviço da AT, identificando o agente económico o melhor possível (designação social, nome do estabelecimento, morada, etc.), de forma a possibilitar a ação imediata por parte da AT.
6 - O que devem fazer os agentes económicos?
Os agentes económicos são sempre obrigados a emitir fatura a partir de 1/1/2013, mesmo nos casos em que os consumidores não a exijam, bem como a comunicar à AT os elementos dessas faturas.
Supostamente nas finanças devem dar essa informação...
CONTACTOS
Telefone - 707 206 707
CAT: Centro de Atendimento Telefónico da AT - Autoridade Tributária e Aduaneira
Dias úteis: 08:30H às 19:30H
CONTACTOS
Telefone - 707 206 707
CAT: Centro de Atendimento Telefónico da AT - Autoridade Tributária e Aduaneira
Dias úteis: 08:30H às 19:30H
AutoMech Escreveu:CTR2004 Escreveu:Fiz alguma pesquisa e encontrei este link: https://simp.pgr.pt/dciap/denuncias/ Nesse link devemos utilizar para denúnciar fraudes/corrupções. Gostava de saber se alguém daqui já usou e se obtiveram alguma resposta por parte da PGR?
Tenho dúvidas que esse link seja para denúncias fiscais. Pelo menos refere-se a corrupção e na página pode ler-se:O que é corrupção?
De um modo geral, a corrupção pode-se definir como o desvio de um poder para fins diferentes daqueles para que foi concedido. Ou seja, o uso (abuso) para fins particulares de um poder recebido por delegação.
Esta definição cobre uma ampla gama de práticas: os conflitos de interesse, o desvio de fundos públicos, somas extorquidas por funcionários públicos abusando do seu poder, as autoridades públicas subornadas por pessoas ou empresas para fechar os olhos ao incumprimento de certa regulamentação ou para tomar uma decisão não imparcial, ofertas ou subornos de uma empresa dirigidos ao responsável pelas compras de outra empresa, etc.
A corrupção normalmente envolve duas ou mais pessoas que entram em um acordo secreto.
O acordo pode ser, por exemplo, para pagar um incentivo financeiro a um funcionário público para garantir em troca alguma atitude a seu favor.
Em casos de corrupção internacional ou no estrangeiro, isso pode-se manifestar por uma empresa nacional a pagar um suborno em benefício de um funcionário público estrangeiro, a fim de ganhar um contrato. Isso pode ser feito através de uma terceira pessoa intermediária no acordo, um agente ou consultor, ou directamente pela empresa nacional ao funcionário público.
Muitas vezes são usados, pelas pessoas envolvidas, métodos engenhosos de fazer os pagamentos, inclusive a transferência do dinheiro através de várias empresas offshore (que aparentemente não têm nada a ver com o destinatário) registadas em diferentes países.
A corrupção é uma ameaça à estabilidade e segurança das sociedades, na medida em que mina as instituições e os valores da democracia, os valores éticos e a justiça e na medida em que compromete o desenvolvimento sustentável e o Estado de direito.
Nos casos graves existem ligações entre a corrupção e outras formas de criminalidade, em especial a criminalidade organizada e a criminalidade económica, incluindo o branqueamento de capitais.
Não vejo referida fuga fiscal em lado nenhum. Uma denúncia fiscal aí é capaz de não dar em nada.
AutoMech obrigado, finalmente uma resposta ao tópico

Já enviei um e-mail para a lista de contatos deles na PGR a perguntar se existe algum sítio para onde se deva reportar esse tipo de situações.
Como já alguém escreveu por aí, já ando farto de gastar meu latim, quando entregam-me "Talões de caixa" num restaurante por exemplo, fico parvo a olhar para aquilo, sabendo o que diz a lei... Portanto estou a ver se faço algo por mudar procurando o local apropriado para reportar a situação.
Vou enviar um e-mail à ASAE vai na volta eles sabem informar onde deve-se reportar.
Cptos.
Pessoal o objetivo do tópico não foi criado com objetivo de opinar-se se deve-se ou não contribuir para a evasão fiscal.
Meu objetivo é saber, sendo obrigatório por lei, onde poderei reportar que as empresas não estão a entregar as faturas.
Obrigado
Meu objetivo é saber, sendo obrigatório por lei, onde poderei reportar que as empresas não estão a entregar as faturas.
Obrigado
Camisa Roxa Escreveu:Pois eu prefiro deixar o dinheiro na economia privada do que o enviar para o buraco sem fundo do Estado por isso nunca peço factura
Não te esqueças é que também és pai desse menino a quem deste o nome de Buraco!
O camisa roxa não precisa do hospital~.............
- Registado: 29/11/2007 2:53
CTR2004 Escreveu:Fiz alguma pesquisa e encontrei este link: https://simp.pgr.pt/dciap/denuncias/ Nesse link devemos utilizar para denúnciar fraudes/corrupções. Gostava de saber se alguém daqui já usou e se obtiveram alguma resposta por parte da PGR?
Tenho dúvidas que esse link seja para denúncias fiscais. Pelo menos refere-se a corrupção e na página pode ler-se:
O que é corrupção?
De um modo geral, a corrupção pode-se definir como o desvio de um poder para fins diferentes daqueles para que foi concedido. Ou seja, o uso (abuso) para fins particulares de um poder recebido por delegação.
Esta definição cobre uma ampla gama de práticas: os conflitos de interesse, o desvio de fundos públicos, somas extorquidas por funcionários públicos abusando do seu poder, as autoridades públicas subornadas por pessoas ou empresas para fechar os olhos ao incumprimento de certa regulamentação ou para tomar uma decisão não imparcial, ofertas ou subornos de uma empresa dirigidos ao responsável pelas compras de outra empresa, etc.
A corrupção normalmente envolve duas ou mais pessoas que entram em um acordo secreto.
O acordo pode ser, por exemplo, para pagar um incentivo financeiro a um funcionário público para garantir em troca alguma atitude a seu favor.
Em casos de corrupção internacional ou no estrangeiro, isso pode-se manifestar por uma empresa nacional a pagar um suborno em benefício de um funcionário público estrangeiro, a fim de ganhar um contrato. Isso pode ser feito através de uma terceira pessoa intermediária no acordo, um agente ou consultor, ou directamente pela empresa nacional ao funcionário público.
Muitas vezes são usados, pelas pessoas envolvidas, métodos engenhosos de fazer os pagamentos, inclusive a transferência do dinheiro através de várias empresas offshore (que aparentemente não têm nada a ver com o destinatário) registadas em diferentes países.
A corrupção é uma ameaça à estabilidade e segurança das sociedades, na medida em que mina as instituições e os valores da democracia, os valores éticos e a justiça e na medida em que compromete o desenvolvimento sustentável e o Estado de direito.
Nos casos graves existem ligações entre a corrupção e outras formas de criminalidade, em especial a criminalidade organizada e a criminalidade económica, incluindo o branqueamento de capitais.
Não vejo referida fuga fiscal em lado nenhum. Uma denúncia fiscal aí é capaz de não dar em nada.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Há duas hipoteses para estar pendente:
Ainda não está no sistema;
ou
O Valor do iva não está correto, geralmente há 1 cêntimo de diferença entre a comunicação às finanças e ao cliente. Sei que no meu caso isso se passava por exemplo com as faturas da Portugália(entre outras) que estavam todas pendentes e tive que corrigir pois apareciam 2 valores com diferença de 1 centimo. Se observares com atenção vais dar com o erro, no entanto, é muito chato fazer essa alteração num sem numero de registos.
Penso que está relacionado com arredondamentos.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Eu acho que não faz sentido é ir por exemplo a um restaurante e darem-me um talão da caixa a dizer que não serve de factura. Se me estão a dar o papel é porque a despesa foi registada, porque é que não fornecem logo o documento final? Poupavam papel, uma ida extra à caixa para ir buscar a factura e o latim e o tempo do cliente...
Outra coisa que não percebo é como é que certos restaurantes de renome, que movimentam bastante dinheiro todos os dias e onde se tem que esperar para que haja mesa para os clientes se sentarem, continuam a fazer a conta à mão num bloco em vez de trazerem logo a factura. E ainda por cima quando o cliente pede a factura ainda franzem o sobrolho e apresentam cara feia... até parece que estão a fazer um favor em lá ir almoçar...
Em conversa com empregados de restaurantes estes queixam-se da subida do IVA e que por causa disso há muitos a quererem fugir aos impostos, o que eles não dizem é que quando o IVA era baixo fugiam na mesma... a margem de lucro é que agora é outra...
Outra coisa que não percebo é como é que certos restaurantes de renome, que movimentam bastante dinheiro todos os dias e onde se tem que esperar para que haja mesa para os clientes se sentarem, continuam a fazer a conta à mão num bloco em vez de trazerem logo a factura. E ainda por cima quando o cliente pede a factura ainda franzem o sobrolho e apresentam cara feia... até parece que estão a fazer um favor em lá ir almoçar...
Em conversa com empregados de restaurantes estes queixam-se da subida do IVA e que por causa disso há muitos a quererem fugir aos impostos, o que eles não dizem é que quando o IVA era baixo fugiam na mesma... a margem de lucro é que agora é outra...
Vê lá se não falta atribuir o sector de actividade.
Eu fui agora ao site do E-Fatura e fiquei satisfeito. Já tenho um valor considerável em refeições e destaco que tudo o que paguei está lá registado. Algumas estão é pendentes e não sei porquê.
CTR2004 Escreveu:Olá a todos,
Toda a gente sabe que temos números muito significantes relativamente à economia paralela e evasão fiscal.
A princípio se todos pedirmos factura, podemos fazer um pequeno contributo para que os número comecem a descer. E aqui começa a minha dúvida, devido à obrigatoriedade imposta, é suposto continuarmos a pedir ou ela devia ser entregue automaticamente. A minha interpretação que faço da lei, é que a mesma deve ser entregue de imediato sem ter de estar a pedir, acontece é que já foram N situações em que de facto tenho de pedir.
Fiz alguma pesquisa e encontrei este link: https://simp.pgr.pt/dciap/denuncias/ Nesse link devemos utilizar para denúnciar fraudes/corrupções. Gostava de saber se alguém daqui já usou e se obtiveram alguma resposta por parte da PGR?
Quanto a mim continuarei a pedir facturas, acontece é que começo a ficar farto de pedir algo que devia-me ser entregue de forma automática., por esse motivo considero seriamente começar a apresentar queixa no link indicado.
Gostava de saber a vossa opinião.
Obrigado
Eu acho que todos devem passar factura. Acho que o imposto é altissimo o que motiva as pessoas a fugirem se puderem. Mas também acho que as empresas (19 do PSI20) terem sede fiscal na holanda para ter menos imposto é algo que é absurdo. Não se pode, por um lado, exigir a negocios que muitos sao economia de sobrevivencia de passar factura, enquanto outros que ganham milhoes fazem mudanças de sede fiscal e ficam isentos. Não é justo! Enfim..uma questao muito dificil!
- Registado: 10/11/2011 10:05
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, cali010201, Doreen, Google Adsense [Bot], jcpequeno, paulopereira.pp36.pp, TTM62 e 63 visitantes