Caldeirão da Bolsa

Pedido Resgate Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pedido Resgate Portugal

por Elias » 2/10/2013 0:14

Saúde e Educação são os 'alvos' do segundo resgate

1 de Outubro, 2013por Luís Gonçalves

Saúde e educação mais caras e com menos serviços, novas reduções de salários, prestações sociais e vaga de despedimentos na função pública. Estas são algumas das consequências que os portugueses podem enfrentar caso o país não consiga evitar um segundo resgate integral da troika, segundo vários economistas contactados pelo SOL.
A despesa do Estado será o grande ‘alvo’ de um novo resgate, uma vez que a via do aumento de impostos está praticamente esgotada e novos incrementos resultariam na queda da receita fiscal, como se verificou em 2012.

“Um segundo resgate seria exactamente igual ao primeiro, mas com um corte a sério no Estado e redução de benefícios sociais”, adianta Cantiga Esteves, economista e docente do ISEG. Já José Poças Esteves, presidente da Saer, salienta que “o Governo tem tido muitas dificuldades em reduzir a despesa pública e a quebra de serviços na Saúde e Educação poderá criar tensões e contestações sociais”. O cenário de um segundo resgate integral da troika não foi afastado esta semana.

Sinais pouco animadores

Os juros da dívida pública continuam acima dos 7%, a Fitch juntou-se à S&P e Moody’s e ameaçou cortar o rating do país se as reformas não forem aplicadas, o influente Wall Street Journal (WSJ) classificou Portugal como a maior ‘dor de cabeça’ actual para Angela Merkel na crise do euro e até o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, defendeu que as metas do défice português não devem ser flexibilizadas em 2014.

Os economistas referem que se Portugal accionar um segundo resgate integral após Junho de 2014 será a confirmação que a Europa terá “uma segunda Grécia”, algo que a Comissão Europeia “vai querer evitar a todo o custo”, diz Poças Esteves. O segundo resgate, programa de saída ou intervenção light, vai passar sobretudo por uma questão de semântica. “Actualmente não há condições políticas para lhe chamar segundo resgate”, salienta o presidente da Saer.

Portugal enfrenta, entre 2014 e 2017, reembolsos de dívida pública de 53 mil milhões de euros, segundo dados do IGCP, cujo financiamento não está assegurado e que o país terá de encontrar junto dos investidores. Um programa cautelar ou de saída tem apenas a duração de um ano, algo que os economistas adiantam não ser suficiente.

Se o recurso a um novo resgate de três anos traz muitas consequências negativas, como mais austeridade, queda de ratings, encerramento dos mercados, fuga de investimento ou turbulência no sistema bancário, há uma área onde essa intervenção seria benéfica: o financiamento.

Dinheiro barato da troika

Um resgate pela troika assegura não só o financiamento necessário até 2017, mas também condições mais benéficas. Portugal recebeu até agora 60 mil milhões de euros da troika, com um juro médio de 3% e maturidades médias dos empréstimos de 10 anos (ver quadro). Na última emissão de dívida a 10 anos feita pelo Governo em Maio, o Tesouro pagou um juro de 5,6%, ou seja quase o dobro do que consegue junto dos credores externos.

Nos próximos meses se saberá que perfil terá o futuro resgate de Portugal. Mas se for obrigado a pedir nova intervenção de três anos, isto significa que “terá de pedir um terceiro a seguir, tal como a Grécia”, alerta António Carlos dos Santos, ex-secretário dos Assuntos Fiscais, no governo de Guterres. Com a avultada dívida pública portuguesa e com as necessidades de financiamento até 2017, discutir défices “é acessório” e há muita margem para cortar na despesa do Estado “antes de chegar aos salários e pensões”, conclui Cantiga Esteves.

luis.goncalves@sol.pt
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Portugal vai precisar de um segundo resgate e isso é bom

por Trolha2 » 29/9/2013 15:16

lfhm Escreveu:http://bcove.me/fqq3bopm




:clap: , simples e claro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

Re: Pedido Resgate Portugal

por vitcosta » 29/9/2013 13:46

- Cortando o 13º e 14º (assalariados e pensionistas) fará diminuir em ~15% as despesas.

BOA SOLUÇÂO, reduzir ainda mais a miséria de ordenado

- Privatização ou encerramento das empresas públicas que dão prejuízo.

Ou seja vamos fechar os HOSPITAIS, TRIBUNAIS, ESQUADRAS POLICIA , ETC

- Plano de capitalização da banca para poderem extender o período de concessão dos créditos (habitação e consumo).

Vamos injectar ainda mais nos bancos, para pagarmos dividas durante mais anos (podemos estender até aos 90 anos)

- Fomentar a produção e o consumo de produtos nacionais.

Menos mal
 
Mensagens: 304
Registado: 29/11/2007 14:17
Localização: Maia

Portugal vai precisar de um segundo resgate e isso é bom

por BearManBull » 29/9/2013 11:06

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10754
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Pedido Resgate Portugal

por Turtle Trader » 29/9/2013 10:03

.
Editado pela última vez por Turtle Trader em 15/12/2014 2:53, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1188
Registado: 10/7/2013 20:26

Re: Pedido Resgate Portugal

por FDPC » 29/9/2013 10:02

Texano Bill Escreveu:Segundo resgate a Portugal poderia chegar aos 50 mil milhões de euros

Ao PÚBLICO, várias fontes europeias envolvidas no actual programa de ajuda falam da elevada probabilidade de um novo programa e sublinham que um eventual segundo resgate a Portugal será ainda mais duro do que o actual em termos de exigência de redução das despesas públicas e reformas económicas.

http://www.publico.pt/economia/noticia/segundo-resgate-a-portugal-poderia-chegar-aos-50-mil-milhoes-de-euros-1607455



Deixa-lá o segundo resgate encontrar o seu tempo e momento. O importante é estarmos concentrados em produzir mais e melhor. E nesse sentido eis que encontrei uma
"virgem" no mercado. Lancei-me com força, que não vá ser "forca". Vamos a elas rapaziada!
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QEDH
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Pedido Resgate Portugal

por LTCM » 29/9/2013 9:58

Texano Bill Escreveu:Segundo resgate a Portugal poderia chegar aos 50 mil milhões de euros

um eventual segundo resgate a Portugal será ainda mais duro do que o actual em termos de exigência de redução das despesas públicas e reformas económicas.

http://www.publico.pt/economia/noticia/segundo-resgate-a-portugal-poderia-chegar-aos-50-mil-milhoes-de-euros-1607455


Força nisso que está a dar tão bons resultados.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Pedido Resgate Portugal

por Texano Bill » 29/9/2013 9:31

Segundo resgate a Portugal poderia chegar aos 50 mil milhões de euros

Ao PÚBLICO, várias fontes europeias envolvidas no actual programa de ajuda falam da elevada probabilidade de um novo programa e sublinham que um eventual segundo resgate a Portugal será ainda mais duro do que o actual em termos de exigência de redução das despesas públicas e reformas económicas.

http://www.publico.pt/economia/noticia/segundo-resgate-a-portugal-poderia-chegar-aos-50-mil-milhoes-de-euros-1607455
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Grécia Portugal de mãos dadas

por Massao1 » 28/9/2013 19:35

Quer queiram ou não Portugal não é diferente da Grécia.

Aquando do 2 resgate da Grécia e toda a gente dizer que Portugal é diferente, já eu dizia que Portugal é em tudo igual à Grécia.

Quando diziam que na camara de Atenas havia 11 jardineiros e nenhum jardim, eu dizia que em Portugal para abrir um buraco na rua havia 10 pessoas nesse serviço. Motorista, encarregado, engenheiro, trabalhadores e no fundo só um trabalhava e os outros 10 viam.

O problema da Grécia relativamente ao estado social é idêntico a Portugal. Reformados com muita idade que nunca descontaram com reformas, embora pequenas (nota. Devem ser dadas estas reformas sociais a pessoas efetivamente pobre). Todas as reformas dadas ( reformas com valores superiores a 1500,00 dadas a pessoas com idade inferiores a 60, deviam ser corrigidas, e limitar as reformas a um valor máximo de 2.000,00 com efeitos retroativos. Neste caso, devolver as contribuições pagas por estes reformados

Quer queiram quer não portugal vai ter um 2 resgate tal e qual a Grécia com as exigências impostas pela troika à Grécia, ou seja, baixar salários(públicos e privados e baixar reformas (CGA E SS)

Reformados com reformas milionárias tal e qual como em Portugal.

Grécia com submarinos tal e qual como Portugal, desnecessárias.

Uma coisa a Grécia tem menos. Autoestradas, o que em Portugal como um país pobre, com autoestradas vazias.

Em conclusão. A Grécia como em Portugal havia um bolo (orçamento) muito pequeno, e agora toda a população que comer esse bolo, que neste momento é insuficiente, e como tal o endividamento.
 
Mensagens: 639
Registado: 5/10/2009 12:35
Localização: 1

Re: Pedido Resgate Portugal

por mcarvalho » 28/9/2013 18:49

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=123751



Governo garante que não estão em curso negociações para segundo resgate
28-09-2013 14:03Também a Comissão Europeia desmentiu que esteja em curso a preparação de um novo empréstimo da “troika” a Portugal.
16 Comentar1
Imprimir Enviar por E-mail Fonte Aumentar Letra Diminuir Letra
SAIBA MAIS
Bruxelas nega quaisquer negociações para segundo resgate a Portugal
O Governo garante que não estão em curso quaisquer negociações com vista a um segundo resgate a Portugal.

O esclarecimento é feito em nota do Ministério das Finanças, na sequência de uma notícia avançada na edição deste sábado do jornal “Público”, segundo a qual Bruxelas consideraria muito provável, ou mesmo inevitável, a eventualidade de Portugal pedir um novo empréstimo da “troika”.

Na nota, o Executivo lamenta que a notícia, que considera sem fundamento, seja divulgada quando está em curso a oitava e nona avaliações do programa de assistência a Portugal e no dia de reflexão eleitoral.

Antes do Governo, também a Comissão Europeia desmentiu que esteja em curso um segundo resgate a Portugal.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, admitiu em Agosto, um segundo resgate, após o chumbo pelo Tribunal Constitucional da requalificação de função pública e voltou a falar no tema há uma semana.




bem -... se o governo garante ... este ou qualquer outro,

ESTAMOS TRAMADOS
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: Pedido Resgate Portugal

por matos_1 » 28/9/2013 15:55

Ulrich Escreveu:O problema nunca foi a crise, os mercados, a Europa, a Alemanha, o problema sempre foi gastar muito mais dos que gera-mos.


:clap: :clap: :clap:
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: Pedido Resgate Portugal

por Ulrich » 28/9/2013 15:05

É muito simples:
existem reformas que devem ser feitas para uma convergência orçamental, baseada na sustentabilidade, em termos Europeus,
enquanto essas reformas não forem feitas, os mercados não descansam.

Esta estória de um segundo resgate, plano cautelar, ou o que lhe queiram chamar, é um facto, enquanto não fizermos essas reformas, vamos andar de plano em plano, porque o nosso caminho é bem claro.

Com estas resistências de grupos corporativos, o caminho torna-se menos directo e logo mais longo, quanto mais longo, maior necessidade de prolongar o esforço, logo maior fadiga, e tudo se torna mais penoso...

Penso que o Governo devia de propor ao País as duas soluções :
- cortes mais brandos , mas mais tempo de esforço
- cortes mais rápidos e uma libertação mais rápida

O problema nunca foi a crise, os mercados, a Europa, a Alemanha, o problema sempre foi gastar muito mais dos que gera-mos.
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 510
Registado: 8/11/2008 15:54
Localização: Aveiro

Re: Pedido Resgate Portugal

por FDPC » 28/9/2013 13:53

Trolha2 Escreveu:Boas,
Para já não passa de rumores, ao que parece já foi desmentido por Bruxelas, mas :-k .

http://www.publico.pt/economia/noticia/bruxelas-ve-segundo-resgate-como-largamente-inevitavel-1607379



Deixa-lá. Que venha um segundo e terceiros resgates. É sinal que há uma "certa" qualidade crediticia portuguesa. Grécia fora do Euro? Portugal fora do Euro?

Hummm, duvido que eles estejam interessados em desmembrar a Europa. Catastrótifico? Não, nem por isso seria, impactante sim, psicologicamente molestador que poderia gerar alguns sinais de panico coletivo, mas passageiro. É uma iniciativa, a de sair do euro, uma iniciativa nacional de base popular em movimento de massas.
Portugal não tem isso, nem na mentalidade, nem em sua história contada. Os gregos partiram a louça 2 anos seguidos, as oposições até fizeram algum esforço para tomar o poder e em dia de eleições o que aconteceu? Venceu a Europa, perde-se a soberania, ou voces realmente não são donos de seus destinos, toma-lá um possível 3º resgate, e pagem suas dividas. Portugal não é a Grécia, não parte a louça, pagamos as dividas em dia. Mas que grande povo aquele diz o capital, bom negócio, vamos lá, observaram a baila que o governo deu a oposição, com uma unica pancada derrubaram todos os coelhos, as esquerdas até hoje estão a andar de lado e vão de mota!!! E mais como se eleições autarquicas fossem capazes de trazer de volta a soberania e seus destinos. Precaria politica a que se pratica em portugal. E as esquerdas, que decepção,
"Três tristes tigres". Tem calma pessoal, o euro veio pra ficar, comprar e impor-se.

FDPC
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Pedido Resgate Portugal

por Trolha2 » 28/9/2013 13:00

Boas,
Para já não passa de rumores, ao que parece já foi desmentido por Bruxelas, mas :-k .

http://www.publico.pt/economia/noticia/bruxelas-ve-segundo-resgate-como-largamente-inevitavel-1607379
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 24/3/2012 17:17
Localização: Lisboa

por urukai » 2/12/2010 13:26

mais_um Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:
mais_um Escreveu:Se tu não consegues ser competitivo em Portugal e não tens os custos de transporte que os Espanhois tem (para Portugal), como é que conseguirás ser competitivo no país deles?


Com qualidade. Competes com qualidade.

Os legumes que andas a comprar vindos de Espanha, na maior parte, se visses as explorações, não voltavas a comprar.
São antigas aldeias no Sul totalmente dizimadas e cobertas por plásticos, trabalhados por africanos e outros desgraçados como portugueses, e onde alguns dos vegetais já nem vêm terra. Estão a boiar em soro com nutrientes.

Depois os Espanhois já têm imensas explorações ecológicas e com muita qualidade, mas isso raramente chega cá.


Qualidade? A questão é com a crise actual quem está disposto a pagar por isso? Basta ver o que aconteceu com os combustiveis premium, sofreram uma quebra enorme nas vendas.

Só compra qualidade quem não tem que fazer contas ao dinheiro, o que cada vez há menos pessoas a faze-lo, não só em Portugal como em Espanha.

Parece-me de bom senso, escolher actividades onde podemos acrescentar valor e ter vantagens competitivas em relação aos outros paises e não me parece que isso aconteça com a agricultura (de uma forma geral).


Ok,

é fazer um estudo epidemiológico/observacional em que se comparam as incidências de cancro entre uma amostra que apenas consome produtos portugueses biológicos vs produtos espanhóis não biológicos.

Depois anexa-se um estudo de Farmacoeconomia sobre o impacto do tratamento de cancro no SNS.

Até o FMI patrocina a compra de produtos tugas!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1124
Registado: 11/5/2007 14:09

por mais_um » 2/12/2010 12:50

SMALL1969 Escreveu:
mais_um Escreveu:Se tu não consegues ser competitivo em Portugal e não tens os custos de transporte que os Espanhois tem (para Portugal), como é que conseguirás ser competitivo no país deles?


Com qualidade. Competes com qualidade.

Os legumes que andas a comprar vindos de Espanha, na maior parte, se visses as explorações, não voltavas a comprar.
São antigas aldeias no Sul totalmente dizimadas e cobertas por plásticos, trabalhados por africanos e outros desgraçados como portugueses, e onde alguns dos vegetais já nem vêm terra. Estão a boiar em soro com nutrientes.

Depois os Espanhois já têm imensas explorações ecológicas e com muita qualidade, mas isso raramente chega cá.


Qualidade? A questão é com a crise actual quem está disposto a pagar por isso? Basta ver o que aconteceu com os combustiveis premium, sofreram uma quebra enorme nas vendas.

Só compra qualidade quem não tem que fazer contas ao dinheiro, o que cada vez há menos pessoas a faze-lo, não só em Portugal como em Espanha.

Parece-me de bom senso, escolher actividades onde podemos acrescentar valor e ter vantagens competitivas em relação aos outros paises e não me parece que isso aconteça com a agricultura (de uma forma geral).
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por SMALL1969 » 2/12/2010 12:03

mais_um Escreveu:Se tu não consegues ser competitivo em Portugal e não tens os custos de transporte que os Espanhois tem (para Portugal), como é que conseguirás ser competitivo no país deles?


Com qualidade. Competes com qualidade.

Os legumes que andas a comprar vindos de Espanha, na maior parte, se visses as explorações, não voltavas a comprar.
São antigas aldeias no Sul totalmente dizimadas e cobertas por plásticos, trabalhados por africanos e outros desgraçados como portugueses, e onde alguns dos vegetais já nem vêm terra. Estão a boiar em soro com nutrientes.

Depois os Espanhois já têm imensas explorações ecológicas e com muita qualidade, mas isso raramente chega cá.
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por Mares » 2/12/2010 1:16

varus Escreveu:Mais um :

Já falamos deste tema muitas vezes.

A emigração provavelmente estará quase mos mesmos níveis da década de 60 e 70, só que é diferente , vão em carrinhas para Espanha para a construção civil.
Vão para Inglaterra , dentistas, enfermeiras,etc.
Se viajarem pela Europa , reparam que existem muitos jovens portugueses, com mais estudos, em variadíssimos empregos.
Existem muitas pessoas que estiveram bem na vida , e que tiveram que emigrar, mas pelo menos querem trabalhar.

Em 1973 os F.P eram 200.000 contra 700.000 de hoje, e com uma revolução informática, em facilita muito as tarefas e reduz o pessoal !!!

Temos reformados da F.P , como os professores a receberem reformas disparatadas, comparadas com os países nórdicos.

Reformas antecipadas, alimentar a clientela de parasitas dos partidos, em que por exemplo existem muitas autarquias com funcionários em excesso.
O problema não é só do gestor público muito bem pago, é quantidade de F.P em posições mais baixas , mas que fazem parte da órbita dos partidos.

É lógico não havia a protecção social de hoje, mas Caetano foi a alavanca de muitas reformas , que são confundidas com 25A.Mas a carga fiscal era muito menor, era só um terço do actual, e muitas empresas tinham 50% da facturação paralela.
O Imposto de Transacções ( que abrangia só bens transaccionáveis) era 7% contra os futuros 23%.
Havia uma guerra colonial.
O endividamento era muito pequeno, logo serviço da divida era infinitamente pequeno.
Mas havia emprego , e um futuro , o que não existe actualmente.

Havia uma aposta de desenvolvimento das colónias , que estava a dar frutos fantásticos e grandes perspectivas de futuro. O Estado Novo apostava em dois tabuleiros , na EFTA e em África, o que estava a criar uma grande dinâmica empresarial e de empregos.
É curioso e divertido, que num programa , mostrava Mário Soares em Sines a elogiar esse grande investimento estratégico do Estado Novo, e também de Cahora Bassa !!!

A diferenças fundamental, é que o país era gerido por políticos competentes , em que também tinham os seus defeitos, mas reduziram drasticamente o endividamento externo, deixaram abundantes reservas de ouro, e um país com futuro brilhante, incluindo Angola e Moçambique.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Bem, o que aqui escreves está correcto e parece-me que as mudanças terão de aconteçer (por nossa iniciativa ou por imposição externa).

Soluções?

- Cortando o 13º e 14º (assalariados e pensionistas) fará diminuir em ~15% as despesas.
- Privatização ou encerramento das empresas públicas que dão prejuízo.
- Plano de capitalização da banca para poderem extender o período de concessão dos créditos (habitação e consumo).
- Fomentar a produção e o consumo de produtos nacionais.

Tenham os politicos coragem e verêmos no dia seguinte um Portugal diferente. Com isso os mercados deixarão de castigar Portugal e tudo entrará na ordem.

Abraço,

Mares.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2504
Registado: 20/10/2010 17:33
Localização: 16

por mais_um » 2/12/2010 0:18

JMHP Escreveu:Essa questão terá de ser resolvida por empresários e agricultores porque só eles tem o conhecimento e capacidade de descobrir novos métodos e oportunidades que existem em todos os mercados.


Há coisas que não consegues alterar, o clima em Portugal não é tão benefico para a agricultura como noutros paises assim como a fertilidade dos terrenos.


JMHP Escreveu:
A dimensão do país é importante mas não decisiva ou impedimento, porque temos o exemplo da Holanda que sendo um país mais pequeno que Portugal em área e com menos luz natural durante todo o ano, é um dos principais exportadores do mundo de géneros alimentícios, á frente da França e Espanha.


SIm, mas isso é porque a percentagem dos terrenos apropriados para produção agricola é muito superior a Portugal. Na Holanda é tudo plano e bastante fértil, ao contrario de Portugal que tens poucas zonas identicas, tirando a lezira do Tejo, do Mondego e do Sado não tens mais nada.

Um documento interessante, na pagina 75 podem verificar as importações e exportações dos vários produtos agricolas, em 2008. Facilmente verificam que tirando o vinho, a madeira, as peras, os tomates e a cerveja, importamos mais do que exportamos.

http://www.fenareg.pt/ea_2008_rev.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por djovarius » 1/12/2010 19:26

Viva,

Eu tenho estado por estes dias na Alemanha e ee confrangedor este cenario.
Via-se e ainda ee assim mais produtos portugueses num supermercado em Sao Paulo (estive la uns anos como alguns se lembram) do que na Alemanha.
Vi castanhas portuguesas a 4.90 euros o quilo e pouco mais. Por vezes aparece uma pera-rocha.
O resto sao comerciantes portugueses que vendem o nosso produto, como vinhos, etc...
Mas no mercado "normal", nem vale a pena.
Produto espanhol, grego, turco, holandes, etc...

Eu creio que as apostas boas sao mesmo o vinho de qualidade, como o azeite e alguns produtos especificos. Sempre disse isso. E ainda digo mais depressa agora.

E a alfarroba ? E ha mais...

E as TV e imprensa especializada aqui dao como certo que Portugal pedira ajuda ao FEEF antes da Primavera.
E faz sentido... depois de pagarmos hoje mais de 5% por BT a um ano !!! Ajuda, imediatemente !!!

Auf wiedersehen

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9222
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

por varus » 1/12/2010 18:42

Mais-um :

O que é divertido, é que teoricamente com escrutínio popular, até os resultados deveriam ser melhores, com este " políticos sábios " , e o povo até pode escolher.
Só que os resultados são desastrosos , o FMI esteve 1977 e 1983, e pouco falta chegar outra vez.
Mas quando Portugal aderiu ao FMI , no estado novo , nunca foi necessário socorro, até 25A, porque razão?
O grande problema é credibilidade , é possível fazer alguma comparação entre Salazar e Caetano com o Sócrates, só se for de descriminação negativa (frase da moda) , como o Henrique Neto diz que mais parece um vendedor de automóveis.
Os estrangeiros ,que não andam a dormir,não confiam nestes políticos,mas confiavam e respeitavam um Salazar.
O problema principal é que o povo tem de organizar outras alternativas , que sejam credíveis, estes partidos já não tem credibilidade.
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por JMHP » 1/12/2010 5:17

mais_um Escreveu:Hummm.. já vi que não cozinhas nem vais às compras (comida). Mas cebolas e alhos não são legumes frescos. Uma cebola aguenta muitos dias e não precisa de frio, uma alface ou uma couve já não é assim. :wink:


Cozinho sim e até desenrasco-me bem tendo em conta alguns elogios que recebo do lado feminino. :wink:
Construí mal a minha argumentação de modo que pareceu que estava a associar cebolas e alhos aos legumes frescos.




mais_um Escreveu:Portugal não tem a area da Espanha e não deve haver (se houver!) muitas explorações agricolas com dimensão suficiente para competir com os espanhois, italianos ou franceses. Se tu não consegues ser competitivo em Portugal e não tens os custos de transporte que os Espanhois tem (para Portugal), como é que conseguirás ser competitivo no país deles?


Essa questão terá de ser resolvida por empresários e agricultores porque só eles tem o conhecimento e capacidade de descobrir novos métodos e oportunidades que existem em todos os mercados.

A dimensão do país é importante mas não decisiva ou impedimento, porque temos o exemplo da Holanda que sendo um país mais pequeno que Portugal em área e com menos luz natural durante todo o ano, é um dos principais exportadores do mundo de géneros alimentícios, á frente da França e Espanha.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por Elias » 1/12/2010 0:44

mais_um Escreveu:Apanhaste-me! :lol:


Temos de ser uns pós outros, meu caro amigo :wink:

Grande abraço!
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mais_um » 1/12/2010 0:38

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Humm... posso não perceber nada de mercados mas de vinhos percebo eu.


As tuas palavras encerram em si mesmas uma contradição, porque na verdade percebes do mercado de vinhos. Ah e já agora também percebes do mercado de certificados do tesouro (pelo menos mais que eu). E percebes do mercado de legumes frescos. E não digas que isto não são mercados, porque são - o mercado não se esgota na bolsa.

Por isso nada de falsas modéstias :shame: :P


Apanhaste-me! :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8133
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

por Elias » 1/12/2010 0:28

mais_um Escreveu:Humm... posso não perceber nada de mercados mas de vinhos percebo eu.


As tuas palavras encerram em si mesmas uma contradição, porque na verdade percebes do mercado de vinhos. Ah e já agora também percebes do mercado de certificados do tesouro (pelo menos mais que eu). E percebes do mercado de legumes frescos. E não digas que isto não são mercados, porque são - o mercado não se esgota na bolsa.

Por isso nada de falsas modéstias :shame: :P
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Apramg, cali010201, Doreen, Google [Bot], paulopereira.pp36.pp, psandrade e 261 visitantes