Caldeirão da Bolsa

Carteira Tennis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carteira Tennis

por Tennis » 14/2/2014 15:43

A propósito de um sistema de trading e da tentativa de encontrar o meu:

Tentei de tudo...!

1 - A velha máxima: seguir a tendência..., sinceramente, não deu resultados comigo..., ou entrava tarde de mais, ou saia cedo de mais, ou, entrava bem (o que viria a confirmar posteriormente), mas como, já entrava relativamente acima e o título fazia uma correcção relativamente acentuada e como estava investido em produtos muito alavancados e o stop loss era próximo, era stopado ou então a perda, embora pequena em percentagem, era elevada na quantia, o que me obrigava a sair. Não resultou....

2 - Passei para o daytrading...., péssimos resultados..., além de ficar 8 horas por dia a olhar para o ecrã (nem sempre com muita atenção por causa da minha actividade profissional), os ruídos diários eram de tal ordem que levavam-me a tomar decisões erradas, sendo que não conseguia filtrar devidamente esses ruídos;

3 - O que resultou melhor:

Investir com base num swing trading, no fundo, tentar entrar longo próximo dos fundos e entrar curto próximo dos topos.
Entradas que no caso de a tendência se mostrar favorável à minha posição, permitem-me, então, posicionar-me no sentido de seguir a tendência.

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

por Tennis » 14/2/2014 15:23

Boas,

Propus-me neste post há alguns meses indicar a evolução da minha carteira.

Parei, durante uns tempos, por duas ordens de razões:

1 - Motivos de ordem pessoal impediram-me de vir aqui com mais frequência;

2 - Não tinha, efectivamente (hoje constato-o) definido os critérios para o meu tipo de trading...., no fundo, andava a deambular como um "zombie".

É objectivo meu, doravante, iniciar novamente a indicação dos meus trades, bem como a evolução da carteira, a mesma que tinha.

Convém esclarecer o seguinte:

1 - A carteira tem perdas, na ordem dos 60%.

2 - É pequena (foi aumentando até um capital na ordem dos € 3.000,00) porque, por um lado, não me sentia de forma alguma seguro com o potencial sucesso do meu trading e, por outro, investia só em produtos alavancados (forex - alavancagem na ordem de 1/500) e CFD´s (alavancagem na ordem de 1/20). Como deixei exposto na primeira mensagem, o objectivo passa por testar um sistema de trading, objectivo que poderá levar à perda total daquela quantia (já esteve próximo disso), até porque ando sempre muito alavancado. De qualquer das formas, é de ter em consideração que tal quantia não me faz falta a curto/médio/longo prazo.

3 - Como invisto em cerca de 30 pares de moedas, em CFD´s de índices e acções (PSI 20 e DAX 30) e, por vezes, abro várias posições no mesmo dia, nem sempre terei a possibilidade de justificar aqui todos os meus trades.

4 - Todavia, aperceber-se-ão que os mesmos terão sempre os mesmos pressupostos. Nesta medida, irei deixar por cá os gráficos de rentabilidade em (1) forex, (2) CFD´s de índices e acções, bem como (3) o gráfico geral de rentabilidade. Deixarei também, se possível diariamente, as posições que tenho abertas em CFD´s e em forex.

Tennis

por matos_1 » 5/10/2013 20:10

Tennis, como correram esses shorts? O facto de não teres dito nada pode ser resposta em si.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por Tennis » 24/9/2013 2:39

Após análise dos gráficos, foram dadas mais quatro ordens de entrada curta nos seguintes instrumentos financeiros:

1) AEX.I - Netherlands 25 (índice); (1º gráfico)

2) JPN:xpar - Lyxor ETF Japan (CFD); (2º gráfico)

3) ISF:xlon - ishares FTSE 100 UCITS ETF (INC) - CFD; (3º gráfico)

4) Stoxx50eex:xetr - ishares DJ EURO STOXX50 (DE) - CFDM; (4º gráfico)

Motivos:

As razões são idênticas àquelas que me levaram a assumir posições curtas nos activos a que fiz referência nos post´s supra.
Em resumo: os indicadores oscilatórios, em todos estes activos, indicam inversão de tendência, ainda que de curto prazo, ou seja, determinam uma entrada curta.

Com estas ordens, amanhã, fico com posições curtas em 11 activos financeiros e 2 posições longas.

Resumindo:

Se o mercado descer, estarei bem...
Se o mercado subir, estarei tramado...!

Ficam os gráficos...

Tennis
Anexos
AEX.GIF
AEX.GIF (96.67 KiB) Visualizado 8729 vezes
JPN.GIF
ISF.GIF
STOXX50.GIF

por Tennis » 23/9/2013 13:41

Em princípio, última entrada para o dia de hoje, neste caso longa:

- CFD DSB:xpar - lyxor DBLE SH BD ETF:

Tendência de curto prazo positiva (desde finais de Abril).
Tem vindo a fazer máximos e mínimos sucessivamente mais altos.
DMI ainda se mantém positivo.
MACD parece estar a iniciar uma subida.
Restantes indicadores oscilatórios inverteram, tendo saído da zona de sobrevenda (stotastic slow e william R).

Deixo ficar o gráfico, bem como o resumos das posições atualmente detidas em carteira.

Tennis
Anexos
DSB.GIF
DSB.GIF (84.21 KiB) Visualizado 8764 vezes
resumo posições.GIF

por Tennis » 23/9/2013 13:30

Ainda mais duas entradas curtas:

1) CFD - IWRD:xlon - Ishares MSCI World UCITS ETF (INC) (gráfico 1):

A tendência de curto prazo (desde Julho) embora ainda não se tenha definido cabalmente, parece ser descendente.
Nesta pequena subida de curtíssimo prazo não logrou ultrapassar a resistência situada à volta dos 2.100.
Hoje, até ao presente, está a fazer uma vela negra, tendo ultrapassado em sentido descendente o corpo da penúltima vela.
Macd iniciou sentido descendente.
Restantes indicadores oscilatórios acompanham, tendo saído de zona de sobrecompra e estão em sentido descendente.

2) CFD - LEM:xpar - Lyxor ETF MSCI Emerging Markets (gráfico 2):

Macd em sentido descendente.
Principais indicadores oscilatórios saíram de zona de sobrecompra e estão em sentido descendente.
Tentativa, com este trade, de apanhar potencial inversão de tendência de curto prazo praticamente no seu topo.

Tennis
Anexos
IWRD.GIF
IWRD.GIF (84.41 KiB) Visualizado 8771 vezes
LEM.GIF
LEM.GIF (88.23 KiB) Visualizado 8771 vezes

por Tennis » 23/9/2013 13:13

Novas 2 entradas curtas:

1) CFD - Tur:xpar - Lyxor ETF Turkey (gráfico 1):

Tendência de médio prazo descendente.
Não ultrapassou neste recente subida de curto prazo a resistência na ordem dos 52,30, tendo invertido novamente e feito duas velas negras, sendo que a de hoje está a acompanhar esta tendência.
Principais indicadores oscilatórios a inverter.

2) CFD - INR:xpar - Lyxor MSCI India (gráfico 2):

Tendência de médio prazo (desde Maio 2013) descendente, sendo certo que nesta descida tem vindo a fazer máximos e mínimos relativos cada vez mais baixos.
Não ultrapassou a último resistência por volta dos 9.45.
MACD em sentido descendente.
Stotastic slow e william´s R saíram da zona de sobrecompra e estão em sentido descendente.

Tennis
Anexos
tur.GIF
tur.GIF (74.54 KiB) Visualizado 8783 vezes
INR.GIF
INR.GIF (82.44 KiB) Visualizado 8783 vezes

por Tennis » 23/9/2013 1:25

Nova ordem de entrada curta que será executada hoje, na abertura do mercado.

Activo: Texdax.1 - Germany Tech 30 (CFD).

Trade bastante arriscado.

Este índice tem vindo a fazer sistematicamente novos máximos.
Mesmo as oportunidades de entrada curta dos últimos tempos, a maior parte delas têm constituído um "flop".
Porventura, esta será mais uma..., mas o sistema manda...

Como sobredito, num outro post, o objectivo passa por identificar inversões de tendências, ainda que estas inversões possam ser de muito curto prazo....

Justificação para a entrada:

Neste uptrend que vem desde 28.8., os últimos dois dias apresentaram-se com duas velas negras.
O Macd desde 16.9. tem estado sucessivamente em sentido descendente o que, por vezes, sinaliza uma inversão de tendência.
Reforça esta sinalização os indicadores técnicos oscilatórios de curto prazo Stotastic lento e william´s R que estão a sair de zona de sobrecompra.

Stop loss introduzido, relativamente apertado, ligeiramente acima da última vela negra.

Fica o gráfico.

Tennis
Anexos
tecdax.GIF

por Texano Bill » 22/9/2013 6:27

Muito interessante este tópico, os mini-textos a explicar o rationale são uma grande mais-valia, certamente continuarei a acompanhar.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Tennis » 22/9/2013 3:23

Ordem de entrada curta introduzida no sistema.

Activo: CFD (RUS:xpar - Lyxor ETF Russia).

Objectivo: tentar apanhar a inversão de tendência longa de curto prazo que parece ter-se esgotado.
Com efeito, o MACD está a perder força e os principais indicadores oscilatórios estão a inverter da situação de sobrecompra.

Ficam os gráficos.

Tennis
Anexos
rus 1.GIF
rus2.GIF
rus2.GIF (63.3 KiB) Visualizado 8874 vezes

A velha questão...

por Tennis » 22/9/2013 3:08

Quantos de vós já não terão ouvido a velha máxima "the trend is your friend".

Longe de mim colocar isso em causa, antes pelo contrário!

Todavia, o problema é sempre o mesmo: identificar a tendência de mercado!

E, quando a identificamos, não raras vezes, essa mesma tendência prega-nos belas partidas..., na medida em que inicia uma inversão ou correcção...

O que pretendo significar?

Durante muito tempo foi essa a minha forma de negociar, baseado-me, essencialmente, nos indicadores tendenciais, tais como o DMI, Parabolic Sar e outros quejandos.
Porém, também não raras vezes, este posicionamento, levava-me a perder uma grande parte da tendência (entrava a meio ou no último terço) ou, pior ainda, quando entrava, o mercado invertia, ou seja, entrava longo no topo ou perto dele ou entrava curto no fundo ou próximo do mesmo...

Há muito tempo que deixei esta forma de negociação.
Não que não pudesse retirar alguns dividendos dessa forma de estar no mercado mas, essencialmente, porque a título pessoal esse posicionamento não me satisfazia.

O que veio a seguir?
Aperfeiçoar o método ou, noutra perspectiva, diversificá-lo, no sentido de tentar identificar as inversões de tendências, ainda que essas inversões possam tão só serem pequenas correcções de mercado ou efectivas inversões de tendência de curto, médio ou longo prazo...

Esta forma de actuar apresenta-se seguramente como muito mais difícil e com resultados muito mais duvidosos.
No fundo, não se trata de ir de encontro à tendência, acompanhando-a, aproveitando o pouco ou muito que ela me possa dar, pelo contrário, trata-se de tentar entrar curto imediatamente após um topo de mercado, ainda que de curto prazo ou, do mesmo modo, entrar longo logo após um fundo do mercado, ainda que de curto prazo.

Com isto não quer dizer que não gosto de seguir a tendência...
Claro que gosto..., mas, o que quero é identificar o início dela para da mesma tentar retirar o máximo proveito...

Estou certo que muitos analistas de análise técnica dirão que esta forma de negociar está errada, ou seja, que aquela velha máxima sobredita ainda é a forma mais correcta de nos posicionarmos no mercado.

Actualmente, já não tenho assim tantas certezas...
O que será melhor?
Tentar identificar uma tendência de mercado, entrar e correr o risco de se entrar longo quando já se atingiu o topo ou entrar curto quando já se atingiu o mínimo?
Ou, tentar identificar uma inversão de tendência, entrar no mercado e aproveitar o máximo do trade, sabendo, de antemão, que esta forma de negociar terá uma percentagem de acerto inferior aqueloutra mas que, caso se acerte, o proveito que se pode retirar é muito superior por comparação com aquela outra forma de negociar?

Mais:

Nesta nova forma em que me posiciono no mercado, na essência, tenta-se retirar o máximo proveito do mercado.
Ou seja, após se identificar um cabaz de acções ou índíces ou outros instrumentos financeiros (como já fiz) que serão sempre seguidos e constantemente negociados, a consequência passará por se estar quase sempre dentro do mercado.
É que, quando se tenta identificar uma inversão de tendência, normalmente, nunca se sabe que amplitude a mesma terá. Isto é, desde que seja identificada, o sistema obrigar-me-á a entrar no mercado, ainda que daqui a 3 ou 4 dias inverta novamente, o que, por sua vez, fará com que o sistema me alerte para inverter a minha posição em ordem a tentar a nova tendência de curto prazo...

Alguém já negociou ou negoceia com base nestes pressupostos?
Que ensinamentos retirou? Vale a pena? Sente-se satisfeito?

É que, de ora em diante, constatarão que nas análises que farei, será esta a minha forma de negociar...
Enfim, mais uma experiência..., a ver no que isto vai dar!

Abraço a todos,

Tennis

por Tennis » 22/9/2013 2:25

Sr_SNiper Escreveu:Tenis, acho uma boa estratégia ter uma mini carteira para treinar, não é a feijões, porque tens lá dinheiro, mas as perdas são insignificantes, e ajuda a perceber que ganhar dinheiro é muito complicado e não é numa arvore das patacas

Sr_SNiper:

Na "mouche":)

Não podias ter sintetizado melhor...

Abraço,

Tennis

por Sr_SNiper » 22/9/2013 2:21

Tenis, acho uma boa estratégia ter uma mini carteira para treinar, não é a feijões, porque tens lá dinheiro, mas as perdas são insignificantes, e ajuda a perceber que ganhar dinheiro é muito complicado e não é numa arvore das patacas
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Tennis » 22/9/2013 2:05

capanga Escreveu:boas Tennis, estive a ler os teus topicos atentamente, para mim são fabulosos. Aquilo que á primeira vista realça é que tu percebes disto á brava! Então o porquê de estares sempre a perder? Eu vou-te dizer, entrei no jogo da bolsa 1998. Não tinha luzes nenhumas disto. Era a altura das privatizações,onde encaixava dinheiro e ganhavas dinheiro. Lembras-te da PTMultimedia; pois bem, houve um momento que estava a ter ganho de 15000€; pois veio 11 setembro 2011 e perdi 60000€ em bolsa!!!! Esteve
cerca de 2anos parado. Reentrei quase sem dinheiro nenhum, devagarinho com uma estratégia em finais de 20003 até meio 2007
recuperei 30000€. Entretanto tinha um trabalho que não me permitia estar atento, voltei a parar. Entrei novamente devagar a conhecer o mercado janeiro 2012; durante esse ano fiz algumas transações que revertiu no final do ano 1500€ de lucro. Este ano, com metodo, estratégia, até agosto tinha 7000€ ganho. Tinha o dinheiro todo investido na PT e fui para fériaas, sem vender as ações, porque pensei que ia conseguir controlar. ERRO meu, veio os resultados e tenho que recuperar 400€ de prejuizo!!!! Morar da historia: tem um metodo, um estratagema, dá resultado, CUMPRE A RISCA
ABRAÇO, bons negocios

Obrigado pela resposta capanga:)

Estou esperançado que ainda possa reverter esta situação crítica!!!

Abraço,

Tennis

por lito » 21/9/2013 19:24

boas Tennis, estive a ler os teus topicos atentamente, para mim são fabulosos. Aquilo que á primeira vista realça é que tu percebes disto á brava! Então o porquê de estares sempre a perder? Eu vou-te dizer, entrei no jogo da bolsa 1998. Não tinha luzes nenhumas disto. Era a altura das privatizações,onde encaixava dinheiro e ganhavas dinheiro. Lembras-te da PTMultimedia; pois bem, houve um momento que estava a ter ganho de 15000€; pois veio 11 setembro 2011 e perdi 60000€ em bolsa!!!! Esteve
cerca de 2anos parado. Reentrei quase sem dinheiro nenhum, devagarinho com uma estratégia em finais de 20003 até meio 2007
recuperei 30000€. Entretanto tinha um trabalho que não me permitia estar atento, voltei a parar. Entrei novamente devagar a conhecer o mercado janeiro 2012; durante esse ano fiz algumas transações que revertiu no final do ano 1500€ de lucro. Este ano, com metodo, estratégia, até agosto tinha 7000€ ganho. Tinha o dinheiro todo investido na PT e fui para fériaas, sem vender as ações, porque pensei que ia conseguir controlar. ERRO meu, veio os resultados e tenho que recuperar 400€ de prejuizo!!!! Morar da historia: tem um metodo, um estratagema, dá resultado, CUMPRE A RISCA
ABRAÇO, bons negocios

Registado: 29/11/2007 9:45

por Tennis » 21/9/2013 4:08

Actualização:

Fecho de posições nos CFD´s JPN, NOR25, stoxx50, dsb e isf (stop´s loss activados) no dia do discurso do Ben.

Perdas em todos os trades, designadamente:

iShares DJ EURO STOXX 50 (DE) (€ -3.85);
Norway 25 (€ - 10,21);
iShares FTSE 100 UCITS ETF (INC) (€ -1.96);
Lyxor ETF Japan (€ -6,01);
Lyxor DBLE SH BD ETF (€ - 1,35);

Total de prejuízos nestes trades: € 23,38;

Carteira reforçada com € 200,00 de capital.

Prejuízo da carteira desde o seu iníco: cerca de 53% do capital investido.

Ficam os gráficos das posições actualmente abertas e da rentabilidade (negativa).
Anexos
posições abertas.GIF
rentabilidade.GIF

por Tennis » 18/9/2013 20:31

Incursão muito rápida (daytrading) pelo cross XAU/USD em cima do discurso do Ben (no âmbito do FED).

Entrada longa às 19:32 H (hora local) a 1.343,94 e saída do activo às 20.15 H (hora local) a 1.355,87.

Lucro do trade: 0.89%

Podia ter-me mantido longo? Podia...
Todavia, temi correcção face à subida considerável desde as 19.00 H (eventual falta de experiência da minha parte...).

Não ponho de parte nova entrada, agora numa perspectiva de curto prazo, preferindo aguardar pelo fecho da vela de hoje, às 24.00 H.

Fica o gráfico com o time frame de 1 minuto.

Tennis
Anexos
xauusd.GIF

por Tennis » 18/9/2013 18:54

Ordem de entrada longa para amanhã colocada em sistema: CFD DSB:xpar.

Motivos:

1 - Tendência de médio prazo (desde 3 de Maio) e de curto prazo (desde 23.7.) ascendente;

2 - Aguentou o último suporte à volta dos 62,00;

3 - Padrão típico de inversão de tendência de muito curto prazo, de curto para longo (três velas negras seguidas de 2 velas brancas, cada uma delas com máximos relativos superiores;

4 - MACD a inverter e stotastic slow e william´s R. a saírem de zona sobrevendida.

Stop loss apertado (cerca de 1,50%), imediatamente abaixo da vela branca de hoje, pois trata-se de um trade de algum risco.

Fica o gráfico:

Tennis
Anexos
DSBxpar.GIF

por Tennis » 18/9/2013 14:38

Bem, ainda continuo por cá, após um período relativamente longo de férias e uma série de negócios ruinosos que me fizeram um rombo na carteira...

Reflexões:

Quantos de nós, ao longo do tempo, essencialmente aqueles que se baseiam para os seus investimentos na análise técnica, depois de olharem para dezenas, centenas ou milhares de gráficos, analisado dezenas de indicadores técnicos e terem feito dezenas ou centenas de simulações a dada altura terão chegado à conclusão que, finalmente, encontraram o seu sistema de trading..., aquele que consecutivamente, embora aqui e ali com negócios perdedores, nos vai dar sistematicamente lucros a longo prazo?

Pois é, foi o meu caso...

Porém..., mais uma vez a certeza de que isso aconteceria gorou-se, às vezes, sem nos apercebermos das reais razões porque tal terá acontecido.

Tentei fazer uma análise minimamente objectiva de forma a identificar alguns erros cometidos..., e foram vários:

1 - Desobediência ao sistema. A intuição, por vezes, supera a razão do sistema, todavia, a maior parte das vezes a intuição está errada;

2 - Pensamos que um sistema de trading, teoricamente, é aplicável a todos os títulos, mercadorias, forex, etc.... e, até é..., o problema não é esse... Quantos de nós, nas suas análises técnicas não dão uma vista de olhos por dezenas de títulos do mercado nacional e estrangeiros, por índices, mercadorias, forex, etc., à procura de uma oportunidade de mercado baseada naquele sistema de trading que tanto nos custou a sedimentar? O problema é que o sistema, por vezes falha, em algumas ocasiões, até falha muitas vezes, importando, simplesmente, que os trades positivos tenham um rendimento superior aos trades negativos. Pois bem, quando se anda por aí a ver dezenas de gráficos à procura da oportunidade e se dá a ordem entramos, de certa forma, no campo do aleatório ou da sorte. É que, quando se escolhe a acção para investir e se decide investir, podemos estar perante uma das muitas situações em que o sistema falha... Passa-se para outra e o sistema falha..., mais outra e o sistema falha. Vale o exposto por dizer que o ideal passa por escolher um conjunto de activos, 10 a 20 e segui-los continuamente, esquecendo tudo o resto, i.e., toda a restante panóplia de activos que estarão ao nosso dispôr.

Qual a vantagem?

Acompanhando-se sempre os mesmos títulos e baseando os nossos investimentos no nosso sistema de trading, a percentagem de acerto ou probabilidade de acerto aumenta consideravelmente.
Podemos ter 1 ou 2 trades negativos, mas sabemos, porque estamos sempre a acompanhar o mesmo título, que o trade positivo acontecerá baseado no sistema de trading e que, apanhando-se uma tendência, este superará largamente aqueles dois negativos.
Ao contrário, escolhendo-se de entre centenas ou milhares de acções, aleatoriamente 1 ou vários títulos para investir, corremos o risco de, naquela escolha, ainda que baseada no sistema, acertarmos sempre ou quase sempre no trade que se revelará negativo.

Moral da história: Fiz uma análise e escolhi 20 títulos para investir, sendo que, de ora em diante, serão sempre estes que serão seguidos..., esquecendo todos os demais.
Além do mais, importa referir que cada título tem uma essência própria, um comportamento individual, diria quase, a sua essência... Um acompanhamento contínuo dos mesmos títulos permite ter uma percepção muito superior do mesmo, conhecer, de certo modo, as suas manhas, as suas variantes, se tem muita ou pouca volatilidade, como reage a determinadas notícias, se costuma frequentemente lateralizar ou andar em regimes tendenciais.

Mas que títulos?

3 - Fiz largamente investimentos em acções... para mim chega. As acções são muito mais voláteis que os índices, são muito mais permeáveis a notícias, invertem mais frequentemente.
Os índices são mais estáveis, menos permeáveis a grandes oscilações, o seu comportamento é mais previsível.
Por isso, bem ou mal, a decisão está tomada, abandonei definitivamente o investimento em acções (ainda tenho uma posição na BEI que será a última acção logo que feche o trade) e passei a centrar única e exclusivamente os investimentos em índices (CFD´s), CFD´s de fundos de mercado e forex (moedas e mercadorias).

4 - Como o capital é pequenos e muitos dos investimentos além da diferença do bid/ask ainda têm comissões, fiz uma pesquisa do mercado, tendo abandonado os títulos em que, além daquela diferença, ainda me são cobradas comissões (excepção: forex/moedas em que não é possível fugir à comissão).
Além do mais, na análise, escolhi os CFD´s de índices e de fundos de mercado que me permitem entradas longas e curtas.

5 - Renovei o meu sistema de trading, aperfeiçoando-o, calibrando-o. É um sistema de trading vocacionado essencialmente para o curto prazo (daytradin nem pensar) podendo, em regimes tendenciais, suportar posições a médio prazo.

A ver vamos no que isto vai dar...
Até agora, de um capital de € 800,00 o resultado é péssimo, actualmente tenho cerca de € 290,00.

Como deixei exposto no primeiro post, isto não deixa de ser uma experiência de trading real, sem grande risco, face ao capital investido e que, por isso, me garante algum conforto...
Não estou, de forma alguma, a investir as economias da minha vida, antes pelo contrário, o capital investido é manifestamente irrisório.

Se o capital for a zero, paciência, não deixou de ser mais uma experiência, com a qual espero aprender algo para investimentos futuros, experiência que é aqui exposto para os demais foristas esperando, com isso, que alguém possa da mesma apreender algum ensinamento útil.

Fica o gráfico de rendibilidade e as posições em carteira, sendo que, de ora em diante, considerando que tenho mais tempo disponível, tentarei argumentar aqui as várias decisões de investimento ou de saída das mesmas.

Abraço a todos,

Tennis
Anexos
títulos em carteira.GIF
gráfico rentabilidade.GIF

por Tennis » 25/7/2013 12:54

Deixo ficar a composição actual da carteira e o gráfico de rentabilidade.

Tennis
Anexos
carteira.GIF
rentabilidade.GIF

por Tennis » 25/7/2013 12:49

Duas novas entradas curtas hoje executadas em CFD´s, designadamente:

ADS (Adidas) e BEI (Beiersdorf AG).

Motivos:

Ambas as acções têm vindo a fazer máximos relativos cada vez mais baixos, o que parece confirmar uma inversão de tendência de médio prazo de alta para baixa.
Indicadores tendenciais e oscilatórios de longo prazo parecem confirmar essa inversão de tendência, sendo certo que os indicadores oscilatórios de curto prazo já terão confirmado essa inversão.
Anexos
ADS (Adidas).GIF
ADS (Adidas).GIF (92.95 KiB) Visualizado 17918 vezes
BEI (Beiersdorf AG).GIF

por Tennis » 25/7/2013 12:39

Fechei posição longa no índice AEX.

Entrada a 345,91 e saída a 367,21.

Lucro do trade: 6,16% em relação ao subjacente.

Motivo da saída: não logrou ultrapassar a resistência nos 373,00, a qual foi atingida a 28.5. e 24.7..
Indicadores oscilatórios de curto prazo sugerem uma inversão de tendência.
Anexos
AEX 1.GIF
AEX2.GIF
AEX2.GIF (12.76 KiB) Visualizado 17922 vezes

O melhor trader!

por Tennis » 24/7/2013 4:36

Entrar e permanecer no mercado também nos premeia com momentos de euforia em que sentimos que estamos no caminho certo, que agora é que vai ser, isto vai dar com toda a certeza, blablabla....

É que, depois da descida ao "inferno" (perda de € 400,00 para um investimento inicial de € 650,00) vislumbra-se, ainda que potencialmente efémera, uma pequena luz ao fundo do túnel...

Com efeito, actualmente mantenho posições longas em CFD´s dos índices AEX e HSI e na Merck.
Todas estas posições estão, neste momento, com uma percentagem de lucro relativamente positivo, o que permitiu recuperar, no espaço de cerca de 15 dias, dos € 250,00 em que estava a carteira, para cerca de € 750,00, para um investimento inicial de € 650,00.
Ou seja, considerando o valor mínimo da carteira (€ 250,00), uma recuperação de cerca de 200%!!!

Factos (estes e os expostos no anterior post) que permitem, melhor dizendo, obrigam a retirar algumas ilações de carácter objectivo e que serão objecto de análise nos posts subsequentes.

Deixo ficar o quadro das posições detidas e o gráfico de rentabilidade....

Tennis
Anexos
posições em carteira.GIF
rentabilidade.GIF

O pior trader!

por Tennis » 24/7/2013 4:14

Entrar, estar e sair do mercado, por vezes, tem destas coisas...:

Há ocasiões em que nos sentimos o pior trader do mundo.
Alguns investimentos mal ponderados, perdas consecutivas, fazem-nos ponderar, pensar se, de facto, o que andamos por aqui a fazer tem ou não algum sentido, se vale ou não a pena perder algum tempo (e dinheiro!) com isto ou se, em alternativa, devemos deitar tudo para trás das costas e tentar ganhar alguns tostões com outra coisa qualquer que não seja com gráficos....

De facto, como se nota pelo quadro abaixo das transacções liquidadas (tudo em CFD´s), o panorama, desde o início de Junho e até ao momento, não foi nada famoso para um investimento inicial, em cash, de € 650,00.

Em resumo:

3 trades positivos;
11 trades negativos;

Total de perdas (trades negativos): € 446,94
Total de ganhos (trades positivos): € 42,09

Prejuízo total: € 404,85

Ou seja, dos € 650,00 iniciais praticamente só restavam € 250,00.

Valerá a pena continuar!?
É que, se estivessemos a falar num investimento inicial de € 650.000,00 restaria, passado um mês e meio, € 250.000,00!!!!
Anexos
transacções executadas.GIF

O raio do stop!

por Tennis » 23/7/2013 16:37

A propósito do stop loss:

Como é sabido, tinha em carteira o CFD BASF N.

Um stop loss apertado levou a que a posição fosse fechada com um lucro enorme de € 0.69!!!

Pelo menos, não perdi dinheiro neste trade, embora o lucro se possa considerar deveras insignificante.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bar38, carlosdsousa, Dragon56, Google Adsense [Bot], iniciado1, Investor Tuga, JUKIMSUNG, latbal, Luísbeirao, novato e 92 visitantes