Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos de Investimento (baixo risco)

por Midas » 17/9/2013 23:00

FoxNinja Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento, subscrevi o fundo Caixagest Liquidez FIMMA
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000GW6Z

Tenho lido algumas coisas mas como ainda não entendo tudo a 100% achei que apostar neste fundo era o mais indicado porque a meu ver é dos que tem as regras mais simples...

Uma pergunta... como é que eu vejo se estou a ter rentabilidade no fundo? Ao final do dia atualizam o meu saldo é isso?

Investi 500€ no fundo... mas quando vou a ver a Posição global das contas na conta de investimentos tenho Saldo contabilístico de 499,96€, mas quando consulto a carteira e movimentos diz lá que tenho 500,01€

Quer dizer que se quisesse levantar por exemplo o dinheiro agora ficaria apenas com 499,96€?

Poderá haver aí uma confusãozita.
Na CGD, não sei como fazem o processo de subscrição. Mas não deve ser muito diferente do Banco Best. No Best, ao fazer a subscrição, dão-te 1 valor indicativo provisório do capital investido e número de unidades de participação adquiridas. No dia que se souber a cotação correcta, enviam 1 mail de confirmação, com os valores de investimento, de UPs, e a cotação da UP usada. Portanto, penso que o estás a relatar, ainda são dados provisórios, o ideal é esperares pela confirmação da subscrição do fundo.

Abaixo, coloquei a parte inferior da ficha desse fundo no Banco Best, para te explicar o processo de subscrição do Caixagest Liquidez no Best, na CGD, deve andar lá perto:

Caixagest Liquidez.gif
Caixagest Liquidez

NA SUBSCRIÇÃO:
"Data de cotação para subscrição" = 1 (a cotação de subscrição será a de 1 dia útil a seguir ao dia que subscreveres o fundo, se fizeres antes do "Cutoff Time" que é, ás 15:30)
"Cutoff Time" = 15:30 (limite diário que pode fazer subscrições, apartir desta hora, podes subscrever o fundo, mas conta como se estiveres a subscrever no dia útil seguinte, e logo atrasa 1 dia útil)
"Data-valor da subscrição" = 0 (quantidade de dias de atraso para descontarem o dinheiro da tua compra, neste caso, descontam logo no próprio dia)

NO RESGATE:
"Data de Cotação para Resgates" = 0 (Se fizeres o resgate, antes do Cutoff diário, que neste caso é ás 15:30, é usada a cotação do final desse dia)
"Data-Valor do Resgate" = 1 (quantidade de dias de atraso para colocarem o dinheiro da tua venda no teu depósito á ordem, neste caso, colocam no dia útil seguinte, o dinheiro na tua conta, isto é, se fizeres antes do Cutoff)

Não sei como funciona o site da CGD, mas pela experiência de bancos online, as cotações dos fundos estão sempre atrasadas. Podes usar por exemplo a Bloomberg, crias uma Watchlist com os fundos que te interessam, para veres as cotações diárias. Podes colocar lá, quando tiveres a confirmação número de UPs subscritas e cotação dos fundos, e sabes sempre a evolução da tua carteira. Esse fundo da Caixagest é um dos mais lentos a actualizar. Mas também, como só tem subido, não me preocupa. Mas não esperes subidas grandes, normalmente valoriza diariamente entre 0,0001 a 0,0005 Euros por cada UP que tiveres. Em pouco mais de 3 meses que eu tenho esse fundo, ele só valorizou +0.27%, como é 1 fundo sediado em Portugal, não pagas imposto, quando o resgatares, logo esses +0.27% que tenho actualmente, são líquidos, equivaleria a 0,3456% brutos.

Se quiseres seguir no Bloomberg, as cotações dos teus fundos, sugiro que leias apartir a página 63 e seguintes deste tópico, porque explica como funciona e o links necessários, assim como tem, também já lá, alguns símbolos dos fundos, para usar no site da Bloomberg:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&start=1551

Como não tem lá o simbolo do Caixagest Liquidez, deixo-te aqui o simbolo e o link para a página dele no Bloomberg:

CAIXGLQ:PL - Caixagest Liquidez
http://www.bloomberg.com/quote/CAIXGLQ:PL/

Todos os fundos, só se sabe o valor correcto da compra e da venda após o acto de compra e venda. Como te expliquei acima, cada fundo, tem características de resgate diferentes. Se deres hoje, a ordem de resgate ao Caixagest Liquidez, antes do Cutoff, eles usam a cotação do final desse dia e depositam no dia útil seguinte. Podes ter exemplo, 731,xx EUR, antes da ordem de resgate, mas só sabes o valor certo, depois de dares a ordem, podes ficar com mais dinheiro que tinhas antes de dares a ordem, por exemplo, 732,xx EUR, como podes ficar com menos dinheiro, por exemplo, 730,xx EUR. Neste fundo, ainda não tive quedas de retorno, mas ninguém sabe o futuro. O risco dos activos que o fundo tem em carteira, é reduzido, mas existe, ele investe principalmente em depósitos bancários.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por FDPC » 17/9/2013 22:26

Fico em duvida em qual tópico questionar, penso que o mais apropriado é o titulo Fundo de Investimento (baixo risco)

e nos meus objetivos de investimentos de longo prazo e baixo risco encontrei dois fundos de especial predileção,

além der mais alguma informação anexa.

Qual a vossa opinião?

http://www.2020directinvest.com.au/inve ... ldren.aspx

http://articles.economictimes.indiatime ... -long-term

http://www.thisismoney.co.uk/money/news ... ldren.html

http://www.invtrusts.co.uk/aam.nsf/inve ... stchildren

http://money.cnn.com/magazines/moneymag ... index3.htm

preferidos

http://www.invescoperpetual.co.uk/porta ... 1ebf0aRCRD

http://www.trustnet.com/Factsheets/Fact ... RRC&univ=U

com risco calculado, concordam?

É de pequenino que se torce o pepino.

FDPC
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por Midas » 17/9/2013 21:55

zaq1 Escreveu:Dos artigos anteriores gostei disto....

"...Still, signs of investor confidence are undermined by the fact that cash levels remain “exceptionally high,” says Hartnett, with the average cash balance at 4.6%, up from 4.5% last month. And here’s where he remind us of the FMS Cash Rule: when the cash level is higher than 4.5%, a contrarian buy signal is generated for equities, and when it’s below 3.5%, that’s a contrarian sell signal."

Contudo, não deixa de ser mais uma opinião... :-k

O cash é o refugio para quando, não se tem a certeza, para que lado pende a balança. Se se investe em obrigações ou em acções. Muitos investidores saíram das obrigações devido a incerteza e não tem a convicção de investir em acções. Estão a espera que a poeira assente para se decidir. Foi curioso, que os investidores fugiram de maior parte das obrigações para irem até ao limite máximo de proximidade das acções, que são as obrigações de High Yield, provocando 1 rally nelas. Mas até mesmo, estas obrigações acabaram por sentir a pressão da subida das yields e acabaram por ter quedas. Mesmo assim, os fundos de HY que sigo, tem retornos YTD de 3-4.2%, têm vindo com tendência de valorização desde 24-25 de Junho, estando perto de regressar aos máximos de 52 semanas.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por FoxNinja » 17/9/2013 21:35

Rick Lusitano Escreveu:Bem-vindo ao fórum, Ninja.
Por acaso, tenho esse fundo, como substituto a 1 depósito a ordem. Porque permite entrar no mínimo com 100 euros e se quisermos podemos reforçar com 1 EUR no Banco Best, o que é optimo para mim, porque também não quero ter muito dinheiro em coma. Só tem 1 defeito para mim, dá pouco retorno, mas os poucos €€€ que dá, é mais do que 1 depósito à ordem dá. É uma espécie de E.S. Liquidez light na evolução ascendente, pois rende cerca de 1/3 do retorno do E.S. Liquidez e investe na maioria em depósitos bancários. A Caixagest tem outro fundo que é parecido com esse Caixagest Liquidez, que dá ligeiramente maior retorno, pede é 1.000 EUR mínimos de entrada, que é o Caixagest Fundo Monetário Fundo Especial de Investimento Aberto, mas é um Fundo Especial de Investimento (FEI), o que necessita atenção na leitura dos prospectos antes de tomar a decisão de investir nele.

O fundo que falas é este:

:arrow: Caixagest Liquidez FIMMA - (ou Caixagest Liquidez - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Mercado Monetário)

Categoria Morningstar™ Merc. Monetário EUR
ISIN PTYCXWHE0010

O fundo ligeiramente melhor que eu menciono é este: (Nota: O Banco Best não comercializa este fundo)

:arrow: Caixagest Fundo Monetário FEIA - (ou Caixa Fundo Monetário - Fundo Especial de Investimento Aberto)

ISIN PTYMEHLE0014
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000024T6

Deixo-te o link para a página dos fundos (abertos) da Caixagest:
http://www.caixagest.pt/fundos_abertos.aspx?grupo1=1

Se queres o Caixagest Liquidez, ele é um fundo que tal como o nome indica, "Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Mercado Monetário", portanto é "Fundo harmonizado".

Os "Fundos imobiliários" são fundos que investem em imóveis, armazéns, centros comerciais, edifícios de escritórios, apartamentos, terrenos, etc.
Os fundos que investem em obrigações, acções, liquidez, etc, são fundos mobiliários.

Os "Fundos especiais de investimento" ou FEI, são fundos especiais porque investem em activos complexos e/ou tem uma política de investimentos alternativa e/ou tem pouca diversificação. O + importante neste tipo de fundos é ler bem os prospectos.

Se pretendes entrar no mundo dos fundos, o melhor será escolheres um "supermercado" dedicado a este tipo de produtos financeiros, tens alguns bancos online que têm algumas centenas de fundos que podes escolher, que não pagas comissões de guarda e de compra nos fundos e não tem custos associados nas contas. A CGD é muito limitada, pois comercializa os fundos da gestora do seu grupo.

Acima de tudo, antes de fazer qualquer investimento, ler bem os prospectos/FIN. E antes disto, ter informação sobre os tipos de activos que pretende investir, sugiro que leias a 1ª página deste tópico, tens lá imensa informação, para ires percebendo este mundo, tens vários níveis de conhecimento, do nivel mais iniciante até aulas de universidade dadas por economistas, assim como informação da CMVM.

Obrigado pelo esclarecimento, subscrevi o fundo Caixagest Liquidez FIMMA

Tenho lido algumas coisas mas como ainda não entendo tudo a 100% achei que apostar neste fundo era o mais indicado porque a meu ver é dos que tem as regras mais simples...

Uma pergunta... como é que eu vejo se estou a ter rentabilidade no fundo? Ao final do dia atualizam o meu saldo é isso?

Investi 500€ no fundo... mas quando vou a ver a Posição global das contas na conta de investimentos tenho Saldo contabilístico de 499,96€, mas quando consulto a carteira e movimentos diz lá que tenho 500,01€

Quer dizer que se quisesse levantar por exemplo o dinheiro agora ficaria apenas com 499,96€?

De momento estou só a apostar na CGD já que é lá que tenho as minhas contas...

Registado: 17/9/2013 15:38

por zaq1 » 17/9/2013 19:33

Dos artigos anteriores gostei disto....

"...Still, signs of investor confidence are undermined by the fact that cash levels remain “exceptionally high,” says Hartnett, with the average cash balance at 4.6%, up from 4.5% last month. And here’s where he remind us of the FMS Cash Rule: when the cash level is higher than 4.5%, a contrarian buy signal is generated for equities, and when it’s below 3.5%, that’s a contrarian sell signal."

Contudo, não deixa de ser mais uma opinião... :-k

Registado: 2/10/2012 12:22

por Midas » 17/9/2013 18:58

Deixo 2 artigos interessantes com um excerto de texto e uma imagem dos links acima respectivamente, falam de um inquérito a vários gestores de fundos:

Bank of America Merrill Lynch Escreveu:Survey of Fund Managers

An overall total of 236 panelists with US$689 billion of assets under management participated in the survey from 6 September to 12 September 2013. A total of 172 managers, managing US$518 billion, participated in the global survey. A total of 123 managers, managing US$272 billion, participated in the regional surveys. The survey was conducted by BofA Merrill Lynch Research with the help of market research company TNS. Through its international network in more than 50 countries, TNS provides market information services in over 80 countries to national and multi-national organizations. It is ranked as the fourth-largest market information group in the world.

BofA Merrill Lynch Fund Manager Survey Finds EU Optimism Offsetting Emerging Market Sell-off (Tuesday, September 17, 2013 8:30 am EDT)

Bank of America Merrill Lynch Escreveu:Great rotation from bonds in evidence

September’s Fund Manager Survey shows how the great rotation from bonds to equities has progressed. The gulf between allocations towards equities and bonds is at its widest since February 2011, and the second-widest in the history of the survey. A net 68 percent of asset allocators are underweight bonds, the greatest underweight position recorded since April 2006 – to give a bond to equity allocation spread of 128 net percentage points.
(Nota: O negrito vermelho é de minha autoria.)

Equity allocations hit highest level since Feb. 2011, BofA Merrill survey finds (September 17, 2013, 10:07 AM)

MarketWatch/Wall Street Journal Escreveu:Imagem

DISCLAIMER: CADA LEITOR INTERPRETA OS ARTIGOS COMO ENTENDER.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 17/9/2013 18:38

Frizeman Escreveu:Boas a todos.

Venho aqui pedir conselhos e opinioes sobre o que fazer a um determinado fundo que tenho em carteira.

Trata-se do PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc, onde estou a ter uma perda de 10%.

A minha questão é, será mais sensato manter o fundo em carteira ou desfazer-me dele?

Fico à espera de opiniões.

Desde já, o meu obrigado.

Essa questão é a pergunta de 1 milhão de dólares. :evil:
O investimento em obrigações tem atormentado ultimamente, os investidores, pois existe alguma incerteza. A curto prazo, todos estão a espera das declarações do Ben do Fed, amanhã, para poderem prever os resultados futuros das políticas económicas do banco central dos EUA nos vários mercados.

Investor cash levels remain high because the fear of bond markets is greater than the appetite in equity markets, said Michael Hartnett, chief investment strategist at BofA Merrill Lynch Global Research.

A decisão do que fazer com os activos que se tem em carteira, só o próprio investidor pode tomar. Deve-se questionar, quais as razões para se resgatar. Quais as perdas que se está disposto a perder. Qual o horizonte temporal que se pretende. Se o dinheiro investido é necessário a curto prazo. Quais as estratégias que foram adoptadas. Quais as alternativas que se tem.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 17/9/2013 17:32

FoxNinja Escreveu:Olá pessoal sou novo no fórum e estou aqui para aprender com todos e se puder dar também o meu contributo...

Tenho conta na CGD e é lá que tenho as minhas poupanças... à pouco tempo comecei a ler um pouco sobre fundos de investimento e ativei a minha conta que permite subscrever esses produtos...

Depois de analisar decidi subscrever o CAIXAGEST LIQUIDEZ, mas quando vou a subscrever tenho lá uma opção na categoria para escolher entre:

Fundos harmonizados e imobiliário
ou
Fundos especiais de investimento

Por defeito o cursor está no primeiro mas qual devo escolher? alguém me pode dar umas luzes?

Obrigado

Bem-vindo ao fórum, Ninja.
Por acaso, tenho esse fundo, como substituto a 1 depósito a ordem. Porque permite entrar no mínimo com 100 euros e se quisermos podemos reforçar com 1 EUR no Banco Best, o que é optimo para mim, porque também não quero ter muito dinheiro em coma. Só tem 1 defeito para mim, dá pouco retorno, mas os poucos €€€ que dá, é mais do que 1 depósito à ordem dá. É uma espécie de E.S. Liquidez light na evolução ascendente, pois rende cerca de 1/3 do retorno do E.S. Liquidez e investe na maioria em depósitos bancários. A Caixagest tem outro fundo que é parecido com esse Caixagest Liquidez, que dá ligeiramente maior retorno, pede é 1.000 EUR mínimos de entrada, que é o Caixagest Fundo Monetário Fundo Especial de Investimento Aberto, mas é um Fundo Especial de Investimento (FEI), o que necessita atenção na leitura dos prospectos antes de tomar a decisão de investir nele.

O fundo que falas é este:

:arrow: Caixagest Liquidez FIMMA - (ou Caixagest Liquidez - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Mercado Monetário)

ISIN PTYCXWHE0010

O fundo ligeiramente melhor que eu menciono é este: (Nota: O Banco Best não comercializa este fundo)

:arrow: Caixagest Fundo Monetário FEIA - (ou Caixa Fundo Monetário - Fundo Especial de Investimento Aberto)

ISIN PTYMEHLE0014
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000024T6

Deixo-te o link para a página dos fundos (abertos) da Caixagest:
http://www.caixagest.pt/fundos_abertos.aspx?grupo1=1

Se queres o Caixagest Liquidez, ele é um fundo que tal como o nome indica, "Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Mercado Monetário", portanto é "Fundo harmonizado".

Os "Fundos imobiliários" são fundos que investem em imóveis, armazéns, centros comerciais, edifícios de escritórios, apartamentos, terrenos, etc.
Os fundos que investem em obrigações, acções, liquidez, etc, são fundos mobiliários.

Os "Fundos especiais de investimento" ou FEI, são fundos especiais porque investem em activos complexos e/ou tem uma política de investimentos alternativa e/ou tem pouca diversificação. O + importante neste tipo de fundos é ler bem os prospectos.

Se pretendes entrar no mundo dos fundos, o melhor será escolheres um "supermercado" dedicado a este tipo de produtos financeiros, tens alguns bancos online que têm algumas centenas de fundos que podes escolher, que não pagas comissões de guarda e de compra nos fundos e não tem custos associados nas contas. A CGD é muito limitada, pois comercializa os fundos da gestora do seu grupo.

Acima de tudo, antes de fazer qualquer investimento, ler bem os prospectos/FIN. E antes disto, ter informação sobre os tipos de activos que pretende investir, sugiro que leias a 1ª página deste tópico, tens lá imensa informação, para ires percebendo este mundo, tens vários níveis de conhecimento, do nivel mais iniciante até aulas de universidade dadas por economistas, assim como informação da CMVM.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por frizeman » 17/9/2013 16:22

Boas a todos.

Venho aqui pedir conselhos e opinioes sobre o que fazer a um determinado fundo que tenho em carteira.

Trata-se do PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc, onde estou a ter uma perda de 10%.

A minha questão é, será mais sensato manter o fundo em carteira ou desfazer-me dele?

Fico à espera de opiniões.

Desde já, o meu obrigado.

Registado: 5/8/2011 17:38

por FoxNinja » 17/9/2013 15:43

Olá pessoal sou novo no fórum e estou aqui para aprender com todos e se puder dar também o meu contributo...

Tenho conta na CGD e é lá que tenho as minhas poupanças... à pouco tempo comecei a ler um pouco sobre fundos de investimento e ativei a minha conta que permite subscrever esses produtos...

Depois de analisar decidi subscrever o CAIXAGEST LIQUIDEZ, mas quando vou a subscrever tenho lá uma opção na categoria para escolher entre:

Fundos harmonizados e imobiliário
ou
Fundos especiais de investimento

Por defeito o cursor está no primeiro mas qual devo escolher? alguém me pode dar umas luzes?

Obrigado

Registado: 17/9/2013 15:38

por Pata-Hari » 17/9/2013 0:54

A falta de interesse e de rating das empresas do grupo. Se fossem interessantes a estes preços, as emissões seriam mais líquidas e concorridas e a outra banca também compraria os fundos deles e as emissões directamente. Assim, são empacotadas em fundos e vendidas directamente a clientes com a "estampilha" BES. Aliás, esse é exactamente o conflito de interesses. O BES tem interesse próprio em vender as suas empresas a um "preço barato" (feito por eles), mantendo-as com a liquidez que precisam.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Beruno » 16/9/2013 23:47

Pata o que impede os gestores do ES liquidez de investirem em depósitos a prazo de outros bancos, "convidando-os" a usar esse dinheiro a comprar papel comercial diretamente às empresas? ? ? ?

Registado: 10/7/2013 21:39

por Midas » 16/9/2013 21:20

Há uns tempos, falou-se da Coursera, agora aparece esta notícia...

Wharton Puts First-Year MBA Courses Online for Free (September 13, 2013)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Legendz » 16/9/2013 17:16

Passado 1 mes e pouco voltei a ver a carteira, praticamente tudo na mesma, com poucas excepções POS e destaques pela NEG do BNY Mellon com -12,7% e o Pimco Real Ret com -11%. Está demorado de dar a volta!

Registado: 9/2/2012 13:59

por Pata-Hari » 16/9/2013 17:04

Viram o artigo no expresso acerca do BES ter que realocar 1.7 mil milhões que tem nos seus fundos por conflito de interesses? é a explicação detalhada da febre colocadora de obrigações de caixa....
Administrador Fórum

por VirtuaGod » 15/9/2013 0:26

Artigo interessantíssimo com gráficos que realmente valem quase mil palavras: The Low Ranger - A View on Interest Rates
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Azul10 » 14/9/2013 11:43

Sim, sem dúvida, lembro-me de estar a fazer as actualizações da carteira e a pensar que isto estava a correr "demasiado" bem. Se fosse como até essa altura quando a minha, e acredito que também uma grande parte das carteiras fizeram máximos nessa mesma fase, este tópico em pouco tempo ficava às moscas e estávamos todos no tópico Viver de rendimentos 8-)

Quanto aos planos para as carteiras para os próximos tempos, na mais agressiva não vou mexer até fevereiro quando faz um ano e vou aproveitar para ajustar para os pesos iniciais.
Na mais moderada com os reforços que vou fazendo já vou tentando fazer os ajustes da alocação da melhor maneira possível, a questão dos mínimos de reforço ainda dá dores de cabeça. Ainda assim se numa fase inicial o valor da carteira era baixo e qualquer mudança afectava a composição da mesma de forma significativa agora já nem tanto.

Com o tempo, as variações que este ano tem trazido, os livros que tenho comprado para ler e também lendo este tópico e artigos na net tenho vindo a ganhar mais conhecimentos neste tipo de investimentos a LP o que de certa forma me deixa mais confiante e não tanto numa de vamos lá meter aqui uns trocos e ver no que dá.

Registado: 4/10/2010 11:29

por Midas » 14/9/2013 10:56

Até não está mal. :wink:
As subidas de Maio de vários activos foram demasiado abruptas, se virem os gráficos deles, verificam isso. os mercados tem sempre razão, subidas rápidas podem ser seguidas de descidas também rápidas.

Fiz-te uma pequena edição ao teu gráfico,para mostrar a tendência da carteira. Não é nada de muito preciso, é uma linha "pra descontra". 8-)

AA-AT.gif
AA-AT.gif (31.16 KiB) Visualizado 10476 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Azul10 » 14/9/2013 10:27

Deixo aqui uma actualização das minhas duas carteiras, uma mais agressiva e outra mais conservadora.

A mais defensiva: 37% acções, 47% obrigações e 17% liquidez está com -2,18%
A mais ofensiva: 55% acções, 40% obrigações e 5% liquidez está com +4.24%

No conjunto estou positivo 0,60%.
A carteira mais agressiva é fácil pois fiz a carteira de uma vez, na outra vou reforçando e ainda tenho dificuldade a nível de cálculos com os reforços, a carteira está a ser feita à medida que consigo fazer poupanças, na outra aproveitei um vencimento e apliquei de uma vez.

Pelos motivos que expliquei em cima estou com dificuldades de passar a carteira defensiva para gráfico, já tentei várias vezes mas não me ajeito com os sites que já sugeriram :wall: , assim tenho que fazer tudo no excel. De qualquer maneira junto gráfico da carteira mais agressiva, que tal como a outra até Maio estava uma beleza. Cada ponto corresponde a uma semana.
Anexos
AA.jpg
AA.jpg (72.57 KiB) Visualizado 10484 vezes

por Midas » 13/9/2013 19:33

zaq1 Escreveu:From - ETFs for a Rising Rate Environment:

Gostei deste paragrafo:

"...Rebalance regularly. Investors should get in the habit of rebalancing their investment portfolios or at least take a look at holdings. Financial advisors typically sell high and buy low with a predetermined discipline as a way to protect portfolios from unnecessary risks." 8-)

Concordo com a ideia no geral. É a práctica comum que se defende e se deseja no rebalanceamento. Mas a 2ª parte, resume-se a uma coisa, Market-Timing, como é que 1 investidor, sabe que está barato o suficiente para comprar e caro o suficiente para vender? :-k
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por zaq1 » 13/9/2013 19:22

From - ETFs for a Rising Rate Environment:

Gostei deste paragrafo:

"...Rebalance regularly. Investors should get in the habit of rebalancing their investment portfolios or at least take a look at holdings. Financial advisors typically sell high and buy low with a predetermined discipline as a way to protect portfolios from unnecessary risks." 8-)

Registado: 2/10/2012 12:22

por Midas » 13/9/2013 18:31

_

Many Investors Don’t Understand How Rising Rates Kill Bonds

How Rising Rates Impact Bond ETFs (Nota: O + parecido com o BND é o PIMCO Total Return)

ETFs for a Rising Rate Environment (Nota: Podem ser usados fundos de investimentos em vez dos ETFs)

High-Yield Bond ETFs and Rising Rates (Nota: Podem ser usados fundos de investimentos em vez dos ETFs)

How To Buy A Bond ETF In This Market

Resumindo, duração e dividendos:

Forbes Escreveu:Buy a mix of bond durations

Nobody said you had to buy only U.S. Treasuries out to 30 years. There’s a feeling of security in long U.S. debt, but the longer the duration the more you should be getting in return. Current long U.S. debt pays a low rate, so buying a lot of it locks you into the inflation conundrum. Instead, consider tranches of shorter debt that you can more easily sell as interest rates rise over time.

Forbes Escreveu:Buy lower quality, higher yield bonds

“Junk” bonds have a bad name. Some investors prefer to call them “high yield.” But they have a place in many portfolios. Sure, the risk of loss is higher, but the rates junk bonds pay are higher to compensate. Here, a bond ETF can really protect you from the occasional lapse by spreading out your holdings over many positions and durations.

Forbes Escreveu:Own “bond-like” income investments

Bonds are a great counterweight to fluctuations in general stock market values. But so are dividend-paying stocks such as telecommunications and utilities companies. Purchased at a reasonable price, these types of stocks often pay several times over the income of bonds and offer you a solid flow of investable cash at a reasonable level of risk.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Azul10 » 13/9/2013 16:39

Pata-Hari Escreveu:Entretanto já fiquei esclarecida de como o BES se está a desfazer da carteira do fundo. Está a vender o papel comercial directamente aos clientes. Acabei de ouvir 4.5 a 4 meses para o papel BES saúde, por exemplo.

Eu tive conhecimento de Rio Forte 4,25% a 3 meses.
A prática é a mesma.

por Midas » 13/9/2013 16:27

Pata-Hari Escreveu:Entretanto já fiquei esclarecida de como o BES se está a desfazer da carteira do fundo. Está a vender o papel comercial directamente aos clientes. Acabei de ouvir 4.5 a 4 meses para o papel BES saúde, por exemplo.

Está ser comercializado para os clientes de retalho? Como produto complexo, como o BEST vende os CLNs? Pode vir a ser interessante, como alternativa a CLNs e a obrigações. Se tiveres mais informação, gostaria de saber mais (talvez se possa criar um tópico especifico sobre o papel comercial :wink: ).
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Pata-Hari » 13/9/2013 16:11

Entretanto já fiquei esclarecida de como o BES se está a desfazer da carteira do fundo. Está a vender o papel comercial directamente aos clientes. Acabei de ouvir 4.5 a 4 meses para o papel BES saúde, por exemplo.
Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Mar58 e 44 visitantes