Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedido de esclarecimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por zé povinho » 21/1/2004 23:33

quase todos os dias verifico esses números estranhos em quase todos os títulos

ainda hoje em JMT houve 3 movimentos seguidos de 212 acções, com o lº um tick abaixo dos 2 seguintes

também já me interroguei se haverá por aí um código qualquer que só algun(s) conhecerão :?:

Registado: 4/11/2002 23:38

por joaosilva » 21/1/2004 23:28

Obrigado, JAS, pela resposta.

No entanto, tenho dificuldade em acreditar que a repetição das ordens do mesmo tamanho, sempre de um dos lados - compra ou venda - se possa imputar a erro do sistema. Na verdade, acompanhando o desenrolar da sessão através dos "últimos negócios" mostrados no streaming do Activobank7 e confrontando-os com o total em cada momento mostrado pelo QuoteTracker, tenho verificado que os números são fundamentalmente coincidentes. Ora, isto invalida a hípótese de erro de sistema.

POr outro lado, quanto à divisão de uma ordem grande em várias pequenas, o que eu estranho é o modo como os números aparecem. Assim, uma ordem de 50 000 poderia ser dividida em 30 000 e 20 000 ou 20 000, 20 000 e 10 000. Mas, três ordens de 16 666 ou 16 667?

De qualquer modo registo que mais ninguém estranhou o facto!

Cumprimentos.

joaosilva.
"Somos o que fazemos, sobretudo o que fazemos para mudar o que somos" citado por António Fagundes em entrevista a Marília Gabriela do canal GNT.

Registado: 4/11/2002 22:25

Re

por JAS » 20/1/2004 18:36

Também tenho reparado nisso.
Quando é uma repetição de números equisitos, sempre do mesmo lado da venda ou da compra:
- quando é apenas 2 vezes parece erro do sistema.
- quando é muitas vezes o mais provável é que alguém tenha mascarado os cofres transformando uma venda grande numa quantidade de pequenas ordens.

Quando é uma compra, por exemplo a 1,71, seguido de uma venda a 1,70, trata-se de mera manipulação das cotações.
Também é frequente fazerem uma compra grande e venderem uma pequena quantidade ao valor inferior de fprma a manterem a cotação inalterada.

De qualquer forma já constatei, com as minhas próprias ordens, que o que aparece em "últimos negócios" muitas vezes não corresponde à realidade.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Pedido de esclarecimento

por joaosilva » 20/1/2004 18:22

Desde há muito que venho observando na Euronext Lisboa a realização de negócios sucessivos com a mesma quantidade de títulos transaccionados. Não são números redondos mas números esquisitos, p. ex., 12674, 17891, 334, etc.

Dá a sensação que há um código de comunicação oculto!

Alguém poderá esclarecer?

joaosilva.
"Somos o que fazemos, sobretudo o que fazemos para mudar o que somos" citado por António Fagundes em entrevista a Marília Gabriela do canal GNT.

Registado: 4/11/2002 22:25

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: macau5m, peterteam2, trilhos2006 e 214 visitantes