Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por Beruno » 9/9/2013 19:37

as convertíveis deixam-me à nora. Estas: Air France-KLM S.A. EO-Conv. Obl. 2013(23), FR0011453463, tao a pagar o cupão? é que estão com um yield de 40%, o que quer dizer que daqui a 3 anos o investimento "ta pago". E ficar o resto ate 2023 a receber 40% ao ano é mesmo de ficar à sombra da bananeira.

Entao o que se passa para toda a gente no planeta não ir a correr comprar estas obrigações? e porque é que eu não vou pedir 500.000 Euros a pagar uns 7% ao ano para comprar mais umas poucas?

Registado: 10/7/2013 21:39

por Texano Bill » 9/9/2013 18:07

Temos que criar um ETF que 'siga' o Sniper, isso é que era.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Tridion » 9/9/2013 17:24

Rick Lusitano Escreveu:É o Special one das obrigações. :mrgreen:

É melhor aproveitamos os post do Sniper, antes de ele ser contratado por alguma gestora de fundos. Deviamos pedir ao Sniper para criar um tópico dele, para explicar os trades dele e as suas tácticas, para aprendermos com o melhor. \:D/

É uma excelente ideia! Eu nunca comprei obrigações, devido em grande parte ao desconhecimento, e gostaria de aprender com quem sabe... 8-)

Pode ser uma alternativa interessante de investimento, apesar de me inclinar mais para ETF's sobre obrigações.

Registado: 13/5/2010 17:53

por Sr_SNiper » 9/9/2013 16:45

Estava mesmo a pensar dar uma snipada na eslovenia 2018, mas começaram a subir. Mas ja está no meu radar, se cair uns 3% pondero atacar
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Beruno » 9/9/2013 12:04

na folha que recebo do meu banco todos os anos, vem o resumo das compras/vendas de açoes e obrigações. limito-me a colocar todas no mesmo quadro, com valor de compra e venda, datas, e despesas

Registado: 10/7/2013 21:39

por Reislb » 8/9/2013 13:18

Pata-Hari Escreveu:
Reislb Escreveu:Caro Sniper, gostaria de esclarecer algumas dúvidas que tenho relativamente à observação que me fizeste do pagamento de IRS.

Se comprar obrigações ao par ou superior, e deixar "correr" até à maturidade, sou tributado na fonte em sede de IRS em 28%.
Se comprar abaixo do par e deixar "corrrer" até à maturidade, sou tributado de acordo com o meu escalão de IRS? Mas os juros são tributado na declaração de IRS anual como rendimentos? E o diferencial entre a compra e o par (valor que recebo) na maturidade é declarado no anexo G como mais valias?
Assim, és apologista de vender sempre antes da maturidade?

Aproveito para colocar outra questão. Quando se adquire obrigações é necessário pagar ao vendedor os juros corridos entre o vencimento dos mesmos e o dia de compra. No entanto, e posteriormente, aquando do recebimento dos juros, é nos tributado 28% dos mesmos, ou seja, uma compra de obrigações relativamente perto do vencimento dos juros, torna-se desastrosa pois 28% "vão à vida". Tens alguma metodologia de compra relativamente ao espaço temporal do vencimento dos juros?

Cumprimentos e desculpa as perguntas básicas.

Se comprares abaixo do par e deixares vencer, existe a dúvida se é rendimento de capital ou mais valia. Apesar de um parecer vinculativo que diz que é rendimento de capital, muitos fiscalistas dizem que é uma mais valia e que o parecer se sobrepõe à lei (o que não pode suceder) e o fisco está a aceitar a declaração do rendimento como mais valia (no anexo G). No entanto, para evitares qualquer confusão, podes vender antes da maturidade para que nem se coloque a questão se torne sem sombra de dúvida uma mais-valia.

Quanto aos juros corridos, não és penalizado a não ser por erro do banco. Das duas uma:
- Na compra o banco debita-te os juros corridos e credita-te o imposto que cobrou ao vendedor (que terás que pagar no recebimento do cupão)
- Na compra o banco não te credita o imposto mas também só te cobra o imposto correspondente à tua parte do juro quando receberes o cupão (calcula-te o imposto sobre o número de dias em que o cupão foi teu).

Clarifiquei?

Perfeitamente.

Muito obrigado Pata e o mesmo para o Elias.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por luma60 » 8/9/2013 1:15

Olá a todos. Em tempos tive uma pequena intervenção, só que perdi a password e depois não conseguia entrar e nunca mais participei. Tive que fazer um novo registo e nem assim conseguia entrar, só o conseguindo depois do novo formato. Entretanto sigo diariamente o Caldeirão, que me tem ensinando imenso, e me tem dado conhecimentos para fazer alguns investimentos duma forma mais correta, conhecimentos esses que agradeço a todos os foristas que aqui participam. Agora a respeito deste tópico e do problema aqui colocado sobre o IRS, até agora no meu banco relativamente a obrigações emitidas no estrangeiro, como foram as da Parpública e da EDP sempre paguei o IRS por inteiro e quando recebi o cupão, recebi já descontado o IRS, tendo-me o banco dado como justificação o facto de serem emissões estrangeiras. Estou a ponderar comprar agora algumas da PT, mas está realmente a custar-me ficar logo à partida sem 28% dos juros. Há alguma forma de contornar esta situação? Desde já muito obrigada.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"

Registado: 23/8/2011 17:38

por Pata-Hari » 7/9/2013 23:02

Reislb Escreveu:Caro Sniper, gostaria de esclarecer algumas dúvidas que tenho relativamente à observação que me fizeste do pagamento de IRS.

Se comprar obrigações ao par ou superior, e deixar "correr" até à maturidade, sou tributado na fonte em sede de IRS em 28%.
Se comprar abaixo do par e deixar "corrrer" até à maturidade, sou tributado de acordo com o meu escalão de IRS? Mas os juros são tributado na declaração de IRS anual como rendimentos? E o diferencial entre a compra e o par (valor que recebo) na maturidade é declarado no anexo G como mais valias?

Aproveito para colocar outra questão. Quando se adquire obrigações é necessário pagar ao vendedor os juros corridos entre o vencimento dos mesmos e o dia de compra. No entanto, e posteriormente, aquando do recebimento dos juros, é nos tributado 28% dos mesmos, ou seja, uma compra de obrigações relativamente perto do vencimento dos juros, torna-se desastrosa pois 28% "vão à vida". Tens alguma metodologia de compra relativamente ao espaço temporal do vencimento dos juros?

Se comprares abaixo do par e deixares vencer, existe a dúvida se é rendimento de capital ou mais valia. Apesar de um parecer vinculativo que diz que é rendimento de capital, muitos fiscalistas dizem que é uma mais valia e que o parecer se sobrepõe à lei (o que não pode suceder) e o fisco está a aceitar a declaração do rendimento como mais valia (no anexo G). No entanto, para evitares qualquer confusão, podes vender antes da maturidade para que nem se coloque a questão se torne sem sombra de dúvida uma mais-valia.

Quanto aos juros corridos, não és penalizado a não ser por erro do banco. Das duas uma:
- Na compra o banco debita-te os juros corridos e credita-te o imposto que cobrou ao vendedor (que terás que pagar no recebimento do cupão)
- Na compra o banco não te credita o imposto mas também só te cobra o imposto correspondente à tua parte do juro quando receberes o cupão (calcula-te o imposto sobre o número de dias em que o cupão foi teu).

Clarifiquei?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por andre.p » 7/9/2013 20:39

As da Argentina lá vão andando.

Falamos aqui delas andavam a 5%. Entretanto já estiveram a 8%. Nada mau.
Estão nas mais pesquisadas da bolsa de Frankfurt.

http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... 0209139244

Registado: 9/11/2008 23:27

por Elias » 7/9/2013 18:09

Não sou o Sniper mas respondo a esta parte:

Reislb Escreveu:Aproveito para colocar outra questão. Quando se adquire obrigações é necessário pagar ao vendedor os juros corridos entre o vencimento dos mesmos e o dia de compra. No entanto, e posteriormente, aquando do recebimento dos juros, é nos tributado 28% dos mesmos, ou seja, uma compra de obrigações relativamente perto do vencimento dos juros, torna-se desastrosa pois 28% "vão à vida".

O que pagas ao vendedor é líquido de IRS.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Reislb » 7/9/2013 16:59

Caro Sniper, gostaria de esclarecer algumas dúvidas que tenho relativamente à observação que me fizeste do pagamento de IRS.

por tiagopt2 » 7/9/2013 15:57

Sr_SNiper Escreveu:
tiagopt Escreveu:Foi quase uma emissão surpresa :) eu, pelo menos, não fazia ideia que a emissão seria hoje. Mas a estes níveis, e ainda por cima a 7 anos, deixa de ser atractivo comprar. Vou esperar pela emissão da Sporting sad :D

O scp sad nao vai emitir o emitir obrigações para o retalho.

Não? Tinha mesmo ideia que iam... Que pena
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Sr_SNiper » 7/9/2013 14:30

Parabolic Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:A Eslovênia está impecável, para o comum dos investidores, que não quer complicar, também só pode comprar dívida de 2018, em euros e com múltiplos de 1k mas que está a cotar a 95%, a 90% era interessante

Impecável de facto... :-"

Eslovénia fecha dois bancos para evitar pedido de ajuda
http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... id=3408314

Eu notícias, só dou importância às do S.C.Braga, nos mercados, só me interessa o preço, que para mim já incorpora toda a informação. Negociar com base em noticias, é ali no tópico do Banif

por Parabolic » 7/9/2013 14:00

Sr_SNiper Escreveu:A Eslovênia está impecável, para o comum dos investidores, que não quer complicar, também só pode comprar dívida de 2018, em euros e com múltiplos de 1k mas que está a cotar a 95%, a 90% era interessante

Impecável de facto... :-"

Eslovénia fecha dois bancos para evitar pedido de ajuda
http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... id=3408314

Registado: 21/3/2009 16:16

por Midas » 7/9/2013 0:59

É o Special one das obrigações. :mrgreen:

É melhor aproveitamos os post do Sniper, antes de ele ser contratado por alguma gestora de fundos. Deviamos pedir ao Sniper para criar um tópico dele, para explicar os trades dele e as suas tácticas, para aprendermos com o melhor. \:D/
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por rg7803 » 7/9/2013 0:21

moppie85 Escreveu:
rg7803 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Elas foram emitidas a baixo do par, salvo erro 99, 27%.

Entretanto juntei hoje ao meu cabaz Ots de 2024 a 89%

Então vão subir...drasticamente!

Quais?

E como diria o nosso trio de moderação/administração: Em que te baseias para afirmares isso? :mrgreen: :mrgreen:

Bolas, deves ser novo aqui...!?
Não conheces o G Soros de Braga... :D
P.S. Vais ver como o mercado secundário arrebita já segunda!
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Sr_SNiper » 6/9/2013 23:23

tiagopt Escreveu:Foi quase uma emissão surpresa :) eu, pelo menos, não fazia ideia que a emissão seria hoje. Mas a estes níveis, e ainda por cima a 7 anos, deixa de ser atractivo comprar. Vou esperar pela emissão da Sporting sad :D

O scp sad nao vai emitir o emitir obrigações para o retalho.

por Pata-Hari » 6/9/2013 23:22

As emissões em primário são sempre assim. E foi ontem, hoje já estava em secundário. Sendo uma emissão de 750 milhões, terá liquidez e é vendável a qualquer momento.
Administrador Fórum

por tiagopt2 » 6/9/2013 23:18

Foi quase uma emissão surpresa :) eu, pelo menos, não fazia ideia que a emissão seria hoje. Mas a estes níveis, e ainda por cima a 7 anos, deixa de ser atractivo comprar. Vou esperar pela emissão da Sporting sad :D
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Reislb » 6/9/2013 23:16

Desconhecia que se deixasse até à maturidade, era taxado consoante o meu escalão de IRS.

No entanto, é possível contornar a situação. Se vender, por exemplo meio ano ou um ano antes da maturidade, beneficio de uma yield porreiro. E ainda sou capaz de realizar mais valias. O problema poderá ser a quem vender.?????................. :mrgreen: loooooooooooooooooooooool.

Realmente, a OT24 está com uma yield superior.
Mas não será melhor as OT21? Boa yield e cotada a 81,71%.
O que achas?

Cumprimentos e BN.

por Pata-Hari » 6/9/2013 23:03

Estas foram emitidas cá e em euros mas existem emissões da EDP em USD com boas yields.
Administrador Fórum

por Reislb » 6/9/2013 22:57

tiagopt Escreveu:Essas obrigações da EDP foram as colocadas no mercado americano? Parece-me baixo o cupão... Ontem vi uma notícia onde se estimava que as obrigações a colocar no nosso mercado teriam um cupão a rondar os 5,5

É um facto que o cupão é muito baixo, ainda para mais a maturidade é daqui a 7 anos.

Mas penso que foram lançadas no nosso mercado.
Apesar de que tinham a intenção de lançar umas obrigações em dólares faz algum tempo. Mas sem sucesso devido a uns problemas.

Cumprimentos.

por Pata-Hari » 6/9/2013 22:56

O fisco, apesar do parecer vinculativo, está a aceitar as mais valias no G...
Administrador Fórum

por Sr_SNiper » 6/9/2013 22:53

Reislb Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Reislb Escreveu:O IRS que incide sobre os juros recebidos nas obrigações são os mesmos 28% dos depósitos a prazo?

E já agora o que acham da OT2016 de fevereiro com o cupão de 6,4%? Está ligeiramente acima do par (100,50%), mas com a tendência a que se assiste nos juros da dívida pública, não será de estranhar que a yield supere o cupão. Ficando muito interessante.

Cumprimentos.

Sim.

As manuridades mais próxima s, em geral têm menos volatilidade
Reis, diz me que não és do Benfica :lol:

Bingo.Sou mesmo.loool.:mrgreen:

A minha ideia era comprar ao par ou até abaixo do mesmo.
E posteriormente, aguardar pela maturidade, uma vez que ficaria com uma yield muito jeitosa.

Consideras que existe alternativas melhores?

Cumprimentos.

Em termos fiscais, se comprares abaixo do par, és penalizado se deixares ir até à maturidade, pois pagas a tua taxa de irs e não a taxa de 28%.
Considero melhor as que comprei hoje, 8-) , Em obrigações suberanas, pretendo sempre tirar uma grande fatia do investimento devido ao aumento do preço, e nessas o preço está praticamente ao par, e não me parece que vá subir muito mais... Ter um cupão maior, não é necessariamente melhor que outra com cupão mais pequeno, repara que o cupão real das de 2024 é praticamente igual ás que pretendes comprar

por Pata-Hari » 6/9/2013 22:52

O leilão saiu abaixo do par, sim, com cupão 4.75% e yield de 5%. (não me recordo do preço a que saiu, de memória). Hoje, em secundário, conseguiam-se umas a 5.1 de yield.
Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], Goya777, OCTAMA, Opcard33, Phil2014, Shimazaki_2, Sr.Marques, trilhos2006, TTM62 e 77 visitantes