Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por Elias » 20/9/2013 9:14

As obrigações do Banif - 7,5% estão a preparar-se para fazer 99% no leilão da manhã.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 18/9/2013 12:15

Relativamente à notícia anterior, chamo a atenção para isto: as obrigações subordinadas do Banif vão um haircut que varia entre os 10% e os 62%.

Ver páginas 3 e 4 do link anexo:
http://www.grupobanif.pt/dataimages/p_3 ... 920131.pdf

As obrigações sénior ficam intactas, pelo menos por enquanto.

por Elias » 18/9/2013 12:11

Banif aprova nova operação para reduzir participação do Estado
Económico com Lusa
16/09/13 13:55

Os accionistas do Banif aprovaram hoje em assembleia-geral uma operação de troca de obrigações por acções no montante máximo de 198,9 milhões de euros.

Cada acção será emitir a um cêntimo neste que é a quarta etapa do processo de capitalização do Banif, que tem entre os objectivos reduzir a participação do Estado.

Em Janeiro o Estado injectou 1.100 milhões de euros no banco liderado por Jorge Tomé, ficando como accionista maioritário do Banif.

Os prazos acordados entre o Banif e o Estado, tanto para pagar os 'CoCo' como para aumentar capital, têm vindo a deslizar em simultâneo com os atrasos verificados em Bruxelas para fechar o plano de restruturação do banco.

No final de agosto, o Banif pagou ao Estado 150 milhões de euros pelo empréstimo obrigacionista público que deveria ter sido reembolsado até final de Junho.

A concretização deste plano está agora prevista para Setembro ou Outubro depois de, em Julho, a Comissão Europeia ter dado luz verde aos planos de restruturação dos outros bancos portugueses recapitalizados com dinheiros públicos - Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI e BCP.

Em Janeiro, o Estado injectou 1.100 milhões de euros no Banif, no âmbito do processo de recapitalização, ficando como accionista maioritário do banco. Deste valor, 700 milhões foram em acções e 400 milhões em instrumentos de dívida convertíveis em acções, as chamadas 'CoCo bonds', pelas quais o Banif paga um juro anual que começa a 9,5%.

Ainda como contrapartida pela ajuda do Estado, até final de Junho, o Banif também ficou obrigado a realizar um aumento de capital de 450 milhões de euros junto de investidores privados. O objectivo é reduzir a participação pública para 60,57% do capital e 49,41% dos direitos de voto do banco.

Até ao momento, o banco arrecadou em aumentos de capital 240,7 milhões de euros, tendo 100 milhões de euros sido subscritos pelos seus principais accionistas (75 milhões de euros da 'holding' Rentipar, através da Açoreana Seguros, e 25 milhões do grupo Auto-Industrial), mais 100 milhões numa operação dirigida a investidores a retalho e ainda 40,7 milhões de euros subscritos por 16 investidores (com destaque para uma empresa brasileira e para o empresário Ilídio Pinho, que injectou 15 milhões de euros).

O Banif, que actualmente é detido em 73,964% pelo Estado - correspondentes a 64,368% dos direitos do voto -, está a 209,3 milhões de euros de sair do controlo público.

As acções do Banif seguem hoje a subir 10% para 1,1 cêntimos.

por jsilva123 » 13/9/2013 10:13

dfviegas Escreveu:Isso é o que um rookie pensará, compra a 0,001 vende a 0,0011 e ganha 10% mas isso simplesmente não acontece porque a ordem de venda que tu dás fica atrás das 300 milhões de ordens que outros já deram. Por isso até podes dar a ordem com um prazo de um mês e com sorte pode ser que ela entre. Ou não e ai terá de voltar a estaca zero dar nova ordem e entras novamente no fim da fila.

Se alguem quer investir no banif a meu ver é naquela de arriscar, não preciso de 1000€ meto o dinheiro e daqui a 10 anos vamos lá ver como está a cotação.

Agora o compra e vende simplesmente não se consegue fazer.

Obrigado pela resposta dfviegas.

Registado: 13/9/2013 9:53

por pvg80713 » 13/9/2013 10:10

jsilva123 Escreveu:Bom dia,

Uma pergunta de rookie face às acções do Banif:

Estas variações de 0.001€ que têm ocorrido desde o final de Julho, podem representar um "bom" investimento? Isto é, comprando 1000€ em acções Banif, com uma variação de 0.001€ (~+10%) representa um ganho de 100€ (menos comissões)?

Obrigado pela ajuda.

Jorge Silva

sim representa.

mas...

existem milhões na compra a 0,01 e milhões na venda a 0,011 por isso tens que esperar imenso para conseguir os teus 100 euros....

Registado: 19/4/2005 11:11

por dfviegas » 13/9/2013 10:08

Isso é o que um rookie pensará, compra a 0,001 vende a 0,0011 e ganha 10% mas isso simplesmente não acontece porque a ordem de venda que tu dás fica atrás das 300 milhões de ordens que outros já deram. Por isso até podes dar a ordem com um prazo de um mês e com sorte pode ser que ela entre. Ou não e ai terá de voltar a estaca zero dar nova ordem e entras novamente no fim da fila.

Se alguem quer investir no banif a meu ver é naquela de arriscar, não preciso de 1000€ meto o dinheiro e daqui a 10 anos vamos lá ver como está a cotação.

Agora o compra e vende simplesmente não se consegue fazer.

Registado: 29/11/2007 2:53

por jsilva123 » 13/9/2013 10:00

Bom dia,

Uma pergunta de rookie face às acções do Banif:

Estas variações de 0.001€ que têm ocorrido desde o final de Julho, podem representar um "bom" investimento? Isto é, comprando 1000€ em acções Banif, com uma variação de 0.001€ (~+10%) representa um ganho de 100€ (menos comissões)?

Obrigado pela ajuda.

Jorge Silva

Registado: 13/9/2013 9:53

por Storgoff » 12/9/2013 17:44

Tudo o que se possa afirmar sobre a evolução futura da cotação será sempre uma suposição.

Portanto as suposições são um mal comum a todo aquele que especula nos mercados financeiros.
Mas como se diz aqui no caldeirão isso não interessa nada.

O importante são o argumentos.
:wink:

Registado: 21/5/2009 18:43

por jrnabolsa » 12/9/2013 17:17

Storgoff Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:
Storgoff Escreveu:O Banif já anda a fazer sucessivas aberturas e fechos nos 1 ct.
Deve estar para breve a descida de mais um degrau de 10% para começar a inaugurar os 0,9 cts.

Porquê? É o mesmo que dizer que está prestes a visitar os 0,012...

Quer dizer a cotação está em tendência de queda mas tu acreditas mais numa inversão e subida do que na continuação da queda.

Estou a falar da tendência que é bem visível no gráfico e claramente diz tudo menos isso e que afirmas.
Isso não quer dizer que não possa mudar a tendência mas sinceramente não punha muita fé nesse cenário.

Pois lá está...suposições. Não afirmei nada, apenas quiz dizer que na ausência de argumentos valerá tanto o que eu disse como o que disseste tu. Parece-me até um cenário de lateralização/base de consolidação, que vem desde 31 de Julho deste ano. :wink:

Registado: 4/1/2010 15:57

por rasteiro » 12/9/2013 17:05

Storgoff Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:
Storgoff Escreveu:O Banif já anda a fazer sucessivas aberturas e fechos nos 1 ct.
Deve estar para breve a descida de mais um degrau de 10% para começar a inaugurar os 0,9 cts.

Quer dizer a cotação está em tendência de queda mas tu acreditas mais numa inversão e subida do que na continuação da queda.

Estou a falar da tendência que é bem visível no gráfico e claramente diz tudo menos isso e que afirmas.
Isso não quer dizer que não possa mudar a tendência mas sinceramente não punha muita fé nesse cenário.

Para quem não fizer diferença 1.000€, é de arriscar.
eu fiz isso, e esqueçi a ação por uns meses largos.
nem sequer a tenho nos meus favoritos das cotações diárias.

deixem o pássaro apoisar.
á que dar tempo ao tempo.

abraços
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por Storgoff » 12/9/2013 16:55

jrnabolsa Escreveu:

por jrnabolsa » 12/9/2013 16:46

Registado: 4/1/2010 15:57

por Storgoff » 12/9/2013 12:39

O Banif já anda a fazer sucessivas aberturas e fechos nos 1 ct.

por _Noah » 10/9/2013 14:28

Hummm... A ser verdade, é desta que o Banif vai aos € 0,005!

No mínimo a cotação descerá mais que 9% :mrgreen: :mrgreen:

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por ovelhaxone » 7/9/2013 3:55

Storgoff Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:
Federer Escreveu:Se existir uma nacionalização as Açoes valem zero??

não, mas será isso que lhe vão tentar impingir se tal acontecer

Não sei se repararam mas o Banif já foi nacionalizado há uns meses largos.
Basicamente no final de 2012.
Até ao momento se não me engano ainda continua como tal.

Portanto não é o facto de ser nacionalizado que levaria a cotação a zero.
Isso não tem lógica nenhuma.
Alias uma nacionalização pode mesmo fazer subir a cotação.

O problema básico do Banif passa por um raciocinio elementar de análise fundamental.
Basta pensar num racio básico como o PER, que mede a relação CAP/Lucros, conjugado com efeito de forte diluição accionista dos sucessivos AC´s.
A coisa tem mesmo que afundar.
E quem sabe se não é mesmo a nacionalização que está ainda a evitar quedas mais abruptas??

isso são as nacionalizações dos tempos modernos da alta finança. o Federer penso que se estava a referir á verdadeira nacionalização, com retirada do banco da bolsa

Registado: 18/7/2013 15:16

por Storgoff » 7/9/2013 3:04

ovelhaxone Escreveu:

Não sei se repararam mas o Banif já foi nacionalizado há uns meses largos.
Basicamente no final de 2012.
Até ao momento se não me engano ainda continua como tal.

Portanto não é o facto de ser nacionalizado que levaria a cotação a zero.
Isso não tem lógica nenhuma.
Alias uma nacionalização pode mesmo fazer subir a cotação.

O problema básico do Banif passa por um raciocinio elementar de análise fundamental.
Basta pensar num racio básico como o PER, que mede a relação CAP/Lucros, conjugado com efeito de forte diluição accionista dos sucessivos AC´s.
A coisa tem mesmo que afundar.
E quem sabe se não é mesmo a nacionalização que está ainda a evitar quedas mais abruptas??

por tiagopt2 » 6/9/2013 22:54

ovelhaxone Escreveu:

Em Portugal? Não me admirava que fosse o povo a suportar o prejuízo e o estado pagasse as acções existentes a preço de OPA. Estamos num país de surpresas :)
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por ovelhaxone » 6/9/2013 22:51

por Federer » 6/9/2013 22:16

Se existir uma nacionalização as Açoes valem zero??

Registado: 11/1/2013 0:22

por HOPE » 6/9/2013 22:10

Storgoff Escreveu:
HOPE Escreveu:
Taurus Escreveu:Alguém comprou Banif no leilão desta manha?

Eu não. Eu fui daqueles que comprou naquele histórico dia da introdução das novas ações do tremendo Aumento de Capital. Comprei a 0,011 e vendi a 0,013 minutos depois. Depois vi-a galopar até aos 0,019 e descer vertiginosamente para os 0,011 novamente. As contas do Banco não estão nada famosas. O crédito mal parado continua a aumentar. A participação do Estado é muito grande. A taxa de juro dos Côcos é inadmissível (ajuda a 9% ao ano?!?!?!?). Em Outubro (ou Novembro?) vão ser despejadas no mercado mais uns milhões de ações no Mercado. Por tudo isto, só nessa altura encararei eventualmente voltar a entrar, a um preço inferior a 1 cêntimo (tipo 0,007€). Aqui fica a minha visão & estratégia para este título. Um bom fim de semana a todos :)

Não te esqueces que se comprares a esse valor, tipo 0,7 cts se as quiseres vender logo a seguir já estas a arriscar pelo menos 14% sendo que a progressão das perdas será por saltos quânticos :lol: :

Nivel/Perdas
1 ********** -14,3%
2 ********** -28,6%
3 ********** -57,1

O exercício é idêntico para os ganhos.

Só mesmo para homens de barba rija
:mrgreen:

Sim, eu sei que é arriscado, mas eu não tenho um perfil muito conservador mesmo. E pretendo arriscar 1000€ a 1500€...não mais. Se o Banco for nacionalizado, olha paciência. Se o Banco recuperar e sair da crise, os ganhos relativos poderão ser interessantes.

Registado: 29/11/2007 3:50

por ovelhaxone » 6/9/2013 21:21

Storgoff Escreveu:
HOPE Escreveu:

Eu não. Eu fui daqueles que comprou naquele histórico dia da introdução das novas ações do tremendo Aumento de Capital. Comprei a 0,011 e vendi a 0,013 minutos depois. Depois vi-a galopar até aos 0,019 e descer vertiginosamente para os 0,011 novamente. As contas do Banco não estão nada famosas. O crédito mal parado continua a aumentar. A participação do Estado é muito grande. A taxa de juro dos Côcos é inadmissível (ajuda a 9% ao ano?!?!?!?). Em Outubro (ou Novembro?) vão ser despejadas no mercado mais uns milhões de ações no Mercado. Por tudo isto, só nessa altura encararei eventualmente voltar a entrar, a um preço inferior a 1 cêntimo (tipo 0,007€). Aqui fica a minha visão & estratégia para este título. Um bom fim de semana a todos :)

Não te esqueces que se comprares a esse valor, tipo 0,7 cts se as quiseres vender logo a seguir já estas a arriscar pelo menos 14% sendo que a progressão das perdas será por saltos quânticos :lol: :

Nivel/Perdas
1 ********** -14,3%
2 ********** -28,6%
3 ********** -57,1

é como uma warrant só que melhor pois nao perde valor com a volatilidade e passagem do tempo :-"

por Sr_SNiper » 6/9/2013 18:54

Ou para os homens que não têm a mínima noção do que estão a fazer.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Storgoff » 6/9/2013 18:37

HOPE Escreveu:

Nivel/Perdas
1 ********** -14,3%
2 ********** -28,6%
3 ********** -57,1

por moppie85 » 6/9/2013 18:14

PAulo68 Escreveu:
HOPE Escreveu:

Desculpem a pergunta mas que leilão?

Leilão de abertura, eu presumo

Registado: 15/4/2008 14:12

por Paulo68 » 6/9/2013 17:41

HOPE Escreveu:

Desculpem a pergunta mas que leilão?

Registado: 27/12/2011 20:40

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, danielme1962, Google [Bot] e 136 visitantes