Finanças & Fundos de Investimento
Re: Fundos de Investimento (baixo risco)
Boas noites e bem vindo, Joao87 

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Rick Lusitano Escreveu:VIXIUM Escreveu:Boas
Anda um tipo de férias, a banhos, e de repente vem aqui. Bem....os emergentes recomendam-se. Aliás recomendam-se todos. Isto está um verão quente. Ele é gastar dinheiro nas férias e perder dinheiro em fundos. Bom, VG, acho que o jantar de fim de ano vai mesmo ficar adiado. O mundo já não é o mesmo...Onde andam os históricos? VG? Rick? Vocês andam para aí numa discussão de novos fundos como se os que temos não dessem já dores de cabeça suficientes. Que tal falarem um bocadinho da realidade, das realocações possíveis, de formas de evitar ou contornar ou ir atrás desta descida...enfim. Ou não digam nada e mandem-me de novo de férias.![]()
VIXIUM, nem me fales de emergentes.![]()
Há uns posts atrás, antes de se falar de novos fundos (comecei a falar de fundos novos para evitar falar da realidade e das más noticias na carteira), falou-se da realidade (desde a página 191), coloquei um quadro com os desempenhos dos vários sub-sectores do REIT devido aos receios das taxas de juro, retirado de um artigo sobre este tema (coloquei o link para o artigo), também coloquei imagens dos papers da JPMorgan (página 193), sobre o que as possíveis subidas/descidas das Yields e taxas de juro poderiam causar nas várias categorias de obrigações e sectores de acções, incluindo as correlações dos sectores do S&P500 com as taxas. Depois é tentar fazer uma alocação ao nosso gosto pessoal. Os meus posts sobre os activos e seus desempenhos:
REITs - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&start=4750#p1054671
Taxas de Juro e Yields vs. Obrigações e Acções - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&start=4800#p1055325
Diariamente, leio alertas sobre os fluxos de entradas e saídas dos vários tipos de activos, mentalmente, comecei a tentar construir o cenário destas migrações. A questão do VIXIUM, sobre a realidade, fez-me revisitar o post que eu coloquei com as imagens dos papers da JPMorgan, sobre os efeitos das Yields e taxas de juro sobre as obrigações e acções.
Rick Lusitano Escreveu:Os impactos dos aumentos das Yields de 10 anos: (BRUTAL![]()
)
Com estas duas situações, fez-me testar a teoria da JPMorgan, sobre os impactos nos vários activos do acréscimo de 1% ou 100 pontos-base (bpp) na US Treasuries de 10 anos.
O periodo analisado compreende-se entre a data, 02/Maio/2012, que marca o dia em que morreu o rally de 30 anos nas obrigações, apartir daqui as valorizações das obrigações foram sempre a descer. E a data de 05/Agosto/2013, devido a ter sido nesta data, que as yields das US Treasuries de 10 anos, somaram 100 pontos-base a yield, passando de 1.63% para 2.63%.
Juntei mais uns activos que estão ausentes da imagem do paper da JPMorgan, que podem ser activos alternativos, que possam ganhar com as variações das yields e fim dos QE dos EUA e outros para comparação:
Classe de Obrigações:

Classe de Moeda:

Classe de Imobiliário:

Legenda:
"ETF" = ETFs, foram usados ETFs de gestão passiva, que seguem os seus índices, os ETFs escolhidos foram os ETFs com maior património de mercado.
"FI" = Fundos de investimento, foram usados fundos de investimento do top do tópico, que são de gestão activa.
"Média" = Média de todos activos acima.
"Média 5F" = Média dos 5 fundos de investimento e seus equivalentes em ETFs, para efeitos de comparação entre estes 2 tipos de veículo de investimento.
"BPP" = Pontos-base, 1 ponto-base é igual a 0,01%, 100 pontos-base é igual a 1%.
Sem entrar em discussões sobre qual o melhor tipo de activo de investimento colectivo, os ETFs e os Fundos de Investimento, fiz as comparações entre eles na classe de obrigações, sempre que foi possível encontrar equivalências entre ambos e inclui a média de deter uma carteira com esses 5 activos, sejam eles, fundos de investimento ou ETFs.
Nota-se que realmente existe uma escala de valorização consoante os vários tipos de activos. Mas para além do aumento das yields nas obrigações, que provocaram vários efeitos nos vários tipos de activos, mas também existiram outros motivos de valorização ou desvalorização destes activos, no caso das obrigações municipais ("Munis"), existiu a entrada em falência da cidade de Detroit e a existência outras cidades em risco de acontecer algo semelhante. Logo, os retornos no paper da JPMorgan só se podem usar, num cenário de apenas valorização das yields das US Treasuries de 10 anos, sem ter em conta, outros factores que também influenciam os seus desempenhos.
Foi curioso, ver que o único tipo de obrigações a sobreviver num cenário de aumento das yields no paper da JPMorgan, as HY, afinal tiveram um retorno negativo no período analisado.
Verifica-se que os sectores mais defensivos das acções, excluindo o ano excepcional do sector Saúde, são os mais penalizados. Confirma-se razoavelmente (poderá existir mais factores de influência, para além das yields das US Treasuries), através dos retornos no período analisado (entre 02/Maio e 05/Agosto de 2013), as correlações dos vários sectores da acções do S&P 500, demonstradas na imagem também do mesmo post que coloquei anteriormente:
Rick Lusitano Escreveu:As correlações dos sectores do S&P500, quem beneficia e quem é prejudicado:
Ordenei de forma crescente, as valorizações dos sectores do S&P 500 e inclui o próprio S&P 500, para se poder comparar a imagem anterior:
Que conclusões vocês tiram? Ficaram com mais dúvidas? Estes dados poderão dar ideias para fazer alocações de modo a proteger as carteiras das subidas das taxas de juro e yields das US Treasuries? Que activos ou alternativas vocês vêm que possam nos proteger destas subidas?
EDIT: Foi incluído o ETF que segue o índice S&P 500, para se poder comparar com a segunda imagem do paper da JPMorgan, que é dedicado as correlações dos sectores do S&P 500.
Editado pela última vez por Visitante em 25/8/2013 2:59, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Bem vindo Joao87
Mais um excelente artigo a falar sobre o muito provável caminho das yields. Neste caso das yields a 5 anos, que embora andem normalmente abaixo dos valores das a 10 anos não andam muito abaixo. Vai de encontro com as 10 year a 5% em 2018 que se tem discutido nos posts anteriores.
Tem estimativas para outros países também...
http://www.bruegel.org/nc/blog/detail/article/1141-yields-on-the-rise/?utm_source=Bruegel+Update&utm_campaign=cd131e0d33-130822_bruegel_update&utm_medium=email&utm_term=0_cb17b0383e-cd131e0d33-276773557
A Bruegel é muito muito boa no que faz por isso levem estas estimativas muito a sério!!

Mais um excelente artigo a falar sobre o muito provável caminho das yields. Neste caso das yields a 5 anos, que embora andem normalmente abaixo dos valores das a 10 anos não andam muito abaixo. Vai de encontro com as 10 year a 5% em 2018 que se tem discutido nos posts anteriores.
Tem estimativas para outros países também...
http://www.bruegel.org/nc/blog/detail/article/1141-yields-on-the-rise/?utm_source=Bruegel+Update&utm_campaign=cd131e0d33-130822_bruegel_update&utm_medium=email&utm_term=0_cb17b0383e-cd131e0d33-276773557
A Bruegel é muito muito boa no que faz por isso levem estas estimativas muito a sério!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:@VIXIUM - No fim de semana respondo que achei as questões bastante pertinentes.
@ghorez - Em relação a quem pensava que isto era depósitos a prazo e tendo em consideração a diminuição drástica de pessoas a participar no tópico acho que já por cá não andam (para o bem ou para o mal). Mas sim uma frustação (incluindo minha) com um péssimo ano em obrigações...
Thus so far 2013 ranks as the third worst year for HG [High Grade] total returns in the 41-year history of our data[...]BofA notes also that high yield corporate bonds are having “a comparatively unremarkable year”.
Boa Noite a todos!
Foi aqui estas palavras do VG que me fizeram registar, isto por dizer que a participação no forum tinha diminuido,etc,etc.. Eu que já acompanho este tópico a bastante tempo e que o tenho achado bastante enriquecedor, achei justo tornar a minha participação mais activa

Achei "piada" á citação que o VG partilhou por eu ter me iniciado este ano ano nos Fundos e ter apostado quase a 100% em fundos de obrigações, destes como tenho um perfil mais virado para o curto/médio prazo, pareceu me mais seguro os fundos que detinham obrigações Investment Grade, pelo que 5 em 11 dos meus fundos são desta categoria. Por isso é interessante saber que escolhi um dos 3 piores anos em 41 possiveis para adquirir estes activos =)
A questão é que me recorde não existiu um periodo desses nos últimos 50 anos.
Muito mudou, a inflação nos dias de hoje é muito mais controlada. Os anos 70 foram maus mas foi muito devido à inflação e subida de taxas de juro em '80, '81 com o objectivo de a controlar.
O melhor que tens são diferentes periodos com pequenas quedas num Bull market de mais de 30 anos. Tens 1994 e 1999, ambas quedas fortes, embora anos que as obrigações acabaram a perder 2 ou 3%. A verdade é que é o que estão a perder este ano, não é nada que não tenha acontecido.
A minha visão é que vão continuar com o plano de levar as taxas até 5 a 5.5% nos próximos 4 anos, em que os fundos obrigacionistas não vão subir muito e ganhos de 4 a 5% em média por ano poderão ser normal, com a volatilidade deste ano. Essa subida não será linear e se apanharmos um ano em que a yield desça os fundos poderão ir a ganhos de 7 ou 8%, mas logo virá provavelmente um ano de 2% para fazer a média.
Uma média de 4% sendo que este ano está 3% negativo presumirá uma subida de 11 ou 12% no próximo ano e meio, mas a verdade é que não passam de projecções e conjunturas que se podem ou não realizar (maior probabilidade no não)...
Mas diria que dois anos maus seguidos era demais (não quer dizer que não aconteça)
Muito mudou, a inflação nos dias de hoje é muito mais controlada. Os anos 70 foram maus mas foi muito devido à inflação e subida de taxas de juro em '80, '81 com o objectivo de a controlar.
O melhor que tens são diferentes periodos com pequenas quedas num Bull market de mais de 30 anos. Tens 1994 e 1999, ambas quedas fortes, embora anos que as obrigações acabaram a perder 2 ou 3%. A verdade é que é o que estão a perder este ano, não é nada que não tenha acontecido.
A minha visão é que vão continuar com o plano de levar as taxas até 5 a 5.5% nos próximos 4 anos, em que os fundos obrigacionistas não vão subir muito e ganhos de 4 a 5% em média por ano poderão ser normal, com a volatilidade deste ano. Essa subida não será linear e se apanharmos um ano em que a yield desça os fundos poderão ir a ganhos de 7 ou 8%, mas logo virá provavelmente um ano de 2% para fazer a média.
Uma média de 4% sendo que este ano está 3% negativo presumirá uma subida de 11 ou 12% no próximo ano e meio, mas a verdade é que não passam de projecções e conjunturas que se podem ou não realizar (maior probabilidade no não)...
Mas diria que dois anos maus seguidos era demais (não quer dizer que não aconteça)

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
alguém consegue mostrar um período de 5 a 6 anos em que as taxas de juro, tenham subido gradualmente nesse período de tempo, e o modo como os fundos de obrigações se comportaram durante esse período? e já agora como era a politica monetária dos states nessa altura?
mais tarde ou mais cedo os bancos centrais irao aumentar as taxas de juro, e o fed ira abrandar a impressao de dinheiro e compra de obrigações. e isso vai ser uma mudança radical face ao que tem ocorrido desde prai há 10 anos
mais tarde ou mais cedo os bancos centrais irao aumentar as taxas de juro, e o fed ira abrandar a impressao de dinheiro e compra de obrigações. e isso vai ser uma mudança radical face ao que tem ocorrido desde prai há 10 anos
- Registado: 10/7/2013 21:39
VIXIUM Escreveu:Boas
Não vou entrar no jogo do "eu sei e tu não" até porque não faz o meu género nem faz sentido. Gosto e prefiro mais a construção que vários fazem nestas páginas. VG e Rick são bons exemplos disso, entre outros. Agora estamos num fórum onde me parece relativamente desinteressante dizer, generalizando, "se vocês soubessem o que andam a fazer..." Talvez isto se aplique mais a quem escreve e suas inseguranças que a todos os eventuais visados,inclusive eu (parece-me). Não estou aqui para me dizerem o que sei e o que não sei e penso que quanto menos conhecedores existirem melhor. Sinal de que o fórum acolhe, inclui, divulga, educa (traduzindo à letra do inglês). Num fórum aberto devem admitir-se piadas, desafios, desabafos, inseguranças, medos, partilha, enfim.....tudo menos ataques ao que cada um sabe ou faz.
E mais não digo.
Para quem esta de ferias que as tenha boas, melhor que os mercados...
Abraços
Vixium
Ps. Desculpem os moderadores do fórum mas....mandem-me de ferias não concordando.
VIXIUM, não te chateies com isso. Hoje é 6ª feira, parece que o hábito de fechar a semana no verde, mantém-se, S&P500, Nasdaq, DJ, as majors da Europa, as US Treasuries 10 anos subiram (queda das Yields de 2,42% ou 7bpp para 2,815), o ouro está a recuperar momentum. Agora aparece tudo a subir, acções, obrigações, matérias-primas. O único senão dos mercados é o resto da semana.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Sr_SNiper Escreveu:VirtuaGod Escreveu:@VIXIUM - No fim de semana respondo que achei as questões bastante pertinentes.
@ghorez - Em relação a quem pensava que isto era depósitos a prazo e tendo em consideração a diminuição drástica de pessoas a participar no tópico acho que já por cá não andam (para o bem ou para o mal). Mas sim uma frustação (incluindo minha) com um péssimo ano em obrigações...
Thus so far 2013 ranks as the third worst year for HG [High Grade] total returns in the 41-year history of our data[...]BofA notes also that high yield corporate bonds are having “a comparatively unremarkable year”.
Eu até estou contente com este ano em obrigações. ..
Não desesperem o fundo tá próximo...ou não

- Anexos
-
- TLT.png (43.9 KiB) Visualizado 11085 vezes
Sr_SNiper Escreveu:Eu até estou contente com este ano em obrigações. ..
Alhos com bugalhos sniper, alhos com bugalhos. As obrigações onde fazes trading nem entram nestes fundos de tanto risco que têm. Os mais malucos só mesmo o E.S. Obrigações Europa que tenho no top ou o E.S. Rendimento Plus!!
É como um Brasileiro dizer que este ano está f*dido com a bolsa e o americano e o Japonês viram-se para ele "Hã??? Tás maluco?". Para além que fazes trading, não investes. Se queres comparar tem de ser pelo menos no tópico do "trend following"!! Eu que amo volatilidade nunca punha um tostão no que compras, porque o risco de crédito e falta de liquidez é coisa que fujo como o diabo da cruz...
VirtuaGod Escreveu:@VIXIUM - No fim de semana respondo que achei as questões bastante pertinentes.
Eu até estou contente com este ano em obrigações. ..
Lose your opinion, not your money
@VIXIUM - No fim de semana respondo que achei as questões bastante pertinentes.
Boas
Não vou entrar no jogo do "eu sei e tu não" até porque não faz o meu género nem faz sentido. Gosto e prefiro mais a construção que vários fazem nestas páginas. VG e Rick são bons exemplos disso, entre outros. Agora estamos num fórum onde me parece relativamente desinteressante dizer, generalizando, "se vocês soubessem o que andam a fazer..." Talvez isto se aplique mais a quem escreve e suas inseguranças que a todos os eventuais visados,inclusive eu (parece-me). Não estou aqui para me dizerem o que sei e o que não sei e penso que quanto menos conhecedores existirem melhor. Sinal de que o fórum acolhe, inclui, divulga, educa (traduzindo à letra do inglês). Num fórum aberto devem admitir-se piadas, desafios, desabafos, inseguranças, medos, partilha, enfim.....tudo menos ataques ao que cada um sabe ou faz.
E mais não digo.
Abraços
Vixium
Ps. Desculpem os moderadores do fórum mas....mandem-me de ferias não concordando.
E mais não digo.
Abraços
Vixium
- Registado: 21/10/2012 19:07
Recebi o feedback do PFA, em relação á subscrição do fundo misto da M&G:
Subscrição do fundo = Manualmente, através de um impresso especifico
Investimento mínimo inicial = 1.000 EUR
Comissão de subscrição = 0 EUR
Comissão de resgate = 0 EUR

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Sr_SNiper Escreveu:Lusitano quanto tiras em média de rendibilidade por ano em fundos?
Isso é fácil de responder, não tenho nenhum fundo com um ano ou mais, em carteira. O 1º fundo que tenho, é o E.S. Obrigações Europa, subscrito no inicio de Dezembro/2012, que está com o retorno acumulado de +2.09% (22-08-2013) depois de ter atingido o máximo em 22/Maio/2013 com +10,70%.
A minha jóia da coroa, a minha "Carteira USD", atingiu em os seus máximos em 20/Maio deste ano, o retorno de +16.84%, tinha apenas 3 meses de duração, agora com está com -3.90%. O Ben do Fed, rebentou com os fundos de obrigações, a mim só me atingiu no ES Obrigações e F&C EM Bond e ele mandou a bomba atómica nos fundos de acções dos EM dos ASEAN, em que estou exposto.
Mas esta "Carteira USD" e a "Carteira EUR" são de longo prazo, acredito nos fundamentais dos países em que investi e das categorias dos fundos que escolhi. É uma questão de tempo, para voltar aos ganhos, a volatilidade dos mercados devido as possíveis mudanças das políticas económicas por parte do Fed irão terminar.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Lusitano quanto tiras em média de rendibilidade por ano em fundos?
Lose your opinion, not your money
Blooomberg Escreveu:Many are still recovering from the shock of seeing the S&P 500 drop 38 percent in 2008, only to come roaring back. (It's gained 136 percent from the market bottom in March 2009 through July 31, according to Bloomberg data.) That kind of volatility tends to scare off many retail investors who can't afford -- financially and/or emotionally -- to see their nest eggs take that kind of a beating.
Fonte: Bloomberg - Investor, Save Thyself: How Not to Kneecap Your Retirement (Aug 22, 2013)
http://www.bloomberg.com/news/2013-08-2 ... ement.html
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

VIXIUM Escreveu:Boas
Anda um tipo de férias, a banhos, e de repente vem aqui. Bem....os emergentes recomendam-se. Aliás recomendam-se todos. Isto está um verão quente. Ele é gastar dinheiro nas férias e perder dinheiro em fundos. Bom, VG, acho que o jantar de fim de ano vai mesmo ficar adiado. O mundo já não é o mesmo...Onde andam os históricos? VG? Rick? Vocês andam para aí numa discussão de novos fundos como se os que temos não dessem já dores de cabeça suficientes. Que tal falarem um bocadinho da realidade, das realocações possíveis, de formas de evitar ou contornar ou ir atrás desta descida...enfim. Ou não digam nada e mandem-me de novo de férias.![]()
VIXIUM, nem me fales de emergentes.

Há uns posts atrás, antes de se falar de novos fundos (comecei a falar de fundos novos para evitar falar da realidade e das más noticias na carteira

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

VirtuaGod Escreveu:1. Vai falando de fundos novos que pode ser que o Best vá abrindo portas e vamos diversificando um pouco dos Pimco...
2. Eu sei que não sabias que eu ia pôr... não espero que sejas "leitor de mentes"![]()
3. Não vou pôr o fundo do Gundlach por razões que eu próprio desconheço LOL Não te sei explicar bem, talvez no futuro inclua um fundos em USD. Mas por enquanto é uma mistura de o fundo ser em USD, o fundo não poder ser obtido via BEST, BIG ou Activobanco e por isso vai acabar por não ser proprimente seguido por mim nem subscrito pela maioria das pessoas. Todos os fundos que estão no TOP são acompanhados bastante de perto por mim e colocar este ia fugir a essa regra. Começam a ser muitos fundos e tenho de tornar prioritários os que cumprem as "regras".
VG, também podes dividir as atenções, afinal não és um deus que possa fazer tudo.

Tenho umas ideias para poderes simplificar e fazeres um lifting no tópico, vou te mandar por mp.
Entretanto coloco o top 10 da Morningstar España dos fundos mais visitados pelos utilizadores durante o mês de Julho/2013, quase todos já conhecidos, os fundos na 4ª e 6ª posições são fundos Espanhóis geridos pela Bestinver (estes fundos Espanhóis possivelmente são exclusivamente comercializados em Espanha, de uma maneira similar ao que os fundos Portugueses o são em Portugal):
Morningstar España Escreveu:
Fonte: Morningstar España -Top 10: Los 10 Fondos más populares
http://www.morningstar.es/es/news/11095 ... lares.aspx
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Reiposto Escreveu:ghorez Escreveu:Se soubessem o que estão a fazer, então teriam que ter um plano a prever o que fazer em caso de desvalorização de -5%...ou de -10%, ou outro valor à vossa escolha. Após verificada esta condição, reforçavam comprando mais UP. Para depois vender quando voltar a atingir máximos.
O que eu acho é que muitos de vós entraram sem plano nenhum e a pensar que isto eram depósitos a prazo.
Mas também não são acções, para entrar e sair
Não é para entrar e sair. É para manter a alocação que definiste para obrigações/acções/outro_activo_qualquer. Precisamente para manteres a exposição a esse activo...se fores rigoroso e disciplinado, no limite estarás sempre a comprar barato e a vender caro. Que é o que se pretende...na minha humilde opinião.
Por exemplo nos activos que tenho, as obrigações/acções q tenho expostas a mercados emergentes já desceram a um ponto tal, que me levaram a comprar um pouco desses activos. Se continuar a descer e ultrapassar a desvalorização que tenho pré-definida...volto a comprar.
ghorez Escreveu:Se soubessem o que estão a fazer, então teriam que ter um plano a prever o que fazer em caso de desvalorização de -5%...ou de -10%, ou outro valor à vossa escolha. Após verificada esta condição, reforçavam comprando mais UP. Para depois vender quando voltar a atingir máximos.
O que eu acho é que muitos de vós entraram sem plano nenhum e a pensar que isto eram depósitos a prazo.
Mas também não são acções, para entrar e sair
Apesar de tudo a terra gira
Se soubessem o que estão a fazer, então teriam que ter um plano a prever o que fazer em caso de desvalorização de -5%...ou de -10%, ou outro valor à vossa escolha. Após verificada esta condição, reforçavam comprando mais UP. Para depois vender quando voltar a atingir máximos.
Legendz Escreveu:Como eu te percebo Vixium....
X2

YTD: -3.03% ; Y: -3.50%
- Registado: 2/10/2012 12:22
Como eu te percebo Vixium.... 

- Registado: 9/2/2012 13:59
Boas
Anda um tipo de férias, a banhos, e de repente vem aqui. Bem....os emergentes recomendam-se. Aliás recomendam-se todos. Isto está um verão quente. Ele é gastar dinheiro nas férias e perder dinheiro em fundos. Bom, VG, acho que o jantar de fim de ano vai mesmo ficar adiado. O mundo já não é o mesmo...Onde andam os históricos? VG? Rick? Vocês andam para aí numa discussão de novos fundos como se os que temos não dessem já dores de cabeça suficientes. Que tal falarem um bocadinho da realidade, das realocações possíveis, de formas de evitar ou contornar ou ir atrás desta descida...enfim. Ou não digam nada e mandem-me de novo de férias.

Anda um tipo de férias, a banhos, e de repente vem aqui. Bem....os emergentes recomendam-se. Aliás recomendam-se todos. Isto está um verão quente. Ele é gastar dinheiro nas férias e perder dinheiro em fundos. Bom, VG, acho que o jantar de fim de ano vai mesmo ficar adiado. O mundo já não é o mesmo...Onde andam os históricos? VG? Rick? Vocês andam para aí numa discussão de novos fundos como se os que temos não dessem já dores de cabeça suficientes. Que tal falarem um bocadinho da realidade, das realocações possíveis, de formas de evitar ou contornar ou ir atrás desta descida...enfim. Ou não digam nada e mandem-me de novo de férias.

- Registado: 21/10/2012 19:07
1. Vai falando de fundos novos que pode ser que o Best vá abrindo portas e vamos diversificando um pouco dos Pimco...
2. Eu sei que não sabias que eu ia pôr... não espero que sejas "leitor de mentes"
3. Não vou pôr o fundo do Gundlach por razões que eu próprio desconheço LOL Não te sei explicar bem, talvez no futuro inclua um fundos em USD. Mas por enquanto é uma mistura de o fundo ser em USD, o fundo não poder ser obtido via BEST, BIG ou Activobanco e por isso vai acabar por não ser proprimente seguido por mim nem subscrito pela maioria das pessoas. Todos os fundos que estão no TOP são acompanhados bastante de perto por mim e colocar este ia fugir a essa regra. Começam a ser muitos fundos e tenho de tornar prioritários os que cumprem as "regras".
2. Eu sei que não sabias que eu ia pôr... não espero que sejas "leitor de mentes"