Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por canguru » 11/8/2013 19:19

HJOR Escreveu:
Trolha2 Escreveu:Não quero ser desmancha prazeres, se eu entra-se mantinha um olho no sp500, quando este cai trás tudo atrás, já quando sobe nem sempre leva o psi20 com ele.

e porque é que o SP há-de cair? ou mesmo subir?

e que tal meses ou 1 ano a lateralizar? ;)

tudo é possível

Registado: 6/4/2008 22:41

por canguru » 11/8/2013 19:18

canguru Escreveu: (...) a zona de resistência permanece inviolada

canguru Escreveu:neutro mas bullish no médio-longo prazo se

canguru Escreveu: dois fechos claros e fortes acima da importante restência (aí pelos ~5850/5900, quando para muitos já for tarde entrar :))

bull no curto e no médio prazo; neutro no longo prazo.

dá-me mais confiança abrir posições longas com o psi mais bullish :twisted:

Registado: 6/4/2008 22:41

por Eurouro » 11/8/2013 1:00

Existem momentos em que o indice anda em máximos históricos a subir residualmente 0,1% e empresas desse indice a dispara 10% 20% 30% 40% num só dia.

Mas existem outros momentos em que isso acontece e o indice vem de baixo a subir 4% 5% ou mais %

Sendo assim, parece-me que o momento pode ser de distribuição, mas só acredito em shorts se existir um fecho semanal do MACD em negativo.

Registado: 18/7/2013 16:01

por HJOR » 10/8/2013 23:46

Trolha2 Escreveu:Não quero ser desmancha prazeres, se eu entra-se mantinha um olho no sp500, quando este cai trás tudo atrás, já quando sobe nem sempre leva o psi20 com ele.

É um facto sempre a considerar, esse e outros, caro Trolha2.
Enquanto a confirmação a wave 2 or B de grau superior não acontecer, como referi anteriormente, o movimento correctivo iniciado no dia 25 de janeiro pode continuar.
Por agora os 3 time frames (mensal, semanal e diário) confirmam o que escrevi anteriormente.
Vamos seguindo a tendência.
Abraço e bons estudos.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Trolha2 » 10/8/2013 23:29

Não quero ser desmancha prazeres, se eu entra-se mantinha um olho no sp500, quando este cai trás tudo atrás, já quando sobe nem sempre leva o psi20 com ele.

Registado: 24/3/2012 17:17

por HJOR » 10/8/2013 22:18

HJOR Escreveu:O PSI20 no dia 30 de julho quase que atingia o limite máximo do intervalo correspondente ao primeiro alvo (58227 - 5784,3), fechando a semana ligeiramente abaixo desse intervalo.
Neste momento encontra-se entre a SMA(200) e a SMA(55).
Caso decida ir para norte, ultrapassando a SMA(200) e o máximo do intervalo do primeiro alvo, tem como alvo a zona compreendida entre os 6143,7 e os 6084,7, onde se encontra a projecção do H&S invertido.
Caso decida ir para sul, quebrando a SMA(55) e o mínimo do dia 1 de agosto (5689,2), tem como primeiro alvo os 5559. Curioso é verificar que, neste momento, a SMA(21) encontra-se nos 5594,8 e se aguentará uma possível correcção, caso se verifique, antes dos 5550.

PS: Editado por erro na base de dados (falta de dados de 2 sessões).
Ver gráfico.

Apenas acrescentar que neste momento o PSI20 está a completar a wave 5 of 5 de menor grau, pertencente a uma possível wave 1 or A de maior grau, estando a confirmar a wave 2 or B de grau superior.

O próximo alvo para a conclusão da wave 5 of 5 de menor grau continua válido e situa-se como referido, anteriormente, na zona compreendida entre os 6143,7 e os 6084,7 onde se encontra a projecção do H&S invertido.

Relembrar que após a conclusão da wave 5 of 5 de menor grau irá iniciar-se uma correcção para a formação da wave 2 or B de maior grau pertencente a uma possível wave 3 or C de grau superior.

Bons sinais para o PSI20 e continuação de bons estudos.

por jotas007 » 10/8/2013 19:22

jotas007 Escreveu:Boa Tarde

Depois das modificações do forum tive que alterar o meu nick, visto que não conseguia aceder, mas nada que se resolva!

Em relação ao psi20 penso que poderemos estar assistir a uma mudança de tendência no curto/médio prazo.
Utilizando as linhas de fibonacci, podemos reparar que o suporte dos 61% aguentou a carga, como também fez uma ilha de reversão acompanhado com uma div+.
Mais tarde os 38,20% serviu de resistencia, mas para quebrar esta resistencia teve que ir testar o suporte dos 50%.

Nos proximos dias podemos ir até à resistencia dos 23,60% e depois testar a antiga resistencia, que agora virou a suporte, nos 38,20%, como fez no movimento anterior no inicio do mês de julho.
Ou então vamos testar o suporte dos 38,20% e atacar os 23,6%.

Para já as fibo têm estado a trabalhar bem, veremos nos próximos dias.

Bons negocios

Boa Tarde

Passadas duas semanas em relação ao ultimo post, o nosso Psi20 parece querer dar-nos algumas novidades.
Parece querer quebrar a resistencia dos 23,60% da fibo, mas falta a confirmação no inicio da proxima semana.
A concretizar poderá ser um optimo sinal.

No 2º grafico, num prazo mais curto, podemos reparar na formação e consequente quebra de uma Bull Flag. :D
É pena este grafico em anexo não mostrar o volume, porque confirmava-se uma diminuição do volume na formação da bandeira e um aumento do volume na quebra e no dia seguinte da quebra.

Agora reparem bem nas duas ultimas velas do grafico!!! Duas velas bem verdinhas!! E fechadas em maximos!
Isto só demonstra uma coisa...os touros foram largados na arena!! lol

Bons negocios
Anexos
psi20.png
psi20.png (31.31 KiB) Visualizado 7600 vezes
psi.png
psi.png (22.25 KiB) Visualizado 7600 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por Beruno » 10/8/2013 19:08

Dá para estar longo no psi 20 ? Sem um prazo definido, tipo 15 a 20 anos? Ou seria melhor apostar longo nas bolsas norte americanas tipo S&P ?

Digo isto porque reiniciei aplicação em vários títulos (bes, bcp, Portucel, galp, jeronimo martins, Portugal Telecom, edp, ren). Achei que estava demasiado exposto a obrigaçoes e investi nestas por serem grandes empresas portuguesas, umas pelo crescimento, outras pelo dividendo.

Mas olhando para os gráficos a 10 anos muitas destas empresas teem perdido muito valor em bolsa. E quase todas apesar de crescerem, também a sua divida cresceu, e muito nalguns casos

O saldo atual está em +10% face ao momento da compra. todos tao positivos excepto a jeronimo martins, curiosamente aquela que me parecia ter o maior potencial de valorização, quer pelo modelo de investimento, pela divida pequena, pelo dividendo pequeno

Sinto-me tentado a vender tudo, porque o sentimento diz-me que muitas das empresas do psi 20 são monopólios no nosso pequeno país, e que são sugadas pelos seus acionistas, trocando dividendos por divida. isto numa visão a longo prazo. a curto prazo o bullzito ainda pode prosseguir, e a medio prazo a recuperação da nossa economia e a sustentabilidade da nossa divida podem deitar a perder a valorização do psi 20

Registado: 10/7/2013 21:39

por rasteiro » 9/8/2013 17:14

pessoal, continuação de uns bons negócios, que o JE vai de férias. \:D/ \:D/
Em setembro cá estarei.

abraços
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por fjcbolsa » 9/8/2013 15:37

O PSI com boas subidas e as Yelds estáveis, mas ainda acima da resistencia 6,5%. Estou BULL mas isto deve dar uma correçãozita. :-k :-k :-k :-k :-k

Registado: 24/11/2010 10:03

por HJOR » 9/8/2013 14:30

motocross Escreveu:Será que vestia o fato de touro já ?
honestamente duvido.

Estamos numa zona, penso que é precipitado fazer essa afirmação.... mas claro o mercado vai dizer-nos nos próximos dias/semanas.

motocross

Poderia já ter mudado o meu avatar para bull mas parece estar a completar uma W5 of 5.
Por isso espero a qualquer momento uma correcção.
Vamos seguindo a tendência mas acompanhado com cautela.

por _Noah » 9/8/2013 14:20

Não posso falar pelo Ulisses, mas creio que, embora o psi20 esteja com boa cara, se deverá ser prudente... =;

Os sinais bull ainda não estão todos aí, ainda que, na Ltd ascendente iniciada em julho, já se possam vislumbrar 2 toques, mas a ocorrer um terceiro, esse será um bom ponto de entrada, ou não. Poderá ser uma inversão!!!! :-k

Imagem

Eu ainda não vesti o meu fato de touro, esse só visto depois do 3 toque, e, de alguma consistência em movimentos ascendentes, todas as cotadas começarem a apresentar!!!!

Ainda há muito mês de Agosto.... E, particularmente lá fora, SP 500; Dow; Dax; IBEX, FTSE MIB, tudo locais que impactam de forma crescente no psi....

Sem esquecer os fundamentais que o mês de Setembro trará, com as autárquicas, e a discussão do OE.

Mas, até lá.... Ainda há Agosto... E, o mês de Agosto ainda vai trazer água no bico. :lol:

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por motocross » 9/8/2013 14:14

Será que vestia o fato de touro já ?
honestamente duvido.

Estamos numa zona, penso que é precipitado fazer essa afirmação.... mas claro o mercado vai dizer-nos nos próximos dias/semanas.

motocross

Registado: 28/12/2010 18:23

por epinay » 9/8/2013 13:53

Que pena o ilustre Ulisses continuar de ferias, caso contrario acredito que ja tivesse passado por aqui a fazer referencia ao fato de touro acabado de vestir :)

Registado: 15/2/2012 12:50

por Celsius-reloaded » 9/8/2013 3:15

Estou a ver que foi um execelente desempenho do nosso psi no dia em q visitei Wall Street e toquei no touro!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por C0rr3i4 » 9/8/2013 0:06

PairOfJacks Escreveu:
BlitzFerr Escreveu:Alguém com um gráficozinho de análise para partilhar? :)

O volume não é grande coisa mas enfim, é Agosto e ainda assim não dou tanta importância ao volume num índice como numa acção.

Nota: estamos em Agosto, mas o volume de hoje "apenas" foi 30% superior à mm200 do volume no PSI20.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por tiopatinhas » 8/8/2013 23:52

Mas em que ficamos?? Trata-se de um duplo topo activado ou não?

Registado: 17/3/2005 14:58

por PairOfJacks » 8/8/2013 22:58

BlitzFerr Escreveu:Alguém com um gráficozinho de análise para partilhar? :)

Mais gráfico que análise, ainda assim: aparenta estar a 'fugir' da zona de resistência de que tanto se tem falado (~5700) depois de ter quebrado a LTD de CP. O volume não é grande coisa mas enfim, é Agosto e ainda assim não dou tanta importância ao volume num índice como numa acção. Os mais cautelosos dirão para esperar a confirmação de quebra antes de uma eventual entrada, os mais arrojados considerarão já que a resistência virou suporte, que pode ser um bom stop loss (a quebra em baixa).
A próxima resistência (a meu ver, claro) está na zona dos ~6900.

Cumprimentos e espero que ajude.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por BlitzFerr » 8/8/2013 22:33

Alguém com um gráficozinho de análise para partilhar? :)

Registado: 9/6/2011 12:20

por tiagopt2 » 8/8/2013 21:20

Joao-D Escreveu:Tiago, o que escrevi foi isto:

Joao-D Escreveu:Vou citar uma frase do livro “ganhar em bolsa”, do Fernando Braga de Matos.

Uma nota rápida sobre o livro: O livro não ensina um método para negociar, apenas dá umas bases para entrarmos no mundo da bolsa. Nem tudo o que está no livro tem interesse, mas tem coisas que têm interesse e que gostei muito de ler. De um modo geral, isso é igual aos outros livros de bolsa.

A frase do livro:
“ Agora quem domina o conceito de tendência e determina razoavelmente o momento da sua reversão ganha inevitavelmente o jogo das ações. “

No fundo, acho que isto é sempre o principal. A tendência.

Para ver a tendência, há várias formas, pode-se usar figuras técnicas de reversão para se determinar o momento da sua reversão. Pode-se usar indicadores técnicos, médias móveis, e outros. E pode-se usar a definição de tendência da teoria de Dow, que diz que uma tendência é ascendente quando os máximos e os mínimos são crescentes.

Perante a definição de tendência, e olhando para o PSI 20, chega-se facilmente à conclusão que a tendência é ascendente desde o dia 3 de Julho. Porque os máximos (pontos verdes) são cada vez mais altos, e os mínimos (pontos vermelhos) são também cada vez mais altos.

Mesmo que desça nos próximos dias, desde que o PSI 20 continue a encerrar acima de 5670 (anterior mínimo em fecho), a tendência será ascendente.

Logo no inicio, escrevi tendência ascendente desde o dia 3 de Julho. Fui claro na data. Por regra, escrevo sempre a data, que é mesmo para não ter estas discussões sem sentido.

Tens razão, não vi
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Joao-D » 8/8/2013 21:17

Tiago, o que escrevi foi isto:

Joao-D Escreveu:Vou citar uma frase do livro “ganhar em bolsa”, do Fernando Braga de Matos.

Uma nota rápida sobre o livro: O livro não ensina um método para negociar, apenas dá umas bases para entrarmos no mundo da bolsa. Nem tudo o que está no livro tem interesse, mas tem coisas que têm interesse e que gostei muito de ler. De um modo geral, isso é igual aos outros livros de bolsa.

A frase do livro:
“ Agora quem domina o conceito de tendência e determina razoavelmente o momento da sua reversão ganha inevitavelmente o jogo das ações. “

No fundo, acho que isto é sempre o principal. A tendência.

Para ver a tendência, há várias formas, pode-se usar figuras técnicas de reversão para se determinar o momento da sua reversão. Pode-se usar indicadores técnicos, médias móveis, e outros. E pode-se usar a definição de tendência da teoria de Dow, que diz que uma tendência é ascendente quando os máximos e os mínimos são crescentes.

Perante a definição de tendência, e olhando para o PSI 20, chega-se facilmente à conclusão que a tendência é ascendente desde o dia 3 de Julho. Porque os máximos (pontos verdes) são cada vez mais altos, e os mínimos (pontos vermelhos) são também cada vez mais altos.

Mesmo que desça nos próximos dias, desde que o PSI 20 continue a encerrar acima de 5670 (anterior mínimo em fecho), a tendência será ascendente.

Logo no inicio, escrevi tendência ascendente desde o dia 3 de Julho. Fui claro na data. Por regra, escrevo sempre a data, que é mesmo para não ter estas discussões sem sentido.

Registado: 27/5/2010 18:17

por tiagopt2 » 8/8/2013 21:07

Joao-D Escreveu:Tu é que sabes.
Mas não precisavas de ter deturpado o que escrevi. Escrevi sempre sobre a definição de tendência da teoria de Dow, que diz que tendência é ascendente quando tem os máximos e os mínimos crescentes. E a tendência é descendente quando tem os máximos e os mínimos decrescentes. É só isto.

Bull Trends

A bull trend is identified by a series of rallies where each rally exceeds the highest point of the previous rally. The decline between rallies ends above the lowest point of the previous decline. A series of successive higher highs and higher lows.

Bear Trends

Each successive rally fails to penetrate the high point of the previous rally. Each decline terminates at a lower point than the preceding decline. A series of successive lower highs and lower lows.

http://www.incrediblecharts.com/technic ... trends.php

Não deturpei o que escreveste, no máximo não o compreendi. Estás a ver uma tendência ascendente, eu estou a ver uma descendente. Estamos claramente a falar de timeframes diferentes! Tu estás a falar do movimento terciário, também conhecido como ruído, e eu estou a falar das tendências primária e secundária. Eu consigo olhar para o gráfico do SP500 e ver lá uma tendência descendente. Basta-me olhar para um gráfico de 15 minutos do dia de ontem. Mas como eu opero em positional trading geralmente ignoro o ruído e negoceio só as tendências primária e secundária
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por Joao-D » 8/8/2013 21:00

Tu é que sabes.
Mas não precisavas de ter deturpado o que escrevi. Escrevi sempre sobre a definição de tendência pela teoria de Dow, que diz que tendência é ascendente quando tem os máximos e os mínimos crescentes. E a tendência é descendente quando tem os máximos e os mínimos decrescentes. É só isto.

Bull Trends

A bull trend is identified by a series of rallies where each rally exceeds the highest point of the previous rally. The decline between rallies ends above the lowest point of the previous decline. A series of successive higher highs and higher lows.

Bear Trends

Each successive rally fails to penetrate the high point of the previous rally. Each decline terminates at a lower point than the preceding decline. A series of successive lower highs and lower lows.

por tiagopt2 » 8/8/2013 20:51

Joao-D Escreveu:Não tiagopt, não estamos a escrever sobre a mesma coisa.

Estou a escrever sobre a definição de tendência genérica pela teoria de Dow, que diz que a tendência é ascendente quando tem os máximos e os mínimos crescentes. E escrevi que a tendência é ascendente desde o dia 3 de Julho porque os máximos e os mínimos são crescentes desde o dia 3 de Julho.

Tu estás a escrever sobre outras coisas...

Ok, desisto

por Joao-D » 8/8/2013 20:47

Não tiagopt, não estamos a escrever sobre a mesma coisa.

Estou a escrever sobre a definição de tendência genérica pela teoria de Dow, que diz que a tendência é ascendente quando tem os máximos e os mínimos crescentes. E escrevi que a tendência é ascendente desde o dia 3 de Julho porque os máximos e os mínimos são crescentes desde o dia 3 de Julho.

Tu estás a escrever sobre outras coisas...
Editado pela última vez por Joao-D em 8/8/2013 20:52, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustobb_69, acintra, darkreflection, Google Adsense [Bot], Karra, m-m, malakas, Manchini888, Musus, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 396 visitantes