Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por tiagopt2 » 8/8/2013 20:43

Joao-D Escreveu:
tiagopt Escreveu:
Joao-D Escreveu:tiagopt, não leste o que escrevi.

Não escrevi sobre as regras da teoria de dow. Referi-me à definição de tendência pela teoria de Dow.

Se calhar percebi mal mas fiquei com a ideia que justificaste a actual tendência positiva com a teoria de Dow

A tendência é de subida desde o dia 3 de Julho, pela definição de tendência da teoria de dow, que diz que a tendência é crescente quando os máximos e os mínimos são crescentes. Foi isso que escrevi.

Ok, estamos a falar do mesmo então :) A tendência terciária é de alta, a primária e secundária são de baixa pelos mesmos motivos. Até haver uma quebra da resistência dos 6350/75 só se poderá falar em reversão da tendência de curto prazo
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Joao-D » 8/8/2013 20:35

A teoria de Dow refere-se a outros pontos, mas o principal é a definição de tendência:

(1) Uptrends are characterized by higher highs and higher lows. (2)Downtrends are defined by lower lows and lower highs

http://www.traderslog.com/dow-theory-2/

Registado: 27/5/2010 18:17

por Joao-D » 8/8/2013 20:28

tiagopt Escreveu:

Não escrevi sobre as regras da teoria de dow. Referi-me à definição de tendência pela teoria de Dow.

Se calhar percebi mal mas fiquei com a ideia que justificaste a actual tendência positiva com a teoria de Dow

A tendência é de subida desde o dia 3 de Julho, pela definição de tendência da teoria de dow, que diz que a tendência é crescente quando os máximos e os mínimos são crescentes. Foi isso que escrevi.

por tiagopt2 » 8/8/2013 20:26

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por Joao-D » 8/8/2013 20:23

tiagopt, não leste o que escrevi.

por tiagopt2 » 8/8/2013 20:19

Joao-D Escreveu:Vou citar uma frase do livro “ganhar em bolsa”, do Fernando Braga de Matos.

Uma nota rápida sobre o livro: O livro não ensina um método para negociar, apenas dá umas bases para entrarmos no mundo da bolsa. Nem tudo o que está no livro tem interesse, mas tem coisas que têm interesse e que gostei muito de ler. De um modo geral, isso é igual aos outros livros de bolsa.

A frase do livro:
“ Agora quem domina o conceito de tendência e determina razoavelmente o momento da sua reversão ganha inevitavelmente o jogo das ações. “

No fundo, acho que isto é sempre o principal. A tendência.

Para ver a tendência, há várias formas, pode-se usar figuras técnicas de reversão para se determinar o momento da sua reversão. Pode-se usar indicadores técnicos, médias móveis, e outros. E pode-se usar a definição de tendência da teoria de Dow, que diz que uma tendência é ascendente quando os máximos e os mínimos são crescentes.

Perante a definição de tendência, e olhando para o PSI 20, chega-se facilmente à conclusão que a tendência é ascendente desde o dia 3 de Julho. Porque os máximos (pontos verdes) são cada vez mais altos, e os mínimos (pontos vermelhos) são também cada vez mais altos.

Mesmo que desça nos próximos dias, desde que o PSI 20 continue a encerrar acima de 5670 (anterior mínimo em fecho), a tendência será ascendente.

Não é bem isso que a teoria de Dow diz. A teoria de Dow defende a existência de 3 movimentos, o primário, secundário e terciário. O movimento primário é claramente descendente. Tens lower-highs em 2008, 2010, 2011 e 2013. A tendência secundária, iniciada em 2012, é descendente. Tens higher-lows em Jun12, Jul12, Nov12, Abr13 e uma quebra nesse padrão em Junho de 2013. A tendência terciária, iniciada com a ilha de reversão de julho de 2013, esssa sim é ascendente. Podes negociar a tendência terciária e esperar ir até aos 6370 pontos. Mas não te podes basear na teoria de Dow para fazer neste momento uma entrada longa no PSI-20

por Joao-D » 8/8/2013 20:04

Vou citar uma frase do livro “ganhar em bolsa”, do Fernando Braga de Matos.

Uma nota rápida sobre o livro: O livro não ensina um método para negociar, apenas dá umas bases para entrarmos no mundo da bolsa. Nem tudo o que está no livro tem interesse, mas tem coisas que têm interesse e que gostei muito de ler. De um modo geral, isso é igual aos outros livros de bolsa.

A frase do livro:
“ Agora quem domina o conceito de tendência e determina razoavelmente o momento da sua reversão ganha inevitavelmente o jogo das ações. “

No fundo, acho que isto é sempre o principal. A tendência.

Para ver a tendência, há várias formas, pode-se usar figuras técnicas de reversão para se determinar o momento da sua reversão. Pode-se usar indicadores técnicos, médias móveis, e outros. E pode-se usar a definição de tendência da teoria de Dow, que diz que uma tendência é ascendente quando os máximos e os mínimos são crescentes.

Perante a definição de tendência, e olhando para o PSI 20, chega-se facilmente à conclusão que a tendência é ascendente desde o dia 3 de Julho. Porque os máximos (pontos verdes) são cada vez mais altos, e os mínimos (pontos vermelhos) são também cada vez mais altos.

Mesmo que desça nos próximos dias, desde que o PSI 20 continue a encerrar acima de 5670 (anterior mínimo em fecho), a tendência será ascendente.
Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (35.87 KiB) Visualizado 6589 vezes

por Momenta » 8/8/2013 19:03

A pergunta que se impõe aos mais experientes:

Depois de alguns fechos acima de 5750 e este dia de vitória categórica dos touros, consideram a zona de resistência ultrapassada? Hoje tivemos subida forte e volume. Passou a suporte?

Registado: 6/10/2011 13:34

por C0rr3i4 » 8/8/2013 18:02

Pesos do PSI20.

BCP e BES quase a apanharem a PT...
Anexos
Pesos do PSI20.png
Pesos do PSI20.png (36.87 KiB) Visualizado 6870 vezes
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por PequenoInvest » 8/8/2013 16:44

Rafgopt Escreveu:Banca e grupo Sonae a levar tudo à frente!

E a Jerónimo Martins?

Registado: 24/7/2009 12:13

por Rafgopt » 8/8/2013 16:34

Banca e grupo Sonae a levar tudo à frente!
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por Joao-D » 8/8/2013 16:22

Hoje a bolsa portuguesa ganhou asas e voou. :-)

por Joao-D » 8/8/2013 13:46

_Noah Escreveu:Muito boa análise Caro Joao-D :clap:

Mas veremos se o psi20 irá ter a força suficiente para superar a resistência dos 5700/5800, e passar de vez os 6000 :-k

Obrigado!!!!!

Por enquanto tudo bem, uma vez que o PSI 20 está a subir.

Mas a análise só estará certa depois do índice atingir o objetivo teórico da cunha de alargamento descendente, que é 6318.
E ainda faltam algumas semanas ou meses de subida para isso acontecer.

por _Noah » 7/8/2013 21:41

Muito boa análise Caro Joao-D :clap:

Mas veremos se o psi20 irá ter a força suficiente para superar a resistência dos 5700/5800, e passar de vez os 6000 :-k

Obrigado!!!!!

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por Joao-D » 7/8/2013 19:54

Joao-D Escreveu:No volume, no meu entendimento, o que é importante são os dias de volume extremo porque podem marcar possíveis pontos de reversão de tendência. O resto, não é muito relevante para mim.

Como exemplo, o BPI, mas não só o BPI, teve um volume extremo no dia 3 de Julho e partir daí o mercado subiu. Antes disso, só se encontra um volume extremo similar em 11/1/2013, e o mercado desceu.

No fundo, esta interpretação é a mesma interpretação que se usa para o sentimento dos investidores. Quando existe um volume extremo no lado da subida, transmite a ideia de que a maior parte dos investidores já está investida e já há pouca gente para investir mais, e o mercado desce. Porque se já há pouca gente para comprar, quer dizer que vai haver mais gente para vender.
Quando existe um volume extremo no lado da descida, transmite a ideia de que a maior parte dos investidores já vendeu e já há pouca gente para vender mais, e o mercado sobe. Porque se já há pouca gente para vender, quer dizer que vai haver mais gente para comprar. Foi isso que aconteceu no dia 3 de Julho. Houve um grande pânico com a demissão do Paulo Portas, e o mercado depois subiu.

Em relação ao PSI 20, para além do fundo O-C-O invertido, da cunha de alargamento descendente e dos indicadores com sinal positivo, que já escrevi antes. O PSI está acima de 5615, antiga resistência, e a consolidar entre a média móvel de 200 dias e a média móvel de 50 dias. O que é normal depois de 3 semanas de subida.
Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (37.22 KiB) Visualizado 7781 vezes

por Momenta » 7/8/2013 19:14

Os touros não desarmam e não querem deixar a correção seguir facilmente o caminho. De qualquer forma, estamos há mais de uma semana com máximos e mínimos relativos inferiores.
Outro aspeto positivo é que batalha-se na parte superior da zona de resistência.

Registado: 6/10/2011 13:34

por Joao-D » 7/8/2013 17:52

No ano passado, o mês de Agosto também teve pouco volume. O mês de Setembro é que teve mais volume e depois o volume diminuiu novamente. Os mercados tanto podem subir com muito volume como com pouco volume.
Por exemplo, o SPX subiu depois de 2009 com o volume a diminuir. E tem subido desde 2012 com o volume a diminuir.

No volume, no meu entendimento, o que é importante são os dias de volume extremo porque podem marcar possíveis pontos de reversão de tendência. O resto, não é muito relevante para mim.

Como exemplo, o BPI, mas não só o BPI, teve um volume extremo no dia 3 de Julho e partir daí o mercado subiu. Antes disso, só se encontra um volume extremo similar em 11/1/2013, e o mercado desceu.

por _Noah » 7/8/2013 17:38

Caro João-D.

Particularmente, gostava que tivesses razão, mas não creio, até gostava, pois era sinal que Portugal daria um pontapé na crise, e no médio prazo poderíamos estar no bom caminho.

E, no bom caminho, seria, com uma visão de todos os partidos do arco da governação em Portugal, se perguntarem onde querem ver Portugal nos próximos 10 anos, e o que podemos fazer para lá chegar.

Todavia, estou certo, que tal compromisso jamais chegará, pois aos nossos políticos falta-lhes a coragem. São bons é a governar o bolso deles!!!!!! :-"

Mas chega de política, pois essa interessa aos fundamentais, que, também impactam nos mercados.

Compreendo quando afirmas que não te interessa o intraday, peço então desculpa, mas deverás então interessar-te, apenas, por investimentos a longo prazo.

Eu, particularmente, também gosto bastante de tendências crescentes, mas, gosto, mais de dinheiro, euros, ou outra unidade monetária, pelo que, o intraday, para mim, não só poderá ser aliciante, como tende a indicar-me, os possíveis comportamentos do curto prazo, 2, 5, 10, 15 dias, onde se pode ganhar, muito, muito dinheiro, fazendo as boas escolhas, é certo.

Assim, obrigado pela indicação dos teus dados, onde te baseias. E um abraço, pois tenho aprendido bastante convosco, pelo que, espero continuar a aprender.

Aprendido, enquanto visitava o forúm, sem comentar. Até que, este ano, decidi aventurar-me, a colocar as minhas opiniões sobre escrutínio.

Um coisa estou certo, nos mercados, não existem verdades absolutas.

O que hoje funcionou, amanhã pode não funcionar, até mesmo, quando a AT apontava para tal.....

Mas, no limite, para mim, a AT, é a perfeita ferramenta para "algum" sucesso, se poder almejar.

Antes de terminar, porém, quando afirmas que no Verão tende a haver baixo volume, então o ano passado, 2012, deve ter sido atípico :lol:

Cumprimentos.

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

por Joao-D » 7/8/2013 14:04

_Noah Escreveu:
Joao-D Escreveu:
Joao-D Escreveu:A seguir, está o gráfico diário do PSI 20 junto com um breve comentário:

PSI 20 continua a recuperar depois de mover-se acima do fundo O-C-O invertido e com a possibilidade de uma cunha de alargamento descendente, que tem como objetivo teórico o valor de 6318.

O consenso dos 12 indicadores técnicos que uso continua no sinal de compra.

Continuo muito optimista em relação ao PSI20 para as próximas semanas e meses.
Não é uma descida de 2 dias que me faz ficar receoso.

Quer dizer que com o psi20 muito próximo de quebrar em baixa a barreira dos 5700 pontos...

Imagem

E, todas as cotadas, embora a maior parte delas no verde, mas com volumes caricatos.... dão-te confiança para os próximos tempos...

Imagem

OK, admito que deves estar a ver com outros dados, diferentes dos meus...

Boa Sorte então :pray:

Exato, estou a olhar para outros dados. O que se passa no intraday não é relevante para mim. Na minha citação está para onde estou a olhar.

Com cerca de 14 anos de experiência e com os resultados alcançados, dão-me confiança suficiente para pensar que o que referiste não é relevante para definir uma tendência de semanas e meses.

Mas posso dizer-te que é normal o volume ser baixo durante o Verão.

por _Noah » 7/8/2013 13:29

Joao-D Escreveu:
Joao-D Escreveu:A seguir, está o gráfico diário do PSI 20 junto com um breve comentário:

PSI 20 continua a recuperar depois de mover-se acima do fundo O-C-O invertido e com a possibilidade de uma cunha de alargamento descendente, que tem como objetivo teórico o valor de 6318.

Quer dizer que com o psi20 muito próximo de quebrar em baixa a barreira dos 5700 pontos...

Imagem

E, todas as cotadas, embora a maior parte delas no verde, mas com volumes caricatos.... dão-te confiança para os próximos tempos...

Imagem

OK, admito que deves estar a ver com outros dados, diferentes dos meus...

Boa Sorte então :pray:

por Joao-D » 7/8/2013 13:03

por _Noah » 7/8/2013 12:09

Os fundamentais claro que são muito importantes, todavia a AT neste momento creio ser melhor conselheira. :lol:

Imagem

E, se, se pudesse pensar que o psi20 está bem encaminhado para que, com consistência, prossiga o movimento ascendente iniciado há 3 semanas a esta parte, podendo estar enganado :-k , creio que não. Tal como o Tiagopt, julgo que irá corrigir durante algumas sessões, antes de prosseguir, lá para finais de Setembro, nas subidas moderadas.

Além disso não podemos esquecer outros indicies, que quanto a mim, já vão muito esticados :roll: , DAX, SP 500, DOW.... Um abanadela nestes... E, "ai" que o psi20 quase que "desmorona" :oh: .

Além disso não a escassez de volume na maior parte das cotadas do psi20, é claro indicador que os investidores estão, receosos.... :-s

Cumprimentos

por kanu1929 » 7/8/2013 11:36

E para não falar que as empresas ligadas ao turismo fazem aqueles contratos de poucos meses para esta época mais sazonal e depois voltam a despedir.

E só as pessaos que estão inscritas no desemprego é que contam para a estatistica... Aquelas que já desistiram de estar inscritas porque não há trabalho por mais que procurem não contam.

Vão ver que para setembro/outubro o dezemprego volta a subir!!!

Registado: 29/11/2007 9:32

Re: Taxa de desemprego desliza para 16,4%

por seinada » 7/8/2013 11:32

rasteiro Escreveu:A taxa de desemprego desceu para 16,4%, um recuo superior ao esperado, no segundo trimestre do ano.

A taxa de desemprego desceu, no segundo trimestre do ano, para 16,4%. Este nível corresponde a uma descida significativa face ao trimestre anterior, altura em que a taxa se fixou num recorde histórico de 17,7%, de acordo com o INE.

Os economistas consultados pela Reuters previam uma descida para entre 17,4% e 17,6%.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... a_164.html

ORA AQUI ESTÁ UMA NOTICIA PARA ANIMAR O PSI20
1%, ABAIXO DAS PREVISÕES DOS ANALISTAS.
É MUITA DIFERENÇA.

ABRAÇOS

NUMERO MANIPULADOS; EMIGRAÇÃO NA ORDEM DOS 121000; PESSOAS QUE DESISTIRAM DE ESTAR INSCRITAS PORQUE NÃO ADIANTA UM CAROÇO, ETC.
CAPS OFF: Se são estes números que vão mexer com o psi, fico :shock:
seinada

Taxa de desemprego desliza para 16,4%

por rasteiro » 7/8/2013 11:18

A taxa de desemprego desceu para 16,4%, um recuo superior ao esperado, no segundo trimestre do ano.

A taxa de desemprego desceu, no segundo trimestre do ano, para 16,4%. Este nível corresponde a uma descida significativa face ao trimestre anterior, altura em que a taxa se fixou num recorde histórico de 17,7%, de acordo com o INE.

Os economistas consultados pela Reuters previam uma descida para entre 17,4% e 17,6%.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... a_164.html

ORA AQUI ESTÁ UMA NOTICIA PARA ANIMAR O PSI20
1%, ABAIXO DAS PREVISÕES DOS ANALISTAS.
É MUITA DIFERENÇA.

ABRAÇOS
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, Aqui_Vale, Carlos73, CORTIÇA, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2 e 329 visitantes