Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Weekly Report SPX 17-01-2004

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 21/1/2004 23:35

Já agora, apesar do vosso trabalho ter um foco no curtíssimo prazo ou curto prazo, aproveito este tópico para recordar que estamos a poucos ticks da média móvel de 50 meses, tal como se pode ver na Análise 2004.
Considero que estamos em momentos muito decisivos para o futuro dos mercados, até porque estamos praticamente com 50% de retracção das quedas de 2000 a 2002.
É um território algo complexo mas muito importante para Bulls e Bears.
E finalmente poderemos dizer se houve mesmo (ou não) um Bear market no SPX !!

Excelente trabalho o teu. Obrigado !!

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por arnie » 21/1/2004 20:44

Boas tardes Cem

Pela enésima vez :mrgreen: a contagem que faço NADA tem a ver com elliot waves. A unica coisa que podem ser são "primas" afastadas :P mas nada mais.
Qualquer semelhança é pura coincidência :wink:

Limito-me a contar os swings, nada mais. Não me interessa se a onda X é a maior, não me interessa se existe um ABC, NADA.

Apenas marco os swings, onde num uptrend, um movimento counter trend não poderá quebrar em baixa o anterior swing high. Tomo nota da sua amplitude e assim vou. 9 ondas é o movimento maximo esperado.
As regras para este tipo de contagem ainda não estão completamente estabelecidas e como tal, para já reina mais a intuição.
Num downtrend o procedimento é idêntico, apenas inverte-se a leitura :wink:

Relativamente ao target, refere-se à amplitude da 1ª onda, que é de 43 pts (dia 21-11 a 03-12). Se olhares para a 3ª onda, e medires desde o dia 10-12 a 23-12, vai reparar que existiu ali uma pequena consolidação de 1 dia com 1 inside bar. A amplitude entre esses dias é também de 43 pts.
Ora sendo assim, no actual uptrend em que o indice se situa, é normal existir um movimento de expanção de 43 pts, logo, será este o nosso target para a actual "leg", ou pela minha contagem, a 5ª onda.

Para já tudo normal no SPX. Temos com o dia de hoje 5 dias de rallie, mantendo assim a possibilidade de entre o dia de hoje e o de amanhã existir um qualquer tipo de pivot. Se tal acontecer, um retracement JAMAIS poderá quebrar em baixa o anterior swing high nos 1132 pts e se quisermos que a velocidade se mantenha intacto, um retracement não deveria produzir uma amplitude superior a 16 pts o que sinceramente acho que será dificil.

Já olhaste para o SPX ou mesmo o DOW entre 1982 a 1984? É este o "road map" como lhe chama um analista, que o SPX deverá seguir, ou seja, teremos um ano negativo para que em 2005 se possa despertar o adormecido Bull Market.

Será que aquela "road map" será possível? Para já, as semelhanças são enormes, faltando como é obvio o topo desde "rallie" que já dura 15 meses e ver depois que retracement irá surgir depois. Mas isto já é olhar demasiado no futuro :mrgreen:
Vamos mas é olhar para os dias que se seguem pois é nesses que colocamos o nosso mealheiro :mrgreen:

Um grande abraço Cem
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Amigo Arnie

por Cem » 20/1/2004 10:21

Como chegaste àquele target de 1158 no S&P? Nessa tua contagem fiquei um pouco com a sensação que essa onda 5 estaria bastante curta, mas reconheço que se calhar não estou a ler bem o filme.
Também por mera curiosidade num cenário que estudei em princípios de Dezembro de 2003, numa simulação de Elliott, cheguei a valores limites do actual movimento ascendente do S&P na casa dos 1160, embora não acredite no método, que reconheço contudo ser um auxiliar a que de vez em quando dá muito jeito deitar uma olhadela!
Embora acredite que seja natural alguma consolidação ou perturbação correctiva à volta desses valores, dos 1150 aos 1175, não creio que o actual padrão de aceleração do momentum positivo possa ser compatível com correcções numa casa de grandeza superior a 8% ou 10% dos máximos que o S&P venha a atingir.
Todo este comportamento actual dos mercados me faz lembrar o extraordinário bull market ao longo de 1996, 1997 e 1998 onde, a seguir a cada mês espectacular de valorizações, se seguiam outros meses de deixar a boca aberta de espanto! E a verdadeira correcção só chegou em 2000...
Nada me admiraria se estivéssemos a viver algo de semelhante, ao longo de uma data de anos a fazer trading sempre aprendi que à medida que novos máximos vão sendo ultrapassados é preferível ficar calmamente a colher os frutos do "let the profits run" e de vez em quando ir acrescentando uns contratos longos à carteira em função da engorda do balanço disponível, o money management a funcionar! Lógico que não podemos exagerar nas alavancagens, quanto maiores os esticanços maiores as correcções, irão haver sempre uma data de movimentos e swings contra-trend correctivos, mas pensar sequer em tomar posições curtas neste ambiente só se estivesse a sonhar num pesadelo...
Um abraço amigo e votos de continuação dessas excelentes análises, é um prazer ler sempre o teu raciocínio de forma inegavelmente coerente e com muito sentido crítico, concordemos ou não com as conclusões dos teus estudos!
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Kooc » 19/1/2004 22:59

Jotabil, peço desculpa por só responder agora mas desde que começei a trabalhar em Pedrouços, o meu tempo disponivel, diminuiu significativamente :mrgreen:

Em relação aos mercados, eu acredito que vamos ter uma correcção de 10 ou 15%. Mas não acredito que em ano de eleições nos EUA e com a economia apesar de tudo a debitar números algo favoráveis, as quedas de um bear market regressem.
Além disso Janeiro é um bom mês para se darem inversões significativas. Passa o Efeito janeiro e lá vem uma corecção
mas isto são opiniões e valem o que valem.

vamos aguardar, não tentar adivinhar topos, que há sempre tempo para entrar

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

por arnie » 19/1/2004 21:32

Oi cook

A vestir a pele de urso? Hummmmmmmmmmmm
Acho que ainda não a despi :P

Num bull market ficamos tão viciados na subida que só sabemos comprar mesmo depois do mercado inverter e iniciar um bear market.
Num bear market ficamos tão viciados na queda que só sabemos vender mesmo depois do mercado inverter e iniciar um bull market. :wink:

Já agora aproveito para dizer que o target temporal para o SPX caso amanhã crie uma barra positiva (higher high/higher low), avança um dia, ou seja, em vez de se aguardar um pivot high entre 3ª e 4ª feira, vamos aguardar a formação desse pivot entre 4ª e 5ª feira. Esqueci-me que hoje era feriado nos states :oops:

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

`pergunta

por jotabil » 19/1/2004 2:04

Caro Cook

É mesmo assim que vai acontecer?....Ou é apenas sentimento?

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Kooc » 18/1/2004 23:23

A vestir o fato de urso.... :evil:

Janeiro a chegar ao fim, o movimento esticado, já está tudo a começar a afiar as facas para o festim :mrgreen:

vamos a isso

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

Weekly Report SPX 17-01-2004

por arnie » 18/1/2004 10:12

Poderão encontrar o weekly report em:

http://www.caldeiraodebolsa.com/member. ... icleId=168

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Jonas74, macau5m, peterteam2, record4995, trilhos2006 e 400 visitantes