Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 16/7/2013 11:38

Rick Lusitano Escreveu:VG,

Como o Forex, é volatil, as taxas de cambio, estão sempre a mudar. Se mudares a moeda, durante o mesmo dia e tendo a UP o mesmo valor, tem-se valores diferentes no mesmo fundo?

Se assim fosse o que variava era até se visses o fundo em euros. Já que o fundo original está em dólares nunca teria esse tipo de stress. Contudo penso que ao mesmo tempo de é alterada a UP deve ser visto o câmbio eur/usd. Os fundos só são actualizados uma vez por dia, e tomam em consideração a variação eur/usd no momento de cotação. À semelhança do que acontece como Templeton TR sem hedge!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 16/7/2013 11:35

fernmato Escreveu:Pimco Total Return Fund adds Treasurys in tumultuous June
Agora basta saber se ele reforço os treasuries neste periodo (duvido)

Pk duvidas?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por matos_1 » 16/7/2013 10:10

Pimco Total Return Fund adds Treasurys in tumultuous June

http://www.cnbc.com/id/100888119

Parece que o Bill Bross não ficou muito perturbado com o aumento do yield das treasuries. Agora basta saber se ele reforço os treasuries neste periodo (duvido) ou se devido aos outflows do fund aproveito para liquidar outros ativos aumentando assim o peso dos treasuries.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por Varendia » 15/7/2013 20:43

Caro Virtual God,

Muito bom, fui ver e nao muda so o grafico, muda tambem o sharpe e restantes racios.

Obrigado.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

Registado: 10/12/2012 12:12

por Midas » 15/7/2013 20:22

VG,

Como o Forex, é volatil, as taxas de cambio, estão sempre a mudar. Se mudares a moeda, durante o mesmo dia e tendo a UP o mesmo valor, tem-se valores diferentes no mesmo fundo?
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 15/7/2013 19:57

:arrow: Se eu quiser analisar um fundo que é em dólares sem a conversão euro dólar é simples. No Best há a opção para alterar a moeda do gráfico. Deixo em baixo o Pimco DI em USD. Se pesquisarem o Isin na morningstar dá o gráfico muito diferente pois aparece em euros.
Anexos
Pimco DI USD em USD.JPG
Pimco DI USD em USD.JPG (90.03 KiB) Visualizado 9245 vezes

por Midas » 15/7/2013 19:02

Varendia Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Se comprastes os fundos com Euros, não precisas de usar o Morningstar.com. As Morningstar dos países do Euro, usam os valores das gestoras, já convertidos. Os fundos que tem as UP originalmente noutra moeda que não o Euro, são convertidas pelas gestoras e poderão dar origem a ganhos ou perdas cambiais nos fundos. Estas Morningstar usam estes valores para fazer os calculos. A Morningstar UK, converte estes valores para a GBP, originando calculos diferentes, devido ás diferenças cambiais (por exemplo, EUR-GBP ou USD-GBP).

Caro Rick,

Disse que diversifico, inclusive em moeda, tenho contas em EUR e em USD pelo que quando compro fundos em USD uso USD.
Tambem calculo o meu Internal Rate of Return em Euros e USD.

Nao sou maluco (pelo menos nao esta clinicamente provado), ha uma razao por tras disto, trabalho fora de Portugal e recebo em USD. Na altura em que sai fez sentido na minha cabeca comecar a ter poupanca em EUR e em USD. Assim os fundos de activos europeus sao comprados em EUR e os restantes em USD. Como sai sem data de regresso nao sei se no futuro para onde for se vou precisar de EUR ou USD, assim, no meu caso hedging podia ser um risco maior do que nao fazer hedging. Tambem me anima porque enquanto nao residente pago um pouco menos IRS em mais valias .... :twisted: .. embora hajam bancos mais e menos amigos das contas em USD.

Em alguns anos de forum serei o primeiro coleccionador de fundos que compra em diversas moedas?

Voltando ha pergunta, como compro em USD e portanto avalio o desempenho do fundo em USD antes de o comprar, devo ver isso na morningstar.com ou noutro sitio? uso o FT para ver o andamento do meu portfolio (da para uma grande parte do que tenho), e simpatico embora tambem me pareca que faca o mesmo que referiram em relacao ao morningstar.uk e passe tudo para GBP.
Em Portugal uso o BEST, ai tambem fazem a conversao de tudo para EUR?

Sobre o tema do Virtual God, estive a ler o artigo do rebalancing outra vez, pois, mas queria mesmo uma receita, vendo toda aquela informacao quase que se chega a conclusao que a muito longo prazo e quase indiferente. Por um lado e bom, retira a responsabilidade de ter tomado a decisao certa ou errada e simplesmente acreditar no historico, por outro lado .... a vontade ... bem, e por isso que uma estrategia e uma estrategia ... para evitar a emocao.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Acho que depois desde ponto deixo de monopolizar o forum e passo a chutar so uns fundos de vez em quando.

Enquanto estava a editar o meu post anterior, colocastes novo post. Achei que o meu post não estava completo.

As Morningstar, fazem filtragem dos fundos consoante as autorizações de venda dos fundos nesses países, por exemplo, há fundos que aparecem na Morningstar.es que não aparecem na Morningstar.pt, devido á não estarem autorizados esses fundos em Portugal.

Eu também tenho uma carteira em USD, que uso exclusivamente para movimentar activos em USD, eu uso a Morningstar.pt, no caso dos fundos de investimento, que compro em Portugal. A Morningstar.com não tem alguns fundos comercializados em Portugal, devido a isso. Se os fundos em USD, comprastes nos EUA, faz sentido ver-los na Morningstar.com.

Usando um dos teus fundos como exemplo:
Varendia Escreveu:Schroder ISF Euro Bond B Acc LU0106235707 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04AFQ

PT vs. UK
Rent. Anualiz. % vs. Trailing Returns -> São iguais (inclui as rentabilidades em diversos prazos)
Rentabilidades anuais (%) vs. Annual Returns -> São diferentes
Rentabilidade trimestral % vs. Quarterly Returns -> São diferentes
Medidas de volatilidade vs. Volatility Measurements -> São diferentes
Estadisticas de carteira vs. Modern Portfolio Statistics -> São iguais

Usando um fundo em USD que está no top, o "Vontobel Global Value Equity C", este fundo nem aparece na Morningstar.com e na Morningstar UK, só aparecem outras sub-classes deste fundo, por exemplo, "Vontobel Fund Global Value Equity B".

Conclusão: Usar a Morningstar consoante o país, aonde se fez a subscrição dos fundos.

O Banco Best, usa a Morningstar e esta faz a conversão para o EUR, em alguns calculos.
(O Best, dá os valores dos investimentos na moeda original e convertidos para EUR, nos extractos. Umas das falhas que encontro no Banco Best, não apresentar a taxa de câmbio usada e sua data/hora, nos extractos.)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Varendia » 15/7/2013 17:35

Rick Lusitano Escreveu:Se comprastes os fundos com Euros, não precisas de usar o Morningstar.com. As Morningstar dos países do Euro, usam os valores das gestoras, já convertidos. Os fundos que tem as UP originalmente noutra moeda que não o Euro, são convertidas pelas gestoras e poderão dar origem a ganhos ou perdas cambiais nos fundos. Estas Morningstar usam estes valores para fazer os calculos. A Morningstar UK, converte estes valores para a GBP, originando calculos diferentes, devido ás diferenças cambiais (por exemplo, EUR-GBP ou USD-GBP).

Caro Rick,

Disse que diversifico, inclusive em moeda, tenho contas em EUR e em USD pelo que quando compro fundos em USD uso USD.
Tambem calculo o meu Internal Rate of Return em Euros e USD.

Nao sou maluco (pelo menos nao esta clinicamente provado), ha uma razao por tras disto, trabalho fora de Portugal e recebo em USD. Na altura em que sai fez sentido na minha cabeca comecar a ter poupanca em EUR e em USD. Assim os fundos de activos europeus sao comprados em EUR e os restantes em USD. Como sai sem data de regresso nao sei se no futuro para onde for se vou precisar de EUR ou USD, assim, no meu caso hedging podia ser um risco maior do que nao fazer hedging. Tambem me anima porque enquanto nao residente pago um pouco menos IRS em mais valias .... :twisted: .. embora hajam bancos mais e menos amigos das contas em USD.

Em alguns anos de forum serei o primeiro coleccionador de fundos que compra em diversas moedas?

Voltando ha pergunta, como compro em USD e portanto avalio o desempenho do fundo em USD antes de o comprar, devo ver isso na morningstar.com ou noutro sitio? uso o FT para ver o andamento do meu portfolio (da para uma grande parte do que tenho), e simpatico embora tambem me pareca que faca o mesmo que referiram em relacao ao morningstar.uk e passe tudo para GBP.
Em Portugal uso o BEST, ai tambem fazem a conversao de tudo para EUR?

Sobre o tema do Virtual God, estive a ler o artigo do rebalancing outra vez, pois, mas queria mesmo uma receita, vendo toda aquela informacao quase que se chega a conclusao que a muito longo prazo e quase indiferente. Por um lado e bom, retira a responsabilidade de ter tomado a decisao certa ou errada e simplesmente acreditar no historico, por outro lado .... a vontade ... bem, e por isso que uma estrategia e uma estrategia ... para evitar a emocao.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Acho que depois desde ponto deixo de monopolizar o forum e passo a chutar so uns fundos de vez em quando.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

por Midas » 15/7/2013 14:11

Varendia Escreveu:Ja tinha lido o artigo. O que procurava opiniao era mais de timing para reforcar mas timing e uma ciencia muito pouco exacta (para mim) por isso e que fico roido de vontade, de vez em quando a vontade ganha. Gostei dos posts com os graficos das treasuries de ha uns dias atras que me fazem pensar muito nisso.

Sobre o coleccionar fundos, acho que sim ... vai acontecer. Pensando bem ja acontece.

Obrigado aos dois pela dica do morningstart.co.uk, ja agora, nos .pt/.es tambem acontece o mesmo aos fundos em USD? convertem para Euros? Se isso acontece entao tenho de me virar para o outro site para avaliar fundos em USD?
Se sim qual aconselham? o morningstart.com? outro?

Se comprastes os fundos com Euros, mesmo que os fundos sejam denominados em EUR/USD/etc, não precisas de usar o Morningstar.com. As Morningstar dos países do Euro, usam os valores das gestoras, já convertidos. Os fundos que tem as UPs originalmente noutra moeda que não o Euro, são convertidas pelas gestoras e poderão dar origem a ganhos ou perdas cambiais nos fundos EUR. Estas Morningstar usam estes valores para fazer os calculos (Ver EDIT). A Morningstar UK, converte estes valores para a GBP, originando calculos diferentes, devido ás diferenças cambiais (por exemplo, EUR-GBP ou USD-GBP).

EDIT: No caso dos fundos com as UPs em USD ou outra moeda estrangeira, as Morningstar dos países do Euro, fazem conversão dos valores para o EUR, se usas Euros, estas Morningstar dão-te os valores correctos. Se estiveres no Reino Unido ou usares a GBP, é que faz sentido usar a Morningstar UK. Se usares o USD ou estiveres nos EUA, usa-se a Morningstar.com.
Editado pela última vez por Visitante em 15/7/2013 17:40, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por matiasprt » 15/7/2013 14:07

Boas,

Após algum tempo de ausencia forçada e outro para não ver as demasiadas quedas que tinha, voltei ao ativo.

Decidi mudar um pouco as minha alocação pois tinha mais fundos disponiveis e os outros ainda estarem "verdes" embora não tão verdes como estiveram...

Assim sendo esta é a minha nova alocação de fundos:
(A maioria senão todos estão na 1ª página deste tópico)

F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged LU0236182225 28.41%
Vontobel Fund Global Value Equity C LU0218910965 14.87%
PIMCO Funds: Global Investors Series plc Total Return Bond Fund E Acc EUR (Hdg) IE00B11XZB05 14.76%
PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global High Yield Bond Fund E Acc EUR (Hdg) IE00B11XZ327 13.92%
UBS (Lux) Equity SICAV - USA Growth (USD) P-acc LU0198837287 6.87%
Templeton Global Bond (Euro) N Acc € LU0170475155 6.55%
Nordea-1 Swedish Kroner Reserve Fund E SEK LU0173797399 5.90%
Nordea-1 Stable Return Fund E EUR LU0227385266 3.12%
Nordea-1 Norwegian Bond Fund E NOK LU0173796151 2.81%
Nordea-1 Norwegian Kroner Reserve Fund E NOK LU0173797472 2.79%

É a carteira de alguém muito muito rookie no mundo dos fundos...

Abraço a todos

Registado: 16/6/2012 21:26

por Varendia » 15/7/2013 5:16

Ja tinha lido o artigo. O que procurava opiniao era mais de timing para reforcar mas timing e uma ciencia muito pouco exacta (para mim) por isso e que fico roido de vontade, de vez em quando a vontade ganha. Gostei dos posts com os graficos das treasuries de ha uns dias atras que me fazem pensar muito nisso.

Sobre o coleccionar fundos, acho que sim ... vai acontecer. Pensando bem ja acontece.

Obrigado aos dois pela dica do morningstart.co.uk, ja agora, nos .pt/.es tambem acontece o mesmo aos fundos em USD? convertem para Euros? Se isso acontece entao tenho de me virar para o outro site para avaliar fundos em USD?
Se sim qual aconselham? o morningstart.com? outro?

por VirtuaGod » 14/7/2013 21:28

Varendia Escreveu: Ha valores "best practice" para patamares de reforco?

Não sei se leste o artigo de rebalanceamento que está na primeira página: Best practices for portfolio rebalancing

Parece-me que tens bons conhecimentos e a partir daqui só lendo artigos de 20 a 50 páginas ou livros é que acrescentam algo ao teu conhecimento!! Por isso, mãos à obra :mrgreen:

P.S. Estou a ver que vais ser o coleccionador oficial de fundos aqui do fórum :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Varendia » 14/7/2013 20:34

Muito obrigado pelos comentarios.
Fico satisfeito que ao menos gostam dos fundos que listei.

Neste momento a minha carteira tem 48 activos diferentes. Com diferentes tipos de activos (obrigacoes, accoes, capital garantido), de diferentes categorias e tipos dentro de cada tipo de activo, de diferentes regioes e em diferentes moedas, escolhi ter activos em EUR e USD sem hedging (nos fundos de activos americanos, globais ou asia). E uma exposicao um pouco mais violenta mas nao me tenho dado mal.

Concordo com o que disseram, tenho uma estrategia de tipos de activos e em funcao desses activos escolho dentro de cada categoria fundos que estejam ou acima da media de rendimento com desvios padroes perto da media, ou na media do rendimento com desvios padroes abaixo da media. Gosto de correr um pouco mais de risco mas nao quero so fundos "perigosos". So depois de escolher os fundos vejo os activos que tem.

Por exemplo quando vejo fundos de obrigacoes do BES de risco baixo a dar 40% vou ver os activos que la estao e fico com medo.
De facto nao devo passar tempo suficiente a ver em detalhe os activos de cada fundo nem comparo os activos entre fundos da mesma categoria, parto do principio que se tem performances e parametros/racios significativamente diferentes e tem activos do mesmo tipo (por exemplo European Corporate Bonds) entao e porque tem carteiras e modelos de gestao diferentes pelo que os vejo como diversificacao dentro da categoria. Preciso de mais tempo.

Dei o exemplo dos de obrigacoes europeias (encaixa melhor neste topico do forum), nos de accoes europeias por exemplo tenho um mix de fundos, uns de large cap / growth, outros de mid cap e outros de small cap, 6 fundos no total.

Nao tento balancear mais do que 2 vezes por ano, e como invisto numa perspectiva de acumulacao, excepto casos malucos, o balanceamento e feito via aumento do valor da carteira mais do que por troca de activos, mantenho sempre 30% do valor do portfolio em cash para poder acompanhar um possivel fim do mundo (como o de 2008 em que quase nao tinha $$ para comprar na descida).

Dos vossos comentarios entendo que nao vem problema neste tipo de diversificacao, excepto o trabalho de controlar a mesma para a balancear devido ao numero de activos da carteira.

Outro tema para o qual pedia opiniao e o reforco, em particular com as quedas dos fundos de obrigacoes, em vez de ficar aflito, fiquei foi cheio de vontade de reforcar. Em termos de reforcos se vejo um fundo cair em curto prazo mais de 50% do seu desvio padrao a 3 anos fico-me a roer todo para comprar mais.
Sera mais um criterio alucinado? Ha valores "best practice" para patamares de reforco?

Mais uma vez obrigado.

por Midas » 14/7/2013 18:44

VirtuaGod Escreveu:Treasuries Rise Most in Year on Bets Stimulus to Continue

Com as obrigações a recuperar da queda mais o S&P em máximos uma parte da queda já deve ter sido recuperada (qualquer coisa entre 25 a 33% é o valor que devem procurar).

Também podes incluir em máximos, o NASDAQ e o Russell 2000. \:D/

Quem saiu em Maio, perdeu estes máximos. :twisted:

(As acções europeias, estão lentas.)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 14/7/2013 18:28

Rick Lusitano Escreveu: Na minha estratégia, dividi a carteira, por categorias, depois por pesos (%), só depois escolhi os fundos.

Rick Lusitano Escreveu:[Por exemplo, se me disseres que a tua carteira, são apenas estas 3 categorias, apesar de teres 9 fundos diferentes, mesmo que tenham politicas de investimento diferentes, esta carteira não seria diversificada.

+1

por Midas » 14/7/2013 18:07

Varendia Escreveu:Bom Dia,
Acompanho este forum ja a algum tempo mas so agora com a mudanca consigo fazer o login. Desde ja parabens, e raro conseguir tanta informacao de qualidade concentrada.

Um tema para o qual agradecia comentarios - Havera demasiada diversificacao?

Nao sou averso ao risco mas desde 2008 (sabe se la porque) gosto menos de colocar ovos no mesmo cesto, dessa forma vou desenvolvento a minha carteira em varios grupos de activos.
Em baixo dou o exemplo dos fundos de European Bonds onde tento um mix de fundos de corporate, government e high yield (medo), onde tento escolher fundos com bons indicadores, uns de maior risco outros de menor risco dentro da mesma categoria. Vou acumulando lentamente e no caso de European Bonds actualmente vou acumulando para manter partes iguais dos fundos abaixo:

Nordea-1 European Cross Credit Fund E EUR LU0733674179 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NRZS
AXA World Funds Euro Credit Plus E Capitalisation EUR LU0189846529 http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR062YR
Henderson Horizon Fund - Euro Corporate Bond Fund A2 EUR Acc LU0451950314 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I0E
MORG.STAN.IF-EURO CORPORATE BD A LU0132601682 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UG7
AXA WF Euro 5-7 EC EUR LU0251660279 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V1
Schroder ISF Euro Bond B Acc LU0106235707 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04AFQ
Threadneedle Eurp Hi Yld Bd Ret Grs EUR GB00B42R2118 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UL7
Nordea-1 European High Yield Bd E EUR LU0229519474 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06IG1
Fidelity European High Yld A-EUR LU0110060430 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04D2Q

Embora hajam fundos da mesma categoria, apos ver os activos que tem e os racios, tem formas de gestao diferentes e por isso que entrei nesta loucura, como vou avaliando o que tenho e o que pretendo ter, fazendo o mesmo exercicio pelas classes de activos que tenho, dentro de pouco tempo chego a mais de 80 fundos diferentes. ... o que me parece que me vai dar uma dor de cabeca para os ir equilibrando.

Estarei a alucinar ou isto faz algum sentido?

Governamentais
AXA WF Euro 5-7 EC EUR LU0251660279
Schroder ISF Euro Bond B Acc LU0106235707

Corporativas
Nordea-1 European Cross Credit Fund E EUR LU0733674179
AXA World Funds Euro Credit Plus E Capitalisation EUR LU0189846529
Henderson Horizon Fund - Euro Corporate Bond Fund A2 EUR Acc LU0451950314
MORG.STAN.IF-EURO CORPORATE BD A LU0132601682

High Yield
Threadneedle Eurp Hi Yld Bd Ret Grs EUR GB00B42R2118
Nordea-1 European High Yield Bd E EUR LU0229519474
Fidelity European High Yld A-EUR LU0110060430

Existe várias maneiras de construires a tua estratégia de investimento, deves usar aquela que fizer sentir mais confortável. Na minha estratégia, dividi a carteira, por categorias, depois por pesos (%), só depois escolhi os fundos.
Os importantes da diversificação: os pesos de cada categoria; o número de categorias e tipo de categorias. Por exemplo, se me disseres que a tua carteira, são apenas estas 3 categorias, apesar de teres 9 fundos diferentes, mesmo que tenham politcas de investimento diferentes, esta carteira não seria diversificada. Mas se me dizeres, por exemplo, que tens x de categorias de obrigações e acções, com por exemplo 5% cada, e cada categoria tem 2 ou 3 fundos, não me parece mal. O inconveniente, será mesmo a gestão, que inclui o rebalanceamento e controlo individual de cada fundo. Mas 80+ fundos em carteira, para mim, seria demasiado. :roll:

Para veres os fundos, não uses a Morningstar UK (http://www.morningstar.co.uk), pois eles fazem os calculos em função á GBP. alguns valores não serão iguais. Usa a Morningstar Portugal (www.morningstar.pt) ou Morninstar ES/FR/IT, que são sites de países do EUR. Os fundos que apresentas, aparecem todos na Morningstar.pt.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 14/7/2013 17:41

Treasuries Rise Most in Year on Bets Stimulus to Continue

Com as obrigações a recuperar da queda mais o S&P em máximos uma parte da queda já deve ter sido recuperada (qualquer coisa entre 25 a 33% é o valor que devem procurar).

por VirtuaGod » 14/7/2013 17:35

1. Não uses a morningstar uk. Usa a PT ou ES/IT. Uma morningstar de um país fora da zona euro os gráficos vão ser da moeda local (no caso Libras Estrelinas) e a performance será completamente diferente da real.

2. 80? Não vejo razões para isso. Eu uso 10/15 e já me vejo aflito para que os fundos não se sobreponham nos activos. Há sempre ligeiras diferenças nos fundos, se em meio ano tens 80 antes de 2015 tens 200! A partir de certa altura a diversificação acrescentada é neglegênciável e a complexidade acaba mais por criar entropia do que outra coisa.

A dificuldade nem está em "os ir equilibrando" pk isso se faz facilmente se tens isso em excel. Dá logo os valores todos certinhos e sem muito trabalho (depois do trabalho inicial de fazer o excel claro). A questão prende-se mais do lado de provavelmente não seguires bem todos os fundos, não reparares que um está a ter um comportamento mais "pobre" etc. Com tanto fundos acabarás por neglegenciar alguns e isso pode custar algum $.

O problema está que estás a pensar nos fundos como forma de diversificação. Devias pensar nos activos em si, não nos fundos. Depois para cada activo escolhes o melhor fundo da categoria. Não sobrecompliques o que é simples!!

P.S. Gosto dos fundos que aí tens. Ao menos escolhes bem os fundos :mrgreen: :wink:

por Varendia » 14/7/2013 5:49

Bom Dia,
Acompanho este forum ja a algum tempo mas so agora com a mudanca consigo fazer o login. Desde ja parabens, e raro conseguir tanta informacao de qualidade concentrada.

Um tema para o qual agradecia comentarios - Havera demasiada diversificacao?

Nao sou averso ao risco mas desde 2008 (sabe se la porque) gosto menos de colocar ovos no mesmo cesto, dessa forma vou desenvolvento a minha carteira em varios grupos de activos.
Em baixo dou o exemplo dos fundos de European Bonds onde tento um mix de fundos de corporate, government e high yield (medo), onde tento escolher fundos com bons indicadores, uns de maior risco outros de menor risco dentro da mesma categoria. Vou acumulando lentamente e no caso de European Bonds actualmente vou acumulando para manter partes iguais dos fundos abaixo:

Nordea-1 European Cross Credit Fund E EUR LU0733674179 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NRZS
AXA World Funds Euro Credit Plus E Capitalisation EUR LU0189846529 http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR062YR
Henderson Horizon Fund - Euro Corporate Bond Fund A2 EUR Acc LU0451950314 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I0E
MORG.STAN.IF-EURO CORPORATE BD A LU0132601682 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UG7
AXA WF Euro 5-7 EC EUR LU0251660279 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V1
Schroder ISF Euro Bond B Acc LU0106235707 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04AFQ
Threadneedle Eurp Hi Yld Bd Ret Grs EUR GB00B42R2118 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UL7
Nordea-1 European High Yield Bd E EUR LU0229519474 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06IG1
Fidelity European High Yld A-EUR LU0110060430 http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04D2Q

Embora hajam fundos da mesma categoria, apos ver os activos que tem e os racios, tem formas de gestao diferentes e por isso que entrei nesta loucura, como vou avaliando o que tenho e o que pretendo ter, fazendo o mesmo exercicio pelas classes de activos que tenho, dentro de pouco tempo chego a mais de 80 fundos diferentes. ... o que me parece que me vai dar uma dor de cabeca para os ir equilibrando.

Estarei a alucinar ou isto faz algum sentido?

por Midas » 13/7/2013 0:33

Legendz Escreveu:É um grande artigo sim sra, que está a colidir com a minha vontade de mexer nos EM's, bonds e local debt. *got to resist*....

Luke, join the dark side of the force. :mrgreen:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Legendz » 12/7/2013 17:05

É um grande artigo sim sra, que está a colidir com a minha vontade de mexer nos EM's, bonds e local debt. *got to resist*....

Registado: 9/2/2012 13:59

por VirtuaGod » 12/7/2013 3:34

The Intelligent Investor: Saving Investors From Themselves

Que GRANDE artigo. Ainda por cima para quem nunca tinha lido Jason Zweig (cronista imensamente conhecido no meio financeiro) apanhar logo um artigo destes até fiquei parvo com a qualidade do artigo (principalmente com a primeira metade).

No fundo todo o artigo pode ser resumido numa frase "Approximately 99% of the time, the single most important thing investors should do is absolutely nothing." e numa citação de Benjamin Graham: “The investor’s chief problem – and even his worst enemy – is likely to be himself.”

por VIXIUM » 12/7/2013 1:02

Boas
Cheguei aqui e vi que estava tudo mudado. Oferecem-nos um Ferrari em tempo de crise. Para os que gostam de Ferraris...
Mas está bem, sim senhor. Tem um ar mais jovial. Vamos ver as funcionalidades. Para já não encontrei onde citar alguém...

VG: foste tu que mandaste nisto por causa da crise nos fundos, certo? Uma contrapartida, digamos assim :lol:

Bom, vou dar uma volta por aqui porque não tenho tido tempo sequer para visitas.

Fiquem bem.

VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Joao-D » 10/7/2013 21:38

Se olhassem para os gráficos acho que seria diferente...
Por exemplo, o Bond subiu sempre acima da MA(50), exepto naquele breve período em Jan 2013, mas reagiu junto do mínimo anterior. Em Maio de 2013 a história foi diferente, quebrou a MA(50) e continuou a descer, depois quebrou também a MA(200) e continuo a descer... Enquanto não conseguir ter mais de 106 é mais provável que desça mais.
As bunds como têm variações menores são mais simples de analisar tecnicamente.
Anexos
BOND.PNG
BOND.PNG (46.95 KiB) Visualizado 10767 vezes

Registado: 27/5/2010 18:17

por Legendz » 10/7/2013 21:26

Boa noticias mesmo, espero que faca um rollup nas obrigacoes, quando criei a carteira nunca pensei que os fundos com pior performance fossem exactamente todos os pimco! :D

Registado: 9/2/2012 13:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, latbal, malakas, Manchini888, MPAM, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 60 visitantes