Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por rasteiro » 12/7/2013 9:08

olá.
Não és obrigado asubscrever as obrigações.
Fonte do bpinet bolsa.

abraços

pcunha6 Escreveu:Olá

alguém me pode ajudar se eu for ao ac e comprar acções 0.01 sou depois obrigado a comprar obrigações??
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por pcunha10 » 12/7/2013 0:50

Olá

alguém me pode ajudar se eu for ao ac e comprar acções 0.01 sou depois obrigado a comprar obrigações??

Registado: 12/9/2012 0:00

por johncq » 11/7/2013 19:50

Relativamente à possibilidade de se abrirem posições curtas / vendidas de CFDs e outros derivados de acções (neste caso Banif), muitas vezes dependem das condições do mercado mas de empréstimo de títulos (porque alguém tem de os emprestar para os entregar ao comprador), e não das . Nos eventos como aumentos de capital (excepto os que são por incorporação de reservas), durante uma janela de tempo não se podem implementar estratégias de "short-selling". Porém, actualmente não é difícil fazê-lo no BCP e no BPI mas pagando entre 10% e 5% pelo nocional (taxas anuais mas pelo tempo decorrido).

Também se terá de ter atenção ao "free float", ao grau de concentração e fragmentação dos títulos, para se poder aferir se existem condições no "mercado de empréstimo de títulos".

Registado: 29/11/2007 4:32

por Celsius-reloaded » 11/7/2013 15:39

Confesso que não percebo pq é que as quedas demoraram tanto tempo a aparecer dado que já sabia há mto o valor a que elas iam ser transaccionados no aumento de capital.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Blue Epsilon » 11/7/2013 15:04

Realmente o comunicado da CMVM foi relativo ao dia 4.

Neste momento não se pode shortar via CFD's o Banif nem o Bes. O BCP e BPI pode-se. Porquê?

Segundo a GoBulling a quem coloquei a questão:

" É uma decisão do emitente dos CFDS nesta plataforma. Considera que as condições de mercado não são as ideais para abertura de posições curtas."
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por pepe7 » 11/7/2013 13:21

Tridion Escreveu:
pepe7 Escreveu: correia1978 "jornaldenegocios.pt"]CMVM suspende “short selling” no BCP, BES, Banif e Sonae Indústria
03 Julho 2013, 20:25 por André Veríssimo | averissimo@negocios.pt

Apostar na queda das acções não será possível na sessão de amanhã. Decisão pode ser prorrogada por mais um ou dois dias.
A CMVM decretou a suspensão do “short selling” nas acções do BCP, BES, Banif e Sonae Indústria durante a sessão de amanhã. A decisão é tomada ao abrigo de um regulamento europeu que permite esta proibição nos títulos que registem uma desvalorização de mais de 10% no fecho de uma sessão.

Foi o que sucedeu na sessão de hoje, em que a cotação do Banif recuou 14,13%, a do BCP 12,9%, a do BES 10,95% e a da Sonae Indústria 10,36%.

O “short selling” é uma operação financeira que permite obter ganhos com a queda de um título. O investidor pede as acções emprestadas a outro, vendendo-as imediatamente no mercado. Depois de a cotação cair, compra as acções para saldar o empréstimo. A mais-valia resulta da diferença entre o preço da compra no mercado (mais baixo) e o preço da venda original (mais alto).

A proibição incide quer sobre o “short selling” coberto, quer sobre o descoberto. A CMVM pode estender a proibição por uma ou duas sessões.

Pois, mas não implica que a cotada caia...depende do interesse comprador ou vendedor....

Isto não faz muito sentido, porque depois das vendas fortes de ontem é normal que hoje haja um rebound, logo não será um dia dado a curtos...já nos próximos dias não estarei tão certo das subidas, mas aí já não existirá a proibição de negociar curtos.

Esta atitude é mais política que outra coisa...penso eu de que![/quote]

Olá Tridion,
Na altura não respondi, mas se no caso do Banif não se poder efetuar “short selling”, aqui está um exemplo de que mesmo com a proibição não implica que a cotada cai-a...sendo de "atitude é mais política que outra coisa" ou outro motivo, no contexto do meu post acima e tua resposta por acaso o mercado reagiu positivamente no dia seguinte, mas podia não o ter feito e não teve a ver com a proibição dos “short selling”
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

Re:

por pvg80713 » 11/7/2013 13:01

Keyser Soze Escreveu:
Vieira Escreveu:o Barclays Portugal não tem qualquer relação com o Barclays Inglês... O Barclays Portugal surgiu a partir da compra dos antigos balcões do Credit Lyonnais e só utiliza mesmo o nome.

onde é que ouviste essa ...tás enganado

O Barclays em Portugal é uma filial do Barclays UK e regulado pelo Banco de Inglaterra (penso até que essa informação consta na Escritura se lá fizeres um crédito habitação)

sorry lá, o Barclays em Portugal, é um banco de direito Portuguẽs e regulado pelo Banco de Portugal... o mesmo com o Banco do Brasil, Deutshe etc....

os seu donos sim, são eles...

Registado: 19/4/2005 11:11

por getede » 11/7/2013 12:54

Boa tarde, gostaria de pedir uma ajuda do caldeira que é a seguinte^:

Meu pai esta reformado e tem umas poupancas depositadas no Banif, acham que é seguro manter la ou achariam melhor mudar de banco e sendo assim qual o mais seguro (hipoteticamente falando).
Obrigado a todos.

Registado: 10/5/2010 15:35

por Ulisses Pereira » 11/7/2013 12:33

O que eu quis dizer é que já era quase impossível alguém abrir posições curtas no Banif. Não creio que haja guerra entre curtos e longos. O que há é ma guerra de sobrevivência do Banco.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Norbas » 11/7/2013 12:29

CONSELHO DIRETIVO DA CMVM DELIBERA PROIBIÇÃO DE VENDAS A DESCOBERTO PARA 4 TÍTULOS COTADOS NA EURONEXT LISBON

03 de Julho de 2013

Proibição temporária de vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banif - Banco Internacional do Funchal, S.A. (ISIN: PTBAF0AM0002), do Banco Comercial Português, S.A. (ISIN: PTBCP0AM0007), do Banco Espírito Santo, S.A. (ISIN: PTBES0AM0007) e da Sonae Indústria, SGPS, S.A. (ISIN: PTS3P0AM0017), nos termos do artigo 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de março de 2012, relativo às vendas a descoberto e a certos aspetos dos swaps de risco de incumprimento.

TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 prevê o poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço;

TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE o limiar para o exercício do poder referido no parágrafo anterior corresponde a uma diminuição de 10% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior;

TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE a diminuição do preço das ações, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior, é de: Banif - Banco Internacional do Funchal, S.A., 14,13%; Banco Comercial Português, S.A., 12,90%; Banco Espírito Santo, S.A., 10,95%; e Sonae Indústria, SGPS, S.A., 10,36%; e

CONSIDERANDO QUE a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo;

A CMVM DECIDE:

1. A proibição das vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banif - Banco Internacional do Funchal, S.A. (ISIN: PTBAF0AM0002), do Banco Comercial Português, S.A. (ISIN: PTBCP0AM0007), do Banco Espírito Santo, S.A. (ISIN: PTBES0AM0007) e da Sonae Indústria, SGPS, S.A. (ISIN: PTS3P0AM0017), na Euronext Lisbon, mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados S.A., nos termos do art. 23.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, com efeitos a partir das 00h00m de 4 de julho de 2013, até às 23h59m do mesmo dia.

A proibição de vendas a descoberto referida no parágrafo anterior não é aplicável à atividade de criação de mercado, tal como definida na al. k) do n.º 1 do art. 2.º do Regulamento (UE) n.º 236/2012, conforme possibilidade conferida pelo n.º 3 do art. 23.º do mesmo Regulamento.

2. A presente decisão é notificada à ESMA e publicada no sítio de internet da CMVM.

O PRESIDENTE

Registado: 25/5/2012 0:00

por Norbas » 11/7/2013 12:24

Na plataforma que utilizo não me permite shortar nenhum titulo mas como disse pelo que li a proibição de shortar por parte da CMVM era só para quinta-feira passada.
Penso que nas outras plataforma exista essa possibilidade.

Se tiver enganado peço desculpa.

por dngtm » 11/7/2013 12:21

Gostava de saber se a acção após o aumento de capital pode cotar p.e. a 0,0099 !

Registado: 29/11/2007 2:56

por Ulisses Pereira » 11/7/2013 12:20

Norbas, onde é que tu "shortas" Banif?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Norbas » 11/7/2013 12:19

Nickforum Escreveu:
Nickforum Escreveu:Bom dia

para ir ao AC será que só se pode directamento aos balcões do BANIF, ou tambem que se pode ir via homebanking do BCP se sim como é que só aceita as açoes correntes.

Obg

É que no homebanking do BCP continuo sem perceber.

alguem pode ajudar :roll:

Obg

È preciso dar ordem ao balcão ou por telefone.

Agradecemos antes de mais o seu contacto.

Relativamente à questão apresentada, informamos que para puder adquirir acções na Oferta Pública de Subscrição do emitente BANIF- Banco Internacional do Funchal, S.A a instrução terá de ser dada junto do Balcão.

Para qualquer esclarecimento adicional, lembramos estar ao inteiro dispor.

Com os melhores cumprimentos,

Contact Center – Apoio a Clientes NetBanco Particulares
Banco Santander Totta

por Norbas » 11/7/2013 12:18

Ulisses Pereira Escreveu:Norbas, isto não foi para penalizar os pequenos accionistas. Isto penalizará TODOS os accionistas, mas era a única hipótese de evitar a falência.

Um abraço,
Ulisses

Só penalizará todos os accionistas se o banco falir, até lá a guerra entre curtos e longos será bastante violenta e neste momento os curtos ganham com uma grande margem. Tanto quanto sei a imposição de bloquear posição curtas pelas CMVM foi apenas para o dia da passada quinta-feira, na sexta-feira voltaram á carga. Dai falo nos pequenos investidores que têm sido os mais afectados pois um investidor de grande monta nunca iria deixar que a sua posição desvalorizasse quase 50% numa semana, digo eu de que.

Mas em todo o caso os mercados são assim e só participa quem quer.

por nickforum » 11/7/2013 12:16

Nickforum Escreveu:Bom dia

para ir ao AC será que só se pode directamento aos balcões do BANIF, ou tambem que se pode ir via homebanking do BCP se sim como é que só aceita as açoes correntes.

Obg

É que no homebanking do BCP continuo sem perceber.

alguem pode ajudar :roll:

Obg
Bons negocios

Nickforum

Registado: 30/12/2010 10:18

por Ulisses Pereira » 11/7/2013 12:04

Norbas, isto não foi para penalizar os pequenos accionistas. Isto penalizará TODOS os accionistas, mas era a única hipótese de evitar a falência.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Blue Epsilon » 11/7/2013 11:44

xPatife Escreveu:
EVO Escreveu:Caros amigos,
Agradeço me informem se é possível "entrar curto" neste título.
Obg.

Para shortar o Banif ou outra acção qualquer, podes sempre abrir uma conta numa corretora que negocie CFD's (produto derivado).
Por exemplo: IGMarkets, XTB ou GoBulling. (São os principais players em Portugal)

Cumprimentos

Atenção que na GoBulling, os CFDs em alguns títulos como o BANIF e BES têm a abertura de posições curtas desactivada! Ordens das CMVM parece-me.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por xPatife » 11/7/2013 11:27

EVO Escreveu:Caros amigos,
Obg.

Para shortar o Banif ou outra acção qualquer, podes sempre abrir uma conta numa corretora que negocie CFD's (produto derivado).
Por exemplo: IGMarkets, XTB ou GoBulling. (São os principais players em Portugal)

Cumprimentos

Registado: 15/1/2009 15:19

por Norbas » 11/7/2013 11:16

Com o aumento de capital a ser feito desta forma, sem que os actuais accionistas recebam direitos de preferência sobre as novas acções (esta decisão foi aliás aprovada em assembleia pelos accionistas de referencia) tudo me leva a crer que esta operação foi montada para penalizar e bastante os pequenos accionistas que verão a suas posições completamente dizimadas.

Há ainda a possibilidade de o aumento de capital não ir para a frente se a ops de obrigações não for totalmente realizada e isso a acontecer poderá levar a fortes mexidas na cotação a curto prazo, mas a longo prazo não auguro nada de bom para o Banif. Um banco praticamente falido com uma injecção massiva de capital por parte do estado português e que não consegue realizar um aumento de capital para se auto-financiar só poderá ter um destino que é ser vendido ao desbarato ou simplesmente avançar para a liquidação total.

Todavia há também a possibilidade de os investidores curtos com os lucros fabulosos que têm feito reservem uma parte desse capital para entrar novamente no Banif adquirindo as acções a 0,01€.

Infelizmente utilizo a plataforma de negociação do Santander que não me permite entrar em posições curtas e como tal estou fora de acção neste titulo.

por EVO » 11/7/2013 11:13

Caros amigos,
Obg.

Registado: 29/11/2007 3:10

por rasteiro » 11/7/2013 11:11

eu já dei ordem pelo BPI, hoje.
ontem ainda não dava.
vou arriscar, dei ordem de 100.000mil, só são 1.000€, se me calharem todas.
ir ás obrigações, está fora dos meus planos, e não se é obrigado a isso.
Não acrerdito que me calhem as ações todas, mas se sim, ok,.

ABRAÇOS
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por nickforum » 11/7/2013 10:52

Bom dia

Obg
Bons negocios

Nickforum

Registado: 30/12/2010 10:18

por raupin » 11/7/2013 7:01

Boas.

Pois é..Pelo que estou a ver, e o que me estive a informar directamente no Banif, não haverá lugar a distribuição de direitos.
Assim que no dia que for feito a liquidação e a entrada em negociação das novas acções a um preço corrigido, os accionistas irão ver
as suas acções a cotar muito menos e com o mesmo número de acções.
Deste modo ficar, será assumir perdas avultadas.
Eu já sai a dois dias com perdas a 50%, e pelos vistos não estou nada arrependido.
Ir a OPS, deverá ser uma operação de risco e e incerteza elevadas.
Vamos ver mais para o fim do prazo, dia 18 e 19 como se comporta a cotação...
O cenário é mau, tanto para os investidores como o Banif.
" A Bolsa é como um pulmão, Inspira....Expira....."

Registado: 31/7/2011 11:51

por Auditor » 10/7/2013 21:38

HardAway Escreveu:Dado estas condições do AC porque motivo a cotação das acções do mercado não caiu logo para 0,01?
O que leva a que haja investidores que continuem a comprar títulos a 0,06 ou 0,07 quando mesmo ali ao lado, em qualquer balcão têm títulos 7 vezes mais baratos?

Alguém me consegue responder?

Boas perguntas

Registado: 28/6/2007 13:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], karaya75, Kooc, luislobs, Majestic-12 [Bot], OCTAMA e 210 visitantes