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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 31/7/2013 11:38

Marco António / Atomez

Vamos pôr as coisas simples.

O que a Tesla está a fazer - lançar um modelo de gama alta que consegue uma boa penetração no mercado ( o Marco fala em 2% nos primeiros 3 meses) - batendo os maiores construtores - qualquer outro dos maiores construtor convencional tais como Mercedes, BMW, GM, Toyota, Volkswagem, etc, o poderia ter feito, mas Não Fez. Erraram todas na estratégia de marketing !!

O mercado existe há vários anos - pessoas com capacidade económica e preocupações ambientais - mas essas marcas não lançaram até hoje um produto para esse mercado. Os modelos que lançam com baterias pequenas são veiculos muito mais limitados em autonomia e que nem a opção criaram de alguns clientes quererem baterias maiores !?
O que a Toyota fez têm muito mérito mas poderiam ter feito muito mais, a bateria ainda só dá para 25Km mas porquê? Talvez haja outras explicações:
http://expresso.sapo.pt/portugal-a-beira-de-ficar-rico=f631254

Certo que para o carro eléctrico poder evoluir tecnologicamente e baixar de preço é preciso ganhar escala que é outro aspecto que os produtos oferecidos até agora não dão o que por sua vez não fomenta a concorrência, cerceado pela raiz o desenvolvimento.

O mercado funciona pela pressão económica (consumidores, acionistas e outros factores menos claros mas igualmente poderosos) que condicionam as decisões das empresas. Certo é que este ponto de viragem para carros eléctricos não deve ser do interesse da industria petrolifera a que a indústria automóvel tem dado apoio de forma encapotada como já vimos com produtos desadequados ao mercado.

Fico admirado Marco por teres uma posição tão fundamentalista em apoio à "pseudo" transparência do funcionamento do mercados dos automóveis, que quando alguém aqui no forum põe o "dedo na ferida" sais logo "contra" parecendo que o forum têm uma posição institucional de defesa da indústria automóvel e/ou petrolífera representada por um dos seus administradores.

E claro o Sem2006 tem razão os obstáculos (para além dos tecnologicos) à mudança para automóveis eléctricos são enormes mas, acho que agora o rumo está traçado mas claro temos de ajudar a que os contrutores convencionais deixem de ser um dos "travões" - impingindo à sociedade os seus carros fumarentos.

Evidentemente que a aposta nas energias renováveis é fundamental para alimentar a mobilidade sustentável.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 31/7/2013 9:01

Há um factor que acho que ainda ninguém referiu:

Os carros eléctricos não dão receitas pós-venda, pois praticamente não existem partes mecânicas para manutenção, ao contrário dos carros com motor de combustão. E isto, por muito que digam, não interessa aos construtores..
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 31/7/2013 0:25

Essas são fáceis de responder:
Al_Trader Escreveu:- Porque é que uma companhia independente e com poucos anos de experiência, a Tesla, consegue produzir um automóvel electrico com autonomia duas vezes superior a qualquer automóvel eléctrico dos construtores convencionais

Porque usa uma bateria 3 vezes maior, é muito mais pesado, precisa de motores mais potentes e portanto custa 4 vezes mais.

Al_Trader Escreveu:- Porque é que os grandes construtores querem continuar a produzir automóveis que poluem o ambiente e causam problemas respiratórios às pessoas principalmente nas grandes cidades.

Porque são esses que as pessoas em geral querem para comprar.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 31/7/2013 0:07

E para rematar, convém que faças um escrutínio melhor do que vais lendo (especialmente em sites tecnológicos e ou "verdes") porque muitas vezes o que vais ler é escrito à luz de "fan-boys" de determinados sectores ou soluções.

Isto vem a propósito novamente do "sucesso" de vendas do Tesla e da notícia que linkaste. Eu volto a sublinhar antes de mais nada que esse sucesso "brutal" corresponde a cerca de 10 mil veículos. Num mercado de mais quase 8 milhões. Só isto digamos que arruma logo com a discussão.

Mas se "cavares" um pouco mais longe irás descobrir por exemplo que mesmo no mercado de veículos de luxo, a que a peça faz referência, o sector tem vendas de mais de meio milhão no semestre, como podes ver aqui:

http://wap.wsj.com/mdc/public/page/2_30 ... sales.html

Portanto, mesmo que olhes para sector específico dos veículos de luxo, o "brutal" sucesso são afinal 2% do sector.

Teria de verificar melhor mas é praticamente certo que a notícia não é sequer factualmente verdadeira porque é virtualmente impossível com 2% do sector de veículos de luxo a Tesla estar à frente de toda a gente.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 30/7/2013 23:47

Al_Trader Escreveu:
Então se o problema é a bateria porque é os construtores convencionais (CVs) não oferecem essa possilidade como podemos ver em



Não percebo a pergunta. Eu estou a dizer que o que torna os automóveis eléctricos menos competitivos é a bateria. As empresas têm uma certa aversão para ir pela solução menos competitiva e uma certa atracção para ir pela mais competitiva. São as mais competitivas que fazem o sucesso (não invalidando que existam nichos de mercado para coisas mais ou menos específicas, não mainstream).



Al_Trader Escreveu:
a Tesla oferece duas opções de bateria muito superiores às do Nissan Leaf ou Ford Focus. Naturalmente não oferecem porque não querem.



A Tesla e a Nissan/Ford apostam em eléctricos que se situam em segmentos de mercado completamente distintos. Se a Nissan e a Ford colocarem uma bateria de características semelhantes à do(s) Tesla(s), o preço do veículo final fica completamente deslocado para o segmento. Isto é elementar.



Al_Trader Escreveu:
Assim esta tua afirmação é que não tem suporte no que esses mesmo CVs oferecem - baterias pequenas como vimos também em posts anteriores acima acerca do prius - ou seja os consumidores querem mas os CVs todos não têm disponível - indícios de concertação de políticas comerciais - apesar da tecnologia estar disponível.



As tecnologias estarem disponíveis ou apresentarem-se economicamente competitivas são coisas distintas. Podia dar uma série de exemplos de tecnologias disponíveis e que não são mainstream. Porque não são economicamente competitivas, não é aquilo que as pessoas compram em massa porque estas quando fazem uma aquisição ponderam as vantagens e desvantagens e o quanto estão a pagar pela coisa. Novamente, isto é elementar.


Al_Trader Escreveu:
Mas Marco António não tens acompanhado o sucesso do modelo Tesla S batendo os Audi, Mercedes e BMW em numero de vendas este ano ?! Já agora porque é tão difícil encontrar notícias dessas em sites nacionais?



A Tesla vendeu cerca de 10 mil veículos no primeiro semestre nos Estados Unidos.

No mesmo período, venderam-se quase 8 milhões de veículos no país.

São 0.13% do mercado.

Mesmo olhando para o mercado de plug-ins eléctricos, o modelo S apesar de "todo o sucesso" representa 20% apenas desse sector.


Al_Trader Escreveu:Assim sendo Marco António a tua análise racional ( que não explica o porquê de todos os CVs não darem opção de compra para baterias grandes e também não terem abordado o mercado de gama alta, naturalmente com grande capacidade económica e com preocupações ambientais) e não encara a possibilidade de haver interesses cruzados entre a industria automóvel e industria petrolífera (eventualmente perfeitamente ligitimos) mas que tem vindo a condicionar o desenvolvimento do automóvel, prejudicando o ambiente e a nossa saúde ?


Qual desenvolvimento automóvel é que está a ser condicionado ao certo?

Os motores eléctricos estão desenvolvidos há montão de tempo e há pouco ou nada para evoluir: já são fabricados massivamente (para as mais diversas aplicações), são relativamente baratos/competitivos, são robustos e fiáveis e têm rendimentos altíssimos. A industria automóvel não travou coisa nem prejudicou coisa nenhuma nem há nada para prejudicar.

A outra grande diferença entre os veículos eléctricos e os VCI's está na tecnologia de armazenamento e recarga da energia eléctrica, a bateria.

As baterias têm evoluído de forma progressiva e constante e são há muito utilizadas para as mais diversas aplicações sendo que as diversas características têm evoluído paulatinamente e essa evolução não está dependente da industria automóvel (ainda que a economia de escala com a introdução no mercado automóvel possa puxar um pouco mais os preços para níveis competitivos). Mas não é necessária nem a evolução está dependente da industria automóvel nem esta travou coisa nenhuma, todos os anos de há uns 20 ou 30 para cá as características médias e o preço médio das baterias evoluiu positivamente porque basta a industria informática e de telecomunicações para impulsionar essa evolução (entre outras, por exemplo a industria médica e etc, as baterias têm inúmeras aplicações e investigação e o desenvolvimento nunca estiveram parados neste sector).


A teoria da conspiração é de resto uma teoria que se derrota a ela própria: se o petróleo permitisse comprar toda a gente em todo o lado isso só significava o quão brutalmente competitivo era pois (depois de comprar toda a gente, industrias inteiras, sectores inteiros de investigação, etc para travar o desenvolvimento de tecnologias eléctricas) ainda conseguia chegar ao consumidor final, antes de impostos (e mesmo depois de impostos com carga redobrada) a preços competitivos comparado com as outras formas de energia que chegam ao consumidor.


Em relação ao teu exercício que passa por apontar uma startup (que é um nicho de mercado) para tentar provar uma suposta cumplicidade não faz sentido por uma razão muito simples: não só os construtores vêm fazendo tentativas economicamente viáveis de introduzir os veículos eléctricos nas estradas (há uns bons 20 anos, desde empresas europeias como Renault e Peugeot e americanas como a GM) sempre com exito muito limitado, como várias empresas vêm apostando há muito em híbridos (em particular a Toyota) que devido ao facto de precisarem/justificarem uma bateria mais pequena (pelo próprio conceito) conseguem contornar/minizar os problemas que esta acarreta (ao mesmo tempo que oferecem algo mais dentro daquilo que os utilizadores realmente procuram: um veículo que podem utilizar a qualquer momento e com autonomias dentro da gama que os consumidores esperam e procuram). Ora, os veículos híbridos também reduzem o consumo e impactam na industria petrolífera. Provavelmente a Toyota sozinha já fez mais pela redução dos consumos de combustíveis fósseis do que todas as apostas eléctricas juntas devido à muito maior escala das vendas.


Se achas que o Tesla S é um sucesso brutal e mostra o que as pessoas querem (com as suas 10 mil vendas num semestre) eu respondo-te que no mesmo semestre Toyota mais de 150 mil híbridos.

Se achas que a Tesla por ser pioneira numa solução específica é a prova que os construtores não querem entrar em conflito (ou estão em conluio) com as empresas petrolíferas, eu respondo-te por exemplo que a Toyota (um construtor mainstream, um dos maiores do mundo) já vendeu milhões de híbridos e já fez poupar n vezes o número de barris de petróleo da Tesla.

Porque o ritmo não é aquele que tu desejarias ou porque nenhum construtor mainstream apresentou uma solução muito específica, não provas coisa nenhuma. Especialmente quando vários mainstreams já apresentaram muitas outras soluções, várias delas com muito mais impacto nos consumos de combustíveis fósseis do que a Tesla ou qualquer outra que construa puros eléctricos que queiras enumerar.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 30/7/2013 22:51

Ora Marco António então vejamos:

Porque utilizou baterias maiores, o que se reflecte no preço do veículo.

Então se o problema é a bateria porque é os construtores convencionais (CVs) não oferecem essa possilidade como podemos ver em
http://www.fueleconomy.gov/feg/evsbs.shtml
a Tesla oferece duas opções de bateria muito superiores às do Nissan Leaf ou Ford Focus. Naturalmente não oferecem porque não querem.

Não são os construtores que querem veículos assim ou assado, são os consumidores e os construtores (todos eles entre si a lutar por um lugar ao sol contra a concorrência) apenas tentam oferecer o melhor que conseguem dentro daquilo que os consumidores procuram.


Assim esta tua afirmação é que não tem suporte no que esses mesmo CVs oferecem - baterias pequenas como vimos também em posts anteriores acima acerca do prius - ou seja os consumidores querem mas os CVs todos não têm disponível - indícios de concertação de políticas comerciais - apesar da tecnologia estar disponível.

Se os eléctricos fossem realmente vantajosos, qualquer empresa poderia a qualquer momento suplantar as outras e esmagar em vendas a concorrência oferecendo aquilo que alguns julgam que é possível.


Mas Marco António não tens acompanhado o sucesso do modelo Tesla S batendo os Audi, Mercedes e BMW em numero de vendas este ano ?! Já agora porque é tão difícil encontrar notícias dessas em sites nacionais?
Não concordo contigo que "qualquer" empresa a "qualquer momento" possa suplantar as outras mas as CVs tem esse know-how e não o usaram para fazer o que a Tesla - lançar um modelo 100% electrico de gama alta e que bate em numero vendas os modelos da mesma gama dos melhores CVs e esse é que é o ponto da minha intervenção.
http://www.valuewalk.com/2013/04/tesla-motors-inc-tsla-model-s-sells-more-than-mercedes-and-bmw/

Assim sendo Marco António a tua análise racional ( que não explica o porquê de todos os CVs não darem opção de compra para baterias grandes e também não terem abordado o mercado de gama alta, naturalmente com grande capacidade económica e com preocupações ambientais) e não encara a possibilidade de haver interesses cruzados entre a industria automóvel e industria petrolífera (eventualmente perfeitamente ligitimos) mas que tem vindo a condicionar o desenvolvimento do automóvel, prejudicando o ambiente e a nossa saúde ?
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 30/7/2013 21:36

Al_Trader Escreveu:
- Porque é que uma companhia independente e com poucos anos de experiência, a Tesla, consegue produzir um automóvel electrico com autonomia duas vezes superior a qualquer automóvel eléctrico dos construtores convencionais



Porque utilizou baterias maiores, o que se reflecte no preço do veículo.


Al_Trader Escreveu:
- Porque é que os grandes construtores querem continuar a produzir automóveis que poluem o ambiente e causam problemas respiratórios às pessoas principalmente nas grandes cidades.



Não são os construtores que querem veículos assim ou assado, são os consumidores e os construtores (todos eles entre si a lutar por um lugar ao sol contra a concorrência) apenas tentam oferecer o melhor que conseguem dentro daquilo que os consumidores procuram.

Mesmo com ajudas estatais e afins, as vendas de eléctricos são diminutas. A verdade é que entre os custos da tecnologia e as suas limitações (autonomia, tempo de recarga, etc) o eléctrico ainda não é aquilo que a esmagadora maioria das pessoas procura. Sim a maior parte gosta muito de eléctricos "da boca para fora" (existe uma espécie de ódio de estimação pelos combustíveis fósseis) mas na hora de compras, os aspectos práticos acabam por levar a melhor.


Se os eléctricos fossem realmente vantajosos, qualquer empresa poderia a qualquer momento suplantar as outras e esmagar em vendas a concorrência oferecendo aquilo que alguns julgam que é possível. Isso não acontece, não porque os construtores estejam todos a conspirar uns com os outros (completamente inverosímel/impraticável) mas porque realmente a tecnologia tem desvantagens que se reflectem na sua (in)capacidade de penetração de mercado. Simples.

Essas desvantagens vão-se desvanecendo/reduzindo aos poucos mas ainda há muito caminho para percorrer nestes quatro aspectos: baixar o custo das baterias, aumentar o seu ciclo de vida útil, baixar os tempos de recarga, aumentar a sua autonomia.


O problema resume-se quase todo à questão da bateria.


A evolução tecnológica nessa área tem sido efectiva e nem cabe à industria automóvel só por si travar ou acelerar essa evolução, essa tem sido mais ou menos constante e progressiva, alimentada por diversos sectores (sector automóvel, sector informático e telecomunicações).

Eventualmente, os veículos eléctricos irão vingar. Quando efectivamente forem tecnológico-economicamente superiores aos VCI's.


Tudo o resto são teorias da conspiração sem sentido que não resistem a uma análise racional e objectiva...
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por KIMBALA » 30/7/2013 21:30

Al_Trader Escreveu:Vivam,

Pelo que tenho acompanhado na evolução dos carros eléctricos, cada vez fica mais claro que os fabricantes convencionais de automóveis não fizeram grandes esforços para implementar a tecnologia eléctrica. Tenho pessoalmente a impressão que fazem muito para atrasar a sua implementação através de vários artifícios: apresentaram rapidamente a tecnologia hibrida, e as propostas eléctricas são para utilitários com pouca autonomia. Assim deixo duas perguntas que não consigo responder:

- Porque é que uma companhia independente e com poucos anos de experiência, a Tesla, consegue produzir um automóvel electrico com autonomia duas vezes superior a qualquer automóvel eléctrico dos construtores convencionais

- Porque é que os grandes construtores querem continuar a produzir automóveis que poluem o ambiente e causam problemas respiratórios às pessoas principalmente nas grandes cidades.

boas,
porque o lobby do petroleo e muito poderoso.
Cumps,
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 30/7/2013 21:10

Vivam,

Pelo que tenho acompanhado na evolução dos carros eléctricos, cada vez fica mais claro que os fabricantes convencionais de automóveis não fizeram grandes esforços para implementar a tecnologia eléctrica. Tenho pessoalmente a impressão que fazem muito para atrasar a sua implementação através de vários artifícios: apresentaram rapidamente a tecnologia hibrida, e as propostas eléctricas são para utilitários com pouca autonomia. Assim deixo duas perguntas que não consigo responder:

- Porque é que uma companhia independente e com poucos anos de experiência, a Tesla, consegue produzir um automóvel electrico com autonomia duas vezes superior a qualquer automóvel eléctrico dos construtores convencionais

- Porque é que os grandes construtores querem continuar a produzir automóveis que poluem o ambiente e causam problemas respiratórios às pessoas principalmente nas grandes cidades.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Afonso80 » 10/7/2013 15:29

Marco António, obrigado pela resposta.

Os Prius assim como o Peugeot 3008 Híbrido parecem-me uma excelente opção para quem está a ponderar a aquisição de uma viatura familiar com baixos consumos.
Uma autonomia de 25km é mais do que suficiente para uma grande parte da população que trabalha perto de casa!
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comentário

por jotabilo » 6/7/2013 9:29

A energia eléctrica é uma forma de energia muito derivada.....e por isso, sempre muito cara.
As pilhas de combustível é que constituem o caminho a adoptar....tanto em automóveis como em minicentrais de bairro (o futuro)
O que por aí anda são apenas modas....não ficarão..
Importa apenas desenvolver a produção e funcionalidade do hidrogénio....o elemento mais abundante no universo.....e claro...o oxigénio tb.....

cumps
 
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por MarcoAntonio » 5/7/2013 23:07

sem2006 Escreveu:Uma correcção: no plug in a bateria dá para 25km, mas há casos de users que já conseguiram fazer 40km em modo eléctrico (é basicamente o record)


Isso, são cerca de 25km, não 15 (lapso meu).
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por sem2006 » 5/7/2013 22:56

Uma correcção: no plug in a bateria dá para 25km, mas há casos de users que já conseguiram fazer 40km em modo eléctrico (é basicamente o record)
 
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por MarcoAntonio » 5/7/2013 22:14

Afonso80 Escreveu:Boa noite,

Gostava de saber a opinião do Marco António sobre o Prius Plug-In, um híbrido com um motor eléctrico com uma autonomia de 25 km.

Obrigado.


Afonso, desculpa não ter respondido logo mas nestes últimos dias o tempo tem sido curto. Em todo o caso, o que te posso dizer é limitado (uma vez que não tenho um nem nunca testei nenhum).

É mais ou menos consensual que em termos de tecnologia híbrida os Prius têm a tecnologia mais madura sendo que o Prius é também o híbrido com maior sucesso comercial.

Em relação à versão plug-in, basicamente aquilo é o Prius normal mas com uma bateria um nadica maior. Na minha opinião é ainda assim muito pequena, podiam ter sido mais ambiciosos nessa matéria.

A bateria, realisticamente, só dá para uns 15kms como "puro eléctico", mais coisa menos coisa (depende das condições e tipo de condução) o que é pouco para um "plug-in".

Em termos de consumo, a toyota anunciou qum rating da ordem dos 112mpg (milhas por galão) mas os resultados práticos de utilizadores reais colocam-no mais na casa dos 70~80, certamente porque na prática os utilizadores (ou grande parte deles) recorrem a combustíveis fósseis com frequência dada a limitação da bateria.



Podes ver ós resultados práticos em termos de consumo para o prius e para outros veículos aqui:

http://www.fueleconomy.gov/mpg/MPG.do?action=browseList
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por Vanek » 3/7/2013 8:49

Se a Tesla deu a volta por cima com o modelo S... Esperamos pelo modelo X.
 
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por pocoyo » 3/7/2013 8:41



Vi uma reportagem tua na TV. :)
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por Afonso80 » 3/7/2013 1:10

Boa noite,

Gostava de saber a opinião do Marco António sobre o Prius Plug-In, um híbrido com um motor eléctrico com uma autonomia de 25 km.

Obrigado.
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por mjsreis » 21/5/2013 9:45

 
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por atomez » 24/3/2013 22:28

AurioI Escreveu:A Car That Runs on Air, Water: Here's How It Works


A tecnologia é conhecida e está em desenvolvimento. Talvez tenha futuro quando se resolverem os problemas que ainda tem.

Aluminium–air battery

Aluminium–air batteries or Al–air batteries produce electricity from the reaction of oxygen in the air with aluminium. They have one of the highest energy densities of all batteries, but they are not widely used because of problems with high anode cost and byproduct removal when using traditional electrolytes and this has restricted their use to mainly military applications. However, an electric vehicle with aluminium batteries has the potential for up to eight times the range of a lithium-ion battery with a significantly lower total weight.[1]

Aluminium–air batteries are primary cells; i.e., non-rechargeable. Once the aluminium anode is consumed by its reaction with atmospheric oxygen at a cathode immersed in a water-based electrolyte to form hydrated aluminium oxide, the battery will no longer produce electricity. However, it is possible to mechanically recharge the battery with new aluminium anodes made from recycling the hydrated aluminium oxide. Such recycling will be essential if aluminium–air batteries are to be widely adopted.

On March 2013, Phinergy[2] released a video demonstration of an electric car using Aluminum-Air cells driven 330 km using a special cathode and potassium hydroxide.[3]

There are some technical problems still to solve, however, in order to make Al–air batteries suitable for powering electric vehicles. Anodes made of sheer aluminium are corroded by the electrolyte, so the aluminium is usually alloyed with tin or other elements. The hydrated alumina that is created by the cell reaction forms a gel-like substance at the anode and reduces the electricity output. This is an issue being addressed in the development work on Al–air cells. For example, additives that form the alumina as a powder rather than a gel have been developed. Also, alloys have been found to form less of the gel than aluminium.

Modern air cathodes consist of a reactive layer of carbon with a nickel-grid current collector, a catalyst (e.g., cobalt), and a porous hydrophobic PTFE film that prevents electrolyte leakage. The oxygen in the air passes through the PTFE then reacts with the water to create hydroxide ions. These cathodes work well but they can be expensive.

Traditional Al–air batteries had a limited shelf life[4] because the aluminium reacted with the electrolyte and produced hydrogen when the battery was not in use–although this is no longer the case with modern designs. The problem can be avoided by storing the electrolyte in a tank outside the battery and transferring it to the battery when it is required for use.

These batteries can be used as reserve batteries in telephone exchanges, as a backup power source. Al–air batteries could be used to power laptop computers and cell phones and are being developed for such use.
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por MarcoAntonio » 24/3/2013 21:20

AurioI Escreveu:http://www.bloomberg.com/video/a-car-that-runs-on-air-water-here-s-how-it-works-1AUvv55XQSOzuVdas2S82Q.html


A Car That Runs on Air, Water: Here's How It Works


Aparentemente, o carro funciona com (consome) água, ar... e alumínio.

Na verdade, o combustível (a fonte de energia) é o alumínio, pelo que o título é totalmente enganador.


As baterias não são recarregáveis (a água é utilizada na reacção, não é o que recarrega a bateria) e uma vez gasto o alumínio é necessário repor novo ou reciclar os produtos da reacção (o que terá custos, energéticos e económicos).

Além de ser completamente ignorado no título da notícia, praticamente tudo isto é deixado de fora do vídeo também. Só de relanço o CEO da startup que está a promover o veículo refere o desgaste da lâmina de alumínio quase como se fosse uma coisa acessória quando na verdade não o é de todo... é precisamente o contrário, o alumínio é o centro de tudo sendo que são os 25Kg de alumínio que estão a fornecer a energia (representam cerca de 200KWh, o correspondente a umas 10 baterias da actual geração de eléctricos) e uma vez gastos/consumidos é necessário "encher o depósito de novo" com outros 25Kg de alumínio.



Para resumir, o que realmente apresentam no video é um automóvel eléctrico "convencional" que leva um extensor de autonomia que consiste em por o automóvel a andar a alumínio uma vez esgotada a primeira bateria (a convencional, recarregável).
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por AurioI » 24/3/2013 20:49

http://www.bloomberg.com/video/a-car-th ... 2S82Q.html


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por DC89 » 6/2/2013 5:34

Interessante como a informação main stream deixa sempre a desejar...
http://www.teslamotors.com/


P:S: Alguem me indique como colocar vídeos pois já me fartei procurar como e não encontro.
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por atomez » 6/2/2013 3:59

Um curioso efeito secundário dos carros elétricos / hibridos -- estão a revelar-se como de melhor qualidade, em termos de fiabilidade, que os de combustão interna. Maior fiabilidade = menos problemas e avarias.

O carro mais fiável da Toyota é o Prius, da Nissan é o Leaf e da GM é o Volt.

O que não é de admirar porque mecanicamente são mais simples, com muito menos peças móveis e muito menor desgaste.

Já agora, lista de fiabilidade prevista de carros para 2013 por marcas, da melhor para a pior (Consumer Reports americana):

Scion (Toyota, modelos mais pequenos)
Toyota
Lexus (Toyota, modelos de luxo)
Mazda
Subaru
Honda
Acura (Honda, modelos de luxo)
Audi
Infiniti (Nissan, modelos de luxo)
Kia
Cadillac
GMC
Nissan
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Chevrolet
BMW
Hyundai
Volkswagen
Jeep
Volvo
Buick
Mini
Chrysler
Dodge
Ram
Ford
Lincoln (Ford, modelos de luxo)
Jaguar
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por mjsreis » 27/1/2013 23:52

Nissan Leaf baixou de preço e está mais próximo do valor pago por quem, como eu, o comprou em 2011. O PVP para a versão base é agora de 32990€ + despesas administrativas e de transporte.

O meu já tem 42000km e 7100kW.h de energia gasta em casa, o que dá cerca de 710€ em eletricidade (ao preço de energia em horas de vazio) ou 1,70€/100km.
 
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por MarcoAntonio » 24/1/2013 20:13

Uma nova raça de híbridos?

Talvez...

A ideia não é totalmente nova (tenho a vaga ideia mesmo de já ter lido qualquer coisa sobre a implementação de algo do género num autocarro protótipo funcional ou algo parecido) mas a Peugeot anunciou recentemente que está a desenvolver um Híbrido a Ar:

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/rjqFihLltSY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

O conceito é semelhante à generalidade dos híbridos eléctricos de primeira geração: como fonte de energia primária combustível convencional (para locomoção, um motor de combustão interna) mas acoplado a um segundo motor que recorre a uma energia alternativa, com autonomia limitada e com a possibilidade de recuperar alguma da energia normalmente desperdiçada como acontece nos momentos de desacelaração.

Neste caso, o conjunto bateria e motor eléctrico são substituidos pela tecnologia de ar comprimido (uma tecnologia competitiva não fosse o facto de ter uma autonomia extremamente baixa, bastante mais baixa do que os próprios eléctricos). No entanto, uma vez que é utilizado num híbrido a autonomia não é necessariamente um problema: desde que o sistema seja eficiente e permita (via poupança em combustível convencional) recuperar o investimento...


A Peugeot alega que o veículo custará menos de 20 mil euros (provavelmente um valor sem impostos e etc e que poderá não servir de grande referência porém).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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