Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 29/6/2013 19:55

Taking a Cue From Bernanke a Little Too Far

"Making a bet on interest rates is no different from trying to predict the next big drop in stocks, or jumping into the market when it appears to be poised to surge higher. These sort of emotional moves are exactly why research shows that investors’ returns tend to trail the broader market. "

"“It’s a futile game to base portfolio moves on interest rate guesses,”"

" “Investors have been conditioned by higher bond yields going into both bear markets in the last decade to believe that bonds will substantially offset stock declines,” Mr. Benningfield added.

So perhaps the loss from the bonds somehow feels worse because it’s not something investors are accustomed to. And the memories of the stock market collapse of 2008-9 are still fresh enough. "
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ghorez » 29/6/2013 16:16

Para quem não percebeu o gráfico do VG...é esta a hora para reforçar eventuais fundos de mercados emergentes (seja bonds ou stocks..) :mrgreen:

Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 29/6/2013 15:33

...
Anexos
EMB outfllows.JPG
EMB outfllows.JPG (56.44 KiB) Visualizado 7076 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Automech » 29/6/2013 13:57

Eu há algum tempo troquei aqui umas mensagem com o Virtua sobre isso. É uma pena que não se consiga perceber, a cada momento, qual a yield implicita do fundo, fazendo o market to market das obrigações.

Por exemplo, se eu tiver obrigações da REN sei que tenho uma yield de 4% aprox. Se tiver do Benfica será 6% ou algo assim. Combinando tudo sei que tenho X% de yield na carteira. Nos fundos não se consegue perceber isso, o que é uma pena. Provavelmente ajudaria a que não houvesse situações de quase pânico como nas últimas duas semanas.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por frizeman » 29/6/2013 13:24

Quem tem fundos de obrigações de qualidade que as mantenha, o risco só existe se o emitente não pagar.

O que aconteceu, foi que houve, foi um sell-off, foi pessoal que decidiu por o dinheiro ao bolso e isso refletiu-se no valor das cotações e nos fundos.

Para saberem quando vão recuperar o " guito ", vejam qual é o horizonte temporal das carteiras de obrigações dos fundos, muitas delas tem cerca de 50% de obrigações a 10 anos, outros a 5 anos e por ai.

Eu no dinheiro que tenho nos fundos, penso nele em como não o tenho.

Ainda me lembro de 2010 em que estava com perdas de 8% depois 10% e começou a inverter.

Esqueçam o dinheiro que está enterrado, neste momento, vão até à praia.

Desde que o emitente pague, é dinheiro certo, isto falando de obrigações e fundos destas.

Bom Verão para todos.

Registado: 5/8/2011 17:38

por VIXIUM » 29/6/2013 2:08

VirtuaGod Escreveu:Gosto + do Jeffrey Gundlach... Pena não termos acesso aos fundos da DoubleLine!! (seguir aos da Vanguard eram os que queria +)

VIXIUM Escreveu:It doesn't smell like apologizing. It smells like "don't go away because we need your money"... :mrgreen: :shock:

São suficientemente grandes para não querer especialmente dizer isso. O pouco que ele deixará de ganhar é uma migalha face ao muito que os clientes dele perderão por sair agora!! E Acredito que estes tipos se "apaixonem" pelas carteiras profissionais para detestarem mais as desvalorizações devido a perdas no mercado do que "fugas" de capital!!

Estão no TOP 3 de maiores AUM's no mundo. Não é meia dúzia de milhares de milhões que lhes faz mossa!!

Sempre ouvi dizer que quanto mais se tem mais se quer. Mas se tu o dizes...não te contrario. :mrgreen:

Registado: 21/10/2012 19:07

por VirtuaGod » 28/6/2013 23:29

por VirtuaGod » 28/6/2013 23:15

Gosto + do Jeffrey Gundlach... Pena não termos acesso aos fundos da DoubleLine!! (seguir aos da Vanguard eram os que queria +)

VIXIUM Escreveu:It doesn't smell like apologizing. It smells like "don't go away because we need your money"... :mrgreen: :shock:

São suficientemente grandes para não querer especialmente dizer isso. O pouco que ele deixará de ganhar é uma migalha face ao muito que os clientes dele perderão por sair agora!! E Acredito que estes tipos se "apaixonem" pelas carteiras profissionais para detestarem mais as desvalorizações devido a perdas no mercado do que "fugas" de capital!!

Estão no TOP 3 de maiores AUM's no mundo. Não é meia dúzia de milhares de milhões que lhes faz mossa!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 29/6/2013 1:36, num total de 2 vezes.

por VIXIUM » 28/6/2013 20:11

I just love the last sentence...

Bill Gross, manager of Pacific Investment Management Co.’s Total Return Bond Fund (PTTRX), the world’s largest mutual fund, issued a note to investors Wednesday night, comparing investor anxiety in the bond market to a sinking ship. In the note, he implored investors not to panic….

It doesn't smell like apologizing. It smells like "don't go away because we need your money"... :mrgreen: :shock:

por VirtuaGod » 28/6/2013 16:55

por VIXIUM » 28/6/2013 0:30

VirtuaGod Escreveu:
ghorez Escreveu:Isto é normal?

É como eu :wink:

Mas não é o "normal" me parece, pelo que leio etc

Aliás esta última semana os fundos obrigacionistas com resgates record e é as semanas em que estou mais calmo. Em vez de entrar em pànico vou estudar e ver se é um movimento "estranho" ou não. Como cheguei à conclusão que é quse ano sim, ano não uma queda destas acalmei...

Eu em vez de ir ver pergunto-te VG. Chateio-te! Até porque tive uns tempos fora e a net era coisa rara. E de facto vejo pouco quando está a descer. Mas como leio as notícias todas...antevejo o reflexo nos fundos. Isto de andar por áreas próximas é uma chatice. Até porque eu preciso da informação para trabalhar. :mrgreen: :cry:

por Reiposto » 27/6/2013 21:21

VirtuaGod Escreveu:

Aliás esta última semana os fundos obrigacionistas com resgates record e é as semanas em que estou mais calmo. Em vez de entrar em pànico vou estudar e ver se é um movimento "estranho" ou não. Como cheguei à conclusão que é quse ano sim, ano não uma queda destas acalmei...

Ufa assim já sei que para o ano não vou stressar :mrgreen:
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

por VirtuaGod » 27/6/2013 20:15

por ghorez » 27/6/2013 20:00

VirtuaGod Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Garanto-te que sofres muito mais com uma perda do que te irás rir com o ganho que tiveres.

Estudos de finanças comportamentais dizem que deprime tanto uma perda de 1% como ficas eufórico com um ganho de 3%.

Com um rácio destes percebo como os mercados são um sitio complicado de investir...

Não deprimo nem fico especialmente eufórico quando há desvaloriz/ ou valoriz/..o que acontece é que quando está a valorizar vou ver mais a conta do que quando está a desvaloriz/.. é uma coisa muito estranha. Deveria ser o contrário. Nas últimas 2 semanas praticamente não olhei para os fundos..e as vezes que olhei foi quase por acidente pq na verdade ia ver o q tenho à ordem. Isto é normal?

Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 27/6/2013 19:34

VIXIUM Escreveu:Garanto-te que sofres muito mais com uma perda do que te irás rir com o ganho que tiveres.

Estudos de finanças comportamentais dizem que deprime tanto uma perda de 1% como ficas eufórico com um ganho de 3%.

Com um rácio destes percebo como os mercados são um sitio complicado de investir...

por VIXIUM » 27/6/2013 12:55

Repara em mais uma questão.

Se estás ferido e magoado e dormes mal e continuas a achar que não perdeste então tens um paradoxo para resolver. Estás a perder, choras o dinheiro e dizes que não perdeste? Não percebo. Para quê o sofrimento se sabes que vais ganhar? Então não devias sofrer nada. Assim, sofres mesmo. E se sofres é porque estás a interiorizar a perda e a pensar no que podias ter feito com o dinheiro perdido. Mesmo não tendo vendido.

Garanto-te que sofres muito mais com uma perda do que te irás rir com o ganho que tiveres. A perda não a esqueces nunca mais. Os ganhos temos tendência a subvalorizá-los...faz parte do homem emocional...

Por isso eu estou em estado de coma!!

VIXIUM

por VIXIUM » 27/6/2013 12:46

Legendz Escreveu:
VIXIUM Escreveu:...O que eu tenho perdido (e sempre aprendi que já perdi mesmo não vendendo) dava para comprar......

@Vixium, fiquei curioso com este segmento, podes esclarecer melhor? Se não vendeste e voltar a recuperar então não perdeste nada nesse preciso momento temporal, correcto?

Meu amigo. Se estás a perder hoje estás a perder. Não há aqui lugar para " se ainda não vendi logo não estou a perder". Sabes para onde o vento sopra? Quem andou alguns anos do lado das acções sabe bem que o lema é este: mesmo não vendendo, se compraste a 13 euros uma acção e ela está a cotar a 11 perdeste já 2 euros por acção. E o resto são cantigas. Como diz abaixo o VG isto é market to market. Para saber o futuro...temos outras coisas. Se quiseres vender hoje perdes. Se quiseres vender amanhã perdes. O cenário do mercado hoje faz-te estar perdedor. Ponto. Alimentas a tua cabeça com o que quiseres. Agora isto é o pragmatismo do mercado: se eu estivesse em acções descia, vendia e aceitava as perdas. Em fundos...sou aprendiz. Mas o velho mote mantém-se. A história é a história. O futuro...ninguém sabe. E como se diz e bem em todos os mercados: rendibilidades passadas não garantem rendibilidades futuras. Por isso...eu prefiro viver com o cenário de que não comprei um Bentley. Melhor, um Aston Martin porque gosto mais. E vivo com essa mágoa.

EDIT1: não te esqueças que recuperar é mais complexo porque para todos os efeitos, e se foi o mesmo que o meu caso, tens agora menos capital do que tinhas. E 5% sobre 80 não é a mesma coisa que 5% sobre 100. Portanto tens agora que, percentualmente, crescer mais do que o que desceste para repores o capital.

EDIT2: Desculpa este meu pragmatismo mas se no final do ano eu tiver o capital inicial tenho que pagar uma jantar de marisco, no Gambrinus, ao VG. E claro que o quero pagar...mas não estou a ver coisa muito interessante porque me parece que agora vamos entrar em período de lateralização.

por VirtuaGod » 27/6/2013 11:45

VIXIUM Escreveu:Ou seja, também tens lá dentro uma alminha de trader (AT + timing!!!).

Tenho certamente, mas tb sou muito crítico e pouca coisa passa pelos filtros. Análise de tendências de muito longo prazo é das poucas coisas que se vai safando!!

E é uma visão de AT ligeiramente diferente do normal, não tem própriamente objectivos, é mais uma visão de "caro" ou "barato" sobre os fundos, mas vai dar para implementar filtros. Alturas em que não se deve comprar fundos pois estão "caros", evitando que o pessoal apanhe depois momentos vermelhos. Pode ter como consequência o não aproveitamento de alguns (pequenos) ganhos mas penso que a maioria vai concordar que vale a pena.

por VirtuaGod » 27/6/2013 11:40

Legendz Escreveu:
VIXIUM Escreveu:...O que eu tenho perdido (e sempre aprendi que já perdi mesmo não vendendo) dava para comprar......

@Vixium, fiquei curioso com este segmento, podes esclarecer melhor? Se não vendeste e voltar a recuperar então não perdeste nada nesse preciso momento temporal, correcto?

Sou mais da vertente do Vixium de Market to Market do que do Berardo e o "nao perco se não vender". Reguladores Começam a pensar Market to Market tb e as novas regras bancárias pós crise obrigam os bancos a ter os "ganhos" ou "perdas" não realizadas nos balanços. Olha quem te explicava bem sobre isso era a Pata-Hari..

por Legendz » 27/6/2013 11:21

Registado: 9/2/2012 13:59

por jokerportuga » 27/6/2013 8:49

VIXIUM Escreveu: O que eu tenho perdido (e sempre aprendi que já perdi mesmo não vendendo) dava para comprar....deixa-me ver, ao preço a que estão os carros, talvez um Bentley (em 2ª mão certamente!!). :mrgreen: :cry:

Andas a comprar Bentley's muito baratos mesmo em 2ª mão :mrgreen:

Nota: No meu caso já dava também para comprar um carrito em 2ª mão, mas nada comparado a esse luxo.

Espero que a (maior) tempestade já tenha passado e que os ventos sejam agora a nosso favor.

Como ainda não tinha tido uma "correcção" deste calibre desde que me inicie neste tipo de investimentos, acho que fiquei vacinado e aprendi a controlar-me e a respirar fundo(isto se a coisa não "corrigir" ainda mais).

Bons investimentos

Registado: 18/1/2010 12:59

por Joao-D » 27/6/2013 2:08

VirtuaGod Escreveu:
Acho que na discussão com o João-D no fim de semana acabei por desenvolver aquilo que me faltava, timming!!

Ainda bem que foi útil. :-) Timing nos mercados é muito importante.
As três coisas que dou mais importância nos mercados é gestão de risco (money management), market timing, e controlo emocional.

Claro que devemos saber o que comprar, mas estas três coisas são muito importantes.

Gestão de risco é saber limitar as perdas, usando stop mental ou automático e/ou fazer cobertura de risco momentâneo por exemplo através de inverse ETFs.
Deve-se usar as formas que existem para limitar as perdas em vez de ficar parado a ver descer e à espera que suba.

Market Timing é saber quando comprar e quando vender.

Controlo emocional é saber ter disciplina, saber tomar decisões mais racionais do que emocionais. Nos mercados é muito fácil cairmos na tentação de tomar decisões emocionais.

Registado: 27/5/2010 18:17

por VIXIUM » 27/6/2013 1:06

VirtuaGod Escreveu:
Legendz Escreveu:Ela está bem diversificada, ultimamente tem sido: uns dias descem mais uns, outros dias descem mais outros! :mrgreen:

Segundo o que tenho estudado esta volatilidade aparenta ser "normal" em termos históricos. Mas vou desenvolver isso em breve.

Acho que na discussão com o João-D no fim de semana acabei por desenvolver aquilo que me faltava, timming!!

Boas
Pois. Timing. Sempre reclamei, no bom sentido, por isto. E por alguma AT que no fundo o VG anda a fazer. Ou seja, também tens lá dentro uma alminha de trader (AT + timing!!!). Uauuu. Olha, eu estou em estado comatoso e por isso nem consigo fazer comentários. O que eu tenho perdido (e sempre aprendi que já perdi mesmo não vendendo) dava para comprar....deixa-me ver, ao preço a que estão os carros, talvez um Bentley (em 2ª mão certamente!!). :mrgreen: :cry:

por VirtuaGod » 26/6/2013 17:15

Legendz Escreveu:Ela está bem diversificada, ultimamente tem sido: uns dias descem mais uns, outros dias descem mais outros! :mrgreen:

Segundo o que tenho estudado esta volatilidade aparenta ser "normal" em termos históricos. Mas vou desenvolver isso em breve.

por Legendz » 26/6/2013 17:10

Ela está bem diversificada, ultimamente tem sido: uns dias descem mais uns, outros dias descem mais outros! :mrgreen:

Registado: 9/2/2012 13:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado: