Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por asrael » 26/6/2013 21:39

Ulisses Pereira Escreveu:Latrina, para quem está de fora (ou foi stopado ou outra razão qualquer), creio que é claramente preferível ver se o PSI consegue ultrapassar, em alta a zona dos 5500-5700. Se considerarmos como um suporte quebrado (a discussão sobre o tema é interessante será sempre inconclusiva), esta será a nova resistência do PSI.

Um abraço,
Ulisses

Agora fica a questão para quem aguentou é melhor vender, porque já recuperou bastante mas as quedas vão continuar ou é de manter porque foi apenas um susto? Ai se eu soubesse.

O certo é que quem vendeu deve estar com uma cabeça :shock:, pelo menos até hoje.

Eu continuo a dizer que o que me fez mais confusão nestas quedas foi o não haver uma razão clara para tal, pelo menos que eu desse conta.
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por jota007 » 26/6/2013 19:23

Momenta Escreveu:
jota007 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Não sei. Para mim foi uma quebra do suporte e este um resteste à zona quebrada (nova resistência). Por isso, despi o meu fato de touro e estou neutro. Torno-me de novo bullish com a ruptura, em alta dos 5700 pontos e torno-me bearish com a quebra dos 5100 pontos.

Mas era bom para o mercado, para o país e até para o continuar de uma leitura mais clara que o cenário que colocas seja o efectivo.

Um abraço,
Ulisses

Boa Tarde

Será que não estará inverter a tendência com a formação de um "Bullish three inside up"?

Conforme indica neste link...

http://www.candlesticker.com/Pattern.as ... ttern=3111

Bons negocios

Se bem percebi, o dia de amanhã tem que confirmar a inversão, com o índice a superar o fecho de hoje. Mas como interpretar? Basta num determinado período do dia estar acima? Deve fechar acima? Deve estar sempre acima?

PS A JM parece ter feito uma espécie de doji, o que também pode contribuir para sinalizar inversão. Do outro lado, a PT fez uma vela muito feia...

Não, o terceiro dia que explica no site corresponde ao dia de hoje.

Bons negocios

Registado: 25/5/2009 20:57

por Momenta » 26/6/2013 19:03

jota007 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Não sei. Para mim foi uma quebra do suporte e este um resteste à zona quebrada (nova resistência). Por isso, despi o meu fato de touro e estou neutro. Torno-me de novo bullish com a ruptura, em alta dos 5700 pontos e torno-me bearish com a quebra dos 5100 pontos.

Mas era bom para o mercado, para o país e até para o continuar de uma leitura mais clara que o cenário que colocas seja o efectivo.

Um abraço,
Ulisses

Boa Tarde

Será que não estará inverter a tendência com a formação de um "Bullish three inside up"?

Bons negocios

Se bem percebi, o dia de amanhã tem que confirmar a inversão, com o índice a superar o fecho de hoje. Mas como interpretar? Basta num determinado período do dia estar acima? Deve fechar acima? Deve estar sempre acima?

PS A JM parece ter feito uma espécie de doji, o que também pode contribuir para sinalizar inversão. Do outro lado, a PT fez uma vela muito feia...

Registado: 6/10/2011 13:34

por jota007 » 26/6/2013 17:56

Um abraço,
Ulisses

Boa Tarde

Bons negocios
Anexos
psi20.png
psi20.png (25.02 KiB) Visualizado 6629 vezes

Registado: 25/5/2009 20:57

por Ulrich » 26/6/2013 17:16

Ulisses Pereira Escreveu:Mas era bom para o mercado, para o país e até para o continuar de uma leitura mais clara que o cenário que colocas seja o efectivo.

Obrigado :)
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por Joao-D » 26/6/2013 17:15

Este gráfico ilustra melhor o que escrevi ontem.
O gráfico já está atualizado com o dia de hoje.

Joao-D Escreveu:Contínuo optimista em relação à evolução do índice PSI 20 num período temporal de meses e anos.
Penso que a correção do índice pode ser um “teste” à “linha de pescoço” da formação “cabeça e ombros e invertido”, e voltar a subir.

MAS a evolução do índice PSI 20 vai depender da evolução dos mercados nos EUA.

Em relação à questão que se levantou do bull market. Se ainda está ou não em bull market? Vou partir do princípio de que quando não está em bear market está em bull market, e recorro às mesmas quatro regras que recorri para dizer que estava em bull market em Outubro do ano passado (a tendência inverteu em Setembro), mas observando na direcção oposta.

Ou seja, está em bear market quando:

Tem os máximos e os mínimos decrescentes desde o topo? (Tem, desde a semana passada.)
O preço está abaixo da média móvel de 200 dias? (Sim, está.)
Tem uma descida de mais de 20% desde os máximos? (Ainda não tem.)
A média móvel de 50 dias está abaixo da média móvel de 200 dias? (Ainda não está.)

Então, ainda está em bull market.

No curto prazo, o que acho importante numa perspectiva optimista, é que inverta a sequência de máximos e mínimos inferiores que tem desde Maio deste ano.
Ou seja, o PSI 20 deveria ter uma sequência de máximos e mínimos mais altos, um zigue zague positivo, e continuar a subir.
Sem ter um zigue zague positivo, a tendência é descendente.
Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (54.98 KiB) Visualizado 6768 vezes

Registado: 27/5/2010 18:17

por Ulisses Pereira » 26/6/2013 17:12

Não sei. Para mim foi uma quebra do suporte e este um resteste à zona quebrada (nova resistência). Por isso, despi o meu fato de touro e estou neutro. Torno-me de novo bullish com a ruptura, em alta dos 5700 pontos e torno-me bearish com a quebra dos 5100 pontos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulrich » 26/6/2013 17:04

Ulisses Pereira Escreveu:Para alguns, o suporte não terá sido consistentemente quebrado. Para outros, foi e este é um reteste a essa nova zona de resistência.

Acho que qualquer das interpretações faz sentido.

Um abraço,
Ulisses

Viva Ulisses,
achas que isto está a ser um "abanar de mãos fracas" como já tinhas mencionado à pouco tempo numa situação idêntica?
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por Ulisses Pereira » 26/6/2013 16:57

Para alguns, o suporte não terá sido consistentemente quebrado. Para outros, foi e este é um reteste a essa nova zona de resistência.

Acho que qualquer das interpretações faz sentido.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Investbem » 26/6/2013 15:41

Ulisses Pereira Escreveu:Latrina, para quem está de fora (ou foi stopado ou outra razão qualquer), creio que é claramente preferível ver se o PSI consegue ultrapassar, em alta a zona dos 5500-5700. Se considerarmos como um suporte quebrado (a discussão sobre o tema é interessante será sempre inconclusiva), esta será a nova resistência do PSI.

Um abraço,
Ulisses

Correto, mesmo que não provoque qualquer tipo de resistencia, tecnicamente, essa zona passou a ser uma resiltência.

Registado: 29/11/2007 3:56

por Ulisses Pereira » 26/6/2013 15:08

Latrina, para quem está de fora (ou foi stopado ou outra razão qualquer), creio que é claramente preferível ver se o PSI consegue ultrapassar, em alta a zona dos 5500-5700. Se considerarmos como um suporte quebrado (a discussão sobre o tema é interessante será sempre inconclusiva), esta será a nova resistência do PSI.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Pois:

por latrinaxxl » 26/6/2013 14:24

Isto de ver os stops serem lambidos por 1 cêntimo e em 2 dias recuperarem esses valores, é de ficar com a cabeça a ferver :x .
Agora gera-se a dúvida: mero ressalto da tendência descendente de curto prazo ou continuidade da tendência de médio prazo? Pergunta para bingo com os 5500-5600 a funcionarem como uma resistência mental (e real) a entradas a estes valores.
Às vezes é melhor respirar fundo e deixar a poeira poisar...
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por Ulisses Pereira » 26/6/2013 11:55

Gostava que estes dois dias de subidas fortes fossem acompanhadops de quedas fortes das yields portuguesas. Hoje estão com uma queda interessante, mas estes 2 dias de subidas rápidas teriam mais significado se as yields tivessem caído a um ritmo forte para baixo dos 6,5/6,6 %.

UM abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ZangDout » 26/6/2013 11:06

O volume é que podia ser melhor...

Registado: 21/7/2012 18:06

por BearManBull » 25/6/2013 22:55

<iframe src="http://videos.sapo.pt/playhtml?file=http://rd3.videos.sapo.pt/q2QcjUIzF5WASLhTKJmb/mov/1" frameborder="0" scrolling="no" width="400" height="350"></iframe>

Quantos fechos abaixo da zona é que são precisos?

Para mim 3. Pelo menos em índices. Se estivesse com uma posição curta hoje tinha fechado o trade.

O duplo topo está lá e enquanto não quebrar os 5750 (com 3 sessões convincentes por cima) a figura continua válida. Pelo semanal o PSI não parece ter força para recuperar é possível que demore mais um ou dois meses para inverter a tendência.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Joao-D » 25/6/2013 17:45

Em relação à última previsão do Euroverde: Voltar a testar os mínimos do ano passado e criar uma formação de inversão duplo fundo. Na minha opinião, é improvável que isso aconteça por causa do que aconteceu no ano passado.

O que aconteceu no ano passado foi isto:

Joao-D Escreveu:No ano de 2012, o índice PSI 20 aumentou 2,48%, depois de ter estado a descer 20,74%. Desta forma, o índice desenvolveu o padrão “martelo.”
Padrão (ou Vela) Martelo é uma vela ou padrão que se parece com a ferramenta martelo, acontece em fundos de mercado, após quedas significativas, e é considerado um padrão de reversão de tendência. E neste caso, pode ser de reversão de ciclo de mercado.

Depois da grande recuperação que teve no ano passado e de construir a vela que construiu, acho improvável que a vela anual volte a tocar no mínimo da vela do ano passado. Por isso, ainda penso que o fundo já está feito e que isto é "só" uma correção (um pouco surpreendente).
Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (28 KiB) Visualizado 9014 vezes

por Joao-D » 25/6/2013 17:16

canguru Escreveu:O suporte dos 5700-5500 Não foi consistentemente quebrado? :shock:

Quantos fechos abaixo da zona é que são precisos? 3, 4?

cá estarei para dar a mão à palmatória mas mais limpo que isto parece-me difícil.

Na minha opinião o suporte importante é o que está a 5125 (mínimo de Novembro).
Editado pela última vez por Joao-D em 26/6/2013 0:51, num total de 1 vez.

por canguru » 25/6/2013 17:08

O suporte dos 5700-5500 Não foi consistentemente quebrado? :shock:

Quantos fechos abaixo da zona é que são precisos? 3, 4?

cá estarei para dar a mão à palmatória mas mais limpo que isto parece-me difícil.
Anexos
PSI25062013.png
PSI25062013.png (15.77 KiB) Visualizado 9218 vezes

Registado: 6/4/2008 22:41

por Joao-D » 25/6/2013 16:37

Contínuo optimista em relação à evolução do índice PSI 20 num período temporal de meses e anos.
Penso que a correção do índice pode ser um “teste” à “linha de pescoço” da formação “cabeça e ombros e invertido”, e voltar a subir.

MAS a evolução do índice PSI 20 vai depender da evolução dos mercados nos EUA.

Em relação à questão que se levantou do bull market. Se ainda está ou não em bull market? Vou partir do princípio de que quando não está em bear market está em bull market, e recorro às mesmas quatro regras que recorri para dizer que estava em bull market em Outubro do ano passado (a tendência inverteu em Setembro), mas observando na direcção oposta.

Ou seja, está em bear market quando:

Tem os máximos e os mínimos decrescentes desde o topo? (Tem, desde a semana passada.)
O preço está abaixo da média móvel de 200 dias? (Sim, está.)
Tem uma descida de mais de 20% desde os máximos? (Ainda não tem.)
A média móvel de 50 dias está abaixo da média móvel de 200 dias? (Ainda não está.)

Então, ainda está em bull market.

No curto prazo, o que acho importante numa perspectiva optimista, é que inverta a sequência de máximos e mínimos inferiores que tem desde Maio deste ano.
Ou seja, o PSI 20 deveria ter uma sequência de máximos e mínimos mais altos, um zigue zague positivo, e continuar a subir.
Sem ter um zigue zague positivo, a tendência é descendente.
Anexos
PSI 20.PNG
PSI 20.PNG (54.84 KiB) Visualizado 9442 vezes
Editado pela última vez por Joao-D em 25/6/2013 20:00, num total de 3 vezes.

por sargotrons » 25/6/2013 16:32

correia1978 Escreveu:As descidas no PSI foram de cerca de 17%...
Para podermos continuar a pensar num Bull-market seria importante um fecho semanal acimas da resistência dos 5550-5700.

Este gráfico semanal dá uma boa visão do PSI20, continuo longo apesar das descidas abruptas recentes. Espero para ver se quebrou ou vai ressaltar, a volatilidade nesta zona tal como à 6 e 3 meses parece indicar ressalto.
Pagar para ver...
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por ZangDout » 25/6/2013 16:27

Não acredito que o antigo suporte se tenho tornado uma resistência porque na verdade não se pode dizer que foi consistentemente quebrado, talvez no final desta semana já se possa dizer mais qualquer coisa.

O psi está a fazer hoje o que tinha previsto que fizesse ontem, se o movimento de hoje tivesse vindo com 1 dia de avanço teria sido perfeito. Mas a verdade é que ontem as quedas foram mundiais, não epenas no psi.

Registado: 21/7/2012 18:06

por Blue Epsilon » 25/6/2013 16:17

Eu realmente fico parvo com previsões desta natureza, com o PSI a quase triplicar...Enfim, sem comentários.

Falando mais a sério, o que acham desta reacção forte do PSI20?
As quedas foram brutais é verdade, mas esta reacção parece daquelas subidas de um Bear Market, com algum short covering à mistura.

A volatilidade anda muito alta e espero que isto acalme para perceber a tendência de forma mais clara.

Como foi dito atrás, tem sentido que o anterior suporte se torne numa resistência. Estou curioso para ver se isto se confirma ou não.

Estou fora do mercado português, pois os meus stops dispararam todos há uns dias.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por balta » 25/6/2013 16:05

Eu também não sou dos que apreciam muito aquela forma de predição do futuro, para mais na bolsa em que as coisas são tão complexas e ainda mais nos tempos que correm. Tirando alguma e bem suscepetivel de questionar, futurologia que se possa estabelecer por aquela forma, tudo o que seja prever mais do que um ano acho completamente fora de hipótese credivel.
Ainda assim também não vou criticar por aí além uma vez que o euroverde é um elemento que carrega gráficos e faz a sua análise pelo que devemos respeitar. É claro que alguns mais novos podem ter outra susceptibilidade perante estes fenómenos.
Mas termino para dizer que ainda não atiro a toalha ao chão neste bull. Acho muito prematuro de repente numa semana foi-se?? Mesmo que venha a fazer o objectivo do duplo topo aí pelo 5000, pode ainda vir a iniciar uma nova fase. A melhor. Ontem aproveitei para comprar umas coisitas. Estou a 50%. A ver vamos se largo se aguento.
Ah ja me esquecia, de todos os que o Euroverde fez e o NOOK apresenta neste inicio de página vou pelo 1º. Acho uma predição estupenda.

Registado: 6/4/2005 10:39

por nook » 25/6/2013 14:28

Mas qual deles é que vale :?:

Como é que se pode apresentar uma previsão para 2019 e mudar de ideias todos os meses?

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
PSI 28 mar.png
PSI 28 mar.png (20.34 KiB) Visualizado 9711 vezes
PSI 22 maio.png
PSI 22 maio.png (20.62 KiB) Visualizado 9676 vezes
PSI 21 jun.png
PSI 21 jun.png (13.53 KiB) Visualizado 9671 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por K. » 25/6/2013 13:45

Ulisses,

olha que ele nao coloca os cenarios assim tao seguros, pelo menos ultimamente. Nao faco ideia de onde vem as linhas, acho que ele tenta estabelecer correlacoes entre padroes de diversos mercados, um metodo interessante. Sao cenarios possiveis, ideias muito uteis para a discussao.

Lembro que foi na sequencia de um post do Euroverde que no ano passado apanhamos o PSI mesmo nos minimos.

Lembro-me tambem da grande projeccao para o Bull Market para o S&P, que se veio a concretizar.

Somos especuladores, estamos aqui para especular sobre o futuro, tentando preve-lo. :wink: Oder?

Um abraco,

K.

Registado: 28/5/2008 1:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Abade19, Carrancho_, Google [Bot], Jonas74, Jota F, Luzemburg, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 359 visitantes