Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Rebalanceamento

por MWC » 26/6/2013 17:09

Pickbull Escreveu:
MWC Escreveu:Boa tarde,

A minha carteira de fundos está com uma rentabilidade negativa (-5,83%).....ossos do ofício :(

A minha ideia seria fazer rebalanceamentos mensais, mantendo as percentagens relativas de cada fundo. No entanto, neste mês vou ter que rebalancear a totalidade dos fundos , pois estão todos negativos.

A minha questão é: será preferível rebalancear mantendo sempre as percentagens de cada fundo, ou executar outro tipo de gestão?

Cumprimentos,

MWC

O meu entendimento para balanceamento de carteiras é manter as mesmas percentagens quer estejam a ganhar ou a perder.

Ou seja se toda a minha carteira estiver a perder mas os fundos mantiverem as mesmas percentagens não faço nada.

Entrar com mais dinheiro porque desceram já não é balancear mas sim reforçar.

Mas eu sou um mero noob na matéria e as minhas definições até podem estar erradas. :mrgreen:

Obrigado Pickbull,

Tens razão.

Quando referia o rebalanceamento mensal, devia ter dito "reforço" mensal mantendo as percentagens dos fundos.

A minha ideia seria reforçar todos os meses, mantendo sempre as percentagens em cada fundo.

Julgo que assim está melhor..

Registado: 11/1/2011 14:42

Re: Rebalanceamento

por Pickbull » 26/6/2013 17:01

MWC Escreveu:Boa tarde,

A minha carteira de fundos está com uma rentabilidade negativa (-5,83%).....ossos do ofício :(

A minha ideia seria fazer rebalanceamentos mensais, mantendo as percentagens relativas de cada fundo. No entanto, neste mês vou ter que rebalancear a totalidade dos fundos , pois estão todos negativos.

A minha questão é: será preferível rebalancear mantendo sempre as percentagens de cada fundo, ou executar outro tipo de gestão?

Cumprimentos,

MWC

O meu entendimento para balanceamento de carteiras é manter as mesmas percentagens quer estejam a ganhar ou a perder.

Ou seja se toda a minha carteira estiver a perder mas os fundos mantiverem as mesmas percentagens não faço nada.

Entrar com mais dinheiro porque desceram já não é balancear mas sim reforçar.

Mas eu sou um mero noob na matéria e as minhas definições até podem estar erradas. :mrgreen:

Registado: 23/1/2008 19:18

por VirtuaGod » 26/6/2013 16:55

Em relação aos rebalanceamentos etc.

A teoria diz, voltar a colocar as percentagens iniciais de TODOS os fundos.

Não alterar pesos por opiniões ou evolução esperada da economia.

Pessoalmente não gosto do Real Return mas 10% não é nada do outro mundo. Mas os fundos de toda a carteira têm uma dinâmica entre eles, esses 10% podem estar muito bem como podem estar mal. Aliás já vi boas carteiras com 50% TIPS por isso, há até quem use TIPS em vez de obrigações "normais". Pessoalmente não concordo mas...

Esees 10% não são nada de especial se a carteira for diversificada!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 26/6/2013 16:51

dragoa Escreveu:No entanto estou dividido em opinião pois apesar de concordar convosco tenho visto crescentemente outras opiniões (essencialmente vindas dos USA) no sentido de um aumento do risco de inflação.

Algo que me custou imenso tempo fazer foi distinguir investimentos e mercados das opiniões, por melhor fundamentadas que as mesmas fossem.

Não digo que estão errados, longe de mim, mas tb não sei se estão certos. :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Rebalanceamento

por MWC » 26/6/2013 16:25

Boa tarde,

Cumprimentos,

MWC

Registado: 11/1/2011 14:42

por Legendz » 26/6/2013 15:50

O Pimco Real Return representa sensivelmente 10% da minha carteira na sua cotação actual.

Tendo em conta a evolução esperada da economia global será sensato reduzir a % deste assim que ele retornar a valores menos "absurdos"?

Registado: 9/2/2012 13:59

por Pantone » 26/6/2013 15:47

dragoa Escreveu:Obrigado pelos vossos comentários que considero pertinentes.

No entanto estou dividido em opinião pois apesar de concordar convosco tenho visto crescentemente outras opiniões (essencialmente vindas dos USA) no sentido de um aumento do risco de inflação.
Esta poderia até ser muito bem a forma da Europa e dos USA sairem da crise em que estão, pois um aumento da inflação significa a desvalorização real da dívida!

Também uma coisa é um desejo e outra é atingir o objectivo.
BN

dragoa, para haver/ressurgir da inflação seria necessário que:

ou
A. A economia americana (mundial) acelerasse significativamente e absorvesse os recursos excedentários;

ou
B. O FED (ou os Bancos Centrais) se comportassem (ou ameaçassem comportar-se) de uma forma "irresponsável" de modo a que o mercado acreditasse que não tentaría controlar as tensoes inflaccionistas.

O BCJ e posteriormente Ben Bernake vieram dizer que os Bancos Centrais não estaríam convencidos dessa linha de actuação.

Quanto aos comentários seria mais aconselhável relativizá-los, buscando nos mercados sinais de inversão da situação presente, que como o Figueiraa1 muito bem demonstra, de momento não se vizualizam, nem aparentam vir num curto prazo a acontecer.

Registado: 4/1/2004 22:32

por Figueiraa1 » 26/6/2013 14:26

dragoa Escreveu:Obrigado pelos vossos comentários que considero pertinentes.

No entanto estou dividido em opinião pois apesar de concordar convosco tenho visto crescentemente outras opiniões (essencialmente vindas dos USA) no sentido de um aumento do risco de inflação.
Esta poderia até ser muito bem a forma da Europa e dos USA sairem da crise em que estão, pois um aumento da inflação significa a desvalorização real da dívida!

BN

Pelo que entendo neste gráfico, o mercado entende que não há inflação por agora.
Anexos
z (1).png
z (1).png (9.78 KiB) Visualizado 7293 vezes
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por dragoa » 26/6/2013 14:11

Obrigado pelos vossos comentários que considero pertinentes.

BN

Registado: 7/11/2008 20:22

por VirtuaGod » 26/6/2013 1:00

Muffin Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
dragoa Escreveu:O teu receio faz sentido teórico...

Depende a quem se dá crédito... Falar de inflação nos tempos que correm só passa pela cabeça de quem tem modelos completamente desconexos com a realidade em que vivemos, pelo que se faz sentido teórico...

E parece que alguns não aprendem com os erros, e agora a culpa é dos mercados... O coitado do Bill Gross anda a prever hinflação já lá vão 4 anos...
http://blogs.marketwatch.com/thetell/20 ... the-cheap/

Sim, sempre gostei mais do que o que o krugman diz e estudou de "Liquidity trap" do que os bitaites do Bill Gross. Aí tb há apoio teórico para que QE não crie inflação.

Bernake, alguém em termos académicos próximo de Krugman, diz que QE tb não é inflacionário. BEN BERNANKE EXPLAINS THAT QE IS NOT INFLATIONARY, JUST AN ASSET SWAP

A minha opinião pessoal é que eles têm razão no curto prazo. Os bancos e empresas estão a guardar o $ e não havendo aumento de massa monetária na "economia real" não leva de facto a inflação. Por outro lado esse dinheiro existe e pode ser injectado na economia por quem o tem o que criaria inflação, contudo penso que a FED tem mecânismos para lidar com isso fazendo um "anti-QE" reabsorvendo a liquidez que está agora a injectar vendendo as obrigações que tem vindo a adquirir.

O Problema é se o dinheiro começa a chegar à economia sem ela estar em condições de aguentar um "Anti-QE". Há poucas possibilidades disso pois enquanto a economia continuar assim zombie ng investe os milhares de milhões que tem, mas...

P.S. Por isso não gosto de economistas, há opiniões para todos os gostos LOL Parece que se fala de futebol!!

por Pantone » 26/6/2013 0:12

VirtuaGod Escreveu:
dragoa Escreveu:O teu receio faz sentido teórico...

Depende a quem se dá crédito... Falar de inflação nos tempos que correm só passa pela cabeça de quem tem modelos completamente desconexos com a realidade em que vivemos, pelo que se faz sentido teórico...

E parece que alguns não aprendem com os erros, e agora a culpa é dos mercados... O coitado do Bill Gross anda a prever hinflação já lá vão 4 anos...
http://blogs.marketwatch.com/thetell/20 ... the-cheap/

Registado: 4/1/2004 22:32

por Midas » 25/6/2013 23:30

O maior perigo, na minha opinião, não é a inflação, mas o oposto. Os países desenvolvidos estão mais perto de deflação do que de inflação. Os EUA, com os QE, não aumentou a inflação. Na Europa, a inflação tem vindo a baixar, o Japão luta com a deflação durante anos. Só recentemente é que o Japão, com a Abenomics, tem tentado fazer subir a inflação. A inflação tem estando mais nos países emergentes.

Para além de PIMCO Real Return ou outro fundo de TIPS, pode-se usar como alternativas de risco + reduzido, o Invesco BRA, ele tem uma estratégia flexível de investimento consoante os climas presentes nas economias. E os fundos de acções de Bens de Consumo, também podem ser uma cobertura para a inflação.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 25/6/2013 23:08

dragoa Escreveu:Agora confesso que ando com alguns receios, fundados ou não, de um aumento da inflação que me está a preocupar já que a minha estratégia é de longo prazo (5 anos). O que pensam sobre este meu receio para este horizonte temporal? Fará sentido?

Para teres esses receios acho que sabes mais que a média e por isso sabes que fazem sentido :wink:

Tenho tido algumas discussões nesse sentido. Mas como sou uma pessoa prática em vez de teórica não me tenho mexido muito para esse tipo de fundos (no top tens o Pimco Real Return que é de TIPS tb). Não me tenho mexido pk não vejo nada. Tem havido é desinflação e se não se põem a pau vamos é ter deflação.

Sou das pessoas que tem muito mais medo de deflação do que de inflação, assim como o maiores banco centrais, por isso penso que não deixaram ir muito mais abaixo dos 1.1% de core inflation registado nos EUA. O meu problema é sempre a Europa e a sua austeridade, mas depois (em relação aos bancos centrais com política monetária expansionista) vem o BIS dizer que não se deve ser tão expansionista, fico na mesma... cada vez ligo menos a notícias e sem política monetária expansionista é complicado criar inflação!!

O teu receio faz sentido teórico mas na prática não tenho visto nada. Se calhar quando eu vir esses fundo já subiram :wink:

Notícia interessante sobre o BIS: http://www.ft.com/intl/cms/s/0/455af4a6-dc09-11e2-a861-00144feab7de.html#axzz2XGhg6EqB

EDIT: O BIS é das poucas grandes instituições a quem eu dou (bastante) crédito no que diz respeito a políticas monetárias/fiscais/económicas/financeiras

por dragoa » 25/6/2013 21:30

Rick Lusitano Escreveu:
dragoa Escreveu:
dragoa Escreveu:Considerando que é suposto que as taxas de juro dos bancos centrais Americano e Europeu subam não será de comprar fundos indexados à inflação?

Gostava da vossa opinião.

BN

Junto alguns ISIN de uns títulos que andei a ver e que me parecem boas soluções:
- UBS EUR Inflation-linked (EUR) ISIN LU0396354291
- UBS Global Inflation-linked (EUR hedged) ISIN LU0455556406

Haverá concerteza outros titulos deste género!

Algo que também sugiro, para protecção das carteiras em situações como a que estamos a viver é o fundo Amundi Volatility com o ISIN LU0272942433.

Fico a aguardar os vossos comentários.

BN

O Amundi está nas "Menções Honrosas" da 1ª página do tópico.

Num tópico da Unience, havia um investidor que tinha carteiras com vários fundos consoante as estratégias, numa delas estava este fundo, que é da mesma família desse Amundi:

Amundi Funds Volatility Euro Eq H (LU0272944215)

Amundi volatility, es una "cobertura" contra caídas.

Mas este investidor, denotou depois de ter este fundo, que o fundo, ás vezes falhava.

Quem quiser aprofundar, fica os links.

LINKS:
:arrow: Mi estrategia de Inversión

:arrow: Cartera Conservadora Buy&Hold

:arrow: Problemas con el fondo Amundi Absolute Volatility Euro

Rick, obrigado pelo comentário!
Pois eu não tinha reparado que o Amundi já tinha sido mencionado antes e pelo histórico que tenho considero-o bom. A minha carteira está construida com base numa estratégia de arbitragem e até hoje não encontrei melhor nem equivalente. Obviamente que o peso deste fundo na carteira tem que ser no máximo 10% para não limitar os ganhos em alturas de crescimento do mercado.

Agora confesso que ando com alguns receios, fundados ou não, de um aumento da inflação que me está a preocupar já que a minha estratégia é de longo prazo (5 anos). O que pensam sobre este meu receio para este horizonte temporal? Fará sentido?

BN

por Midas » 25/6/2013 21:20

Vídeo e apresentação de "slides" da Amundi a explicar os fundos "Absolute Volatility", o "Euro" e o "World".

:arrow: Amundi Funds Absolute Volatility Euro and World Equities
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Midas » 25/6/2013 21:07

dragoa Escreveu:
dragoa Escreveu:Considerando que é suposto que as taxas de juro dos bancos centrais Americano e Europeu subam não será de comprar fundos indexados à inflação?

BN

Junto alguns ISIN de uns títulos que andei a ver e que me parecem boas soluções:

Algo que também sugiro, para protecção das carteiras em situações como a que estamos a viver é o fundo Amundi Volatility com o ISIN LU0272942433.

BN

O Amundi está nas "Menções Honrosas" da 1ª página do tópico.

Num tópico da Unience, havia um investidor que tinha carteiras com vários fundos consoante as estratégias, numa delas estava este fundo, que é da mesma família desse Amundi:

Amundi Funds Volatility Euro Eq H (LU0272944215)

Amundi volatility, es una "cobertura" contra caídas.

Mas este investidor, denotou depois de ter este fundo, que o fundo, ás vezes falhava.

Quem quiser aprofundar, fica os links.

LINKS:
:arrow: Mi estrategia de Inversión

:arrow: Cartera Conservadora Buy&Hold

:arrow: Problemas con el fondo Amundi Absolute Volatility Euro
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 25/6/2013 20:35

jtavelar Escreveu:(...)
2- Qual é o fundo do top da 1ª pagina que é o equivalente ao PTTRX?

(...)

PTTRX = PTTRX:US \\\ PIMCO Total Return Fund - Institutional \\\ USD

(Fonte: Bloomberg)

Ou seja é um fundo em USD para investidores institucionais, baseado nos EUA. No top está o PIMCO Total Return para investidores particulares, em EUR e com Hedge para nos proteger das variações cambiais EURUSD, visto que o fundo original está em USD e está baseado na Irlanda (menor tributação).
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por dragoa » 25/6/2013 20:05

BN

BN

por chico_laranja » 25/6/2013 15:43

jtavelar Escreveu:Olá a todos!

Já acompanho este tópico praticamente desde o inicio, sendo juntamente com o tópico "Enriquecer Devagar" os que considero de melhor qualidade no caldeirão. Grande mérito dos seus criadores LTCM e VirtuaGod. Menção honrosa também para o contributo do forista Rick Lusitano.

Sou um grande fã de ETFs devido aos seus custos muito baixos de gestão, mas estou a pensar em investir as minhas poupanças mensais (fruto do meu trabalho) em mutual funds devido ao facto destes não terem comissões de subscrição.

Deste modo iria acumulando o capital em mutual funds até perfazer 5k e depois passava-os para os etfs da minha carteira.

Tenho algumas dúvidas às quais peço a vossa ajuda:
1- A cotação actual dos fundos já incorpora os seus custos de gestão?
3- Se eu subscrever um fundo ao meio-dia, o preço a que compro é o desse momento, do dia anterior ou o do fim desse dia?
4 - Quando resgato um fundo, o dinheiro é transferido para a minha conta à ordem de imediato? Quanto tempo demora?

Obrigado pela vossa paciência e pela literacia financeira que têm distribuído aos afortunados que passam por este tópico.

1 - Sim
2 - Não sei
3 e 4 - O preço que compras é de 1 a 3 dias depois da cotação actual tal como a venda. Varia de fundo/gestora para fundo/gestora e deverá estar no prospecto simplificado do banco que usas para fazer as transacções.

Muitos para D contam até as 10 ou 11h. Se for depois o D é o dia seguinte.

Registado: 29/11/2007 2:37

por jtavelar » 25/6/2013 15:27

Olá a todos!

Já acompanho este tópico praticamente desde o inicio, sendo juntamente com o tópico "Enriquecer Devagar" os que considero de melhor qualidade no caldeirão. Grande mérito dos seus criadores LTCM e VirtuaGod. Menção honrosa também para o contributo do forista Rick Lusitano.

Sou um grande fã de ETFs devido aos seus custos muito baixos de gestão, mas estou a pensar em investir as minhas poupanças mensais (fruto do meu trabalho) em mutual funds devido ao facto destes não terem comissões de subscrição.

Deste modo iria acumulando o capital em mutual funds até perfazer 5k e depois passava-os para os etfs da minha carteira.

Tenho algumas dúvidas às quais peço a vossa ajuda:
1- A cotação actual dos fundos já incorpora os seus custos de gestão?
3- Se eu subscrever um fundo ao meio-dia, o preço a que compro é o desse momento, do dia anterior ou o do fim desse dia?
4 - Quando resgato um fundo, o dinheiro é transferido para a minha conta à ordem de imediato? Quanto tempo demora?

Obrigado pela vossa paciência e pela literacia financeira que têm distribuído aos afortunados que passam por este tópico.

Registado: 5/4/2010 16:23

por jokerportuga » 25/6/2013 13:54

Eu penso assim
Se fizesse...já devia te feito...se não faço posso arrepender-me (ainda mais). :lol:

Como amador(8/9 meses) neste tipo de investimentos, apesar de estar informado estou preocupado.

Já li e reli n artigos e a maioria diz que "devemos manter" e o passado histórico diz-nos isso.

Registado: 18/1/2010 12:59

por dragoa » 25/6/2013 13:51

Considerando que é suposto que as taxas de juro dos bancos centrais Americano e Europeu subam não será de comprar fundos indexados à inflação?

BN

por Legendz » 25/6/2013 12:48

Estou agoniando a aguentar toda a pancada e a ver se isto terá um fim à vista, mas cada vez que leio artigos relativo a bonds até me benzo :lol:

Registado: 9/2/2012 13:59

por safita » 25/6/2013 12:37

jokerportuga Escreveu:
Legendz Escreveu:Se eu estivesse apenas com -5% dava-me por bem contente... isto neste momento há 2 hipoteses, engoles a pastilha e sais com as perdas, ou então aguenta e não chora! :evil:

e qual o caminho que pensas seguir?? :lol:

Eu estou numa do aguentar (mas acho que hoje quando as cotações no BEST forem actualizadas vou chorar um bocadinho).

:wink:

david

Registado: 19/10/2012 9:39

por jokerportuga » 25/6/2013 12:12

Legendz Escreveu:Se eu estivesse apenas com -5% dava-me por bem contente... isto neste momento há 2 hipoteses, engoles a pastilha e sais com as perdas, ou então aguenta e não chora! :evil:

e qual o caminho que pensas seguir?? :lol:

Registado: 18/1/2010 12:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 100 visitantes