Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Legendz » 25/6/2013 12:00

Se eu estivesse apenas com -5% dava-me por bem contente... isto neste momento há 2 hipoteses, engoles a pastilha e sais com as perdas, ou então aguenta e não chora! :evil:

Registado: 9/2/2012 13:59

por Ulisses Pereira » 25/6/2013 11:50

Drecksack e um espírito positivo num comentário teu, consegues?

Eu sinceramente, só te vejo destruir, destruir, destruir.

Muda a tua postura para contribuires para um melhor Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MatildeSerrano » 25/6/2013 7:59

Grande parte dos fundos aqui mencionados demoraram 6 meses a atingir os 5% de rentabilidade.
Em 2 semanas estão com rentabilidade negativa.

Se esperar mais umas 2 semanas, ficarei talvez com -5% de rentabilidade.

:shock:

Registado: 30/6/2008 20:42

por VirtuaGod » 24/6/2013 21:13

O Problema é que para as treasuries estarem a bom preço é preciso que venham a 125 (primeira linha verde). Isso representa uma queda de 7.5% depois da já actual queda de 11.1%. Mas que seria um excelente ponto de entrada seria :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Joao-D » 24/6/2013 20:37

Joao-D Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Mais um gráfico interessante. Este já pode na minha opinião ser considerado análise técnica pois tem Suportes e Resistências. Queria que o gráfico fosse até 1970 para apanhar o Bear Market mas pelos vistos a Stockcharts não tem.

O gráfico é interessante. O índice tem é bastantes oscilações de preço, mas traçaste muito bem as linhas de suporte e resistência. :-)

Peguei no mesmo gráfico e marquei círculos de cor azul nos mínimos que passam nas duas linhas verdes que traçaste, porque esses mínimos acho que são os mais importantes. Isto para escrever algo que é óbvio olhando para o gráfico, que é o facto de o índice ter mínimos crescentes e como tal a tendência ser ascendente.

A tendência ascendente ficaria um pouco em risco se tivesse um mínimo inferior ao anterior mínimo, que é 117,31.
Mas olhando para o gráfico, o mais provável é que (mesmo que ainda possa descer mais) volte subir antes de chegar a esse valor.
Anexos
USB.PNG
USB.PNG (57.73 KiB) Visualizado 7463 vezes

Registado: 27/5/2010 18:17

por Joao-D » 24/6/2013 20:20

VirtuaGod Escreveu:Mais um gráfico interessante. Este já pode na minha opinião ser considerado análise técnica pois tem Suportes e Resistências. Queria que o gráfico fosse até 1970 para apanhar o Bear Market mas pelos vistos a Stockcharts não tem.

O gráfico é interessante. O índice tem é bastantes oscilações de preço, mas traçaste muito bem as linhas de suporte e resistência. :-)

por Midas » 24/6/2013 20:15

Resumindo o artigo do meu post:

Target maturity bond ETFs distribute payments throughout the life of the fund, track a group of bonds that are expected to mature in a given year, collect on the bonds’ face value at maturity and pass the cash on to investors, similar to holding an individual bond to maturity. Consequently, investors can use target maturity ETFs to reduce interest rate risk in periods of rising rates because the funds do not roll maturities.

In comparison, other aggregate bond ETFs that hold varying bond securities with different maturities, and they do not liquidate holdings to return cash back to investors upon maturity.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Midas » 24/6/2013 20:11

VirtuaGod Escreveu:Inicialmente tb pensei que estavas a falar de "Target Funds" como esse do barclays mas parece-me que o que falas é ligeiramente diferente até porque "target funds" já existem há décadas e a Vanguard, Fidelity etc está cheio deles!!

Sim a Fidelity tem uma família de fundos "Target", por exemplo, Fidelity Funds - Target™ 2015 (Euro) Fund A-EUR (LU0172516436), mas estes tipos de fundos, são fundos mistos, de obrigações e acções, generalmente usados para investimento de longo prazo, parecidos com os PPR, que vão mudando o peso das alocações quando estão perto do prazo do fim, reduzindo as acções e aumentando as obrigações.

Mas estou a me referir aos "Target-maturity bond ETFs", que são apenas fundos de obrigações que são levadas até a maturidade, devolvendo o capital investido e que também tem um prazo pré-estabelecido de termino. Este fundo do Barclays é um fundo de obrigações com prazo de duração. Mas no Best, não existe, logo deixa de ter importância.

Deixei um post na página anterior, mais pormenorizado sobre os "Target-maturity bond ETFs". Um exemplo de ETF do artigo desse post:

Exchange traded fund sponsor iShares provides investors with a number of defined maturity-date bond options that help fixed-income investors manage interest rate risk, and one of the provider’s offerings is about to mature.

According to a press release, the iShares 2013 S&P AMT-Free Municipal Series ETF (NYSEArca: MUAB) will mature and cease trading at the close on August 15, 2013.

As the bond holdings mature, the ETF will shift into short-term, tax-exempt instruments and cash allocations. Shareholders who have held onto the fund will receive the entire amount of their proceeds in cash on or after August 21, 2013.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por VirtuaGod » 24/6/2013 19:03

Inicialmente tb pensei que estavas a falar de "Target Funds" como esse do barclays mas parece-me que o que falas é ligeiramente diferente até porque "target funds" já existem há décadas e a Vanguard, Fidelity etc está cheio deles!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Midas » 24/6/2013 18:56

Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:VG, conheces fundos de investimento de obrigações que utilizem uma politica de "target-maturity bond ETFs"?

Para quem desconhece o que são "target-maturity bond ETFs", deixo aqui, uma breve descrição:

ETF Trends Escreveu:Larger bond ETFs typically hold a basket of bond securities with varying maturities and re-allocates to once a bond matures. Target-maturity ETFs, on the other hand, only hold bonds that mature in a set year and distributes cash back to investors upon maturity.

Additionally, with target-maturity bond ETFs, advisors can implement a type of bond ladder strategy that has evenly spaced out maturity dates to help minimize interest rate risk.

Fonte:
ETF Trends - Target-Maturity Bond ETFs to Hedge Against Rising Rates (June 22nd 2013 at 7:20am)
http://www.etftrends.com/2013/06/invest ... ing-rates/

Desconheço, a única forma que conheço em termos de estar longo em obrigações e proteger contra o aumento de taxas será fundo com maturidade muito reduzida como o FR0010149120 ou o LU0201323614.

Não se há fundos especializados em obrigações de taxas variável. Depois tens é os fundos de activos híbridos como o LU0203937692 (que está no TOP mas como sempre só se olha depois de ter subido :mrgreen:).

De muito curto prazo também tens o JPM Income Opportunity D (acc) - EUR que até está nas menções honrosas.

Pelo que li até agora, este tipo de politica de investimentos nos ETFs, é algo recente e muito limitado em oferta de ETFs.

Parece ser uma boa ideia, difere dos fundos/ETFs de obrigações de curto prazo, pela a questão de ser ETFs "a prazo", em que devolvem a totalidade do capital inicialmente investido pelos investidores no fim do prazo pré-estabelecido e vão pagando dividendos (tipico de ETFs Americanos). É o + parecido com simplesmente, os investidores comprarem as obrigações directamente e levarem-as até a maturidade, e indo recebendo os cupões.

VG, será isto, (mas sem o pagamento dos dividendos)?

Barclays Obrig Euro 2015 I FIMAO TF
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000LYYA

Política de Investimento: Barclays Obrig Euro 2015 I FIMAO TF

O Fundo deterá, no mínimo, 2/3 do seu VLG investido, directa ou indirectamente, em obrigações sendo que, pelo menos 50% do seu VLG estará investido em Obrigações de Taxa Fixa. As Obrigações em que investe terão uma maturidade que tenderá a aproximar-se da data termo do Fundo. O objectivo será o de, a partir de uma selecção de Obrigações denominadas em euro, particularmente, de emitentes nacionais, proporcionar um rendimento esperado, implícito ao cabaz de obrigações seleccionadas e mantidas em carteira até à sua maturidade, caso não ocorra nenhum evento de crédito durante o período de duração do Fundo. Não serão adquiridos activos noutra moeda que não o Euro.

Perante as quedas acentuadas no ultimo mês, este fundo "só" perdeu -0.59%.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 24/6/2013 18:51

Mais um gráfico interessante. Este já pode na minha opinião ser considerado análise técnica pois tem Suportes e Resistências. Queria que o gráfico fosse até 1970 para apanhar o Bear Market mas pelos vistos a Stockcharts não tem.
Anexos
Análise longo prazo 30 years treasuries.png
Análise longo prazo 30 years treasuries.png (24.1 KiB) Visualizado 7574 vezes

por majomo » 24/6/2013 16:38

VirtuaGod Escreveu:
majomo Escreveu:A semana passada resgatei todos os fundos, quase todos com perdas, após três semanas "loucas"...

E temos estas notícias:
Bond Fund Outflows Hit Record Level

E tinha uma carteira bem diversificada, mas quando tudo desce... a solução é mesmo sair e fazer uma pausa.

É complicado por vezes, muito complicado...

Já te tinha falado disso... não vi reação positiva à reunião da FED... não gosto muito de sair e voltar a entrar, principapmente em investimentos de médio/longo prazo, mas dada a atual situação pareceu-me a atitude mais sensata...

Como dizes, taxas mais elevadas favorecem as obrigações... mas para quem as comprar mais altas... e eu comprei em tempos baixos. :oops:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por VirtuaGod » 24/6/2013 16:31

majomo Escreveu:A semana passada resgatei todos os fundos, quase todos com perdas, após três semanas "loucas"...

E temos estas notícias:

E tinha uma carteira bem diversificada, mas quando tudo desce... a solução é mesmo sair e fazer uma pausa.

É complicado por vezes, muito complicado...

por VirtuaGod » 24/6/2013 16:30

Desconhecia esse até.

Olho normalmente para o BPI Portugal ou para o Santander acções Portugal. Mas até preferi esse pois segue o indíce de perto. Parece-me boa escolha no que diz respeito a fundo. Já em investir no PSI 20 sou neutro. Não há dados históricos suficientes parar criar uma opinião.

Mas o fundo é bom!

por majomo » 24/6/2013 16:29

A semana passada resgatei todos os fundos, quase todos com perdas, após três semanas "loucas"...

E temos estas notícias:

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Figueiraa1 » 24/6/2013 16:16

Boa tarde VG

O que achas deste fundo para investir no psi?

BBVA PLANO POUPANÇA EM ACÇÕES - FUNDO ÍNDICE (PSI-20)

Código ISIN PTYBBGLM0003

Conheces outros fundos melhores?

Abraço
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 24/6/2013 16:02

Joao-D Escreveu:O $USB 30-Year Treasury Bond tem uma evolução ascendente (com muitos altos e baixos) tirando aquele período entre 1978 e 1982.

É normal, investir em acções e obrigações, de forma semi-passiva, sem inventar muito é um jogo vencedor. É investimento como ele deve ser feito. :wink:

Ás vezes é que nas quedas uma pessoa se assusta mas está tudo dentro da normalidade histórica.

por Joao-D » 24/6/2013 15:46

VirtuaGod Escreveu:É esse, mas estás a ver a cotação não o "Retorno Total".

A cotação mal anda para a frente pois são fundos que distribuem rendimentos, muito comum nos EUA.

Sempre que o fundo distribui a cotação leva uma pancada. Como sabes perfeitamente o que interessa é o retorno total e não só a distribuição ou o valor das Ups.

Pois, nota-se que percebo pouco destes fundos. Achava que valia mais quando a cotação subisse e valesse menos menos quando a cotação descesse. Por isso achava estranho.

O $USB 30-Year Treasury Bond tem uma evolução ascendente (com muitos altos e baixos) tirando aquele período entre 1978 e 1982.

por VirtuaGod » 24/6/2013 15:42

é verdade. Nem me tinha apercebido que tinham uma duration tão curta!!

por Pickbull » 24/6/2013 15:40

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:VG, conheces fundos de investimento de obrigações que utilizem uma politica de "target-maturity bond ETFs"?

Para quem desconhece o que são "target-maturity bond ETFs", deixo aqui, uma breve descrição:

ETF Trends Escreveu:Larger bond ETFs typically hold a basket of bond securities with varying maturities and re-allocates to once a bond matures. Target-maturity ETFs, on the other hand, only hold bonds that mature in a set year and distributes cash back to investors upon maturity.

Additionally, with target-maturity bond ETFs, advisors can implement a type of bond ladder strategy that has evenly spaced out maturity dates to help minimize interest rate risk.

Fonte:
ETF Trends - Target-Maturity Bond ETFs to Hedge Against Rising Rates (June 22nd 2013 at 7:20am)

Desconheço, a única forma que conheço em termos de estar longo em obrigações e proteger contra o aumento de taxas será fundo com maturidade muito reduzida como o FR0010149120 ou o LU0201323614.

Não se há fundos especializados em obrigações de taxas variável. Depois tens é os fundos de activos híbridos como o LU0203937692 (que está no TOP mas como sempre só se olha depois de ter subido :mrgreen:).

De muito curto prazo também tens o JPM Income Opportunity D (acc) - EUR que até está nas menções honrosas.

Registado: 23/1/2008 19:18

por VirtuaGod » 24/6/2013 15:34

É esse, mas estás a ver a cotação não o "Retorno Total".

A cotação mal anda para a frente pois são fundos que distribuem rendimentos, muito comum nos EUA.

Sempre que o fundo distribui a cotação leva uma pancada. Como sabes perfeitamente o que interessa é o retorno total e não só a distribuição ou o valor das Ups.

por Joao-D » 24/6/2013 15:32

VirtuaGod Escreveu:
Joao-D Escreveu:Em relação ao Index fund da Vanguard (VBMF), passou o bull market das ações entre 2003 e 2007 a descer. Desde metade do ano de 2012 que parece que está a acontecer o mesmo, e está neste momento quase ao mesmo valor que estava em 2004.

Devemos estar a ver gráficos diferentes com certeza. O VBMFX subiu 56% desde 1 de Janeiro de 2004, o que dá 5.5% ao ano. Tendo em consideração que até o Pimco Total Return o bate em termos de performance não é má. (O Pimco Total Return subiu 74% no período para um retorn de 6.5% anualizado).

Possivelmente estamos a ver coisas diferentes, não sei. Achei que fosse este? VBMFX Vanguard Total Bond Market Index Fund;Investor (FUND)
Anexos
VBMFX.PNG
VBMFX.PNG (31.28 KiB) Visualizado 7815 vezes

por VirtuaGod » 24/6/2013 15:29

@Joao-D Tens aqui uma tabela que podes achar interessante.

Fonte:Rethinking the Equity Risk Premium - Especificamente do artigo "Long-Term Stock Returns Unshaken by Bear Markets" escrito por Jeremy J. Siegel autor de "Stocks for the Long Run", livro que se encontra nas recomendações de literatura no "cantinho da educação".
Anexos
Historical Returns.JPG
Historical Returns.JPG (81 KiB) Visualizado 7822 vezes

por VirtuaGod » 24/6/2013 15:13

Rick Lusitano Escreveu:

Fonte:

por VirtuaGod » 24/6/2013 15:03

Joao-D Escreveu:Em relação ao Index fund da Vanguard (VBMF), passou o bull market das ações entre 2003 e 2007 a descer. Desde metade do ano de 2012 que parece que está a acontecer o mesmo, e está neste momento quase ao mesmo valor que estava em 2004.

Devemos estar a ver gráficos diferentes com certeza. O VBMFX subiu 56% desde 1 de Janeiro de 2004, o que dá 5.5% ao ano. Tendo em consideração que até o Pimco Total Return o bate em termos de performance não é má. (O Pimco Total Return subiu 74% no período para um retorn de 6.5% anualizado).

Acredito que não seja os valores que estás habituado se usas SPX alavancado mas não são valores em que "está neste momento quase ao mesmo valor que estava em 2004"

Joao-D Escreveu:Mas o que me interessava saber era qual foi o comportamento que as bunds tiveram entre 1980 e 2000, que foi quando os mercados de ações mais subiram.

Lembrei-me agora de um gráfico: http://stockcharts.com/freecharts/historical/spxusb1978.html

E já tinha colocado na página 165 um gráfico das treasuries a 10 anos desde 1980. Tens é de pensar ao contrário. Uma descida da Yield é uma subida das obrigações. Mas desde 1980 que temos vindo a ter um grande bull nas obrigações (sim, a par do bull das acções+ o bear market accionista desde 2000).

É mais interessante estudares os anos 70, que foi um bear market obrigacionista. A diferença é que um bear market obrigacionista tende a ter retorno nominal positivo como nos anos 70.

Os anos 70 foram muitos maus devido a inflação e o retorno real (retorno nominal-inflacção) quer das obrigações quer das acções foi negativo pois nos EUA chegou-se a ter inflação de 2 dígitos.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Dragon56, fatura.pt, iniciado1, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 150 visitantes