Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Duvida

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 21/1/2004 13:45

Só estou a "subir" este tópico para agradecer ao Ulisses e ao Pedro a respostas à minha dúvida. Só hoje me lembrei que um dia a tinha colocado e felizmente ainda encontrei o tópico!! :wink:

obrigado aos dois

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 16/1/2004 14:07

O "short selling" de acções em Portugal, sem ser no "intraday" é bastante complicado por questões legais. Em CFD`s é uma prática normal, corrente e uma das grandes vantagens da utilização dos mesmos. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pedro78 » 16/1/2004 14:00

Em CFDs pode-se. Não sei se de um dia para o outro.

Em acções tmb se pode. O que aconteceu foi que eu não sabia que se podia dar ordens de venda sobre acções que não se possuem e por engano dei, pensando ser um erro do sofware não liguei, ontem descobri que de facto as ordens foram dadas e estavam lá de molho, pelo que julgo que podem passar de um dia para o outro.

Estou a correr a versão sem conta, pelo que não sei se possiveis erros que se dão na realidade a esta versão se aplicam.

Mas tudo o que foi dito aqui terá de ser confirmado, pois que ainda estou envolto no nevoeiro do elevado rácio(informação)/(tempo).
=))

Registado: 2/1/2004 22:29

por Ulisses Pereira » 16/1/2004 13:49

Em acções ou em CFD`s?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pedro78 » 16/1/2004 13:43

As esperiências que tenho levado a cabo no carregosa trader permitem-me fazer short selling e se não me engano já deixei vendas short abertas durante vários dias.
Mas terão de confirmar.

por Ulisses Pereira » 16/1/2004 13:18

Em termos "online", penso que só a Bigonline permite fazer "short selling" mas apenas no "intraday", ou seja, até ao final da sessão essa posição "short" tem que ser fechada...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 16/1/2004 13:15

Já agora gostaria de saber se posso fazer "short selling" em qualquer corretora? aliás eu invisto através do Millennium, será que posso fazer short's com eles?

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 16/1/2004 13:09

Caro Pedro78,

Não tem que pensar quem vai perder dinheiro... Imagine, por exemplo, o mercado imobiliário: Você acorda comigo a venda da moradia X da qual você não é dono. Vai depois negociá-la com o dono actual e consegue comprá-la a um preço mais barato daquele que acordou comigo. Poderemos dizer que o dono actual perdeu dinheiro? :)

Em relação ao mercado de capital, quando você compra a 10 e vende a seguir a 12, não pode dizer que quem lhe vendeu a 10 perdeu dinheiro, certo? Ora se os valores forem os mesmos, mas a ordem cronológica a inversa, também não poderá dizer isso, a menos que tenha vendido e comprado à mesma pessoa, o que em bolsa é raríssimo. ;)

Este conceito do "short selling" não é fácil de apreender à primeira, mas depois de entrar na mecânica compreenderá que é natural, apenas inverte a cronologia das operações.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Duvida

por pedro78 » 16/1/2004 13:00

Estou a agora começar a dar alguma atenção à bolsa e pelo que percebi, posso dar ordem de venda de acções que não tenho para mais tarde dar ordem de compra. Pelo que percebi se a acção descer eu ganharia, a pergunta é se isso é assim.
E caso seja quem perde o que eu ganho?

Para mim está obvio o sentido "normal" da coisa, eu compro barato alguém me compra mais caro eu ganho. O inverso não tou a ver de onde vem o dinheiro, unica hipótese que ponho e não acredito, é a corretora.

Obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Ferreiratrade, macau5m, PacoNasssa, peterteam2, trilhos2006 e 240 visitantes