Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Midas » 12/6/2013 16:31

Criei um novo mito. :mrgreen:

"Don't see the portfolio in May and go away"
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Legendz » 12/6/2013 16:21

Bem, por curiosidade fui ver as cotações de hoje e até me arrepiei! Stocks, mistos, emergentes, high yeld, a++... que tareia! :shock:

Registado: 9/2/2012 13:59

por LUISSM3 » 12/6/2013 2:52

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:B a metodologia aplicada em sistemas de Trend Following, usando AT.

Um sistema de trendfollowing não usa, na minha opinião assim como de muitos, AT, mas sim análise quantitativa. Pode parecer paradoxal mas é a minha opinião. Uso como exemplo base e rude de um sistema de trendfolling as cross de MA 50 e MA 200. Não existe qualquer tipo de AT, apenas algo quantitativo, crosses de média de um determinada quantidade de dias. Ao contrário de AT que trabalha com recurso a suportes e resistências.

Posso estar errado, mas do meu ponto de vista, AT engloba o recurso a todo o tipo de indicadores, Tendenciais, Oscilatórios, de Volume ou outros e não só padrões, linhas de tendência ou suportes e resistências.

Pelo menos os livros que li sobre AT incluíam essas ferramentas de análise.

É a ideia que tenho.

Em qualquer dos casos estava a referir-me a metodologias/sistemas utilizadas em Trend Following que permitam determinar momentos de entrada e saída de um ativo, podem ser cruzamentos com médias móveis, canais donchian, ou simplesmente osciladores. Desde que ajudem a determinar a probabilidade de ocorrerem correções significativas preservando assim os lucros e suavizando os drawdowns.

Acho que pode ser aplicado a fundos, penso eu.

Não estamos no entanto livres de perder ou entrar tarde no momento da recuperação. A mim acontece-me muitas vezes isso.

Já por isso é que nos fundos sigo religiosamente os teus ensinamentos e mantenho todas as posições. :mrgreen:

Mas quando olho para os gráficos dos ETF’s com a minha visão formatada para ver sinais de entrada e saída… fico todo ruído :-k
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por frizeman » 12/6/2013 2:28

VirtuaGod Escreveu:Sem te tentar demover da estratégia questiono.

Quando é o periodo mais calmo? O que te faria voltar a entrar? Quando? Teria de ser valores acima ou abaixo dos actuais? É uma questão apenas de proteger e não timming para tentares comprar mais abaixo? O que terias feito em 2008? Quando te imaginarias a vender e comprar? E no Verão 2011 terias vendido tb assumo pois a correcção foi maior do que esta até agora. Quando terias voltado a entrar?

As questões que faço são sérias, quem sabe se este tópico será tese de mestrado em Finanças comportamentais um dia.

Gostava de te saber responder a todas as tuas perguntas, mas infelizmente não tenho resposta para elas.

O que sei é que não estou nada a gostar do que estou a ver, até à uns dias ainda achava normal, visto as subidas se terem esgotado.

Mas estas correções já começam a entrar num campo perigoso, que me faz pensar se não será melhor fazer mais valias e preservar o capital, do que arriscar a entrar em perdas.

Ainda me lembro de em setembro de 2011 estar a perder 18% no Templeton Global Bond e 15% no Pimco Total Return, no auge da crise da divida.

Basicamente, a minha filosofia começa a ser, mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar.

Tenho fundos na carteira que já perderam a valorização de um ano em apenas um mês.

Registado: 5/8/2011 17:38

por VirtuaGod » 12/6/2013 2:12

Sem te tentar demover da estratégia questiono.

Quando é o periodo mais calmo? O que te faria voltar a entrar? Quando? Teria de ser valores acima ou abaixo dos actuais? É uma questão apenas de proteger e não timming para tentares comprar mais abaixo? O que terias feito em 2008? Quando te imaginarias a vender e comprar? E no Verão 2011 terias vendido tb assumo pois a correcção foi maior do que esta até agora. Quando terias voltado a entrar?

As questões que faço são sérias, quem sabe se este tópico será tese de mestrado em Finanças comportamentais um dia.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por frizeman » 12/6/2013 2:00

Estas descidas, para mim já começam a a entrar num campo perigoso.

Amanhã vou salvaguardar as mais valias nos meus fundos e regressarei quando as coisas estiverem mais calmas.

De repente os investidores, começaram a exigir retornos maiores para deterem divida, e o pior é que não se sabe pode onde vão ficar.

Para aqueles, que ainda tem mais valias nas carteiras vendam, salvaguardem ganhos, preservem o vosso capital até as coisas estarem mais definidas.

Desde Maio que os fundos de obrigações não param de cair, e se voltaríamos aos valores de 2011, muita gente vai ficar a arder.

Registado: 5/8/2011 17:38

por VirtuaGod » 12/6/2013 1:46

luissm Escreveu:B a metodologia aplicada em sistemas de Trend Following, usando AT.

Um sistema de trendfollowing não usa, na minha opinião assim como de muitos, AT, mas sim análise quantitativa. Pode parecer paradoxal mas é a minha opinião. Uso como exemplo base e rude de um sistema de trendfolling as cross de MA 50 e MA 200. Não existe qualquer tipo de AT, apenas algo quantitativo, crosses de média de um determinada quantidade de dias. Ao contrário de AT que trabalha com recurso a suportes e resistências.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por LUISSM3 » 12/6/2013 1:40

Boas,

Deixo aqui uma atualização do estado da última carteira de fundos que fiz.

Neste momento o Drawdown da carteira já vai em 3,29%

Realmente é de pensar duas vezes se o Momento não deve ser considerado, assim como a metodologia aplicada em sistemas de Trend Following, usando AT.

Ficam também gráficos de ETF's que refletem alguns dos ativos da carteira.

Quando tiver oportunidade colocarei algumas análises (AT) a ETF's.
Anexos
EMB 11-06-2013(D).gif
EMB 11-06-2013(D).gif (68.43 KiB) Visualizado 8817 vezes
JNK 11-16-2013(D).gif
JNK 11-16-2013(D).gif (68.8 KiB) Visualizado 8814 vezes
LQD 11-06-2013(D).gif
LQD 11-06-2013(D).gif (47.84 KiB) Visualizado 8818 vezes
LQD 11-06-2013(W).gif
LQD 11-06-2013(W).gif (51.18 KiB) Visualizado 8812 vezes
VDC 11-06-2013(D).gif
VDC 11-06-2013(D).gif (62.04 KiB) Visualizado 8827 vezes
Evolução Carteira 2 (11-06-2013).PNG
Evolução Carteira 2 (11-06-2013).PNG (35.43 KiB) Visualizado 8817 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por mval2002 » 11/6/2013 20:26

Texano Bill Escreveu:Oi mnvalente, realmente estas têm sido umas semanas horribilis. Reparei que tens a carteira (demo) com ETFs em dólares, o que por si introduz o risco adicional da variação euro/dólar. Se fosses torná-la real, planearias fazer alguma cobertura cambial para euros?

É uma pergunta que me tenho colocado e que levanta a questao de fundo do "onde quer estar daqui a dez anos?" O Virtuagod tem razao em que nao se pode investir sem ter essa resposta.

Recebo o salario em dolares e todos os meus gastos sao em dolares. Só precisarei de euros quando regressar à Europa. Esse dia ainda nao tem data marcada e possivelmente estará para lá dos dez anos! Por isso nao estou a pensar em nenhum hedging.

Registado: 20/11/2006 23:11

Re: ETF's em Dolares

por Midas » 11/6/2013 20:24

mnvalente Escreveu:(...)

A composicao da carteira e' baseada no Core Four Portfolio sugerido na wiki dos Bogleheads:
- 40% Vanguard Total Bond Market Index Fund (BND)
- 36% Vanguard Total Stock Market Index Fund (VTI)
- 18% Vanguard Total International Stock Index Fund (VXUS)
- 6% Vanguard REIT Index Fund (VNQ)

mnvalente, a Vanguard lançou este ETF recentemente (4/Junho/2013), que poderá te interessar, é um ETF de obrigações total internacionais, segue a filosofia dos ETFs de acções, US (VTI) + World ex-US (VXUS), sendo em obrigações, US (BND) + World ex-US (BNDX):

- Vanguard Total International Bond Market Index Fund (BNDX)

Vanguard Escreveu:Product summary
- Attempts to track the performance of the Barclays Global Aggregate ex-USD Float Adjusted RIC Capped Index (USD Hedged).
- Employs hedging strategies to protect against uncertainty in exchange rates.
- Provides a convenient way to get broad exposure to non-US dollar denominated investment-grade bonds.
- Passively managed, using index sampling.

Fonte: Vanguard

Ficha do ETF:
Vanguard Total International Bond ETF (BNDX)
https://personal.vanguard.com/us/funds/ ... IntExt=INT

Artigo sobre o ETF:
International bond index fund and ETF now available (June 04, 2013)
https://personal.vanguard.com/us/insigh ... ernational
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Texano Bill » 11/6/2013 19:54

Oi mnvalente, realmente estas têm sido umas semanas horribilis. Reparei que tens a carteira (demo) com ETFs em dólares, o que por si introduz o risco adicional da variação euro/dólar. Se fosses torná-la real, planearias fazer alguma cobertura cambial para euros?

Registado: 20/8/2011 12:52

ETF's em Dolares

por mval2002 » 11/6/2013 19:18

Fiz aqui uma pergunta sobre timing de criacao de uma carteira de longo prazo 'a qual o Ghorez deu uma excelente sugestao "vai colocando dinheiro nos activos periodicamente". Entretanto, por coincidencia, o VirtuaGod escreveu a sua primeira Newsletter sobre esse tema.

Com base nessas informacoes abri uma conta demo no Saxo Bank e criei um portfolio de 100k USD em ETF's da Vanguard. Alguns deles o VirtuaGod discutiu aqui em 2012.

A composicao da carteira e' baseada no Core Four Portfolio sugerido na wiki dos Bogleheads:
- 40% Vanguard Total Bond Market Index Fund (BND)
- 36% Vanguard Total Stock Market Index Fund (VTI)
- 18% Vanguard Total International Stock Index Fund (VXUS)
- 6% Vanguard REIT Index Fund (VNQ)

Em anexo a evolucao desta carteira desde Janeiro de 2013. A correcao das ultimas semanas fez-se sentir em todos os 4 fundos da carteira.

Continuo 'a espera de um ponto de entrada (ate' porque nao tenho conta aberta ainda) e preciso de reavaliar a presenca do REIT nesta carteira. Algum comentario sobre o timing de entrada em REIT?
Anexos
Core Four Portfolio - Comparative Chart 2013.png
Core Four Portfolio - Comparative Chart 2013.png (104.88 KiB) Visualizado 9042 vezes

Registado: 20/11/2006 23:11

por fcsat » 11/6/2013 14:59

Registado: 23/11/2007 15:40

por VirtuaGod » 11/6/2013 3:22

Provavelmente, pois no site da ESAF a UP está a 17.5283

http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165990197

por nelsonpt » 11/6/2013 2:10

que raio se passa aqui
bug do banco?
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (24.5 KiB) Visualizado 9397 vezes

Registado: 3/11/2012 17:35

por Midas » 10/6/2013 15:38

A importância de ter (fundos de) obrigações.

Charles Schwab Escreveu:Large negative stock returns have been offset by positive bond returns

Imagem
Fonte: Schwab Bond Insights: Timing the Taper (June 7, 2013)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 9/6/2013 1:54

Sugestões de carteiras da associação dos nossos colegas norte-americanos, a AAII, fonte de muitos artigos e papers da 1ª primeira deste tópico.

AAII Asset Allocation Models | AAII: The American Association of Individual Investors

http://www.aaii.com/asset-allocation
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Joao-D » 8/6/2013 23:19

VirtuaGod Escreveu:
Joao-D Escreveu:O Bond não existe desde 2008, é recente, mas se existisse, teria tido, logicamente, um drawdown mais alto do que o habitual, ainda que inferior ao do S&P 500.

Claro. Embora mesmo assim tenho de ser honesto e o Bond em 2008 teria um drawdown pequeno comparando com um acarteira de asset allocation. Seria expectável um drawdown de 25% numa destas carteiras. (coisa que de facto aconteceu aos maiores asset allocators a nível mundial).

Joao-D Escreveu:Se o investimento tiver um drawdown muito pequeno, logicamente, o retorno será pequeno. O risco deve ser proporcional ao retorno.

Concordo a 100%.

No fundo parece-me que encontraste uma forma com que sentes confortável investir, e isso é uma das coisas mais importantes para se ganhar $ nos mercados.

Teres um drawdown de 8% para ti é normal provavelmente pois analisaste e chegaste à conclusão da alta probabilidade dele acontecer em SPY.

Como muita gente ainda não está confortável a investir em fundos etc não "aceita" bem um drawdown de 4%, mesmo ele acontecendo de 2 em 2 anos, para não falar muito em 2008. Para algumas pessoas aqui é a primeira vez que está longo quando queria era vender, só com o tempo as pessoas começam a ter uma visão de longo prazo, pois somos socialmente formatados a pensar no amanhã e não nos 10 anos que vêm. Seja na bolsa ou na vida. Falo com pessoas que parece que as insulto quando pergunto "onde quer estar daqui a 10 anos"? A expressão com que me olham leva-me a pensar que nunca reflectiram nisso, algo que tenho alguma dificuldade em aceitar, mas... as expressões raramente mentem principalmente a de surpresa.

Também concordo com o que dizes. Pessoalmente, sei o que pretendo ter ou ser, daqui a 10 anos. Sobre os mercados, embora não saiba o que vá acontecer, tenho um palpite, que estarão a um valor muito mais alto do que ao de hoje. Para a sorte de quem investe agora, já passou o bear market de 2000 e de 2007. Vai haver correcções, bear markets, mas acho que nos próximos anos não é provável que aconteça algo tão violento como o que aconteceu.

Para ser sincero, não sigo o mercado de bunds. Estive a procurar um índice de referência das bonds dos Estados Unidos, que existisse desde a década de 80, para comparar com o SPX, mas não encontrei. Encontrei fundos de bunds que existem desde a última década, iShares Barclays Capital Aggregate Bond Index (AGG), Vanguard Total Bond Market Index Fund (VBMFX), e Fidelity U.S. Bond Index Fund (FBIDX), comparei-os com o gráfico do SPX e nota-se bem a diferença no retorno e na oscilação deles. Acho que a diferença de retorno seria maior depois da década de 80, porque foi nessa altura que se deu o boom das ações. De 2000 a 2009, foi um período mau para as ações.
No segundo gráfico observa-se que o SPX supera o investimento nesses fundos, desde 2003. O meu palpite é que essa diferença irá novamente acentuar-se agora, que já passou os dois grandes ciclos de descida dos mercados. Isto é um palpite pessoal.

Última década:

Imagem

Últimos 5 anos:

Imagem

Quando falamos de risco, é algo de relativo e que varia de pessoa para pessoa. Habitualmente, compro ETFs alavancados três vezes (têm 300% a variação do indice de referência, ou duas vezes, no caso do PP2, (tem 200% a variação do indice de referência). Como estou habituado a isso, o SPY que não é alavancado, acho que não tem muito risco. Estou habituado a ver variações de 3% em um dia ou dois. Ter variações entre 3% e 4% em uma ou duas semanas, é normal para mim. Comparado com quem especula com CFDs, forex, warrants, etc com alavancagens bem mais altas, o risco que corro é bem mais baixo. Mas compreendo, que para quem não esteja habituado a comprar ETFs e ações, considere que este tipo de variações seja “muito risco”. Essas pessoas, podem no entanto, comprar os mesmos ETFs com risco baixo nas suas carteiras, basta que usem menos dinheiro neles. Assim, a variação da carteira no global já não vai ser tão acentuada, até haver um dia em que vão ficar mais tolerantes ao risco, e vão querer colocar mais dinheiro para ganhar um pouco mais. O risco tem haver com o tipo de investimento, mas tem ainda mais haver com a quantidade de dinheiro que se coloca no investimento.

Registado: 27/5/2010 18:17

por cbslbstr » 8/6/2013 20:05

VirtuaGod Escreveu:...só com o tempo as pessoas começam a ter uma visão de longo prazo, pois somos socialmente formatados a pensar no amanhã e não nos 10 anos que vêm. Seja na bolsa ou na vida. Falo com pessoas que parece que as insulto quando pergunto "onde quer estar daqui a 10 anos"? A expressão com que me olham leva-me a pensar que nunca reflectiram nisso, algo que tenho alguma dificuldade em aceitar, mas... as expressões raramente mentem principalmente a de surpresa.
Muito interessante :clap:
E tu, VG, Em linhas gerais, "onde queres/pensas estar daqui a 10 anos" ?

Devido ao contexto atual, provavelmente muitas pessoas começam a pensar mais nesse tema.
Eu, terei 55 anos: só espero que o pouco património e fonte de rendimento não sejam destruídos pelos criminosos e pela porcaria que estamos a viver (e, pior, pelo que ainda vem aí).
Rentabilidades (ou mesmo pequenos drawbacks) de mais ou menos x% passam cada vez mais para um 2º plano. Deve ser também da idade :mrgreen:

Registado: 19/2/2007 21:50

por nelsonpt » 8/6/2013 16:37

Interessante VG,
eu proprio nao sei onde estarei daqui a 10 anos, nao te poderei responder! Continuarei desempregado? Conseguirei arranjar 3 contractos de trabalho até lá?

Já em relação aos investimentos, nao me considero nesse grupo que referiste que já está em panico, embora eu seja aprimeira vez que invisto em Fundos de Investimento.
Eu tenho estado a acompanhar a evoluçao nos ultimos dias, e estou a ponderar se irei vender alguns que me estejam a dar pouco, para comprar estes pimcos que agora descem e reforçar a carteira. Nao sei se será totalmente correcto, mas ainda estou a pensar se irei fazer isso.
Esta é sem duvida para aqueles que nao investiram nos ultimos meses a altura de entrar nos fundos, aproveitar a onda.

Registado: 3/11/2012 17:35

por VirtuaGod » 8/6/2013 15:23

Joao-D Escreveu:O Bond não existe desde 2008, é recente, mas se existisse, teria tido, logicamente, um drawdown mais alto do que o habitual, ainda que inferior ao do S&P 500.

Claro. Embora mesmo assim tenho de ser honesto e o Bond em 2008 teria um drawdown pequeno comparando com um acarteira de asset allocation. Seria expectável um drawdown de 25% numa destas carteiras. (coisa que de facto aconteceu aos maiores asset allocators a nível mundial).

Joao-D Escreveu:Se o investimento tiver um drawdown muito pequeno, logicamente, o retorno será pequeno. O risco deve ser proporcional ao retorno.

Concordo a 100%.

No fundo parece-me que encontraste uma forma com que sentes confortável investir, e isso é uma das coisas mais importantes para se ganhar $ nos mercados.

Teres um drawdown de 8% para ti é normal provavelmente pois analisaste e chegaste à conclusão da alta probabilidade dele acontecer em SPY.

Como muita gente ainda não está confortável a investir em fundos etc não "aceita" bem um drawdown de 4%, mesmo ele acontecendo de 2 em 2 anos, para não falar muito em 2008. Para algumas pessoas aqui é a primeira vez que está longo quando queria era vender, só com o tempo as pessoas começam a ter uma visão de longo prazo, pois somos socialmente formatados a pensar no amanhã e não nos 10 anos que vêm. Seja na bolsa ou na vida. Falo com pessoas que parece que as insulto quando pergunto "onde quer estar daqui a 10 anos"? A expressão com que me olham leva-me a pensar que nunca reflectiram nisso, algo que tenho alguma dificuldade em aceitar, mas... as expressões raramente mentem principalmente a de surpresa.

por Joao-D » 8/6/2013 15:06

VirtuaGod Escreveu:Para além de quem é que ia manter um spy com 50% de drawdown em 2008? É uma estratégia válida mas para quem analisa e sabe os riscos que corre,como me parece ser o teu caso.

P.S.- Fiz do BOND um exemplo pois parece-me ter comportamento em linha com uma carteira como advogo, mesmo que tivesse 10% acções!! (esta correcção talvez se 1 ponto percentual maior e esteja entre os 3,5 e 4% numa carteira como advogo mas o comportamento e valores são muito semelhantes)

Exepto alguns fundos de investimento, acredito que praticamente ninguém conseguiu manter o SPY durante todo o ano de 2008, tanto tempo, a perder. Curiosamente, foi nessa queda de 2008 que percebi como era bom saber análise técnica e interpretar o sentimento dos investidores. Antes disso, já usava análise técnica, mas não com a mesma importância.
Em Maio de 2008, soube identificar a cunha ascendente no gráfico do S&P 500, e tive a sorte, de olhar para outros investidores experientes na América que identificaram a mesma formação e o optimismo exagerado dos investidores.
Na altura, estava na moda comprar a SONI. Nos foruns portugueses, a maior parte das pessoas dizia que tinha bons fundamentais...
Aqui no forum, pessoas que todos consideram como bons analistas, afirmavam que não iria ocorrer um duplo topo no SPX, mas aconteceu.
Foi uma correção espetacular, mas isso é improvável que aconteça nos próximos 30 a 40 anos, porque esse tipo de coisas não aconteceram no passado com frequência, apesar de haver muitos bears a sonharem com isso.

O Bond não existe desde 2008, é recente, mas se existisse, teria tido, logicamente, um drawdown mais alto do que o habitual, ainda que inferior ao do S&P 500.
Se o investimento tiver um drawdown muito pequeno, logicamente, o retorno será pequeno. O risco deve ser proporcional ao retorno.
Editado pela última vez por Joao-D em 13/6/2013 15:32, num total de 2 vezes.

por VirtuaGod » 8/6/2013 14:15

Joao-D Escreveu:Sobe mesmo há 7 meses consecutivos.

Pelo que vejo tens uma óptica de investimento que acho boa, concordo plenamente. Acho um investimento em SPY bastante válido para quem está disposto a aguentar a volatilidade. A questão prende-se com as pessoas deste tópico não estarem dispostas a aguentar volatilidade.

Nesses 7 meses o SPY teve um drawdown de 8%, nem queria pensar o fim do mundo que era os PIMCO mais conservadores terem esse drawdown.

Este pessoal está em pânico com um drawdown que é, na maioria dos casos deve ser se a carteira está bem feita, inferior a 5%. Um tipo de drawdown que acontece de 2 em 2 anos.

Para além de quem é que ia manter um spy com 50% de drawdown em 2008? É uma estratégia válida mas para quem analisa e sabe os riscos que corre,como me parece ser o teu caso.

P.S.- Fiz do BOND um exemplo pois parece-me ter comportamento em linha com uma carteira como advogo, mesmo que tivesse 10% acções!! (esta correcção talvez se 1 ponto percentual maior e esteja entre os 3,5 e 4% numa carteira como advogo mas o comportamento e valores são muito semelhantes)
Anexos
SPY 1 year.png
SPY 1 year.png (11.18 KiB) Visualizado 10177 vezes
Bond último ano.png
Bond último ano.png (10.43 KiB) Visualizado 10167 vezes
spy 2008.png
spy 2008.png (11.13 KiB) Visualizado 10169 vezes

por Joao-D » 8/6/2013 12:28

Figueiraa1

Figueiraa1 Escreveu:Comprar somente o ETF do S&P500, seria muito arriscado. A diversificação em investimento (diferente de trading) é necessária.

É uma opinião, mas não é uma verdade absoluta.

Para mim, o que é muito arriscado é investir sem saber analisar, é comprar sem saber o que estou a comprar, é perder dinheiro e ele não voltar, e é ganhar muito pouco dinheiro quando no mesmo período podia ganhar muito dinheiro.

Dou um exemplo daquele que é considerado o maior investidor de sempre, o Warren Buffett.
- Pensa que “ o mercado de ações vai superar o mercado do ouro e das bonds e vai ser de longe o mais seguro.” Ler mais: http://www.cnbc.com/id/46328808

Além disso, comprar um ETF do S&P 500 é por si só, diversificar. A vantagem de comprar ETFs é essa, comprar várias ações com uma única operação. Obviamente, pode-se diversificar muito mais, mas deve-se analisar os investimentos para saber se é vantajoso.
Diversificar muito, é várias vezes um erro.

O S&P 500, desde 2 de Setembro de 2012, aumentou 36%. O SPY, que é o ETF mais popular que segue o índice S&P 500 e não é alavancado, aumentou 39,96% no mesmo período. (Este retorno seria maior se tivesse contabilizado o dinheiro proveniente dos dividendos trimestrais. Existem outros ETFs, que seguem o S&P 500, não alavancados e alavancados, que tiveram um retorno maior.)
Editado pela última vez por Joao-D em 13/6/2013 15:29, num total de 2 vezes.

por Figueiraa1 » 8/6/2013 10:05

Joao-D

Comprar somente o ETF do S&P500, seria muito arriscado. A diversificação em investimento (diferente de trading) é necessária.

Na carteira de ETF's do LTCM desde SET/2012, embora o ouro esteja negativo -22,37%, commodities e bonds também negativas, a rentabilidade está negativa somente 0,78%.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, latbal, malakas, Manchini888, Mar58, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 71 visitantes