Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Midas » 30/5/2013 2:18

VIXIUM Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:O top do Top:

Year To Date: (28/Maio/2013)

Fundos Obrigacionistas

+6.21% Templeton Glbl Total Return N Acc €
+3.51% PIMCO GIS plc Global High Yield Bond E EUR (Hedged) Accumulation
+3.36% Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

+0.92% PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged)
+0.89% PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc
+0.23% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
+0.19% PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc

-0.83% PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg
-2.19% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged

Fundos accionistas

+17.42% Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
+17.14% EEF Equity Consumer Staples R Acc

Fundos Mistos

+5.17% Carmignac Patrimoine A
+2.71% Invesco Balanced-Risk Alloc E

De destacar a performance do E.S. Obrigações Europa, que continua a bater os PIMCOs e Templetons.

+5.90% E.S. Obrigações Europa FI Acc

Notas:

Os "+5.90%" do E.S. equivale a "+7,552%" brutos, visto que não paga a taxa liberatória de 28% como os outros fundos pagam.

A diferença de retorno entre os fundos da Templeton, é a valorização do USD face ao EUR, ganhando o Templeton sem Hedge, com uma diferença de +2,85% em relação ao fundo com Hedge (ganho cambial).

Fonte: Bloomberg

Rick
Estes valores não estão bem, penso eu.

YTD tens logo no primeiro PIMCO um valor negativo...Era bom era, 6,21% YTD.

-0,83% Templeton Glbl Total Return N Acc €

VIXIUM

Não percebi...

Esses valores são referentes a 28/Maio/2013, ainda não tinha saído as cotações de 29/Maio.

Usando a Morningstar.pt:

Morningstar.pt Escreveu:Rent. Anualiz. % 29-05-2013
Ano
4.42 Templeton Glbl Total Return N Acc €
3.51 PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdg Acc (28-05-2013)
2.26 Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

0.92 PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc (28-05-2013)
0.89 PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (28-05-2013)
0.23 PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (28-05-2013)
0.19 PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc (28-05-2013)

-0.83 PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg (28-05-2013)
-3.10 F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg (28-05-2013)

17.98 EEF Equity Consumer Staples R Acc (28-05-2013)
17.42 Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR (28-05-2013)

6,02 Carmignac Patrimoine A EUR Acc (28-05-2013)
1.57 Invesco Balanced-Risk Alloc E

5.85 ES Obrigações Europa Euro FIAO TF

Notam-se diferenças entre a Bloomberg e a Morningstar, nos Templetons e E.S. estão diferentes devido a ter já, as cotações de 29/Maio, no Eurizon/F&C/Carmignac, possivelmente ainda não terem recalculado o YTD com base na cotação de dia 28/Maio, visto que anda sempre com 1 dia de atraso, no caso do F&C, também não sei se não será devido á distribuição.

Conclusão: Os PIMCOs e o Fidelity estão iguais, nos outros fundos houve novas cotações que provocaram mudanças.
Editado pela última vez por Visitante em 30/5/2013 2:19, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Midas » 30/5/2013 1:42

O retorno que tiveste até agora, 1.52%, reflete os fundos de obrigações que tens, que são de perfil conservador. As obrigações dificilmente irão dar as rentabilidades passadas, o que não quer dizer que se deixe de investir em obrigações, elas são parte fundamental numa carteira diversificada. Imagina que elas são os defesas de uma equipa e as ações são os atacantes, ambos devem fazer parte da equipa, (os defesas também marcam golos de vez em quando).

Ideias:

PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged)

Fundo Obrigações High Yield (eu gosto do Axa, e não tem mínimos de investimento)

Aumentar a % do EEF Equity Consumer Staples R Acc

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR

Bloomberg Escreveu:Year To Date: (28/Maio/2013)

Fundos Obrigacionistas

+4.65% AXA WF Global High Yield Bonds E(H)C EUR (LU0189847253)

Fundos accionistas

Mas olha os retornos destes fundos este ano, como vês, a não ser que tenhas o maior peso da carteira nos fundos de acções, dificilmente atingiras os 10% anuais. Tens duas hipóteses, aumentar o peso de acções e poucos fundos de ações ou aumentar o peso das acções e aumentar o numero dos fundos de acções (reduzindo o risco através da diversificação).

Para 8-10% anualizados, vais ter correr mais riscos, através do aumento do peso das acções. O ideal é diversificar, diversificar, diversificar! :lol:

Podes fazer a alocação:

Os "jogadores" principais: (Formam o núcleo da carteira, que não saem dela) => Investimento "Buy N' Hold" (Longo prazo)

:arrow: x,xx% acções
:arrow: x,xx% obrigações
:arrow: x,xx% REIT
:arrow: x,xx% Matérias-primas (Invesco Balanced-Risk Alloc E)

O(s) "jogador(es)" suplente(s), a(s) "Arma(s) Secreta(s)": (mais arriscado/retorno, por exemplo que esteja a disparar, este ano, tens vários, Japão; Reino Unido; Saúde; Biotecnologia; etc) => Investimento de curto prazo, para dar uma pitada mais "picante"

:arrow: x,xx% "exótico"

Total = 100%

Atenção que, já o povo diz, que tudo sobe depressa, depressa pode cair.

SUGESTÃO: Experimenta fazer simulações com vários fundos na Bloomberg e ou Trustnet Offshore (não são perfeitos, mas dá ter umas noções básicas).
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por VIXIUM » 30/5/2013 1:34

[quote="Rick Lusitano"]O top do Top:

Fundos Obrigacionistas

Fundos accionistas

Fundos Mistos

De destacar a performance do E.S. Obrigações Europa, que continua a bater os PIMCOs e Templetons.

Notas:

Os "+5.90%" do E.S. equivale a "+7,552%" brutos, visto que não paga a taxa liberatória de 28% como os outros fundos pagam.

A diferença de retorno entre os fundos da Templeton, é a valorização do USD face ao EUR, ganhando o Templeton sem Hedge, com uma diferença de +2,85% em relação ao fundo com Hedge (ganho cambial).

...
Editado pela última vez por VIXIUM em 30/5/2013 1:53, num total de 1 vez.

Registado: 21/10/2012 19:07

por VIXIUM » 30/5/2013 1:29

Boas

Hoje é dia em que nada segura a carteira. Cacetada por todo o lado. Em menos de um mês todo o ganho se perdeu. Há fundos já no primeiro desvio padrão em termos de descidas. Resta saber qual o tempo considerado plausível para se verificar a descida de um desvio padrão e dar sinal amarelo. Qual será?

Só não percebo é como é que com as US Bonds a subir aparece esta cacetada. Tenho que ir estudar. Se isto continua assim, para um tipo como eu habituado a fechar posições e assumir as perdas, começa a doer. Alma de trader...

Diz lá de tua justiça "mestre VG".

VIXIUM

por SIRS » 30/5/2013 0:19

Rick Lusitano Escreveu:
REAN Escreveu:Aproveito o "Top do Top" para partilhar a minha carteira actual.

Encontra-se em ficheiro PDF em anexo.

O próximo passo será aumentar a exposição a acções. Talvez aguardando um pouco por uma eventual correcção.

Agradeço críticas para ajustar futuros investimentos. Ainda é um mundo relativamente novo para mim e identifico-me bastante com a estratégia defendida pelo VG.

Grato pelo tempo e atenção.
REAN

PS: Acrescento que a variação global da carteira desde que comecei, em Novembro 2012, até agora é de 1.52%.

De notar que tem sido um investimento incremental (mensal) e dados os valores disponíveis criou viezes à carteira projectada. Nomeadamente por nem sempre ter o valor necessário para abrir uma posição num fundo que ainda não detivesse.

Aberto a críticas! Sejam "duros" sff e critiquem como se fosse a vossa carteira. Pretendo crescer e, honestamente, não disponho o tempo que gostaria para desenvolver competências na área financeira (o meu emprego consome-me cerca de 100 horas semanais) pelo que uma crítica séria, mesmo que dura, me permitirá acertar o rumo enquanto aprendo. ;)

REAN, antes de qualquer critica deves refletir em algumas coisas, fazendo algumas questões a ti mesmo.

- Qual o teu perfil de risco?
- Qual o teu horizonte temporal para os investimentos?
- Quais são os teus objectivos?

- Queres por exemplo, um retorno anualizado de 10% durante 5 anos e estás disposto a 15-20% de desvio-padrão?

Quem investe ou pensa em investir, deverá pensar na sua estratégia pessoal, para depois fazer a alocação de activos (acções/obrigações/matérias-primas/liquidez/etc) e apenas no final, o mais fácil, que é escolher, neste caso, os fundos. 8-)

Respondendo as questões facilita muito, a construção da carteira.

EXEMPLO: ( Há quem defenda ter na mesma % de obrigações, os anos de idade, por exemplo, 30 anos = 30% de obrigações e 70% de acções. E com o avançar da idade, vai aumentando o peso das obrigações. )

Antes de mais obrigado pela atenção.

A minha carteira inicial tinha pensado em tomar 20-30% em acções mas depois de discutir aqui com vocês e ler um pouco resolvi começar mais devagar. Para isso comecei a comprar os fundos pelos fundos de obrigações (segundo o plano que expresso em baixo). Na realidade ela ficou desvirtuada pela forma que fui fazendo os reforços.
Chegou o momento de investir nos fundos de acções e, por isso, aproveitei esta oportunidade de a discutir com vocês.

Transcrevo o meu plano inicial (distribuido por duas instituições diferentes):

> Instituição 1
05% # EEF Equity Consumer Staples R Acc
10% # F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg
05% # Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
05% # Invesco Balanced-Risk Alloc E
10% # PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
10% # PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc
15% # PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
05% # PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg

> Instituição 2
10% # Schroder ISF US Dollar Bond B EUR Hdg Acc €
15% # Templeton Glbl Total Return N Acc $
10% # Templeton Global Bond (Euro) N Acc €

Por serem muitos fundos, cada um com uma relativamente pequena alocação, tenho desde o princípio a percepção que a carteira ficaria distorcida no começo. Já que a estou a construir gradualmente.

Entretanto tive um corte significativo no salário o que impossibilitou que conseguisse abrir posições em fundos que ainda não detivesse alguma posição, distorcendo ainda mais a carteira.
Este aspecto denota a minha inexperiência e já percebi que terei de o corrigir. Provavelmente re-balanceando a carteira colocando desde o começo com o os pesos correctos. Talvez com menos fundos para permitir que os reforços sejam possíveis.

A opção de que o desequilíbrio só fosse corrigido a médio prazo tem um impacto importante na rentabilidade e provavelmente no risco real a que me proponho.

Planeei atingir a carteira em cima ao fim de 2-3 anos quando deveria ter possivelmente começado apenas para 3 ou 4 fundos e quando fossem de razoável dimensão rebalancear.

A minha opção por apenas acrescentar aos fundos e não retirar prendeu-se com a noção do peso que os impostos têm em nos privar de uma rentabilidade a longo prazo.

Enfim, muita inexperiência à mistura...

Respondendo.. O meu objectivo?

Pretendo uma carteira com horizonte temporal de 10-15 anos e admito um desvio até 20%.
Tinha a meta de retorno superior a 8%, idealmente 10%.

Cumprimentos,

REAN

Registado: 11/10/2004 22:21

por Midas » 30/5/2013 0:14

pafs Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
KathyFish Escreveu:É de mim ou as cotações na watchlist da bloomberg estão todas malucas?
Alguém se apercebeu de alguma anormalidade?

Podes ser mais especifica?

Houve fundos não apresentam a cotação de dia 27/Maio porque houve mercados encerrados nesse dia, por exemplo, nos EUA.

Sou mais um dos que visita este excelente tópico todos os dias para obter informação e aprender muito sobre fundos de investimento e este meu post serve para agradecer ao "Rick Lusitano" por ter voltado a escrever aqui neste tópico onde ele era e penso que é um dos principais impulsionadores, isto claro está juntamente com o VirtuaGod e outros que contribuem definitivamente para que este tópico seja dos mais qualitativos do Caldeirão.

Obrigado a todos por partilharem os vossos conhecimentos.

Não tens que agradecer. 8-)
Também aprendi muito aqui, com a troca e partilha de opiniões, ideias, informação e apenas retribuo.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 30/5/2013 0:11

KathyFish Escreveu:É de mim ou as cotações na watchlist da bloomberg estão todas malucas?

Andam. Eu, a manushe e o VIXIUM já comentamos isso lá atrás!! (olha os aviões lá trás :mrgreen: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Midas » 30/5/2013 0:06

REAN Escreveu:Aproveito o "Top do Top" para partilhar a minha carteira actual.

O próximo passo será aumentar a exposição a acções. Talvez aguardando um pouco por uma eventual correcção.

Agradeço críticas para ajustar futuros investimentos. Ainda é um mundo relativamente novo para mim e identifico-me bastante com a estratégia defendida pelo VG.

REAN

PS: Acrescento que a variação global da carteira desde que comecei, em Novembro 2012, até agora é de 1.52%.

De notar que tem sido um investimento incremental (mensal) e dados os valores disponíveis criou viezes à carteira projectada. Nomeadamente por nem sempre ter o valor necessário para abrir uma posição num fundo que ainda não detivesse.

Aberto a críticas! Sejam "duros" sff e critiquem como se fosse a vossa carteira. Pretendo crescer e, honestamente, não disponho o tempo que gostaria para desenvolver competências na área financeira (o meu emprego consome-me cerca de 100 horas semanais) pelo que uma crítica séria, mesmo que dura, me permitirá acertar o rumo enquanto aprendo. ;)

REAN, antes de qualquer critica deves refletir em algumas coisas, fazendo algumas questões a ti mesmo.

- Qual o teu perfil de risco?
- Qual o teu horizonte temporal para os investimentos?
- Quais são os teus objectivos?

- Queres por exemplo, um retorno anualizado de 10% durante 5 anos e estás disposto a 15-20% de desvio-padrão?

Quem investe ou pensa em investir, deverá pensar na sua estratégia pessoal, para depois fazer a alocação de activos (acções/obrigações/matérias-primas/liquidez/etc) e apenas no final, o mais fácil, que é escolher, neste caso, os fundos. 8-)

Respondendo as questões facilita muito, a construção da carteira.

EXEMPLO: ( Há quem defenda ter na mesma % de obrigações, os anos de idade, por exemplo, 30 anos = 30% de obrigações e 70% de acções. E com o avançar da idade, vai aumentando o peso das obrigações. )
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por PAFS » 30/5/2013 0:03

Rick Lusitano Escreveu:

Houve fundos não apresentam a cotação de dia 27/Maio porque houve mercados encerrados nesse dia, por exemplo, nos EUA.

Sou mais um dos que visita este excelente tópico todos os dias para obter informação e aprender muito sobre fundos de investimento e este meu post serve para agradecer ao "Rick Lusitano" por ter voltado a escrever aqui neste tópico onde ele era e penso que é um dos principais impulsionadores, isto claro está juntamente com o VirtuaGod e outros que contribuem definitivamente para que este tópico seja dos mais qualitativos do Caldeirão.

Obrigado a todos por partilharem os vossos conhecimentos.

Registado: 29/11/2007 11:26

por Midas » 29/5/2013 23:35

Para quem tem curiosidade em investir nos mercados da América Latina, como por exemplo, Brasil, tem aqui um artigo interessante sobre o tema:

Latin America Disappoints After Squandering Commodity Boom (May 29, 2013 2:13 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2013-05-2 ... m-era.html

Uma passagem do mesmo artigo da Bloomberg, acerca do desempenho das obrigações emergentes este ano:

Bloomberg Escreveu:Latin American sovereign dollar bonds also are lagging behind emerging markets in Europe, Asia and the Middle East, according to JP Morgan Chase and Co. indices, falling 3.4 percent this year, compared with a loss of 1.8 percent for emerging Asia.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por SIRS » 29/5/2013 22:40

Aproveito o "Top do Top" para partilhar a minha carteira actual.

REAN

Anexos
2013.05.28 Fundos - CdB.pdf
Carteira Fundos (2013.05.28) :: Nova versão com Gráfico de Pesos Relativos
(51.55 KiB) Transferido 289 Vezes

por Reiposto » 29/5/2013 21:49

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
Só hoje. Menos 2,04 os Invesco Tb tudo a perder entre outros acho que só volto a ver as cotações daqui a 15 dias... Assim o papai nao aguenta tanto stress.
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

por Midas » 29/5/2013 21:16

O top do Top:

Fundos Obrigacionistas

Fundos accionistas

Fundos Mistos

Notas:

Fonte: Bloomberg
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 29/5/2013 20:31

Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 29/5/2013 20:26

mnvalente Escreveu:Obrigado a todos por manter este topico!

Qual a diferenca entre estes dois ISIN's do mesmo fundo:

Templeton Global Bond Euro N Acc € - LU0170475155

Templeton Global Bond Euro A Acc € - LU0170474422

O primeiro esta' na lista do Virtuagod na primeira pagina, o segundo e' o que consigo encontrar na potencial corretora com quem gostava de trabalhar.

Obrigado pela ajuda!

O fundo original é Templeton Global Bond (Euro), depois é subdivido em varias classes, por exemplo, em moedas diferentes, "Hedged" ou não, se distribui rendimentos (Inc) ou não (Acc), pelas comissões cobradas, pelos montantes mínimos de investimento.

Templeton Global Bond Euro N Acc € vs. Templeton Global Bond Euro A Acc €

Comissões
Comissões
Comissão Subscrição 3.00% vs. 5.50%
Deferred Load 0.00 vs. 1.00%
Mudança de fundo 1.00% vs. 1.00%

Comissões anuais
Gestão (Max) 0.75% vs. 0.75%
Ratio de costes netos 2.08% vs. 1.38%

Informação de compra
Investimentos mínimos
Inicial - vs. -
Adicional - vs. -
- vs. -

Fonte: Morningstar.pt
Editado pela última vez por Visitante em 29/5/2013 21:03, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Dvkk » 29/5/2013 19:46

É de mim ou as cotações na watchlist da bloomberg estão todas malucas?

Registado: 5/7/2008 3:13

por mval2002 » 29/5/2013 18:44

Obrigado a todos por manter este topico!

Qual a diferenca entre estes dois ISIN's do mesmo fundo:

Templeton Global Bond Euro N Acc € - LU0170475155

Templeton Global Bond Euro A Acc € - LU0170474422

O primeiro esta' na lista do Virtuagod na primeira pagina, o segundo e' o que consigo encontrar na potencial corretora com quem gostava de trabalhar.

Obrigado pela ajuda!

Registado: 20/11/2006 23:11

por SIRS » 29/5/2013 18:24

Chico_laranja Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Oh Chico diz-me lá que idade tens? O meu pai tem 80's e vê sempre tudo muito negro. Eu vejo cinzento porque vou nos 50. Se tu estiveres nos 30 ou antes ainda vês verde. E é bom que assim seja porque se não fosse assim...eras um sério candidato ao suicídio :mrgreen:

Estou a brincar, hein? Não te chateies. Mas diz-me lá mais uma coisa...quantas bocas alimentas em tua casa? E quanto pagas de hipoteca ou de renda? É porque estas coisas, somadas à idade, fazem a sua diferença...

Fica bem e sem te chateares...

Eu já digo isto porque cada vez que aqui venho e mando um boca ou me mandam 3 ou 4 bojardas ou ficam furiosos ou não percebem ou querem um estudo para justificar uma afirmação. Querem não, exigem... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Obrigado
VIXIUM

VIXIUM

Eu não me chateio com facilidade ;)

Às tuas questões, posso dizer que tenho 32, casado e com 1 filha de 3 anos. Casa não pago, felizmente.

Feliz ou infelizmente sou o único a ganhar para a casa embora diga muitas vezes que a esposa ao estar em casa também ganha dinheiro pois para trabalhar por 400€ como já muitos lhe ofereceram (ela é educadora de infância) mais vale mesmo estar em casa a tratar da miúda e dos haveres de casa :roll:

Tenho perfeita consciência que o mundo tem um lado negro muito forte.

Mantendo o Off-Topic.

Com 30 anos, casado, ambos com emprego e sem empréstimos mas sem almofada financeira para começar família.
Espero nos próximos tempos conseguir forrar a mesma o suficiente para dar mais um passo e para isso tenho contado com os vossos ensinamentos.

Confirmo que o dinheiro que é tão suado e que custa tanto a juntar desaparece. Exemplo prático, esta semana arca congeladora e carro avariados... Dependência total do carro para transporte e consequentemente trabalhar... Ambos de certa forma essenciais já velhinhos mas que cumpriam fielmente a sua função.

Assim, e com os olhos postos no futuro, fica o que de aqui vou tirando e uns livros que leio. Expectativa de investir cada vez de forma cada vez mais sábia e eficaz.

Não participo muito activamente pois pouco tenho a acrescentar ainda assim este tópico merece visita quase diária. Os meus cumprimentos a todos.

REAN

por chico_laranja » 29/5/2013 15:46

Voltando um pouco ao tema do tópico.

Que me dizem de apostar 50-50 então na dupla
Nordea-1 Global Stable Equity Fund Unhedged E EUR - LU0229519805
Nordea-1 Global Stable Equity Fund E - LU0278530729

Registado: 29/11/2007 2:37

por jokerportuga » 29/5/2013 11:49

VIXIUM Escreveu:Pois...faz toda a diferença. Imagina 5 bocas a serem alimentadas e uma hipoteca ainda pesada. Tens uma filha pequena? Deixa-a crescer e vais ver os consumos a dispararem: roupas, banhos, mesadas, telemóveis, portáteis, explicações, faculdades, livros,....,espera e vai poupando. O guito parece que voa... :mrgreen:

além da finalidade do tópico não ser este assunto...
tenho seguido os vossos últimos comentários e vejo-me em algumas condições de um e outro.

Estou na casa dos 40 com 4 bocas para alimentar e com hipoteca ao banco, além de todas as despesas inerentes a uma família.
Mulher desempregada à cerca de 1 ano(ainda com subsidio desemprego), mas com poucas perspectivas de encontrar emprego(administrativa, contabilidade, recursos humanos,...) e o futuro poderá passar por outra "especialidade" que não a sua formação.

Para o guito voar é necessário tê-lo para o gastar e cada vez vai sendo mais escasso.

Bons investimentos(coisa que tento por aqui aprender todos os dias)

jokerportuga

Registado: 18/1/2010 12:59

por VIXIUM » 29/5/2013 11:28

Chico_laranja Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Oh Chico diz-me lá que idade tens? O meu pai tem 80's e vê sempre tudo muito negro. Eu vejo cinzento porque vou nos 50. Se tu estiveres nos 30 ou antes ainda vês verde. E é bom que assim seja porque se não fosse assim...eras um sério candidato ao suicídio :mrgreen:

Estou a brincar, hein? Não te chateies. Mas diz-me lá mais uma coisa...quantas bocas alimentas em tua casa? E quanto pagas de hipoteca ou de renda? É porque estas coisas, somadas à idade, fazem a sua diferença...

Eu já digo isto porque cada vez que aqui venho e mando um boca ou me mandam 3 ou 4 bojardas ou ficam furiosos ou não percebem ou querem um estudo para justificar uma afirmação. Querem não, exigem... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Obrigado
VIXIUM

VIXIUM

Às tuas questões, posso dizer que tenho 32, casado e com 1 filha de 3 anos. Casa não pago, felizmente.

Feliz ou infelizmente sou o único a ganhar para a casa embora diga muitas vezes que a esposa ao estar em casa também ganha dinheiro pois para trabalhar por 400€ como já muitos lhe ofereceram (ela é educadora de infância) mais vale mesmo estar em casa a tratar da miúda e dos haveres de casa :roll:

Pois...faz toda a diferença. Imagina 5 bocas a serem alimentadas e uma hipoteca ainda pesada. Tens uma filha pequena? Deixa-a crescer e vais ver os consumos a dispararem: roupas, banhos, mesadas, telemóveis, portáteis, explicações, faculdades, livros,....,espera e vai poupando. O guito parece que voa... :mrgreen:

por chico_laranja » 29/5/2013 10:10

Obrigado
VIXIUM

VIXIUM

Registado: 29/11/2007 2:37

por VirtuaGod » 29/5/2013 0:20

VIXIUM Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Por isso é que eu digo que até um desvio padrão normalmente é sem stress :

Penso que já te coloquei a questão há uns tempos atrás. E agora coloco aos demais... Porquê um e não dois desvios padrão? Ou porque não três? Que eu saiba o comportamento de um fundo não segue uma distribuição normal, certo? É por isso que insisto no porquê do apenas um desvio padrão? Isso é feeling ou é histórico? Com uma queda de 1 sigma tens cerca de 34,1% de área entre o sigma e a média. Mas com 2 sigma tens 47,7%, a apenas pouco para os 50% (metade da área da curva normal; andar à volta da média tanto é para baixo como para cima). Então, e refazendo a questão, alguém sabe, por aproximação, qual a distribuição estatística mais próxima das variações de um fundo de obrigações, por exemplo? Deve depender do fundo e deve depender do timing mas se alguém souber apenas para um específico e num determinado período de subida ou queda já não seria mau de todo para fazer umas experiências.
Obrigado.
VIXIUM

É uma visão mas a olho do que baseada em factos matemáticos. Não te poderei adiantar muito mais porque é das pouas coisas que "adoptei" do pensamentos de outros.

Ou seja, não é algo que eu analisei e sobre a qual refleti. Conhecendo a pessoa que a enunciou inicialmente posso-te dizer que é quase de certezinha a olhómetro. A verdade é que de uma forma geral costuma bater certo em períodos que não são que queda extrema :wink:

É a primeira situação para analisar os fundos aprofundadamente. Tb não a levo literalmente e já deixei um fundo passar ao lado da "regra" (no ano seguinte deu uma rentabilidade de 15%+) :)

Digamos que é um sinal amarelo mas nada de particularmente rígido :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VIXIUM » 28/5/2013 22:08

Chico_laranja Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Especially when there is a fire throughout the all (whole) forest... :shock:

São situações pontuais, que se podem de facto repetir, mas 2008 não é a norma, dias em que cai tudo já é + normalzinho (embora relativamente raro) mas a verdade é que se nos guiamos pelos piores dias tb não ganhamos $!! Só depois de pelo menos 6 meses (que se pode estender por bastante mais se apanharmos um ano particularmente mau) podemos avaliar!

Deixem de ver todos os dias e começem a ver os extratos mensais :mrgreen:

A malta só pensa nas coisas más.

Fica em pânico quando vê tudo vermelho ao mesmo tempo mas nem reflecte e fica contente quando vê que está tudo verde.

É a natureza humana ;)

Oh Chico diz-me lá que idade tens? O meu pai tem 80's e vê sempre tudo muito negro. Eu vejo cinzento porque vou nos 50. Se tu estiveres nos 30 ou antes ainda vês verde. E é bom que assim seja porque se não fosse assim...eras um sério candidato ao suicídio :mrgreen:

Obrigado
VIXIUM

por VIXIUM » 28/5/2013 22:02

VirtuaGod Escreveu:Por isso é que eu digo que até um desvio padrão normalmente é sem stress :

Penso que já te coloquei a questão há uns tempos atrás. E agora coloco aos demais... Porquê um e não dois desvios padrão? Ou porque não três? Que eu saiba o comportamento de um fundo não segue uma distribuição normal, certo? É por isso que insisto no porquê do apenas um desvio padrão? Isso é feeling ou é histórico? Com uma queda de 1 sigma tens cerca de 34,1% de área entre o sigma e a média. Mas com 2 sigma tens 47,7%, a apenas pouco para os 50% (metade da área da curva normal; andar à volta da média tanto é para baixo como para cima). Então, e refazendo a questão, alguém sabe, por aproximação, qual a distribuição estatística mais próxima das variações de um fundo de obrigações, por exemplo? Deve depender do fundo e deve depender do timing mas se alguém souber apenas para um específico e num determinado período de subida ou queda já não seria mau de todo para fazer umas experiências.
Obrigado.
VIXIUM
Editado pela última vez por VIXIUM em 28/5/2013 22:15, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 140 visitantes