Finanças & Fundos de Investimento
fcortez Escreveu:Mais de meio mundo está à espera da correcção do S&P
A diferença é que uns esperam longos, outros esperam curtos ou fora. Mas que ela vem não tenho dúvidas, como disse, nem que seja para o ano. Acho que até mais de meio mundo está à espera da correcção

Por não saber quando ela vem é que estou longo

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
fcortez Escreveu:@VG, compreendo que o RR tenha subido bastante desde o inicio do ano e tinha de corrigir...
Só que "assusta" a forma como esta está ser feita, pois pelo andar da carruagem em um mês terá mesmo corrigido o equivalente ao desvio padrão.
Mais de meio mundo está à espera da correcção do S&P
Não sei qual é o stress com o real return.
Se forem ver no morningstar, a maioria dos ativos tem um periodo de vencimento de 10 anos, sendo que, na minha opinião, este é o periodo minimo para deixar o dinheiro neste fundo, porque mais cedo ou mais tarde, as obrigações vencem e o dinheiro vai para os vossos bolsos.
Para os que entraram à pouco tempo do real return, deixem o dinheiro estar que ele há-de valorizar, é quase na totalidade composto por obrigaçoes e bilhetes do tesouro norte-americano. Eles pagam, deixem estar.
O pessoal agora está a ir para as acções, mas estas vão corrigir, porque os que suporta os mercados de acções é o QE3, que mais dia, menos dia acaba, e a economia real, acabará por refletir a economia real, e o que as empresas valem.
- Registado: 5/8/2011 17:38
@VG, compreendo que o RR tenha subido bastante desde o inicio do ano e tinha de corrigir...
Só que "assusta" a forma como esta está ser feita, pois pelo andar da carruagem em um mês terá mesmo corrigido o equivalente ao desvio padrão.

- Registado: 23/11/2007 15:40
Este género de investimento deve ser sempre visto com um horizonte temporal mínimo de 3 anos.
Preocupar-mo-nos que em 15 dias caiu 2 ou 4% é sofrer em demasia e sinal que não se estava preparado para este mundo.
Mesmo que os defensivos caiam 1 desvio padrão, em média num ano ou ano e meio recuperam dessa perda e a partir daí é lucro. Basta ver para esse benchmark que foi o espaço entre meados de 2007 e fins de Fevereiro de 2009 (o bear não foi apenas de 1 ano mas de aprox 1 ano e meio)
Preocupar-mo-nos que em 15 dias caiu 2 ou 4% é sofrer em demasia e sinal que não se estava preparado para este mundo.
Mesmo que os defensivos caiam 1 desvio padrão, em média num ano ou ano e meio recuperam dessa perda e a partir daí é lucro. Basta ver para esse benchmark que foi o espaço entre meados de 2007 e fins de Fevereiro de 2009 (o bear não foi apenas de 1 ano mas de aprox 1 ano e meio)
- Registado: 29/11/2007 2:37
@VG, a questão é que nem todos estão com o RR (falando especificamente deste) desde o início do ano, pelo que o YTD não conta para eles.
Imagina que decidiram alocar grande % da carteira neste fundo com data de subscrição de à 2 /3 semanas atrás... dessa forma já compreendo o stress deles pois vai demorar até recuperarem as perdas.
Num tópico para newbies temos que estimar que há sempre alguém a entrar no circuito no dia de ontem e não à 1 ano atrás!
Abr!
Imagina que decidiram alocar grande % da carteira neste fundo com data de subscrição de à 2 /3 semanas atrás... dessa forma já compreendo o stress deles pois vai demorar até recuperarem as perdas.
Num tópico para newbies temos que estimar que há sempre alguém a entrar no circuito no dia de ontem e não à 1 ano atrás!

- Registado: 9/2/2012 13:59
A questão é que o nosso histórico, e o passado recente são demasiado pequenos para ser relevante.
É necessário estudar o comportamento no passado. Nem todos os anos são 2008 é algo que costumo dizer mas em 2011 (Verão) já se viu uma corecção que não é tão invulgar. Todos os fundos corrigiram um desvio padrão. Tudo bem que foi devido a um erro do Bill Gross mas assumam que não é uma coisa assim tão impossível.
Por isso é que eu digo que até um desvio padrão normalmente é sem stress.
Engraçado como eu tenho recorrentemente ideias "diferentes" dos demais. Não acho que o RR esteja assim tão mal pois ele tinha subido demasiado no início do ano. Já tinha não só aqui no tópico, como a nível pessoal, demonstrado o meu espanto com a performance do RR no primeiro trimestre deste ano. Mas assumo que o meu conhecimento sobre o que está "por trás" dos fundos me permita achar que estão a ter um comportamento "normal" ou não e posso dizer que teria ficado muito espantado se ele continuasse com a performance que tinha tido no início do ano. Para mim esta correcção não é nada de inesperado.
É dos fundos que mais deverá sofrer se as treasuries continuarem a subir mas a inflação continuar deprimida.
P.S. - Ainda espero a correcção de 10% do S&P
Uma das (des)vantagens de estar sempre longo no mercado é que nos podemos preparar com alguma antecedência das quedas. Não sei quando vai ser mas o S&P irá corrigir 10%+, nem que seja para o ano. Comecem a pensar como vão reagir nessa correcção!! 
É necessário estudar o comportamento no passado. Nem todos os anos são 2008 é algo que costumo dizer mas em 2011 (Verão) já se viu uma corecção que não é tão invulgar. Todos os fundos corrigiram um desvio padrão. Tudo bem que foi devido a um erro do Bill Gross mas assumam que não é uma coisa assim tão impossível.
Por isso é que eu digo que até um desvio padrão normalmente é sem stress.
Engraçado como eu tenho recorrentemente ideias "diferentes" dos demais. Não acho que o RR esteja assim tão mal pois ele tinha subido demasiado no início do ano. Já tinha não só aqui no tópico, como a nível pessoal, demonstrado o meu espanto com a performance do RR no primeiro trimestre deste ano. Mas assumo que o meu conhecimento sobre o que está "por trás" dos fundos me permita achar que estão a ter um comportamento "normal" ou não e posso dizer que teria ficado muito espantado se ele continuasse com a performance que tinha tido no início do ano. Para mim esta correcção não é nada de inesperado.
É dos fundos que mais deverá sofrer se as treasuries continuarem a subir mas a inflação continuar deprimida.
P.S. - Ainda espero a correcção de 10% do S&P

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
É verdade que ninguém fica satisfeito com os red(s) e vice versa.
Mas, existem fundos que estão a ter variações muito preocupantes, coisas que ainda não tinha visto acontecer no meu histórico, caso por exemplo do P.G.R.R. !!!
Até parece um investimento no mercado accionista.
Bem, é esperar dias melhores.

Mas, existem fundos que estão a ter variações muito preocupantes, coisas que ainda não tinha visto acontecer no meu histórico, caso por exemplo do P.G.R.R. !!!
Até parece um investimento no mercado accionista.
Bem, é esperar dias melhores.

- Registado: 23/11/2007 15:40
VirtuaGod Escreveu:Chico_laranja Escreveu:Infelizmente a minha questão perdeu-se com a queda destes dias
Além do PickBull, alguém tem algum comentário ou ficaram como eu, com mais dúvidas que respostas?
Agradecia imenso
Opção A parece-me a mais porreira, mas como disse o PickBull não vale a pena sobrepensares por 200 euros...
Acho que já está quase decidido.
Vou abrir nova posição para não ter todos os ovos do mundo acções no mesmo saco.
Tenho 2 opções:
Um pouco ao espírito de dividir para reinar o Hedged com o não Hedged como se faz nos templeton vou repartir esses 200€ numa lógica de 50-50 nos
Nordea-1 Global Stable Equity Fund Unhedged E EUR - LU0229519805
Nordea-1 Global Stable Equity Fund E - LU0278530729
Pela Morning Star:
UnHedged E - 8.03; 9.84; 1.09 (DP, R3A, RS)
E - 9.56; 9.46; 0.88 (DP, R3A, RS)
Outra opção:
Nordea-1 Global Value Fund E EUR - LU0173769935
- 8.1; 10.59; 1.16 (DP, R3A, RS)
Esta é mais próxima do EEF pois aposta bastante nos bens de consumo defensivos(55%)
Tenho é algum receio que fique muito cruzado com o EEF e se assim for mais vale um reforço no EEF mas estou mais virado para a primeira opção.
Que me dizem?
P.S.: Esses 200€ podem parecer insignificantes mas são uma parcela não desprezável do bolo

VirtuaGod Escreveu:VIXIUM Escreveu:Especially when there is a fire throughout the all (whole) forest...
São situações pontuais, que se podem de facto repetir, mas 2008 não é a norma, dias em que cai tudo já é + normalzinho (embora relativamente raro) mas a verdade é que se nos guiamos pelos piores dias tb não ganhamos $!! Só depois de pelo menos 6 meses (que se pode estender por bastante mais se apanharmos um ano particularmente mau) podemos avaliar!
Deixem de ver todos os dias e começem a ver os extratos mensais
A malta só pensa nas coisas más.
Fica em pânico quando vê tudo vermelho ao mesmo tempo mas nem reflecte e fica contente quando vê que está tudo verde.
É a natureza humana

Afonso80 Escreveu:ghorez Escreveu:Afonso80 Escreveu:Mas faz-me alguma confusão que não tenha os países emergentes, nomeadamente os BRIC.
Conhecem algum bom ETF europeu dos mercados emergentes accionistas? Seria um óptimo complemento ao MSCI World!
Sim, nisso tens toda a razão..esse índice apenas segue países considerados desenvolvidos. Eu pessoalmente complemento com o MSCI Emerging Markets.
Por exemplo,
https://csetf.com/ch/en/retail/product/ ... markets/17
ou
http://de.ishares.com/en/pc/products/SEMA
ou
http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0292 ... S_ETF.html
Ghorez, nenhum destes ETFs é hedged, pois não? É que o MSCI Emerging Markets está cotado em USD e não gosto de surpresas cambiais. Conhece algum bom ETF EM Hedged?
hedged não conheço...mas há 3 fundos que movimentam em EUR e não USD:
Lyxor ETF MSCI Emerging Markets (FCP) - C (FR0010429068)
Amundi ETF MSCI Emerging Markets - EUR (FR0010959676)
Ossiam ETF Emerging Markets Minimum Variance NR - 2C (LU0705291903)
VirtuaGod Escreveu:VIXIUM Escreveu:Especially when there is a fire throughout the all (whole) forest...
São situações pontuais, que se podem de facto repetir, mas 2008 não é a norma, dias em que cai tudo já é + normalzinho (embora relativamente raro) mas a verdade é que se nos guiamos pelos piores dias tb não ganhamos $!! Só depois de pelo menos 6 meses (que se pode estender por bastante mais se apanharmos um ano particularmente mau) podemos avaliar!
Vou começar a mandar um e-mail para ires lá tu ver...pode ser que dê mais sorte. De tempos a tempos. Por exemplo de 3 em 3 meses!!

- Registado: 21/10/2012 19:07
VIXIUM Escreveu:Especially when there is a fire throughout the all (whole) forest...

ghorez Escreveu:Afonso80 Escreveu:Mas faz-me alguma confusão que não tenha os países emergentes, nomeadamente os BRIC.
Conhecem algum bom ETF europeu dos mercados emergentes accionistas? Seria um óptimo complemento ao MSCI World!
Sim, nisso tens toda a razão..esse índice apenas segue países considerados desenvolvidos. Eu pessoalmente complemento com o MSCI Emerging Markets.
Por exemplo,
https://csetf.com/ch/en/retail/product/ ... markets/17
ou
http://de.ishares.com/en/pc/products/SEMA
ou
http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0292 ... S_ETF.html
Ghorez, nenhum destes ETFs é hedged, pois não? É que o MSCI Emerging Markets está cotado em USD e não gosto de surpresas cambiais. Conhece algum bom ETF EM Hedged?
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West
- Registado: 12/10/2007 17:50
VirtuaGod Escreveu:The Whole & The Parts
I just love this part "The problem is that we're predisposed to think and act as if the only perspective that matters is the first chart. The trees are important, but it's essential that we don't lose sight of the forest". Especially when there is a fire throughout the all (whole) forest...

- Registado: 21/10/2012 19:07
o RR não é dos meus favoritos, é como o TR, são demasiado defensivos e "no meio é que está a virtude"
VirtuaGod Escreveu:nisoda Escreveu:esta 2ª feira tenho disponíveis 4,5 K, da venda dum fundo de biotecnologia (+ valia de 13%) e dum Pimco (rentabilidade zero).
tenho lido muito, mas estou indeciso, ficar para já no ES Liquidez?
apostar em 2 ou 3 fundos?
estou a pensar pôr mais qq coisa no Brasil (vai ter grandes eventos), sector da saúde e obrigações HY.
o que acham?
1. Essa dos eventos é simples ruído, já se sabe que o brasil vai ter eventos há imenso tempo e de que lhe valeu? O Bovespa está completamente morto.
2. Não sou o maior fã de acções de sector, excepto de consumo, onde já se provou que há uma mais valia em investir neles. Saúde tem vindo a subir ultimamente mas eu não teria paciência de esperar a eternidade que foi 2000/2005 para que eles comecem a render. É mais trade que investimento.
3. Sobre HY, para te ser sincero até me assustaste por falares em HY tendo em consideração que temos uma opinião tão diferente de como ganhar $ e acabei por ficar com pé atrás.
Acho que bons fundos para ti (e já vi que arriscas) são os mistos e uns 10 ou 20% dos de acções que estão no top. Os Templeton e o Pimco DY e Pimco HY tb não são maus para o teu perfil!!
Questão: Eu sou uma pessoa extremamente curiosa e às vezes faço perguntas que acho que podem ser mal interpretadas pelos outros. Acabo por mostrar arrogância ou falar de coisas que "socialmente" não se fala. Peço alguma compreensão e ng te obriga a responder mas como vejo várias pessoas a fazer o mesmo talvez me possas elucidar.
Quer eu quer outras pessoas tivemos um cuidado de fazer um top e/ou carteiras modelo de investimento. Pelo sucesso dos tópicos diria que há alguma coerência e pessoas a ganhar dinheiro com o que foi dito. Ora eu se tivesse pouco conhecimento não me desviava muito desse TOP, escrutinado por dezenas de pessoas e que há debate sobre esses fundos. Muito menos me sentiria à vontade em investir muito longe disso se não tenho os conhecimentos adequados.
Porquê é que o pessoal investe em coisas completamente "fora"? Acham que vão ganhar mais dinheiro? Eu fico parvo. Os fundos de acções do TOP com dois dígitos e as pessoas querem mais o quê exactamente? A vontade de "apostar" é assim tão grande que ponham o $ que tanto vos custou a ganhar em risco pelo prazer do risco? Custa-me a compreender e agradecia, se quiseres, me explicasses o porquê de as pessoas pensarem desta forma e "apostarem" só porque acham que sim. Obrigado.
obrigado pela resposta.
eu olho para os fundos que estão no TOP e tenho algum deles, mas fora disso e em percentagens mais baixas, acho bom variar e arriscar mais um pouco, como por exemplo sector da saúde, biotecnologia ou mesmo imobiliário indirecto.
o vosso trabalho e a vossa opinião são muito uteis, daí muitas pessoas as questinarem antes de investirem.
vê o exemplo dos Pimco, o RR em pouco tempo tem rentabiladade de -2,3.
mais uma vez obrigado.

- Registado: 29/11/2007 11:04
nisoda Escreveu:esta 2ª feira tenho disponíveis 4,5 K, da venda dum fundo de biotecnologia (+ valia de 13%) e dum Pimco (rentabilidade zero).
estou a pensar pôr mais qq coisa no Brasil (vai ter grandes eventos), sector da saúde e obrigações HY.
o que acham?
1. Essa dos eventos é simples ruído, já se sabe que o brasil vai ter eventos há imenso tempo e de que lhe valeu? O Bovespa está completamente morto.
2. Não sou o maior fã de acções de sector, excepto de consumo, onde já se provou que há uma mais valia em investir neles. Saúde tem vindo a subir ultimamente mas eu não teria paciência de esperar a eternidade que foi 2000/2005 para que eles comecem a render. É mais trade que investimento.
3. Sobre HY, para te ser sincero até me assustaste por falares em HY tendo em consideração que temos uma opinião tão diferente de como ganhar $ e acabei por ficar com pé atrás.
Acho que bons fundos para ti (e já vi que arriscas) são os mistos e uns 10 ou 20% dos de acções que estão no top. Os Templeton e o Pimco DY e Pimco HY tb não são maus para o teu perfil!!
Questão: Eu sou uma pessoa extremamente curiosa e às vezes faço perguntas que acho que podem ser mal interpretadas pelos outros. Acabo por mostrar arrogância ou falar de coisas que "socialmente" não se fala. Peço alguma compreensão e ng te obriga a responder mas como vejo várias pessoas a fazer o mesmo talvez me possas elucidar.
Quer eu quer outras pessoas tivemos um cuidado de fazer um top e/ou carteiras modelo de investimento. Pelo sucesso dos tópicos diria que há alguma coerência e pessoas a ganhar dinheiro com o que foi dito. Ora eu se tivesse pouco conhecimento não me desviava muito desse TOP, escrutinado por dezenas de pessoas e que há debate sobre esses fundos. Muito menos me sentiria à vontade em investir muito longe disso se não tenho os conhecimentos adequados.
Porquê é que o pessoal investe em coisas completamente "fora"? Acham que vão ganhar mais dinheiro? Eu fico parvo. Os fundos de acções do TOP com dois dígitos e as pessoas querem mais o quê exactamente? A vontade de "apostar" é assim tão grande que ponham o $ que tanto vos custou a ganhar em risco pelo prazer do risco? Custa-me a compreender e agradecia, se quiseres, me explicasses o porquê de as pessoas pensarem desta forma e "apostarem" só porque acham que sim. Obrigado.
Re: resgate de fundos
gu Escreveu:desculpem a ignorância. Se eu tiver por ex:400 und. de um fundo à 3 anos e vender 300 quando um dia quiser reforçar, tenho que esperar 1 ano para não pagar comissão de resgate ? obrigado
É o problema dos fundos com subscrição/resgate. Detesto isso...
Provavelmente dir-te-ia para subscreveres noutro dossier (caso uses o best) que assim são tratados como subscrições e resgates independentes.
Imagina:
dossier 1: tens 400 e regatas 300 ficas com 100
Quando fores a reforçar fazes um dossier 2 de forma a que não haja misturas (e aqui terás de esperar um ano extra).
Caso precises de levantar 200 já só levantas 100 do dossier 1 (e esgotas o dossier mas não pagas comissão) e 100 do dossier 2 (que se for antes do final de um ano pagas comissão)
Noutro bancos não sei e tb não sei se a casa de gestão usa uma contabilidade Fifo ou Lifo para os fundos. Terás mesmo de questionar o banco ou a intituição e dependerá muito do fundo em questão!
Chico_laranja Escreveu:Infelizmente a minha questão perdeu-se com a queda destes dias
Além do PickBull, alguém tem algum comentário ou ficaram como eu, com mais dúvidas que respostas?
Agradecia imenso
Opção A parece-me a mais porreira, mas como disse o PickBull não vale a pena sobrepensares por 200 euros...
TGTRFBX:LX é o código bloomberg do fundo LU0170477797
Estou a experimentar o site da bloomberg e a watchlist mas estou a ter dificuldade em encontrar o código de um fundo. Será que me podem confirmar se o fundo corresponde ao código da bloomberg.
Templeton Glbl Total Return N Acc $ LU0170477797
>> TGTRFIA:LX
Desde já agradecido pelo tempo e atenção.
Cumprimentos,
REAN
Templeton Glbl Total Return N Acc $ LU0170477797
>> TGTRFIA:LX
Desde já agradecido pelo tempo e atenção.
Cumprimentos,
REAN
- Registado: 11/10/2004 22:21
esta 2ª feira tenho disponíveis 4,5 K, da venda dum fundo de biotecnologia (+ valia de 13%) e dum Pimco (rentabilidade zero).
o que acham?
o que acham?
- Registado: 29/11/2007 11:04
Chico_laranja Escreveu:Por mim corrigia ainda mais um pouquinho.
Dava tempo para pensar mais um pouco sobre o que fazer![]()
Tenho 200€ para fazer reforços/abrir nova posição e actualmente a carteira poupança/investimento reforma é:
Aprox 2200€ divididos por:
58% Bonds (PIMCO DI e Templeton ñ hedge a 85-15%
19% Acções (EEF e Credit Suisse Equity Fund (Lux) Global Prestige B Acc - ISIN LU0254360752 - 90-10%)
23% no Invesco (deduzo que seja 1/3+1/3+1/3 acções, bonds e commodities) estou um pouco na dúvida e o Morningstar é uma confusão pois dá posições de 130% e outras negativas.
As minhas dúvidas:
Como é poupança reforma/pé de meia para uma catástrofe o ter uma posição aceitável de acções não é mau. Eu tinha pensado entre 20-30%, em que como tenho acções do grupo defensivo ficará algo mais perto dos 80-20% Bonds-Equities defendidos por muitos Lazy Portfólios.
As minhas opções:
1 - Reforçar sobretudo acções
Opção A: - Reforçar no EEF retirando ainda mais risco à parte acções mas ficando demasiado preso ao EEF e perdendo fôlego nos rallies de acções.
Opção B - Abrir posição no Nordea-1 Global Stable Equity E para ter outro fundo de acções defensivo. Corro o risco de este se cruzar com o EEF. Pelo menos têm no top10 em comum a WalMart.
Opção C - Abrir uma nova posição noutro fundo de acções mais agressivo/generalista sabendo que estou limitado aos 200€
2 - Reforçar sobretudo obrigações para ir para mais perto dos 80-20 idealizados pelos magos dos Lazy portfolios.
Neste momento tenho apenas PIMCO DI e Templeton Total Return na proporção acima referida.
Opção A - Abrir posição Templeton Hedged para equilibrar com a não Hedged já existente.
Opção B - Abrir posição em Bonds mais defensivas mas sabendo que tenho a limitação dos 200€ - AXAs? Se sim, Qual? JPM Income Opportunity D (acc)-EUR (Hdg)?
Opção C - Apostar num High Yield tipo Pictet (não quero o F&C pois quero Acc)
3 - Fico no meio termo e vou para fundos mistos
Opção A - Reforçar no Invesco BRA
Opção B - Abro posição no Nordea-1 Stable Return E e assim tenho 2 fundos mistos diferentes (espero eu, não cruzei dados e não sei se são muito ou pouco correlacionados)
Como podem ver tenho aqui muito que pensar e esta correcção se se esticar até pra semana não é mau.
Que me dizem?
P.S.: Que granda discurso mas prefiro clarificar de forma a que possam fundamentar as vossas opiniões
Infelizmente a minha questão perdeu-se com a queda destes dias

Além do PickBull, alguém tem algum comentário ou ficaram como eu, com mais dúvidas que respostas

Agradecia imenso

resgate de fundos
desculpem a ignorância. Se eu tiver por ex:400 und. de um fundo à 3 anos e vender 300 quando um dia quiser reforçar, tenho que esperar 1 ano para não pagar comissão de resgate ? obrigado
- Registado: 25/3/2003 7:44
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2, smog63 e 211 visitantes