Finanças & Fundos de Investimento
Engraçado como recentemente está tudo a lembrar-se de acções no Japão. Se tivessem um fundo que replicasse o MSCI World Stocks, já teriam 10% de exposição à "ilha".
MSCI World Stocks
Country Weighting
54.04% United States
9.27% Japan
8.64% United Kingdom
4.34% Canada
3.84% Switzerland
3.84% France
3.69% Australia
3.53% Germany
1.52% Netherlands
7.29% Others
Não inventem. Simplifiquem.
http://www.nytimes.com/2013/05/19/busin ... =rss&_r=2&
MSCI World Stocks
Country Weighting
54.04% United States
9.27% Japan
8.64% United Kingdom
4.34% Canada
3.84% Switzerland
3.84% France
3.69% Australia
3.53% Germany
1.52% Netherlands
7.29% Others
Não inventem. Simplifiquem.
http://www.nytimes.com/2013/05/19/busin ... =rss&_r=2&
SMART INVESTORS THINK GLOBALLY One widely documented failure of diversification is what economists call home bias. People tend to invest disproportionately in their home country.
Most economists take a more global perspective. The United States represents a bit under half of the world’s stock portfolio. Because Europe, Japan and the emerging markets don’t move in lock step with the United States, it makes sense to invest abroad as well.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
fp75 Escreveu:E o que vos parece desta aposta (a ideia seria aproveitar o crescimento verificado no Japão nos últimos tempos)?
è como tu próprio dizes, é uma aposta. Não ando aqui para apostar, senão abria o site da betfair em vez do caldeirão. Pode correr bem como pode correr mal. Prefiro o meu investimento com provas dadas históricamente.
Mas estou a ver com interesse o que se passa do outro lado do mundo. Serei muito estranho se disser que aquilo é o meu "reality show"?

Mas não faço apostas em quem ganha ou quem sai da casa

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Serra Lapa Escreveu:Qual a melhor estratégia a seguir?
balanceamento. Se um valorizar muito resgatas uma parte, ou reforças o perdedor para que voltem a ter os pesos que inicialmente planeas-te.
Esses pesos são para todo o sempre...
Agora a questão está na alocação que dás a cada activo e a cada fundo, que vai depender da tua aversão ao risco e do Horizonte Temporal do Investimento!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 20/5/2013 0:35, num total de 2 vezes.
Boa tarde,
estou com dúvidas em relação à moeda deste fundo: BlackRock Global Funds – Japan Fund E2:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000000BK
Este fundo está em USD, Euros ou JPY?
E o que vos parece desta aposta (a ideia seria aproveitar o crescimento verificado no Japão nos últimos tempos)?
Cump.
estou com dúvidas em relação à moeda deste fundo: BlackRock Global Funds – Japan Fund E2:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000000BK
Este fundo está em USD, Euros ou JPY?
E o que vos parece desta aposta (a ideia seria aproveitar o crescimento verificado no Japão nos últimos tempos)?
Cump.
- Registado: 21/3/2012 11:22
Uma discussão bastante interessante (e do meu ponto de vista relevante).
Saúdo os participantes pela mesma e por na sua argumentação irem sustentando a sua posição em "bibliografia".
Fora do espaço de discussões sérias com amigos é raro assistir a trocas de ideias com este nível.
Bom fim-de-semana.
Saúdo os participantes pela mesma e por na sua argumentação irem sustentando a sua posição em "bibliografia".
Fora do espaço de discussões sérias com amigos é raro assistir a trocas de ideias com este nível.
Bom fim-de-semana.
- Registado: 11/10/2004 22:21
É normal com o S&P a bater máximos que as bonds desçam, como digo seriam positivamente correlacionados se assim não fosse.
aquilo que tomamos como produtos não correlacionados até são correlacionados (nas piores alturas...excepto os de acções)
Mas as bonds como activo até são bastante correlacionadas. Não pensem que as high yield e as treasuries não têm nada a haver. Há toda uma dinâmica que passa pelas obrigações americanas.
Quando o Gross diz que não será igual, o que segue já a seguir, ao que foi 1994 está a dizê-lo numa perspectiva positiva....digo eu. I want to believe that the man is not as cynical as that.
Correcto, ele diz que não acredita que a FED vá aumentar as taxas de juro de forma inesperada (e em 1994 foram em dois pontos percentuais o que se fizesse hoje era o fim do mundo).
a Vanguard é tudo menos isenta nesta matéria. Eles vendem também fundos de obrigações
Eles vendem fundos de tudo. De obrigações e de acções, por isso tanto lhes faz onde tens o dinheiro. Mas de qualquer forma o research deles é bastante bom. É certo que pode haver algum conflito de interesses mas ainda há instituições sérias... E a vanguard é uma das melhores instituições em termos de gestão e research sobre gestão de $. Fazem parte das instituições que esta na minha "lista branca" e em que confio, sendo que tentam activamente educar os investidores.
Foram pioneiros em "index funds" e acho que isso diz muito!
aquilo que tomamos como produtos não correlacionados até são correlacionados (nas piores alturas...excepto os de acções)
Mas as bonds como activo até são bastante correlacionadas. Não pensem que as high yield e as treasuries não têm nada a haver. Há toda uma dinâmica que passa pelas obrigações americanas.
Quando o Gross diz que não será igual, o que segue já a seguir, ao que foi 1994 está a dizê-lo numa perspectiva positiva....digo eu. I want to believe that the man is not as cynical as that.
Correcto, ele diz que não acredita que a FED vá aumentar as taxas de juro de forma inesperada (e em 1994 foram em dois pontos percentuais o que se fizesse hoje era o fim do mundo).
a Vanguard é tudo menos isenta nesta matéria. Eles vendem também fundos de obrigações
Eles vendem fundos de tudo. De obrigações e de acções, por isso tanto lhes faz onde tens o dinheiro. Mas de qualquer forma o research deles é bastante bom. É certo que pode haver algum conflito de interesses mas ainda há instituições sérias... E a vanguard é uma das melhores instituições em termos de gestão e research sobre gestão de $. Fazem parte das instituições que esta na minha "lista branca" e em que confio, sendo que tentam activamente educar os investidores.
Foram pioneiros em "index funds" e acho que isso diz muito!
VirtuaGod Escreveu:VIXIUM Escreveu:O que se passa com o comportamento das treasuries?
Fala-se que a FED vai começar a diminuir a quantidade de $ que injecta nos mercados e isso deixa os traders malucos LOL Simples barulho, daquele que é difícil mas devemos-nos abstrairhttp://tinyurl.com/ayje3oo
VIXIUM Escreveu:Estamos a falar de um fim de bull ou de um princípio de bear market?
Concordo mas não é fácil analisar comportamentos. Eu sou muito de comportamentos e de olhar para a floresta e não para a árvore. Mas faço o exercício do sum up árvore a árvore a ver no que dá a floresta. Não estou particularmente optimista. Mas isso já tu sabes.
Penso que tudo vai depender da inflação. Sem inflação não há nenhuma razão para um aumento das taxas de juro repentinamente, o que poderá tornar isto "apenas" num fim de bull nas treasuries. Com inflação e se a FED decidir combate-la via aumento das taxas de juro pode significar um Bear market.
Pessoalmente penso que é fim de bull. Mesmo que a inflação aumente há actualmente outras formas de a combater como secar a fonte de $. Da mesma forma que injectaram $ podem agora tirar esse $ da economia. Controlam a inflação sem um aumento das taxas de juro.
Dito isto os EUA planeiam ter a taxa directora à volta dos 5% em 2019. (não me perguntes onde está o documento onde li isso mas era um documento oficial dos EUA, tipo do congresso ou planos oficiais sobre a economia). Mas lá está, dependendo como a economia se desenrasca pode ter muita influência. Já sabemos como são as previsões económicas não é? Pior que as previsões do tempo há uma década atrás...
Não consigo antever como. É mais fácil prever o tempo, de facto. Os dados macro continuam a parecer-me fraquitos. Agora com inflacção talvez a economia recupere mais (é uma receita típica...mas um bocadinho de desespero; imprime-se papel e a coisa não dá; injecta-se dinheiro e a coisa não dá; compra-se dívida e a coisa não dá; vamos por fim à inflacção...ok, got it). Uma coisa parece-me clara (talvez só na minha cabeça): só a inflação fará entrar em bear a sério. Mas também a inflação, que não se vê - por agora - é que devia estar a fazer baixar as bonds. Ou seja, é verdade que deve haver algum nervosismo na malta do trading. Mas...já lá vão uns bons dias de nervosismo. Vamos mandar para lá Xanax?VIXIUM Escreveu: abalo nas treasuries está a ter uma influência negativa numa séria de outras obrigações e não só nos EUA mas também noutros países. Possível? Não sei. Mas que parece, parece.
Não parece, é. Para todos os efeitos as treasuries são as taxas de juro sem risco no mundo das obrigações. Onde nós vemos uma taxa absoluta os traders de obrigações vêem uma taxa sem risco+spread de prémio de risco. Principalmente no que diz respeito a obrigações denominadas em dólares. Digamos que são as Euribor de um crédito habitaçãoSe a risk free rate aumenta claro que tem influência em todas as outras obrigações...
[color=green]O que eu dizia era isso mesmo. O risk free como porto seguro abala (treasuries)... e faz abalar tudo o resto. Fiz dois ou três ensaios simples no Excel com dados dos últimos 15 dias com regressões lineares sobre os fundos de modo a tentar encontrar uma "curva" para cada fundo. A correlação entre curvas de fundos aparentemente complementares é notável. Isso é que me levou a dizer que se calhar, e aqui estou apenas a especular, aquilo que tomamos como produtos não correlacionados até são correlacionados (nas piores alturas...excepto os de acções).[/color]VIXIUM Escreveu: Alguém me reaviva a memória sobre 1994?
É o ano que eu denomino "ano em que tudo caiu". Reconhecidamente um "stealth bear market" no mercado accionista e um bear market no mercado obrigacionista. Até hoje o único ano em que Bill Gross perdeu $.
O mercado obrigacionista corrigiu devido a um aumento de 2 pontos percentuais na taxa directora da FED. O mercado acionista lateralizou o ano inteiro e o S&P acabou o ano a perder 1.5%.
Basicamente foi um ano que não foi assim tão mau em backtests, pois não apresenta dados maus, embora seja complicado ter ganho $ nesse ano. Foi mais um ano desgastante e onde não havia lado quase nenhum onde se fez $, durante UM ano. Sei que às vezes olhando para número parece simples mas foi UM ANO onde não se ganhava dinheiro em lado nenhum e isso esgota qualquer pessoa que investe como advogo neste tópico.
[color=olive]Quando o Gross diz que não será igual, o que segue já a seguir, ao que foi 1994 está a dizê-lo numa perspectiva positiva....digo eu. I want to believe that the man is not as cynical as that.[/color]
As 3 primeiras histórias do pesquisa google que deixo abaixo são bastante interessantes para quem quiser ler.
http://tinyurl.com/aznpryn
Pessoalmente acho que o bull já acabou nas treasuries. Basta ver que o IEF deu 1.7% no último ano e que BND deu 2.1%. O bill gross ainda conseguiu criar Alpha mas o Total return em hedge tb só deu 3.94% no último ano. Já não há muitas formas de se ganhar $ nas tresuries...
Mas deixo um pequeno artigo para quem acha que devia começar a vender as obrigações em carteira porque estão e vão dar pouco $:
https://personal.vanguard.com/pdf/s704.pdf?cbdForceDomain=false
[color=olive]VG: a Vanguard é tudo menos isenta nesta matéria. Eles vendem também fundos de obrigações...[/color]
EDIT: A falar de 1994 fui ver como o meu fundo favorito (Vanguard Wellesley Income Inv VWINX) se portou e lá está, -4.5%. Nada do outro mundo mas um ano em que não houve quase $ para ser ganho
Vou ver que fundo é esse. :-)
Obrigado
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
VG achas que faz sentido incluir alguma coisa deste género na carteira?
Invesco Global Income Rel Est Secs E
Achas que traria beneficios a nível de rentabilidade ou variância?
Que alocação farias?
Invesco Global Income Rel Est Secs E
Achas que traria beneficios a nível de rentabilidade ou variância?
Que alocação farias?
- Registado: 5/7/2008 3:13
Frizeman Escreveu:Não quero é perder dinheiro.
O problema às vezes é que sendo demasiado defensivo até tem mais risco. Irei num futuro fazer um post sobre isso mas uma carteira 90% obrigações e 10% acções até tem menos risco que uma carteira 100% obrigacionista.
A minha visão de risco, devido à precepção que ganho de estudar o mercado, não é de perder $ mas sim numa óptica de variação do $ investido. É normalíssimo ganhar $ (eu percebo que para algumas pessoas possa parecer estranho eu dizer que o normal é ganhar $ com investimentos mas é a verdade se a carteira estiver bem feita e os fundos forem bons, não é nada do outro mundo). A questão é qual a variação que estamos dispostos a aceitar?
E essa variação até é menor numa carteira com 10% de acções. As pessoas é que têm a mania de olhar para aquele fundo que está pior. Há sempre um pior, SEMPRE...
Frizeman Escreveu:Eu subscrevi o Pimco real return euro hedge, e até há pouco tempo o comportamento do fundo me estava a impressionar.
Não esperava grandes retornos, subscrevi, tendo em vista o risco, visto que grande parte do fundo ser constituído por obrigações de grande qualidade, triple A.
Não quero é perder dinheiro.
Se o teu único desejo é não perder dinheiro, então devias ter ido para depósitos a prazo/fundos tesouraria.
Eu subscrevi o Pimco real return euro hedge, e até há pouco tempo o comportamento do fundo me estava a impressionar.
Não esperava grandes retornos, subscrevi, tendo em vista o risco, visto que grande parte do fundo ser constituído por obrigações de grande qualidade, triple A.
- Registado: 5/8/2011 17:38
VIXIUM Escreveu:O que se passa com o comportamento das treasuries?
Fala-se que a FED vai começar a diminuir a quantidade de $ que injecta nos mercados e isso deixa os traders malucos LOL Simples barulho, daquele que é difícil mas devemos-nos abstrair

VIXIUM Escreveu:Estamos a falar de um fim de bull ou de um princípio de bear market?
Penso que tudo vai depender da inflação. Sem inflação não há nenhuma razão para um aumento das taxas de juro repentinamente, o que poderá tornar isto "apenas" num fim de bull nas treasuries. Com inflação e se a FED decidir combate-la via aumento das taxas de juro pode significar um Bear market.
Pessoalmente penso que é fim de bull. Mesmo que a inflação aumente há actualmente outras formas de a combater como secar a fonte de $. Da mesma forma que injectaram $ podem agora tirar esse $ da economia. Controlam a inflação sem um aumento das taxas de juro.
Dito isto os EUA planeiam ter a taxa directora à volta dos 5% em 2019. (não me perguntes onde está o documento onde li isso mas era um documento oficial dos EUA, tipo do congresso ou planos oficiais sobre a economia). Mas lá está, dependendo como a economia se desenrasca pode ter muita influência. Já sabemos como são as previsões económicas não é? Pior que as previsões do tempo há uma década atrás...
VIXIUM Escreveu: abalo nas treasuries está a ter uma influência negativa numa séria de outras obrigações e não só nos EUA mas também noutros países. Possível? Não sei. Mas que parece, parece.
Não parece, é. Para todos os efeitos as treasuries são as taxas de juro sem risco no mundo das obrigações. Onde nós vemos uma taxa absoluta os traders de obrigações vêem uma taxa sem risco+spread de prémio de risco. Principalmente no que diz respeito a obrigações denominadas em dólares. Digamos que são as Euribor de um crédito habitação

VIXIUM Escreveu: Alguém me reaviva a memória sobre 1994?
É o ano que eu denomino "ano em que tudo caiu". Reconhecidamente um "stealth bear market" no mercado accionista e um bear market no mercado obrigacionista. Até hoje o único ano em que Bill Gross perdeu $.
O mercado obrigacionista corrigiu devido a um aumento de 2 pontos percentuais na taxa directora da FED. O mercado acionista lateralizou o ano inteiro e o S&P acabou o ano a perder 1.5%.
Basicamente foi um ano que não foi assim tão mau em backtests, pois não apresenta dados maus, embora seja complicado ter ganho $ nesse ano. Foi mais um ano desgastante e onde não havia lado quase nenhum onde se fez $, durante UM ano. Sei que às vezes olhando para número parece simples mas foi UM ANO onde não se ganhava dinheiro em lado nenhum e isso esgota qualquer pessoa que investe como advogo neste tópico.
As 3 primeiras histórias do pesquisa google que deixo abaixo são bastante interessantes para quem quiser ler.

Pessoalmente acho que o bull já acabou nas treasuries. Basta ver que o IEF deu 1.7% no último ano e que BND deu 2.1%. O bill gross ainda conseguiu criar Alpha mas o Total return em hedge tb só deu 3.94% no último ano. Já não há muitas formas de se ganhar $ nas tresuries...
Mas deixo um pequeno artigo para quem acha que devia começar a vender as obrigações em carteira porque estão e vão dar pouco $:

EDIT: A falar de 1994 fui ver como o meu fundo favorito (Vanguard Wellesley Income Inv VWINX) se portou e lá está, -4.5%. Nada do outro mundo mas um ano em que não houve quase $ para ser ganho

Frizeman Escreveu:Boas a todos.
Tenho estado a notar que os fundos de obrigações, estão a perder valor desde alguns dias.
Será que os investidores estão a sair das obrigações para irem para as acções?
E se tiverem? Numa carteira bem distribuida é =. Até me assusto com as rentabilidades boas que tenho tido, se não se ganha de um lado ganha-se de outro

De facto 2013 tem sido o ano das acções. As obrigações andam mortinhas. Mas já há muito tempo que se fala de um possível movimento das obrigações para as acções. What is the Great Rotation?.
Mas basicamente isso é mais "diversão de leitura" que outra coisa. Não devemos alterar muito a alocação da carteira com base no que pensamos que vai acontecer no futuro. Ng sabe como vai ser o futuro! A única arma que temos é estudar o passado e tentar precaver contra o máximo de possibilidades futuras que podem acontecer. Para isso é que existem os backtests, que bem feitos são uma ferramenta poderosíssima :-)
Pessoalmente digo e acho que por muitos anos vai ser a minha visão (senão para sempre) e é algo que vejo recorrente em pessoas que ganham dinheiro no mercado: Preocupem-se com o risco não com o retorno. O risco é a chave para se ganhar $ no mercado. Não é preciso fazer futurologia nem se devem focar demasiado no $ que vão ganhar, preocupem-se antes em não perder $ que o resto vem por acrescimo, acreditem!!

Editado pela última vez por VirtuaGod em 18/5/2013 17:48, num total de 1 vez.
KathyFish Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Os fundos de acções devem representar entre 10 a 20% numa carteira conservadora. Irei desenvolver esse tema mais adiante. Estou a ler um livro com dados históricos interessantes que vêm confirmar algumas das minha ideias e cimentar outras![]()
Com esses 10 a 20% de acções toda esta queda dos Pimco foi completamente absorvida e as carteiras até subiram se a locação das acções estiver perto dos 20%!!
P.S. - Relembro que os mistos tb têm um bocadinho de acções. Costumo contar com 33% de acções nos mistos. Caso tenham 20% de mistos pelas minhas contas é como se tivessem 6.6% de acções (que depois somo às alocações ao fundos de acções)!!
Boa noite a todos!
VG imaginando que alocavas 15-20% do teu investimento a fundos de acções e que isso representava, imaginemos 10k, em que fundos e como distribuirias a coisa?
EEF Equity Consumer Staples R Acc
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
Vontobel Global Value Equity C
Nordea-1 Global Stable Equity E
Apostavas nos do TOP? Tenho a sensação que a carteira deles detêm activos parecidos... valeria a pesa distribuir um pouco por todos? em que percentagens? ou investias noutros?
Obrigado!
5% em cada um dos 3 primeiros não era mal pensado. Não sei é se terás um bom timming. No teu caso provavelmente compraria "apenas" 10% acções, com vista a ir para os 15% numa altura mais calma para o mercado accionista

zaq1 Escreveu:Uma entrevista interessante:
Gross Says End of Bond Rally Won't Be Like 1994
http://www.bloomberg.com/video/gross-sa ... 9gucw.html
O que se passa com o comportamento das treasuries? Estamos a falar de um fim de bull ou de um princípio de bear market? Se eu fizer uma correlação entre os vários produtos mais conservadores nos últimos 10-15 dias os coeficientes de correlação devem andar entre 0,7 e 1,0. Quer isto dizer alguma coisa relativamente a correlações que não estejamos a ver entre PIMCOS diferentes? Quando a coisa é sistémica é sistémica. Ou seja, o abalo nas treasuries está a ter uma influência negativa numa séria de outras obrigações e não só nos EUA mas também noutros países. Possível? Não sei. Mas que parece, parece. Comentários dos mais entendidos...É evidente que o Gross não vai dizer para vender produtos PIMCO mas os últimos dias por exemplo do RR ou do TR...têm poucas parecenças com momentos do passado. Alguém me reaviva a memória sobre 1994? Nessa altura a minha net era lenta, muito lenta....andava eu longe de ter dinheiro para investir.
Obrigado
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
VirtuaGod Escreveu:Os fundos de acções devem representar entre 10 a 20% numa carteira conservadora. Irei desenvolver esse tema mais adiante. Estou a ler um livro com dados históricos interessantes que vêm confirmar algumas das minha ideias e cimentar outras![]()
Com esses 10 a 20% de acções toda esta queda dos Pimco foi completamente absorvida e as carteiras até subiram se a locação das acções estiver perto dos 20%!!
P.S. - Relembro que os mistos tb têm um bocadinho de acções. Costumo contar com 33% de acções nos mistos. Caso tenham 20% de mistos pelas minhas contas é como se tivessem 6.6% de acções (que depois somo às alocações ao fundos de acções)!!
Boa noite a todos!
VG imaginando que alocavas 15-20% do teu investimento a fundos de acções e que isso representava, imaginemos 10k, em que fundos e como distribuirias a coisa?
EEF Equity Consumer Staples R Acc
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
Vontobel Global Value Equity C
Nordea-1 Global Stable Equity E
Apostavas nos do TOP? Tenho a sensação que a carteira deles detêm activos parecidos... valeria a pesa distribuir um pouco por todos? em que percentagens? ou investias noutros?
Obrigado!
- Registado: 5/7/2008 3:13
clinger Escreveu:Ok, ja percebi, e que eu nao subscrevo o Best trading pro! Isso paga-se para ter essa plataforma certo?
Não se paga nada para a ter. Obviamente depois tem um preçário de compra/venda como no site...
Uma entrevista interessante:

- Registado: 2/10/2012 12:22
clinger Escreveu:Ghorez, mas nenhum desses aparece na plataforma do BEST!
Em que banco é que segues isso?
Tás a fazer a pesquisa onde? no site? é que o site tem apenas uma pequena lista de etf's que estão listados na BEST Trading Pro (BTP). Estes 3 e muitos mais de obrigações estão na BTP...tem para todos os gostos e feitios.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], JAAMC, peterteam2, SalvaFP, slbnnbobadela e 224 visitantes