Falta de pagamento de IUC - Imposto Único de Circulação
[/quote]Eduardo Mestre Escreveu:Valete Escreveu:Mandei abater um carro em 2011 e agora recebo uma carta com um prazo de 15 dias para pagar o selo de 2011 e 2012.
Tenho o comprovativo do abate, no IMTT a matricula está cancelada e nas finanças dizem que o veiculo está activo?
Isto é perseguição fiscal, e nem que venha Cristo à Terra, pagarei pela falta de "rigor" desses serviços.
Infelizmente, encontrei pessoas na mesma situação no IMTT e que estavam a pensar pagar para não terem chatices. Ao menos, que despejem um monte de sucata na A1. Já que pagaram o imposto de circulação que se circule.
Se no IMT te confirmaram que a matricula está cancelada deves agora voltar ao IMT e pedir uma certidão como está cancelada e entregares nas Finanças.
Agora não tenho bem presente o valor, mas há cerca de um ano para passarem essa certidão penso que queriam 5€.
E depois, como dizes ter de ser eu a fazer a ponte entre os dois organismos, quanto eles é que tem de comunicar entre si.
Total falta de respeito pelo cidadão.
Mais do que isso, parece-me uma forma de extorquir algum à conta das pessoas que não estão para se chatear, perder mais um dia de trabalho nas finanças ou que simplesmente tem medo da relação desigual com o Estado.
In God we trust, all others bring data.
Valete Escreveu:Mandei abater um carro em 2011 e agora recebo uma carta com um prazo de 15 dias para pagar o selo de 2011 e 2012.
Tenho o comprovativo do abate, no IMTT a matricula está cancelada e nas finanças dizem que o veiculo está activo?
Isto é perseguição fiscal, e nem que venha Cristo à Terra, pagarei pela falta de "rigor" desses serviços.
Infelizmente, encontrei pessoas na mesma situação no IMTT e que estavam a pensar pagar para não terem chatices. Ao menos, que despejem um monte de sucata na A1. Já que pagaram o imposto de circulação que se circule.
Se no IMT te confirmaram que a matricula está cancelada deves agora voltar ao IMT e pedir uma certidão como está cancelada e entregares nas Finanças.[/quote]
- Registado: 29/11/2007 3:02
Mandei abater um carro em 2011 e agora recebo uma carta com um prazo de 15 dias para pagar o selo de 2011 e 2012.
In God we trust, all others bring data.
jcms Escreveu:Desculpa por ter-te feito gastar uns euros, acho que fui o culpado.

Por acaso foi no seguimento da nossa conversa, de ter andado a ver outros sítios por onde nunca andei (cliquei)... e pelo facto de ainda ter 1 reembolso e 1 comprovativo para obter e por isso andar diariamente lá a cuscar.
É uma situação mesmo desagradável... uma pessoa como eu, que trata das finanças minhas e dos pais sempre mais que atempadamente, perfeitamente consciente de quando tem IMIs, IUCs e afins para pagar, vai directamente ao sítio para pagar e paga, ponto final.
Ainda há 15 dias lá fui emitir e pagar 1 IUC que só é devido no fim de Junho.
Faço essas coisas sempre com semanas, senão meses, de antecedência.
Seria de esperar que uma situação devedora fosse logo destacada na página principal, e/ou avisada pela caixa de mensagens!
tonirai Escreveu:Infelizmente também fui contemplado por IUC em atraso de veículo abatido em 2009, apercebi-me agora (sem ter recebido carta alguma até ao momento).
Resumindo:
O veículo em causa foi entregue para abate em Julho ou Agosto 2009, na compra de outra viatura nova;
Esse veículo teria de pagar IUC até final de Agosto.
Na altura, mantive-me atento no Portal das Finanças, nos campos de emissão de pagamento, e a viatura desapareceu rapidamente, antes de ter de pagar o IUC, e nunca mais apareceu;
No entanto, hoje entrei num campo que nunca tinha entrado, "Situação Fiscal Integrada" (em cima à direita, abaixo do nosso nome e NIF);
Abre um resumo dos nossos impostos, nos quais, no campo IUC, aparecia um símbolo a vermelho de incumprimento.
Clicando aí em "IUC" ou em "documentos de cobrança", não me mostrava o problema, veículo, ou dívida... apenas os documentos emitidos do ano em causa dos outros carros (2009);
Tive de ir a "Os meus serviços" --> "Pagar" --> "IUC" --> "Anos anteriores" --> "Pesquisar ligeiros", preencher a matrícula e seleccionar ano "2009", para me aparecer a dívida em causa, mais os juros.
Pesquisei os anos mais recentes, e dá erro de matrícula errada - suponho que daí para a frente, esteja bem anulada;
Ainda assim, tirei printscreens desses anos, não vá o veículo "reaparecer" por milagre nos anos vindouros.
Como só me aparece a matrícula em dívida nesse ano, dou o benefício da dúvida de ter sido mal anulada (ter desaparecido de uns campos, mas ter-se mantido "por cobrar" algum tempo), e paguei;
Se aparecesse nos anos seguintes, não pagaria já e tentaria resolver o erro.
De destacar que nunca recebi qualquer carta ou mensagem no portal, a alertar-me dessa dívida.
Por isso, aconselho a quem tenha anulado veículos de 2008 para cá, a abrir a "Situação fiscal integrada", para ver se destaca alguma dívida (ou a procurar directamente a matrícula no IUC de anos anteriores).
Desculpa por ter-te feito gastar uns euros, acho que fui o culpado.
- Registado: 29/11/2007 4:08
Infelizmente também fui contemplado por IUC em atraso de veículo abatido em 2009, apercebi-me agora (sem ter recebido carta alguma até ao momento).
Resumindo:
O veículo em causa foi entregue para abate em Julho ou Agosto 2009, na compra de outra viatura nova;
Na altura, mantive-me atento no Portal das Finanças, nos campos de emissão de pagamento, e a viatura desapareceu rapidamente, antes de ter de pagar o IUC, e nunca mais apareceu;
No entanto, hoje entrei num campo que nunca tinha entrado, "Situação Fiscal Integrada" (em cima à direita, abaixo do nosso nome e NIF);
Abre um resumo dos nossos impostos, nos quais, no campo IUC, aparecia um símbolo a vermelho de incumprimento.
Clicando aí em "IUC" ou em "documentos de cobrança", não me mostrava o problema, veículo, ou dívida... apenas os documentos emitidos do ano em causa dos outros carros (2009);
Tive de ir a "Os meus serviços" --> "Pagar" --> "IUC" --> "Anos anteriores" --> "Pesquisar ligeiros", preencher a matrícula e seleccionar ano "2009", para me aparecer a dívida em causa, mais os juros.
Pesquisei os anos mais recentes, e dá erro de matrícula errada - suponho que daí para a frente, esteja bem anulada;
Ainda assim, tirei printscreens desses anos, não vá o veículo "reaparecer" por milagre nos anos vindouros.
Como só me aparece a matrícula em dívida nesse ano, dou o benefício da dúvida de ter sido mal anulada (ter desaparecido de uns campos, mas ter-se mantido "por cobrar" algum tempo), e paguei;
De destacar que nunca recebi qualquer carta ou mensagem no portal, a alertar-me dessa dívida.
Por isso, aconselho a quem tenha anulado veículos de 2008 para cá, a abrir a "Situação fiscal integrada", para ver se destaca alguma dívida (ou a procurar directamente a matrícula no IUC de anos anteriores).
Resumindo:
- Registado: 5/11/2002 12:21
AutoMech Escreveu:Isto não tem a ver directamente com o IUC mas é só para avisar a malta que tem a mania de vir para aqui gabar-se de ter carros velhos, que o António Costa é que vos topa e já vos vai meter na ordem. Essa coisa de pouparem dinheiro em vez de estoirar em carros tem de acabar.Câmara de Lisboa vai alargar proibição de circulação a carros anteriores ao ano 2000
19.11.2012 13:38
A Câmara de Lisboa vai limitar ainda mais a circulação de carros antigos na cidade. A partir de abril são proibidos os carros anteriores ao ano 2000, ou seja, um automóvel com 13 anos não poderá entrar no centro da cidade.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/11 ... o-ano-2000
Isto é simplesmente ridículo.
Se calhar, o António Costa tem um primo que tem uma empresa de abate e como aquilo está um pouco em baixo, há que estimular esse negócio...
Já agora esses carros vão ter desconto no IUC por não poderem circular nesses locais?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Isto não tem a ver directamente com o IUC mas é só para avisar a malta que tem a mania de vir para aqui gabar-se de ter carros velhos, que o António Costa é que vos topa e já vos vai meter na ordem. Essa coisa de pouparem dinheiro em vez de estoirar em carros tem de acabar.
Câmara de Lisboa vai alargar proibição de circulação a carros anteriores ao ano 2000
19.11.2012 13:38
A Câmara de Lisboa vai limitar ainda mais a circulação de carros antigos na cidade. A partir de abril são proibidos os carros anteriores ao ano 2000, ou seja, um automóvel com 13 anos não poderá entrar no centro da cidade.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/11 ... o-ano-2000
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Mais um caso...
Menina de 11 anos notificada para pagar imposto de selo
«Com 7 anos e já dona de um carro, é obra. Confesso que nunca tinha visto»
Por: tvi24 / CLC | 11- 10- 2012 20: 10
As Finanças notificaram uma menina de 11 anos, de Vizela, para uma audição prévia relacionada com o não-pagamento do chamado «imposto de selo» da sua pretensa viatura, referente ao ano de 2008.
«Eu compreendo que o Estado precisa de arranjar dinheiro seja de que maneira for, mas também nem tanto», ironizou Abílio Monteiro, pai da criança notificada.
No entanto, e no mesmo registo irónico, manifestou-se até disponível para pagar o selo e a multa, desde que o Estado lhe «devolva» a viatura em causa.
«Mas só se o carro valer a pena, se for um chaço velho não quero», acrescentou.
A filha de Abílio Monteiro chama-se Bruna Alexandra Sousa Monteiro, mas, conforme informação que recolheu na Repartição de Finanças de Vizela, a notificação teria como destinatário Bruno Alexandre Sousa Monteiro Nunes, residente na Reboleira, Amadora.
Mesmo com o reconhecimento do engano, a situação não ficou resolvida.
«A funcionária disse-me que ia tentar resolver, ficou com o meu contacto e estou à espera que me diga alguma coisa. Às tantas, ainda vou ter de tirar um papel, que custa 3 euros, para entregar no notário», criticou.
Serralheiro mecânico, Abílio Monteiro confessou que ficou «de boca aberta» quando encontrou na caixa do correio uma carta das Finanças, dirigida à filha.
Uma criança que, em 2008, ano do não-pagamento do imposto de circulação, tinha apenas 7 anos.
«Com 7 anos e já dona de um carro, é obra. Confesso que nunca tinha visto», rematou.
Bons Negócios
Tó Nando
Tó Nando
Lembro-me que entre a minha geração e a dos meus pais, havía conceitos existiram alguns conflitos de opiniões, por vezes apelidados por choque de gerações. Na realidade, eles, os mais velhos, dificilmente entendíam os ideais dos mais novos. Foi mais notório com o aparecimento da informática, onde os mais novos pareciam ter sido talhados para os computadores e os mais velhos tinham bastante dificuldade na aprendizagem.
Começo a sentir esse choque de gerações, pois não consigo entender os ideais da politica actual.
No meu tempo de juventude, não me recordo de ter sido elaborada alguma lei, que tornasse legal a cobrança coerciva de impostos de bens que já não existem.
Definitivamente, estarei já a atravessar uma fase de choque de gerações...
Começo a sentir esse choque de gerações, pois não consigo entender os ideais da politica actual.
No meu tempo de juventude, não me recordo de ter sido elaborada alguma lei, que tornasse legal a cobrança coerciva de impostos de bens que já não existem.
Definitivamente, estarei já a atravessar uma fase de choque de gerações...
- Registado: 29/11/2007 1:38
o mais engraçado e o mais caricato
Antes ainda no principio do ano as finanças a que estava resgistado no site , mandavam avisos que estava uma cobrança por realizar no dia tantos
Neste momento não avisam pura e simplesmente os contribuintes.
Isto tudo por mail claro. era para não deixar passar o prazo
Agora já não fazem para ir buscar as multas talvez
Comigo aconteceu isto
Antes ainda no principio do ano as finanças a que estava resgistado no site , mandavam avisos que estava uma cobrança por realizar no dia tantos
Neste momento não avisam pura e simplesmente os contribuintes.
Isto tudo por mail claro. era para não deixar passar o prazo
Agora já não fazem para ir buscar as multas talvez
Comigo aconteceu isto
- Registado: 29/11/2007 13:17
Claro que isto está bom é para os pedintes e parasitas
Esses que nunca descontaram nada muitos nem trabalharam, mas tem casas das camaras .
Não pagam o IMI tem a água mais barata uns nem pagam , tem desconto na luz , não pagam renda e ainda vendem uma coisas por fora
Tem dinherio no banco 4 telemoveis , 2 carros e fumam dois maços de tabaco por dia
Outros que trabalharam uma vida para ter uma casa , pagam renda ao estado a tempo e a horas , se não é penhorada , ou o salário
Pagam taxa des esgotos, taxa audiovisual , IMI,etc etc irs , despesas de saude , taxas moderadoras , livros escolares etc etc
Conclusão :
Está bom para os parasitas que contabilizando tudo ganham mais dos que trabalham honradamente
Esses que nunca descontaram nada muitos nem trabalharam, mas tem casas das camaras .
Não pagam o IMI tem a água mais barata uns nem pagam , tem desconto na luz , não pagam renda e ainda vendem uma coisas por fora
Tem dinherio no banco 4 telemoveis , 2 carros e fumam dois maços de tabaco por dia
Outros que trabalharam uma vida para ter uma casa , pagam renda ao estado a tempo e a horas , se não é penhorada , ou o salário
Pagam taxa des esgotos, taxa audiovisual , IMI,etc etc irs , despesas de saude , taxas moderadoras , livros escolares etc etc
Conclusão :
Está bom para os parasitas que contabilizando tudo ganham mais dos que trabalham honradamente
- Registado: 29/11/2007 13:17
Re: IUC - Veiculos antigos inexistentes
a.cesario Escreveu:Caros Amigos,
Hoje efectuei o pagamento de 18 euros de um veículo que não existe desde 2004. Sofreu sinistro c/ perda total.
Com toda a documentação relativa ao processo, enviei para o Gabinete do Sr. Ministro das Finanças, após ter lutado contra tudo e contra todos.
Acabei por conhecer a megalomana estrutura de gabinetes e competencias ao redor deste tema.
De todos, os que lhes chegaram o processo, ninguém foi capaz de reconhecer a tamanha injustiça que está a ser praticada contra os contribuintes que se encontram em situação similar.
Esta lei, nem sequer admite a apresentação de provas documentais. A ordem é de mão pesada para os contribuintes, custe o que custar.
Obviamente, que a minha revolta, não é pelos 18€, que felizmente pouco me afectam, mas pela actitude e prepotencia desta medida perante milhares de contribuintes indefesos à prepotencia do FISCO.
Pergunto, porque é que só agora começaram a emitir notificações de 2008?
Obviamente vamos ter de pagar 2009, 2010 e 2011.
Será que o estado, na aplicação da lei que facilitava o cancelamento de matricula no IMTT, não deveria ter enviado nessa altura uma carta a todos contribuintes informando os proprietários de todas as viaturas que constavam nos seus registos informaticos, juntamente com uma explicação?
Por vezes as pessoas esquecem-se que quem trabalha de sol a sol, não acompanha as leis que os Srs. deputados resolvem fazer dia sim dia não. Outros nem fazem ideia que ainda constam registos de viaturas em seu nome, etc, etc...
Infelizmente, nem todos somos advogados, deputados, juizes ou Doutores para estarmos sempre ao corrente do que se vai passando no parlamento.
Enfim, este é um desabafo de quem não se conforma com esta actitude.
Só é mais um roubo!
Está ideia do FISCO enviar SPAM para os contribuintes, está a entupir os balcões do IMTT.
Não souberam ou não quiseram prever esta consequência.
Para quem trabalha( e ganha bem), para quem tem boas poupanças no banco e é titular de bens móveis ou imóveis não tem alternativa senão pagar. Pelo que julgo o FISCO não recorre aos tribunais, acciona logo as penhoras.
Agora para quem, atualmente não tem onde cair morto, não tem muito que se preocupar.
Não souberam ou não quiseram prever esta consequência.
Para quem trabalha( e ganha bem), para quem tem boas poupanças no banco e é titular de bens móveis ou imóveis não tem alternativa senão pagar. Pelo que julgo o FISCO não recorre aos tribunais, acciona logo as penhoras.
Agora para quem, atualmente não tem onde cair morto, não tem muito que se preocupar.
- Registado: 23/2/2008 0:35
IUC - Veiculos antigos inexistentes
Caros Amigos,
Hoje efectuei o pagamento de 18 euros de um veículo que não existe desde 2004. Sofreu sinistro c/ perda total.
Com toda a documentação relativa ao processo, enviei para o Gabinete do Sr. Ministro das Finanças, após ter lutado contra tudo e contra todos.
Acabei por conhecer a megalomana estrutura de gabinetes e competencias ao redor deste tema.
De todos, os que lhes chegaram o processo, ninguém foi capaz de reconhecer a tamanha injustiça que está a ser praticada contra os contribuintes que se encontram em situação similar.
Esta lei, nem sequer admite a apresentação de provas documentais. A ordem é de mão pesada para os contribuintes, custe o que custar.
Obviamente, que a minha revolta, não é pelos 18€, que felizmente pouco me afectam, mas pela actitude e prepotencia desta medida perante milhares de contribuintes indefesos à prepotencia do FISCO.
Será que o estado, na aplicação da lei que facilitava o cancelamento de matricula no IMTT, não deveria ter enviado nessa altura uma carta a todos contribuintes informando os proprietários de todas as viaturas que constavam nos seus registos informaticos, juntamente com uma explicação?
Por vezes as pessoas esquecem-se que quem trabalha de sol a sol, não acompanha as leis que os Srs. deputados resolvem fazer dia sim dia não. Outros nem fazem ideia que ainda constam registos de viaturas em seu nome, etc, etc...
Infelizmente, nem todos somos advogados, deputados, juizes ou Doutores para estarmos sempre ao corrente do que se vai passando no parlamento.
- Registado: 29/11/2007 1:38
Re: Falta de pagamento de IUC - Imposto Único de Circulação
regresso do profeta Escreveu:Boas,
O meu caso pelo contrário,ainda nada resolvido, visto não ter o carro a mais de 25 anos e a pessoa que ficou com o veiculo já faleceu.O que tenho feito é ir pagando, já paguei 2008,2009,2010,2011 só falta 2012.
Resumindo uma injustiça tremenda.Gaspar nunca me enganastes !!!
Eu resolvi um caso semelhante através de um contacto que arranjei num forum da especialidade, se estiveres interessado manda MP.
- Registado: 29/11/2007 11:26
O meu caso pelo contrário,ainda nada resolvido, visto não ter o carro a mais de 25 anos e a pessoa que ficou com o veiculo já faleceu.O que tenho feito é ir pagando, já paguei 2008,2009,2010,2011 só falta 2012.
O problema foi que fez uma transferência de propriedade e nunca a legalizou.
A culpa não é do Gaspar, é do seu desleixo.
O facto destas coisas agora passarem a ir ao bolso dos desleixados é que irá permitir rectificar muita documentação.
Relembro que em 2007 quando se fez a mudança para o IUC e se anunciou que iria passar a ser cobrado automaticamente foi também definido um período e um procedimento facilitado para quem tivesse coisas para limpar...
Se eu vendesse a casa, deixasse a electricidade ligada e a EDP me viesse cobrar os consumos do novo proprietário a culpa seria minha ou da EDP?
Muito gostam as pessoas de se desresponsabilizar e acusar o do lado...
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
regresso do profeta Escreveu:Gaspar nunca me enganastes !!!
O Gaspar manda tanto na DGCI (ATA ou lá como é que aquilo se chama) como eu mando na ponte Vasco da Gama.
Pensar que um "estrangeiro" manda alguma coisa na arrecadação de impostos em Portugal é pura ficção.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Tens que pedir a apreensão do carro e cancelamento da matricula no IMTT, senão vais continuar a receber as notificações das finanças!
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Falta de pagamento de IUC - Imposto Único de Circulação
Boas,
PMACS Escreveu:Eu fui um deles, recebi um mail a pedir para pagar o iuc dum carro que não é meu há mais de 6 anos!
Vou ter de pedir a apreensão do carro e espero assim não ter de pagar o iuc!
Situação resolvida!
O carro em questão tinha sido entregue na compra de outro carro, passado 6 anos recebo o convite das finanças para o pagamento em atraso e respectivas coimas dos anos 2008/2009/2010/2011/2012!
Fui ao stand onde fiz o negócio e arranjei uma peixeirada

Hoje fui lá saber como estava o processo a correr, pois já me tinha esquecido! Tudo pago, coimas e tudo!
E ainda me serviram um cafezinho

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Re: Roubar descaradamente?
Sinner Escreveu:Elias Escreveu:Então hás-de fazer o favor de explicar qual é a base legal para exigir o pagamento sobre uma infracção que já prescreveu.
Em Fiscal como em dividas à Segurança Social entre outras a prescrição têm de ser evocada pela parte que dela possa beneficiar, não é oficiosa como em Penal por exemplo.
Logo, isto tem duas virtudes:
1ª - Manter bem acesa a chama da burocracia (notificação postal, deslocação do visado para entrega do requerimento que às tantas pagou a alguém por não saber fazê-lo, despacho sobre o requerimento eventualmente precedido de parecer e notificação postal registada da decisão final ao visado que para seu azar não se encontrava em casa e ainda teve que a ir levantar à estação dos CTT);
2ª - Induzir o contribuinte a pagar o que efectivamente devia (já não deve), provando assim que é pessoa de bem (ao contrário de quem lhe pede o pagamento) para que possa continuar a deitar-se de consciência tranquila.
mais_um Escreveu: Só uma achega para a discussão, a maquina fiscal está muito automatizada, muitas das operações são automáticas através da informática (felizmente!), dai ter aumentado a eficiência (ou eficácia, é tarde para ir ver qual o termo mais apropriado ).
Parece-me que neste caso alguém se esqueceu do IF x maior que 4 anos, não enviar.
Ninguém se esqueceu. Funciona assim propositadamente. Dos vários milhares de notificações (prescritas) enviadas, alguns milhares terão sido pagos. O Estado arrecadou o que não devia e, se ninguém levantasse a "lebre", ele lá ficava com a receita... LOL...
Resumindo, o nosso querido Estado a dar uma de xico-espertismo à "Tuga"... postura que diz tanto querer combater... dasse!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Karra, Luzemburg, OCTAMA, paulosantinhoamado e 163 visitantes