Finanças & Fundos de Investimento
Usando um exemplo na morningstar do best consegues sacar todo o histórico do fundo. Segue em baixo imagem sobre onde tens de clicar.
Depois selecciona "Data especifica" onde diz "periodo". Ele saca um ficheiro excel com os dados históricos do fundo DESDE a data escolhida

Depois selecciona "Data especifica" onde diz "periodo". Ele saca um ficheiro excel com os dados históricos do fundo DESDE a data escolhida
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Obrigado VIXIUM!
A minha ideia era mesmo a de calcular e até já tenho software desenvolvido para isso que aplico a acções, índices e commodities há alguns anos com exito. Para estes casos tenho alguns sites como o yahoo e outros aos quais vou descarregar os dados.
No caso dos fundos, os dados que encontro para descarregar são pouco fiáveis, estão muito desorganizados e para um histórico de apenas alguns dias. Isso limita muito as minhas decisões de investimento pois são baseadas em resultados de cálculo estatístico, estudos de correlação, etc.
Obrigado na mesma!
Abraço
A minha ideia era mesmo a de calcular e até já tenho software desenvolvido para isso que aplico a acções, índices e commodities há alguns anos com exito. Para estes casos tenho alguns sites como o yahoo e outros aos quais vou descarregar os dados.
No caso dos fundos, os dados que encontro para descarregar são pouco fiáveis, estão muito desorganizados e para um histórico de apenas alguns dias. Isso limita muito as minhas decisões de investimento pois são baseadas em resultados de cálculo estatístico, estudos de correlação, etc.
Obrigado na mesma!
Abraço
- Registado: 7/11/2008 20:22
dragoa Escreveu:VIXIUM,
O meu problema é conseguir os dados de cotações históricas para fazer os cálculos!!
De onde se podem descarregar?
Abraço e BN
Algumas casas mãe têm no seu site históricos longos. E valores. A questão foi mais para perceber que para calcular. Isto porque apresentar dados sem perceber qual a formulação usada para mim faz comichão. Ou seja, apresentar uma rendibilidade simples anual não é a mesma coisa que apresentar uma composição geométrica de 12 meses. E depois um desvio padrão a 3 anos pode ser mais interessante que um desvio padrão a um ano...enfim. Mas não tenho intenções de calcular. Tenho intenções, sim, se perceber o que estou a ler e o que o VG mandou, pela vista de olhos que dei, já dá para ter uma ideia de que há coisas calculadas de forma...não ortodoxa, digamos.
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
VirtuaGod Escreveu:VIXIUM Escreveu:VG ou alguém que saiba e me faça este favor:
Reparem no seguinte exemplo de um fundo qualquer fundo tirado da Morningstar:
Desv.Padrão(3a.) 7.75 %
Rentabilidade média 7.62 %
Quanto ao desvio padrão estão a considerar a fórmula corrente (contando a raiz quadrada do somatório de todos os quadrados das observações menos os quadrados das médias a dividir pelo número de observações menos 1) ou estão apenas a ir buscar alguns valores extremos, que ultrapassem num qualquer valor para cima ou baixo a média e aplicam a fórmula?
Quanto à rentabilidade média presumo-a geométrica. Não obstante, não é apresentada a 3 anos. Como fazem? Por trimestre? E consideram a rendibilidade do trimestre ou rendibilidade média é apenas a do último ano de forma simples?
Pergunto isto pois com estatística fazem-se muitas brincadeiras interessantes. Não que a Morningstar tivesse interesse nelas (digo eu se calhar ingenuamente) mas a verdade é que fico perplexo com alguns valores de rendibilidade e de desvio padrão associado que vejo. Dá-me ideia que ou não incorporam todas as observações de todos os dias ou aplicam qq outra coisa que não me cheira a estatística como eu a sei ou aprendi. Sabes como é?
Para o Sharpe e respectiva fórmula de cálculo idem. Qual o período considerado? E qual a referência? É a que aparece nos gráficos como benchmark? (+/- Cat.) Qual a fiabilidade deste benchmark ou como é escolhido?
Outra dúvida: os valores que aparecem na bloomberg saem mais cedo que os da Morningstar mas estão muito frequentemente errados ou no valor ou na percentagem de variação. Confirma-se certo?
Obrigado
VIXIUM
Espero que encontres tudo o que precisas aqui: http://www.stanford.edu/~wfsharpe/art/stars/stars2.htm
Sobre a bloomberg estranhamente ultimamente anda cheia de erros. Foi coisa que começou há +/- 1 mês e ainda não está resolvida. Já até comentei com a manushe essa situação estranha!!
Obrigado de novo VG
VirtuaGod Escreveu:ghorez Escreveu:Não engana não... ele distribui geograficamente e por capitalização de mercado (não equitativamente). Ou seja como os Estados Unidos "dominam" 50% do mercado accionista das grandes empresas, é isso que o ETF replica.
Surpreendeste-me com essa resposta 100% correcta. Fico contente que algumas pessoas tenham vindo a evoluir em termos de investimentos e têm activamente pesquisado mais conhecimentos
Eu é que te tenho a agradecer. Há 1 ano atrás, para mim investir era colocar o dinheiro num depósito a prazo. Tudo o que sei devo a ti e ao LTCM.
VIXIUM Escreveu:VG ou alguém que saiba e me faça este favor:
Desv.Padrão(3a.) 7.75 %
Quanto ao desvio padrão estão a considerar a fórmula corrente (contando a raiz quadrada do somatório de todos os quadrados das observações menos os quadrados das médias a dividir pelo número de observações menos 1) ou estão apenas a ir buscar alguns valores extremos, que ultrapassem num qualquer valor para cima ou baixo a média e aplicam a fórmula?
Quanto à rentabilidade média presumo-a geométrica. Não obstante, não é apresentada a 3 anos. Como fazem? Por trimestre? E consideram a rendibilidade do trimestre ou rendibilidade média é apenas a do último ano de forma simples?
Pergunto isto pois com estatística fazem-se muitas brincadeiras interessantes. Não que a Morningstar tivesse interesse nelas (digo eu se calhar ingenuamente) mas a verdade é que fico perplexo com alguns valores de rendibilidade e de desvio padrão associado que vejo. Dá-me ideia que ou não incorporam todas as observações de todos os dias ou aplicam qq outra coisa que não me cheira a estatística como eu a sei ou aprendi. Sabes como é?
Para o Sharpe e respectiva fórmula de cálculo idem. Qual o período considerado? E qual a referência? É a que aparece nos gráficos como benchmark? (+/- Cat.) Qual a fiabilidade deste benchmark ou como é escolhido?
Outra dúvida: os valores que aparecem na bloomberg saem mais cedo que os da Morningstar mas estão muito frequentemente errados ou no valor ou na percentagem de variação. Confirma-se certo?
Obrigado
VIXIUM
Espero que encontres tudo o que precisas aqui: http://www.stanford.edu/~wfsharpe/art/stars/stars2.htm
Sobre a bloomberg estranhamente ultimamente anda cheia de erros. Foi coisa que começou há +/- 1 mês e ainda não está resolvida. Já até comentei com a manushe essa situação estranha!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VG ou alguém que saiba e me faça este favor:
Desv.Padrão(3a.) 7.75 %
Obrigado
VIXIUM
Desv.Padrão(3a.) 7.75 %
Obrigado
VIXIUM
ghorez Escreveu:Não engana não... ele distribui geograficamente e por capitalização de mercado (não equitativamente). Ou seja como os Estados Unidos "dominam" 50% do mercado accionista das grandes empresas, é isso que o ETF replica.
Surpreendeste-me com essa resposta 100% correcta. Fico contente que algumas pessoas tenham vindo a evoluir em termos de investimentos e têm activamente pesquisado mais conhecimentos

Algumas questoes pertinentes:
1. Quando se trata de vender unidades de participacao de fundos qual a vossa estrategia?
Como forma de arranjar dinheiro para novos fundos o que faco e resgatar as mais valias de cada fundo no momento em que necessito da massa. Claro que fico com menos unidades de participacao mas parece-me um principio logico.
Usam alguma outra estrategia? Eu por exemplo evito
resgatar fundos que estejam a perder valor para que ele possa recuperar mais rapido quando existem subidas de cotacao.
2. Outro ponto que muitas vezes e de dificil juizo e quando sair de um fundo e fazer mais valias?
Eu geralmente costumo definir que se um fundo atinge um determinado ganho e.g.10% resgato, mas a questao muitas vezes e que nao tenho alternativas de investimento e nesses casos adultero um bocado a estrategia e deixo andar!
Qual a vossa estrategia, e deixar passar um certo tempo ou tambem olham para a rentabilidade?
3. Fundo ou ETF
Vivo no Canada e aqui existe muito a discussao de que os Fundos sao muito caros e e sempre preferivel ir para um ETF. Eu nao concordo inteiramente com isto pois se a pessoa tem por habito reforcar ou resgatar com frequencia o fundo fica mais barato pois nao cobra comissoes. Contudo fundos com mais de 2% de comissao anual terao de dar rendimento bastante alto para comensar esses 2% e se compararmos isso com 0,5% de um ETF podemos no final do ano ter pago bastante mais num fundo sem ter tirado nenhum retorno digno dessa diferenca.
Qual a vossa opiniao?
1. Quando se trata de vender unidades de participacao de fundos qual a vossa estrategia?
Como forma de arranjar dinheiro para novos fundos o que faco e resgatar as mais valias de cada fundo no momento em que necessito da massa. Claro que fico com menos unidades de participacao mas parece-me um principio logico.
Usam alguma outra estrategia? Eu por exemplo evito
resgatar fundos que estejam a perder valor para que ele possa recuperar mais rapido quando existem subidas de cotacao.
2. Outro ponto que muitas vezes e de dificil juizo e quando sair de um fundo e fazer mais valias?
Eu geralmente costumo definir que se um fundo atinge um determinado ganho e.g.10% resgato, mas a questao muitas vezes e que nao tenho alternativas de investimento e nesses casos adultero um bocado a estrategia e deixo andar!
Qual a vossa estrategia, e deixar passar um certo tempo ou tambem olham para a rentabilidade?
3. Fundo ou ETF
Vivo no Canada e aqui existe muito a discussao de que os Fundos sao muito caros e e sempre preferivel ir para um ETF. Eu nao concordo inteiramente com isto pois se a pessoa tem por habito reforcar ou resgatar com frequencia o fundo fica mais barato pois nao cobra comissoes. Contudo fundos com mais de 2% de comissao anual terao de dar rendimento bastante alto para comensar esses 2% e se compararmos isso com 0,5% de um ETF podemos no final do ano ter pago bastante mais num fundo sem ter tirado nenhum retorno digno dessa diferenca.
Qual a vossa opiniao?
- Registado: 29/11/2007 2:40
Afonso80 Escreveu:Mas faz-me alguma confusão que não tenha os países emergentes, nomeadamente os BRIC.
Conhecem algum bom ETF europeu dos mercados emergentes accionistas? Seria um óptimo complemento ao MSCI World!
Sim, nisso tens toda a razão..esse índice apenas segue países considerados desenvolvidos. Eu pessoalmente complemento com o MSCI Emerging Markets.
Por exemplo,
https://csetf.com/ch/en/retail/product/ ... markets/17
ou
http://de.ishares.com/en/pc/products/SEMA
ou
http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0292 ... S_ETF.html
Afonso80 Escreveu:O iShares MSCI World Monthly EUR Hedged não é assim tão global, o nome engana um pouco.
Veja-se a composição da carteira:
Estados Unidos 50.47
Canadá 4.43
América Latina 0.01
Reino Unido 9.70
Zona Euro 12.57
Europa (ex Zona Euro) 6.65
Europa - Emergente 0.00
África 0.00
Médio Oriente 0.23
Japão 9.85
Australasia 4.04
Ásia - desenvolvida 2.01
Ásia - Emergente 0.04
Não engana não... ele distribui geograficamente e por capitalização de mercado (não equitativamente). Ou seja como os Estados Unidos "dominam" 50% do mercado accionista das grandes empresas, é isso que o ETF replica.
O iShares MSCI World Monthly EUR Hedged não é assim tão global, o nome engana um pouco.
Estados Unidos 50.47
Canadá 4.43
América Latina 0.01
Reino Unido 9.70
Zona Euro 12.57
Europa - Emergente 0.00
África 0.00
Médio Oriente 0.23
Japão 9.85
Australasia 4.04
Ásia - desenvolvida 2.01
Ásia - Emergente 0.04
Estados Unidos 50.47
Canadá 4.43
América Latina 0.01
Reino Unido 9.70
Zona Euro 12.57
Europa - Emergente 0.00
África 0.00
Médio Oriente 0.23
Japão 9.85
Australasia 4.04
Ásia - desenvolvida 2.01
Ásia - Emergente 0.04
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West
- Registado: 12/10/2007 17:50
clinger Escreveu:O que acho é que os ETF tem pouca informação quando comparados com os fundos.
Não precisas de grande coisa. Estuda o indíce que eles "seguem". Estamos a falar de ETFs passivos, não precisa de ter grande histórico pois segue o indíce de perto. Convém é ser de uma casa de gestão respeitada como estes iShares são.
clinger Escreveu:O Fundo Hedge que mencionaste tem uma versão "não Hedge", contudo se não estou em erro a versão não Hedge sofre de variações cambiais certo?
Estás correcto.
clinger Escreveu:O ETF que mencionei atrás é o:
iShares STOXX Global Select Dividend 100 (DE) (EUR) DE000A0F5UH1
É apenas um etf temático. É completamente diferente. Olha só a diversificação na carteira (um tem 102 acções e o outro 1200). Um é focado em empresas que pagam altos dividendos (podem nem ser as melhores como o caso da Annaly) e o outro são as maiores empresas mundiais.
Se queres um fundo mundial nem penses duas vezes e vai para o MSCI World, o nome diz tudo

O ETF que mencionei atrás é o:
O que acho é que os ETF tem pouca informação quando comparados com os fundos.
O Fundo Hedge que mencionaste tem uma versão "não Hedge", contudo se não estou em erro a versão não Hedge sofre de variações cambiais certo?
O que acho é que os ETF tem pouca informação quando comparados com os fundos.
O Fundo Hedge que mencionaste tem uma versão "não Hedge", contudo se não estou em erro a versão não Hedge sofre de variações cambiais certo?
clinger Escreveu:Para além do ETF que colocaste também tinha visto este que me parece interessante:
https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... earch+View
Coloca o ISIN que pelo link não dá para ver o ETF!!
Olá Virtua God,
EM relação as comissões do Best eu a comissão de guarda já a pago pois tenho lá outras coisas que levam com comixão em cima!
Por isso nos ETF a despesa será a compra e venda, mas mesmo assim se compararmos a diferença na comissão de gestão dos fundos é geralmente menos 1,5% ao ano.
Para além do ETF que colocaste também tinha visto este que me parece interessante:
Consideras que existe alguma vantagem do ETF que mencionaste(k reconheço ser bastante mais diversificado) sobre este?
No que concerne aos ETF a vantagem tem que ver com a comissão e com o facto de saíres com a cotação do momento, pois já apanhei grandes bordoadas nas costas noutras ocasiões em que pensei que iria sair com determinado valor, e no dia seguinte apanhei valentes surpresas!
EM relação as comissões do Best eu a comissão de guarda já a pago pois tenho lá outras coisas que levam com comixão em cima!
Por isso nos ETF a despesa será a compra e venda, mas mesmo assim se compararmos a diferença na comissão de gestão dos fundos é geralmente menos 1,5% ao ano.
Para além do ETF que colocaste também tinha visto este que me parece interessante:
Consideras que existe alguma vantagem do ETF que mencionaste(k reconheço ser bastante mais diversificado) sobre este?
No que concerne aos ETF a vantagem tem que ver com a comissão e com o facto de saíres com a cotação do momento, pois já apanhei grandes bordoadas nas costas noutras ocasiões em que pensei que iria sair com determinado valor, e no dia seguinte apanhei valentes surpresas!
Let Diversification Do Its Job
"Whenever you diversify, if you’ve done it correctly, there will always be something in your portfolio that you’re in love with and something that you want to dump (or will at least be the source of concern, as bonds are now in some circles). Some investment or asset class will be doing fantastic compared to the rest of your portfolio, and something will be doing much worse than everything else.
The trouble is, you never know when all of this will change. The thing you want to buy more of now will someday become the thing you want to sell."
P.S. - Este é um de três artigos adicionado ao "Cantinho da Educação". Os 3 artigos são:
Let Diversification Do Its Job - Carl Richards NYT- Bucks blog
Five Ways to Think About Diversification of Your Investments - Carl Richards NYT- Bucks blog
Why (and How) Diversified Investors Win - Carl Richards NYT- Bucks blog
"Whenever you diversify, if you’ve done it correctly, there will always be something in your portfolio that you’re in love with and something that you want to dump (or will at least be the source of concern, as bonds are now in some circles). Some investment or asset class will be doing fantastic compared to the rest of your portfolio, and something will be doing much worse than everything else.
The trouble is, you never know when all of this will change. The thing you want to buy more of now will someday become the thing you want to sell."
P.S. - Este é um de três artigos adicionado ao "Cantinho da Educação". Os 3 artigos são:

clinger Escreveu:Jupiter Global Fund Global Equities Class L EUR LU0425094264
Threadneedle Specialist Investment Funds - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc GB00B1Z2NR59
Os outros dois como já foi dito estão no top e são bastante bons. Em relação ao dois que citei o da Threadneedle é bastante bom. O da Jupiter não é que seja mau mas tb não é o melhor.
Ambos perdem para o Vontobel Global Value Equity C (que se encontra na primeira página) mas o Vontobel tem custos de gestão acima de 2%.
Mas ETF não é mau pensado não senhor. Sou grande apologista de ETF's principalmente no que diz respeito a acções. O ideal seria comprar o próprio MSCI World. Ainda por cima encontrei uma versão com hedge o que é excelente:
https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoDetailETF&SWEService=BEST+Smart+Search+Engine&Id=1-2CYP0GM
O Vontobel da primeira página continua a ser melhor

P.S. - Usando o sistema da SAXO (no Best chamado de "Best Trading Pro") não se paga custos de guarda de títulos mas eu não sei muito bem como o sistema funciona, talvez outra pessoa te possa ajudar

Re: stocks and bonds
ghorez Escreveu:Do artigo da Vanguard
de qual deles?
Virtua God e companhia, que acham destes fundos?
Eu pretendo ter uma carteira de fundos que sejam relacionados a acoes globais e com comissoes que nao passem os 2%.
Jupiter Global Fund Global Equities Class L EUR LU0425094264
Threadneedle Specialist Investment Funds - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc GB00B1Z2NR59
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508
EEF Equity Consumer Staples R Acc LU0155230690
Noutro ponto, estou a considerar abdicar de fundos e ter um ETF de acoes Globais que tenha um historial bom, ou pelo menos que seja digno de nota. Alguem me pode aconselhar um ETF que seja comercializado pelo BEST.
Eu pretendo ter uma carteira de fundos que sejam relacionados a acoes globais e com comissoes que nao passem os 2%.
Jupiter Global Fund Global Equities Class L EUR LU0425094264
Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508
EEF Equity Consumer Staples R Acc LU0155230690
Noutro ponto, estou a considerar abdicar de fundos e ter um ETF de acoes Globais que tenha um historial bom, ou pelo menos que seja digno de nota. Alguem me pode aconselhar um ETF que seja comercializado pelo BEST.
stocks and bonds
Do artigo da Vanguard
(para ninguém esquecer o papel das obrigações numa carteira!!)
(para ninguém esquecer o papel das obrigações numa carteira!!)

- Anexos
-
- stocksbonds.png (57.38 KiB) Visualizado 8295 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 67 visitantes