Caldeirão da Bolsa

Forex - tópico geral - 4ºT - 2013

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 24/5/2013 16:37

E o destaque do dia e da semana vai para o EUR/JPY que hoje perde 200 pips entre os máximos e os mínimos que estão agora a ser atingidos agora no fim da sessão europeia.
Mas ainda está dentro do envelope de cotações que o deixam razoavelmente neutro.
Suportes em 130 ou em 129 podem suficientes, mas ainda há outro em 127 no curto prazo.
Só a partir daí é que a coisa se complica para os touros.
Em alta, há resistência na zona de 132 a 133 - sem passar essa zona, não se pode pensar em posições longas.

Abraço e ótimo fds a toda a gente por aqui

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 24/5/2013 16:17

A propósito do gráfico do nc trader, continuo a afirmar, até que o contrário se prove, que o caminho do AUD é em baixa (e até do CAD) enquanto as "commodities" estiverem em maré baixa.
O caso do AUD/USD é emblemático, bem como outras "cross rates" onde esteja presente o AUD.
Até quando pode ir a depreciação ?
A resposta encontra-se na questão das matérias primas, mas também na questão do "risk on". Quando há apetência para o risco, o AUD é das que, tradicionalmente, tem força para subir.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por djovarius » 24/5/2013 12:55

Boa tarde,

Um certo modo de correção em marcha, que não se traduz em nada de especial no EUR/USD, agora numa faixa ainda mais restrita, entre 1.28xx e 1.30 / 1.3030 a meu ver. Isso é bom, porque depois a "explosão" será maior, ainda que tenhamos que esperar mais tempo.

Os amigos Japoneses querem ainda "imprimir" mais papéis com a cara do Imperador, o que significa que a guerra cambial não vai ser travada, antes pelo contrário. E se agora o JPY poderá corrigir em alta, perante as principais divisas, ainda que pouco, o caminho de longo prazo parece traçado e bastante óbvio. Só vejo o JPY a ganhar muito terreno em caso de descalabro nos mercados, situação que não parece muito visível de momento. O que parece mais seguro é uma correção a favor do JPY, seguida do regresso ao "usual business". A partir daí, veremos a reação dos EUA e da zona EUR. Até a China não quer um JPY em queda livre, já que isso significa também um depreciação do Yene face ao Yuan (Renmimbi).

Abraço

dj

por nc_trader1 » 24/5/2013 12:38

Deixo aqui um gráfico que considero interessante.
GBP/AUD no tf de 4h
O par anda a negociar dentro de um canal ascendente quase perfeito, neste momento anda a lutar contra uma resistência do tf semanal, que se for quebrada poderá dar bastante espaço para novas súbidas.
Para além disso pareçe que está a criar um triangulo ascendente.
Resta agora esperar para ver se o preço quebra esta zona de resistência e dá azo a novas súbidas ou se vai sair deste canal ascendente e dá por fim a tendência de súbida que se tem registado nas últimas semanas.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Registado: 19/1/2012 22:42

por djovarius » 22/5/2013 16:42

Boas,

Parece que temos o "rollercoaster" a funcionar depois de andar um bocado avariado.
O EUR/USD carregou dos 1.28xx até quase 1.30 (efeito Bernanke, o qual continuará a imprimir muitas notas), mas logo voltou atrás, anulando o efeito inicial.
Apesar deste ruído, o EUR/USD continua neutro, embora já com um ligeiro viés de baixa. Diria que se os mercados não tivessem entusiasmados, o par poderia sofrer mais.
De salientar que do Japão vem a confirmação: a torneira da liquidez é para continuar aberta... e o USD/JPY agradece mais uma abébia !!

Abraço

dj

por djovarius » 20/5/2013 11:56

Boas,

Nesta fase, só se pode mesmo falar do muito curto prazo no EUR/USD, pois no médio prazo, estamos num espaço muito restrito para se falar de altas ou baixas.
Eu prefiro destacar as palavras de altos responsáveis Japoneses, os quais já devem ter sofrido um "aperto" por parte dos Americanos, pois já estão a dizer que a desvalorização necessária do JPY já está praticamente completa. Para eles foi um ajustamento.
Na verdade, o USD/JPY passou bem rápido da casa dos setenta para acima de cem, enquanto o EUR/JPY galgou de noventa e tal para cima de cento e trinta.
Isso não poderia agradar a ninguém fora do Japão, daí que possa aqui haver uma tentativa de "controlar" os acontecimentos.
Aguardemos pelos próximos capítulos dessa série bem Japonesa.

De resto, nada de especial, exceto as "commodities" em plano bem negativo. Coisa boa não pode querer dizer.

Abraço

dj

por Xiça » 20/5/2013 10:09

jpacarlos Escreveu:Bom dia!

O par euro/usd acaba de romper em alta a linha de tenência de queda que já acontecia á 7 dias em 1h. Estas quedas podem ter parado para já e pode levar o par a alguma subida.

Qual é o target não sei, agradecia que que um elemento do caldeirão mais entendido que eu comentasse.

Dá uma olhadela aos gráficos do Paubo da pagina anterior.
Eu concordo com ele daí achar q o par hoje ou amanha deve tocar nos 1,2910 (aprox.) par depois voltar às descidas.
Caso isto aconteceça vai também activar o H&S visivel no semanal.

Registado: 14/5/2011 18:59

por jpacarlos » 20/5/2013 9:26

Bom dia!

O par euro/usd acaba de romper em alta a linha de tenência de queda que já acontecia á 7 dias em 1h. Estas quedas podem ter parado para já e pode levar o par a alguma subida.

Qual é o target não sei, agradecia que que um elemento do caldeirão mais entendido que eu comentasse.

Registado: 4/4/2007 20:39

Re: será!!!!

por FxTrader » 19/5/2013 14:12

paubo Escreveu:O desenho para mim é claro. Se o ativa...isso é outra história...

Era precisamente aí que eu queria chegar, concordo com a tua análise, os fundamentais também não são os melhores com o BCE a "ameaçar" que poderá cortar nas taxas de juro de referência e a inflação em niveis que o permitem optar por esse caminho, com a recessão na Zona €, se bem que não muito além do que já se esperava, com a FED a dizer que poderá abandonar os QE´s, se bem que logo a seguir saem maus resultados na construção de casas novas nos EUA, no entanto não posso deixar de salientar que as precipitações não são amigas do investimento, como dizes e bem "Se o ativa...isso é outra história...", quanto a mim há que esperar por confirmação da quebra da neckline e talvez aproveitar o reteste para entradas curtas...

Deixo aqui uma pergunta no ar, não será nestas alturas de pessimismo excessivo que os mercados resolvem contrariar tudo e todos????

paubo Escreveu:Cuidado com essa coisa de indicadores. Quando as tendências são fortes eles têm pouco significado, principalmente se estiveres a referir oscilatórios. Mesmo com os tendênciais é necessário cautelas. No caso do EURUSD isso nem está a suceder quer no semanal, quer no diário ou mesmo 4 horas.

Se vires bem quer no diário, quer no de 4 horas está a entrar em zona de sobrevenda, no semanal efectivamente há espaço para mais quedas, mas acho que mesmo com tendências fortes esses osciladores têm sempre o seu peso...

Bons negócios, nada de precipitações e muita cautela :o)

Registado: 29/11/2007 1:33

por nc_trader1 » 19/5/2013 11:57

Não pareçe haver nada que consiga para o JPY.
Neste caso foi o par usd/jpy que quebrou uma importante zona de resistência que já vinha desde 1993! neste gráfico apenas é possivel ver até 2001.
Isto dá ainda mais espaço para o par continuar a fazer novos máximos, no tf semanal a próxima resistência encontra-se na zona dos 109.xx
Vamos a ver se o par se mantém a negociar acima desta nova zona de suporte.
Imagem

Re: será!!!!

por paubo » 17/5/2013 14:27

Ivo Duarte Escreveu:
paubo Escreveu:Este final de semana está a ficar muito interessante do ponto de vista técnico.

Existe um possível H&S bem visível no gráfico semanal, uma Broadening top provavelmente já ativada e a última linha das possíveis pás ventiladoras a ser seriamente testada...

Caso tudo se confirme, os mínimos de 2012 não serão dificeis de ser novamente atingidos...

disclaimer: estou curto no EURUSD

Não sei se esse H&S que falas será assim tão bem visivel!!!! de qualquer forma para ser confirmado teria que vir abaixo dos 1.265x o que me parece altamente improvável já que está a entrar em sobrevenda em quase todos os horizontes temporais...

O desenho para mim é claro. Se o ativa...isso é outra história...

Cuidado com essa coisa de indicadores. Quando as tendências são fortes eles têm pouco significado, principalmente se estiveres a referir oscilatórios. Mesmo com os tendênciais é necessário cautelas. No caso do EURUSD isso nem está a suceder quer no semanal, quer no diário ou mesmo 4 horas.

Bem, tecnicamente a Brodening top que referi foi mesmo ativada, a sua projeção já foi alncaçada em +-50%, e as pás devem ter seguido o mesmo caminho.

Desta forma, espero uma visita na próxima semana aos 1,29xx (toque por baixo da última linha azul), para depois a base da ampla zona de suporte ser testada seriamente.

Ficam os gráficos diário e 4 horas.

disclaimer: estou curto.
Anexos
170513 EURUSD.jpg
170513 EURUSD.jpg (92.71 KiB) Visualizado 6956 vezes
170513 EURUSD 4h.jpg
170513 EURUSD 4h.jpg (82.91 KiB) Visualizado 6973 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por EuroVerde » 17/5/2013 13:55

Eles dizem que o custo de produção das moedas de 1 e 2 cêntimos causa prejuízo face ao valor economico das ditas cujas.

Se eliminarem as moedas de 1 e 2 cêntimos é inevitável que isso contribua também para a depreciação do euro e exista um pouco de mais inflação no euro.

Pois tudo o que é a 0,48 ou 0,49 cêntimos passa automáticamente para 0,5 eur e assim por diante.
As pessoas vão acabar por ter moeda na mesma, só que com mais moeda vão pagar mais pelos bens e serviços.

Registado: 29/11/2007 11:19

por djovarius » 17/5/2013 13:25

Boas tardes,

É bom que haja alguém a falar de pares como AUD/USD ou NZD/USD, porque eu não me dedico muito a isso. Mas ainda assim olho para os gráficos. Aqui a pergunta é: vão os suportes aguentar ou não ??

Se as "commodities" continuarem com tendência descendente, então o AUD/USD cairá também, e o NZD/USD vai por arrasto. Também o USD/CAD subirá pelas mesmas razões.

Quanto ao trio do JPY, está agora mais estável e o EUR/USD, o nosso par, continua aqui na mesma. Sem força para subir ou descer significativamente nesta fase dos mercados. A esse propósito, volto a repetir uma premissa importante do par: quanto mais tempo ficar numa certa "banda" de preços, maior será a explosão que se seguirá, não importando se em baixa se em alta.
Mas é inegável que o EUR continua com falta de força e não se deve descartar uma visita até aos mínimos do ano. Afinal, são só mais 100 pips de queda...

Abraço

dj

por nc_trader1 » 16/5/2013 22:08

sqezer Escreveu:nc_trader,

pq negoceias e/ou analisas pares menos "famosos" digamos assim.
Julgas que o comportamento dos mesmos é mais previsivel? ou existe outra razão de fundo?

Por nenhum motivo em espeçial mesmo :lol:

por Xiça » 16/5/2013 21:49

nc_trader,

pq negoceias e/ou analisas pares menos "famosos" digamos assim.
Julgas que o comportamento dos mesmos é mais previsivel? ou existe outra razão de fundo?

Registado: 14/5/2011 18:59

por nc_trader1 » 16/5/2013 20:29

Deixo aqui 2 pares que tenho de baixo de olho.

NZD/USD
Este par está "sentado" numa importante zona de suporte que já não é quebrada desde novembro de 2012.
Poderemos ver o par a respeitar esta zona de suporte e a voltar a subir, ou poderemos ver o par a quebrar esta zona de suporte e a fazer minimos anuais.
Gráfico diário.
Imagem

O outro par que também tenho de baixo de olho é o eur/aud
O par está prestes a visistar uma zona de resistência que não é quebrada desde Novembro de 2011.
O mais provável é vermos o par a inverter a tendência de súbida que se tem registado nas últimas semanas aqui nesta zona, no entanto também poderemos ver o par a quebrar esta importante zona de resistência lançando-se assim para novos voos!
Deixo aqui o gráfico diário
Imagem

será!!!!

por FxTrader » 16/5/2013 0:18

paubo Escreveu:Este final de semana está a ficar muito interessante do ponto de vista técnico.

Existe um possível H&S bem visível no gráfico semanal, uma Broadening top provavelmente já ativada e a última linha das possíveis pás ventiladoras a ser seriamente testada...

Caso tudo se confirme, os mínimos de 2012 não serão dificeis de ser novamente atingidos...

Não sei se esse H&S que falas será assim tão bem visivel!!!! de qualquer forma para ser confirmado teria que vir abaixo dos 1.265x o que me parece altamente improvável já que está a entrar em sobrevenda em quase todos os horizontes temporais, tens uma divergência positiva no macd no horário, tens suporte nos 1.287x (38.20% fibo + suporte), e uma LTA, desde os minimos de 2012 que referes, estando neste momento a testar essa LTA que por sua vez se insere num triangulo que a ser quebrado em baixa terá margem para um descida mais acentuada até aos 1.25xx (76.40% fibo), no curto prazo se responder bem à LTA/Triangulo poderemos voltar aos 23.60% retração fibo a testar a parte de cima do triangulo que a ser quebrada confirmará a LTA e o ceu será o limite :o)

Bons Negócios

Registado: 29/11/2007 1:33

por paubo » 15/5/2013 13:44

Este final de semana está a ficar muito interessante do ponto de vista técnico.

Anexos
150513 EURUSD S 3A.jpg
150513 EURUSD S 3A.jpg (85.69 KiB) Visualizado 7301 vezes
150513 EURUSD.jpg
150513 EURUSD.jpg (93.99 KiB) Visualizado 7313 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por djovarius » 15/5/2013 12:47

Bons dias,

Antes de mais, quero anunciar que se o JJ sair vencedor, escreverei um "post" neste tópico à maneira de falar do dito cujo :lol: :lol:
Grande SLB, tem de matar o borrego !!

E afinal, o EUR/USD quis mesmo ir para baixo estando agora bem abaixo do valor de referência de 1.30 e das MME de 50 e 200 dias, as quais estão situadas entre 1.3030 e 1.3050 - portanto, temos aqui algum suporte, mas o par poderá ainda ir até à zona dos mínimos do ano em 1.2740/50 - situação importante em termos de suporte. A partir daí, veremos reavaliar a situação, dependendo do comportamento dos mercados.

Por falar neles, estamos de novo naquela situação curiosa de algumas semanas atrás, em que, enquanto o USD sobe e as "commodities" descem, os mercados acionistas continuam a sua escalada. Isso pode sinalizar uma correção nestes últimos, embora, a acontecer, se trate de correção e não de inversão de tendência.

Com isto, o JPY já não perde terreno com a força dos últimos tempos, podendo até corrigir em alta. Ainda assim, qualquer correção em alta do JPY deverá ser Sol de pouca dura devido às circunstâncias que já bem conhecemos.

Abraço

dj

por nc_trader1 » 13/5/2013 21:34

Tenho andado um bocado ausente por falta de tempo.
O os pares do jpy tem supreendido nos ultimos dias com a sua força bullish.
Neste momento tenho o cad/jpy debaixo de olho.
O par tem mostrado bastante força, e neste momento está a formar um triangulo ascendente ainda a espera de confirmação.
Gráfico de 1hora.
Imagem

Re: Re

por EuroVerde » 10/5/2013 22:57

Cem pt Escreveu:De facto agora até a AT de escala diária no meu caso me está a dar passagem de longo para curto.

Lá tive de fechar e inverter posições no EurUsd, desta vez com prejuízo.

BN

Cem, sobretudo tenho uma leve percepção de que os bancos portugueses são cada vez menos interessantes para se investir do lado fundamental devido ao euro ser uma moeda que tem que depreciar muito ainda no futuro, ou pelo menos não terá grande margem para subir além dos 1,37/1,4 em relação ao dólar até ao final da década.

Re

por Cem pt » 10/5/2013 22:49

De facto agora até a AT de escala diária no meu caso me está a dar passagem de longo para curto.

Lá tive de fechar e inverter posições no EurUsd, desta vez com prejuízo.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por EuroVerde » 10/5/2013 22:04

Blue Epsilon Escreveu:Exacto, juros baixos é a palavra de ordem nos principais bancos mundiais. Não existem dúvidas. Será que daqui a um ano temos os EUA e Zona Euro com uma taxa de 0% ou negativa?

Em relação ao Yene, tenho imensa pena de estar de fora neste momento do USD/JPY, pois fechei a posição há umas semanas.
Não esperava esta puxada na noite passada.

Bem, espero um reteste nos 100, que poderá ser agora um novo suporte.

Um membro do BCE já veio dizer e com razão que juros baixos por um bom periodo vão mais tarde influênciar negativamente a economia.

Isso está provado sobretudo pelos últimos anos de mandato do Greenspan na Fed.

por djovarius » 10/5/2013 16:23

Boas,

Confirma-se, no fim da sessão europeia desta semana, a depreciação mais do que generalizada do JPY, mas também do EUR, neste último caso, com destaque para a relação com o USD.

Penso estarem criadas as condições para um reteste aos mínimos do ano no EUR/USD, ou pelo menos, a um valor de referência sempre presente, em 1.2880 muito em breve.

Tal como havia a noção de que o EUR só ganharia força em alta se furasse os 1.33xx, também se pode dizer o mesmo em baixa, neste caso, a partir de 1.27xx, a zona dos mínimos do ano.

Abraço

dj

por Blue Epsilon » 10/5/2013 15:08

Exacto, juros baixos é a palavra de ordem nos principais bancos mundiais. Não existem dúvidas. Será que daqui a um ano temos os EUA e Zona Euro com uma taxa de 0% ou negativa?

Em relação ao Yene, tenho imensa pena de estar de fora neste momento do USD/JPY, pois fechei a posição há umas semanas.
Não esperava esta puxada na noite passada.

Bem, espero um reteste nos 100, que poderá ser agora um novo suporte.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Heldroo, jcovas77, latbal, m-m, macau5m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 171 visitantes