Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E se em 2013 Portugal crescer?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: E se em 2013 Portugal crescer?

por K. » 10/7/2013 20:18

E no entanto cresce...No meio disto tudo, o erro do Vitor Gaspar foi ter deixado de confiar em si próprio exactamente quando as coisas estavam a inverter e apresentou uma previsão extremamente pessimista que acabou por o autosuicidar a si próprio. Morrer na praia, como se diz em Portugal.

Registado: 28/5/2008 1:17

por ex-nunooo » 10/7/2013 19:05

Ulrich Escreveu:Realmente é como dizes...um Povo de primeira com Políticos de terceira :twisted:

olha...olha o Quico fez um facelift : :roll: ... :mrgreen:

Edito: claro que o , a confirmar-se, seria muito bom para o País e mais uns pontos para o "Treinador do Ano" :wink:

:lol:

Registado: 10/7/2013 16:54

por Ulrich » 10/7/2013 18:50

Realmente é como dizes...um Povo de primeira com Políticos de terceira :twisted:

olha...olha o Quico fez um facelift : :roll: ... :mrgreen:

Edito: claro que o , a confirmar-se, seria muito bom para o País e mais uns pontos para o "Treinador do Ano" :wink:
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por Quimporta » 10/7/2013 17:50

Católica estima que economia portuguesa cresceu no segundo trimestre
10 Julho 2013, 14:35 por Rita Faria | afaria@negocios.pt

Economia portuguesa terá interrompido um período de dez trimestres consecutivos de quebra em cadeia do PIB, e terá crescido 0,6% entre Abril e Junho.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... estre.html

O Ulisses referia no seu artigo inicial que "acredita mais nos mercados que nos políticos".
Era feio dizer que acredita mais nas previsões do "Borda d'Água", (os jornais não se picam, não sei porquê), mas a confirmar-se esta abençoada previsão da Católica devemos agradecer de novo só e apenas à Nossa Senhora de Fátima.
Não há povo que melhor saiba sofrer que o povo Tuga. Lerpamos de todos os lados com carinha alegre e ainda assim não temos sorte nenhuma com as alternativas políticas entre que temos que escolher.

Chapelada para esta forte gente, que finalmente aprende como superar sucessivos "reis" fraquinhos fraquinhos...
Partas, pertas, pirtas, portas, ... QOP, que os TUGAS são duma figa!
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por EuroVerde » 4/7/2013 12:42

Trisquel Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "E se Portugal crescer?":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... escer.html

Um abraço,
Ulisses

Com esta crise politica tudo isto se tem desmoronado!!

Ainda passei palavra com este optimismo mas agora estou bastante apreensivo!

Por vezes parece haver forças/poderes invisíveis que fazem deitar por terra todo um trabalho!!!

Nos mercados a tendência primária acaba sempre por se auto-reforçar nos bear e bull markets. Ou seja, em bull no seu extremo dá origem a bolhas gigantes, e em bear dá origem a depressões sem fim à vista. Por isso as ondas secundárias são muito perigosas para a mente das pessoas, porque os mais ingénuos pensam que é o fim.

Por mais voltas que se dê, e falando no auto-reforço de onda primária de descida, vão acabar por aparecer sempre efeitos que levam ao adiamento da retoma, quer seja uma ameaça de crise politica, quer seja uma nova onda de especulação das agências, quer seja um caso invulgar de mais um buraco num banco, ou o défice constantemente a ser revisto, etc .

Quem com isso conta deve estar precavido e não se surpreender. No entanto, a disciplina num sistema de trading é essêncial para os resultados.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Trisquel » 2/7/2013 22:05

Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "E se Portugal crescer?":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... escer.html

Um abraço,
Ulisses

Com esta crise politica tudo isto se tem desmoronado!!

Ainda passei palavra com este optimismo mas agora estou bastante apreensivo!

Por vezes parece haver forças/poderes invisíveis que fazem deitar por terra todo um trabalho!!!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por rg7803 » 10/5/2013 21:41

Trisquel Escreveu:Trabalhadores da Siderurgia Nacional informados que empresa pode mudar para Espanha
09 Maio 2013, 15:37 por Lusa

Os trabalhadores da Siderurgia Nacional foram informados pela administração de que a empresa poderá mudar-se para Espanha, devido aos custos de energia, e apelaram à intervenção do governo.
Américo Leal, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, falou à Lusa após um plenário nas instalações da empresa, cuja administração informou "o sindicato e comissão de trabalhadores, que, ou se resolve o problema do custo da energia, ou o futuro pode passar por levar a empresa para Espanha".

A Lusa contactou a administração da Siderurgia Nacional mas até ao momento não foi possível obter qualquer esclarecimento.

No plenário, os trabalhadores da empresa no Seixal decidiram pedir uma reunião com os grupos parlamentares e o ministro da Economia, com as câmaras municipais da Maia e do Seixal e realizar um plenário com os trabalhadores da Maia.

Américo Leal referiu que a Siderurgia Nacional tem cerca de 750 trabalhadores, nas empresas do Seixal e da Maia, salientando que o governo deve intervir para garantir os postos de trabalho.

A reivindicação da empresa vai ao encontro do que a CGTP tem defendido, "que é preciso baixar o preço da energia, não só nesta empresa, mas no país", disse.

O sindicalista referiu que a empresa informou que os custos da energia em Espanha por megawatt/hora são 21 euros mais baratos.

"Este é um problema que o Governo tem que ter em conta, pois são 750 postos de trabalho em risco", salientou.

Ficou ainda previsto um novo plenário com os trabalhadores para fazer "um novo ponto de situação", segundo Américo Leal.

É somente um bluff (a intenção de mudança); um cenário de fecho jão não descarto, embora ache pouco provável. Vamos ver no que dá.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por oMeDo » 10/5/2013 4:30

Sou muito novo nestas andanças, mas este tópico para quem anda a ler para tentar perceber cada vez mais sobre mercados é interessantissimo!

Das primeiras coisas que li foi que os mercados têm a excelente particularidade de antecipar, prever o rumo da economia.

Neste tópico, diria que 90% respeita o Ulisses mas discorda completamente dele. Se a mesma pergunta fosse feita a todos os portugueses, essa percentagem seria 99.99% ou muito perto disso.

Não acompanho o indice do PSI20 nem tão pouco tenho acompanhado as yelds da divida portuguesa em qualquer prazo. Desconheço completamente como estão a evoluir os indices fundamentais de Portugal e mesmo assim concordo plenamente com o Ulisses.

Isto não só pelo facto dos argumentos que o Ulisses apresenta, mas sobretudo e principalmente pela minha, sim leram bem, minha análise a este tópico com tudo (muito pouco) que tenho absorvido nas minhas variadas leituras/observações.

Deixo aqui um desafio. Leiam os proximos textos e releiam este tópico todo :)

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=67211

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76966

http://www.theinvestorsjournal.com/be-g ... re-fearful

Poderia deixar aqui inumeros exemplos mais, mas estes acho que chegam bem para explicar o fundamento da minha modesta análise :)

Claro que eu poderei estar errado na minha análise, sou um novato nestas andanças é mais do que normal errar, é até inevitável. Mas que os indicadores de sentimento apontam para a subida, disso não tenho duvidas.

BN

Registado: 5/8/2008 15:42

por Trisquel » 9/5/2013 17:33

Trabalhadores da Siderurgia Nacional informados que empresa pode mudar para Espanha
09 Maio 2013, 15:37 por Lusa

Os trabalhadores da Siderurgia Nacional foram informados pela administração de que a empresa poderá mudar-se para Espanha, devido aos custos de energia, e apelaram à intervenção do governo.
Américo Leal, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, falou à Lusa após um plenário nas instalações da empresa, cuja administração informou "o sindicato e comissão de trabalhadores, que, ou se resolve o problema do custo da energia, ou o futuro pode passar por levar a empresa para Espanha".

A Lusa contactou a administração da Siderurgia Nacional mas até ao momento não foi possível obter qualquer esclarecimento.

No plenário, os trabalhadores da empresa no Seixal decidiram pedir uma reunião com os grupos parlamentares e o ministro da Economia, com as câmaras municipais da Maia e do Seixal e realizar um plenário com os trabalhadores da Maia.

Américo Leal referiu que a Siderurgia Nacional tem cerca de 750 trabalhadores, nas empresas do Seixal e da Maia, salientando que o governo deve intervir para garantir os postos de trabalho.

A reivindicação da empresa vai ao encontro do que a CGTP tem defendido, "que é preciso baixar o preço da energia, não só nesta empresa, mas no país", disse.

O sindicalista referiu que a empresa informou que os custos da energia em Espanha por megawatt/hora são 21 euros mais baratos.

"Este é um problema que o Governo tem que ter em conta, pois são 750 postos de trabalho em risco", salientou.

Ficou ainda previsto um novo plenário com os trabalhadores para fazer "um novo ponto de situação", segundo Américo Leal.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

por EuroVerde » 8/5/2013 13:02

mmgrafik Escreveu:Sim, Gross Domestic Product (GDP - PIB em portugues). Os business cycles da economia sao evidentes no grafico.

2012/13 sera o low (altura de investir) e 2016/17 sera o top (altura de vender os stocks).

Testei pela 1a vez quando comecei a investir em 2003 e vendi tudo em 2007. Deu certo esta estrategia. Agora comecei novamente a investir, o futuro dira se estou certo outra vez.

Cumprimentos.

Mesmografik,

Traçando ali uma LTD pelos anos 1970, 1988, 1998 e 2007 vê-se que os máximos do PIB português vão sendo cada vez menores, como o Medina Carreira também mostra no programa dele. Actualmente tem que ser o rompimento em alta desta tendência de baixa secular com esse primeiro máximo (duma série deles (assim esperemos)).

por iMMgrafik » 8/5/2013 11:04

Sim, Gross Domestic Product (GDP - PIB em portugues). Os business cycles da economia sao evidentes no grafico.

2012/13 sera o low (altura de investir) e 2016/17 sera o top (altura de vender os stocks).

Testei pela 1a vez quando comecei a investir em 2003 e vendi tudo em 2007. Deu certo esta estrategia. Agora comecei novamente a investir, o futuro dira se estou certo outra vez.

Cumprimentos.

Registado: 10/9/2010 16:36

por EuroVerde » 7/5/2013 21:42

mmgrafik, esse gráfico é da taxa crescimento do PIB?

PIB Portugal: Tops & Bottoms

por iMMgrafik » 7/5/2013 15:38

Caros colegas,

O meu grafico dos Tops e Bottoms da economia Portuguesa. Existe um padrao de 9/10 anos entre os tops e bottoms; 4/5 anos a crescer e outros tantos a descer.

Comecei a novamente a investir em accoes portuguesas (BCP, BES, PT, EDP) em 2012 e reforcei em Marco 2013. Prevejo um top em 2016/17 e consequente saida das minhas posicoes.

Anexo o meu estudo dos business cycles de Portugal.

Bons trades ;)[/img]
Anexos
portugal_economy_GDP.JPG
Tops e Bottoms da economia Portuguesa
portugal_economy_GDP.JPG (94.14 KiB) Visualizado 6343 vezes

Registado: 10/9/2010 16:36

por mais_um » 3/5/2013 11:37

Bruxelas dá como “garantida” nova revisão em baixa das previsões para Portugal

Comissão Europeia “adoptou” as previsões da troika, mas alerta que será inevitável proceder a uma revisão em baixa das suas expectativas, devido ao menor contributo das exportações e deterioração do mercado de trabalho.

Nas estimativas que divulgou esta sexta-feira para Portugal, no âmbito das previsões de Primavera para todos os países da União Europeia, a Comissão Europeia mantém intactas as estimativas da troika para o País, que foram actualizadas já este ano no âmbito da sétima avaliação.

Estas apontam para que o PIB contraia 2,3% este ano e recupere ligeiramente em 2014 (+0,6%), com o desemprego a atingir novos recordes este ano (18,2%) e em 2014 (18,5%).

Apesar de ter adoptado as estimativas da troika, a Comissão Europeia deixa claro que estas deverão ser alvo de uma revisão em baixa, depois do PIB ter recuado 3,2% em 2012. A queda mais forte no quarto trimestre “parece ter sido parcialmente resultado de factores extraordinários, que deverão ser invertidos no primeiro trimestre”, refere a Comissão Europeia, alertando que “contudo, uma revisão em baixa da previsão de crescimento para 2013 parece ser garantida, em resultado de uma nova deterioração das estimativas de crescimento para os países para onde Portugal mais exporta, e pioria das perspectivas para o mercado de trabalho”.

As estimativas de Bruxelas apontam para que Espanha e França, dois dos principais mercados das exportações portuguesas, vão persistir em recessão este ano e que a Alemanha irá registar um crescimento muito ténue.

Em resultado, as exportações portuguesas deverão crescer apenas 0,9% este ano, contra a taxa de crescimento de 3,3% de 2012. Já o desemprego deverá saltar para 18,2% este ano, atingindo novo recorde de 18,5% em 2014.

O alerta de que uma revisão em baixa é “garantida” vem logo no início do texto dedicado a Portugal, sendo que a Comissão Europeia reforça esta perspectiva mais à frente, ao avisar que os “riscos destas previsões estão inclinadas para o sentido negativo”.

Logo porque o país tem ainda de implementar medidas de consolidação orçamental equivalentes a 0,8% do PIB, para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado. “Além disso, a projectada recuperação está dependente de desenvolvimentos positivos nas exportações e nos mercados”, alerta a Comissão Europeia.

Ainda assim Bruxelas conta com uma estabilização da economia na segunda metade de 2013, recuperando no final do ano. Em 2014 esta recuperação deverá “ganhar força”, liderada pelas exportações e pelo investimento, bem como pela retoma no consumo privado.

A Comissão Europeia reafirma que o reequilíbrio da economia portuguesa, mais orientada para as exportações, parece estar a “ganhar ritmo”. A balança de bens e serviços deverá atingir valores positivos este ano e melhorar ainda mais em 2014. Já a balança de conta corrente deverá ficar equilibrada, pela primeira vez em 40 anos.

Sobre a consolidação orçamental efectuada por Portugal, Bruxelas diz que está a ter progressos, apesar do ambiente desafiante. Apesar do défice de 2012 ter ficado em 6,5%, acima dos 5% projectados, a Comissão Europeia destaca que a consolidação orçamental foi “notável”, atingindo 2,25% do PIB.

As estimativas de Bruxelas apontam para que o défice atinja 5,5% do PIB este ano e 4% em 2014. Quanto à dívida pública, deverá situar-se em 123% do PIB este ano e 124,3% em 2014.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... tugal.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Figueiraa1 » 1/4/2013 13:26

Pois se hoje não fosse 1 de Abril e fossemos o Brasil 8-)
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Adam hedge » 1/4/2013 13:17

...
Anexos
cre.PNG
cre.PNG (43.16 KiB) Visualizado 6689 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por alexandre7ias » 28/3/2013 14:05

Se Portugal vai crescer não sei, mas que isto não pára de crescer isso é certo:

Continuam a viver acima das possibilidades

INE Dívida cresce quase 20 mil milhões e fura estimativa com 13 dias
A dívida pública terá atingido os 123,6% do PIB em 2012, um aumento de quase 20 mil milhões de euros num só ano, e fica acima da estimativa do Governo e da troika, que tem menos de duas semanas.

http://www.noticiasaominuto.com/economi ... 0-mil-milhões-e-fura-estimativa-com-13-dias#.UVQ-84wgGK0
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por LUISSM3 » 28/3/2013 13:34

K. Escreveu:Ulisses,

que números económicos de 2013 sairam, até agora, abaixo do previsto?

Um abraço,

K.

Boas K,

Aí vão alguns fresquinhos.

(Fevereiro) Produção Industrial - INDUSTRIAL PRODUCTION MoM aos 1,3% face ao anterior 3,8% ; INDUSTRIAL PRODUCTION YoY aos -1,5% face ao esperado -0,5% e anterior -1,6% ;

(Fevereiro) Vendas a Retalho - RETAIL SALES MoM saiu aos 1,3% face ao anterior 3,6% ; Vendas a Retalho - RETAIL SALES YoY aos -5,1% face ao anterior -4,2%.
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Trisquel » 28/3/2013 12:42

djovarius Escreveu:Bom dia,

Cada vez mais gosto da teoria de que a extrema cedência de liquidez por parte dos "majors" consegue apenas ter reflexos positivos na esfera financeira global, mas não na Economia real.

Abraço

dj

Também já o tinha dito por ai, mas não e uma teoria e uma realidade, tudo isto porque esse cash não tem como prioridade a economia real\projetos mas sim os mercados!!!!

Se os mercados bombarem bem podem chegar umas migalhas ao real caso contrario!!!!!
Cumpts.
Trisquel

por K. » 28/3/2013 11:45

Ulisses,

que números económicos de 2013 sairam, até agora, abaixo do previsto?

Um abraço,

K.

por Ulisses Pereira » 28/3/2013 2:59

Vixium, à medida que o ano vai avançado e que os números económicos vão saindo abaixo do previsto, a probabilidade de ficarmos próximo do zero diminuiu muito mesmo. Mas os argumentos que usei para escrever aquele artigo mantêm-se, embora se tenham vindo a deteriorar um pouco (recuo do PSI e subida das yields).

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por VIXIUM » 28/3/2013 2:23

Ulisses Pereira Escreveu:Djovarius, mas isso é o que todos previram há muito tempo. Nem sequer fazia sentido perguntar. :P

Um abraço,
Ulisses

Ulisses

Mas faz sentido perguntar se, quase fechado o primeiro trimestre, continuas a ver alguma coisa que a mim me tenha escapado. Como te disse ler o teu artigo da altura foi um bálsamo. Mas depressa a realidade se encarregou de desfazer o odor balsâmico do artigo. Diz-me se ainda acreditas e porquê?
Obrigado
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por mais_um » 27/3/2013 22:05

K. Escreveu:A minha opiniao, que e mais favoravel que a do BP, baseia-se no comportamento dos mercados, especialmente no de divida e no de accoes.

Quanto as estatisticas, elas tem saido de acordo com a indicacao dada pelos mercados. Houve uma recuperacao das exportacoes e se a confianca dos consumidores aumentou e natural esperar que o consumo nao tenha caido tanto quanto o que se espera.

Ha numeros que nao consigo acompanhar, como o do investimento.

Pelo desempenho da economia, para mim é óbvio que nem a subida da bolsa, nem a queda (ou subida) abrupta das YTM da nossa divida de longo prazo são racionais, tirando a balança comercial, não me recordo de um indicador macro-económico que esteja melhor agora do que estava em finais de 2011.

Mas ainda sobre aquela malta do BdP que quer manter o emprego (confesso que não conheço ninguém que não queira.... :mrgreen: )hoje vinha um artigo de opinião no Económico que tocava num especto interessante e passo a transcrever:

Desde o início da crise financeira que a reputação dos economistas anda pelas ruas da amargura. Além de acertarem muito pouco, estão longe de terem encontrado uma solução consensual para a crise. Os problemas de (falta de) credibilidade não poupam ninguém e são uma vaga em crescimento.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, é a última vítima. Já foi comparado aos astrólogos por Marcelo Rebelo de Sousa depois de errar consecutivamente várias projecções para a economia nacional. De dois em dois meses, Gaspar avança novos números e sempre mais negros.

Neste contexto, o Banco de Portugal, uma instituição com um elevado número de economistas por metro quadrado, decidiu defender a sua reputação. No boletim económico da Primavera, apresentou duas originalidades. Primeiro, faz a defesa da honra. Numa comparação com a Comissão Europeia, OCDE e o FMI, para o período entre 2009 e 2012, prova que todos se enganam mas que o Banco de Portugal é o que menos erra nas projecções.

Segundo, e mais importante, o banco central avança com duas projecções para a economia portuguesa para o próximo ano. Na primeira, apresenta uma recuperação da economia com o PIB a registar um crescimento de 1,1%. O problema é que esta projecção é feita segundo as regras do Eurosistema que na área orçamental só permite a contabilização de medidas já aprovadas pelos parlamentos nacionais ou especificadas ao pormenor pelos governos. Portanto, esta projecção não tem em conta o corte de quatro mil milhões de euros na despesa pública que o Governo de Passos Coelho está obrigado a fazer nos próximos anos. Perante isto, estes números do Banco de Portugal valiam pouco. O erro é certo porque estão a fechar os olhos a uma bomba atómica que vai cair sobre a economia nacional no próximo ano.

Então, o Banco de Portugal avança com uma segunda projecção para 2014. Apresenta um cenário em que o Governo cortará a despesa pública em 1,5% do PIB - cerca de dois mil milhões de euros - e o crescimento económico esfuma-se. Ou seja, no cenário mais realista, a economia portuguesa continuará estagnada no próximo ano.

Num contexto internacional de forte incerteza, é tão difícil acertar nas previsões como na lotaria. Porém, os erros sucessivos não deixam de manchar a credibilidade das instituições e, por isso, é compreensível que o Banco de Portugal se tente defender. Infelizmente, a instituição liderada por Carlos Costa vai provavelmente falhar. Mesmo esperando uma recessão mais grave para este ano - 2,3% contra os 1,9% projectados anteriormente -, a economia nacional está sujeita a fortes ataques: a economia europeia à beira da recessão e a redução do défice orçamental, que pode obrigar a mais medidas de austeridade para tapar o chumbo do Constitucional, e cumprir os cortes de quatro mil milhões. Com ou sem previsões correctas, a realidade é negativa. A recuperação económica tarda em chegar.

http://economico.sapo.pt/noticias/a-eco ... 65746.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por K. » 27/3/2013 17:05

A minha opiniao, que e mais favoravel que a do BP, baseia-se no comportamento dos mercados, especialmente no de divida e no de accoes.

Quanto as estatisticas, elas tem saido de acordo com a indicacao dada pelos mercados. Houve uma recuperacao das exportacoes e se a confianca dos consumidores aumentou e natural esperar que o consumo nao tenha caido tanto quanto o que se espera.

Ha numeros que nao consigo acompanhar, como o do investimento.

por Mcmad » 27/3/2013 17:01

Devem ir beber directamente à fonte no BP, e verificar, que o crescimento do PIB, para 2014, com os cortes na despesa é uma tarefa praticamente impossível !
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, PMP69, TTM62 e 229 visitantes