NOVO ARTIGO :: Sonae, Sonae & Cia...
Já agora aqui fica a SON após o fecho, a mais interessante das duas. Fechou nos máximos relativos (0.83€)...
Uma quebra com volume e podemos facilmente ter um novo arranque.
Uma quebra com volume e podemos facilmente ter um novo arranque.
- Anexos
-
- son-20040126b.png (15.22 KiB) Visualizado 1203 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
- Registado: 5/11/2002 10:43
As opiniões são exactamente as mesmas em ambos os títulos, apenas para actualizar os gráficos...
- Anexos
-
- son-20040126a.png (15.15 KiB) Visualizado 1277 vezes
-
- snc-20040126a.png (16.33 KiB) Visualizado 1278 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quer a SON quer a SNC continuam a consolidar, consolidação essa que não podia ter vindo em melhor altura: junto dos targets que apontei para o movimento de alta.
Quanto à forma da consolidação, na SON temos praticamente uma lateralização e na SNC temos uma retracção ligeira sem grande impacto face ao impulso ascendente que o título recebeu no último movimento. Quer uma situação quer a outra são situações bullish e a manter-se a tendência geral dos mercados, após um salutar descanso, ambos os títulos poderão arrancar de novo.
Em relação à SON já é sabido qual a minha opinião: toda a zona 0.80-1.00 é uma zona de resistencia (ver gráficos e comentários anteriores) pelo que no «míolo» desta zona nem me atrevo a lançar grandes targets (se bem que existe um ou outro valor mais provável). Se bem que para já a SON ainda não tenha dado qualquer indicação nesse sentido convém assinalar que uma correcção técnica sería aceitável até aos 0.74€ (acima deste valor não existem grandes razões para alarme e poderemos sempre considera um movimento de correcção aceitável).
Em relação à SNC, na quebra em alta dos 3.00€ teríamos provavelmente um novo e significativo movimento de alta com potenciais targets de curtíssimo-prazo nos 3.30€ (valor mais forte) e, hipótese mais remota, os 3.50€.
Ainda no que diz respeito à SNC, não vejo grandes motivos para preocupações para retracções até aos 2.70€...
Quanto à forma da consolidação, na SON temos praticamente uma lateralização e na SNC temos uma retracção ligeira sem grande impacto face ao impulso ascendente que o título recebeu no último movimento. Quer uma situação quer a outra são situações bullish e a manter-se a tendência geral dos mercados, após um salutar descanso, ambos os títulos poderão arrancar de novo.
Em relação à SON já é sabido qual a minha opinião: toda a zona 0.80-1.00 é uma zona de resistencia (ver gráficos e comentários anteriores) pelo que no «míolo» desta zona nem me atrevo a lançar grandes targets (se bem que existe um ou outro valor mais provável). Se bem que para já a SON ainda não tenha dado qualquer indicação nesse sentido convém assinalar que uma correcção técnica sería aceitável até aos 0.74€ (acima deste valor não existem grandes razões para alarme e poderemos sempre considera um movimento de correcção aceitável).
Em relação à SNC, na quebra em alta dos 3.00€ teríamos provavelmente um novo e significativo movimento de alta com potenciais targets de curtíssimo-prazo nos 3.30€ (valor mais forte) e, hipótese mais remota, os 3.50€.
Ainda no que diz respeito à SNC, não vejo grandes motivos para preocupações para retracções até aos 2.70€...
- Anexos
-
- son-20040122a.png (15.31 KiB) Visualizado 1406 vezes
-
- snc-20040122a.png (23.09 KiB) Visualizado 1390 vezes
Por enquanto estão ambas a consolidar com correcções muito ligeiras, situação que a manter-se é saudável e bullish...
Dado o adiantado da hora podemos ainda concluir que os volumes estão a retrair claramente, o que nesta altura é positivo.
Dado o adiantado da hora podemos ainda concluir que os volumes estão a retrair claramente, o que nesta altura é positivo.
- Anexos
-
- son-20040119a.png (16.49 KiB) Visualizado 1523 vezes
-
- snc-20040119a.png (14.66 KiB) Visualizado 1493 vezes
Estava a guardar para mais logo ou durante o fim-de-semana para colocar com mais tempo uma actualização acompanhada de gráficos...
Neste momento, a minha opinião em relação a estes dois títulos e dados que ambos atingiram os meus targets (no caso da SNC milimetricamente) é natural que nesta altura eu considere provável uma correcção.
Não vou afirmar que as subidas terminaram aqui mas a partir destes níveis as subidas (no imediato) passam a ser uma incógnita para mim. Entradas nestes níveis e sem aguardar uma correcção ou consolidação considero-as altamente arriscadas. A quem ainda está longo e já entrou antes em pontos mais interessantes e seguros, então manter uma parte da posição a ver no que isto dá é uma hipotese a considerar naturlmente pois não coloco totalmente de parte a possibilidade destes dois títulos irem ainda mais longe no imediato.
Neste momento, a minha opinião em relação a estes dois títulos e dados que ambos atingiram os meus targets (no caso da SNC milimetricamente) é natural que nesta altura eu considere provável uma correcção.
Não vou afirmar que as subidas terminaram aqui mas a partir destes níveis as subidas (no imediato) passam a ser uma incógnita para mim. Entradas nestes níveis e sem aguardar uma correcção ou consolidação considero-as altamente arriscadas. A quem ainda está longo e já entrou antes em pontos mais interessantes e seguros, então manter uma parte da posição a ver no que isto dá é uma hipotese a considerar naturlmente pois não coloco totalmente de parte a possibilidade destes dois títulos irem ainda mais longe no imediato.
SON
Bom e agora para onde vai a SON? penso que se o mercado abrir com força na 2ª, a correcção não deve ir para lá dos 0.79 se for. Tendo em conta os fortes volumes verificados nos ultimos dias não me admirava que esta semana ainda fosse tocar perto dos 0.90 isto se o mercador contiunuar com esta tendencia.
Qual a sua opinião Marco ou quem quiser.
Qual a sua opinião Marco ou quem quiser.
-
Duda
A SNC está hoje a realizar uma vela de correcção depois de ter atingido milimetricamente o target. É uma situação normal e expectável após um movimento de alta tão forte e não creio que haja motivos para grande alarme (principalmente se tiver sido realizada a redução drástica da posição, como sugería há duas sessões atrás nos 2.95).
Existe pois a possibilidade da correcção prosseguir para procurar um suporte mais forte, aliviar o estado sobreaquecido do título e quiçá... recuperar potencial de subida de curtíssimo-prazo. Em muito dependerá da continuação deste «estado de graça» dos mercados...
Entretanto, a SON continua a ser a mais forte das duas nesta altura. Hoje não sobe, mas também não corrige... Atingiu a sua zona mais importante e está, para já, estagnada nos 0.81€.
Como já tinha referido, esta é para mim a grande zona de resistência da SON (grande nos dois sentidos, pela amplitude e pela importancia) e os movimentos dentro deste range são para mim uma incognita pois todo ele pode funcionar como resistencia e travar a progressão do título (embora hajam alguns pontos mais fortes como candidatos a S/R como sejam os próprios 0.8, os 0.9, 0.94 e 1.00€).
Existe pois a possibilidade da correcção prosseguir para procurar um suporte mais forte, aliviar o estado sobreaquecido do título e quiçá... recuperar potencial de subida de curtíssimo-prazo. Em muito dependerá da continuação deste «estado de graça» dos mercados...
Entretanto, a SON continua a ser a mais forte das duas nesta altura. Hoje não sobe, mas também não corrige... Atingiu a sua zona mais importante e está, para já, estagnada nos 0.81€.
Como já tinha referido, esta é para mim a grande zona de resistência da SON (grande nos dois sentidos, pela amplitude e pela importancia) e os movimentos dentro deste range são para mim uma incognita pois todo ele pode funcionar como resistencia e travar a progressão do título (embora hajam alguns pontos mais fortes como candidatos a S/R como sejam os próprios 0.8, os 0.9, 0.94 e 1.00€).
- Anexos
-
- snc-20040116a.png (14.59 KiB) Visualizado 1726 vezes
Acredito que chegará a essa zona de resistência dos 0,9-1 euros, mas antes parece-me que terá de fazer uma corecção técnica, talvez a este nível, que corresponde à projecção da última bandeira de alta.
A força da subida de médio-prazo é indiscutível.
A força da subida de médio-prazo é indiscutível.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Meu amigo Marco...
...bem me queria parecer, que o tubarão ainda andava por aí. Cada vez me convenço mais, como havia já referido, que a forte resistência será a zona dos 0,9/1€.
Abraço
Abraço
pergas
Sim, mas é mesmo nessa banda que eu «acredito». Já coloquei antes um gráfico de muito longo-prazo da SON mas aqui vai ele de novo...
E para um activo (volátil) como a SON, 25% não é tanto como parece... Devem corresponder a uns 5 a 10% no BCP ou na EDP, por exemplo.
E para um activo (volátil) como a SON, 25% não é tanto como parece... Devem corresponder a uns 5 a 10% no BCP ou na EDP, por exemplo.
- Anexos
-
- son-20040115d.png (18.7 KiB) Visualizado 855 vezes
Como eu dizia ainda ontem, assim que a SNC «parou», a SON tomou-lhe o lugar. Foi evidente ontem e está a ser ainda mais hoje...
Entrou na importante zona de resistência dos 0.80-1.00€...
Ficam os gráficos actualizados.
Entrou na importante zona de resistência dos 0.80-1.00€...
Ficam os gráficos actualizados.
- Anexos
-
- son-20040115b.png (20.83 KiB) Visualizado 883 vezes
-
- son-20040115c.png (16.05 KiB) Visualizado 874 vezes
Actualmente: SON, EDP, BPI e JMT
Em relação à consolidação ou correcção, uso o termo correcção para uma correcção técnica mais acentuada/visível (uma retracção, um movimento contra a tendência) e consolidação para uma lateralização ou retracção muito ligeira (como no caso de uma bandeira de alta, por exemplo).
Basicamente, uma consolidação é também uma forma de correcção (apesar de numa consolidação lateral ou quase lateral praticamente não existir retracção, não deixa de ser uma forma de correcção levando o título a aliviar do estado de sobrecompra/sobreaquecimento).
Assim, distingo as duas situações pelos dois nomes referidos conforme o alcance do movimento de correcção...
Em relação à consolidação ou correcção, uso o termo correcção para uma correcção técnica mais acentuada/visível (uma retracção, um movimento contra a tendência) e consolidação para uma lateralização ou retracção muito ligeira (como no caso de uma bandeira de alta, por exemplo).
Basicamente, uma consolidação é também uma forma de correcção (apesar de numa consolidação lateral ou quase lateral praticamente não existir retracção, não deixa de ser uma forma de correcção levando o título a aliviar do estado de sobrecompra/sobreaquecimento).
Assim, distingo as duas situações pelos dois nomes referidos conforme o alcance do movimento de correcção...
Era já uma questão de pormenor mas a SNC fez mesmo os 3.00€ já hoje durante a manhã. A partir daqui é uma incognita mas dado que este era o meu grande target para o curto-prazo, aguardo agora uma correcção ou uma consolidação a qualquer momento...
Entretanto a SON está junto dos 0.80€, o target esperado para o curtíssimo-prazo.
Entretanto a SON está junto dos 0.80€, o target esperado para o curtíssimo-prazo.
- Anexos
-
- snc-20040115a.png (15.53 KiB) Visualizado 945 vezes
-
- son-20040115a.png (14.83 KiB) Visualizado 939 vezes

Isto até faz rir...
...já limparam grande parte a 0,80€, e agora puseram lá meia duzia à venda a 0,79...
Abraço
Abraço
pergas
Marco...
...não passou, mas quem está por trás tem de comprar devagarinho, e sempre que compra a cotação sobe 1 tick...cuidado que a comprar assim...ainda hoje fura os 0.80!!!! Vamos ver...esta menina é a luz dos meus olhos.
Abraço
Abraço
pergas
Parabens Marco...
...Pela ESPECTACULAR visão em relação a estas 2 acções !!
Tenho que lhe confessar que lhe chamei irrealista ( e mais alguns nomes ehehe ) quando avançou com um target tão distantes do alvo mas.....como em tempos disse em relção á PT....." a AT tem destas coisas ".
Parabens mais uma vez !!
Tenho que lhe confessar que lhe chamei irrealista ( e mais alguns nomes ehehe ) quando avançou com um target tão distantes do alvo mas.....como em tempos disse em relção á PT....." a AT tem destas coisas ".
Parabens mais uma vez !!
- Registado: 5/11/2002 11:53
Bom, em termos intradiários foi na mouche... De facto não passou dali.
Agora, enquanto a SNC corrige no intraday, é a vez da SON animar. De manha tinha estado morna a ver a «filha» passear-se, tendo ao longo da manha realizado apenas 2M... Entretanto, já da negociou com volume e leva agora mais de 5M, tendo então já tocado nos 0.80 (novo máximo relativo).
Agora, enquanto a SNC corrige no intraday, é a vez da SON animar. De manha tinha estado morna a ver a «filha» passear-se, tendo ao longo da manha realizado apenas 2M... Entretanto, já da negociou com volume e leva agora mais de 5M, tendo então já tocado nos 0.80 (novo máximo relativo).
- Anexos
-
- son-20040114a.png (14.72 KiB) Visualizado 1094 vezes
Agora, com a SNC nos 2.95/2.96 considero o target atingido (note-se que o target foi lançado na quebra dos 2.20 pelo que os pouco mais de 1% que faltam para os 3€ não têm significado em termos de trading). Será um bom ponto para reduzir drasticamente a posição, em minha opinião, ficando a aguardar uma consolidação ou retracção...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Gold Stock, Google [Bot], JUKIMSUNG, latbal, lito, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 193 visitantes