Finanças & Fundos de Investimento
Re: 2 fundos
Redvil Escreveu:Mestre,
Qual a tua opinião sobre estes dois fundos:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06T5K
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000NRZS
Redvil, tenho Nordea ECC ha quase um ano e estou muito satisfeito com a performance do mesmo; sempre muito certinho nas subidas, sem grandes oscilaçoes.
2 fundos
Mestre,
2 fundos
Mestre,
VirtuaGod Escreveu:As médias em fundos são geométricas:
What is the difference between arithmetic and geometric averages?
Obrigada pela correção VG. Deste modo o retorno tem em conta a (des)capitalização.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
Manushe Escreveu:Essas rentabilidades são anualizadas (por uma média -penso eu - aritmética). Um fundo, se for bom, quanto mais tempo estiver mais rende.
As médias em fundos são geométricas:
What is the difference between arithmetic and geometric averages?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Amiais Escreveu:VirtuaGod Escreveu:KathyFish Escreveu:PS: Já viram a variação de hoje?
Ontem dizes tu. Só foi é actualizado hoje. Mas hoje as variações dos fundos obrigacionistas vai ser bem negativa
Cotação USD/EUR?
Vantagens do delicious, tenho tudo o que li ao longo do dia guardado e por isso vocês podem contar com respostas bem mais completas (desde que se sintam à vontade com inglês)![]()
Treasuries Extend Losses as Employment Growth Exceeds Forecast
Jobs Data Ease Fears of Sharp Slowdown in U.S. Economy
Clif Notes: A taxa de desemprego nos EUA foi mais baixa do que o esperado. Assim que saiu a notícia os mercados acionistas dipararam (podes ver num gráfico de qualquer indíce europeu, uma vez que foi à uma e meia os americanos ainda estavam fechados por isso terias de ver o pico nos futuros).
Esta notícia foi tão boa para os mercados acionistas como mau para as obrigações mais cautelosas, o que claro vai influênciar os fundos mais defensivos. Por isso devemos diversificar. Enquanto hoje os fundos acionistas devem subir 1%, os obrigacionistas cautelosos devem descer uma média de 0.3%!
P.S. Quem andou "Ah o invesco BRA caiu 2% em dois dias" agora devia vir informar os colegas do fórum que o mesmo fundo já se encontra em máximos, algo acima dos anteriores tendo feito uma recuperação em menos de 1 mês
Obrigado VirtuaGod, continua a partilhar conhecimento (neste e noutros fóruns).

Amiais Escreveu:VirtuaGod Escreveu:KathyFish Escreveu:PS: Já viram a variação de hoje?
Ontem dizes tu. Só foi é actualizado hoje. Mas hoje as variações dos fundos obrigacionistas vai ser bem negativa
Cotação USD/EUR?
Vantagens do delicious, tenho tudo o que li ao longo do dia guardado e por isso vocês podem contar com respostas bem mais completas (desde que se sintam à vontade com inglês)

Clif Notes: A taxa de desemprego nos EUA foi mais baixa do que o esperado. Assim que saiu a notícia os mercados acionistas dispararam (podes ver num gráfico de qualquer indíce europeu, uma vez que foi à uma e meia os americanos ainda estavam fechados por isso terias de ver o pico nos futuros).
Esta notícia foi tão boa para os mercados acionistas como mau para as obrigações mais cautelosas, o que claro vai influênciar os fundos mais defensivos. Por isso devemos diversificar. Enquanto hoje os fundos acionistas devem subir 1%, os obrigacionistas cautelosos devem descer uma média de 0.3%!
P.S. Quem andou "Ah o invesco BRA caiu 2% em dois dias" agora devia vir informar os colegas do fórum que o mesmo fundo já se encontra em máximos, algo acima dos anteriores tendo feito uma recuperação em menos de 1 mês

Editado pela última vez por VirtuaGod em 4/5/2013 17:03, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:Aproveito para chamar a atenção ao link que tenho na assinatura que vos leva para a minha conta na "Delicious" onde partilho os links de quase tudo o que leio (podem contar com 5 a 15 links por dia, todos os dias). F
Obrigado, vou criar conta no Delicious para te poder "seguir".
- Registado: 14/6/2012 15:31
safita Escreveu:ola,
Porque é que a rentabilidade deste fundo a 1 ano é maior que a 3, 5 e 10 anos? Significa que o ideal é resgatar o capital investido ao fim de 1 ano?
ja agora o que é a categoria e o indice?
Olá, esta foi também uma das perguntas que eu fiz há uns mesitos atrás quando cheguei e não sabia nada de nada.
Essas rentabilidades são anualizadas (por uma média -penso eu - aritmética). Um fundo, se for bom, quanto mais tempo estiver mais rende.
Olha o mesmo fundo aqui e vê se não vale a pena tê-lo investido por 5 anos:
http://www.teletrader.com/us/ff-glob-co ... /FU_941083
Para saberes mais sobre fundos, tens aqui um link disponibilizado na 1ª pág. deste tópico:
http://www.deco.proteste.pt/investe/fun ... s33320.htm
Editado pela última vez por Manushe em 3/5/2013 22:20, num total de 1 vez.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
KathyFish Escreveu:PS: Já viram a variação de hoje?

VirtuaGod Escreveu:Deleveraging and global growth
Muito muito bom mini-paper.
Aproveito para chamar a atenção ao link que tenho na assinatura que vos leva para a minha conta na "Delicious" onde partilho os links de quase tudo o que leio (podem contar com 5 a 15 links por dia, todos os dias). Faz parte do meu objectivo de educar as pessoas no mundo das finanças e também de facilitar alguém (que como eu nos meus 18/25 anos) queria algo de economia/finanças para ler e não sabia onde ir buscar. Espero fazer a diferença para alguém!!
Para mim faz muita diferença

Obrigado por tudo!
PS: Já viram a variação de hoje?

- Registado: 5/7/2008 3:13
ola,
dado o quadro de rentabilidade deste fundo:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4EAN&tab=1
Porque é que a rentabilidade deste fundo a 1 ano é maior que a 3, 5 e 10 anos? Significa que o ideal é resgatar o capital investido ao fim de 1 ano?
david
dado o quadro de rentabilidade deste fundo:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4EAN&tab=1
david
- Registado: 19/10/2012 9:39
Pickbull Escreveu:mpp21 Escreveu:bleiderraner Escreveu:luissm Escreveu:É verdade, n perco mais tempo, é realmente impossível.
Tenho de acompanhar no Best, o problema é que não dá a rentabilidade da carteira por ano, e não diferencia os reforços.
Tenho de me debruçar de novo sobre a minha base de dados e programa-la para gerir em função do que pretendo. Depois é só linka-la a uma fonte atualizada de cotações.
Boas,
sugeres alguma fonte actualizada de cotações que dê para fazer copy paste em excel?
Também gostava de saber. O que uso actualmente para obter as cotações no Excel é importar a página inteira da Morning Star (referente a determinado fundo) e depois ir buscar ao local onde a cotação fica, o seu valor. Sempre que o ficheiro é aberto ele descarrega a página ficando assim com a cotação actualizada. Mas isto é muito à martelada. Se muda qualquer coisa na página aquilo já fica a ir buscar a cotação ao sitio errado.
De qualquer forma este método é bastante simples de fazer e vai funcionando.
Mas alguém sugere outra alternativa?
Se não houver online uma base de dados ou uma página em forma de tabela não há nada a fazer a não ser fazer as coisas um pouco à tosca.
Ou qualquer coisa como o bing finances que dá para "acoplar" ao excel.
Julgo que a Morningstar tem (ou teve) uma solução desse género mas paga.
Desculpem lá, mas só vi agora.
Para excel a única vez que importei foi do Best o histórico do Invesco Balanced-Risk Allocation Fund.
Funcionou bem.
Bons Ventos,
SW
SW
VirtuaGod Escreveu:Deleveraging and global growth
Aproveito para chamar a atenção ao link que tenho na assinatura que vos leva para a minha conta na "Delicious" onde partilho os links de quase tudo o que leio (podem contar com 5 a 15 links por dia, todos os dias). Faz parte do meu objectivo de educar as pessoas no mundo das finanças e também de facilitar alguém (que como eu nos meus 18/25 anos) queria algo de economia/finanças para ler e não sabia onde ir buscar. Espero fazer a diferença para alguém!!
Sabes que fazes e para muita gente tenho a certeza.
Eu pelo menos sou um deles e só tenho a agradecer.
Espero algum dia ainda poder contribuir pelo menos em 1% do que contribuis para os leitores deste forum.
Bons Ventos,
SW
SW
Deleveraging and global growth
Manushe Escreveu:O problema é sempre esse: reduzir ao estritamente essencial e que abranja relativamente bem a diversificação do mercado.
A Leitora de Boogle sabe que só precisa de 2

fernmato Escreveu:Mas o problema é que está tudo muito disperso e sem grande lógica de investimento. Neste momento como a carteira já tem uma dimensão considerável eu pretendia otimizar a alocação começando com uma base de baixo risco minimizando o número de ativos em carteira.
O problema é sempre esse: reduzir ao estritamente essencial e que abranja relativamente bem a diversificação do mercado.
O que não sei bem se é o meu caso lol
Neste momento tenho 16 fundos e considero que são muitos mas já vi que o Serra Lapa me conseguiu bater

William Shakespeare
William Shakespeare

Portfolio. The joys of investing in a time of crisis

The newcomer. When François Hollande met Angela Merkel.

Tens isso bem diversificado. O que não gosto é mesmo Bonds em moeda estrangeira. Há sempre aquela justificação de fornecer diversificação mas acho que na prática não acrescenta muito.
O que realmente diversificaria essa carteira era o peso que tens em Nord Swedish Bd SEK estar em fundos de acções. Este início de ano teria uma performance significativamente melhor para além que históricamente uma carteira com 10% de acções tem menos desvio padrão do que uma com 100% de obrigações.
É verdade que alterares agora esse fundo para fundo de acções custa devido a estes terem já retornos de 2 dígitos em 2013 (os dois da primeira página) mas... não faço timming. Se o quiseres fazer e esperar por outra altura para comprares os fundos de acções é contigo claro, mas é por aí que acredito que tens de ir (10 a 15% de acções)
O que realmente diversificaria essa carteira era o peso que tens em Nord Swedish Bd SEK estar em fundos de acções. Este início de ano teria uma performance significativamente melhor para além que históricamente uma carteira com 10% de acções tem menos desvio padrão do que uma com 100% de obrigações.
É verdade que alterares agora esse fundo para fundo de acções custa devido a estes terem já retornos de 2 dígitos em 2013 (os dois da primeira página) mas... não faço timming. Se o quiseres fazer e esperar por outra altura para comprares os fundos de acções é contigo claro, mas é por aí que acredito que tens de ir (10 a 15% de acções)

Virtua God:
A minha carteira actual é muito baseada nos fundos que constam da página inicial.
Pretendendo reduzir, ou mesmo sair definitivamente do Nordea Swedish Bond em SEK, pedia uma opinião das percentagens de alocação global da carteira, tendo por objectivo uma rentabilidade de 5-8% ano.
BNY Mellon Global Real Return 2,89%
Carmignac Patrim 6,93%
EEF Cons Stapl R 2,36%
FC Emerg Mkt Bond 6,93%
Inv Asia Balanced 2,89%
Inv Balan-Ris Allo 5,78%
Nord Danish Mort 1,73%
Nordea Em Mkt Blen 4,51%
Nord Swedish Bd SEK 13,29%
P Diversif Inc 5,78%
P Global Bond 4,16%
P Global HY Bd 5,78%
P Global InvGr 6,65%
P Glob RealRet 8,09%
P Total Ret Bd 3,70%
S Glb Multi-Asset 2,89%
FT Gb Tot Ret 6,65%
FT Global Total Ret Hdg5,49%
UBS Bond CAD 3,47%
A minha carteira actual é muito baseada nos fundos que constam da página inicial.
Pretendendo reduzir, ou mesmo sair definitivamente do Nordea Swedish Bond em SEK, pedia uma opinião das percentagens de alocação global da carteira, tendo por objectivo uma rentabilidade de 5-8% ano.
BNY Mellon Global Real Return 2,89%
Carmignac Patrim 6,93%
EEF Cons Stapl R 2,36%
FC Emerg Mkt Bond 6,93%
Inv Asia Balanced 2,89%
Inv Balan-Ris Allo 5,78%
Nord Danish Mort 1,73%
Nordea Em Mkt Blen 4,51%
Nord Swedish Bd SEK 13,29%
P Diversif Inc 5,78%
P Global Bond 4,16%
P Global HY Bd 5,78%
P Global InvGr 6,65%
P Glob RealRet 8,09%
P Total Ret Bd 3,70%
S Glb Multi-Asset 2,89%
FT Gb Tot Ret 6,65%
FT Global Total Ret Hdg5,49%
UBS Bond CAD 3,47%
Nem por isso, ou melhor, até é pela queda mas não por ter caído 40%. Há inúmeors fundos que gosto que cairam 40% em 2008.
A principal questão ao analisar um fundo é, para mim, a consistência. A verdade é que ao analisar este parece que estou a ver 3 fundos. Um fundo pré 2008 que mal mexe, um fundo em 2008 e 2009 em que houve um aumento explosivo da volatilidade (?) com uma queda de 40% num fundo que deveria ter para aí 4% de desvio padrão pré 2008. Depois um terceiro fundo pós 2009 que parece mais normal. Qual a consistência de gestão do fundo?
O facto de eu não conseguir prever com algum grau de certeza o comportamento no futuro (quem sabe dá-lhe outra panca e aumenta muito a volatilidade) faz com que eu nunca investisse nele. Ainda por cima não é como se tivesse performances espetaculares...
O que disse não invalida o fundo continuar a subir, espero que sim, pelo bem de quem investiu nele, mas não contém comigo
A principal questão ao analisar um fundo é, para mim, a consistência. A verdade é que ao analisar este parece que estou a ver 3 fundos. Um fundo pré 2008 que mal mexe, um fundo em 2008 e 2009 em que houve um aumento explosivo da volatilidade (?) com uma queda de 40% num fundo que deveria ter para aí 4% de desvio padrão pré 2008. Depois um terceiro fundo pós 2009 que parece mais normal. Qual a consistência de gestão do fundo?
O facto de eu não conseguir prever com algum grau de certeza o comportamento no futuro (quem sabe dá-lhe outra panca e aumenta muito a volatilidade) faz com que eu nunca investisse nele. Ainda por cima não é como se tivesse performances espetaculares...
O que disse não invalida o fundo continuar a subir, espero que sim, pelo bem de quem investiu nele, mas não contém comigo

Manushe Escreveu:fernmato,
sem saber o resto da composição da carteira, é difícil ajuizar se estas adições serão boas, inócuas ou más.
A carteira deve ser vista como um todo, pelo menos na minha perspectiva!
Manushe,
Neste momento de uma forma geral a minha carteira minha carteira tem 22% cash (DO + fundos de liquidez), 51% obrigações (individuais + fundos), 25% ações (individuais + fundos) e 2% metais preciosos. Mas o problema é que está tudo muito disperso e sem grande lógica de investimento. Neste momento como a carteira já tem uma dimensão considerável eu pretendia otimizar a alocação começando com uma base de baixo risco minimizando o número de ativos em carteira.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
- Registado: 29/11/2007 3:18
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 50 visitantes