Esclarecimento dos Stops
17 mensagens
|Página 1 de 1
El_Guapo Escreveu:MarcoAntonio
Grande dica essa...obrigado.
Eu compro os títulos através da cgd (caixa directa) esse tipo de stops dá para aplicar no site do banco ?
Ou teria que comprar os títulos através de outra plataforma para poder fazer esse tipo de stops ?
Não estou mt por dentro das possibilidades da CGD.
Mas desde que dê para colocar stops normais, nem que o faças manualmente podes sempre usar a técnica do "trailing stop".
Aliás, tecnicamente, a forma como o trailing stop está implementado nas plataformas que o disponibilizam nem é necessariamente a melhor (o stop actualiza para valores arbitrários que são ditados pelo comportamento da cotação; enquanto que se actualizares os stops manualmente ao longo do tempo, podes ajustá-los para os valores que consideras relevantes).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
El_Guapo Escreveu:Olá Ulisses,
Pelo que entendi o Stop é uma "salvaguarda" no caso do o titulo estar descer, nos colocamos um determinado valor "stop" se atingir esse valor o titulo é vendido... e assim "escusamos" de perder ainda mais. é +ou- isso. ( claro que se colocarmos um valor de Stop, a venda é feita, e dps o titulo começar a subir.. lol enfim, já é outra conversa).
-
Não percebo é no caso de a acção estar com tendencia de subida qual é a vantagem de usar o stop.. Como eu dizia à pouco imaginemos: Comprei a 5, coloquei à venda a 5.50... faço isto sem usar o stop.. qual é a vantagem se usar o stop quando for para vender ?
( tive à pouco a ler um linck que colocaram aqui, mas continuo com a mm duvida ).
O que tens no primeiro parágrafo é um "stop loss" (e é o mais usual).
O segundo caso é um "stop profit" e aplica-se nestas circunstâncias:
Supõe que entras num título em que apostaste na tendência ascendente do mesmo no longo-prazo; entretanto consideremos que a evolução inicialmente foi no sentido ascendente mesmo (imaginemos que entraste a 10 e entretanto está a 10.8).
Nesta altura (ou outra) decides então colocar um "stop profit". Não é um stop para evitar grandes perdas iniciais, é um stop para evitar que percas muito do que já estás a ganhar. Por exemplo, colocas o "stop profit" em 10.5...
Isto é, se o título inverter e começar a recuar, nos 10.5 fechas a posição. Se continuar a subir, manténs.
Também é prática, no caso dos "stop profit" utilizar stops dinamicos. Em vez de ficar sempre nos 10.5 (do exemplo anterior) vai sendo actualizado. Este tipo de stop chama-se "trailing stop" (se quisermos, stop seguidor ou stop que vai atrás). Tipo, entretanto não só não inverteu como continuou a subir e às páginas tantas está a 11.2, então tiras o stop dos 10.5 e colocas nos 10.8 e por aí adiante. Isto é um "trailing stop" (que é uma forma de utilizar os stop profit).
As plataformas mais modernas permitem introduzir stop profits que se actualizam sozinhos conforme os parametros que lá colocarmos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
El_Guapo Escreveu:richardj obrigado pela explicação !! mto boa mesmo !
Realmente não é facil "trabalhar" com os Stops, principalmente quando o titulo está a descer, uma vez que posso comprar a 10 com o stop nos 9.50.
-
Mas por exemplo ao final do dia pode fechar a 9.90, e eu ja as vendi a 9.50.. por outro lado tem a vantagem de evitar um "descalabro". Acho que ainda é cedo para me "meter" nisso lol.. mas pelo menos fiquei a entender. Obrigado. Abraço
Pode acontecer, dai a importância de ajustar a volatilidade à margem que dás para o stop. Nós não queremos que o stop seja activado por causa de uma flutuação a meio do dia. Dai que, antes de entrar numa acção, convém ter uma estratégia. Saber porque que estamos a entrar e o que fazemos se as coisas não forem como nós estamos a pensar é fundamental. Nós queremos que o stop seja activado se a nossa estratégia estiver errada, com a menor perda possível.
De qualquer maneira, podes ajustar o valor do stop à medida que a cotação evolui.
richardj obrigado pela explicação !! mto boa mesmo !
Realmente não é facil "trabalhar" com os Stops, principalmente quando o titulo está a descer, uma vez que posso comprar a 10 com o stop nos 9.50.
-
Mas por exemplo ao final do dia pode fechar a 9.90, e eu ja as vendi a 9.50.. por outro lado tem a vantagem de evitar um "descalabro". Acho que ainda é cedo para me "meter" nisso lol.. mas pelo menos fiquei a entender. Obrigado. Abraço
-
- Registado: 27/12/2007 22:40
Re: Esclarecimento dos Stops
El_Guapo Escreveu:Tendo em conta que sou novato disto, alguem me pode explicar o seguinte:
No caso de venda de um titulo, imaginemos que o titulo está a valer 5E, e eu coloco o titulo à venda a 5.50E, se antigir esse valor é vendido.. a minha pergunta é: Se isto foi feito sem a utilizaçao do stop, então para que serve o stop ?
( Se a pergunta vos parecer parva, peço desculpa, mas é como disse, sou novato nisto, e tenho mtas duvidas ).
obrigado.
Colocar o titulo à venda a 5,5 é um stop. Isto é, introduziste uma ordem na plataforma em que, se a acção atingir determinado valor, a plataforma dá uma ordem de venda. Independentemente de ser perda ou ganho.
Quando metes o stop a um valor que se traduz em perda, normalmente diz-se que é um "stop loss". Mas isso é apenas semântica.
O stop tem duas grandes vantagens.
1º Permite-te limitar as perdas.
2º Permite que não tens de estar continuamente a acompanhar o mercado (segundo a segundo).
ex:
Tens uma acção A que, na tua opinião encontra-se na base de um canal ascendente. Segundo essa possibilidade, pode ser uma boa altura para entrar na acção. Dás ordem de compra e compras acções ao preço de, por exemplo 10 euros. Aproveitas e metes um stop nos 9,50 euros.
Durante o dia, enquanto estás no trabalho, a acção está a ser negociada no mercado.
Se a tua estratégia estiver certa a acção não ira a baixo dos 9,50 euros (pois na nossa estratégia prevíamos um movimento ascendente).
Se por outro lado, a acção foi abaixo dos 9,5, provavelmente quer dizer que a nossa estratégia estava errada, e devemos vender a nossa posição. É mais fácil dizer do que fazer.
De qualquer forma, o stop lança a ordem de venda aos 9,50, enquanto tu estás no trabalho. Chegas a casa e verificas que o dia foi mau e e acção está a 9,2. Mas como tinhas o stop aos 9,50; provavelmente conseguiste vender a acção a esse preço. Limitaste a perda.
Por outro lado, muitas vezes as pessoas entram numa acção sem stop. Se lhes perguntares a que valor vendem a posição, não sabem. Esse facto pode ser perigoso.
Continuando no exemplo, imaginemos que não metemos stop e a acção que compramos a 10 euros, está hoje a 9,20. E nós apesar de tudo não quisemos vender, porque achávamos que ia subir, ou porque não queríamos assumir a perda, ou ouvimos uma noticia que achamos que pode ser boa para a acção etc. Imaginemos que, daqui a 1 més a acção está a 7 euros. Bem, estamos com uma perda de 30% e não queremos vender, porque a perda é grande. Vez esta situação(?) Isto é o que temos de evitar. Grandes perdas. Torna a decisão difícil. O stop ajuda a disciplinar-nos. Corta as perda pela raiz.
Donde sai a pergunta, mas onde colocar o stop? 5% a baixo? 3%? 10%? Bem não existe uma resposta certa, tem de ser uma % com a qual estejas confortável. Existem depois outros factores como, volatilidade da acção, suportes etc.
Mas o stop não tem de ser só no caso de perdas, pode ser um "stop profit".
Mantendo o exemplo, compraste a 10 euros, e como não tens a certeza de que de que vais estar disponível para dar a ordem de venda, metes um stop, por exemplo nos 10,50. Durante o dia imagina que a acção chega aos 10,50, a plataforma dá a ordem de venda a 10,50. Quando chegas a casa verificas que a acção fechou nos 10,60. Ok, podias se calhar vender por um valor a cima de 10,50. Também podia ter acontecido a acção ter chegado aos 10,55 durante o dia mas fechado o dia nos 10,2. Com o stop nos 10,50 tinhas feito uma boa venda.
NOTA: o stop em si não garante 100% que a ordem vai ser executada. O stop lança a ordem. Algumas correctoras, por um custo fixo, garantem sempre que o stop é executado.
Deixo links onde podes ver os stops e trailling stops
http://daytrading.about.com/od/stou/a/TrailingStop.htm
http://www.investopedia.com/terms/s/stop-lossorder.asp
Outros foristas mais experientes concerteza que te explicam de forma mais simples.
http://daytrading.about.com/od/stou/a/TrailingStop.htm
http://www.investopedia.com/terms/s/stop-lossorder.asp
Outros foristas mais experientes concerteza que te explicam de forma mais simples.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
El_Guapo Escreveu:Olá Ulisses,
Pelo que entendi o Stop é uma "salvaguarda" no caso do o titulo estar descer, nos colocamos um determinado valor "stop" se atingir esse valor o titulo é vendido... e assim "escusamos" de perder ainda mais. é +ou- isso. ( claro que se colocarmos um valor de Stop, a venda é feita, e dps o titulo começar a subir.. lol enfim, já é outra conversa).
-
Não percebo é no caso de a acção estar com tendencia de subida qual é a vantagem de usar o stop.. Como eu dizia à pouco imaginemos: Comprei a 5, coloquei à venda a 5.50... faço isto sem usar o stop.. qual é a vantagem se usar o stop quando for para vender ?
( tive à pouco a ler um linck que colocaram aqui, mas continuo com a mm duvida ).
Quando compras um activo a 5€ , automaticamente colocas um stop loss a 4.5€ , pois apesar de estar com tendência ascendente, isso não significa que irá continuar!
Podes também colocar um take profit, que é aquilo que referes, é uma ordem de venda do teu activo se este atingir os 5,50€.
Bom estudo!
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Figueiraa1 Escreveu:"Lindinho" não é para ofender só traduzo o teu nickabres tópicos por tudo e por nada pá. Antes de o fazeres pesquisa no tópico que é possível que a tua dúvida já tenha sido colocada e encontres a resposta
Não levo a mal.. se fosse feinho, é que era pior lol.
Tens razao no que dizes, até andei a ler um topico que o Ulisses escreveu sobre isso, mas pelos vistos não entendi bem como as coisas funcionam em termos de venda quando o titulo está a subir... dai estar a pedir ajuda.
Olá Ulisses,
-
-
"Lindinho" não é para ofender só traduzo o teu nick
abres tópicos por tudo e por nada pá. Antes de o fazeres pesquisa no tópico que é possível que a tua dúvida já tenha sido colocada e encontres a resposta 

A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
PMACS Escreveu:El_Guapo Escreveu:Tendo em conta que sou novato disto, alguem me pode explicar o seguinte:
No caso de venda de um titulo, imaginemos que o titulo está a valer 5E, e eu coloco o titulo à venda a 5.50E, se antigir esse valor é vendido.. a minha pergunta é: Se isto foi feito sem a utilizaçao do stop, então para que serve o stop ?
( Se a pergunta vos parecer parva, peço desculpa, mas é como disse, sou novato nisto, e tenho mtas duvidas ).
obrigado.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76962
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59206
Melhor resposta que podes ter não encontras. Bem pescado PMACS.
- Registado: 25/10/2010 9:57
El_Guapo Escreveu:Tendo em conta que sou novato disto, alguem me pode explicar o seguinte:
obrigado.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76962
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59206
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Esclarecimento dos Stops
Tendo em conta que sou novato disto, alguem me pode explicar o seguinte:
( Se a pergunta vos parecer parva, peço desculpa
, mas é como disse, sou novato nisto, e tenho mtas duvidas ).
obrigado.
( Se a pergunta vos parecer parva, peço desculpa

obrigado.
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, cali010201, Google [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1 e 47 visitantes