Winning the loser's game
Que tal vos parecem estes ETFs da Vanguard domiciliados na Irlanda e cotados em USD?
https://www.vanguard.co.uk/uk/mvc/investments/etf
https://www.vanguard.co.uk/uk/mvc/investments/etf
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West
- Registado: 12/10/2007 17:50
Ledisi Escreveu:ruicarlov Escreveu:
Já li algures aqui que ao transferir fundos para a TD Ameritade, o banco intermediário dos EUA levou qualquer coisa a rondar os 3% de comissão de conversão de moeda.
Só agora é que li estes últimos posts, o tópico está sempre a mudar de título e deixei de acompanhar:
Custos de transferência entre CGD para a TDA:
Valor $4560 €3504,46
Eur/Usd 18:03 10/04 1,301200
Conversão cambial cerca de 50 pips de diferença em relação ao spot.
Comissões de transferência: 39,93€ inclui despesas suportadas na totalidade pelo ordenante.
Compensa na minha perspetiva ter a carteira lá fora onde só pago comissões de 2 etfs: iau e fm, permitindo-me investir os dividendos adquirindo 1 unidade ou 2 de cada vez ou caso opte também por vender os sobravlorizados sem qualquer custo associado, permitindo mais facilmente manter o peso de cada etf na carteira.
Como é em relação aos impostos sobre as distribuições/dividendos?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Ledisi Escreveu:ruicarlov Escreveu:
Já li algures aqui que ao transferir fundos para a TD Ameritade, o banco intermediário dos EUA levou qualquer coisa a rondar os 3% de comissão de conversão de moeda.
Só agora é que li estes últimos posts, o tópico está sempre a mudar de título e deixei de acompanhar:
Valor $4560 €3504,46
Comissões de transferência: 39,93€ inclui despesas suportadas na totalidade pelo ordenante.
Compensa na minha perspetiva ter a carteira lá fora onde só pago comissões de 2 etfs: iau e fm, permitindo-me investir os dividendos adquirindo 1 unidade ou 2 de cada vez ou caso opte também por vender os sobravlorizados sem qualquer custo associado, permitindo mais facilmente manter o peso de cada etf na carteira.
Escolheste a TDA porquê?
Viste a Schwab?
ruicarlov Escreveu:
Valor $4560 €3504,46
- Registado: 2/10/2009 10:36
montepio trader
Dentro da banca tradicional parecem-me bem posicionados embora ainda não tenha o preçário completo (15 USD para ETFS americanos) mas não encontrei informação acerca da tributação de dividendos e custódias.
Dentro da banca tradicional parecem-me bem posicionados embora ainda não tenha o preçário completo (15 USD para ETFS americanos) mas não encontrei informação acerca da tributação de dividendos e custódias.
VirtuaGod Escreveu:ruicarlov Escreveu:A carteira que eu fui buscar acabou por ser a que ele colocou noutro forum.
Acho que te referes ao post do Salvador_. Já foi aqui referido pelo LTCM que não é ele!!
VIRTUAGOD seria deveras interessante traduzires a Carteira que o RUICARLOV está a apresentar sob a forma de FUNDOS de preferência de baixo custo que possam da melhor forma traduzir resultados aproximados.
É bom para carteiras abaixo de 20k€
Não sendo a melhor ferramenta, desafio-te a fazê-lo

Abraço.
ruicarlov Escreveu:A carteira que eu fui buscar acabou por ser a que ele colocou noutro forum.
Acho que te referes ao post do Salvador_. Já foi aqui referido pelo LTCM que não é ele!!

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
ruicarlov Escreveu:
Ainda a nível dos emergentes, em vez de ficar só exposto às ações, optei por seguir uma das recomendações do VirtuaGod (página 21 deste tópico) e incluir obrigações de emergentes, optando pelo XEMB em vez do EMB, já que o 1º capitaliza dividendos e os custos de gestão são relativamente semelhantes.
Estive a reler o que resta do tópico e lá encontrei as referências do Virtuagod aos emergentes como referiste.
Verifiquei ainda que a alocação ao ouro da carteira que o LTCM propõe era de 10% e que incluía uma pequena parcela de TIPS, como de certeza viste de qq das formas aqui fica a carteira que o LTCM dá como exemplo:
TLT − Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 20%;
TIP − Barclays TIPS Bond Fund – 5%;
ITE − SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%;
GLD/SGOL − SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 10%;
DBC − PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 5%;
VNQ/VNGI − Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 7%;
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%;
VPL − Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%;
VGK − Vanguard MSCI Europe ETF – 10%;
VWO − Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 13%;
Rentabilidade anual obtida nos últimos 40 anos: CAGR = 12.56% [MDD: -19.06% em 2008]
REFIDUR Escreveu:- não tiveste problemas na subscrição do TLT, não era esse que tinha um mínimo de uns 10000 euros?
- comparativamente à carteira do ltcm diminuíste o DBC e aumentaste o peso do VPL, fizeste alguma simulação que te conduzisse a essa opção?
- com o desdobramento do VBR e do VWO pretendes aumentar a granularidade referida pelo "LTCM"?
- o preçário do invest é melhor no caso do XEMB, IAU e DBC?
Obrigado
Não tive qualquer problema com o TLT. Também tinha a ideia que havia algum limite, pelo que tinha lido há uns tempos neste mesmo tópico. Mas pelos vistos estava errado.
Em relação ao resto da carteira, fiz algumas alterações em função de uma outra carteira, sugerida pelo VirtuaGod. A redução do peso de matérias-primas foi mais numa de ver que estava com um quarto da carteira em matérias-primas, que pode ter tido um bom backtest, mas que pode ser um peso excessivo numa carteira de longo prazo, já que não gera rendimentos, vivendo de especulação.
Após pensar um pouco melhor, talvez tivesse sido melhor reduzir o ouro para 12.5% e por o DBC a 7.5%. As recomendações da Deco relativamente às matérias-primas apontam mais no sentido de commodities ligadas à energia, e menos ao ouro. É algo que tenciono corrigir quando fizer um rebalanceamento, que tanto pode ser daqui a uns tempo, como mais rapidamente, caso o ouro faça uma boa recuperação da queda abrupta de há uns dias (apanhei o ouro quase no fundo).
A questão do VPL vs VWO foi também com base em previsões económicas para cada uma das regiões nos próximos tempos, em parte encorajadas pelos analistas da Deco.
Ainda a nível dos emergentes, em vez de ficar só exposto às ações, optei por seguir uma das recomendações do VirtuaGod (página 21 deste tópico) e incluir obrigações de emergentes, optando pelo XEMB em vez do EMB, já que o 1º capitaliza dividendos e os custos de gestão são relativamente semelhantes. Foi também por causa disso que o peso do VWO ficou mais reduzido.
A inclusão do VSS foi uma tentativa de abranger as small caps a nível mundial, complementando o VBR.
A nível de preços, o Invest é mais vantajoso, pois cada transação no mercado americano custa 10.40 USD (incluindo impostos), ao invés dos 14.56 USD do Best e GoBulling. A nível do XEMB, não foi propriamente barato, já que tive de requisitar por telefone, onde a comissão mínima é a mesma (10€ mercados europeus), mas tem taxas de bolsa extra. Esta obrigação também não aparece na plataforma do Best, logo se calhar também teria algum custo extra, mesmo que fosse possível negociá-la (não me informei, logo corrijam-me se estiver enganado). Como não paga dividendos, também não há problema em mantê-la no Invest.
Outra razão que me levou a esta divisão foi para ficar ao abrigo do SII. Caso aconteça alguma coisa complicada às instituições intermediárias, sempre me dá mais uma almofada. Se concentrasse tudo num único banco, superava os 25000€. Deste modo tenho todo o capital com essa proteção.
ruicarlov Escreveu:Pronto, a carteira já ficou concluída. Agora é andar e ver.
Tendo em conta a cotação de cada ETF e os custos de transação, o panorama ficou assim:
TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund; ------------------------------------> 14.73%
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF; ----------------> 5.02%
IAU - iShares Gold Trust; -------------------------------------------------------------> 14.89%
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund; ---------------------> 4.98%
VNQ - Vanguard REIT ETF; -----------------------------------------------------------> 10.01%
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF; ---------------------------------------------> 9.92%
VSS - Vanguard Small Cap ex-US ---------------------------------------------------> 4.96%
VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF ----------------------------------------------------> 12.37%
VGK - Vanguard MSCI Europe ETF --------------------------------------------------> 9.91%
VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF; ----------------------------------> 7.50%
XEMB - db x-trackers II Emerging Markets Eurobond----------------------------> 5.72%
O XEMB, IAU e DBC foram comprados no Invest e o resto no Best Trading Pro (por causa de não pagar comissão sobre dividendos).
Optei pelo IAU em vez do GLD, já que a comissão de gestão é menor, pelo que é mais conveniente para manter.
ruicarlov
- não tiveste problemas na subscrição do TLT, não era esse que tinha um mínimo de uns 10000 euros?
- comparativamente à carteira do ltcm diminuíste o DBC e aumentaste o peso do VPL, fizeste alguma simulação que te conduzisse a essa opção?
- com o desdobramento do VBR e do VWO pretendes aumentar a granularidade referida pelo "LTCM"?
- o preçário do invest é melhor no caso do XEMB, IAU e DBC?
Obrigado
Pronto, a carteira já ficou concluída. Agora é andar e ver.
Tendo em conta a cotação de cada ETF e os custos de transação, o panorama ficou assim:
TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund; ------------------------------------> 14.73%
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF; ----------------> 5.02%
IAU - iShares Gold Trust; -------------------------------------------------------------> 14.89%
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund; ---------------------> 4.98%
VNQ - Vanguard REIT ETF; -----------------------------------------------------------> 10.01%
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF; ---------------------------------------------> 9.92%
VSS - Vanguard Small Cap ex-US ---------------------------------------------------> 4.96%
VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF ----------------------------------------------------> 12.37%
VGK - Vanguard MSCI Europe ETF --------------------------------------------------> 9.91%
VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF; ----------------------------------> 7.50%
XEMB - db x-trackers II Emerging Markets Eurobond----------------------------> 5.72%
O XEMB, IAU e DBC foram comprados no Invest e o resto no Best Trading Pro (por causa de não pagar comissão sobre dividendos).
Optei pelo IAU em vez do GLD, já que a comissão de gestão é menor, pelo que é mais conveniente para manter.
Sim, na maior parte. Como eu normalmente faço sempre englobamento (escalão mais baixo), penso que devo conseguir reaver uma boar parte (senão a totalidade) das retenções portuguesas sobre os dividendos. Tendo em conta que os custos de gestão dos ETFs da vanguard são imbatíveis, acho que no final deve ficar ela por ela ou talvez melhor. E ao menos deste modo é mais simples e já sei quais os ETFs a considerar, não tendo de andar a escarafunchar pelas bolsas europeias para encontrar ETFs equivalentes. Para um novato como eu acaba por ser mais seguro.
ruicarlov Escreveu:Sim, para quem não tem experiência em ETFs custa um pouco saber 100% do que se pode pagar. Apesar de tudo já estou com uma ideia geral do que esperar. Depois de se entrar mais no esquema até não é assim tão difícil. Já abri uma conta demo no best trading pro. É uma boa maneira de nos habituarmos ao que há disponível e como se procede.
Conlcuí que para investidores pequenos não vale mesmo a pena ir para o estrangeiro, já que é mais complicado e tem ainda mais custos escondidos.
Mas vais fazer com os ETFs americanos (com INC invés de ACC)?
Sim, para quem não tem experiência em ETFs custa um pouco saber 100% do que se pode pagar. Apesar de tudo já estou com uma ideia geral do que esperar. Depois de se entrar mais no esquema até não é assim tão difícil. Já abri uma conta demo no best trading pro. É uma boa maneira de nos habituarmos ao que há disponível e como se procede.
Conlcuí que para investidores pequenos não vale mesmo a pena ir para o estrangeiro, já que é mais complicado e tem ainda mais custos escondidos.
Figueiraa1 Escreveu:ruicarlov
A verdade é que não existem etf's na Europa que repliquem os da carteira deste tópico.
Utiliza fundos como o VG bem explica no seu tópico ou então etf's como os que o LTCM aqui indica.
Podes ter a certeza que tanto o VG como o LTCM pesquisaram muito bem antes de postarem aqui o que é melhor.
Eu desisti dos ETFs e ataquei os Fundos de Investimento, porque para um pequeno investidor Português/Europeu (ainda mais pequeno que tu ruicarlov) os ETFs parecem trazer muitos custos 'escondidos', os fundos são bem mais transparentes nos custos.
ruicarlov Escreveu:Certo, já era mais ou menos essa a minha ideia. Mas se isto das comissões sobre pagar dividendos for assim no Invest, tenho mesmo de arranjar outra alternativa para negociação.
Quem tem conta no Best ou GoBulling observou alguma "machadada" na altura de os receber?
[EDIT] Já consegui averiguar que no GoBulling PRO não se paga comissão de dividendos. Só me falta saber do BEST.
best tem o bes por detrás
a gobulling tem o carregosa
o invest é banco e broker?
quais as 3 brokers mais SOLIDAS de PORTUGAL?
http://www.washingtonpost.com/business/ ... story.html
Estratégias para gerir carteiras:
1. "Dollar Cost Averaging"
Concordo
2. Portfolio Rebalancing
Concordo
3. Asset allocation tilt
Concordo, mas tem de ser feito por quem já tem alguns conhecimentos.
4. Market Timing
Não concordo.
Estratégias para gerir carteiras:
1. "Dollar Cost Averaging"
Concordo
2. Portfolio Rebalancing
Concordo
3. Asset allocation tilt
Concordo, mas tem de ser feito por quem já tem alguns conhecimentos.
4. Market Timing
Não concordo.
Certo, já era mais ou menos essa a minha ideia. Mas se isto das comissões sobre pagar dividendos for assim no Invest, tenho mesmo de arranjar outra alternativa para negociação.
Quem tem conta no Best ou GoBulling observou alguma "machadada" na altura de os receber?
[EDIT] Já consegui averiguar que no GoBulling PRO não se paga comissão de dividendos. Só me falta saber do BEST.
ruicarlov
A verdade é que não existem etf's na Europa que repliquem os da carteira deste tópico.
Utiliza fundos como o VG bem explica no seu tópico ou então etf's como os que o LTCM aqui indica.
Podes ter a certeza que tanto o VG como o LTCM pesquisaram muito bem antes de postarem aqui o que é melhor.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, dragom, farami, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, iniciado1, itisi1000, LACSIM, latbal, luislobs, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, slbnnbobadela, yggy e 124 visitantes