Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - o "outro" efeito Janeiro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/1/2004 22:57

Em relação às restantes considerações não posso opinar (saiem da minha 'alçada'... lol) mas em relação ao carácter técnico confirmo que também segunda a minha avaliação o cross está mais «técnico» nestas últimas sessões.

Um exemplo é o facto de vir a permitir traçar LT's consistentes o que já não acontecia há bastantes sessões. Mas tb os sinais de break-out (num e noutro sentido) têm estado a funcionar de forma mais afinada...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por djovarius » 15/1/2004 22:45

Aliás, Marco, acabo de ler o teu update e acho que se passa o seguinte:

Depois das "bocas" anti-Euro forte (movimentos violentos) por parte do BCE, o trading ficou totalmente técnico.

Hoje mesmo, passou-se uma outra coisa que já não era costume ver no Fx. Quando o Dow subia, o USD também acompanhava. Claro, e vice-versa.
O USD subiu também face ao JPY, mesmo sem intervenção e ainda face à GBP.

O que é que mudou? Nada de nada. Simplesmente, o movimento já estava longo e era necessário ceder. Depois, o mercado voltará a castigar o USD, mas para já é o contrário que se verifica.

Interessante é o facto do Ouro estar também a respirar, algo que os próprios fanáticos do Ouro diziam que poderia acontecer a qualquer momento.
Mas o Ouro já baixou mais do as moedas. Isto significa que esse mesmo Ouro está agora em baixa face ao Euro e outras divisas. É também uma correcção que se impunha.

Portanto, vamos ver o que esta sexta-feira nos reserva.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 15/1/2004 22:23

Totalmente de acordo, Djo, é precisamente a leitura que estou a fazer do momento (crítico) do EURUSD...
:lol:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por djovarius » 15/1/2004 22:13

Atenção: zona de turbulência !!!

Tal como o avião que atravessa o Oceano, sente a turbulência na linha do Equador, também o Forex tem estes momentos.
O curioso é que ao fechar da porta, sessão de NY !!

Depois do enorme congestionamento, já esperado entre 1.2590 e 1.2570, tivemos o primeiro ataque aos suportes fundamentais. Recordo que estão em 1.2550/60 !! E aqui, o ticker enlouqueceu !!
Saltou de 5 em 5 pips, etc... depois acalmou !!

Isto mostra-nos que não vai ser fácil quebrar este suporte, mas se quebrado, há potencial de baixa significativa no EUR/USD !!

Caso não quebre após várias tentativas, regressarão os Bulls do Euro em força !! Mas ainda temos um dia de semana para ver como a situação fica !
Para já, o par foi a 1.2560 mas reagiu e voltou um pouco acima.

Longos, só acima de 1.26 !!
Curtos, só abaixo de 1.2540 !!

Até já

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por djovarius » 15/1/2004 17:07

Boas tardes,

Uma observação interessante: Os traders de Forex na Europa, desde segunda-feira, deixaram de suportar o Euro e alguns grandes "elefantes" já o shortaram.
Os Asiáticos têm andado a comprar nas quedas e os Americanos oscilam.

Como considero a Ásia o continente das mãos fortes, parece-me que eles querem aproveitar a actual correcção para atacar subidas, lá mais para a frente.

Por agora, o EUR/USD já desafia pela segunda vez o suporte de 1.26, já de olho em 1.2560, se lá chegarmos. Aí começa o território da MME 25 dias, também.

Quanto à MME 10 dias, agora está a fazer o papel de resistência. Hoje, só estivemos em 1.267x, um pouco acima daquela. Temos andado por águas mais negativas para o par em torno de 1.26 já com uma visita fugaz a 1.2590 !!
Abaixo destes valores é válido entrar curto, notando-se, no entanto, aquele forte logo abaixo.

Interessante como já estamos 300 pips abaixo dos máximos da segunda-feira. A correcção está em marcha, mas a sua amplitude ainda é uma boa incógnita.

Um abraço

djovarius

por djovarius » 15/1/2004 11:19

Bom dia a todos !!

O EUR/USD está aos níveis de fecho de ontem, mas já esteve em mínimos de 1.2610 - nem sequer desafiou suportes importantes. O USD também não demonstra a força necessária, embora esteja a ter um comportamento favorável face ao CHF, talvez devido à queda do preço do Ouro, este também em modo correctivo. Face ao JPY, o USD não ganha, pelo que o BOJ está certamente atento.
Esta correcção ainda pode ter pernas para andar, pelo menos até 1.2550, mas para já a área de 1.26xx está a ter importância, havendo boa guerra bulls e bears.
Hoje é dia de ruídos, como a inflação, vendas a retalho e dados semanais desemprego nos EUA, tudo às 13:30 GMT. Mais tarde, dados da indústria nas áreas de NY e Filadélfia.

Tudo leva a crer que abaixo de 1.27 não seja prudente a tomada de posições longas e acima de 1.26 é prematuro tomar novas posições curtas.

Estes dois últimos dias da semana ainda prometem novidades que podem definir o futuro próximo no FX !!

Um abraço

djovarius

por fproenca » 15/1/2004 10:40

nunofaustino Escreveu:fproença, n te esqueças q no gráfico a descida é bull para o usd e subida bear...

Curiosamente, essa descida do USD serviu para fechar o enorme gap aberto no início de 1997 (se n me engano devido ao pessimismo demonstrado numa reunião da UE em Dublin que levou a um verdadeiro sell off do marco)...

Um abraço
Nunofaustino

Isso eu percebi perfeitamente, e agora também confirmei que efectivamente é 1998, se calhar o meu problema foi andar a ler com as teclas "Page up" e "Page down" para conseguir ler e ver o gráfico ao mesmo tempo :oops: Obrigado a ambos
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por nunofaustino » 14/1/2004 23:32

fproença, n te esqueças q no gráfico a descida é bull para o usd e subida bear...

Curiosamente, essa descida do USD serviu para fechar o enorme gap aberto no início de 1997 (se n me engano devido ao pessimismo demonstrado numa reunião da UE em Dublin que levou a um verdadeiro sell off do marco)...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por djovarius » 14/1/2004 23:21

É mesmo 1998 !! Está lá no gráfico.

Apesar do Bull do USD entre 1995 e 2001, 98 foi um ano de perdas para o USD, devido a vários problemas, sobretudo a crise da LTCM.

Gráfico do início deste tópico. Semanal de 10 anos.

Abraço

dj

por djovarius » 14/1/2004 23:09

E o EUR/USD fechou hoje em cima do suporte de 1.2650, apenas 20 pips acima dos mínimos.
Foi a primeira vez que fechou abaixo da MME 10 dias, desde 24 de Novembro, salvo erro.
Nessa ocasião, deu-se início a um rally fabuloso no par, com mais de 10 figuras conquistadas até à última segunda-feira.
E agora? Repete-se a história. Se sim, os dois dias da semana que nos restam, teriam de ser positivos.
Se não, teremos que continuar em baixa, o mais provável de momento, sendo importante ver a reacção a 1.2550/60 - se lá chegarmos.
Podemos ter aqui uma importante retracção, ou apenas um alívio técnico. Para já, poderá ser a primeira hipótese a mais viável, porque há muito que não se vê uma queda importante.

Veremos como o mercado reage até sexta.

Um abraço

djovarius

Re: EUR/USD - o "outro" efeito Janeiro

por fproenca » 14/1/2004 23:09

djovarius Escreveu:Já em 1998, apesar do novo bull market do USD, este terminou o ano mais fraco do que no início do mesmo. Mas isso não perturbou em nada a regra. Em Janeiro, temos, ou o mínimo ou o máximo do ano. djovarius

djovarius, desculpa perguntar, mas na frase acima não será 1997 em vez de 1998 ? Eu estava a qui entretido a ler o teu excelente artigo e fiquei com essa impressão

De qualquer forma percebi perfeitamente o tal "efeito janeiro2 nunca tinha ouvido falar, também não invisto no Euro/dólar, mas quem gosta de aprender lê semrpe um pouco de tudo

Um abraço e parabéns pelo artigo
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por djovarius » 14/1/2004 22:06

Amigo Desgraçado (que nick, até me sinto mal em chamar isto a alguém :( )

O meu ponto pivot é meu e não tem um valor "científico". É uma referência semanal (mas pode ser quinzenal, mensal, etc...) que em caso de mercado altista, devolve um valor de referência, no caso, uma resistência anterior que foi ultrapassada. Se o mercado estiver acima desse valor, a força mantém-se, mas se vier abaixo desse valor, acende-se a luz de emergência, porque o mercado está a mudar. Não é um topo ou um ponto de inversão, tão somente é um ponto fronteira entre estar bull ou bear.
No caso de um cross em queda, o valor foi um suporte anterior, naturalmente.
Geralmente, está a menos de 200 pips do valor de fecho semanal, mas pode estar a menos ou a mais.

Já agora, não confundir isto com os pontos pivot da AT de Forex, baseada em cálculos quânticos, os quais não domino, mas que fazem parte dos pacotes caros de alguns consultores / analistas. Não é qualquer um que desenvolve um sistema desses...
Tanto quanto sei, também alguns softwares de trading baseados na teoria do caos, trabalham com pontos pivot de amplitudes e datas variáveis !!

Espero ter ajudado !!

Abraço

dj

P.S. - Enquanto isto, 1.2650 no EUR/USD. Já vamos o fecho do dia.

Ponto pivot?

por Desgraçado » 14/1/2004 19:55

Como calcula?

Que importância ou sucesso tem no seu trading?

Obrigado em antecipação

Desgraçado
Desgraçado

por djovarius » 14/1/2004 19:40

Bem, pessoal, desculpem o atraso na resposta, mas até ao fim do mês o meu acompanhamento no intraday vai se fraco :) Mas tudo bem !!

No momento em que escrevo, já o EUR/USD voltou abaixo de 1.27.
Jaor, este valor é importante esta semana, pois acima dele veja força no Euro, mas se ele insistir em vir abaixo, nota-se a vontade de corrigir.
Há margem para negócio porque abaixo disto, o próximo valor importante é 1.2550/60 !!

E se nós queremos ver outro rally do Euro, deixemo-lo corrigir bem, para tirar os holofotes da imprensa de cima. Isso não é bom para o mercado.

Cochim: essa questão aí do JPY é que me preocupa.
Isso pode querer dizer que o USD em si, continua sem força. O problema é que o BOJ vai entrar no mercado ainda acima de 105.50 !! Então, vê-se que o mercado começa a ter medo nos valores actuais, cerca de 106 a 106.20 !!
Às vezes, temos que ter calma e saber esperar.
Hoje, o mercado já deu oportunidades a longos e curtos (e eu fora), portanto, quase todos os dias há indicações.

Um abraço

dj

por JAOR » 14/1/2004 18:44

Realmente Djo....acima dos 1.27 já passou,mas os 1.2720 está preto de passar...acima deste valor ...só os 1.28 :roll: penso eu de que :P

Agradeço o teu comentário.....

Abraço...eeeeeeeee

Cmpts
Anexos
EURUSD.jpg
EURUSD.jpg (69.74 KiB) Visualizado 4534 vezes
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Oi Dj

por Cochim » 14/1/2004 18:30

Boas
como diz o Povo,"palavras levas o vento" ajustado as declarações dos homens do BCE, e o nosso par já esta acima dos 1.27.

Interessante tem sido a luta no USD/yene, hoje sem intervenções de vulto, por parte do BOJ, mas a segurar os 106, com unhas e dentes.

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

por djovarius » 14/1/2004 17:36

Boa tarde a todos !!

Hoje tenho estado ausente (estive na região da Bovespa e da BM&F, locais animados, mas onde hoje, pela primeira vez em muito tempo, há quedas dos índices pelo segundo dia consecutivo, mercê da intervenção do governo que desatou a comprar USD. Desculpem este aparte, mas realmente por todo o mundo tenta-se segurar o USD) mas agora verifico que está um dia muito interessante.
Mais importante que os 160 pips entre os máximos e os mínimos do EUR/USD, é verificar a luta que se trava entre os caminhos da continuidade e da correcção. Sem dúvida que a cedência dos 1.27 deu espaço para um queda até 1.2650 e depois 1.2630 !!
Mas agora há uma recuperação. Se voltarmos acima de 1.27 e por lá ficarmos, pode ir embora a tese da retracção. Se os 1.27 forem mesmo uma nova resistência, o mercado pode valer-se da questão dos mínimos mais baixos e continuar em queda, pelo menos até 1.2550/60 onde se pode decidir o curto prazo (próximas semanas).

Também é interessante o padrão da MME 10 dias. Desde 25 de Novembro, sempre que o par cai abaixo dessa média, acaba por recuperar, fechar em alta diária e retomar as subidas. É outro aspecto a verificar, hoje e amanhã, para nos ajudar a concluir alguma coisa.

Neste momento, acompanhamos a luta novamente em 1.27 - touros e ursos do USD mostram as suas armas.

Até já

djovarius

por djovarius » 14/1/2004 11:01

Bom dia a todos,

Isto é o que eu chamo o mercado a acordar !!!

E foi acordado pelas declarações de Chris Noyer do BCE que falou abertamente da possibilidade de intervenção no Forex para baixar o Euro.
Há também a ideia entre os analistas que as taxas de juro na zona Euro poderão baixar.
Assim, o Euro perdeu um pouco face à Libra e muito mais ao JPY e USD.
No EUR/USd, exactamente, o suporte de 1.27 não suportou o ataque dos renovados Bulls do USD.
Agora, só temos 1.2650 !!Depois disso, poderemos iniciar então uma correcção que vai pôr em teste a verdadeira força do par nos próximos dias.

Um valor que será determinante ainda esta semana será 1.2550/60 !! Abaixo destes valores, temos a possibilidade de um reteste a 1.24 e 1.2150 a 1.22

Mas não adianta uma projecção maior no tempo. Vamos primeiro ver se os suportes imediatos serão bons.

Foi quebrada também a MME 5 dias e a de 10 está por um fio...

Um abraço

djovarius

por MarcoAntonio » 14/1/2004 0:10

Quanto a isso... totalmente de acordo.
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 14/1/2004 0:04

Devo esclarecer-vos: sonolento, mas não pela falta de amplitude: não foi grande, mas ainda foi de 90 pips e como o Cochim disse, com várias viagens entre S/R.
Sonolento, pela falta de definição: não houve continuidade da correcção, mas também não temos indicação de regresso às subidas.

Quando falo em sonolento ou em ritmo de mercado, falo da capacidade de definição de rumo (norte ou sul :) )quebrando suportes ou resistências.

No meu método de trading, não tive nenhum sinal de entrada, mas isso não tem importância.

Quanto ao facto de ser uma sessão estranha, eu diria que o mercado anda, de momento, bem equilibrado entre as forças da continuidade e as da correcção.

Um abraço

dj

por MarcoAntonio » 13/1/2004 23:41

Eu não diria que foi sonolento porque, apesar da ilusão gerada no gráfico, o EURUSD mexeu-se bem e varreu várias vezes ao longo do dia praticamente todo o range 1.27-1.28...

Diría antes que foi uma sessão estranha.
Imagem

Administrador Fórum

Oi Dj

por Cochim » 13/1/2004 23:33

Hoje não estou deacordo com o amigo Djovarius, quando diz que foi um dia sonolento, a negociação dentro do range 1.27 - 1.28, tive um intraday bastante bom, com variações de 60/70 pips.

Pelo que me apercebi, o euro não rompeu os 1,28 porque o BOJ teve bastante activo, segurando o Yene nos 106.10/20, comprando dolar que por sua vez influenciou a subida do euro, não sei até quando vão conseguir manter o yene acima dos 106.

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

por djovarius » 13/1/2004 23:06

E então mais um fecho diário diante dos nossos olhos.
Um dia mais morno, mais sonolento, com o tirmo de mercado a diminuir.
O mercado reagiu pouco a Greenspan, para este nem a queda do USD nem o défice são motivos de grande preocupação no imediato.

No entanto, o dia trouxe uma pequena novidade.
O Euro subiu mais do que a Libra face ao USD e o Yen voltou ao número mágico das intervenções em 106.20 !!
Contra o CHF o USD também perde terreno, mas contra o AUD aguenta-se, talvez à espera de novos mínimos, os quais estão perto.

No EUR/USD temos suportes bons na EMA 5 dias e nos 1.27 - e maior na EMA 10 dias que nem sequer foi desafiado hoje. Para cima 1.28 aguentaram os bulls do Euro.

Esperávamos para hoje uma definição sobre as possíveis quedas ou a anulação das mesmas.
O mercado já retraiu 50% do movimento de alta entre 1.2560 e 1.29 !!
Assim sendo, veremos se 1.27 cede ou se, pelo contrário, 1.28 cede primeiro. Neste último caso, haverá novo ataque altista, apesar das dificuldades até 1.2850 !!
Ao contrário do que pode parecer, 1.30 não é impossível de momento.
Mas 1.2650 também não, todo o cuidado é pouco para touros e ursos.

O EUR/USD está a fechar positivo, hoje, em 1.277x bem acima de pequena resistência.

Um abraço

djovarius

por djovarius » 13/1/2004 11:55

Bom dia a todos,

Por manifesta falta de tempo, tem-me sido impossível acompanhar os mercados a par e passo.
De qualquer maneira, há uma relativa estabilidade.
No EUR/USD, já houve hoje uma grande compra por parte de uma Casa de investimentos dos EUA que levou o par a 1.28 - resistência.
Mas agora está bem suportado entre a MME 5 dias e os 1.2750 !!
Hoje, pode ser um dia decisivo, como dissemos ontem.
De qualquer maneira, uma queda abaixo do nosso ponto pivot da semana - 1.27, deixa o par em bear mode.
Já uma ida a 1.28 e além desse valor, deixa os Bulls muito à vontade para novo ataque a 1.29 !!

Pouvo mais há a dizer, a não ser que hoje temos um dado relativo aos preços dos itens de importação nos EUA (Dezembro) e que Greenspan falará numa conferência promovida pelo Bundesbank, na Alemanha, lá para o final da tarde.

Um abraço

dj

por djovarius » 12/1/2004 21:40

Boas noites :wink:

A exemplo do que tem ocorrido recentemente e por várias vezes, após um forte avanço no intraday, que levou o O EUR/USD a 1.29, hoje de manhã, assistimos já a um forte recuo, superior a 150 pips, portanto superior a 1% !!

Como tal, os diversos suportes foram quebrados, com destaque para 1.28 !!
Estamos agora em vias de assistir à quebra definitiva do suporte de 1.2750, mas logo vem a MME de 5 dias, que está em torno de 1.2730 !!
Considero um fecho neste valor, ou acima dele, muito importante. Caso contrário, amanhã pode ser mais um dia de quedas marcando uma correcção, que definirá contornos mais óbvios abaixo de 1.27 !! Poderá ser agora a tão esperada correcção?
O mercado está prestes a responder à pergunta, que já vem de longe... De alguma forma, temos visto correcções como as de hoje, com validade intraday, mas sem continuidade. Mal por mal, arrefece os indicadores de sobrecompra. O RSI-14 diário já está abaixo de 70 !! É válido para retornar às subidas, mas pode mesmo marcar o regresso às descidas, que a acontecer agora, retira uma certa pressão ao BCE...

Um abraço

djovarius

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Apramg, dragom, Google [Bot], IX Hispana, Shimazaki_2 e 193 visitantes