Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 18/4/2013 18:20

MarcoAntonio Escreveu:
majomo Escreveu:Marco,

Podes fazer um update às previsões dos preços nas próximos dias...
é que estas recentes descidas no preço do brent/gasóleo e subida do euro devem ser repercutidas brevemente ou não... :roll:

Não tenho a BD dos preços dos combustiveis actualizada e ainda dava um bocado de trabalho a colocar os preços da matéria-prima, cambios diarios e os preços em portugal nos postos para ver com relativa precisão.

Mas sim, olhando para o comportamento da matéria-prima, são de esperar baixas nos próximos dias nos postos em Portugal.

Entretanto se o pessoal começar a reclamar outra vez dos preços posso actualizar, mas é trabalho para umas horitas...

:lol:

Na boa...

costumo orientar-me pelas tuas previsões à "Maya" para gerir as minhas idas às bombas... :mrgreen:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 18/4/2013 18:14

majomo Escreveu:Marco,

é que estas recentes descidas no preço do brent/gasóleo e subida do euro devem ser repercutidas brevemente ou não... :roll:

Não tenho a BD dos preços dos combustiveis actualizada e ainda dava um bocado de trabalho a colocar os preços da matéria-prima, cambios diarios e os preços em portugal nos postos para ver com relativa precisão.

Mas sim, olhando para o comportamento da matéria-prima, são de esperar baixas nos próximos dias nos postos em Portugal.

Entretanto se o pessoal começar a reclamar outra vez dos preços posso actualizar, mas é trabalho para umas horitas...

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por majomo » 18/4/2013 18:08

E para dar uma opinião sobre descontos... a melhor promoção é dada pela CEPSA, que aliada a preços em bomba mais baixos, acresce um desconto de 5% no uso do cartão deles...
eu aderi recentemente e ainda beneficio de desconto de 10 cents. nos primeiros 200 litros...
-Devo usar STOP's

por majomo » 18/4/2013 18:05

Marco,

-Devo usar STOP's

por MarcoAntonio » 13/4/2013 3:04

AutoMech Escreveu:Portanto, no Continente fazem-se 30€ de compras, recebe-se um vale de desconto de 10 cêntimos por litro no combustível. Mete-se o combustível ao preço normal e estes 10 cêntimos por litro são acumulados no cartão continente para compras futuras.

No PD fazem-se 40€ de compras e acumula-se imediatamente 2€ no cartão para abastecimentos de 12 litros ou mais.

Opção A - abastecimento grande:
- Compra de 40€ no supermercado
- Abastecimento de 40 litros a 1.65€/L

Com o continente pagamos 40 litros @1.65=66€ e recebemos no cartão 4€ para compras futuras. Ou seja 66-4=62, embora tenhamos de ir fazer compras para gastar os 4€.

Com o PD pagamos pagamos 40 litros @1.65=66€ deduzido do desconto de 2€ ou seja 64€.

Aqui o Continente é melhor

Opção B - abastecimento minimo:
- Abastecimento de 12 litros a 1.65€/L

Com o continente pagamos 12 litros @1.65=19.8€ e recebemos no cartão 1.20€ para compras futuras. Ou seja 19.8-1.2=18.6, embora tenhamos de ir fazer compras para gastar os 1.2€.

Com o PD pagamos pagamos 12 litros @1.65=19.8€ deduzido do desconto de 2€ ou seja 17.8€.

Aqui o PD é melhor

Está correcto ?

Está correcto, mas o primeiro cenário só é aplicável para quem fizer poucas compras e/ou efectuar muitos kilometros de estrada. Com relativa facilidade acumulas mais euros de compras no supermercado do que litros de combustível que consomes no mesmo período (em todo o caso isto não se aplica a toda a gente, como é óbvio). Depende da kilometragem mensal, do perfil de gastos mensais e se são distribuidos por diferentes supermercados.

Em todo o caso, pelo facto de ter limites mais vantajosos, a promoção do PD é melhor desde que correctamente bem gerida. Tu não tens de consumir tudo na BP. Podes utilizar o desconto de forma eficiente e os resto abastecer noutro posto a preço competitivo, por exemplo. Pelo facto da promoção do Continente/Galp ter um preço fixo de desconto por litro, tira-te flexibilidade na forma como podes utilizar os descontos.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 13/4/2013 1:48

Portanto, no Continente fazem-se 30€ de compras, recebe-se um vale de desconto de 10 cêntimos por litro no combustível. Mete-se o combustível ao preço normal e estes 10 cêntimos por litro são acumulados no cartão continente para compras futuras.

No PD fazem-se 40€ de compras e acumula-se imediatamente 2€ no cartão para abastecimentos de 12 litros ou mais.

Opção A - abastecimento grande:
- Abastecimento de 40 litros a 1.65€/L

Com o continente pagamos 40 litros @1.65=66€ e recebemos no cartão 4€ para compras futuras. Ou seja 66-4=62, embora tenhamos de ir fazer compras para gastar os 4€.

Com o PD pagamos pagamos 40 litros @1.65=66€ deduzido do desconto de 2€ ou seja 64€.

Aqui o Continente é melhor

Opção B - abastecimento minimo:
- Abastecimento de 12 litros a 1.65€/L

Com o continente pagamos 12 litros @1.65=19.8€ e recebemos no cartão 1.20€ para compras futuras. Ou seja 19.8-1.2=18.6, embora tenhamos de ir fazer compras para gastar os 1.2€.

Com o PD pagamos pagamos 12 litros @1.65=19.8€ deduzido do desconto de 2€ ou seja 17.8€.

Aqui o PD é melhor

Está correcto ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 12/4/2013 23:07

Em relação à promoção do PD/BP, a partir de dia 15 de Abril até 31 de Maio, os 2€ para descontar são atribuídos por cada 40€ de compras (antes era 30€).

O nº de litros para usar os créditos do PD, é o mesmo 12.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 11/4/2013 19:54

Naqueles casos onde não é nada vantajoso, provavelmente o pessoal não chega a fazer as contas. A coisa dificilmente chega a esse ponto porque que não é qualquer um que tem pachorra para andar a fazer 30Km propositadamente e só para meter combustível...

Digo eu.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 11/4/2013 19:49

MarcoAntonio Escreveu:Eu acho que 20Km adicionais é uma situação extrema, será mais a excepção do que a regra. Por norma, as pessoas ou têm um posto a preços competitivos mais perto ou têm oportunidade de aproveitar uma deslocação com desvio (parcial) e em termos líquidos não tem de fazer 20Km adicionais propositadamente para abastecer.

Será?

Eu moro no concelho de Loures (um dos cinco mais populosos do país), não muito longe do centro geográfico do concelho; aqui no concelho há dois postos de hipermercado, mas ambos fica muito distantes do centro: um fica a 12 km e outro a 14 km (ida e volta = 24 ou 28km). Ambos ficam longe de casa nem fica em caminho para parte nenhuma.
Por isso eu diria que não compensa, nem para mim nem para a maioria das pessoas do concelho.

No vizinho concelho de Odivelas (igualmente muito populoso) não há qualquer posto de hipermercado.

Na verdade não sei onde é que o resto da população abastece, por isso isto é tudo um pouco conjectural. Apenas me interrogo quantas pessoas farão estas contas...

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 11/4/2013 19:09

Elias Escreveu:
Se a bomba mais barata ficar a 10 km ou mais, o percurso total para ir e voltar é de 20 km (cerca de 2 euros de custo de deslocação) e mesmo que se trate de uma marca branca com 12 cêntimos de desconto, e mesmo atestando o ganho é bastante menor do que aquilo que parece, uma vez que o custo de deslocação (para 50 litros, por exemplo), come 4 a 5 cêntimos por litro.

Eu acho que 20Km adicionais é uma situação extrema, será mais a excepção do que a regra. Por norma, as pessoas ou têm um posto a preços competitivos mais perto ou têm oportunidade de aproveitar uma deslocação com desvio (parcial) e em termos líquidos não tem de fazer 20Km adicionais propositadamente para abastecer.

Também, quem o faz, normalmente aproveita essa oportunidade para encher o depósito.

Se for um automóvel a gasóleo e se abastecer 40 litros, mesmo que faça uma deslocação adicional propositada de 20Km, só custa uns 4 centimos por litro. Se for a gasolina, 5 centimos.

E acho que "ninguém" sai de casa e faz um desvio de 20Km para meter 10 litros, quanto mais não seja pelo trabalho/frequência que teria de fazer com enchimentos desses...

Mas como digo, estimo que isto seja de longe mais a excepção do que a regra. A maior parte das pessoas certamente, nem que seja uma vez por mês, passa mais ou menos perto da bomba ou só tem de fazer um desvio parcial. Portanto, podemos estar só a falar de 4 ou 5Km ou até nada, mesmo quando o posto está a 10Km.

Portanto o custo pode ser de 1 ou 2 centimos ou mesmo nenhum.

No meu caso, quando não tenho talões, o mais barato da zona é um posto Jumbo que me fica a 4Km (sim, já medi). Uma vez ou outra já lá fui de propósito (a viagem de 8Km custa-me 1 centimo por litro porque só lá vou de propósito se for para encher os cerca de 60 litros, já tenho metido 63 litros e até mais e só lá vou de propósito se ou quando estou nas lonas).

Mas mesmo essa situação em que me custa 1 centimo por litro é rara porque de vez enquando passo lá perto e aproveito (um desvio que nem chega a 1Km) e nesse caso o custo é virtualmente nulo.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 11/4/2013 18:20

Há um aspecto que poucas vezes é referido na questão dos combustíveis mas que não é dispiciendo: o custo de deslocação até à bomba. Este custo só é desprezável quando a bomba fica mesmo ao pé de casa (tipo a 100 ou 200 metros) ou quando se pára para abastecer numa bomba que fique em caminho. Em todos os outros casos, esse custo é significativo e pode anular qualquer diferença entre bombas.

Exemplo: a bomba mais barata fica a 2 km de casa e faz um desconto de 5 cêntimos por litro face à que fica ao pé de casa.
Para ir e voltar à bomba, é necessário percorrer 4 km, o que representa um custo de 40-50 cêntimos no caso da gasolina e uns 30 cêntimos no caso do gasóleo (dependerá dos veículos, naturalmente). Se o abastecimento for de 20 euros (cerca de 12,5 litros de gasolina), o custo de deslocação à bomba foi de 4 cêntimos por litro abastecido. Isto significa que a diferença de preço praticado pela bomba mais barata foi 'comido' pelo custo de deslocação. Para valer a pena ir até uma bomba que a alguns km de casa, é necessário abastecer muito mais (de preferência atestar), caso contrário pode não compensar de todo (este efeito é atenuado no caso do gasóleo).

Se a bomba mais barata ficar a 10 km ou mais, o percurso total para ir e voltar é de 20 km (cerca de 2 euros de custo de deslocação) e mesmo que se trate de uma marca branca com 12 cêntimos de desconto, e mesmo atestando o ganho é bastante menor do que aquilo que parece, uma vez que o custo de deslocação (para 50 litros, por exemplo), come 4 a 5 cêntimos por litro.

Moral da história: é sempre mais vantajoso abastecer em trânsito do que ir de propósito à bomba e isto é tanto mais verdade quanto mais longe for a bomba.

por MarcoAntonio » 11/4/2013 18:06

Sim, sim. Esqueci-me de referir isso, estas condições (bastante favoráveis!) só são válidas até ao dia 14, depois disso podem introduzir outras. Ainda não sabemos quais...

Portanto, quem tem saldo é aproveitar agora até ao dia 14.
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 11/4/2013 18:05

MarcoAntonio Escreveu:
altrio Escreveu:
AutoMech Escreveu:Alguém já fez as contas para comparar a promoção Galp/Continente com a BP/Pingo Doce ? Sempre me poupava o trabalho de ir à pesca :twisted:

A mim parece-me que a da Galp/Continente é ligeiramente melhor no gasóleo e que a da BP/Pingo Doce é ligeiramente melhor na gasolina (em qualquer caso menos de 1% de diferença).

Naturalmente que isto não tem em conta os preços praticados no Continente e no Pingo Doce, que é provavelmente o que terá o efeito maior na comparação.

Além disso o desconto do Continente é válido por 12 meses, enquanto o do Pingo Doce só é válido por 2 meses.

Eu tenho 10 euros acumulados no Cartão PD/BP mas ainda não utilizei nenhum. Aparentemente, ao contrário de outras promoções, este cartão permite descontar qualquer valor desde que o abastecimento seja de pelo menos 12 litros. Não existe aparentemente mais nenhuma limitação (existe uma mas é praticamente irrelevante: só permite descontar valores inteiros, não permite descontar "centimos").

A anterior parceria que vigorava até ao lançamento deste cartão era mais semelhante à do Continente/Galp e permitia um desconto fixo de 10 centimos por litro. Nesse caso eram equivalentes, mas já não será o caso agora...

Só vou ter a certeza disso quando abastecer mas pelo que consultei até agora nos respectivos sites e se de facto assim for a promoção do PD/BP é largamente melhor que a do Continente/Galp para qualquer um dos combustíveis, permitindo descontos por litro bastante superiores (é variável mas por exemplo, no meu caso, mesmo que fosse abastecer o depósito inteiro, tinha um desconto de perto de 20 centimos por litro e é possível obter descontos ainda maiores se o consumo em combustível for baixo relativamente às compras efectuadas).

Para já é assim, mas essa promoção é valida até dia 14 de Abril, depois as condições podem não ser as mesmas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por MarcoAntonio » 11/4/2013 17:56

altrio Escreveu:
AutoMech Escreveu:Alguém já fez as contas para comparar a promoção Galp/Continente com a BP/Pingo Doce ? Sempre me poupava o trabalho de ir à pesca :twisted:

A mim parece-me que a da Galp/Continente é ligeiramente melhor no gasóleo e que a da BP/Pingo Doce é ligeiramente melhor na gasolina (em qualquer caso menos de 1% de diferença).

Naturalmente que isto não tem em conta os preços praticados no Continente e no Pingo Doce, que é provavelmente o que terá o efeito maior na comparação.

Além disso o desconto do Continente é válido por 12 meses, enquanto o do Pingo Doce só é válido por 2 meses.

Eu tenho 10 euros acumulados no Cartão PD/BP mas ainda não utilizei nenhum. Aparentemente, ao contrário de outras promoções, este cartão permite descontar qualquer valor desde que o abastecimento seja de pelo menos 12 litros. Não existe aparentemente mais nenhuma limitação (existe uma mas é praticamente irrelevante: só permite descontar valores inteiros, não permite descontar "centimos").

A anterior parceria que vigorava até ao lançamento deste cartão era mais semelhante à do Continente/Galp e permitia um desconto fixo de 10 centimos por litro. Nesse caso eram equivalentes, mas já não será o caso agora...

Só vou ter a certeza disso quando abastecer mas pelo que consultei até agora nos respectivos sites e se de facto assim for a promoção do PD/BP é largamente melhor que a do Continente/Galp para qualquer um dos combustíveis, permitindo descontos por litro bastante superiores (é variável mas por exemplo, no meu caso, mesmo que fosse abastecer o depósito inteiro, tinha um desconto de perto de 20 centimos por litro e é possível obter descontos ainda maiores se o consumo em combustível for baixo relativamente às compras efectuadas).
Imagem

Administrador Fórum

por altrio » 10/4/2013 12:04

It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por dfviegas » 10/4/2013 11:34

Renegade Escreveu:
mais_um Escreveu:

Não uso a do Continente. Em relação à do PD/BP, dão-te 2€ por cada 30€ de compras, para usares esse valor tens que colocar no mínimo 12 litros.

No sábado passado coloquei 12 litros de gasóleo e paguei apenas 1,056€/litro (tinha 4€ no cartão).

"Pingo Doce: Sem cartões nem complicações"?

É preferivel estagnar.

Se calhar vão ter de passar a colocar uma nota de rodapé: o que me fará mudar de ideias, a concorrência tornar-se mais forte em determinado sector.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Renegade » 10/4/2013 10:44

mais_um Escreveu:

Não uso a do Continente. Em relação à do PD/BP, dão-te 2€ por cada 30€ de compras, para usares esse valor tens que colocar no mínimo 12 litros.

No sábado passado coloquei 12 litros de gasóleo e paguei apenas 1,056€/litro (tinha 4€ no cartão).

"Pingo Doce: Sem cartões nem complicações"?

Registado: 12/9/2011 14:15

por mais_um » 10/4/2013 10:40

por pocoyo » 10/4/2013 9:15

A do pingo doce é bem melhor porque o valor acumula.
Por cada 30 euros dão 2 euros no cartão. E tens que comprar 12 litros.

Eu já tenho 12€ a continuar assim ainda me vão pagar para eu meter combustivel. :mrgreen:

Registado: 15/1/2010 15:30

por Automech » 10/4/2013 9:06

Alguém já fez as contas para comparar a promoção Galp/Continente com a BP/Pingo Doce ? Sempre me poupava o trabalho de ir à pesca :twisted:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 8/4/2013 17:31

Elias Escreveu:Mais uma vez estes artigos não levam em conta as promoções em curso.

Eu abasteço sempre na GALP mas como tenho sempre 10 cêntimos de desconto (promoção continente) a diferença média face aos postos dos hipermercados cai de 13 para 3 cêntimos por litro.

Já agora, a BP e o Pingo Doce têm actualmente uma parceria semelhante.

O Pingo Doce tb pertence à JMT mas do artigo entende-se que estão a falar dos postos de linha branca.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 8/4/2013 17:27

Mais uma vez estes artigos não levam em conta as promoções em curso.

Eu abasteço sempre na GALP mas como tenho sempre 10 cêntimos de desconto (promoção continente) a diferença média face aos postos dos hipermercados cai de 13 para 3 cêntimos por litro.

por mais_um » 8/4/2013 17:21

Para quem anda sistematicamente a dizer que não há concorrência nos combustíveis aconselho a ler, já agora enviem o link da noticia para o José Gomes Ferreira....

Auchan, Jerónimo Martins e Intermaché controlam 25% das vendas a retalho de combustíveis

08 Abril 2013, 16:32 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

Em 2012, abastecer gasolina em postos de supermercados foi 13,3 cêntimos mais barato do que nas petrolíferas, poupando-se aqui mais do que no ano anterior. A diferença fica em 12,7 cêntimos por litro no caso do gasóleo. O preço justifica a quota de mercado que tem sido conquistada por estes estabelecimentos das cadeias de supermercados.

Os postos de combustíveis em supermercados da Auchan, da Jerónimo Martins e do Intermaché representam perto de 25% do mercado de venda a retalho de gasolina 95 e gasóleo.

A actual quota de mercado destas três cadeias de supermercados – as que têm maior relevância a actuar em Portugal neste mercado de combustíveis – compara com uma proporção de 20% em 2011 e de 12% em 2008, de acordo com o relatório divulgado esta segunda-feira, 8 de Abril, pela Autoridade da Concorrência.

Embora estes operadores tendam a praticar preços algo homogéneos entre si, o mesmo não é verdade quando estes são comparados com os preços que os consumidores têm de pagar nos postos de combustíveis sob insígnias de petrolíferas – Galp, BP, Repsol e Cepsa. Os primeiros são mais baixos, os segundos são menos competitivos, segundo a entidade presidida por Manuel Sebastião.

Em média, ao longo de 2012, a gasolina foi 13,3 cêntimos por litro mais barata nos supermercados do que nas empresas petrolíferas, de acordo com cálculos da Autoridade da Concorrência. No ano anterior, a diferença média anual era de 12,7 cêntimos por litro.

O desempenho inverso ocorreu no gasóleo no mesmo ano. O diferencial médio entre os dois tipos de operadores fixou-se em 12,7 cêntimos por litro em 2012, abaixo dos 13,2 cêntimos por litro do ano anterior.

Os preços apontados para as petrolíferas são os de venda ao público recomendados enquanto os das cadeias de supermercado são os de venda ao público depois de impostos (embora a Autoridade da Concorrência sublinhe que os primeiros não diferem “de forma relevante” do preço de venda ao público depois de impostos).

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... iveis.html

por pedrom » 13/3/2013 18:20

Uma das razões porque os combustiveis não todos iguais: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

PJ apreende 100 mil litros de combustível adulterado

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu hoje 100 mil litros de combustível adulterado a um grupo suspeito de fraudes fiscais e de ter lesado o Estado em dois milhões e 300 mil euros por ano. A Polícia fez três dezenas de buscas na região da grande Lisboa, em Santarém e em Pombal, durante a denominada ‘Operação Moscatel’.

Foram ainda detidas três pessoas durante as buscas, realizadas em bombas de gasolina e escritórios de firmas comerciais e de transportes de combustível, em Estoril, Azeitão, Almeirim, Santarém, Azambuja, Pombal.

A investigação é da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da PJ, e iniciou-se há dois anos, averiguando «a prática de alegados crimes de fraude fiscal qualificada, de fraude sobre mercadorias, introdução fraudulenta no consumo de produtos petrolíferos, falsificação de documentos, insolvência e de eventual associação criminosa com vista à prática de crimes tributários e branqueamento das vantagens provenientes da actividade criminosa no sector petrolífero».

Durante a ‘Operação Moscatel’, a PJ selou nos locais de abastecimento cerca de 100 mil litros de combustível adulterado, além de várias cisternas de transporte. E apreendeu cerca de 30 mil euros e cerca de 10 mil libras, bem como documentação variada, incluindo registos de offshores.

Segundo informações da PJ, «o modus operandi utilizado constituía-se na utilização de produtos petrolíferos que eram adulterados e posteriormente colocados na venda ao público como produto genuíno».

«A organização, composta por empresários e funcionários destes, pelo facto de não liquidar os devidos impostos – Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, IVA e IRC – gerou um prejuízo aos cofres do Estado estimado em cerca de dois milhões e trezentos mil euros por ano de actividade», acrescenta-se.

jornalistajoaquimgomes@gmail.com
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Elias » 29/1/2013 1:21

Anexos
pdoce.PNG
pdoce.PNG (524.55 KiB) Visualizado 13992 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Aqui_Vale, Carrancho_, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, karaya75, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nickforum, OffTheRecord, peterteam2, Phil2014, PMP69, Zguibz2 e 147 visitantes